Revista InterBuss | Edição 642-643 | 07.05.2023

Page 1

VENDAS DE CARROS EM 2023

Confira o ranking dos mais vendidos

CURITIBA TESTA ELÉTRICO CURITIBA TESTA ELÉTRICO

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 07 DE MAIO DE 2023 • ANO 13 • NÚMERO 642-643
UMA VIAÇÃO URBANA Ônibus articulado Marcopolo / BYD ficará na cidade até o final deste mês
UMA VISITA A

SEJAM BEM-VINDOS

SÃO 12 ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO

UMA REVISTA DE QUALIDADE, MAIS CONTEÚDO

VOCÊ QUER! BOA

buss
MOBILIDADE •

buss BEM-VINDOS À DE INTERBUSS, INFORMAÇÃO PRA VOCÊ!

QUALIDADE, COM

E DO JEITO QUE BOA LEITURA!

CONTEÚDO
• TRANSPORTE

o que tem na edição 642-643

06 editorial

Os 12 anos de história da Revista InterBuss

07 a imagem da semana

Ônibus tomba e deixa feridos em Minas Gerais

08 a grande matéria

Curitiba testa articulado elétrico

12 pôster

Comil Svelto, por Sérgio Carvalho

14 mobilidade no brasil

Caio vende midibus para transporte rural

16 acervo portal interbuss

Fotos históricas publicadas no site Portal InterBuss há 12 anos

18 rede social

Confira fotos de ônibus publicadas nas redes sociais

20 deu na imprensa

As novidades publicadas na imprensa especializada

22 viagens & memória

Coluna quinzenal da entusiasta e pesquisadora Marisa Vanessa N. Cruz

Foto da capa: Divulgação Marcopolo

/portalinterbuss

Uma publicação da InterBuss Comunicação Ltda.

ARTE E DIAGRAMAÇÃO

InterBuss Comunicação

SOBRE A REVISTA INTERBUSS

A Revista InterBuss é uma publicação semanal do site Portal InterBuss com distribuição on-line livre para todo o mundo. Todo o conteúdo da Revista InterBuss provenientes de fontes terceiras tem seu crédito dado sempre ao final de cada material. As fotos que ilustram todo o material da revista são de autoria própria e a reprodução também é autorizada apenas após um pedido formal via email. As imagens de autoria terceira têm seu crédito disponibilizado na lateral da mesma e sua autorização de reprodução deve ser solicitada diretamente ao autor da foto, sem interferência da Revista InterBuss. A impressão da revista para fins particulares é previamente autorizada, sem necessidade de pedido.

PARA ANUNCIAR

Envie um e-mail para contato@portalinterbuss.com.br ou ligue para (19) 99483-2186 e converse com nosso setor de publicidade. Você poderá anunciar na Revista InterBuss, ou em qualquer um dos sites parceiros do grupo InterBuss, ou até em nosso site principal.

CONTATO

A Revista InterBuss é um espaço democrático onde todos têm voz ativa.

Você pode enviar sua sugestão de pauta, ou até uma matéria completa, pode enviar também sua crítica, elogio, ou simplesmente conversar com qualquer pessoa de nossa equipe de colunistas ou de repórteres. Envie seu e-mail para revista@portalinterbuss.com.br ou contato@portalinterbuss.com.br. Procuramos atender a todos o mais rápido possível.

A EQUIPE INTERBUSS

A equipe do Portal InterBuss existe desde 2000, desde quando o primeiro site foi ao ar. De lá pra cá, tivemos grandes conquistas e conseguimos contatos com os mais importantes setores do transporte nacional, sempre para trazer tudo para você em primeira mão com responsabilidade e qualidade. Por conta disso, algumas pessoas usam de má fé, tentando ter acesso a pessoas e lugares utilizando o nome do Portal InterBuss, falando que é de nossa equipe.

Por conta disso, instruímos a todos que os integrantes oficiais do Portal e Revista InterBuss são devidamente identificados com um crachá oficial, que informa o nome completo do integrante, mais o seu cargo dentro do site e da revista. Qualquer pessoa que disser ser da nossa equipe e não estiver devidamente identificada, não tem autorização para falar em nosso nome, e não nos responsabilizamos por informações passadas ou autorização de entradas dadas a essas pessoas. Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail contato@portalinterbuss. com.br ou pelo telefone (19) 99483.2186, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia.

/onibusdecampinas
EXPEDIENTE
buss MOBILIDADE • TRANSPORTE 7 de maio de 2023 08 Curitiba testa articulado 100% elétrico 20 Confira os carros mais vendidos em 23

REVISTA INTERBUSS: 12 ANOS DE HISTÓRIA

Em um mundo cada vez mais digital, a Revista InterBuss consegue se firmar com grande credibilidade entre seus leitores. É certo que nao há tantos leitores quanto há doze anos atrás, mas os fiéis ou os esporádicos, que aparecem quando há alguma matéria mais chamativa, fazem da InterBuss um grande sucesso.

E tudo começou muito tempo antes, pelo menos uma década, quando a internet ainda estava se difundido no mundo e no Brasil apenas engatinhava. O computador pessoal ainda não era tão popular, mas os preços já estavam mais acessíveis. Foi aí que apareceu a oportunidade de criar um site com infomações relevantes sobre coisas que ainda não estavam digitalizadas, no caso, transporte público.

O Portal SIT Campinas nasceu no final de 2000 com o propósito de popularizar as informações sobre o transporte coletivo urbano da cidade paulista. Com tabelas horárias de todas as linhas da época, o Portal era muito acessado também pelo seu conteúdo adicional, como a história do sistema e outros detalhes numéricos.

Com o passar do tempo, o site passou a agregar outros conteúdos até a mudança do nome do sistema para InterCamp, e tudo acompanhou as novidades. Nessa época o Portal fez uma série de denúncias sobre as mudanças que estavam previstas, e conseguiu grande credibilidade junto à população.

Mais tarde o site passou por nova mudança e se nacionalizou, com a entrada de fotos de ônibus de vários lugares do Brasil e até do mundo. Por conta disso uma nova mudança foi feita, com a alteração de Camp para Buss, formando o novo Portal InterBuss.

Semanalmente eram publicadas fotos vindas de várias partes do país, concorrendo com outros sites de grande credibilidade da época. As novidades apareciam nesses sites, e o Portal InterBuss corria por fora, publicando algumas dessas fotos.

Passado mais um tempo, o formato de publicação de fotos mudou, e por isso o Portal InterBuss lançou a Revista, com notícias sobre o setor do transporte coletivo urbano e rodoviário. Em formato blog, a publicação durou um mês e a partir da sexta edição as mudanças chegaram no formato, com a aplicação do atual.

Outros sites apareceram com o decorrer do tempo mas nem todos têm a mesma credibilidade da Revista InterBuss. Publicações com gravíssimos erros de português, tudo em nome da pressa e do ineditismo para caçar cliques, estão no ar, porém a Revista preza pela grande qualidade tanto de suas imagens quanto de seus textos, com origem comprovada.

Para o futuro, a Revista InterBuss planeja grandes novidades, o que ainda não saiu do papel, mas em breve deverá estar nas telas de todos. O advento do smartphone facilitou a difusão de informações e inclusive a leitura da InterBuss, que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, e isso é muito bom, já que a publicação pode ser acompanhada sem qualquer alteração de qualidade.

Nesses 12 anos de história, a Revista InterBuss tem o maior orgulho de agradecer a todos os seus leitores pela confiança, pelo carinho e pelo respeito. Congratula-se também com todos os seus colaboradores, que fazem da InterBuss um grande veículo do setor de transporte coletivo.

editorial

Centralina

Quinta-feira, 4 de Maio de 2023

O ônibus que bateu de frente com um carro, deixando três mortos e mais de 40 feridos na BR-153, em Centralina (MG), tinha como destino a cidade de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado para prestar apoio na ocorrência. As três mortes confirmadas até o momento são de dois adultos e uma criança, que ocupavam o veículo de passeio.

O acidente aconteceu no fim da manhã de quinta-feira (04), a cerca de 26km de Itumbiara. O ônibus com 42 pessoas, incluindo o motorista, seguia de Alterosas (MG) para Trindade (GO).

Segundo um dos passageiros, um dos pneus do ônibus estourou fazendo com que o condutor perdesse o controle da direção e invadisse a pista contrária. Com isso, o ônibus acabou batendo de frente com o carro.

Segundo os bombeiros, entre os ocupantes do carro, dois adultos e uma criança morreram. A única sobrevivente foi uma mulher, resgatada e encaminhada em estado grave para o Hospital Estadual de Itumbiara. Como os nomes e idades ainda não foram divulgados, não há confirmação se as vítimas eram da mesma família. Também por isso, o g1 não conseguiu atualizar o estado de saúde da mulher.

a imagem da semana
G1 g1.globo.com
do

CURITIBA TESTA ÔNIBUS ARTICULADO

TOTALMENTE ELÉTRICO

Unidade foi encarroçada pela Marcopolo sobre chassi articulado produzido pela chinesa BYD

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 8 a grande matéria
Da Marcopolo | marcopolo.com.br

ABYD (Build Your Dreams), maior fabricante de veículos elétricos do mundo, vai testar, entre os dias 24 de abril e 30 de maio, um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B, na cidade de Curitiba. O teste é uma parce-

interbuss 640-641 9 acesse revistainterbuss.com.br

a grande matéria

Unidade vai circular até o final deste mês de maio

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 10

ria entre a BYD e a Marcopolo, multinacional brasileira com 53,5% de participação no mercado brasileiro e posicionada entre as maiores do mundo. O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.

Os ônibus elétricos oferecem uma série de vantagens aos passageiros e ao meio ambiente. São completamente silenciosos e não poluentes, com zero emissão de carbono. O modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. Durante o teste, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo.

“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.

A BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Marcello. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel. Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas”, disse Pohl Ledur.

O modelo Attivi Express conta com carroceria urbana articulada, desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades. Com design moderno, a carroceria é arrojada e atraente, com iluminação externa em faróis em full LED e os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão que e eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito. A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 11

interbuss

MOBILIDADE • TRANSPORTE

SÉRGIO L. CARVALHO

Transacreana / TUPi

USINA COMPRA MIDIBUS DA CAIO PARA TRANSPORTE DE TRABALHADORES

Foram vendidas cinco unidades para a Alta Mogiana

da Caio Induscar | caio.com.br mobilidade no brasil interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 14

AUsina Alta Mogiana adquiriu cinco midiônibus zero km do modelo Foz versão F2500, marca Caio, destinados para o transporte de operadores rurais, na região de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo.

A comercialização dos chassis Mercedes-Benz OF1519 foi realizada pela Ribeirão Diesel, concessionária da montadora em Ribeirão Preto.

A empresa atua há aproximadamente 40 anos na produção de açúcar, etanol e energia elétrica, com práticas de respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

Sobre os F2500

Os veículos adquiridos pela empresa são do modelo Foz Versão F2500 com 10.900 mm de comprimento e capacidade para acomodar até 42 passageiros cada um.

Com porta de embarque central do tipo sedan e janelas do tipo bandeira, conta com vidros móveis na cor fumê, que propiciam conforto térmico.

O F2500 possui iluminação em LED nos degraus, facilitando a visualização para os passageiros no embarque ou desembarque em períodos noturnos.

Os modelos contam também com preparação para futura instalação de rádio comunicador, rádio FM/USB e preparação para instalação de relógio de ponto, próximo ao anteparo do motorista.

As poltronas são revestidas com vinil e os encostos de cabeça são estofados, facilitando a limpeza e garantindo o conforto. Pensando na segurança dos passageiros, todas as poltronas contam com cintos de três pontos.

A ventilação do tipo alçapão nas posições dianteira e traseira, além de garantir a troca de ar com o ambiente externo e conforto térmico em dias quentes, servem também como saídas de emergência.

Para saber mais sobre a Caio, acesse o site: http://www. caio.com.br, nas redes sociais @caioinduscaroficial.

interbuss 640-641 15 acesse revistainterbuss.com.br

acervo portal interbuss

Rodrigo Guezzi Marcopolo Paradiso G6 1550LD

de 2010

Caio Vitória

Rápido Luxo Campinas Novembro de 2010

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 16
Eucatur Novembro
Rafael
Marcopolo
Atual Setembro
Nunes Pereira
Viaggio G7 900
de 2010
Maicon Igor Barbosa
Nicolas
Onicamp
Gordiano Neobus Mega
Novembro de 2010

Pereira

Thales Alexandre

CMA Flecha Azul

Cometa

Outubro de 2010

Tadeu Santana

Busscar Jum Buss 380

Brasil Sul

Novembro de 2010

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 17

rede social

Caio Millennium V City Sorocaba

@fb.com/groups/295030674021252

Caio Apache Vip IV

Jundiaiense @fb.com/groups/295030674021252

Mascarello Gran Via Midi Coletur

@fb.com/groups/295030674021252

Caio Apache Vip IV

Palmari @fb.com/groups/295030674021252

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 18
Vinicius Rodrigues Kelvin Caovila Ruainer Reis Fabrizio Lazo
interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 19 @fb.com/groups/295030674021252 Victor Oliveira Caio Millennium BRT Campo Belo @fb.com/groups/295030674021252 @fb.com/groups/295030674021252 Rafael Santos Silva Caio Apache Vip I BB @fb.com/groups/295030674021252

VENDAS DE CARROS NO BRASIL REGISTRAM PEQUENA ALTA NO MÊS DE ABRIL

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 20
Confira os modelos mais vendidos até o presente momento da Automotive Business automotivebusiness.com.br deu na imprensa

As vendas de automóveis e comerciais leves registraram crescimento em abril nas comparações interanuais. O relatório de emplacamentos da Fenabrave trouxe também os veículos mais negociados no período.

No acumulado do ano, a liderança entre todas as categorias continua com a Fiat Strada.

De janeiro a abril, a picape compacta soma mais de 31 mil unidades para se tornar o comercial leve e veículo mais vendido do país em 2023 até o momento.

Contudo, o Chevrolet Onix continua na cola da Stradarepetição da dobradinha do trimestre. O hatch compacto virou mais um mês como o automóvel de passeio mais emplacado e está com quase 29 mil unidades, pouca coisa atrás da picape da Fiat.

Chama a atenção no top 10 do ranking dos automóveis leves a presença de quatro SUVs. Sendo que o utilitário esportivo mais vendido do país no acumulado está longe de ser o mais barato: o médio Jeep Compass.

Do lado das picapes, surpreende o crescimento de emplacamentos da Volkswagen Saveiro.

A única rival direta da Strada (que vai ser reestilizada em breve), apesar de ainda muito longe de sua concorrente, superou as 10 mil unidades e hoje é o quarto comercial leve mais emplacado do país.

Veja os 10 carros mais vendidos em 2023

Automóveis de passeio

1º Chevrolet Onix: 28.902

2º Chevrolet Onix Plus: 23.686

3º Hyundai HB20: 23.337

4º Fiat Argo: 20.463

5º Jeep Compass: 20.453

6º Volkswagen Polo: 20.137

7º Hyundai Creta: 20.084

8º Fiat Mobi: 19.352

9º Volkswagen T-Cross: 18.760

10º Chevrolet Tracker: 18.574

Comerciais leves

1º Fiat Strada: 31.823

2º Fiat Toro: 15.891

3º Toyota Hilux: 13.810

4º Volkswagen Saveiro: 10.594

5º Chevrolet S10: 9.004

6º Chevrolet Montana: 7.515

7º Ford Ranger: 5.341

8º Fiat Fiorino: 5.222

9º Renault Oroch: 3.800

10º Mitsubishi L200: 3.332

Fonte: Fenabrave - acumulado de janeiro a abril de 2023

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 21

viagens & memória por marisa v. n. cruz

Minha primeira visita a uma garagem de ônibus urbano

Em 11 de novembro de 2006 eu visitei pela primeira vez uma garagem de ônibus de modalidade urbana, fazendo linhas municipais da capital paulista. Foram cerca de 40 pessoas convidadas, além de uma turma da FATEC e uma equipe de formandos da graduação em Cinema que estava levantando requisitos para o curta-metragem “Busólogos”, lançado em 2007.

Lembrando que visitei pela primeira vez uma garagem em pleno funcionamento, além do pátio, departamento de manutenção, funilaria, pintura e abastecimento, ao contrário que já visitei outras garagens de ônibus anteriormente, porém preparadas somente para exposições de veículos.

O ônibus saiu da estação Jabaquara por volta das 9 da manhã. Era um Caio Alpha, de prefixo 6 2305, e fomos até a sede da Tupi – Transportes Urbanos Piratininga, localizada no Jardim Aeroporto, na rua Jorge Duprat Figueiredo.

Chegamos lá, adentramos na garagem e o gerente de manutenção guiou até a oficina mecânica, tal qual vimos de perto os motores e as tarefas dos mecânicos sendo executadas. Só não conseguimos ver a pintura e seu serviço porque uma professora da Fatec pediu para apressar a execução da visita para terminar até meio-dia porque ela tinha um compromisso posterior.

Quanto às fotos: naquela época eu possuía somente uma câmera analógica, tendo que revelar posteriormente. Por isso tirei pouquíssimas fotos – menos de dez na garagem, as últimas disponíveis no meu “rolo”, tal qual depois deste evento corri logo para adquirir uma câmera digital. Mas um detalhe que chamou minha atenção foi visitar o seu

carro de manutenção - um Bela Vista Máscara Negra reencarroçado em um chassi LP ano 1963 (talvez tenha vindo de um Grassi Argonauta).

Foi uma alegria ter conhecido a garagem de ônibus que serviu a minha região – zona sul de São Paulo, especificamente no bairro do Jabaquara. A repercussão foi tanta, que meses ou anos depois, não sei o que houve que o proprietário – que não estava lá no dia – achou melhor suspender qualquer visita pública a esta garagem por “motivos de segurança” que ninguém soube o que era.

Outro detalhe de 2006: o que existia na época era fotolog e Orkut para troca de mensagens, e a ascensão das câmeras digitais. E exposições de ônibus estavam cada vez mais presentes, como o BusBrasil Fest em São Paulo e a Exponi no Paraná, além do primeiro Interbuss City Tour realizado naquele ano em Campinas. Logo, visitas às garagens, na época, eram acontecimentos raros.

Mas somente em 2018, a Tupi recebeu dois grupos de entusiastas, e eu estava em um deles em 28 de abril de 2018. Na época, eu pude novamente visitar essa garagem, o que praticamente ninguém sabia era que a empresa estava sendo preparada para a venda à Mobibrasil, o que foi efetuado em janeiro de 2019.

A Tupi - Transportes Urbanos Piratininga foi fundada em 31 de agosto de 1960 cuja primeira garagem situava no bairro de Planalto Paulista, e na década de 70, outras três empresas foram incorporadas à sua frota, fazendo parte do então Consórcio Jabaquara, até chegar o ano de 1982 com 171 veículos e em 1992 com 214, chegando perto de 260 veículos na década de 2000 e perto de 290 em 2018.

interbuss 640-641 acesse revistainterbuss.com.br 22

À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO!

12 ANOS DE DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS!

CONTINUE CONOSCO!

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE

À TODOS VOCÊS, NOSSO MUITO OBRIGADO!

600 EDIÇÕES DE INTERBUSS. SE CHEGAMOS ATÉ AQUI, FOI GRAÇAS À VOCÊS!

CONTINUE CONOSCO!

buss MOBILIDADE • TRANSPORTE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.