Relatório de sustentabilidade 2023

Page 1


relatório de 2023 Sustentabilidade

Sumário

Mensagem da Administração

É com grande satisfação que compartilho com nossos acionistas, clientes, colaboradores e parceiros as conquistas e realizações da Helbor no ano de 2023.

O último ano foi marcado por desafios econômicos impostos pelas altas taxas de juros, no entanto, nossa resiliência e capacidade de inovação não apenas nos mantiveram firmes, mas também nos impulsionaram a alcançar patamares ainda mais elevados.

Como destaques de 2023, ressalto a adesão voluntária da Companhia ao Pacto Global da ONU, o que nos coloca um passo à frente em nossa jornada de responsabilidade socioambiental, ao reforçar o nosso comprometimento com os princípios universais de direitos humanos, de trabalho digno, cuidado com o meio ambiente e combate à corrupção.

Para honrar esses compromissos, no final de 2023, iniciamos o processo para nos tornarmos Empreendedor AQUA e, no início de 2024,

conquistamos esse certificado, que atesta o avanço em nossa estratégia ambiental. Isso reforça o nosso empenho com a incorporação de práticas sustentáveis em todas as fases dos nossos empreendimentos e também reflete o nosso foco em sermos protagonistas não apenas no setor, mas também no cuidado com o meio ambiente.

Outro marco importante da nossa atuação foi a implementação do programa de alfabetização em nossas obras, chamado “Incorporando Conhecimento”. A ação beneficia diretamente os trabalhadores que atuam na execução dos nossos empreendimentos e vai ao encontro da nossa crença de que o desenvolvimento educacional é fundamental para os crescimentos individual e coletivo.

Além disso, a Helbor colaborou, por meio do PROMAC, o programa de incentivo à cultura da cidade de São Paulo (SP), com a Orquestra Locomotiva. Com 15 anos de experiência, a organização atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, despertando talentos e transformando realidades a partir do ensino e da prática coletiva da música.

Entramos em 2024 otimistas quanto à melhora do cenário macroeconômico e seguimos empenhados em realizar entregas de alto padrão, contribuindo para a retomada do setor. Essa perspectiva positiva reflete não apenas a nossa resiliência, mas também a confiança no potencial do mercado imobiliário.

Agradeço a dedicação de todos os colaboradores da Companhia em 2023. Com a continuidade de nosso compromisso com a excelência, a inovação e a sustentabilidade, estamos preparados para os desafios futuros.

Henry Borenstein, CEO da Helbor Empreendimentos S.A.

Sobre o Relatório

Sejam bem-vindos ao

Relatório de Sustentabilidade da Helbor 2023.

Pelo segundo ano consecutivo, honrando os nossos compromissos com a transparência e a prestação de contas, divulgamos aos nossos stakeholders informações sobre a condução dos nossos negócios, destacando os avanços em nossa agenda ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês).

As informações aqui apresentadas cobrem o período entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro de 2023 das nossas operações, além de alguns destaques do 1.º trimestre de 2024.

Boa leitura!

Dúvidas ou sugestões sobre este Relatório?

Entre em contato conosco por meio dos canais: E-mail: ri@helbor.com.br

WhatsApp: (11) 94124-1025

Ferramentas de leitura

A elaboração do relatório de sustentabilidade seguiu algumas diretrizes de reporte, que são referenciais globais para a construção deste tipo de documento. Tais diretrizes podem ser facilmente adotadas pelo leitor como ferramentas de leitura, ao se apoiarem no acesso a conteúdos específicos de seu interesse. São elas:

Global Reporting Iniciative (GRI): é a principal diretriz global de reporte de sustentabilidade corporativa. Ao todo, estamos reportando 65 indicadores GRI, selecionados com base na nossa Materialidade. Na abertura de cada subcapítulo, é possível identificar, por meio da sigla GRI -XX, os indicadores citados em seu conteúdo e, na página 98, o Índice de Conteúdo GRI contém a lista de todos os indicadores reportados.

Sustainability Accounting Standards Board (SASB): padrão voluntário global para o reporte de indicadores de sustentabilidade setorial. No início de cada subcapítulo, apontamos os indicadores reportados por meio da sigla SASB-XX. No Índice de Conteúdo SASB, presente na página 103, explicamos o conteúdo de cada indicador.

Além das diretrizes de reporte, o leitor pode buscar por conteúdos específicos que abordam as ações da Companhia de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou ainda por temas materiais, que são aqueles mais relevantes para a estratégia ESG e o modelo de negócio da Companhia (entenda como a Companhia identificou seus temas materiais na página 41). Na abertura de cada capítulo, os temas materiais e ODS abordados nas seções de conteúdo são assinalados ao leitor.

Destaques

Conquista do selo

Empreendedor AQUA

Lançamento do Projeto Incorporando Conhecimento

— programa de alfabetização nas obras

O empreendimento

Fazenda Itapety recebe

o Prêmio Master

Imobiliário

Categoria

Soluções

Urbanísticas

Lançamento do empreendimento

Helbor Open Mind

Primeiro ano em que apoiamos projetos sociais de Apoio à cultura

Adesão ao Pacto Global da ONU

Capítulo 1

A Helbor

ODS Temas Materiais
Construção Responsável

Somos a Helbor Empreendimentos S.A., uma das maiores incorporadoras do Brasil, com 46 anos de experiência no mercado imobiliário. Somos uma incorporadora que possui, em seu DNA, o desenvolvimento de empreendimentos residenciais customizados de médio e alto padrões, localizados principalmente na cidade e na região metropolitana de São Paulo (SP).

Como nos dedicamos exclusivamente à incorporação, concentramos a nossa expertise na gestão de todo o processo imobiliário, coordenando os trabalhos no sentido de identificar as melhores oportunidades que os grandes centros urbanos podem oferecer.

Assim, pensando no potencial que os espaços oferecem, queremos transformá-los em lares e espaços de convivência que inspirem e que gerem valor aos nossos clientes, parceiros e acionistas, ao mesmo tempo em que deixem às cidades um legado de excelência, ao criar espaços atemporais e acolhedores.

Conheça, ao lado, os principais números que explicam a nossa trajetória de sucesso, tradição, reconhecimento e solidez no mercado imobiliário:

46 anos de trajetória

220

Empreendimentos Residenciais Lançados

34

Empreendimentos Comerciais Lançados

15

Empreendimentos Mistos Lançados + 9 milhões de m2 lançados e + 7 mi de m2 entregues

42 mil Unidades entregues

36

Prêmios conquistados ao longo da história

Propósito, Visão e Valores

PROPÓSITO

Transformar espaços em lugares para você se sentir em casa.

VISÃO DE NEGÓCIO

Ser reconhecida como a incorporadora que entrega experiências imobiliárias que impulsionam o setor e impactam positivamente a vida das pessoas.

POSICIONAMENTO

A Helbor é uma incorporadora brasileira que desenvolve empreendimentos imobiliários e transforma o seu entorno, entregando valor para os clientes, parceiros e acionistas. Com um legado de excelência, cria espaços atemporais e acolhedores para que todos vivam melhor.

VALORES

Construir vínculos

Relações duradouras são a base para o crescimento de um negócio e sabemos que o que as sustenta é a confiança. Por isso trabalhamos de forma próxima e, acima de tudo, transparente, sempre no intuito de superar expectativas e garantir a qualidade em tudo que fazemos, para conquistar a confiança dos que se relacionam conosco.

Projetar conquistas

Somos orientados aos resultados e entendemos que o nosso crescimento está ligado ao sucesso de nossos parceiros, clientes, investidores e da sociedade. Assim, buscamos um desenvolvimento sustentável, compreendendo as individualidades e nos comprometendo não somente com o nosso resultado, mas com contribuir, agregar valor e fazer a diferença na vida das pessoas.

Empreender é o nosso alicerce

Nascemos do empreendedorismo, o que nos motiva a abraçar novas oportunidades com criatividade e firmeza. Nos preocupamos em estar à frente para oferecer a solução que mais se adequa aos nossos clientes. Em cada percurso, somamos novos aprendizados, e o mais importante: nos adaptamos e evoluímos.

Desenhar novas histórias

Somos uma empresa familiar e mantemos isso em nosso DNA. Sabemos que um bom futuro depende do passado que construímos e do que fazemos hoje. Nos dedicamos com afinco e paixão a todas as nossas entregas, transformando cada uma delas em projetos que captam o coração das pessoas, inspiram e deixam um legado para as gerações futuras.

Nossa História

Fundada em 1977, inspirada pela história do imigrante Hélio Borenstein, a Helbor iniciou a sua trajetória na incorporação de empreendimentos imobiliários. Confira, a seguir, os principais marcos da nossa história, que demonstram a solidez e tradição da Companhia no mercado imobiliário.

Fundação em Mogi das Cruzes (SP) Diversificação e ingresso no mercado da cidade de São Paulo (SP) Realização do aumento de capital no valor total de R$ 150 milhões

Consolidação em outras cidades e outros segmentos

A Helbor completa 40 anos de sua Fundação e realiza o aumento de capital no montante de R$ 264 milhões

Nova estratégia: foco no estado de São Paulo e projetos pulverizados

Celebramos 45 anos de história e 15 anos da abertura de capital na Bolsa de Valores (B3)

Portfólio de produtos desenvolvidos

alcança a marca de 20 empreendimentos em Mogi das Cruzes (SP)

A Helbor completa 30 anos e realiza o IPO (sigla para “Oferta Pública Inicial”)

Fundação da Alden Desenvolvimento

Imobiliário, joint-venture resultado da parceria entre a Helbor e a IPLF Holding, empresa controlada pelos mesmos acionistas da Suzano Holding

Criação da HB Brokers, que mais tarde passou a se chamar Helbor Vendas

Parceria com a Barzel e BSP

A Helbor volta a dar resultados positivos

A primeira e única incorporadora pura do Brasil a receber a certificação Empreendedor AQUA

Trajetória reconhecida e premiada

Somos reconhecidos pela qualidade, cuidado e atenção aos detalhes na elaboração e execução dos nossos projetos.

Ao todo, já recebemos 36 prêmios e reconhecimentos do mercado, que comprovam nossa capacidade de inovar a concepção de produtos e identificar tendências para o desenvolvimento de projetos imobiliários bem-sucedidos.

Em 29 edições do Prêmio Master Imobiliário, a Helbor já conquistou 12 troféus pela excelência de seus projetos, em categorias como Marketing, Comercialização, Responsabilidade Social e Arquitetura.

O prêmio, criado pela Fiabci-Brasil (Capítulo Brasileiro da Federação Internacional Imobiliária) e pelo Secovi-SO (Sindicato da Habitação), reconhece e estimula a excelência profissional no setor imobiliário brasileiro, de acordo com critérios avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas do setor.

Em 2023, o empreendimento Fazenda

Itapety, em Mogi das Cruzes (SP), destacouse na premiação na categoria Profissional (Soluções Urbanísticas), pelo projeto que alia desenvolvimento urbano e sustentabilidade (saiba mais sobre o empreendimento e o prêmio recebido na página 63).

DESTAQUES

Top Imobiliário

Jornal O Estado de S. Paulo/Embraesp

2002, 2004, 2005, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015 e 2017

Prêmio Master Imobiliário

Secovi-SP e Fiabci/Brasil

2005, 2006, 2009, 2011, 2012, 2017, 2019 (dois troféus),

2020 (dois troféus), 2021 e 2023

International Property Awards

Helbor Window Moema

2022

Ano Empreendimento

2005 Helbor Home Flex Premium

2006 Aton Business Style

2009 Helbor Offices Norte-Sul

2011 Complexo Casa das Caldeiras

2012 Helbor Concept Life, Offices & Corporate

2017 Helbor Trilogy Home & Offices

2019 Helbor Wide São Paulo

2019 HBR Corporate Tower

2020 W São Paulo

2020 Facces Jardins by Helbor

2021 Helbor Patteo Bosque Maia

2023 Fazenda Itapety

Descrição

Contribuição à revitalização da Rua Frei Caneca (SP)

O mais moderno edifício comercial de Goiânia (GO)

100% vendido antes do lançamento

Ação de responsabilidade social no canteiro de obras

Primeiro empreendimento multiúso em Mogi das Cruzes (SP)

Ação de responsabilidade social no canteiro de obras

100% das unidades residenciais vendidas no lançamento

Empreendimento 100% dedicado a espaços compartilhados

Helbor traz o 1.º empreendimento da marca W ao Brasil

Edifício com arquitetura diferenciada por ter faces rotacionadas

Primeiro mixed use na cidade de Guarulhos (SP)

Fazenda Itapety se destaca com loteamento integrado à Serra do Itapeti

Helbor no Master Imobiliário

Presença e Portfólio

Em seus 46 anos de história, a Helbor entregou 240 projetos residenciais, comerciais e mistos. Ao longo desse período, 42 mil unidades foram entregues, totalizando mais de 7 milhões de metros quadrados de área construída.

Os projetos imobiliários da Companhia estão situados em 30 cidades e distribuídos em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), com presença forte no estado de São Paulo (SP).

São José

* Além dos ativos de venda, a Helbor possui dois prédios administrativos (sede + filial), onde os colaboradores desenvolvem suas atividades laborais.

Bertioga

São Caetano

Diadema

Jundiaí Campinas

Joinville Curitiba
Rio de Janeiro
São Gonçalo
Brasília
Belo Horizonte
Uberlândia Nova Lima
Fortaleza
Campo Grande Goiânia Cuiabá
Salvador

Modelo de Negócios

A Helbor é uma incorporadora pura que desenvolve empreendimentos imobiliários e transforma o seu entorno, entregando valor para os clientes, parceiros e acionistas. Com um legado de excelência, cria espaços atemporais e acolhedores para que todos vivam melhor.

A incorporação imobiliária envolve o gerenciamento de todo o projeto, por meio da aquisição de terrenos, o desenvolvimento de projetos, a supervisão da construção e a venda de unidades residenciais e comerciais. Também respondemos pelo controle financeiro de contratos e pela assistência técnica posterior à obra.

Nossos Diferenciais O Que Entregamos O Que Fazemos

PROSPECÇÃO

E AQUISIÇÃO DE TERRENOS

Imaginamos as possibilidades que os espaços oferecem para os nossos empreendimentos:

• Desenvolvimento e valorização de espaços;

• Paisagens urbanas transformadas;

• Reabilitação de áreas contaminadas.

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Criamos empreendimentos únicos, que transformam as cidades:

• Projetos inovadores;

• Acessibilidade garantida;

• Integração de requisitos de ecoeficiência aos projetos;

• Conforto.

PARCERIAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS IMÓVEIS

Atuamos em parceria com construtoras que são referência no segmento e na região do empreendimento:

• Exigência de cumprimento de aspectos socioambientais nos canteiros das obras;

• Fiscalização para garantir as melhores práticas trabalhistas nos canteiros;

• Acompanhamento da qualidade e segurança das construções.

COMERCIALIZAÇÃO DAS UNIDADES

Entregamos empreendimentos que são verdadeiras experiencias imobiliárias para os nossos clientes:

• Corretora própria, o que permite maior alinhamento às estratégias de lançamentos da Companhia;

• Corretores autônomos e imobiliárias parceiras apoiando a comercialização das unidades;

• Proximidade com os clientes.

Atuação focada na Incorporação

Experiência e Track Record Landbank

QUALIDADE DO PRODUTO

Empreendimentos de excelência que cumprem com todos os requisitos de qualidade, segurança e acessibilidade.

IMPACTO SOCIAL

Experiências inesquecíveis que proporcionam conforto e bemestar aos nosso clientes, além do desenvolvimento local.

ATENDIMENTO ÀS ESPECIFICAÇÕES

Entrega do projeto final atendendo plenamente as especificações acordadas na venda.

CONSTRUÇÕES ECOEFICIENTES

Geração de impactos ambientais positivos a partir da reabilitação de terrenos e a incorporação de atributos de ecoeficiência hídrica, energética e de gestão de resíduos.

Equipe competente

Corretora própria

Parcerias sólidas

CUMPRIMENTO DOS PRAZOS

Entregas realizadas dentro do prazo estabelecido, sem transtornos e frustrações.

Prospecção e aquisição de terrenos

A prospecção de terrenos para a aquisição consiste na fase inicial da nossa atuação, encarada por nós como uma decisão bem fundamentada no potencial das áreas de se desenvolver e oferecer aos futuros moradores valorização, comodidade, praticidade e bem-estar.

Para isso, avaliamos as alternativas de convivência nos arredores, como opções de consumo, lazer e entretenimento, a fim de integrar os nossos projetos aos equipamentos urbanos disponíveis nas cidades.

Ao encontrarmos um terreno com essas características e potencialidades ajustadas às nossas estratégias, verificamos se a área atende às especificações necessárias para o projeto que desejamos desenvolver.

Em seguida, analisamos a documentação do terreno e dos proprietários e avaliamos a viabilidade regulatória, conduzindo uma extensa auditoria para trazer seguranças jurídica e ambiental no processo de tomada de decisão de investimento.

Paralelamente, realizamos, com o auxílio de consultorias especializadas, estudos de viabilidade financeira e de desenvolvimento de produto, além da avaliação dos aspectos socioambientais dos terrenos.

Dessa forma, com um olhar atento e cuidadoso durante a prospecção e aquisição dos terrenos, reduzimos riscos e ampliamos a chance de sucesso dos nossos lançamentos, tanto do ponto de vista financeiro quanto do socioambiental.

Elaboração e desenvolvimento de projetos

Para a Helbor, cada projeto é único e carrega características que o distingue de qualquer outro empreendimento.

Para assegurar que nossos projetos nasçam com um conceito que os defina, contamos com uma equipe de profissionais de engenharia e arquitetura, apoiados por escritórios e consultorias externas que, em conjunto, atuam como idealizadores de projetos capazes de transformar espaços em lugares inesquecíveis, influenciando positivamente a arquitetura urbana e moldando o seu entorno.

Além dos aspectos estéticos e técnicos, também nos preocupamos em desenvolver projetos que contem com o que há de mais moderno em ecoeficiência e conforto, ao trazer para os nossos empreendimentos uma série de instalações e ambientes “verdes”, que permitem, entre outras características, o maior aproveitamento da iluminação natural, racionalização no consumo de energia, redução do consumo de água e utilização de vegetação nativa no paisagismo.

Da mesma maneira, procuramos integrar todos os requisitos que assegurem a acessibilidade completa de nossas instalações, levando ao mercado empreendimentos que sejam seguros para todas as pessoas.

Legalização das obras

A legalização de obras de empreendimentos residenciais envolve a observância de diversos órgãos reguladores e o cumprimento de várias premissas*.

A seguir, listamos alguns dos principais órgãos e premissas que devem ser seguidas no processo de legalização:

Prefeitura Municipal

Alvará de Construção: antes de iniciar a construção, é necessário obter o alvará de construção junto à prefeitura local. Esse documento atesta que o projeto está em conformidade com as normas municipais.

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)

Responsabilidade Técnica: é fundamental que o projeto e a execução da obra sejam

acompanhados por profissionais registrados no CREA, como engenheiros e arquitetos.

Corpo de Bombeiros

Habilitação do Projeto de Combate a Incêndio: é necessário submeter o projeto de combate a incêndio à aprovação do Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos moradores.

Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) ou Órgãos Ambientais Estaduais

Licenciamento Ambiental: o licenciamento ambiental pode ser exigido para empreendimentos de maior porte, visando a avaliar e mitigar possíveis impactos ambientais.

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

Normas de Qualidade: certos aspectos da obra, como instalações elétricas e qualidade de materiais, podem estar sujeitos a normas de qualidade estabelecidas pelo Inmetro.

* Essas premissas são gerais e podem variar de acordo com a localização do empreendimento, o porte da obra e outros fatores específicos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Normas Sanitárias: se o empreendimento incluir áreas de uso coletivo, como salões de festas ou piscinas, é importante seguir as normas sanitárias da Anvisa.

Ministério das Cidades

Normas de Urbanismo e Habitação: as diretrizes do Ministério das Cidades relacionadas a urbanismo e habitação devem ser consideradas no planejamento e execução da obra.

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Distribuidoras de Energia

Aprovação de Projetos Elétricos: projetos elétricos devem ser aprovados pela distribuidora de energia local e, em casos específicos, pela EPE.

Secretaria da Receita Federal

Regularização Fiscal: é importante manter a regularidade fiscal do empreendimento, incluindo a obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e o cumprimento das obrigações tributárias.

Cartório de Registro de Imóveis

Registro da Incorporação Imobiliária: Para condomínios residenciais, é necessário registrar a incorporação imobiliária no cartório de registro de imóveis.

Parceria para a construção dos imóveis Comercialização das unidades

Embora não execute as obras, dada a natureza de seu modelo de negócio focado na incorporação, a Helbor conta com a parceria de construtoras para a materialização de seus projetos.

A escolha de parceiros ideais considera a expertise e o reconhecimento das construtoras no segmento e na região do empreendimento, além de sua capacidade de assegurar qualidade, segurança e o cumprimento dos prazos de entrega, atendendo aos altos padrões de excelência que são a marca da atuação da Companhia.

Por meio de cláusulas nos contratos, exigimos das construtoras o atendimento aos padrões socioambientais, como respeito às legislações trabalhistas e às normas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Saiba mais sobre o relacionamento da Companhia com as construtoras parceiras no Capítulo “Relacionamentos de Confiança”.

Para apoiar a comercialização dos nossos imóveis, contamos com uma corretora própria, a Helbor Vendas, além de um time de corretores autônomos e imobiliárias parceiras que conhecem com precisão o cenário imobiliário local, apoiando a Companhia no alcance de mais clientes.

Saiba mais sobre as parcerias locais para a comercialização de unidades e os canais de atendimento disponíveis no Capítulo “Relacionamentos de Confiança”.

Lançamentos e Entregas

LANÇAMENTOS

Reserva Caminhos da Lapa

(3.ª fase)

» VGV R$ 212 MM

» Médio-Alto Padrão

» 171 unidades

» 54% vendido

Helbor Patteo São Paulo

(3.ª fase)

» VGV R$ 63 MM

» Médio Padrão

» 84 unidades

» 68% vendido

Helbor Open Mind

» VGV R$ 278 MM

» Alto Padrão

» 390 unidades

» 37% vendido

Helbor Patteo São Bernardo

(3.ª fase)

» VGV R$ 60 MM

» Médio Padrão

» 108 unidades

» 11% vendido

LANÇAMENTOS

Helbor New Patteo Osasco

(2.ª fase)

» VGV R$ 50 MM

» Médio Padrão

» 96 unidades

» 11% vendido

Trinity Vila Clementino

» VGV R$ 111 MM

» Alto Padrão

» 321 unidades

» 20% vendido

My Place Jardim Botânico By Helbor

(2.ª fase)

» VGV R$ 83 MM

» Médio Padrão

» 155 unidades

» 25% vendido

Roya Perdizes

» VGV R$ 95 MM

» Alto Padrão

» 45 unidades

» 9% vendido

LANÇAMENTOS

» VGV R$ 80 MM

» Alto Padrão

» 100 lotes

» 82% vendido

Fazenda Itapety

ENTREGAS

Passeo Patteo Mogilar

(1.ª fase)

» VGV R$ 230 MM

» Médio-Alto Padrão

» 80% parte Helbor

» 324 unidades

» 81% vendido

Helbor Edition

Vila Madalena

Helbor My Square (2.ª fase)

» VGV R$ 116 MM

» Médio-Alto Padrão

» 50% parte Helbor

» 252 unidades

» 97% vendido

» VGV R$ 107 MM

» Alto Padrão

» 90% parte Helbor

» 169 unidades

» 87% vendido

Helbor Allure

» VGV R$ 53 MM

» Alto Padrão

» 30 unidades

» 85% vendido

Helbor Supreme Pinheiros

» VGV R$ 77 MM

» Alto Padrão

» 43 unidades

» 100% vendido

W Residences

São Paulo

Uma das principais bandeiras da hotelaria de luxo do mundo chega ao Brasil por meio de uma iniciativa conduzida pela Helbor, pela HBR Realty e pela construtora Toledo Ferrari. O empreendimento icônico, localizado na Vila Olímpia, na cidade de São Paulo (SP), possui uma torre de 45 andares, mesclando hotel e residências no mesmo complexo, perfeito para quem deseja morar com estilo e desfrutar dos serviços do W Hotel.

» VGV R$ 460 MM

» Altíssimo Padrão

» 114 unidades

» 61% vendido

Dna Taquaral Reserva Ipoema By Helbor (1.ª fase)

» VGV R$ 48 MM

» Médio-Alto Padrão

» 90 unidades

» 73% vendido

» VGV R$ 91 MM

» Médio-Alto Padrão

» 70 unidades

» 69% vendido

Capítulo 2

Condução Ética

ODS
Temas Materiais
Condução Ética

Governança Corporativa

A Helbor está comprometida a seguir altos padrões de governança corporativa e se dispõe a levar, de forma contínua, a seus stakeholders informações a respeito da condução dos seus negócios.

A Companhia integra, desde 2007, o seleto grupo de empresas que negociam ações de forma pública na Bolsa de Valores de São Paulo. Também segue as boas práticas de Governança Corporativa recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Adicionalmente, faz parte do Novo Mercado da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), estando, portanto, sujeita a cumprir condições de accountability que vão além das exigências legais, devendo fornecer informações adicionais ao mercado e a seus acionistas sobre práticas diferenciais de administração, transparência e proteção aos acionistas minoritários.

O Estatuto Social da Helbor reúne as cláusulas exigidas pelo Regulamento do Novo Mercado da Bovespa, assim como suas práticas de Governança Corporativa, que estão de acordo com as recomendações do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Para conhecer mais detalhes, acesse https://bit.ly/3WNwNtJ.

Conheça, a seguir, o organograma da liderança da Companhia:

Henrique Borenstein

Henry Borenstein CEO Roberval Toffoli

VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO

VICE-PRESIDENTE DE GOVERNANÇA

Fabiana Lex

DIRETORIA DE MARKETING

Marcelo Bonanata DIRETORIA COMERCIAL Leonardo Piloto

DIRETORIA FINANCEIRA E R.I

Carlos Kehdi

DIRETORIA DE ENGENHARIA Denervaldo Setin

DIRETORIA DE NOVOS NEGÓCIOS

Acyr Pereira

DIRETORIA DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE Carina Medeiros HEAD DE RELACIONAMENTO COM CLIENTE Andrea Bittencourt

DIRETORIA JURÍDICA

Luciene Pereira

GERÊNCIA DE RH Jorge Fernandes

DIRETORIA DE PROCESSOS E TI

Conselho de Administração

Enquanto órgão máximo de deliberação da Helbor, o Conselho de Administração (CA) responde pela definição de políticas e diretrizes do negócio, o que abrange desde a formulação das estratégias até o monitoramento e supervisão do desempenho dos negócios, em atendimento às expectativas do mercado, do acionista controlador e dos demais investidores.

Conforme consta no Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração deve ser composto por, no mínimo, cinco e, no máximo, nove membros, eleitos ou destituídos pela Assembleia Geral para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição.

A Companhia também possui uma Política de Indicação para os Membros do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Diretoria, que orienta as nomeações de Conselheiros, assegurando a qualidade e o ajuste dos candidatos aos interesses e às estratégias corporativas. Dentre os parâmetros, está o compromisso de nomear indivíduos com boa reputação, que sejam profissionais qualificados, íntegros e comprometidos com os valores e a cultura da Companhia.

Em 2023, em Assembleia Geral Ordinária, a chapa com sete candidatos, indicada pelo acionista controlador da Companhia, foi eleita para o Conselho de Administração para cumprir um mandato unificado de dois anos.

Conheça a nossa Política de Indicação dos Membros do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Diretoria: https://bit.ly/3H6PcLw

Nesta nova composição do CA, Henrique Borenstein e Henry Borenstein se mantêm como Presidente e Vice-Presidente, respectivamente.

Ademais, destacamos que o órgão passou a contar com três membros independentes, com vasta experiência corporativa. Com isso, a Helbor passa a ter cerca de 40% de seu órgão máximo de Governança compostos por membros independentes, acima das determinações do Regulamento do Novo Mercado, que prevê 20% ou pelo menos dois membros com esse status.

Conheça, a seguir, as trajetórias profissionais e competências dos membros do Conselho de Administração.

Henrique Borenstein

Presidente | Executivo

Formado em Economia, foi acionista e Diretor do Banco de Crédito Nacional (BCN), do Banco de Investimentos BCN e Diretor da Financiadora BCN por 31 anos. É

fundador e Diretor da Hélio Borenstein S.A. — Administração, Participações e Comércio, holding que controla a Helbor e a HBR.

Henry Borenstein

Vice-Presidente | Executivo

Graduado em Administração de Empresas e com cursos de especialização nas áreas financeira e de Direito Imobiliário, possui uma vasta experiência no mercado imobiliário e, desde 1995, é Diretor na Helbor, tendo sido responsável por diversas áreas da Companhia.

Moacir Teixeira da Silva

Conselheiro Independente | Não executivo

Desenvolveu sua carreira profissional no ambiente bancário. Exerceu vários cargos administrativos, sendo gerente operacional do extinto Banco Noroeste, em 1972. Foi gerente

regional e, posteriormente, gerente geral do Banco BCN até 2004. Atualmente, administra MGM Factoring Comercial LTDA., pertencente à sua família.

Francisco Andrade Conde

Conselheiro Independente | Não executivo

Possui ampla experiência no mercado financeiro. Trabalhou no Banco de Crédito Nacional (BCN) de 1976 a 1995, chegando a ocupar a posição de Vice-presidente e CEO do banco. Atualmente, é conselheiro de fusões e aquisições de empresas na Cotia Trading S/A.

Marcelo Vitorino Cavalcante

Conselheiro Independente | Não executivo

Graduado como Bacharel em Administração de Empresas. Foi funcionário por 20 anos do Banco Santander, ocupando funções executivas como Diretor Global de Compras, CEO Aquanima e Santander Holding Imobiliária, além de ocupar o cargo de Executivo de Compras da Volkswagen. Atualmente, ocupa o cargo de CEO do Santander helps, empresa de assistências 24 horas do Grupo Santander.

Sérgio Alexandre Figueiredo Clemente

Conselheiro | Não executivo

Possui graduação em Engenharia Mecânica, além de completar o Programa

Avançado em Administração (PGA) pela Fundação Dom Cabral e INSEAD.

Foi Vice-Presidente Executivo no Banco Bradesco S.A., responsável pelas áreas de Relacionamento com Empresas Pessoa Jurídica, Área Internacional, Banco de Investimentos, Corretoras, Gestão de recursos e Private. Adicionalmente, foi officer na Bradespar, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. e Senior Advisor na Orix USA. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração e Investimentos da Latache

Capital e membro do Conselho de Administração do Banco Daycoval e Grupo Guararapes S.A. (Lojas Riachuelo).

Fabio

de Araujo Nogueira

Conselheiro | Não executivo

Graduado em Direito e especialista em Negócios Imobiliários, ocupou a posição de Latin America Real Estate Managing Director da CPP-IB (Canada Pension Plan-Investment Board). Anteriormente, também foi Presidente e Cofundador da Brazilian Finance and Real Estate Participações S/A, empresa pioneira desenvolvedora de fundos imobiliários, securitização imobiliária e gestão de investimentos imobiliários. Atualmente, é membro do Conselho de Administração independente da BR Properties e do Grupo Lar. Adicionalmente, atua como membro do Conselho Consultivo do Hospital BP – Beneficência Portuguesa.

Comitê Estatutário de Auditoria e Gestão de Riscos

Criado em 2022, o Comitê Estatutário de Auditoria e Gestão de Riscos (COAUD) é um órgão permanente de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração e cumpre um importante papel ao apoiar o CA na supervisão da condução dos negócios segundo as boas práticas de governança e de prestação de contas. Entre as suas atribuições, estão:

• Garantia de qualidade e integridade das demonstrações financeiras e dos relatórios enviados a órgãos reguladores, incluindo informações e medições divulgadas com base em dados contábeis e não contábeis;

• Conformidade da Companhia com os requisitos legais e regulamentares;

• Assegurar aspectos pertinentes à qualificação, performance e independência dos auditores independentes;

• Avaliação e monitoramento dos riscos corporativos e de seus respectivos controles internos; e

• Acompanhamento das transações com partes relacionadas. Para cumprir seu papel com a independência necessária, o COAUD possui dotação orçamentária e autonomia operacional em relação à Diretoria Executiva.

Em 2023, a composição do órgão foi renovada. Todos os novos membros possuem mandatos unificados até 2025, além de não desempenharem funções executivas na Companhia.

Emerson Fabri Membro

Luiz Antônio Guariente Membro

Conheça o Regimento Interno do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Helbor: https://bit.ly/4aJM2KE

* Todos os membros do Comitê de Auditoria e Gestão de Risco são não executivos.

Membro Cargo Eletivo Ocupado*
Moacir Teixeira da Silva Membro

Diretoria Executiva

GRI 2-13

A Diretoria Executiva Estatutária é responsável pela implementação, no dia a dia, das estratégias da Companhia, zelando para que a condução dos negócios ocorra em concordância com as diretrizes de boa conduta e demais políticas corporativas disponíveis.

Sua composição deve respeitar o mínimo de três e o máximo de onze membros, os quais podem ser acionistas ou não, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, com possibilidade de reeleição.

Conheça, a seguir, a composição da Diretoria Executiva Estatutária que, atualmente, é formada por 10 membros:

Membro

Cargo Eletivo Ocupado

Henry Borenstein Presidente

Henrique Borenstein

Roberval Toffoli

Andrea Bitencourt

Carlos Kehdi

Leonardo Piloto

Denervaldo Setin

Fabiana Lex

Marcelo Bonanata

Acyr Pereira

Vice-Presidente Executivo

Vice-Presidente de Governança Corporativa

Diretora Jurídica

Diretor de Engenharia

Diretor Financeiro e de RI

Diretor de Novos Negócios

Diretora de Marketing

Diretor Comercial

Diretor de Controladoria e Contabilidade

Políticas de Remuneração do Conselho e da Diretoria

A Helbor conta com uma política de Remuneração dos Membros do Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento e Diretoria, que define quais os parâmetros devem orientar a justa retribuição aos administradores desses órgãos de governança.

O documento estabelece que a remuneração dos membros do Conselho de Administração é fixada pela Assembleia Geral Ordinária, podendo ser estabelecida uma verba global e, nesses casos, cabe ao Conselho de Administração deliberar sobre a sua distribuição entre os membros.

A remuneração dos diretores é formada por um salário fixo mensal e um pacote de benefícios, determinado individualmente, com base nas responsabilidades de seus cargos e nas respectivas experiências profissionais.

Além disso, todos os diretores possuem direito a uma remuneração variável de curto e de longo prazos, definida pelo Conselho de Administração, de acordo com metas e critérios previamente estabelecidos e atrelados aos resultados financeiro, operacional e de desempenho sustentável da Companhia. O objetivo da

remuneração variável é direcionar as ações dos diretores no sentido de atingir os objetivos estratégicos do negócio, ampliando o seu comprometimento e o engajamento na geração de valor aos stakeholders da Companhia.

Estudos de mercado são conduzidos por consultorias externas, a fim de avaliar se as remunerações dos membros do Conselho de Administração e da Diretoria estão ajustadas com as melhores práticas do setor. Com base nessas análises, a área de Recursos Humanos da Companhia e o Conselho de Administração definem as compensações a serem concedidas. Nesse procedimento, as opiniões dos acionistas também são levadas em consideração.

Conheça as informações detalhadas da nossa Política de Remuneração dos Membros do Conselho de Administração, comitês de assessoramento e Diretoria: https://bit.ly/3TrheH8

Ética e Combate à Corrupção

O Código de Ética e Conduta da Companhia é uma das principais ferramentas à disposição para fomentar relações éticas no ambiente corporativo. O documento fornece diretrizes para que os colaboradores atuem de modo a preservar a imagem e reputação da Companhia, contribuindo para uma cultura corporativa pautada pelo respeito, ética e conformidade legal, afastando da nossa rotina qualquer forma de prática inadequada.

Aprovado pelo Conselho de Administração, em seu conteúdo constam orientações para evitar conflitos de interesses e situações discriminatórias, ao deixar claro que a Companhia não tolera qualquer forma de preconceitos.

O documento também aborda temas como saúde e segurança das pessoas, conservação do meio ambiente e proteção de dados. Destaca, ainda, o compromisso da Helbor no combate à corrupção, exigindo de seus colaboradores o cumprimento às normas e leis anticorrupção que vedam práticas lesivas contra a administração pública.

Todos os nossos colaboradores devem ler o Código de Ética e Conduta e aderir ao seu cumprimento no momento de sua contratação. Adicionalmente,

são realizados treinamentos anuais, conduzidos pela Diretoria de Recursos Humanos, para atualizar e reforçar entre as nossas pessoas as diretrizes estabelecidas pelo Código.

Conheça aqui o nosso Código de Ética e

Conduta: https://bit.ly/3RHhlh7

Outro documento importante por traçar diretrizes que orientem as boas condutas corporativas é a Política para Transações com Partes Relacionadas.

O documento apresenta os procedimentos a serem seguidos para afastar os colaboradores e administradores de qualquer tipo de relação em que possa haver potencialmente conflitos de interesse, nos quais interesses pessoais se sobreponham ao melhor interesse da Companhia.

Assim, é vedado ao administrador intervir em qualquer operação social em que tiver interesse conflitante com o da Companhia, bem como na deliberação que tomarem os demais administradores a tal respeito.

Nas situações em que as Transações com Partes Relacionadas necessitem de aprovação, a pessoa

envolvida que tenha um potencial conflito de interesses deverá declarar-se impedida, explicando seu envolvimento na transação e fornecendo maiores detalhes, quando solicitado. O impedimento deverá constar da ata da reunião do órgão social que deliberar sobre a transação, e a referida pessoa deverá se afastar das discussões e deliberações.

Caso alguma pessoa em situação potencial de conflito de interesses não manifeste a questão, qualquer outro membro do órgão que tenha conhecimento da situação poderá fazê-lo.

Cumprindo seu compromisso com a transparência e atendendo às disposições do Regulamento de Listagem no Novo Mercado de Governança Corporativa da B3, a Companhia divulga, nas suas demonstrações financeiras, as Transações com Partes Relacionadas, fornecendo detalhes suficientes para a identificação da Parte Relacionada e de todas as condições essenciais relativas às transações.

Conheça a íntegra da nossa Política para Transações com Partes Relacionadas: https://bit.ly/48GkBQA

Canal íntegro

Qualquer denúncia interna ou externa a respeito de eventuais situações e condutas inadequadas e incompatíveis com os padrões éticos exigidos pela Companhia, descritos no Código de Conduta e em suas demais políticas corporativas, pode ser relatada por meio do nosso portal de denúncias.

O canal está disponível pelo site www. canalintegro.com.br/etico e pelo disquedenúncia 0800 5802432, consistindo em uma importante ferramenta para o cumprimento do Código de Ética e do arcabouço de políticas corporativas estabelecido pela Helbor.

Por ser administrado por uma empresa independente e especializada, asseguramos que as denúncias sejam recepcionadas, analisadas e classificadas com a devida isenção. Posteriormente, os relatos são direcionados ao Comitê de Ética da Companhia para devidas investigações e procedimentos de correção.

Não toleramos nenhum tipo de retaliação contra questionamentos ou denúncias de boa-fé. Para tanto, todas as denúncias são tratadas de forma confidencial, independentemente do resultado da apuração.

Gestão de Riscos e Auditoria

GRI 2-24

Contamos com uma Política de Gerenciamento de Riscos, aprovada pelo Conselho de Administração, cujo objetivo é estabelecer quais as diretrizes deverão ser observadas para o devido controle dos riscos inerentes ao nosso modelo de negócio, mantendo-o em níveis desejados.

O documento define uma matriz de risco, por meio da qual identificamos a exposição da Companhia, avaliando medidas apropriadas para mitigar, transferir, aceitar ou eliminar determinado risco.

Também delimita as responsabilidades dos órgãos e indivíduos na organização, para melhor gerir, implementar e monitorar as iniciativas de gerenciamento de riscos e controles internos, formalizando que, para o sucesso do gerenciamento dos riscos, os encarregados de monitorar e fiscalizar os processos operacionais e financeiros devem adotar uma postura preventiva, prospectiva e proativa no controle dos riscos.

Conheça em detalhe a nossa Política de Gerenciamento de Riscos: https://bit.ly/3NRLoQR

1. Identificação dos Riscos

COMO GERENCIAMOS OS RISCOS

Gestão de Riscos

2. Análise e Avaliação dos Riscos

1. Definição dos eventos, externos ou internos, que podem impactar os objetivos da Companhia.

2. Verificação da causa dos eventos, possíveis consequências e a probabilidade de concretização de tais repercussões. Nessa etapa, os riscos são classificados conforme a severidade de seu impacto, considerando potenciais perdas financeiras e a probabilidade de concretização.

3. Definição do tratamento a ser dado ao risco eliminar, mitigar, transferir ou aceitar o risco.

Considera a quantidade e os tipos de riscos que a Companhia está preparada e disposta a assumir e gerenciar para atingir os seus objetivos.

4. Eficácia e adequação dos controles internos para obter

5. Comunicação

4. Monitoramento dos Riscos

informações que proporcionem melhorias contínuas no processo de gerenciamento de riscos.

5. De forma clara e objetiva, comunicar a todas as partes interessadas, os resultados de todas as etapas do processo de gerenciamento de riscos, de forma a contribuir para o entendimento da situação e para a eficácia dos planos de ação.

3. Tratamento dos Riscos

Conheça, a seguir, a estrutura formada por órgãos de governança e áreas dedicadas que, juntos, respondem pelo gerenciamento de riscos da Companhia.

Estratégias e diretrizes

Reporte

Departamento Jurídico

Implementação

Avaliação e fiscalização

Controles internos, riscos corporativos e compliance

Colaboradores Diretoria

Ao Conselho de Administração cabe aprovar as políticas sobre o tema e estabelecer os limites aceitáveis de riscos assumidos pela Companhia. Além disso, fica a cargo do órgão supervisionar a efetividade das estruturas e processos existentes para o melhor desempenho de suas funções.

O Comitê de Auditoria Estatutário, enquanto órgão de assessoramento do Conselho, tem a responsabilidade de acompanhar de perto o funcionamento das estruturas e processos de gerenciamento de risco das areas, além de recomendar ao Conselho de Administração eventuais correções ou aprimoramento das políticas. internas.

Sob responsabilidade da Área de Controles Internos, vinculada operacionalmente à Vice-presidência de Governança Corporativa, cabe a aferição da qualidade e efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança da Companhia. A área se reporta ao Comitê de Auditoria e ao Conselho de Administração, no mínimo trimestralmente e sempre que houver necessidade.

A Área de Auditoria Interna conta com independência operacional e fica responsável por coordenar as funções de controles internos e riscos corporativos, reportando-se diretamente ao Comitê de Auditoria e ao Conselho de Administração.

Ao Departamento Jurídico fica reservada a atribuição de coordenar as atividades de Compliance, reportando diretamente ao Comitê de Auditoria e ao Conselho de Administração.

Conselho de Administração
Área de Controles Internos
Comitê de Auditoria
Área de Auditoria Interna

Segurança e Privacidade de Dados

Os mesmos cuidados que a Helbor adota no desenvolvimento de seus projetos imobiliários, ao buscar estar em conformidade com os principais requisitos legais e boas práticas de mercado, também são considerados quando o assunto é garantir a segurança e a privacidade dos dados de seus públicos de relacionamentos, em especial, os clientes.

Com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), legislação brasileira que regula o tratamento de Dados Pessoais por organizações públicas e privadas visando a assegurar a privacidade e a segurança dos Dados Pessoais dos titulares, foi criada a área de Privacidade e Proteção de Dados da Helbor.

Entre as suas responsabilidades estão o desenvolvimento e a implementação de políticas de governança transparentes, especificando as práticas da Helbor no que

diz respeito a todo o ciclo de tratamento de dados, desde a coleta, armazenamento, processamento, compartilhamento até o descarte de dados pessoais.

Além disso, a área é responsável por conduzir programas de treinamento, que incluem a ambientação de novos colaboradores e treinamentos específicos para as áreas internas.

O objetivo dessas ações é conscientizar sobre as práticas adequadas de proteção de dados, destacando a importância da privacidade e as implicações legais relacionadas ao não cumprimento das regulamentações e legislação.

Buscando a melhoria contínua em seus procedimentos, a Helbor realizou diagnósticos de seus processos, com adoção de um Plano de Ação para adequação de sua operação à LGPD, bem como instituiu um Comitê de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais,

que conta com a participação de lideranças de diversas áreas da Companhia.

Para criar eficiência para o atendimento dos Titulares, a Helbor disponibiliza o Canal de Privacidade, que pode ser acessado pelo e-mail ( privacidade@helbor.com.br), além de um formulário em seu website ( https:// www.helbor.com.br/canal-de-privacidadee-protecao-de-dados/formulario-deconsentimento), no qual o Titular pode exercer os seus direitos previstos na LGPD.

Durante o ano de 2023, foram recebidas 64 requisições de titulares. No mesmo período, não foram registradas queixas ou questionamentos por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) nem a existência de Incidentes de Segurança em virtude de ataques ou furtos de dados de seus clientes.

Relação com Investidores

Por ser uma Companhia de capital aberto, listada na B3, e para atender à exigência instituída pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Helbor mantém uma área dedicada ao Relacionamento com Investidores (RI).

Seu objetivo é gerenciar adequadamente as expectativas do mercado de capitais e construir a credibilidade da Companhia. Para tanto, mantém um suporte contínuo aos investidores, seguindo princípios de transparência, equidade e prontidão na divulgação de informações.

Finalizamos o ano de 2023 com aproximadamente 28 mil acionistas.

Trimestralmente, por meio da área de RI, a Companhia presta conta a seus investidores sobre os desempenhos financeiro e operacional da organização e, anualmente, acerca de seu desempenho ESG. Além disso, outras comunicações com foco no mercado também são produzidas, como a divulgação de fatos relevantes.

Os relatórios de desempenho e demais comunicações com o mercado são disponibilizados pelo website https://ri.helbor.com.br/. O endereço eletrônico ainda serve como depositório de informações sobre a Governança Corporativa, contendo, entre outros documentos, as políticas corporativas vigentes.

Por meio do mesmo site, investidores e outros públicos podem consultar cotação das ações em tempo real, informar-se sobre datas importantes do calendário de eventos corporativos, além de falar diretamente com a área de Relacionamento com Investidores.

Para garantir um atendimento de boa qualidade, o time de RI é composto por profissionais especializados e multidisciplinares, que atuam com proximidade às demais áreas da Helbor. Essa interlocução direta permite que a área de RI se muna das melhores informações sobre a condução dos negócios no dia a dia para poder comunicá-las de forma efetiva.

Além das tarefas descritas, a área de RI da Helbor atua como porta-voz da Companhia

na comunicação com a imprensa ou com os acionistas, colabora com o parecer de analistas de investimentos, lida com a reação do público diante de crises internas e externas, atua no sentido de manutenção dos interesses de todos os acionistas de forma igualitária, dentre outras atividades.

Governança de Sustentabilidade

Os direcionadores da estratégia de sustentabilidade da Helbor estão formalizados em sua Política ESG, aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia.

O documento permitiu à Companhia definir com clareza os objetivos e as prioridades de sua agenda de promoção de desenvolvimento sustentável, ao determinar quais parâmetros devem ser observados por seus administradores e colaboradores durante as tomadas de decisão referentes a aspectos sociais, ambientais e de governança. As cinco prioridades são:

Promoção da cultura ESG

Foco no cliente

Adoção de práticas e melhorias

constantes na gestão dos pilares ESG

Engajamento com as partes relacionadas

Como a política estabelece que as responsabilidades por sua implementação são difusas, fica a cargo de todos os órgãos de governança e colaboradores buscar, dentro de suas atribuições e funções, compatibilizar as suas práticas cotidianas ao atendimento de uma agenda de comprometimento com a condução ética do negócio e de atenção às responsabilidades socioambientais, mitigando impactos negativos e ampliando a geração de valor aos públicos da Companhia.

Conheça em detalhe a nossa Política ESG: https://bit.ly/4avATN1

Para organizar as ações, contamos com uma Vice-Presidência de Governança Corporativa que, além de assegurar a efetividade dos controles internos, também responde pela implementação de uma série de aprofundamentos na agenda ESG da Companhia. Entre suas atribuições está propor ações e definir estratégias para melhorar a performance dos aspectos socioambientais e de governança que permeiam os negócios.

Em 2022, a Diretoria de Governança Corporativa criou os Comitês Internos temáticos e, em 2023, após algumas reformulações, permaneceram em atividade os Comitês de ESG, Ética e Pessoas, LGPD e Financeiro. Os encontros aconteceram com periodicidade variável e contaram com a participação dos Diretores, de acordo com os temas pertinentes.

O objetivo desses Comitês é ampliar a integração entre as diferentes áreas, buscando discutir e desdobrar iniciativas que ampliem a geração de valor da Companhia. Ações importantes para incrementar a agenda ESG da Helbor, como o projeto Incorporando Conhecimento (saiba mais na página 47) e a decisão de certificar todos os empreendimentos e se tornar Empreendedor AQUA (saiba mais na página 54), são exemplos de iniciativas que nasceram no âmbito das discussões dos Comitês e foram executadas ao longo do ano.

Compromissos da alta direção

ADESÃO AO PACTO GLOBAL DA

ONU NO BRASIL

GRI 2-23

O Pacto Global da ONU no Brasil é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

Por meio dessa iniciativa, firmamos o compromisso de integrar às nossas estratégias de negócio e operações diárias os 10 Princípios do Pacto, que envolvem as áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Avançando nesse compromisso, disponibilizamos e divulgamos a todos os colaboradores os cursos online que o Pacto Global da ONU oferece aos seus filiados. Dentre os cursos de temas ESG, estão disponíveis: Direitos Humanos; Trabalho Decente; Igualdade de Gênero; Mudança Climática e Meio Ambiente; Governança e Anticorrupção; Integração dos ODS.

Para saber mais sobre o Pacto Global da ONU no Brasil, acesse: https://www. pactoglobal.org.br/no-brasil

OS 10 PRINCÍPIOS DO PACTO GLOBAL

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2. Assegurar-se de sua não participação em violações desses direitos.

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

5. A abolição efetiva do trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no emprego.

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Materialidade

Para apoiar a governança de sustentabilidade e direcionar de forma mais assertiva os trabalhos, em concordância com as expectativas de nossos públicos de relacionamento, em 2022, elaboramos a nossa Matriz de Materialidade, que permitiu a identificação dos temas ambientais, sociais e de governança mais importantes para o nosso modelo de negócio e estratégia de geração de valor.

Durante o processo, foram consultados diversos stakeholders da Companhia, entre eles: acionistas, clientes, colaboradores, construtoras, diretores executivos, corretores, instituições financeiras, parceiras de negócios e concorrentes (saiba como a Companhia busca se engajar junto a seus principais públicos, na página 43).

Stakeholders consultados:

» Acionistas

» Clientes

» Colaboradores

» Construtoras

» Diretores executivos

» Corretores

» Instituições financeiras

» Parceiros de Negócios

» Concorrentes

O processo foi conduzido em quatro etapas:

1. Avaliação do cenário

estratégico

Pares + mecanismos de mercado

2. Consulta aos stakeholders

Verificação dos temas que os nossos pares identificaram como sendo materiais para a sua estratégia ESG, além do levantamento dos temas considerados relevantes para o setor imobiliário, por mecanismos de mercado e investidores, com foco em sustentabilidade.

3. Geração da matriz

Cenário estratégico + Consulta aos stakeholders

4. Definição dos tópicos e temas mais relevantes

Consulta online aos nossos principais stakeholders, para priorização dos temas referentes ao seu impacto e importância para a nossa gestão, conforme sua visão, interesse e perspectiva.

Ao todo, contamos com 177 participações de representantes de nove grupos de interesse internos e externos.

Ao final da consulta, construímos uma matriz com as informações obtidas nas primeiras etapas, cruzando os temas mais importantes, de acordo com a visão estratégica (pares e mecanismos de mercado) e a visão dos stakeholders (consulta online).

Chegamos a 12 tópicos considerados materiais para o nosso negócio que, em seguida, foram organizados em seis temas materiais, conforme a afinidade e relação, concluindo todo o processo da materialidade.

Temas Materiais Tópicos Materiais ODS

Gestão de resíduos

Impactos ambientais da operação

Construção responsável

Gestão do uso da água

Gestão do uso de energia

Avaliação ambiental de fornecedores

Boas práticas trabalhistas na cadeia de fornecedores

Atração e retenção de talentos

Desenvolvimento e engajamento dos colaboradores

Condução ética

Treinamento e educação

Diversidade, igualdade e não discriminação

Estrutura de governança para a conformidade

Ética e combate à corrupção

Impactos sociais dos empreendimentos

Qualidade e segurança dos empreendimentos

Apoio ao desenvolvimento social

Segurança dos empreendimentos

Engajamento com Stakeholders

GRI 2-29

Buscamos continuamente a proximidade com os nossos públicos de relacionamento. A seguir, apresentemos como os relacionamentos com os diversos

stakeholders da Companhia acontece:

Tipo de público Grupo de stakeholder Forma de relacionamento/engajamento

Construtoras

Parceiros de negócios

Instituições financeiras

Órgãos reguladores

Imprensa

Públicos Externos

Associações e entidades de classe

Comunidade

Clientes

Acionistas

Instituições beneficiadas por ações

de responsabilidade social da Companhia

Comunicação voltada a fechar acordos e ao aproveitamento de oportunidades de negócio. Os contratos celebrados entre as partes podem ser propostos tanto pelo stakeholder, que oferece os seus serviços, bem como pela Helbor, para suprir uma necessidade própria dos seus negócios.

São contatos que partem mais do stakeholder, principalmente com relação à imprensa, para pedido de entrevistas com os executivos da Companhia. Junto aos órgãos reguladores, a comunicação parte da Helbor para a viabilização dos seus empreendimentos, buscando estar em conformidade com todo o regramento disponível que discipline suas atividades.

Estabelecemos, além de um contato profissional, um relacionamento mais personalizado, que ocorre junto aos departamentos de Relacionamento com o Cliente e Relação com Investidores. Nesses casos, o contato parte mais dos stakeholders do que da Helbor, que está sempre disposta a ouvir o que esse grupo tem a dizer, sejam pedidos de informação, renegociação, informações financeiras da Companhia, reclamações, entre outros.

Tipo de público Grupo de stakeholder Forma de relacionamento/engajamento

Públicos Externos Concorrentes

Públicos Internos

O contato formal entre Helbor e esse stakeholder acontece, na maioria das vezes, em eventos organizados pelo SECOVI, nos quais existe uma troca de ideias e informações sobre o mercado imobiliário. Também ocorre pontualmente para tratar de alguma negociação de terreno, por exemplo.

Colaboradores O contato da Companhia é diário, visando a manter um ambiente harmônico e ajustado à cultura e aos objetivos da empresa. Anualmente, é realizada a Avaliação 360, na qual líderes e liderados fazem uma autoavaliação e uma avaliação entre si, buscando melhorar certos pontos no relacionamento das equipes.

Conselheiros

Diretores Executivos

Corretores

As reuniões de Conselho acontecem no mínimo quatro vezes ao ano, sendo que o contato entre Conselho e Diretoria Executiva é mais constante que isso.

Os corretores, apesar de não serem diretamente funcionários Helbor, são de corretoras parceiras, recebendo apoio e informações necessárias da Companhia, para conseguirem desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Capítulo 3

Impacto Social

ODS Temas Materiais
Impactos Sociais dos Empredimentos

Estratégia de Impacto Social

Adotamos uma estratégia de impacto social pautada pelo respeito às comunidades e que tenha o potencial de promover o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento local urbano.

Sua implementação envolve o cumprimento dos normativos disponíveis que compatibilizam os interesses corporativos com os interesses sociais. Dessa forma, atuamos em parceria com as construtoras locais, em observância a todos os requisitos que regem a boa convivência e a harmonia com a vizinhança, procurando dimensionar previamente os impactos dos nossos projetos, mitigando os eventuais efeitos sobre a dinâmica das cidades.

Adicionalmente, como forma de ampliar a geração de valor para as pessoas e suas comunidades, a nossa estratégia de impacto social também prevê importantes parcerias, além do desenvolvimento de iniciativas e ações próprias ou incentivadas, que se relacionem preferencialmente com o nosso modelo de negócio e que impactem de forma positiva a população dos municípios em que incorporamos e desenvolvemos projetos imobiliários.

Em 2023, demos um passo adiante nesse sentido ao lançar um programa que conversa diretamente com a nossa forma de atuação – o Incorporando Conhecimento, com uma pegada educacional, focado nos colaboradores dos canteiros de obras.

No último ano, também passamos a apoiar projetos e ações sociais por meio de leis de incentivos fiscais, além de termos mantido e impulsionado

uma agenda de campanhas de arrecadação de alimentos e outros itens para doação, executada no âmbito das ações de voluntariado da Companhia (saiba mais sobre as ações de voluntariado da Companhia na página 79).

A seguir, conheça mais detalhes sobre o Projeto Incorporando Conhecimento e as ações apoiadas via lei de incentivo.

ESTRATÉGIA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS PESSOAS E SUAS COMUNIDADES

Desenvolvimento sustentável

Estimulo ao comércio local

Melhoria na infraestrutura

Aumento da arrecadação de impostos

Apoio a iniciativas socioambientais nos canteiros

Desenvolvimento urbano

Habitação

Doações a entidades

Geração de empregos

Parcerias com construtoras locais

Projeto Incorporando Conhecimento

No segundo semestre de 2023, iniciamos o projeto Incorporando Conhecimento. A iniciativa, que surgiu de discussões no âmbito do Comitê ESG e foi aprovada pela Diretoria de Governança Corporativa, marca o aprofundamento da nossa agenda ESG, ao ampliar o impacto positivo nos canteiros e aproximar a Companhia dos trabalhadores envolvidos diretamente nas obras dos nossos empreendimentos.

Sua implementação ocorreu graças a uma parceria entre a Helbor e o Instituto Alicerce, organização especializada em gerar valor e transformar vidas por meio da educação, que trouxe para o Brasil um modelo inovador de aprendizagem. A metodologia, além de desenvolver conhecimentos específicos como leitura, português e matemática, ainda busca promover competências emocionais e sociais fundamentais para o crescimento e integração social dos alunos.

O método utilizado ainda permite a análise e o acompanhamento de toda a jornada de aprendizado, com análises bimestrais nas quais

são verificados os avanços frente aos objetivos traçados, permitindo ajustes e correções de rota sempre que necessário.

O Instituto Alicerce que, assim como a Helbor, é signatário do Pacto Global das Nações Unidas (saiba mais na página 40), contribuiu com a educação de mais de 25 mil pessoas ao longo de sua atuação e já apoiou mais de 200 empresas na missão de levar educação de qualidade a quem mais precisa.

A parceria com a Helbor prevê a oferta de aulas presenciais para os trabalhadores das obras, ministradas entre duas e três vezes por semana. As aulas acontecem no formato presencial, nos canteiros, e a duração pode variar de 1h30 a 2h15.

A Helbor, em parceria com as construtoras, estimula a participação dos trabalhadores no projeto ao garantir que 1 hora de suas jornadas diárias de trabalho sejam reservadas ao acompanhamento das aulas e, em contrapartida, o participante se compromete a dedicar mais um tempo após o término de seu expediente.

Confira, a seguir, as principais atividades e responsabilidades que a Helbor e o Instituto Alicerce desempenham no projeto:

Captar os trabalhadores interessados a serem beneficiados com o projeto.

Oferecer o espaço para realização das aulas.

Apoiar o processo de matrículas dos participantes, fornecendo documentos e informações necessárias.

Divulgar o projeto e incentivar a participação dos colaboradores.

Avaliar periodicamente os resultados do Programa, em parceria com a equipe Alicerce.

Acolher e sensibilizar os alunos para ingresso e participação nos cursos.

Fornecer orientadores devidamente capacitados para a mediação com os alunos.

Fornecer equipe técnica-pedagógica para acompanhamento do programa.

Adaptar o espaço físico para o modelo de sala de aula Alicerce.

Fornecer material didático físico e mobiliários à sala de aula.

Acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, além de emitir semestralmente o relatório de desenvolvimento dos alunos para a empresa.

Emitir certificados aos participantes concluintes dos cursos.

O empreendimento escolhido para o lançamento do piloto do projeto “Incorporando Conhecimento” foi o Patteo São Bernardo, localizado no município de São Bernardo do Campo (SP). Ao todo, 14 trabalhadores participaram do ciclo de quatro meses da iniciativa.

Tornamos o programa social obrigatório para as novas obras, com a inclusão de cláusulas nos contratos com as construtoras prevendo a sua realização. O projeto pode acontecer em parceria com o Instituto Alicerce ou com outra instituição educacional cujo escopo das atividades tenha foco similar e seja previamente aprovado pela Helbor.

A expectativa é que, em 2024, a quantidade de canteiros de obras com aulas ministradas seja ampliada, e, consequentemente, o potencial do projeto em gerar valor para os trabalhadores das obras.

Investimento Social

Além do lançamento do Projeto Incorporando Conhecimento, no último ano também passamos a apoiar projetos e ações sociais por meio de leis de incentivos fiscais. O objetivo é identificar e potencializar iniciativas sociais nos municípios onde atuamos.

Em 2023, apoiamos iniciativas que fazem parte do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (PROMAC) da cidade de São Paulo (SP), cujo foco é incentivar ações culturais e artísticas por meio da renúncia de até 20% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Por meio dessas renúncias, a Helbor investiu o valor máximo permitido pelo incentivo em suas ações de impacto social.

A seguir, conheça os projetos incentivados no último ano:

Jardins Comestíveis

O Jardins Comestíveis é um programa da associação global Dia da Terra que desenvolve projetos de redução de impacto dentro da premissa “Todo dia é dia da Terra”.

Por meio da união entre a permacultura e a Land Art, o Jardins Comestíveis tem seu projetopiloto localizado em Guaianazes, zona leste de São Paulo (SP). Ele atua na transformação de paisagens e da relação de moradores com o seu entorno, transformando parques, áreas inativas ou degradadas, usando plantas comestíveis e o cultivo da terra como matéria-prima.

Ajustado a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como “Fome zero e agricultura sustentável”, “Cidades e comunidades sustentáveis” e “Ação contra a mudança global do clima”, o programa se baseia nos pilares ESG quando desenvolve as vivências e oficinas com a comunidade do entorno. Entre os temas abordados estão gestão de resíduos, respeito ao ciclo da terra, inclusão social, segurança alimentar, prestação de contas, entre outros.

Saiba mais sobre o projeto Jardins Comestíveis em https://diadaterra.org/jardins-comestiveis/

Orquestra Locomotiva

A iniciativa, desenvolvida há mais de 15 anos, atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, inclusive PcDs, por meio do ensino e da prática coletiva da música. Ajustado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o “Educação de qualidade” e o “Redução das desigualdades”, o projeto atende diariamente 600 alunos no contraturno escolar e adota uma metodologia prática e inovadora, que proporciona ao aluno tocar uma música após uma semana de projeto.

Saiba mais sobre a Orquestra Locomotiva em https://www.projetolocomotiva.org/.

Capítulo 4

Gestão Ambiental

ODS
Temas Materiais
Impactos Ambientais da Operação
Qualidade e Segurança dos Empreendimentos

Estratégia Ambiental

Na Helbor, excelência e qualidade dos projetos envolvem também a atenção aos aspectos ambientais inerentes à incorporação e ao desenvolvimento dos nossos empreendimentos.

Dessa maneira, queremos entregar aos futuros beneficiários e às cidades, projetos inovadores, que tenham como marca a ecoeficiência.

Formalizamos esse compromisso em nossa política ESG, a qual estabelece como diretrizes minimizar o impacto ambiental das operações, por meio de iniciativas de redução, reutilização e reciclagem de recursos naturais. O documento ainda prevê que a Companhia deve atuar como indutora de boas práticas ambientais ao longo de toda a sua cadeia de valor, estimulando a adoção de práticas sustentáveis, desde a concepção de um empreendimento até a sua entrega.

Dessa maneira, garantimos que os nossos projetos estejam em conformidade com as regulamentações ambientais disponíveis e contribuímos diretamente para reduzir os riscos ambientais atrelados, reforçando uma imagem positiva da empresa junto à sociedade e aos demais stakeholders.

GRI 3-3 | 302-4 | SASB IF-EN-160a.2

A seguir, apresentamos os principais procedimentos, mecanismos e ferramentas que garantem a adequação dos nossos projetos aos padrões ambientais, sejam eles definidos pelos órgãos reguladores, ou reconhecidos pelo mercado como boas práticas a serem seguidas.

ANÁLISE PRELIMINAR DE VIABILIDADE AMBIENTAL

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) E RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)

LICENCIAMENTO AMBIENTAL GESTÃO DE RESÍDUOS

Realização de estudos preliminares para avaliar a viabilidade ambiental do local escolhido para o empreendimento.

Identificação de possíveis riscos ambientais, como áreas de preservação permanente, ecossistemas sensíveis, fauna e flora locais, entre outros.

Caso seja necessário, realizamos a elaboração de um EIA, seguida por um RIMA, para empreendimentos de grande porte, como, por exemplo, para o projeto Plano Urbanístico Reserva da Serra do Itapety, no qual está inserido o empreendimento Fazenda Itapety. Esses documentos detalham os impactos ambientais previstos, medidas mitigadoras e compensatórias, além de alternativas analisadas.

Submissão dos documentos necessários para obtenção do licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes.

Cumprimento das condicionantes estabelecidas pelos órgãos ambientais para a concessão do licenciamento.

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

GESTÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) E RESERVAS LEGAIS

Desenvolvimento de planos de gestão de resíduos sólidos gerados durante a construção e operação do empreendimento.

Implementação de práticas para redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

Avaliação e monitoramento do consumo de água no empreendimento.

Implementação de práticas para redução do consumo e manejo sustentável dos recursos hídricos.

Implementação de práticas para redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

Respeito às legislações referentes a APP e Reserva Legal.

Implementação de medidas de preservação, recuperação e manutenção dessas áreas.

MONITORAMENTO AMBIENTAL

AUDITORIAS AMBIENTAIS

Estabelecimento de programas de monitoramento ambiental para avaliar continuamente os impactos do empreendimento.

Adoção de ações corretivas em caso de desvios ou impactos não previstos.

Realização de auditorias periódicas para avaliar o desempenho ambiental e a conformidade com os requisitos legais.

Adoção de ações corretivas em caso de desvios ou impactos não previstos.

Empreendedor AQUA

Parte fundamental da nossa estratégia ambiental é o desenvolvimento de projetos certificados, que tenham sido submetidos a avaliações contínuas realizadas de forma independente, capazes de atestar que, em todas as etapas do seu ciclo de execução, uma série de aspectos ambientais e sociais foram incorporados, visando a mitigar impactos e assegurar a ecoeficiência.

Em 2023, a Helbor iniciou o processo para se tornar Empreendedor AQUA e, com o apoio da consultoria ProActive e, após auditoria e aprovação da Fundação Vanzolini, empresa responsável pela aplicação do selo AQUA-HQE no Brasil, a Companhia obteve essa importante certificação internacional no início do ano de 2024.

A partir disso, todos os novos lançamentos residenciais com gestão Helbor, serão submetidos ao processo de certificação AQUA-HQE, que inclui a validação de critérios ambientais e sociais abarcados em cada fase do empreendimento, desde a fase de pré-projeto, passando pela construção, até o término da execução da obra.

Com isso, a Companhia demonstra seu compromisso em estabelecer, dentro de sua estrutura, uma gestão sustentável, primando pela excelência e a atenção a critérios socioambientais em todos os aspectos dos seus empreendimentos.

O que é o Selo de Empreendedor AQUA?

O selo de Empreendedor AQUA é uma distinção concedida a empresas que se destacam por suas

práticas de construção sustentável. A sigla AQUA representa “Alta Qualidade Ambiental”, e sua conquista significa que atingimos os mais altos padrões de desempenho ambiental e conforto em nossos empreendimentos.

No processo de certificação AQUA-HQE, o empreendimento passa por três auditorias, uma em cada fase do projeto (Pré-projeto, Projeto e Execução).

Para alcançar a certificação, os empreendimentos precisam atender aos critérios definidos em 14 categorias, abordando aspectos de sustentabilidade, bem-estar e eficiência no aproveitamento de recursos naturais, como água e energia.

Empreendedor AQUA

FASE PRÉ-PROJETO

Nesta etapa, nossa equipe trabalha em estreita colaboração com consultores especializados para identificar oportunidades de implementação de estratégias sustentáveis desde o início do processo de planejamento. Analisamos cuidadosamente o terreno, consideramos alternativas de design e selecionamos tecnologias ecoeficientes para garantir que nossos empreendimentos sejam ambientalmente responsáveis desde o princípio.

FASE PROJETO

Durante esta fase crucial, dedicamos esforços para integrar soluções sustentáveis em todos os aspectos do projeto, desde a arquitetura até os sistemas de energia e água. Colaboramos com arquitetos, engenheiros e consultores ambientais para desenvolver planos detalhados que priorizem a eficiência energética, a qualidade do ar interno e a minimização do impacto ambiental.

FASE EXECUÇÃO

A etapa final da certificação ocorre quando a obra está concluída, porém ainda não foi entregue ao cliente final. Nesse momento, é possível verificar se as soluções propostas no projeto foram de fato implementadas e se o edifício construído alcançou o desempenho ambiental esperado.

Mesmo antes da certificação, os projetos Helbor já eram concebidos com um olhar especial para questões de ecoeficiência. Com a decisão de buscar a certificação, foi necessário adaptar pontualmente alguns dos processos internos, a fim de garantir a formalização e a documentação necessárias para validação das etapas, em conformidade com os requisitos impostos pela certificadora.

O destaque nesse período de conquista do selo Empreendedor AQUA foi o lançamento do empreendimento certificado, no momento, até a fase pré-projeto, Helbor Open Mind (saiba mais na página 58). Idealizado para consumir menos recursos, esse empreendimento simboliza o início da nova estratégia ambiental da Companhia.

Empreendedor AQUA

Benefícios aos stakeholders da Companhia

A obtenção do selo de Empreendedor AQUA não apenas valida nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também gera benefícios tangíveis para a nossa Companhia, nossos clientes, a comunidade local e nossos acionistas, tais como:

Para os Clientes

Qualidade de Vida: Nossos clientes desfrutam de empreendimentos que priorizam o conforto, a saúde e o bemestar, proporcionando ambientes internos saudáveis, eficiência energética e redução dos custos de manutenção.

Valorização do Investimento: Os imóveis certificados AQUA-HQE tendem a ser mais valorizados no mercado, proporcionando retorno financeiro aos compradores a longo prazo.

Para a Vizinhança

Impacto Ambiental Reduzido: Nossos empreendimentos contribuem para a melhoria do ambiente local, reduzindo a poluição, o consumo de recursos naturais e os resíduos gerados.

Desenvolvimento Sustentável: Ao adotar práticas de construção sustentável, ajudamos a promover o desenvolvimento sustentável da comunidade local, criando espaços mais verdes, saudáveis e resilientes.

Para os Acionistas

Retorno Sustentável: A certificação AQUAHQE demonstra nosso compromisso em gerar valor não apenas financeiro, mas também social e ambiental para nossos acionistas, proporcionando um retorno sustentável sobre o investimento.

Gestão de Riscos: Investir em empreendimentos certificados AQUAHQE reduz os riscos associados a regulamentações ambientais e mudanças climáticas, protegendo o valor dos investimentos dos acionistas.

Empreendimentos com a Certificação Aqua

Helbor Dual

Patteo Mogilar

» Lançamento: 2012

» Entrega: 2016

» Localização: Mogi das Cruzes (SP)

» Segmento: Comercial

Helbor Life Club

Patteo Mogilar

» Lançamento: 2013

» Entrega: 2017

» Localização: Mogi das Cruzes (SP)

» Segmento: Residencial

My Helbor

Patteo Mogilar

» Lançamento: 2012

» Entrega: 2016

» Localização: Mogi das Cruzes (SP)

» Segmento: Residencial

NeoLink Office, Mall & Stay

» Lançamento: 2013

» Entrega: 2017

» Localização: Rio de Janeiro (RJ)

» Segmento: Comercial

Helbor Passeo

Patteo Mogilar

» Lançamento: 2019

» Entrega: 2024

» Localização: Mogi das Cruzes (SP)

» Segmento: Residencial

EM PROCESSO

DE OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO AQUA

Helbor Open Mind

O empreendimento é um dos principais lançamentos da Companhia quando falamos de atendimento aos altos padrões ambientais. Seguindo um conceito de gentileza urbana, o Helbor Open Mind cria espaços visando o bem-estar, a harmonia e a interação entre as cidades e as pessoas. Essa proposta de gentileza urbana também prevê inclusão, por meio da implantação de recursos de acessibilidade, como rampas e elevadores, e recursos de sustentabilidade, com o uso de sistemas eco-friendly, como a captação da água da chuva.

O empreendimento já recebeu o selo AQUA-HQE na fase de Pré-projeto no início de 2024, referente a concepção da torre de uso residencial. Além disso, o complexo de residências será auditado nas fases de Projeto e Execução, para receber o selo AQUAHQE completo (referente ao uso residencial do empreendimento).

» Lançamento: 2023

» Entrega: Previsão para Outubro/2026

» Localização: São Paulo (SP)

» Segmento: Misto (Residencial e Comercial)

Fazenda Itapety

» Lançamento: 2022

» Entrega: Previsão para Maio/2025

» Localização: Mogi das Cruzes (SP)

» Segmento: Residencial

Saiba mais detalhes deste empreendimento na página 63.

Reabilitação de Terrenos

Quando adquirimos um terreno para o desenvolvimento, muitas vezes é preciso que a área seja alvo de um importante trabalho de recuperação ambiental e descontaminação antes do início da execução dos projetos.

Ao reabilitar os terrenos que adquirimos, estamos colaborando para:

• A conformidade ambiental de projetos e obras, ao atender aos requisitos legais disponíveis que disciplinam e orientam as práticas de recuperação e descontaminação de áreas;

• A reabilitação dos ecossistemas, visando à recuperação de suas capacidades naturais de funcionamento;

• Melhoria nas paisagens urbanas, proporcionando à sociedade ganhos estéticos e ambientais importantes;

• Garantia da segurança às comunidades e aos clientes, ao cessar um impacto ambiental com potencial de afetar sua saúde e integridade.

Esse trabalho é uma das formas pelas quais a Companhia acredita contribuir com a geração de valor para as cidades e para o meio ambiente. Assim, ao reabilitar terrenos com considerável passivo ambiental, a Helbor contribui para promoção de espaços urbanos mais seguros e agradáveis, para que possam ser aproveitados de forma plena pelas pessoas.

Para conduzir os trabalhos em conformidade com normas técnicas disponíveis, contamos com a parceria de consultorias ambientais especializadas em recuperação de áreas degradadas, responsáveis por realizar as investigações e propor as medidas necessárias para a reabilitação dos terrenos.

Nesse processo, são seguidos normativos, como a Decisão de Diretoria n.º 038/2017/C, de 7 de fevereiro de 2017, que regula o “Procedimento para a Proteção da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas”, abrangendo todas as ações relacionadas ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

O monitoramento da efetividade das medidas de remediação é realizado periodicamente por uma consultoria parceira, que emite relatórios submetidos à aprovação pela Cetesb.

No caso de terrenos localizados em São Paulo, as medidas adotadas são posteriormente submetidas ao aval da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que realiza a avaliação e emite parecer sobre sua eficácia, decidindo pela aprovação ou não das ações de remediação.

A Helbor, desde 2015, contribuiu para a reabilitação de 26 áreas que, em conjunto, somam mais de 264 mil m², o que equivale a quase 24 campos de futebol. Nosso objetivo é que, nos próximos anos, mais 10 áreas, com quase 110 mil m², passem por esse processo, tendo planos de intervenção aprovados e implementados.

*Ainda não lançamos este empreendimento.

* Cetesb já aprovou o Plano de Intervenção. ** Até dezembro de 2023.

A reabilitação do terreno do empreendimento Helbor Open Mind

O Helbor Open Mind é um dos empreendimentos da Companhia em que as condições do terreno demandaram um trabalho de reabilitação antes da execução do projeto.

A técnica inovadora empregada foi a remediação termal, que envolve o uso do calor para eliminar ou reduzir a concentração de poluentes em água subterrânea e solos contaminados.

Existem várias técnicas de remediação termal, cada uma adequada para cenários específicos de contaminação.

No caso do Helbor Open Mind, contratamos a empresa especializada em reabilitação de terrenos, BTX, para realizar o trabalho de descontaminação do solo. A técnica utilizada foi a Remediação por Condutividade

Elétrica (ERH — Electrical Resistance Heating), que utiliza correntes elétricas para aquecer o solo contaminado. A energia elétrica é introduzida em subsuperfície através de eletrodos, e a resistência da matriz do solo ao fluxo de eletricidade entre os eletrodos aquece o meio, promovendo a geração de vapor.

Esse tipo de tecnologia apresenta como vantagem uma melhor eficiência no consumo energético, bem como o aquecimento uniforme resultante na área de tratamento.

Uso de eletrodos introduzidos na superfície para aquecer o solo contaminado.

Fazenda Itapety

O empreendimento Fazenda Itapety se consolidou como o principal case ambiental da Companhia, destacando-se por sua localização privilegiada, aos pés da Serra do Itapeti, no município de Mogi das Cruzes (SP), e por contar com uma riqueza ecológica singular oferecida pela região.

O empreendimento se notabiliza por seu conceito que alia convivência com preservação e cuidados ambientais importantes para a manutenção da área. A ideia é que os moradores possam usufruir de toda a riqueza natural disponível na região, de uma forma harmônica e integrada, ao mesmo tempo em que possuem acesso fácil e rápido a serviços urbanos que somente os grandes centros podem oferecer.

O projeto faz parte do “Plano Urbanístico Reserva da Serra do Itapety”, que abrange uma área de 10 milhões de m². Uma parcela de 44% do terreno compõe a Reserva de Patrimônio Natural (RPPN) Botujuru ― Serra do Itapety, destinada exclusivamente à preservação perpétua da vegetação, servindo de abrigo a diversas espécies de animais típicos da região.

A criação da Reserva é um dos condicionantes à viabilização do empreendimento, prevista no licenciamento da área, e sua concepção visa a manter os importantes serviços ambientais prestados pelo ecossistema da região.

O processo de licenciamento do empreendimento foi realizado ao longo de 15 anos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e instrumentalizado por meio de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), atestando sua viabilidade ambiental.

Nos estudos que embasaram o licenciamento ambiental, foi definida uma série de cuidados que deveriam ser observados para que o projeto pudesse sair do papel e atingir seu objetivo como um empreendimento sustentável.

À Companhia, além da criação da RPPN, também ficaram previstas:

• A preservação integral das várzeas do Rio Tietê e do Ribeirão Botujuru;

• A manutenção de Corredores de Fauna interligando a Serra do Itapety ao Ribeirão Botujuru e à Area de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê;

• A implementação do Plano de Manejo da Fauna Manutenção das espécies residentes/aumento populacional;

• A manutenção da paisagem de Mogi das Cruzes; e

• A minimização da movimentação de terra e balanço das massas dentro da gleba (equilíbrio entre corte e aterro).

Para apoiar o controle, o monitoramento e a mitigação de possíveis impactos ambientais decorrentes do empreendimento, foram propostos diversos Programas Ambientais. Esses Programas são executados gradativamente, de acordo com as etapas do projeto e, uma vez iniciados, todos eles permanecerão ativos até que o Plano Urbanístico tenha as suas 13 etapas finalizadas.

A efetividade dos programas ambientais é acompanhada com o apoio de consultoria especializada em serviços ambientais, que realiza a avaliação de parâmetros como águas superficiais e subterrâneas, flora e fauna, gerando, semanalmente, relatórios de monitoramento.

Seus resultados são compilados em relatórios semestrais e protocolados junto a Cetesb. Além disso, informamos ao Ministério Público, no mesmo intervalo de tempo, o andamento da implementação dos programas ambientais e o estágio das obras.

Prêmio Master Imobiliário 2023

O empreendimento Fazenda Itapety garantiu a Helbor a conquista do seu 12.º Prêmio Master.

O case premiado, chamado “Ecovanguarda no maior projeto urbano da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)”, foi destaque na categoria Profissional — Soluções Urbanísticas ao enfatizar a integração do projeto com a preservação.

A premiação reconheceu todo o trabalho realizado ao longo dos anos com foco na responsabilidade ambiental, que incluiu as iniciativas em parceria com o Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano, para o mapeamento de fauna e flora, além da obtenção do selo AQUAHQE, que atesta os aspectos de sustentabilidade do empreendimento.

Programas Ambientais

Plano Urbanístico Reserva da Serra do Itapety

Programas voltados à preservação do patrimônio natural e arqueológico

Programas voltados à educação ambiental

Programa de Criação do Parque Linear do Ribeirão Botujuru

Programa de Manejo Florestal de APP e Criação de Corredores Ecológicos

Programa de Educação

Ambiental e Capacitação de Mão-de-Obra

Programa de Criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

Programa de Monitoramento da Fauna

Programa de Educação e Conscientização Ambiental dos Trabalhadores, Funcionários e Moradores

Programa de Monitoramento da Flora

Programas voltados à regulação das obras e mitigação dos seus impactos

Programas voltados à remediação de impactos provocados pela ocupação e urbanização futuras

Programa de Controle e Monitoramento

Ambiental das Obras

Programa de Comunicação Social

Programa de Controle das Interferências com o Tráfego e com a Segurança da População

Monitoramento das Obras Realizadas

Programa de Salvamento de Epífitas

Monitoramento das Águas Subterrâneas

Programa de Mitigação de Impactos sobre o Patrimônio Arqueológico

Programas voltados a orientar as mudanças na paisagem para a abertura dos lotes

Programa de Supressão e Compensação da vegetação

Programa de Reequacionamento do Sistema Viário e serviços de transporte coletivo no setor leste

Programa de Compensação

Programa de arborização urbana

Programa de Recomposição das Áreas Afetadas

Gestão da Água

As atividades que envolvem a incorporação de imóveis, normalmente desenvolvidas em escritório, não apresentam grandes impactos relacionados à água, uma vez que não envolvem o consumo de grandes volumes, a utilização de produtos com alto teor químico ou infectante, ou a realização de operações em áreas de estresse hídrico.

Nesse caso, a água é utilizada para o abastecimento dos prédios administrativos, sendo consumida em atividades cotidianas, como higienização, consumo pelos colaboradores e para fins sanitários.

Ainda assim, a Companhia influencia e orienta os seus colaboradores sobre o uso adequado deste recurso por meio de comunicações disparadas pelos canais internos.

Todo o volume utilizado vem do abastecimento municipal pela concessionária de água e esgoto, que também é responsável por receber e tratar todo o volume de esgoto produzido em nossas atividades administrativas.

Nos canteiros de obras de nossos empreendimentos, a gestão da água é de responsabilidade das construtoras parceiras. Apesar disso, acompanhamos, por meio dos relatórios mensais enviados pelas construtoras, os volumes de água consumidos na construção.

Seguimos de perto também a implementação dos requisitos hidráulicos que permitem maior eficiência na utilização de água, que são condicionantes importantes da obtenção da certificação AQUA (saiba mais na página 54).

* A expressiva diferença na redução de consumo de água entre 2022 e 2023 deu-se devido aos seguintes fatos: reformas de melhoria na sede em 2022; ações de sensibilização quanto ao uso consciente da água em 2023, além da realização de um cálculo mais assertivo do valor total consumido (em 2022, por ser o primeiro relatório da Companhia, reportamos um valor estimado de consumo).

Consumo de água (m³)

Gestão Energética

O tema gestão energética impacta o nosso modelo de negócio em várias frentes, afetando desde as análises de investimento imobiliários, quando pensamos, por exemplo, nos custos atrelados à instalação de sistemas mais eficientes, até o relacionamento com as construtoras parceiras:

Consumo energético nos prédios administrativos e nos canteiros de obra O maior consumo energético relacionado ao nosso negócio não se refere à execução das atividades de incorporação em nossos prédios administrativos, mas nos canteiros de obra, sob administração das construtoras parceiras. Mesmo assim, para conhecer e apoiá-las na gestão desse tema, acompanhamos o consumo energético nos canteiros mensalmente, por meio de relatório enviados pelas construtoras.

Em 2023, o consumo alcançou 5.295 GJ, em 26 obras.

Ecoeficiência energética nos projetos

A eficiência energética dos empreendimentos é um dos requisitos ambientais que compõem a nossa estratégia de desenvolvimento de projetos (saiba mais na página 17) e faz parte da avaliação para a obtenção da certificação AQUA-HQE (saiba mais na página 54).

Assim, nossos projetos, sobretudo os mais recentes, são concebidos com a previsão de sistemas de iluminação e lâmpadas com alta eficiência, que produzem maior iluminação a um consumo energético menor, além de privilegiar a iluminação natural dos espaços.

Critérios energéticos na análise do investimento imobiliário

Na análise dos investimentos imobiliários, consideramos, entre diversos fatores, também aspectos energéticos. Entre eles, podemos citar:

• A exploração de incentivos fiscais e linhas de crédito verde, oferecidos para práticas sustentáveis e de eficiência energética;

• Riscos e resiliência dos empreendimentos em face aos eventos climáticos extremos e mudanças nas políticas energéticas;

• Certificações de Sustentabilidade que não apenas validam a eficiência energética dos empreendimentos, mas também agregam valor ao imóvel; e

• Custos operacionais em longo prazo relacionados ao consumo de energia nos empreendimentos e à incorporação de requisitos que promovem maior eficiência energética, como a instalação de sistemas mais eficientes, isolamento térmico e fontes de energia renovável.

Inventário de Emissões no Carbon Disclosure Project (CDP)

Pela primeira vez, a Companhia reportou voluntariamente as suas emissões (CO₂) ao CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos, que opera um sistema global de divulgação ambiental. Seu objetivo é incentivar empresas a medir, relatar e tomar medidas em relação às emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ao uso sustentável dos recursos hídricos e florestais.

O inventário elaborado seguiu a metodologia do Programa Brasileiro do GHG Protocol, e os dados levantados referem-se às emissões efetivadas no ano anterior e incluem o reporte dos escopos 1 e 2 (emissões diretas e indiretas provenientes das atividades da Companhia, respectivamente).

A expectativa para os próximos anos é começar a inventariar também as emissões do escopo 3, que englobam as emissões indiretas não incluídas no escopo 2 e que ocorrem na cadeia de valor da Companhia.

Para consultar a íntegra do último inventário, acesse: https://bit.ly/3Vz1d4O

Gestão de Resíduos

A geração de resíduos da Companhia é relativamente baixa, relacionada principalmente aos resíduos típicos de escritório, como papel e plástico e, em menor escala, pilhas, cápsulas de café, alumínio e vidro.

Desde 2022, a Companhia realiza coleta seletiva nos prédios administrativos, o que permitiu o acompanhamento dos volumes produzidos e a destinação correta dos resíduos gerados, aumentando a chance de reciclagem e reutilização desses materiais.

Nas obras dos empreendimentos, a gestão dos resíduos é responsabilidade das construtoras parceiras. No entanto, realizamos vistorias rotineiras para averiguar se o descarte e a destinação de resíduos condizem com as melhores práticas disponíveis, solicitando também documentos, como os CTRs (Controle de Transporte de Resíduos), nos quais são registrados os volumes gerados por tipo de resíduos e destinações finais.

Resíduos gerados nos prédios

Resíduos perigosos Pilhas - 0,01

- 0,01

Resíduos não perigosos

Destinação dos resíduos (sede + filial)

Resíduos perigosos

Reciclagem - 0,01

Resíduos não perigosos

gerados nos canteiros de obras

3,27 8,00

Capítulo 5

Pessoas e Cultura

ODS
Temas Materiais
Desenvolvimento e Engajamento dos Colaboradores

Perfil dos colaboradores

Nosso time é responsável por impulsionar o nosso modelo de negócio e desdobrar as nossas estratégias e objetivos no dia a dia. São essas pessoas que contribuem com dedicação e foco para que a Helbor seja referência em seu setor de atuação, reconhecida pela qualidade e a excelência no desenvolvimento de seus projetos.

Ao todo, contamos com 292 colaboradores que desempenham as suas atividades em nossa sede em Mogi das Cruzes (SP) ou na filial na capital paulista.

Colaboradores por tipo de contrato *

Razão entre o salário e a remuneração recebidos por mulheres e homens

Por categoria funcional (somente salário-base)

Por categoria funcional (remuneração)

* Todos os colaboradores estão alocados na região Sudeste.

** Foram considerados nestes números aprendizes, estagiários, colaboradores CLT e diretores estatutários.

Contratações e Desligamentos*

Faixa etária Número de contratações Taxa de contratação Número de desligamentos Taxa de rotatividade

* Quatro colaboradores da Helbor foram transferidos em 2023 para a Helbor Vendas e não foram considerados no número de desligamentos.

Atração de Talentos

Na busca por talentos que possam se unir ao time e contribuir com a Companhia, fazemos o uso de plataformas de atratividade, como a Gupy, além de comunicarmos as vagas disponíveis em nossas redes sociais.

Por meio desses canais, também divulgamos a nossa marca empregadora, reforçando pontos fortes da nossa cultura ao celebrar conquistas dos times e registrar as principais ações com foco em nossas pessoas, como capacitações, boas-vindas aos recém-chegados, confraternizações, iniciativas de voluntariado, entre outras.

A seleção e triagem dos currículos ocorre por meio de ferramentas digitais, que

filtram os candidatos que atendem aos pré-requisitos estabelecidos. Em seguida, acontece a primeira etapa de fit cultural e análise de conhecimento técnico, conduzidas pelo time de Atração e Seleção da Companhia.

Mais adiante, os candidatos com maior aderência seguem para entrevistas junto aos gestores, que avaliam as competências técnicas, habilidades e potencial dos candidatos para agregar os times.

Para algumas posições estratégicas, a Companhia conta com o apoio de consultorias e headhunters especializados, garantindo uma maior efetividade do processo.

Apoio à empregabilidade de jovens e recém-formados

Em 2023, lançamos novas edições do Programa de Estágio e do Programa de Trainee.

Nesse novo ciclo, o processo de atração e seleção foi conduzido em parceria com a Companhia de Estágios e os candidatos podiam se aplicar para vagas em áreas como Marketing, Financeiro, Controladoria e Engenharia.

Ao todo, foram mais de 1.700 inscrições no Programa de Estágio e mais de mil no Programa de Trainee, com um total de 11 contratações.

Além desses programas, também apoiamos a empregabilidade de jovens ao disponibilizar vagas no Programa Jovem Aprendiz.

Saúde e bem-estar do colaborador

Em 2023, implementamos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAA), responsável por acompanhar e relatar riscos no ambiente de trabalho, promover a adoção de medidas mitigadoras e realizar ações de sensibilizações que promovam a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Também realizamos a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), em conjunto com a Campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O evento aconteceu no formato online e contou com palestras de especialistas convidados para falar com os nossos colaboradores sobre ansiedade, estresse e ergonomia.

Ainda no âmbito das ações de promoção de bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, passamos a disponibilizar às nossas pessoas dois novos recursos para apoiá-las nos cuidados com a mente:

• Zenklub: plataforma de profissionais de saúde mental e coaching que disponibiliza duas sessões gratuitas por mês e as demais com valor acessível, inclusive para dependentes.

• Auster: plataforma de apoio psicológico 100% gratuita para colaboradores e dependentes diretos. O suporte psicológico é realizado por meio de atendimentos emergenciais conduzidos por psicólogos, via telefone.

Além das novidades descritas, também mantivemos a promoção interna das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, alertando os nossos times sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de cânceres.

Treinamento e Desenvolvimento

Desenvolvimento dos times

Complementando as opções disponíveis para o promover o desenvolvimento dos nossos colaboradores, lançamos, em 2023, nossa plataforma de treinamento com foco de aperfeiçoamento de hard e soft skills, além de componentes técnicos.

A plataforma foi bastante aceita e contou com alta adesão dos nossos times. Ao todo, foram mais de 12 mil acessos realizados por mais de 60% do quadro de colaboradores, que puderam ter contato com 23 conteúdos.

Além disso, disponibilizamos cursos dedicados à sustentabilidade oferecidos pelo Pacto Global da ONU (saiba mais sobre a nossa adesão à iniciativa na página 40).

Adicionalmente, implementamos, pelo primeiro ano, o Programa de Incentivo Educacional, dedicado à concessão de bolsas aos colaboradores para a realização de cursos em instituições de ensino.

O programa prevê que a Companhia assuma entre 40% e 80% do valor total do curso. As bolsas são concedidas de acordo com as demandas das áreas, avaliação de desempenho do colaborador, tempo de casa e relevância do curso para as atividades desenvolvidas dentro da Helbor. No primeiro ano do Programa, 16 bolsas de incentivo acadêmico foram oferecidas.

Horas de Capacitação
Categoria
Média de hora de treinamento, por gênero
Feminino Masculino

Desenvolvimento de líderes

Pelo segundo ano consecutivo, realizamos, em parceria com a Youleader, empresa do grupo Great Place to Work (GPTW), o Programa de Formação de Líderes, cujo objetivo é apresentar os princípios e fundamentos da boa gestão de pessoas e ampliar a consciência das nossas lideranças sobre o papel que elas desempenham no crescimento e transformação da vida dos seus liderados.

Na última edição, contamos com mais de 50 participantes, que puderam acompanhar encontros nos quais foram abordadas temáticas como Liderança Inspiradora, Atingindo os Objetivos Organizacionais, Conquistando o Melhor das Pessoas e Construindo Excelentes Equipes.

Além dessa iniciativa, disponibilizamos para os líderes e colaboradores em vias de se tornarem líderes da Companhia os cursos de liderança, gestão de equipe, gestão de conflitos e inteligência emocional, em nossa plataforma interna.

Pesquisa Pulse

Os resultados se mostraram positivos, com destaque para o aumento e efetividade dos feedbacks fornecidos pela liderança e o aumento do índice dos denominados “Leader for all” em 53%. 65

Como parte do programa de formação de líderes, mensuramos a efetividade do treinamento por meio de uma pesquisa pulse, aplicada pela GPTW e Youleader.

Diversidade e Inclusão

Formalizamos, por meio de nosso Código de Ética e Conduta, o compromisso de atuarmos livres de qualquer forma de preconceito e discriminação.

Disponibilizamos canais de denúncia para que todos os públicos de relacionamento possam relatar condutas e comportamentos que envolvam preconceitos de qualquer natureza. Em casos pertinentes, a Companhia ainda prevê a aplicação de medidas disciplinares e punitivas.

Porcentagem de homens e mulheres

Diversidade no Conselho de Administração e Diretoria

Por gênero

entre os colaboradores

de membros do Conselho

e paternidade

que retornaram ao trabalho depois do término da licença no ano anterior

Colaboradores que neste ano completaram 12 meses de retorno ao trabalho depois do término da licença

GRI

Proximidade com a liderança e com o negócio

No último ano, lançamos duas novas ações que buscam aproximar ainda mais os colaboradores da liderança da Companhia e do nosso negócio.

A primeira delas é o Bate-Papo com o CEO, no qual os colaboradores participam de um café com o Presidente da Companhia para discutirem juntos o ambiente de trabalho, trajetórias profissionais e outros assuntos

de relevância para a empresa. O encontro reforça o compromisso com a transparência e a comunicação aberta, além de contribuir para fortalecer os sentimentos de confiança e pertencimento dos colaboradores.

Durante o primeiro ano da iniciativa, foram realizados seis encontros, sendo quatro com equipes e dois com lideranças.

Outra iniciativa lançada em 2023, com foco no engajamento dos times, está relacionada a tours pelos empreendimentos da Companhia.

A ação é uma forma de levar a campo as áreas que normalmente desempenham suas atividades em escritório, além de reconhecer e celebrar o papel que cada um dos colaboradores desempenhou até que o lançamento e entrega das unidades fossem possíveis.

O ano foi de intenso engajamento dos colaboradores nas ações de voluntariado da Helbor.

Diversas ações e campanhas foram promovidas e ajudaram a ampliar o impacto social da Companhia.

A seguir, conheça algumas dessas iniciativas, que fizeram parte do Atitude Solidária, nosso Programa de voluntariado corporativo:

Gincana Soulcial

Desenvolvida pela Soulcial, uma organização de impacto social, a iniciativa teve como propósito arrecadar fundos para apoiar uma instituição social por meio do cadastramento de cupons fiscais no programa Nota Fiscal Paulista. O programa faz parte de uma lei do Estado de São Paulo que permite ao consumidor final receber uma parcela do ICMS para benefício próprio ou realizar a doação de uma parte maior a entidades sociais.

Toda a gincana de cadastramento dos cupons fiscais ocorreu em ambiente virtual, dentro do aplicativo da Soulcial. A cada cupom lido, um valor era revertido em doação, e o colaborador era recompensado com pontos que podiam ser convertidos em prêmios, como vale-compras.

Ao todo, a ação teve a adesão de 246 colaboradores. Os participantes se organizaram em 25 times que competiram em missões, que tinham como objetivo bonificar os participantes, incentivando-os a cadastrarem mais cupons e desbloquearem novas conquistas.

Ao final de dois meses de Gincana, foram arrecadados mais de R$ 87 mil, um valor quase seis vezes maior do que a meta definida para a arrecadação.

A entidade beneficiada com as doações foi a ASETE, uma instituição sem fins lucrativos que proporciona atendimento gratuito nas áreas de Saúde e Assistência Social para pessoas com deficiências intelectual e múltipla, provendo ações de saúde educativas, culturais, desportivas e sociais da pessoa com deficiência.

Outras ações de impacto

Ação de Páscoa: realizamos a arrecadação de mais de 300 caixas de chocolate que foram doadas para crianças em situação de vulnerabilidade social assistidas pelas instituições Missão Intensidade, ONG da rede Gerando Falcões, em Mogi das Cruzes (SP), e Entrega por SP, uma mobilização social que atende pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo (SP).

Campanha dos Animais: colaboradores da Helbor e da HBR Realty arrecadaram 114 kg de ração para o Grupo Fera, instituição que trabalha no resgate e cuidados de animais de rua.

Campanha do Agasalho: cerca de 80 peças de roupas foram arrecadadas para a Campanha do Agasalho. As doações foram destinadas para a ADRA Brasil, organização voltada para ações assistenciais, e ao Entrega por SP.

Campanha de Natal: nossos colaboradores apadrinharam 73 crianças atendidas no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) A Sementinha I, em Mogi das Cruzes (SP). A ação teve como propósito angariar presentes para proporcionar um Natal repleto de alegria a essas crianças.

Capítulo 6

Relacionamentos de Confiança

ODS
Temas Materiais
Construção Responsável
Qualidade e Segurança dos Empreendimentos

Relacionamentos de confiança são fundamentais para o sucesso e prosperidade dos nossos negócios. Foram as parcerias sólidas construídas ao longo de anos que permitiram a Helbor alcançar mais pessoas e conquistar relevância no mercado, afirmando-se como uma marca de respeito e credibilidade que, por 46 anos, tem atuado com base na excelência e no atendimento a altos padrões de qualidade.

A longevidade da nossa atuação decorre, é claro, do relacionamento de confiança com as construtoras locais, que nos apoiam na materialização dos nossos projetos. Mas não somente: é por meio de milhares de corretores autônomos e imobiliárias parceiras que o nosso negócio ganha capilaridade geográfica, nos aproximando de novos mercados ao possibilitar que mais pessoas possam realizar o sonho da obtenção de um imóvel.

Fornecedores

Construtoras Parceiras

Na Helbor, buscamos realizar a gestão dos nossos fornecedores, com foco na garantia da qualidade, conformidade e competitividade.

Fechamos o ano de 2023 com 1.642 fornecedores* diretos e indiretos compondo a nossa cadeia de valor.

Dentre eles, contamos com um grupo de fornecedores diretos muito importante para o nosso modelo de negócio: as construtoras parceiras, que, ao final do ano, somavam um total de oito, sendo seis construtoras localizadas em São Paulo e duas no Paraná.

* Nossos parceiros nos fornecem predominantemente materiais de escritório, itens de limpeza e prestam serviço de informática, comunicação e consultoria.

Por não executar as obras, contamos com a parceria de construtoras que materializam nossos projetos.

A seleção da parceira ideal leva em conta a expertise e o reconhecimento no segmento e na região do empreendimento, além da capacidade de assegurar qualidade, segurança e o cumprimento dos prazos de entrega, atendendo aos altos padrões de excelência que são a marca da atuação da Companhia.

Para resguardar a Companhia de relacionamentos que possam, de alguma forma, prejudicar sua imagem e reputação e, também, como forma de garantir que boas práticas sustentáveis sejam adotadas, exigimos das construtoras, por meio de cláusulas contratuais, o atendimento a diversos padrões socioambientais, bem como o respeito às legislações trabalhistas e às normas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Para nos certificarmos de que, no dia a dia, essas demandas estão sendo devidamente

observadas, são realizadas fiscalizações frequentes nos canteiros de obras.

Também devem ser encaminhados pelas construtoras documentos legais sobre transporte e destinação do solo quando da movimentação de terra.

Tais documentos asseguram, inclusive, a realização da triagem dos resíduos gerados, com encaminhamento destes para reaproveitamento, sempre que possível.

Além dessas iniciativas, incentivamos a adoção de soluções ecoeficientes por parte das construtoras, no caso dos consumos de energia e água. E, com um olhar para a vizinhança, as apoiamos na elaboração dos Planos de Qualidade Ambiental, contendo estratégias para minimizar ruídos.

Quanto ao atendimento às especificações de segurança dos empreendimentos, autos de vistorias, expedidos pelo corpo de bombeiros, e o documento “habite-se”, expedido pelas prefeituras, dão o aval de que as obras estão em conformidade com as normas disponíveis que regem o assunto.

Corretores Parceiros

Para apoiar a comercialização das unidades lançadas, contamos com uma corretora própria, a Helbor Vendas, que compartilha 100% do DNA da Companhia, o que nos permite maior flexibilidade para vender tanto o nosso estoque de imóveis quanto os lançamentos, atendendo às demandas e estratégias da Companhia.

A Helbor Vendas é um dos nossos diferenciais de mercado e, desde o seu lançamento, em 2017, tem se firmado como uma importante força de vendas. A empresa conta com aproximadamente 350 corretores associados que apoiam a comercialização de imóveis desenvolvidos pela Helbor nas regiões da Grande São Paulo, ABC, Osasco, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

A Helbor Vendas oferece aos corretores uma ampla estrutura de treinamento e ferramentas de marketing e suporte às vendas, para que

se tornem verdadeiros especialistas nos empreendimentos Helbor. Além das equipes da Helbor Vendas, também contamos com um time de mais de 30 mil corretores autônomos e imobiliárias parceiras, que se relacionam conosco por meio da plataforma CorretorON (https:// corretoron.com.br/sobre-o-corretor-on)

A ferramenta, disponível tanto via navegador quanto aplicativo, possui uma interface intuitiva e permite que o corretor parceiro cadastrado acesse informações sobre todos os nossos empreendimentos, recebendo, de antemão, detalhes sobre os próximos lançamentos e ofertas.

Além disso, o corretor parceiro consegue, por meio desse canal, localizar empreendimentos de sua região, consultar peças de marketing, condições de preço e entrar em contato direto com seu gerente de parceria.

CANAL EXCLUSIVO E GRATUITO

PARA CORRETORES E IMOBILIÁRIAS TEREM

ACESSO A TODOS OS EMPREENDIMENTOS HELBOR

Tudo

isso ao seu alcance

Suporte capacitado na nossa central de atendimento

Gerente de parcerias sempre à disposição, online e presencialmente

Receba todo mês no seu e-mail as tabelas Helbor atualizadas

Disponibilidade das unidades por meio do espelho de vendas

Downloads exclusivos para que você tenha uma divulgação eficaz

Conheça todos os detalhes de um produto na sua ficha técnica

Agendamento de visita em qualquer produto Helbor cadastrado

Saiba em primeira mão todos os eventos e promoções da Helbor

Clientes

Queremos que a conquista do imóvel seja uma experiência memorável para os nossos clientes e que, ao receber a chave da tão sonhada propriedade, ele receba também tudo aquilo que foi oferecido no momento da venda, dentro do prazo estipulado.

Para celebrar esse momento tão especial, contamos com um Serviço Exclusivo de Relacionamento, chamado “Ser Helbor”, que inclui:

• Mensagens de boas-vindas na assinatura do contrato;

• Convites para a visitação de obras;

• Coquetel de confraternização na entrega de chaves; e

• Canal de comunicação para a assistência pós-ocupação.

O cliente ainda possui, à sua disposição, o Portal do Cliente, por meio do qual consegue entrar com contato direto com as nossas equipes de atendimento, consultar o status da obra e tirar dúvidas.

Pela central do Cliente Helbor, são gerenciadas e monitoradas todas as reclamações e solicitações dos nossos clientes. Um diferencial desse serviço, quando comparado ao de outras empresas do segmento, está no atendimento realizado por colaboradores próprios da Companhia, incluindo as equipes de Operações, Backoffices, Suporte Técnico, Coordenação e Head. Dessa forma, conseguimos compreender e responder com mais assertividade às requisições.

As reclamações públicas registradas no canal Reclame Aqui são também acompanhadas por nossa equipe de especialistas. Como reconhecimento da qualidade do nosso atendimento e proatividade na resolução das queixas recebidas, mantemos, há mais de quatro anos, o selo máximo de excelência em atendimento no Reclame Aqui. A Helbor é a única incorporadora do Brasil com este selo.

Fechamos 2023 com uma base de 1.838 clientes*.

* Esse número representa o total de clientes que fecharam alguma compra com a Helbor em 2023.

Atendimento pré-venda

No momento de pré-venda, também disponibilizamos diversos canais de atendimento. Os interessados em conhecer mais sobre os empreendimentos Helbor e as condições de compra podem contar com atendimento via Whatsapp, telefone e e-mail, além de atendimento presencial com nosso time de corretores parceiros.

Como proximidade é uma das marcas do nosso relacionamento, ainda realizamos anualmente diversos feirões “Só a Helbor Tem”. Os eventos, que acontecem há mais de oito anos, já se consolidaram como um dos maiores relacionados a vendas de imóveis do Brasil.

Em 2023, chegamos à 111.ª edição do feirão. Ao todo, foram realizadas três edições, que ocorreram em março, junho e outubro, sempre simultaneamente, nas cidades de Curitiba (PR), Mogi das Cruzes (SP) e São Paulo (SP). No consolidado do ano, as três edições responderam por um VGV Total vendido de R$ 366 milhões, apoiando a Companhia na venda de seu estoque de unidades.

Confira os destaques em cada uma das edições dos feirões:

109.ª edição

Taxas de financiamento de 9.9% a.a.

Curitiba: seis meses de condomínio grátis e até 40 mil pontos Livelo.

Mogi: seis meses de condomínio grátis.

São Paulo: seis meses de condomínio grátis e até 120 mil pontos Livelo.

VGV Total vendido: R$ 128 milhões, alcançando um recorde histórico de vendas em São Paulo. Desse total, 49% foram de unidades prontas e 51% de unidades em construção.

110.ª edição

Taxas de financiamento de 9.9% a.a.

Curitiba: seis meses de condomínio grátis e até 40 mil pontos Livelo, além de “seu carro de entrada na compra de um Helbor”.

Mogi: seis meses de condomínio grátis e “seu carro de entrada na compra de um Helbor”.

São Paulo: seis meses de condomínio grátis, 120 mil pontos Livelo, além de “seu carro de entrada na compra de um Helbor”.

VGV Total vendido: R$ 116 milhões.

111.ª

edição

Taxas de financiamento de 10% a.a.

Curitiba: seis meses de condomínio grátis e até 40 mil pontos Livelo.

Mogi: seis meses de condomínio grátis, até 60 mil pontos Livelo.

São Paulo: seis meses de condomínio grátis, 70 mil pontos Livelo, além do “seu carro no negócio, nossos parceiros compram na hora”.

VGV Total vendido: R$ 122 milhões.

+ de R$ 366 MM

EM VENDAS

Só a Helbor Tem em 2023

527 UNIDADES VENDIDAS

TAXA DE FINANCIAMENTO E CONDIÇÕES EXCLUSIVAS + 640

DIVULGAÇÃO TV, RADIO JORNAL PLATAFORMAS DIGITAIS

VISITAÇÕES

Eventos localizados nas regiões de: São Paulo (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Curitiba (PR) — Março, junho e outubro.

Desempenho Capítulo 7

Desempenho Operacional

Vendas contratadas

Atingimos o valor consolidado de vendas de R$ 1,5 bilhão no ano, o que representa um acréscimo de 7,2% em relação ao ano anterior.

Do volume de vendas contratadas, 23,5% foram correspondentes a unidades prontas, 63,7% em construção e 12,8% de lançamentos.

A Velocidade de Vendas Total (VSO) no ano foi de 35,8%, 3,5 p.p. acima do valor registrado em 2022.

Vendas Contratadas (R$ milhões)
VSO Bruto (R$ milhões)

Estoque

Em 2023, reforçamos nossa estratégia de redução de estoques prontos e em construção.

O estoque total a valor de mercado no encerramento do último ano somou R$ 2.811 milhões, sendo R$ 1.715 milhões referentes à Parte Helbor (61,0% de participação).

Banco de terrenos

O landbank da Companhia encerrou o 2023 com VGV bruto potencial de R$ 11,2 bilhões e 36 projetos, adquiridos tanto por meio de investimentos financeiros diretos quanto através de permutas.

Estoque (R$ milhões) Abertura por segmentos (unidades)

Helbor

Parceiros

Estoque Total R$ milhões R$ 2.811

Parte Helbor R$ 1.715

R$ 11,2 bi

VGV Total

R$ 7,5 bi

VGV parte Helbor

36 projetos

Lançamentos

Ao todo, foram lançados dez projetos (saiba mais na página 20), que juntos somaram um VGV total líquido de R$ 1.115,0 milhões.

Entregas

Com relação às entregas, fechamos o último ano com sete empreendimentos entregues (saiba mais na página 23), sendo um na cidade de Campinas (SP), dois na cidade de Mogi das Cruzes (SP) e quatro na cidade de São Paulo (SP), totalizando 978 unidades e um VGV

de R$

Desempenho Econômico-Financeiro

Os resultados da Companhia continuam apresentando uma tendência positiva, comprovando a evolução do seu Novo Ciclo, onde os projetos mais recentes que possuem margens mais robustas estão participando cada vez mais no mix de vendas.

Assim, fechamos o último ano com a Receita Operacional Líquida totalizando R$ 1.276,0 milhões, um acréscimo de 40,8% em relação a 2022.

O EBITDA somou R$ 256,3 milhões, um crescimento de 50,1% em relação a 2022, com uma Margem EBITDA de 20,1% ou 1,3 p.p. acima do mesmo período do ano anterior.

O Lucro Bruto no fechamento do ano atingiu R$ 378,7 milhões, um crescimento de 49,7% em relação a 2022, com margem Bruta de 29,7%, um acréscimo de 1,8 p.p. na comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o Lucro Líquido consolidado da Companhia somou R$ 172,8 milhões, um crescimento de 60,4% em relação ao ano de 2022.

EBITDA (R$ mil)
Lucro Bruto (R$ mil)
Lucro Líquido (R$ milhões)

Os Custos Operacionais somaram R$ 897,4 milhões, um aumento de 37,3% em relação ao ano de 2022, devido a maior concentração na venda de unidades prontas e em construção no período e pela maior capitalização de encargos financeiros no período.

As Despesas Gerais e Administrativas alcançaram R$ 100,6 milhões, um aumento de 8,4% ano a ano, em função do aumento nas despesas com pessoal, principalmente, por causa do acordo coletivo negociado entre os períodos, depreciação e amortização e serviços profissionais, parcialmente compensadas pela redução na linha de ocupação e reparos e manutenções.

Para consultar a íntegra dos resultados operacionais e financeiros da Helbor, acesse:

https://bit.ly/3PVDd8v

Receita Operacional Líquida (R$ milhões)

Anexos

Índice de Conteúdo GRI

Normas Universais

Conteúdos Gerais

A organização e suas práticas de relato

2-1 Detalhes da organização

Página/Resposta direta

Página 7. Também temos a Helbor Vendas como subsidiária, porém a Companhia não realiza o monitoramento dos seus indicadores ESG.

2-2 Entidades incluídas nos relatórios de sustentabilidade da organização Página 7.

2-3 Período de relato, frequência e ponto de contato

2-4 Reformulações de informações

2-5 Verificação externa

Atividades e empregados

2-6 Atividades, cadeia de valor e outras relações comerciais

2-7 Empregados

2-8 Trabalhadores que não são empregados

Governança

2-9 Estrutura de governança e composição

2-10 Nomeação e seleção do mais alto órgão de governança

2-11 Presidente do mais alto órgão de governança

2-12

Papel do mais alto órgão de governança na supervisão da gestão dos impactos

2-13 Delegação de responsabilidade pela gestão de impactos

2-14 Papel desempenhado pelo mais alto órgão de governança no relato de sustentabilidade

2-15 Conflitos de interesse

2-16 Comunicação de preocupações críticas

Página 4.

Página 84.

As informações divulgadas neste relatório não foram submetidas à verificação externa.

Páginas 13, 14, 84 e 87.

Página 71.

No período relatado, a Companhia não contou com colaboradores terceiros.

Página 26.

Página 27.

Página 27.

Página 39.

Página 31.

O Conselho de Administração não aprova formalmente as informações aqui relatadas.

Página 33.

A Diretoria Executiva e o Comitê de Gestão e Riscos são responsáveis por lidar com eventuais preocupações críticas relacionadas a impactos sobre os stakeholders. Em 2023, a Helbor não teve nenhuma situação na qual foi exposta a algum tipo de impacto negativo crítico.

Normas Universais

2-17 Conhecimento coletivo do mais alto órgão de governança

Página/Resposta direta

Durante o ano de 2023, a Companhia não desenvolveu ações e iniciativas para aprimorar o conhecimento coletivo do Conselho sobre os temas de sustentabilidade.

2-18 Avaliação do desempenho do mais alto órgão de governança A Companhia não realiza processo de avaliação de desempenho do Conselho de Administração.

2-19 Políticas de remuneração

2-20 Processo para determinação da remuneração

2-21 Proporção da remuneração total anual

Estratégia, políticas e práticas

2-22 Declaração sobre a estratégia de desenvolvimento sustentável

2-23 Políticas de compromissos

2-24 Incorporando as políticas de compromissos

2-25 Processos para remediar impactos negativos

2-26 Mecanismos para buscar orientação e expor preocupações

Página 32.

Página 32.

Um colaborador recebe, em média, 6,6% do que a média do indivíduo mais bem pago.

O percentual de crescimento da remuneração do indivíduo mais bem pago na Companhia entre janeiro e dezembro de 2023 foi de 8,3%. No mesmo período, a média de crescimento da remuneração de todos os demais indivíduos da Companhia (exceto o mais bem pago) foi de 3,9%. A relação do aumento das remunerações foi de 2,1 vezes.

Páginas 3 e 63.

Páginas 33 e 40.

Páginas 33 e 35.

Páginas 33 e 87.

Página 34.

2-27 Conformidade com leis e regulamentos Em 2023, não fomos alvo de nenhuma multa ou sanção não monetária significativa.

2-28 Participação em associações

Engajamento de Stakeholders

Somos associados ao Secovi, sindicato que representa as empresas de comércio e serviços imobiliários. O sindicado elabora e dissemina conteúdos e informações relevantes, como pesquisas, índices, manuais e guias técnicos sobre o setor.

2-29 Abordagem para o engajamento de stakeholders Páginas 38, 43 e 75.

2-30 Acordos de negociação coletiva

Todos os nossos colaboradores estão cobertos por acordos de negociação coletiva, com exceção dos estagiários e diretores estatutários. Os aprendizes da Companhia têm reajuste de acordo com a atualização do salário-mínimo.

Normas Universais

Tópicos materiais

3-1 Processo para determinar os tópicos materiais

3-2 Lista de tópicos materiais

3-3 Gestão de tópicos materiais

Conteúdos Econômicos

Impactos Econômicos Indiretos

203-1 Investimentos em infraestrutura e apoio a serviços

203-2 Impactos econômicos indiretos significativos

Práticas de Compra

204-1 Proporção de gastos com fornecedores locais

Combate à Corrupção

205-1 Operações avaliadas quanto a riscos relacionados à corrupção

205-2 Comunicação e capacitação em políticas e procedimentos de combate à corrupção

205-3 Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

Conteúdos Ambientais

Energia

302-1 Consumo de energia dentro da organização

302-4 Redução do consumo de energia

Água e Efluentes

303-1 Interações com a água como recurso compartilhado

Página/Resposta direta

Página 41.

Página 41.

Páginas 14, 26, 33, 46, 52, 66, 67, 69, 73, 74, 75 e 84.

Página 46.

Página 46.

Página 84.

As áreas de Auditorias Interna e Jurídica verificam todas as questões contratuais que a Companhia realiza, e nenhum caso de corrupção foi identificado em 2023.

Página 33. Em 2023, aplicamos treinamentos sobre procedimentos de LGPD e combate à corrupção por meio da plataforma Be Compliance. Além disso, três colaboradores realizaram o curso de anticorrupção disponibilizado pela plataforma do Pacto Global.

Em 2023, não fomos alvos de nenhum processo judicial relacionado à corrupção movido por instituições públicas ou colaboradores contra a organização

Página 65.

Página 52.

Página 66.

Normas Universais

303-3 Captação de água

303-5 Consumo de água

Resíduos

Página/Resposta direta

Página 66.

Página 66.

306-1 Geração de resíduos e impactos significativos relacionados a resíduos Página 69.

306-3 Resíduos gerados

Página 69.

306-4 Resíduos não destinados para disposição final Página 69.

306-5 Resíduos destinados para disposição final

Conformidade Ambiental

Avaliação Ambiental de Fornecedores

Página 69.

308-1 Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais A Companhia não adota critérios ambientais na seleção de novos fornecedores.

308-2 Impactos ambientais negativos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas

Conteúdos Sociais

Emprego

401-1 Novas contratações e rotatividade de empregados

401-3 Licença-maternidade/paternidade

Capacitação e Educação

404-1 Média de horas de capacitação por ano, por empregado

404-2 Programas para o aperfeiçoamento de competências dos empregados e de assistência para transição de carreira

404-3 Percentual de empregados que recebem avaliações regulares de desempenho e de desenvolvimento de carreira

Página 84. Os fornecedores mais críticos com que a Companhia se relaciona são as construtoras. Dessa forma, realizamos fiscalizações rotineiras nos canteiros de obra para verificar o atendimento aos requisitos ambientais. Como resultado das inspeções, em 2023, não identificamos nenhuma construtora parceira como causadora de impactos ambientais negativos críticos.

Página 71.

Página 77.

Página 75.

Página 75.

Página 75.

Normas Universais

Diversidade e Igualdade de Oportunidades

405-1 Diversidade em órgãos de governança e empregados

405-2

Proporção entre o salário-base e a remuneração recebidos pelas mulheres e aqueles recebidos pelos homens

Não Discriminação

406-1 Casos de discriminação e medidas corretivas tomadas

Trabalho Infantil

408-1

Página/Resposta direta

Página 77.

Página 71.

Em 2023, não registramos nenhum caso de discriminação

Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho infantil Página 84.

Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo

409-1

Operações e fornecedores com risco significativo de casos de trabalho forçado ou análogo ao escravo

Comunidades Locais

413-1

Operações com engajamento, avaliações de impacto e programas de desenvolvimento voltados à comunidade local

Avaliação Social de Fornecedores

Página 84.

Não tivemos, em 2023, programas específicos para as comunidades locais.

414-1 Novos fornecedores selecionados com base em critérios sociais Página 84.

414-2 Impactos negativos na cadeia de fornecedores e medidas tomadas Página 84.

Saúde e Segurança do Consumidor

416-2

Casos de não conformidade em relação aos impactos na saúde e segurança causados por produtos e serviços

Privacidade do Cliente

Em 2023, não recebemos nenhuma advertência, multa ou outro tipo de penalidade decorrente de inconformidades em relação aos impactos na saúde e segurança causados por produtos e serviços.

418-1 Queixas comprovadas relativas à violação de privacidade e perda de dados de clientes Página 37.

Índice de Conteúdo SASB

Indicadores SASB

Comunidades Locais

Descrição

Página/Resposta direta

IF-RE-000.A Número de ativos, por classe de ativo Página 13.

IF-RE-130a.5

IF-RE-140a.4

IF-EN-160a.1

IF-EN-160a.2

Descrição de como a gestão energética dos empreendimentos é integrada na análise do investimento imobiliário e na estratégia operacional Página 67.

Descrição dos riscos da gestão da água e discussão de estratégias e práticas para mitigar esses riscos Página 66.

Número de incidentes de não conformidade com licenças, normas e regulamentos ambientais

A Companhia não teve incidentes dessa natureza em 2023.

Descrição dos processos de avaliação e gestão dos riscos ambientais associados à concepção, localização e construção de projetos Página 52.

Mapa de ODS

6, 45, 70 e 82

6, 45, 70 e 82

45, 51 e 82

Pg. 45
Pg. 6, 70 e 82
Pg. 45, 51 e 82
Pg. 25
Pg.
Pg.
Pg.
Pg. 70
Pg. 6, 45, 51 e 82
Pg. 51
Pg. 51
Pg. 51

Créditos

Sede

Helbor Empreendimentos S.A.

Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 1.145

15.º andar – Vila Partenio,

Mogi das Cruzes – SP

CEP 08780-500

Coordenação Geral

Área de Governança Corporativa

Contato

Tel.: + 55 (11) 3174-1211 | Fax: (11) 3285-1330

ri@helbor.com.br

Projeto Editorial

Consultoria, redação e tradução

Ricca Sustentabilidade

Projeto Gráfico

Layout, diagramação e tradução

Ricca Sustentabilidade

Fotos e ilustrações

Acervo Helbor

Adobe Stock

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.