Foco Março 222

Page 1

– Ano XIX – Nº 222 – Março de 2014

MAR/2014 - Nº 222 - R$15,00

Revista

CIRCULAÇÃO NACIONAL

Parabéns pelos seus 54 anos

Brasília






A Deus toda a honra e toda a glória pela realização de mais uma revista Foco

U

editorial

ma jovem me perguntou o que era a Páscoa. Vou responder que a Páscoa é vida!!! O ovo simboliza a fertilidade – o princípio –, a vida. Presenteá-lo a alguém significa desejar longa vida. Multicoloridos, dourados, prateados, pintados com arte, pelos pincéis da ternura, saboreados com gosto, pelas doçuras dos chocolates. E o encantador coelho? O guardião dos ninhos acalentadores, alegre, veloz, meigo, lindo!!! Há ninhos bem traçados com as palhas do amor e do bem-querer, onde estão os ovos de Páscoa. Amigos leitores, uma Feliz Páscoa a todos. Vamos às matérias do mês: ANIVERSÁRIO DE BSB: nossa repórter Marcela foi às ruas perguntar as qualidades e defeitos da cidade. PÁSCOA: várias dicas de doces e decoração de mesas para vocês. MEDICINA: Dia Mundial do Combate ao Câncer. Márcia Casali conversou com quem já passou por esse problema e como eles superaram tudo. SAIBA MAIS: Cogumelos vitaminados – além de ser muito apreciado na culinária, o champignon age no combate à anemia e é um aliado contra o colesterol. PEDRO GORDILHO: que tal um passeio por um dos mais famosos restaurantes de Paris? MARA AMARAL: vamos fazer uma viagem pela encantadora Croácia. BEM ESTAR: 4 truques para reduzir a ansiedade. Conheça as pequenas mudanças no cotidiano que acabam com a tensão e a irritação. AMBIENTES: Clausem Bonifácio mostra Brasília através das criações de Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Max. GASTRONOMIA: Adriana Nasser desvenda o mistério do sucesso da Goji Berry. FRUTAS: descubra o que tem por trás da acidez de cada uma. MODA: Fernando Lackman traz as novidades dos calçados masculinos. INFÂNCIA: Camila Bocchino nos mostra a importância da atividade física no desenvolvimento de nossos pequenos MAIS BONITA: Sobrancelhas em harmonia. Delineá-las em casa pode ser mais simples do que você imagina! INSPIRAÇÃO: 10 motivos para meditar. FRUTAS: O azedinho das frutas cítricas vem de um ácido que, junto com a vitamina C, torna-se um poderoso antioxidante. Beijos a todos e até o próximo mês.

6



D-P

C B

consuelo@revistafoco.com.br D  A

R A

C E C B, A P P  V, A D, C C, F M, J A M, P C B, P G  R C  C A D, C B, C C, C P, D A, F M, G A, J A M, L T, P C B, P A, P G, R C , M A  P P R C B, C B  M O

expediente

redacao@revistafoco.com.br

R C C B, F C, F L, M C, M S  W S

E  A G N criacao@revistafoco.com.br F C B, J T S  P L

F C A Z, A A, B S, C C, C R, J C D, R P  K O D. A  F T L  S tania@revistafoco.com.br C M C financeiro@revistafoco.com.br

Croácia

10

Consuêlo Badra Em primeira mão

22          . A       M F E L,   ,  -    . Acesse www.revistafoco.com.br

A C E M comercial@revistafoco.com.br

28. Mara Amaral

Aniversariantes Aniversariantes de abril

24

José Alberto Couto Maciel A velhice fora do contexto social

25

Paulo Castelo Branco Grande jogada

26

Aristóteles Drummond Mais energia já

27

FlorianM adruga A cruz do Papa

28

Mara Amaral Croácia

C SH/Sul Quadra 06, Conjunto “A”, Bloco “E”, Sala 809 Edifício Business Center I - CEP: 70.322-915 – Brasília-DF (61) 3248-7868 / 3532-4436 CAPA: CLAUSEM BONIFÁCIO

32

Pedro Gordilho Le Cinq em Paris

36

Brasília Lucio, Oscar, Athos e Burle

42

Bem Estar 4 truques para ansiedade

44

Gastronomia Goji Berry

48

Boas e Novas Novidades da capital

50

Gente em Foco Destaques de Brasília

8


52

Agenda Cultural Veja, ouça, visite e divirta-se

58

Etiqueta Respostas aos leitores

62

Saiba Mais Cogumelo vitaminado

68

Rangel Cavalcante Histórias miúdas

70

Infância Mais que um esporte

76

64. Frutas Acidez colorida

Inspiração 10 motivos para meditar

78

70. Infância

Páscoa

Mais que um esporte

Eu só quero chocolate...

82

Saúde Prevenção do câncer

88

Mais Bonita Sobrancelhas em harmonia

90

Moda Belos pisantes!

94

Renato Riela De A a Z

96

Gente Fina Prontas para brilhar

98

Gilberto Amaral A corte candanga

100

Cenas em Foco

76. Inspiração

Flashes

10 motivos para meditar

54. Capital Parabéns, Brasília!

82. Saúde

Prevenção do câncer

78. Páscoa

Eu só quero chocolate...

9


Fotos: Paulo Lima, César Rebouças e Célio Costa

MAIo DoS CASÓRIoS

SeMAnA DA MoDA

Dois enlaces poderosos prometem movimentar os finos da nossa sociedade: o de Guilherme Lombardi e Adrielli Marchi e o de Guilherme Campelo com Carol Frota. O de Guilherme e Adrielli será no Recanto das Águas, no ParkWay, e o de Guilherme Campelo e Carol será em Miami, no Hotel Fontainebleau.

Será na Marina da Glória o Fashion Rio, edição de verão, de 8 a 11 de abril.

VAI DAR UMA eSPIADInHA?

Valeska Tonet Camargo e Tereza Neves.

Depois de catorze edições do Big Brother Brasil, Pedro Bial resolveu faturar com a marca. Lançará pela Agir Mensagem aos Brothers, livro em que compila o que considera suas melhores falas como apresentador desde 2002. A aposta é alta; 100.000 exemplares na primeira edição.

RetoRno Arnold Schwarzenegger, o fortão de Hollywood, virou local. Vai voltar ao Rio em abril. Vem badalar o Arnold Classic Brasil, evento muitiesportivo, no Riocentro. Desta vez não haverá só fortões lutando. Vai ter também, veja só, competição de totó e pula-corda. Fofo!

o ReI DA PIStA A Zahar comprou os direitos do livro Le freak: an upside down story of Family, disco and destiny, do músico e produtor Nile Rodgers. Rodgers, autor de clássicos das pistas de dança, conta os bastidores de sua carreira, fala sobre drogas, vida pessoal, sua relação com os músicos e também a superação de um câncer. Deverá ser lançado em 2015.

consuêlo badra

MenteS BRILHAnteS

10

A Perestroika, iniciativa que oferece cursos para estimular a criatividade, chega a Brasília mês que vem abril. Fundada há seis anos em Porto Alegre, a empresa expandiu suas atividades para São Paulo e Rio de Janeiro no ano passado. Os cursos terão duração de um mês e meio, em média, com encontros de duas a três vezes por semana. Na página do grupo, pode-se conhecer as opções de aulas (www.perestroika.com.br/brasilia).

G-20 O Senado brasileiro sediará, de 6 a 9 de agosto, o G-20 Parlamentar. Foram convidadas Espanha e Colômbia, que não integram o grupo.

SUSPenSe Harlan Coben, o mestre dos romances de mistério, virá para a Bienal do Livro de São Paulo em agosto. O autor norteamericano vai comemorar a venda de 1 milhão de exemplares de suas obras no Brasil e lança Seis Anos Depois, seu novo best-seller.

CoMentÁRIoS O que se diz por aí é que a Unilever, dona da Kibon, está tentando comprar a marca de sorvetes Diletto.

GIL e CAetAno O novo CD do querido Gilberto Gil, Gilberto samba, chega às lojas no começo de abril. O texto de apresentação do disco é de Caetano Veloso.

IMAGInA nA CoPA Em seu primeiro dia no Rio de Janeiro, onde veio fazer reportagens antes da Copa do Mundo, Victoria Eglau, a jornalista alemã da rádio Deutschland, foi assaltada no Aterro do Flamengo. Mas conseguiu recuperar o celular com a ajuda de um taxista.

SALVe, SALVADoR Bianca Comparato alugou um apartamento em Salvador, onde vai ser rodado o filme sobre Irmã Dulce, protagonizado por ela. “Quero viver a vida baiana. Sempre morri de vontade de morar lá”. A atriz diz que desconhecia o fato de que Deborah Secco deixara o papel principal do longa. Fiz o teste sem saber de nada”, explicou.

enContRo A escritora amiga Claudia Matarazzo vem a Brasília no mês de abril para um evento envolvendo cerimonialistas de todo o Brasil e aproveita para rever os amigos na cidade.

VoLtA AoS PALCoS Após despencar, em 2012, de uns quatro metros de altura durante a apresentação do musical Xanadu, Danielle Winits vai voltar ao teatro, mas com os dois pés bem fincados no chão. Será no espetáculo O cachorro sorridente, que estreia no dia 10 de abril, no Rio, com direção de Cininha de Paula e texto de Miguel Falabella e Artur Xexéo.

Cristina Arnez Coelho.

HoteL BRASIL Romance policial de Frei Betto, Hotel Brasil – o mistério das cabeças degoladas, ganha edição em inglês. A obra, ambientada no Rio, já foi traduzida na França e na Itália. No Brasil, saiu pela Rocco.

FeRnAnDA nA SAPUCAÍ Fernanda Montenegro deve virar enredo no desfile de 2015. A Viradouro convidou Milton Cunha, o carnavalesco, para desenvolver o tema, um velho projeto


dele. Milton, porém, prefere apenas formular o enredo e entregar a produção a uma comissão a ser criada pela escola.

FIFA ContRA o SeXo... A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) emitiu nota lamentando “veementemente o conteúdo do Manual do Treinador”, da Fifa. É que o material, que chegou a ser distribuído a professores de Ensino Fundamental nas cidades-sede da Copa, defende a abstinência sexual e a fidelidade ao parceiro como uma das formas de evitar Aids. O manual já foi corrigido.

grama “Cidade dos Meninos”, com aulas, cursos e alimentação. Engajado nos projetos sociais da família (uma das mais abastadas de Minas Gerais), Livio agora pretende abrir uma faculdade exclusiva para alunos carentes da região.

nIVeR Dia 20, Pedro Gordilho comemorará a data de seu aniversário em Paris, onde possui belíssimo apartamento, muito bem localizado.

QUeM VeM Liza Minelli bateu o martelo: a cantora volta ao Brasil para concerto em prol da ONG Arcah no dia 3 de junho, no Teatro Alfa, em São Paulo, com 100% de renda revertida à instituição.

SÃo PAULo Helena Rizzo e Daniel Redondo vão abrir a primeira filial do restaurante Maní em shopping. O Manioca será inaugurado em setembro, no Iguatemi da avenida Faria Lima, em São Paulo, ao lado da Livraria Cultura. A unidade estará sob o comando do chef Marcelo Almeida, que tem passagens pelo D.O.M. e pelo espanhol El Celler de Can Roca.

ReCoRDAÇÕeS Fernando Henrique Cardoso vai fazer mais uma sessão de lançamento do livro O improvável presidente do Brasil – Recordações, no Rio de Janeiro. Dia 9 de abril, ele autografa a obra escrita em parceria com o jornalista americano Brian Winter, na Associação Comercial do Rio.

MoDA CARIoCA A alemã Adidas Originals e a marca carioca Farm fecharam uma parceria. Lançarão juntas, neste fim de semana, uma coleção exclusiva. As peças serão vendidas nas lojas da Farm e da Adidas Originals em mais de 130 países.

DAnÇA DAS CADeIRAS Marcelo Pedroso, secretário executivo do Ministério da Cultura, deverá ir para a Autoridade Olímpica. Para seu lugar é indicado Sérgio Braune Solon de Pontes, secretário executivo do Ministério do Turismo.

o DRAMA DA GUeRRA A LeYa lanou o livro As meninas do quarto 28. Conta a história de 15 crianças sobreviventes do campo de concentração Theresienstadt, uma fortaleza perto de Praga, na República Checa. Elas moraram no quarto 28. Aliás, quando maio chegar, será inaugurada no Mube, em São Paulo, uma exposição com desenhos feitos por essas meninas no período em que estiveram em Theresienstadt.

neGRA MeLoDIA Vem aí uma homenagem merecida a Zezé Motta, a atriz, que faz 70 anos em junho agora. O diretor Luiz Antônio Pillar prepara o espetáculo Muito prazer, Zezé, inspirado na biografia homônima, de Rodrigo Murat. Por conta desse projeto, a Svela Produções poderá captar R$785 mil pela Lei Rouanet.

QUAnDo MAIo CHeGAR... A Azul quer voar entre Rio de Janeiro e Brasília. Planeja ter três frequências diárias entre as duas capitais. A companhia já pediu autorização à Anac para iniciar os voos dia 8 de maio.

no SoCIAL A empresária Miranda Castro voltou encantada depois que conheceu de perto o projeto social do amigo banqueiro e sócio do Grupo Seculus, Livio Azevedo. O empresário, que destina 10% do faturamento de suas empresas aos projetos, atende 3.600 crianças por meio do pro-

Josie Mello ao lado do casal Geraldo e Maria Vasconcelos.

34º AnIVeRSÁRIo O empresário Fernando Queirós comemorou com café da manhã o 34º aniversário do Grupo Via, no canteiro de obras do Via Lumière, no Setor Noroeste. Parabéns por mais um ano de sucesso.

ACoRDoS De DeFeSA No próximo dia 3 de abril, o ministro da Defesa, Celso Amorim, viaja para Estocolmo a fim de assinar acordos de Defesa. Aproveitará para visitar a fábrica da SAAB, fabricante dos aviões Gripen, adquiridos pelo Brasil para a nossa Força Aérea numa disputada licitação.

PeReGRInAÇÃo Dia 13 de abril, a querida Lygia Leite de Camargo fará peregrinação pela Polônia, Bulgária, Viena e finalmente Roma, onde assistirá à canonização de João XXIII e João Paulo II, dia 27.

noVo SIMPLeS O presidente da Câmara, Henrique Alves, quer votar até dia 6 de maio o novo Simples, mais o Marco Civil da Internet e o Código de Processo Civil.

consuêlo badra

Gislene Borges e Adriana Colela, sempre presentes nos acontecimentos sociais.

11


CAteRInG DA CoPA A exemplo do que aconteceu na Copa das Confederações, quem vai cuidar do catering do Mundial no Brasil será o grupo alemão K&K – que já atuou na África do Sul, em 2010, e trabalha também para a Fórmula 1. Segundo Klaus Peter Kofler, fundador da companhia, o Brasil é hoje um grande e proeminente mercado para esse tipo de atividade. Na última Copa, o catering atendeu 190 mil pessoas em áreas VIPs e camarotes.

tHe MAGAZIne

Carol Hudson e Ana Paula Lima em recente acontecimento social.

É SÓ PAGAR... O vice Michel Temer, em audiência com a rainha Máxima, da Holanda, pediu uma foto ao seu lado. O funcionário da rainha, autorizado a tirar fotos dela, fez o retrato e, depois do clique, apresentou recibo de cem euros para Temer pagar.

e PoR FALAR... Em Michel Temer, ele falará, dia 7 de abril, para um grupo de empresários no Hotel Plana, em Nova York. Convidado por Mario Garnero, do Fórum das Américas. Tema: BRICs in the World.

GIGoLÔ Miguel Falabella está escrevendo a versão musical do livro Memórias de um gigolô, de Marcos Rey, e já escolheu o protagonista. Será Edson Celulari. O espetáculo estreia no segundo semestre, no Rio de Janeiro.

consuêlo badra

PoLVo

12

Adriana Varejão lança, dia 3 de abril, livro sobre sua trajetória e seu processo criativo. Escrito em parceria com Lilia Moritz Schwarcz, foi batizado de Pérola Imperfeita: a História e as Histórias na Obra de Adriana Varejão. A artista brasileira exibe, a partir de abril, trabalhos de sua série Polvo, na Lehmann Maupin Gallery, em Nova York. E, no segundo semestre, inaugura novas exposições no Instituto Oi Futuro, no Rio, e no Institute of Contemporary Art, em Boston.

Inaugurado em novembro passado, o restaurante The Magazine, em Londres, desenhado por ninguém menos que a premiada arquiteta iraquiana Zaha Hadid, já está entre os 50 melhores da cidade. Localização? Colado à prestigiada Serpentine Gallery.

É Do BRASIL A Sufresh lança a linha Frutas do Brasil para a Copa 2014. As vendas vão de abril a julho. Traz mix de laranja, goiaba, manga e banana.

HIStÓRIA DA MÚSICA Dorival Caymmi e Emílio Santiago já não estão aqui para ver o lançamento do livro sobre os 25 anos do Prêmio da Música Brasileira – que conta a história de nossa música misturada com a do criador do evento, José Maurício Machiline, dia 20 de abril, na Hípica Brasileira, no Rio.

dos Sociais, Ipes, em 1962, e financiou entidades contrárias ao governo João Goulart. Inclusive, a Campanha da Mulher pela Democracia, que promoveu as tais das marchas da família.

MAnIA De CoMPRAR Depois dos livros Mentes perigosas e Mentes insaciáveis, entre outros, a escritora e psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva lança Mentes consumidoras. Sai pelo selo Principium, da Globo Livros. Vai abordar o consumismo desenfreado e as formas de lidar com o problema.

o PAI De CAZUZA Lucinha Araújo resolveu doar para o Museu de Imagem e do Som o acervo do marido, João Araújo, falecido em novembro passado. O pai de Cazuza, responsável por lançamentos de artistas famosos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Moraes Moreira, guardava fotos, escritos inéditos e outros documentos.

eM tAÇA A vinícola Villagio Grando (SC) será a 1ª do país a vender vinho em taças descartáveis no país. Fez parceria com a Bendito Vinho (de São Paulo). O lançamento é em agosto. Cada taça custará de R$ 10 a R$ 15.

eSPAÇo DI CAVALCAntI Samuel Wainer, em 1952, encomendou, para o saguão da antiga Última Hora, em 1952, quadros de Di Cavalcanti, que estarão expostos, a partir de 31 de março, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro. A exposição das telas, compradas na época em que a empresa era presidida pelo famoso advogado Antonio Gallotti (1908-1986), marca a reabertura do Espaço Di Cavalcanti. Veja como Gallotti foi um personagem importante, numa época em que a Light, de capital canadense, era a maior empresa privada brasileira. Ele comprou os quadros de Samuel, jornalista ligado a Jango, para ajudá-lo financeiramente. Logo ele, que fundou o Instituto de Pesquisas e Estu-

Benigna Venâncio, Lucia Itapary, Marisa Junqueira e Cosete Gebrim.

CIDADe PeRDIDA O romancista peruano Daniel Alarcón, de 36 anos, cujo livro Rádio cidade perdida fez o maior sucesso, inclusive no Brasil, deve ser um dos convidados da próxima Flip. A festa do livro, que homenageará Millôr Fernandes (1923-2012), será realizada entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, em Paraty, Rio.


RACISMo O Data Popular, de Renato Meirelles, fez uma pesquisa sobre o racismo em todo o Brasil. Das pessoas ouvidas, 92% acreditam que há racismo no país. Só que apenas 1,3% se consideram racistas. Mas não é bem assim.

no Jardim da Aclimação na capital francesa, com um mix da cultura brasileira.

hotel e mais de quatro mil passagens de avião para a equipe.

CASÓRIo

oS PRIMeIRoS RIVAIS

Abdalla Jarjour e Lúcia Soares Lima convidam para o casamento de sua filha Monya com Geraldo Felipe, filho do casal Geraldo Magela da Silva e Maria de Fátima Alves de Souto, a realizar-se dia 5 de abril, no Santuário Dom Bosco, às 20h. Após a cerimônia, os noivos receberão os convidados no Espaço da Corte.

Primeiro time da história a enfrentar a seleção brasileira, o inglês Exeter City vai voltar ao Brasil exatamente 100 anos depois da histórica partida no campo do Fluminense, em 21 de julho de 1914. A equipe vem patrocinada por um grupo de empresários tricolores e acompanhada pelo dirigente Bruce Henderson. Se hospedará no hotel do Flu em Xerém.

AnFItRIÃ Fernanda Hernandez abre sua bela casa na Península dos Ministros para almoço no dia 5, em torno da cúpula da Christie’s em visita ao Brasil.

MeLHoR CHeF MULHeR

JoGo QUe SeGUe... Não é só proprietário de apartamento que está alugando seu imóvel durante a Copa, no Rio. Tem dono de barco ancorado na Marina da Glória que está pondo para alugar sua embarcação por um mês, no período. Sai a R$ 500 por dia um veleiro de 30 pés, que tem uma cabine fechada, sala, cozinha e banheiro. Uma pechincha.

QUe CoPA, HeIn! Não se sabe se Putin, depois de anexação da Crimeia, continua disposto a vir para a abertura da Copa promover o próximo campeonato mundial, em seu país, em 2018. Mas, independentemente disso, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Brasil, general José Carlos de Nardi, revelou que nos 12 estádios da Copa haverá rotas de fuga para autoridades que sejam alvo de eventual ameaça.

SenSACIonAL BRASIL O diretor da Embratur, Marco Lomanto, e o embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, receberam convidados na embaixada brasileira em Paris para o lançamento da mostra “Sensacional Brasil – Au Jardin D’acclimatation”. A exposição acontecerá de 12 de abril a 11 de maio,

Cantora Paula Fernandes, Luciana e Fernando Câmara.

CASteLInHo

noVAS oPeRAÇÕeS eM ABRIL

O jornalista e escritor Carlos Marchi vai escrever a biografia do grande jornalista brasileiro Carlos Castelo Branco (1920-1993). Sai pela Record. Marchi foi secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, em plena ditadura, quando Castelinho era o presidente. A venda de ingressos no exterior para a Copa está abaixo das expectativas da Fifa. A imagem do país lá fora não anda boa. No entanto, a procura interna de ingressos, inclusive para a área VIP, está acima do esperado.

O Boulevard Shopping amplia o seu mix com a chegada de duas novas operações, ainda no primeiro semestre de 2014. No segmento de gastronomia, o Burger King inaugura em abril, na Praça Gourmet do shopping. A marca é a segunda maior rede de fast food do segmento de hambúrgueres do mundo. Um dos grandes diferenciais são os hambúrgueres grelhados ao fogo, que conferem sabor único de churrasco aos sanduíches. No final de abril, no segmento de vestuário, a loja Taco inaugura no segundo piso do mall. A marca possui 146 lojas operando em todas as regiões do Brasil e é uma referência em moda básica.

GALVÃo e CLÃ

FRoM USA

Veja alguns números da TV Globo na cobertura da Copa. Serão 60 equipes espalhadas pelo país, numa operação envolvendo mais de 2.500 profissionais. A emissora deve pagar 18.900 diárias de

No fim do mês passado, o Dr. Gilvan Alves reservou um tempinho para si mesmo na sua agenda em nome do aperfeiçoamento contínuo. Dessa vez ele participou do 72º Congresso Anual da

LÁ e CÁ

consuêlo badra

Luciano e Solange Ferrer.

O restaurante Maní, em São Paulo, está em festa. Helena Rizzo foi escolhida a melhor chef mulher do mundo pela revista inglesa The Restaurant, a mesma que, anualmente, publica a famosa lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. No dia 28 de abril, Helena receberá, em Londres, o The Veuve Clicquot World’s Best Female Chef, prêmio especial concedido às mulheres pela publicação.

13


Academia Americana, que aconteceu entre os dias 21 e 25/03, em Denver, Colorado, nos Estados Unidos. Dr. Gilvan, que é membro da Academia, participou de palestras com os principais nomes da área, que debateram assuntos diversos, como doenças e seus tratamentos, assim como as novidades sobre estética.

Comissão de Direitos Humanos do Senado, elogiaram a iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela escolha do tema, hoje uma chaga em todo o mundo. A propósito, o Senado, por intermédio da Coordenação de Edições Técnicas, lançou o livro Tráfico de Pessoas, com toda a legislação sobre o assunto, que está sendo comercializado pela Livraria do Senado, anuncia a diretora Anna Maria de Lucena Rodrigues.

sabe, não alisa ninguém. Tem a língua afiada. Tanto é que a ex-ministra Chefe da Casa Civil do Planalto contemporiza: “Eu quero o PMDB comigo, mas a candidatura de Requião é legítima. Tenho uma relação muito respeitosa com ele”.

FInALMente

Carmella Tonet Camargo e Camila Veloso.

Em depoimento prestado à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado, o ministro da Integração, Francisco José Coelho Teixeira, anunciou que, finalmente, as obras de transposição do rio São Francisco estarão concluídas em 2015. Inicialmente prevista para 2012, a obra, orçada em 8 bilhões de reais, é elogiada e criticada ao mesmo tempo. A previsão é que, após sua conclusão, as águas do velho Chico cheguem a 390 municípios de quatro estados nordestinos: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, contemplando 12 milhões de pessoas.

20 AnoS De ReAL

consuêlo badra

A passagem dos 20 anos do Plano Real foi festivamente comemorada pelos tucanos, à frente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seus pupilos Armínio Fraga, Pedro Malan, Gustavo Loyola, Pérsio Arida, Gustavo Franco e outros menos votados. Em seminário realizado em São Paulo, toda a equipe que gerou o Real teceu loas ao seu sucesso e críticas à condução da política econômica do governo Dilma Rousseff. O ex-presidente do BC, Armínio Fraga, foi enfático: “Os problemas de hoje vêm desde o segundo mandato do presidente Lula, quando se abandonou um modelo mais equilibrado na direção do que se chama hoje de nova matriz, com política macro mais frouxa, muito foco no consumo e pouco foco na produtividade”.

14

tRÁFICo HUMAno Será no dia 8 de abril a sessão especial do Senado Federal em homenagem à Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema é o tráfico humano. Tanto o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande no Norte, quanto a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, e Presidente da

Cosete Gebrim, Yara Curi e Lenir Fonseca.

JÁ GAnHoU A senadora Kátia Abreu, do PMDB do Tocantins, e presidente da poderosa Confederação Nacional da Agricultura, foi estimulada muitas vezes a trocar o Senado e a CNA pelo governo do seu estado na eleição que se avizinha. Medindo os prós e os contras, Kátia Abreu, que é muito corajosa, bateu o martelo: vai disputar mais uma vez a eleição para o Senado e pretende continuar na presidência da CNA. Tem assegurada, com certeza, as duas eleições numa tacada só.

BAIXA FILIAÇÃo

O brilhante cantor Rogério Midley.

ALIADoS Aos trancos e barrancos, como diria o inesquecível Darcy Ribeiro, o PT e o PMDB mantêm a aliança para disputar a eleição de outubro, mas com alguns arranhões. No Paraná, por exemplo, a senadora Gleisi Hoffmann, do PT, é candidata ao governo do estado, mas o polêmico senador Roberto Requião, do PMDB, também é. E Requião, como se

É bom que os presidentes das mais de 30 agremiações partidárias, espalhadas pelo Brasil, fiquem atentos à voz das ruas e prestem atenção aos registros do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo dados do TSE, em 2013 apenas 126 mil brasileiros se filiaram aos partidos políticos. É o número mais baixo dos últimos cinco anos. Provavelmente, o eleitor não está acreditando no lero-lero dos partidos, que se apresentam nos programas partidários como se vivêssemos num mar de rosas. No dia da eleição, em outubro, os partidos poderão tomar outro susto.

BAIXARIA Quem tiver um tiquinho de juízo não deve convidar para participar do mesmo


debate político o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha, o presidente do PT no Rio de Janeiro, Washington Quaquá, e o presidente do PMDB carioca, Jorge Picciani. O que disseram de cada um é de corar um frade de pedra. Disse Cunha: “Não ouso perder tempo e baixar o nível com um pilantra como esse Quaquá”. Retrucou Quaquá: “Não dá para encontrar a dupla dinâmica Eduardo Cunha e Jorge Picciani no carnaval do Rio sem a polícia por perto”. Picciani não perdeu tempo: “Se ele disse isso é porque é um vagabundo”. O carioca merece isso?

governista e da oposição, que, no caso, pedem sua saída, agora é a vez do conceituado jornal inglês Financial Times, que, em editorial, sugeriu à presidente Dilma Rousseff a substituição do seu ministro da Fazenda, por não estar “alinhado ao mercado”. Dificilmente a presidente Dilma mexerá mais no seu ministério até o fim do governo.

MetRALHADoRA VeRBAL Nessa briga entre PT e PMDB no Rio de Janeiro, faíscas foram disparadas e chegaram até Salvador, a bela capital baiana. Os irmãos Geddel e Lúcio Ferreira Lima, do PMDB, estão sempre com a metralhadora verbal engatilhada quando o alvo é o PT. Foi Lúcio quem disparou: “O Rui Falcão (presidente) e o PT querem dar o golpe do baú. Só querem o dote, que é o nosso tempo de TV, não querem nosso amor. Ficar com alguém que só quer casar por interesse é muito ruim para a gente. Enquanto o presidente do PT nos agride, o Presidente do PMDB fica calado”.

Marlene de Souza e Rita Márcia Machado em recente almoço.

o QUe SeRÁ? O senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, escolhido pelo PSOL para ser o candidato a presidente da República, escolheu a filha do governador gaúcho, Tarso Genro, a ex-deputada Luciana Genro, para sua colega de chapa, como vice. De cara o jovem senador anunciou que não quer o apoio nem do senador José Sarney, do PMDB do Amapá, nem do deputado Paulo Maluf, do PP de São Paulo. E mais, disse Randolfe, não quer na campanha doações de bancos, empreiteiros e do agronegócio. Imaginem o que vamos assistir na tevê.

blicos. Exercem funções e cargos para servir ao país. É preciso acabar com a irritante e revoltante mania de olhar com indiferença e desrespeito o funcionário do Senado. Todos, do menor ao mais graduado, exercem seus cargos com responsabilidade. Não podem nem admitem servir de boi-de-piranha para erros e irregularidades que não cometeram. Muitos políticos sem expressão querem aparecer para os holofotes e seus redutos eleitorais, à custa do couro do servidor. Cravando mágoas, recalques e incompetência nos ombros dos servidores. Essa desfaçatez tem que acabar. Tem hora que o político vai embora para casa. Sem choro nem vela. O servidor, por sua vez, permanece. Ontem, hoje e sempre. O saudoso Carlos Lacerda, inigualável tribuno e excelente governador do então Estado da Guanabara, costumava lembrar que servidor público não faz ganhar eleição, mas faz perder.

eUFoRIA Os peemedebistas do Rio Grande do Norte estão eufóricos com a possibilidade do deputado Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Câmara dos Deputados, candidatar-se ao governo do estado em outubro próximo. Henrique Alves é o decano dos deputados federais, no décimo primeiro mandato consecutivo, e vem realizando uma grande gestão à frente da Câmara, de maneira bastante equilibrada. Ao lado do primo, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, são as duas maiores expressões nacionais do Rio Grande do Norte.

Oliver Gabriel, Patricia Rosa e Saulo Campos.

MÁ FASe O inferno astral do ministro da Fazenda, Guido Mantega, não passa. Se não bastassem todos os problemas que enfrenta no mais forte Ministério da Esplanada, como inflação insistente, alta de dólar, exportações em baixa, importações em alta, críticas de aliados da base

O servidor público exige respeito. É classe operosa e briosa. Ovelhas ruins existem em todos os rebanhos. Deixemos de hipocrisia. Que os demagogos, parasitas, cretinos e oportunistas mudem a toada. Basta. Nesta linha, situa-se o servidor do Senado Federal. Nenhum homem público, parlamentar ou administrador trabalha com eficiência sem o apoio do servidor. Nem mesmo o Presidente da República. Há pouco o ministro Aloizio Mercadante salientou que ele e os ministros também são servidores pú-

Yarinha e Phelipe Matias.

consuêlo badra

BAStA

15


colaboração com Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a S.H.I.E.L.D. e luta para aceitar seu papel no mundo moderno, enquanto uma nova ameaça surge direto de seu passado. Capitão América 2 – O Soldado Invernal estreia em 10 de abril.

VeIAS ABeRtAS

O superintendente do Terraço Shopping, Marcos Athayde, e a gerente de marketing, Monaliza Maia, com Hélio e Gustavo Nakanishi.

Eduardo Galeano, escritor uruguaio que abrirá dia 12 de abril a Bienal do Livro de Brasília, virá ao país com a mulher, Helena. É dos sonhos que ela conta para ele pela manhã que saem grandes inspirações do autor. Depois, Galeano seguirá para o Rio de Janeiro, onde dará palestra na PUC.

noVo ConCeIto

IRACeMA toRReS

Depois da unidade da rede HELIO do Liberty Mall, agora foi a vez do salão do Terraço Shopping reabrir com novo layout. A reinauguração foi no dia 14 de março e aconteceu em clima de Copa do Mundo. O tema durante todo o dia foi “Brasilidade” e teve trilha sonora recheada de muito samba e imagens do país sendo mostradas nas tvs espalhadas pelo espaço. O novo conceito da unidade do Terraço faz parte de um grande projeto da marca HELIO, pensada pelo arquiteto Júlio Takano, da Kawahara Takano Soluções, empresa paulista que, há mais de 20 anos, trabalha com soluções para o mercado do varejo e é responsável pela mudança de conceitos de marcas para cerca de cem lojas na América Latina. Foram quase dois anos de muita troca de ideias entre Helio e sua equipe e Júlio Takano para criar este novo projeto da marca HELIO, que será levado ainda para as demais unidades dessa marca que é sinônimo de qualidade e tradição no segmento de beleza na Capital Federal.

Convidando para o lançamento da coleção inverno 2014, dia 2 de abril, às 17h na CLS 216.

consuêlo badra

A VoLtA Do CAPItÃo AMÉRICA

16

Após os cataclísmicos eventos que aconteceram em Nova York, no filme Os Vingadores, lançado em 2012, os fãs do Capitão América poderão vê-lo novamente em ação. Interpretado por Chris Evans, o super-herói volta às telonas no próximo mês no segundo filme da franquia de sucesso da produtora Marvel. Na sequência (novamente escrita por Christopher Markus e Stephen McFeely), Steve Rogers (Chris Evans) continua sua

zado em 3 de abril, é gratuito e ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Hall do Pronto-Socorro.

HIStÓRIA FAMILIAR O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes (foto abaixo), lançou um livro de sua autoria em que recupera a trajetória e conta como se constituiu a sua família, uma história que se mistura com a do próprio país e do processo de miscigenação. A obra, intitulada Ribeiro Nardes – Uma família do Brasil, aborda a história dos Ribeiro Nardes, por meio de uma pesquisa genealógica da família desde os anos 1500.

PReVenÇÃo O Grupo Acreditar acaba de lançar o programa “Eu Me ResPeito”. Com o objetivo de atuar em prol da detecção precoce do câncer de mama, a ação social vai percorrer empresas e visitar espaços comunitários, orientando mulheres de todas as idades quanto à correta realização do autoexame e, principalmente, quanto às rotinas de rastreamento da doença através de avaliação clínica e exames complementares das mamas.

HoMenAGeM

InFInIDADe De oBSeSSÕeS

No próximo dia 7 de abril, Dia do Jornalista, a Proativa Comunicação estará recebendo convidados e colegas de profissão para homenagem, apresentando com exclusividade o espetáculo Virílhas, escrito e dirigido pelo jornalista Alexandre Ribondi. A data para essa homenagem será um dia antes, 6 de abril, às 18 horas, no Teatro Casa D’Itália (EQS 208/209).

Aberta no dia 18 de fevereiro, a exposição da artista plástica japonesa Yayoi Kusama ocupa quatro grandes galerias do Centro Cultural Banco do Brasil com uma infinidade de títulos. “Obsessão Infinita” é famosa pela quantidade de bolinhas estampando suas obras, uma tentativa da artista passar para o mundo como ela o vê. Desde sua inauguração, aproximadamente 50 mil pessoas já visitaram as galerias do CCBB, que contam com cerca de 100 obras (de 1949 a 2012) que personificam a expressão do olhar da artista através de pinturas, colagens, esculturas, vídeos, instalações interativas, fotografias e objetos de seu acervo pessoal. A exposição permanece aberta até o dia 27 de abril, com entrada franca.

SAUDÁVeL Com o objetivo de alertar a comunidade sobre os principais problemas que afetam o bem-estar e orientar a adoção de um estilo de vida que privilegie a longevidade, o Hospital Anchieta promove um circuito com diversas especialidades médicas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O evento, que será reali-



recordar é

viver Fotos: Henrique Guillen, Célio Costa, Roberto Barroso, Emivaldo Silva, Rodolfo Stuckert, Gondim

João Figueiredo e Said Farah (1979)

recordar é viver

Ronaldo Monte Rosa, Angela Parente e Marli Maria de Jesus (1983)

18

Ronaldo Costa Couto (1988)

Neusa Orlando e Roberto Freire

Glaucia Baena Soares, James Johnston, Dário Castro Alves e Edward Marasciulo (1984)


Thereza Miranda Lima, Regina Istambuli e amigos (1983)

Asta Rose Alcaide (1988)

Rubens Gallerani (1986)

Wilma Pereira, Wilma Queiroz e Maria Josina Cunha Campos

Hugo NapoleĂŁo (1988)

recordar ĂŠ viver

Sergio Gomes Lemos e Bebel (1988)

19


Coronel Tarcísio José, Eron Alves de Oliveira, Murilo Badaró, José Ornellas, Eraldo Alves de Oliveira, Ronaldo Monte Rosa, Dr. Modesto

recordar é viver

Genoveva Ayres, Gastão Felipe Coimbra Bandeira de Mello e Yoana (1988)

20

A filha Angela cercada pelos pais Dr. Renault Mattos Ribeiro e Rosely

Carlos Antônio Gordilho Costa (1989)

Cristiane Constantino Foresti


Yara Curi, テ「rea Farah, Salma Farah e Nina Carvalho

Margarida Lofego de Oliveira (1988)

Josテゥ Sarney e Abreu Sodrテゥ (1984)

Claudia Vieira, Julio Jardim e Marcelo Upiano (1988)

Fernando Nogueira (1988)

recordar テゥ viver

Fernanda Nogueira (1988)

21


Aniversariantes de abril

aniversariantes

Fotos: Paulo Lima

22

Dia 10 – Cristiane Constantino Foresti

Dia 20 – Pedro Gordilho

Dia 24 – Senador José Sarney

Dia 19 – Senador Adelmir Santana

Dia 26 – Ricardo Bittar

Dia 24 – Marlene Galeazzi

Dia 19 – Lúcia Flecha de Lima

Dia 05 – Gim Argello

Dia 11 – Eder Augusto Pinheiro


Dia 19 – Isabela Guerra

Dia 16– Liliane Roriz

Dia 28 – George Zardo

Dia 26 – Alfredo Alasmar

Dia 13 – Della Henry

Dia 19 – Ivonete Granjeiro

Dia 19 – Ada de Luca

Dia 08 – Janaína Ortiga

Dia 01 – Rosália Peixoto

Dia 15 – Karla Amaral

Dia 07 – Marisa Letícia Lula da Silva

aniversariantes

Dia 11 – Ana Paula Gonçalves

23


José Alberto Couto Maciel

A velhice fora do contexto social

ARITGOS

O

24

que mais me impressiona na velhice é uma sensação muito parecida com a que vive o menor, ainda fora do contexto social. Quando você não tem idade ainda para entrar em determinados filmes, teatros, cassinos, quando você não pode ainda viajar só em razão da idade, sente que não está integrado à vida, ou melhor, não há uma integração plena. Então vem aquele sentimento no jovem de querer alcançar os 18 anos, depois os 21 e ter a liberdade de aproveitar a vida como os demais seres que já alcançaram as idades em que serão plenos. Mas, vejam, esse é um sentimento bom, porque é a perseguição da plenitude da vida que todos podem alcançar, e, se não houver nenhum contratempo, alcançam. Na velhice, porém, após determinada idade, começa a acontecer exatamente o contrário, ou seja, aquele que viveu no pleno contexto social da vida, começa a sentir, não por ele mesmo, mas pela sociedade, que não é mais alguém igual aos demais, passando a ser desintegrado da sociedade por força inclusive da lei. Sabe-se e é notícia quase que diária que a idade cronológica está sendo ampliada e que nosso mundo, em pouco tempo, será um planeta composto mais de velhos do que jovens. Sabe-se também que, biologicamente, em razão de tratamentos médicos, vitaminas e alimentação balanceada, muitos velhos tornam-se, com a idade, mais novos do que muitos novos. A sexualidade que demarcava uma certa evidência de que a partir de determinada idade desapareceria, com novos produtos e atividades físicas, foram os velhos mantendo uma atuação e um libido de fazer inveja aos que ainda não envelheceram. Entretanto, insistem os legisladores em não acompanhar a evolução mundial sobre a idade. Agora mesmo assisti à posse de um novo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Barros Levenhagen, magistrado dos mais competentes e honrados que já passaram por nossa Justiça, o qual foi em-

possado, por votação unânime de seus pares, para substituir o Ministro Carlos Alberto Reis de Paula, brilhante em sua carreira, professor emérito e o primeiro negro no Brasil a assumir o cargo de Ministro no Tribunal Superior do Trabalho. Mas o que houve com o Ministro Carlos Alberto? Deixou o cargo por vontade própria? Estava doente? Não, o Ministro estava talvez em uma de suas melhores fases intelectuais, acrescentada pelos anos de serviço ao magistério, mas alcançou ele a idade de 70 anos, e, em decorrência dessa idade, cronológica e não biológica, o legislador determinou que ele, a partir de seu aniversário, seria velho para continuar no cargo, e o aposentou compulsoriamente. Vejam, hoje um infrator de 17 anos assassina três pessoas e vai rindo para prisão provisória, pois preso não ficará, uma vez que a lei presume que não tem idade suficiente para responder por seu crime. Um cidadão com mais de 70 anos não precisa votar, não entra em fila nos bancos nem nos aeroportos, tem estacionamento privativo nos locais públicos, é afastado do magistério compulsoriamente, como também de seu cargo de magistrado, tudo isso decorrente de normas que se baseavam, em 1950, na idade média de falecimento em 49 anos. Ora, não estaríamos já em uma época que poderiam os doentes e necessitados ser tratados da melhor forma, mas subjetivamente, e não por presunção legal? Ninguém, a meu ver, pode presumir quais as restrições decorrentes da idade nos tempos em que vivemos. É claro que devemos proteger os doentes e os que necessitam de proteção, que muitas vezes assim precisam em decorrência da idade, mas que também podem necessitar em todas as idades. É preciso, porém, acabar com a presunção nesses casos, pois retira-se o idoso do contexto social quando, muitas vezes, é na idade que vive no momento que melhor se entrosa em favor da sociedade.


Paulo Castelo Branco

O

cenário para o jogo de abertura da Copa do Mundo estava pronto. Na tribuna de honra, os lugares demarcados indicavam as autoridades que prestigiariam o evento. Uma bateria de microfones com logotipos das redes de transmissão parecia querer falar. Os técnicos se movimentavam, instalando os autofalantes que iriam transmitir ao mundo a maior festa do futebol. Segundo os organizadores, cerca de dois bilhões de pessoas assistiriam às partidas e celebrariam, num urro, os gols dos craques de equipes de nações de todos os continentes. No dia da abertura, 12 de junho, o estádio estava lotado. Uma banda fazia evoluções ao ritmo de “Ai se eu te pego!”, e o público repetia os movimentos corporais maliciosos do cantor Michel Teló. Junice e Gregório se acomodaram nas cadeiras numeradas adquiridas com grande sacrifício dos pais, que fizeram empréstimo consignado, dando como garantia os rendimentos das aposentadorias. Os pais, na verdade, só pensavam na felicidade dos filhos. O casal namorava há quase cinco anos, e Gregório pretendia pedir Junice em casamento no momento do primeiro gol da partida; já se imaginava recebendo os aplausos para a grande jogada do atacante como se para ele fosse. No mês de maio, mês das noivas, Gregório comprou, em suaves prestações, um anel de ouro com uma pedra de zircônia. Guardou a caixinha já embrulhada para presente no alto do seu armário, para que ninguém descobrisse o seu segredo. A multidão não parava de cantar. O estádio Itaquerão, com a sua lotação estendida em 20 mil pessoas, estava com 68 mil torcedores, quase atingindo a marca do Mané Garrincha, em Brasília, com seus 74 mil assentos.

No meio da multidão, o casal trocava beijos e carícias discretas. Ninguém se incomodava com eles, só pensavam no jogo. Gregório suava frio esperando o seu momento especial, afinal, o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados. Um grupo de crianças vestidas com uniformes do Brasil e da Croácia entrou em campo. Os brasileiros com bandeirolas da equipe croata e, eles, com as brasileiras. O público aplaudiu entusiasmado. O locutor oficial alertava sobre as proibições do uso de foguetes, sinalizadores e outros artefatos que poderiam causar algum dano às pessoas. Jovens vestidos em roupas de cor laranja orientavam os torcedores pelos corredores em direção aos seus assentos. A hora tão esperada estava chegando. Alguns minutos faltavam para o início do espetáculo. O locutor pediu silêncio para a execução do hino da FIFA. O público silenciou. Em seguida, fez o anúncio da escalação das equipes; o público aplaudiu. Na tribuna de honra, as autoridades se acomodavam. Um sentimento estranho começou a percorrer as entranhas dos poderosos. Alguém comentou baixinho que tudo indicava que uma imensa vaia seria dirigida a cada um dos que fossem anunciados. Um homem imenso, vestido de negro e com o rosto coberto, disse: – Ficam os torcedores, a partir deste momento, por ordem da Presidência da República, proibidos de emitir qualquer som dentro do estádio. Os torcedores, amedrontados, ficaram silentes. O jogo começou, e logo no primeiro lance o Brasil fez um gol. Gregório pegou a mão da namorada e a pediu em casamento. Sua voz, junto ao sim de Junice, ecoou no silêncio, e o estádio explodiu numa salva de palmas.

Artigos

Grande jogada

25


Aristóteles Drummond

Mais energia já

ARTIGOS

P

26

ara o Brasil não viver na dependência de chover mais ou menos, ligar mais ou menos termoelétricas de operação cara, onerar o custo Brasil e manter o preço da energia, que já está em patamar internacional, o governo federal deveria tomar medidas imediatas e sem gastar um tostão. Bastaria fazer com que o negócio da geração e distribuição voltasse a ser atrativo, liberando os projetos existentes e retidos na burocracia, quando não no delírio das autoridades ligadas ao meio ambiente, a movimentos indígenas e quilombolas. Não é aconselhável essa linha de usinas praticamente sem reservatórios, que, dessa forma, não suportam um ano mais seco. No Rio, uma usina no norte do estado, que poderia estar pronta, teve sua concessão devolvida diante da demora de cinco anos para a liberação do projeto. E são muitos casos semelhantes. Também seria o momento de as políticas de cunho social, muito oportunas, serem bancadas pelo Tesouro e não pelas empresas, sociedades por ações com fins lucrativos. A questão social é obrigação do Estado e não dos acionistas das empresas. Sem garantia de energia, e com tarifas razoáveis, não haverá retomada do crescimento e muito menos de investidores no setor.

Algumas distribuidoras, como Light, CEMIG, Paulista de Força e Luz e COPEL, têm tradição de dezenas de milhares de pequenos acionistas. Uma emissão de ações incentivadas, por exemplo, sem imposto de renda sobre dividendos por dez anos, poderia capitalizar as empresas e permitir o deslanchar de projetos. As alterações feitas pelo atual governo geraram dificuldades para o Grupo Eletrobrás, controlado pela União, que é referência mundial na tecnologia e na gestão de sistemas elétricos de porte. Furnas, inclusive, atua fora do Brasil com sucesso. Com a atual legislação a Eletrobrás não vai conseguir vender as distribuidoras que possui. Eletricidade é um negócio, e não instrumento de política social. Remover a burocracia, amparar as ações contra a fraude e roubo de energia, tornar a tributação mais simples e mais clara ajudaria em muito a fazer com que o setor voltasse a investir com segurança. Não sendo assim, o próprio governo não conseguirá transferir o controle das empresas de distribuição sob sua gestão. O ministro Lobão tem uma assessoria de alto nível. Ele sabe o que fazer. É só deixarem. Energia cara é a escuridão, cabe lembrar. E estamos muito perto disso.


Florian Madruga

F

az um ano que Francisco assumiu o papado, surpreendendo o mundo não apenas pelo fato de ser o primeiro papa sul-americano, mas principalmente a nós, brasileiros, por ser argentino. Tanto país na América do Sul, outros tantos na Central, e mais na do Norte, e o papa vem de Buenos Aires. A eleição de Jorge Mário Bergoglio, no entanto, causou espanto no mundo pelas decisões que começou a tomar após a fumaça branca surgir na chaminé do Vaticano, e o célebre anúncio: – “Habemus papam”. A adoção do nome Francisco, o primeiro na história da Igreja Católica Apostólica Romana, mostrando para a humanidade a ligação do novo papa com São Francisco de Assis, que, há oitocentos anos, iniciou uma revolução na Igreja. O Francisco dos nossos dias dispensou o anel de ouro, os sapatos vermelhos, a romeira, os aposentos luxuosos do Vaticano, e anunciou para os cardeais a necessidade de uma Igreja mais próxima dos humildes e sem ostentação. E mais: começou uma cruzada para enfrentar a poderosa burocracia da Cúria Romana. Até agora Francisco está ganhando e os burocratas indo para escanteio. Realmente, o Papa Francisco, com seu jeito simples, discurso claro e decisões necessárias, se diferencia dos seus antecessores. Por quê? Recebi um email do professor João Esteves Pinto, de Lisboa, e que por muitos anos foi o Administrador da Imprensa Nacional – Casa da Moeda de Portugal, escritor e poeta, apreciador de um bom vinho alentejano, onde relata os detalhes do crucifixo que o Papa Francisco usa desde os tempos de Buenos Aires. Com a palavra o professor João Esteves: – Na imagem da cruz peitoral do Papa, uma coisa é certa: nela não víamos um Cristo crucificado; mas, sim, um Cristo com os seus braços em cruz e uma pomba, reflexo do Espírito Santo, na parte superior.

Porém ainda faltava perceber mais alguns detalhes que ela continha. – Nela temos a imagem dum rebanho, simbolizando o rebanho de Cristo. O redentor carrega uma das ovelhas aos ombros e com os braços cruzados agarra-a. Nesta ovelha funde-se o resto do rebanho em forma triangular ou de montanha em direção à pomba do Espírito Santo com irradiações célicas entre o rebanho e a pomba. No centro da cruz está a cabeça de Cristo, que simboliza a mente de Deus. As suas mãos cruzadas junto do seu Coração, o Coração de Deus, a agarrar a ovelha, recorda Cristo a agarrar toda a humanidade, o rebanho do Pastor, os filhos dos homens que são os filhos de Deus. Ao contrário de um Cristo crucificado, onde as mãos paralisadas e pregadas à cruz remontam a um momento de grande dor e tortura, esta cruz faz-nos lembrar um Cristo vivo e ressuscitado, vencedor da morte, que continua a sustentar, a servir as almas e a redimir a humanidade dos males de que hoje em dia padece. A pomba parece, a nosso ver, ter a forma de um cálice com as penas do rabo a fazer de copa. O fato de estar de cabeça para baixo e as asas apontadas para cima recorda-nos também a imagem de uma meia-lua, símbolo da morte e ressurreição tal como a lua, nas suas diferentes fases, passa por um processo de crescimento – nasce, cresce, atinge um auge, mingua e morre para reaparecer passados três dias – Cristo morrendo e ressuscitando, restaurou uma vida que não passa jamais: a vida eterna. Terá esse crucifixo, que o professor Esteves narrou acima, alguma relação com aquele que o Papa Francisco confessou ter retirado do caixão do seu confessor, na hora do sepultamento? “Imediatamente o ladrão que todos temos dentro de nós veio à minha mente. E enquanto colocava as flores, peguei a cruz”, confessou o Sumo Pontífice. Bom motivo para reflexão nesta quaresma. DA FESTEJADA DESIGNER DE ESTAMPAS BEBEL FRANCO: “Mau gosto só existe quando você se apropria do que não entende”.

ARTIGOS

A cruz do Papa

27


Dubrovnik, cidade muito visitada por turistas

CroáCia

Atualmente é um dos grandes destinos turísticos da Europa

mara amaral

C

28

om mais de 4.800km de costa mediterrânea e 1.185 ilhas, a Croácia atualmente é um dos grandes destinos turísticos da Europa. Próximo das praias há pitorescos portos antigos e excelentes restaurantes com vista para o mar. Recebe cerca de 800 cruzeiros turísticos em seus postos nas principais cidades costeiras e nas ilhas do país, e isso apenas nos 1.789km de sua costa. Iates de europeus endinheirados despertam palmo a palmo um espaço no mar de água verde e azul turqueza, cristalinas. O mar é o grande cartão postal deste país. Ela é famosa pelo seu verão intenso, com muito sol, e também montanhas, lagos, história. Em determinada estação a temperatura não costuma descer dos 12 graus, bem amena, em comparação com a média europeia. Entretanto, a Croácia possui bem mais do que a costa. No interior estão as atrações culturais de Zagreb, sua capital, e Vanarsdin, assim como áreas rurais com caste-

Zagreb

Apesar dos muitos museus, galerias e monumentos, vários turistas não passam por Zagreb, indo diretamente para as praias do Mar Adriático


los, balneários e parques ecológicos. Ela forma um ponto de encontro com o Mar Mediterrâneo e a Europa Central, entre os Alpes e a Planície da Pamônia. Seu território relativamente pequeno tem grande variedade de paisagens. País de beleza extraordinária, está se recuperando lentamente dos anos difíceis de conflito e retornando ao seu papel como popular destino turístico. O país se separou da República Federativa da Iugoslávia em 1990, tendo a seguir as primeiras eleições livres desde a Segunda Guerra Mundial. Contudo, o brutal conflito posterior teve efeitos desastrosos na economia, levando à destruição de muitos monumentos e tesouros históricos. A ONU administrou os territórios da disputa em 1995 e a última região, a leste da Eslavônia, foi retomada pelo governo croata em janeiro de 1998. A resolução do conflito recriou um país que perdeu sua autonomia em 1102. Sob Koleman, a Croácia tornou-se parte da Hungria, e assim permaneceu por 900 anos. No fim da Segunda Guerra Mundial declarou sua Independência. Depois, integrou o reino da Iugoslávia.

Catedral da Assunção de Nossa Senhora - Zagreb

Poucas pessoas vivem nas áreas montanhosas, a costa e as ilhas maiores são mais povoadas. E dependem da renda trazida pelo turismo. Situada entre o leste e a oeste da Europa, a Croácia sempre foi um ponto de passagem, mas também uma confluência entre diferentes mundos e culturas. Partes do país lutaram para se libertar do domínio turco. Esse é um país fascinante, com grande.diversidade étnica, histórica e arquitetônica, além de uma topografia variada. Bem diferente, a costa tem um litoral recortado de belas ilhas. As cidades costeiras refletem a cultura veneziana, com templos, igrejas, mosteiros, palácios e fortes que mostram o esplendor das cidades da costa e a grandeza do período renascentista.

ZAGREB Capital, também é o centro da vida política, econômica e cultural do país. Cercada por matas e parques, a cidade fica ente as encostas de um monte e as margens do rio Sava, ao sul. Situada no meio da Croácia ocidental, ela é um ponto de confluência entre o leste e oeste europeu.

Língua Na Croácia fala-se o croata, uma língua eslava que emprega o alfabeto latino, muito parecida com o sérvio, que utiliza o alfabeto cirílico. Ali é de fácil entendimento, uma vez que majoritariamente falam o inglês, seguido de italiano, russo, alemão e francês. Também, para os portugueses, é fácil a aprendizagem de algumas palavras básicas em croata.

Turismo Zagreb é um destino turístico e também um corredor para turistas da Europa Central e da Europa Ocidental em direção ao Adriático. Apesar dos muitos museus, galerias e monumentos, vários turistas não passam por Zagreb, indo diretamente para as praias do Mar Adriático e as cidades históricas de Dubrovnik, Šibenik, Zadar e outras. É um centro de tráfego importante, com conexões ferroviárias, rodoviárias e aéreas. A parte histórica da cidade, com a Cidade Alta, é a principal atração, com edifícios históricos, igrejas, instituições, restaurantes e cafés. As ruas e praças ali podem ser alcançadas a pé.

mara amaral

Teatro Nacional de Zagreb

29


Hotéis em Zagreb Esplanade Zagreb Hotel; DoubleTree by Hilton Hotel Zagreb; Sheraton – Situado no coração da cidade; The Westin – Fica a uma curta distância, a pé do centro da cidade.

Os parques da capital, lindos. O verão de julho a agosto, é o melhor período para conhecer a Croácia

mara amaral

E por nada no mundo perca Museum of Contemporary Art, o maior museu de arte da Croácia; Cathedral: a Catedral da Assunção de Nossa Senhora é uma das maiores atrações de Zagreb; Zagreb City Museum; Britanski trg; Mercado excelente de frutas e vegetais; Museu Nacional Croata de Art Naif; Parque Maksimir (Zagreb); Galeria dos Velhos Mestres (Zagreb); Visite Dubrovnik e Split. A cidade histórica de Split Email: maraamaral2002@hotmail.com

30



Le Cinq em P

pedro Gordilho

um deslumbramento

32


m Paris:

o

S

e você deseja encantar seus convidados, estando em Paris, existe um endereço que o bom gosto sugere: o restaurante Le Cinq. É o momento para viver uma noite de sonho e maravilhar-se pelo cenário, pela mesa e pela excelência do serviço. Esse lugar mítico tem sido enfeitado pelo talento do seu designer floral, o americano Jeff Leatham. O hall, a galeria, o jardim interior são enriquecidos pelo gosto sofisticado e absolutamente exclusivo do designer. Um cenário majestoso e elegante. Pois a elegância é a marca desse lugar: o bar, a galeria, o piano clássico, suas mesas, suas poltronas, suas palmeiras, seus quadros, um luxo refinado do grande século.

pedro Gordilho

Recepção do Restaurante “Le Cinq”

33


pedro Gordilho

Hall do Hotel “Le Cinq”

34

Bar do Hotel “Le Cinq”

E atrás desse refinamento coloca-se uma qualidade superior: a simplicidade. O chef, M. Eric Briffard, associa seu imenso talento à sua discrição e sua disponibilidade. E, marcadamente, sua grande autoridade para comandar uma

equipe de cento e cinquenta cozinheiros. O diretor do Cinq, M. Eric Beaumard, é uma personalidade cativante, educado, cultivado, como não tem outro em Paris. Ele domina em atitude e competência, como se tem dito, todos os diretores

de restaurantes da capital francesa. Seu título de vice-campião no concurso de melhor sommelier do mundo lhe atribui autoridade sobre as quarenta mil garrafas da cave, um lugar que o bom cliente tem direito de conhecer pela variedade, pela beleza, pela disposição. É uma verdadeira lição prática de “como arrumar a sua própria cave”. Todos os maître d’hôtel do Cinq são do mesmo feitio, temperamentos e estilos assemelhados. Vindos de outras grandes casas. Adoráveis e atentos. Ocupam-se dos clientes da maneira mais gentil sem prejuízo da discrição, e, num grande restaurante, é raro encontrar um pessoal tão harmonioso, distribuindo atenção por todos os frequentadores, quer os habituais, quer os novos clientes. O chef M. Eric Briffard realiza uma cozinha clássica. Como Joel Robuchon, seu professor, tudo está concebido sobre a qualidade do produto. Uma porção de turbot, pescado por um pequeno barco, não há nada de mais banal. O seu é assado com alcaparras de pantelleria, aipo, cèpes e um suco feito à base de vinho jovem, resulta num prato de rei preparado à perfeição, um


OS TESOUROS DA CARTA

Fachada do “Le Cinq”

• Jus de truffe aux legumes d’un potager de l’lle-de- France: pomme charlotte, courge butternut, poireaux, céleri-rave et oignon doux, infusion de legumes, brioche feuilletée à la châtaigne. • Tourte aux truffes noires de Richerenches: floralie de legumes raves, sauce truffe au vin de Madère. • Saint-Jacques de la baie de Seine: nacrées à la bergamote, nage de topinambours aux huîtres roses, poireaux confits. • Anguille et poulpe sauvages grillés et laqués au sarrasin, tofu de raifort, chanterelles jaunes et cocos de Paimpol au poivre sancho. • Oeuf de poule mollet à la truffe noire, mousseline de topinambours au parmesan, artichauts cuits et crus, mouillettes de pain brioché à la vuletta (joue de porc corse). • Pigeonneau de Touraine, au sang, fumé, em croûte de céréales au foie gras, betteraves à la melasse de grenade. • Dos de chevreuil de chasse française rôti au lard, sauce poivrade à la cardamome, coing frais de Provence, agnolotti et chanterelles. • Pana cotta à la fleur d’hibiscus, pignons de cèdre à l’eau de rose, sorbet litchis frappé au saké pétillant. • Cube chocolate noir grand cru Chuao, sorbet cacao à la fleur de sel. • Parfums et fruits d’hiver, crèmes glacées et sorbets aux fruits frais à l’aloe vera.

gosto inesquecível, ligeiramente acídulo. Procura-se e não se encontra a causa dessa marca registrada, que está acima dos sabores habituais. No restaurante as surpresas se apresentam a cada prato: huître pomme verte et citronnelle, saint-jacques, bouillon au gingembre, tartare au caviar, couteau et ormeau au beurre d’algues, coque d’oursin en gelée. Um pesquisador apaixonado, meticuloso, exigente, o chef é um dos mais importantes cozinheiros franceses. É certo que o restaurante tem somente duas estrelas no Guide Rouge do famoso Michelin. Isso não está em debate. Mas essa nota errada (para um restaurante que durante muitos anos manteve vivas as três estrelas) ridiculariza o critério. Felizmente, a clientela fiel do Palácio da Avenida George V desde logo compreendeu que deveria retificá-lo. Porque para os clientes que apreciam o trabalho do grande chef, as três estrelas cintilam em cada prato. Certamente todos esses prazeres têm um preço bastante elevado. Mas é sabido que tudo que é bom custa caro.


brasília

A criação de L Oscar, Athos e

36


e Lucio, e Burle Texto e fotos: Clausem Bonifácio

D

esta forma a apreciação do júri do concurso do Plano Piloto definiu o projeto de Lucio Costa. Brasília, o sonho de Le Corbusier, enfim se tornou realidade pelas mãos de seus geniais discípulos, Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Com os toques e retoques de outros dois gênios, Athos Bulcão e Burle Max, acabou se tornando, inevitavelmente, patrimônio da humanidade. Nesta matéria conheceremos um pouco das histórias dos criadores da capital do Brasil.

brasília

“Tem o espírito do século XX: é novo; é livre e aberto; é disciplinado sem ser rígido”

37


“Brasília, cidade que inventei”

brasília

Lucio Costa

38

Era assim que Lucio Costa chamava sua criação. Apesar do exagero, sem Lucio, Brasília nunca seria como ela é. O Plano Piloto teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz, mas o formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, no entanto, não gostava dessa comparação, o Plano lhe parecia mais uma borboleta. O projeto que derrotou outros 25 perante um júri internacional, em março de 1957, não era apenas o traçado de uma cidade voltada para a administração pública, era mais “a grandeza de uma vontade nacional”, como determinava o edital do concurso. Ele sugeria uma nova concepção de vida, baseada no resgate de valores essenciais ao bem-estar coletivo. Uma cidade-parque em que homem e natureza convivessem de forma harmoniosa e em que os laços comunitários fossem fortalecidos. Uma capital arrojada e moderna, com um sistema viário inovador, pontuada por monumentos de forte impacto cívico e arquitetônico.


“Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito. Um prêmio moral”

Athos foi de uma geração privilegiada, foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos. Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco – que o apresentou a Burle Marx –, Milton Dacosta, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ceschiatti, Manuel Bandeira, e se não bastasse tanta gente talentosa na sua vida, ainda foi assistente de Cândido Portinari. Seus azulejos geométricos espalhados por edifícios e casas por toda a cidade marcaram de forma definitiva a personalidade de Brasília. Um amigo, arquiteto famoso, João Filgueiras Lima, o Lelé, disse uma vez: “Como pensar o Teatro Nacional sem os relevos admiráveis que revestem as duas empenas do edifício, ou o espaço magnífico do Salão do Itamaraty sem suas treliças coloridas?”. Difícil imaginar. Athos é o artista de Brasília.

brasília

Athos Bulcão

39


brasília

Oscar Niemeyer

40

Essa citação de Oscar explica, pelo menos em parte, as soluções arquitetônicas usadas por ele nos monumentos projetados para Brasília. A construção foi controversa, os preceitos do urbanismo modernista já sofriam críticas antes mesmo do início das obras, devido a sua escala monumental e à prioridade ao automóvel, mas Oscar foi fiel às determinações urbanísticas de Lucio Costa e projetou monumentos, palácios e edifícios jamais vistos, e acabou colocando Brasília na lista das cidades mais belas do mundo.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida”


“Precisamos nos cercar de objetos carregados de emoção poética” Burle Max

Conhecido internacionalmente como um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20, Roberto Burle Marx, além de paisagista de renome internacional, foi também um pintor notável, escultor, tapeceiro, ceramista e designer de joias. Para Brasília criou jardins que eram comparados a pinturas abstratas, alguns bem curvilíneos, outros de linhas retas, usando plantas nativas brasileiras para criar blocos de cor. Quando a pintora modernista Tarsila do Amaral conheceu as praças de Roberto Burle Marx, logo o chamou de Poeta dos Jardins. E, assim, sintetizou uma das grandezas do paisagista: projetar jardins como quem pinta um quadro, transformando a paisagem numa obra de arte.

brasília

Burle gostava de citar repetidamente uma frase de Le Corbusier

41


4 truques para

reduzir a ansiedade Conheça as pequenas mudanças no cotidiano que acabam com a tensão, a irritação e a falta de humor APOSENTE A LUZ AZUL Por quê? Estudos comprovam: pessoas que dormem com abajur ou despertador de luz azul ficam mais cansadas, mesmo que a noite de sono tenha sido boa. Isso vale para aquela luzinha de segurança. Como funciona? A luz azul perturba o relógio biológico, avisando ao cérebro que já é dia. Bônus: não ponha um alarme barulhento para despertar. Sons estridentes estressam!

Concentre-se na solução do problema, em vez de ficar pensando no que o causou!

bem estar

PARE DE RECLAMAR Por quê? Em um mundo de vizinhos mal-educados, problemas financeiros com despesas infinitas, não faltam motivos para reclamar, mas passar a semana resmungando só fará você se sentir pior. Como funciona? Pesquisas mostram que 10 minutos de reclamações turbinam a produção de cortisol, o hormônio que causa estresse no organismo, deixando-nos mais irritadiços.

42

COMA AMÊNDOAS OU CASTANHAS DE CAJU Por quê? Essas oleaginosas contêm magnésio, mineral importante para o bom funcionamento do corpo. Não gosta de nenhuma das duas? Então, asse uma batata e tempere com sal – o efeito é o mesmo. Como funciona? Chamado de “mineral relaxante”, o magnésio acaba com o estresse. Dica esperta: Reforce o consumo de magnésio se estiver tomando antibióticos e diuréticos.

FECHE O DIA COM SEU VINHO PREFERIDO Por quê? Uma taça ajudará você a se soltar rapidinho depois de toda a correria com a casa, as crianças e o trabalho. Como funciona? Álcool contém betaendorfina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar. Alerta: Beber mais do que a quantidade indicada pode provocar depressão, portanto, nada de exagerar no consumo.



44

gastronomia


Goji berry, o novo Por Adriana Nasser – Fotos: Divulgação

C

há-verde, chia, clorela, óleo de coco... De tempos em tempos algum alimento rouba a cena e ganha fama de emagrecedor milagroso. Hoje, o posto é da goji berry, uma fruta apreciada na China, cultivada há mais de 600 anos e que desembarcou recentemente por aqui. Encontrada desidratada e em pó, ela anda na boca do povo. Nos últimos tempos, a frutinha é assunto em nove em cada dez rodas de amigos. Consumida pelos orientais há milhares

de anos, o goji berry ainda é novidade no país, mas vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. Originária do sul da Ásia – China, Tibete e Índia –, a fruta não é apenas a sensação do momento nas dietas, ela se destaca também por suas propriedades benéficas à saúde. Rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, o goji berry agrada à primeira vista por ser pouco calórico. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, seus benefícios vão muito além da balança.

gastronomia

superalimento da moda

45


A fruta em números

A goji concentra nutrientes que dão inveja a muitos vegetais Betacaroteno Seis colheres de sopa de goji berry (100g) = 7,4mg Uma cenoura (100g) = 4,7mg Fibras Seis colheres de sopa de goji berry (100g) = 7,4mg Uma xícara de chá de feijão (100g) = 6,4g Índice Glicêmico Goji berry: 29

gastronomia

Melancia: 72

46

Cada vez mais estudos mostram a incrível potência dessa frutinha, que já ultrapassou o açaí e a amora no quesito rejuvenescimento e a laranja quando o

assunto é vitamina C. A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da frutinha. Cada 100 gramas contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xí-

cara de chá, da versão seca contêm 2.500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6. Uma pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades. Além disso, pode ajudar na redução da fadiga e do estresse. Mas, ao contrário do que muitos sites indicam, a fruta não ajuda a emagrecer. Pelo menos não existe ainda nenhuma confirmação científica. Há muito a se descobrir sobre ela. Apesar de não promover nenhum milagre para perda de peso, essa frutinha é, sim, poderosa aliada de uma boa alimentação e de uma vida com mais bom humor. Então, viva o Goji Berry!


Confira o que há de novo na Cidade: E o chef alex albanese não para! Três anos depois de conquistar os paladares mais exigentes com o Nossa Cozinha Bistrô, ele acaba de inaugurar na 402 Norte o Sua Cozinha Take Out. Para os apreciadores da culinária de Albanese, a loja terá o que há de melhor no restaurante prontinho pra você levar pra casa. Um dos mais tradicionais restaurantes da cidade está com novidades no menu. O villa Tevere, que fica na 115 Sul, repaginou sobremesas clássicas, como o Profiteroles e o Petit Gateau da casa, e incluiu novos doces no cardápio. Destaque para o cheesecake de Limoncello.

Uma novidade na cidade é a adega Base, do grupo Base atacadista, que expandiu seus negócios e investiu no setor de vinhos. A nova casa da marca abriu as portas entre Vicente Pires, no Centermix, EPTG. A loja oferece 1.300 de vinhos, tudo isso em um espaço climatizado que tem também queijos especiais, azeites, cervejas importadas e chocolates.

Outra adega nova é a Adega Almeida, que chega ao mercado de Brasília oferecendo um novo conceito de loja/empório para apreciadores de vinho e produtos selecionados. A casa fica na 710 Norte e oferece uma variedade em bebidas nacionais e importadas com mais de 500 rótulos das vinícolas mais importantes do mundo. A proposta da Adega Almeida é também oferecer produtos e vinhos que não são encontrados facilmente nas prateleiras de Brasília, como o Sassicaia e o Pêra-Manca.

gastronomia

A feijoada do Coevo, na 214 Norte, ganhou um tempero especial: a música. O restaurante, que está em novo endereço, agora conta com apresentações de choro e samba todos os sábados. É uma boa oportunidade de se comer bem, ouvir boa música e ainda conhecer um novo restaurante em ponto privilegiado da Asa Norte: ao lado do Parque Olhos D’Água.

47


e Spaghetto & grill O Spaghetto & Grill está começando 2014 com novidades deliciosas. A rede de massas e grelhados apresenta cinco novos pratos do dia que irão agradar a todos os paladares. São eles: na segunda, mini salada, arroz branco e grelhado; na terça, caneloni de calabresa + molho da escolha do cliente; na quarta, strogonoff de frango, arroz e batata palha; na quinta, uma saborosa lasanha à escolha do cliente e para encerrar a semana, na sexta tem arroz colorido com quatro ingredientes + grelhado. O Spaghetto & Grill está inovando a cada dia sem perder a sua qualidade e agilidade, buscando cada vez mais atender às necessidades dos seus clientes. Todo mundo pode aproveitar as delícias do Spaghetto & Grill.

Tel.: (61) 9946-4435 / 8581-5551

Ponto Natural A rede Ponto Natural, há quase 30 anos no mercado de alimentação saudável e bem-estar, chegou a Brasília no último mês, na 215 Norte, onde inaugurou a sua 19ª loja no país. A marca já se tornou um diferencial em qualidade e atendimento, com suas lojas espalhadas pelas regiões Sudeste e Sul. A Ponto Natural Brasília é comandada pelos jovens empresários e esportistas Ana Luisa Fraga e Gabriel Politi, ambos veteranos na área de saúde e bem-estar. A loja possui 55 metros, onde os clientes podem apreciar todos os produtos que já fazem sucesso nas demais unidades da rede: itens naturais, diet, light, zero glúten, zero lactose, alimentos funcionais e orgânicos, além de produtos esotéricos, revistas, livros e presentes, entre outros itens.

NYX Radicada em Los Angeles e uma das preferidas dos principais make-up artists internacionais, atrizes de Hollywood e profissionais de beleza, a NYX desembarca em Brasília. A marca escolheu o Shopping Iguatemi para o seu primeiro ponto de venda na cidade, a ser comandado pela empresária Karine Camargo Neves. Os diferenciais da marca, além da qualidade, são a alta pigmentação dos produtos, vários tipos de acabamento (desde o matte ao mais brilhante) a grande variedade de produtos e cores, com um mix composto atualmente por mais de 560 itens. Outro destaque são os preços mais acessíveis, que permitem uma aquisição maior de produtos de qualidade internacional para compor makes mais básicos para o dia a dia ou mais sofisticados, elaborados e artísticos.

48


Foto: Gui Teixeira

Genghis Khan Uma nova experiência gastronômica para os amantes da cozinha oriental ao compartilhar com amigos o preparo de uma refeição. Com essa proposta inovadora, o restaurante Genghis Khan abriu as portas no último mês, na 214 Norte. O espaço, comandado pelos irmãos Mateus e Pedro Takano com o chef Ildeu Monteiro, foi buscar na remota Nabemono – palavra milenar japonesa que significa algo como “juntos em uma só panela” – a inspiração para a criação da casa com 48 lugares e projeto da dupla de arquitetos Eduardo Saínz e Lilian Glayna. Três nabemonos integram o cardápio da casa, que se inspirou na maneira como o exército do líder guerreiro mongol Genghis Khan preparava e degustava suas refeições.

Tel.: (61) 9973-0020

Nau Da mesma família Mangai, o restaurante NAU Frutos do Mar foi inaugurado em dezembro de 2010, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Em novembro de 2013, abriu sua segunda unidade, em Brasília. Localizado em um dos pontos com uma das vistas mais bonita da cidade, a Ponte JK e o Lago Paranoá, o NAU conta com uma proposta diferenciada. Especializado em frutos do mar, utilizando entre seus ingredientes produtos tipicamente brasileiros, o cardápio é bastante diversificado, oferecendo excelentes opções de entradas, saladas, pratos, além de opções para os que não desejam frutos do mar. Para harmonizar com as refeições, o NAU sugere suco de frutas, água de coco ou uma deliciosa caipirinha/caipiroska de frutas, além de sua carta de vinhos, com aproximadamente 150 rótulos das melhores regiões vinícolas do mundo.

Thelure Com o surgimento em 2006 e a ideia de Stella Jacintho e Luciana Faria de fazer roupas sob medida, onde as clientes poderiam personalizar suas peças, tornando-as únicas e exclusivas, a Thelure cresceu e hoje apresenta-se como uma potência no mercado da moda no território brasileiro. A badalada grife de roupas e acessórios femininos inaugurou no último 26 de março sua primeira loja em Brasília, no Shopping Iguatemi. O evento contou com a presença do top stylist Yan Acioli, que assina uma coleção exclusiva para a marca. Outra presença de peso foi a de Stella Jacintho, estilista e uma das criadoras da paulistana Thelure. A loja, idealizada por Amélia Nogueira, tem à frente os empresários Sabrina Cardoso e Paulo Castilho. O projeto é minimalista e clean, destacando as araras com as estampas exclusivas da grife, que conta com todas as linhas de produtos da Thelure.

Foto: André Passos

Tel.: (61) 3252-0155

49


JOVEM DE NEGÓCIOS Jovem e consciente de sua participação no crescimento mundial, Adriano Augusto Campos, aos 26 anos, acaba de iniciar um grande projeto para a Capital Federal, a Brasília Expo Franquias. Formado em Economia pela Universidade de Brasília, durante muitos anos Adriano trabalhou nos setores de exportação e investimentos do Governo Federal, auxiliando empresas brasileiras e estrangeiras a fazerem negócios, utilizando, dentre outras ferramentas, os eventos. Foi assim que adquiriu know how para fundar a sua empresa, a Bremen Promoção Comercial. Segundo ele, criar a primeira edição de um evento requer muito esforço, pois falta um histórico de sucesso para ajudar a convencer os participantes. Para ele, Brasília é um mercado bastante promissor para a instalação de franquias de diversos segmentos, pois possui uma população grande e com renda para investir em negócios.

SAÚDE E ESTÉTICA EM BRASÍLIA Apaixonada pela cidade, a médica Cynthia Tavares Dias, à frente do Cynthia Dias SPA & Health, destaca a Capital Federal como uma das mais belas cidades brasileiras. Pós-graduada em estética, Cynthia se prepara para se formar em dermatologia e assim se especializar ainda mais na área de estética e cuidados com a pele. Casada há 10 anos e mãe de dois filhos, um casal, Maria Carolina e José Roberto, um dos programas prediletos da médica é ficar ao lado dos pais e de seus filhos. Duas de suas maiores paixões são as viagens e a literatura. Cynthia também destaca que adora praticar esportes e, atualmente está muito ligada às corridas de rua e de bike. Sempre muito dedicada ao que faz, Cynthia Dias diz que para ter sucesso é preciso fazer com os outros o que você gostaria que fizessem por você, pois só assim se alcança o sucesso.

GENTE EM FOCO

À FRENTE DA ZONE DIET BRASIL

50

Pesquisador no ramo da Nutrição Anti-Inflamatória e envelhecimento, Leandro Zanutto começou sua carreira como pesquisador na área da nutrição há cerca de 10 anos no laboratório de engenharia biomédica e função autonômica da UnB, onde, durante uma pesquisa, Leandro se deparou com artigos e livros do Dr. Barry Sears, fundador da dieta Zone Diet, que mostravam como os alimentos interferiam nos hormônios. Após muitos estudos e planejamento, fundou com seu sócio a Via Vita e, alguns anos depois, entre viagens, conversas e reuniões com o Dr. Sears, firmaram um contrato de exclusividade de representação e distribuição, fundando a Zone Diet Brasil. Além do trabalho realizado na Via Vita, hoje os sócios capacitam profissionais de saúde a realizar esse tipo de atendimento e iniciaram o registro e importação de de complementos nutricionais dos laboratórios da Zone Diet nos EUA.


NEGÓCIOS DE FAMÍLIA O jovem empresário brasiliense Pedro Fernandes é formado em Administração de empresas e conta com cursos de peso em seu currículo, como seu MBA em gestão empresarial e sua especialização em estratégia e negociação pela ESPM. À frente da gestão da Beiramar Imóveis, Pedro começou a sua carreira cedo, com apenas 17 anos, na recepção da imobiliária, servindo café e atendendo os clientes. Passou por todas as áreas da empresa até vender seu primeiro imóvel e se apaixonar pela profissão de corretor de imóveis. Hoje é o atual Vice-Presidente Comercial, cargo que ocupa há três anos, e sua principal função é guiar um time de profissionais que realiza o sonho de milhares de pessoas que adquirem imóveis todos os dias. Seu mais novo projeto é a área Private, segmento direcionado ao atendimento de clientes que buscam imóveis de alto luxo.

DE CORAÇÃO ABERTO Na carreira médica há mais de 30 anos, José Sobral Neto é natural de Ilhéus, na Bahia, mas foi em Brasília que encontrou seu lugar. Recém formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Dr. Sobral começou a sua carreira médica como residente em Cardiologia no Hospital de Base do DF em 1976/1977. Logo depois fez uma especialização em Arritmias em 1988, no Instituto Dante Pazanezzi, em São Paulo, e Mestrado em Cardiologia na Universidade Autônoma de Barcelona, em 1993/1995. Atualmente o cardiologista trabalha na área de Arritmologia e Eletrofisiologia. Dr. Sobral chegou a integrar o Setor de Arritmias do Hospital de Base até 2009, quando se aposentou, e também foi Coordenador do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Hospital de Base de 1989 até 2004. Desde 2010 exerce o cargo de Vice-Presidente do Incor Taguatinga, sendo eleito por pares em assembleia.

GENTE EM FOCO

PAIXÃO PELO QUE FAZ Há cerca de oito anos no mercado de Design de Interiores, a arquiteta Francisca Macedo já foi responsável pela decoração de empresas, casas, apartamentos, entre outros tipos de construções. Em 2013, Francisca e seu sócio, Marcelo Lourenço, foram convidados pela Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT) para desenvolver um projeto de decoração natalina para a cidade. Juntos criaram um projeto totalmente sustentável, todo feito com material reciclado, como garrafas pet, cds/dvds apreendidos etc. À frente do escritório LL Designer de Interiores, juntamente com seu sócio, atualmente Francisca é responsável pelo “Projeto Restaurante Ilhas do Parque”, restaurante a ser inaugurado no Parque da Cidade, perto do Carrera Kart, e que contará também com um pesque e pague e tem previsão de inauguração para maio deste ano.

51


Crédito: Marcos Hermes

Veja, ouça, visite e divirta-se Grande Encontro do Samba Arlindo Cruz, Serjão Loroza e Renato Biguli comandam o Grande Encontro do Samba, dia 5 de abril, no Minas Tênis Clube. A apresentação também contará as participação da banda Clima de Montanha. Em sua última edição, em setembro passado, o Grande Encontro do Samba reuniu Raça Negra e Jorge Aragão em uma apresentação com bilheteria esgotada no clube da AABB. Os ingressos do show comandado por Arlindo Cruz nesta edição poderão ser adquiridos nas lojas Zimbrus, na Casa do Cowboy e na Bilheteria Digital. Os preços do 1º lote variam entre R$ 50,00 (Frente de Palco) e R$ 80,00 (Camarote). Com censura 16 anos, o show acontece às 22h, do dia 5 de abril, no Minas Tênis Clube. Informações: (61) 3342-2232.

Adiós Amigos A companhia de comédia Terça Insana vai percorrer o país fazendo apresentações para levar alegria aos fãs de todo o Brasil em sua última turnê nacional. Entitulado “TERÇA INSANA – ADIÓS AMIGOS”, o espetáculo de despedida da Terça Insana é apresentado no formato como é conhecido até agora, pois a partir de 2015 a Terça Insana Produções Artísticas abre seu leque para abraçar novos projetos com o selo de qualidade Terça Insana e a direção de Grace Gianoukas. Interpretando clássicos e inéditos do Projeto Terça Insana, essa última turnê reúne os atores talentosíssimos da grande família Terça Insana, sob a direção de Grace Gianoukas. Com censura 14 anos, e ingressos a R$ 70,00, inteira, e R$ 35,00, a meia entrada, o espetáculo fica em cartaz no Teatro dos Bancários nos dias 5 e 6 de abril às 21h. Informações: (61) 3262-9090.

agenda cultural

Sherazade e suas 1001 Histórias

52

A famosa contadora de histórias do programa X-Tudo, da TV Cultura, interpretada pela atriz Raquel Barcha, comemora 23 anos de carreira contando no teatro suas melhores histórias. Após aterrissar com seu tapete, Sherazade propõe que todos acendam juntos uma fogueira imaginária, e assim tem início o desfiar de histórias. O teatro se transforma em um “quintal” onde adultos não são considerados diferentes das crianças, embora a linguagem evidentemente favoreça os mais novos. Além de ser um musical, o espetáculo é um grande jogo interativo, uma brincadeira ao mesmo tempo divertida e emocionante, mas que acima de tudo nos leva a refletir. Recomendado para crianças a partir de 3 anos, o espetáculo toma os palcos do Teatro dos Bancários nos dias 5 e 6 de abril, às 15h. Informações: (61) 3262-9090.


Plano Expandido A mostra Plano Expandido consiste na ocupação da Galeria Espaço Piloto a partir das produções das artistas Ananda Giuliani, Isadora Dalle e Samantha Canovas. O diálogo entre as três linhas de trabalho promove uma discussão acerca do espaço na pintura e no desenho, questionando a relação com o meio que a envolve, a presença e manifestação do espaço na produção contemporânea a partir do suporte bidimensional expandido. Aberta ao público em geral, a exposição toma lugar na Galeria Espaço Piloto do Instituto de Artes da Universidade de Brasília no dia 4 de abril, com visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Classificação livre. Informações: (61) 3107-1270.

Rua dos amores O cantor e compositor Djavan está de volta à cidade para o lançamento do DVD e CD Rua dos Amores Ao Vivo. O show acontece em Brasília através da iniciativa do projeto Viva a Música Popular Brasileira. Com cenário e direção de arte de Suzane Queiroz, lighting design de Binho Schaefer e figurino de Roberta Stamato, Djavan assina a direção do show e sobe no palco acompanhando por uma superbanda, com quem ele não tocava há 15 anos. No repertório, os novos sucessos Já não somos dois, Pecado e Bangalô, além das clássicas Flor de lis, Meu bem querer e Samurai, entre outras, fazem parte do show. Essa é a segunda apresentação do cantor, sendo esta a terceira atração do projeto, confirmada para o dia 5 de abril, às 22h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Classificação 16 anos. Informações: (61) 3342-2232.

Sonhos de amor Esqueça tudo o que você já viu com Zezé Di Camargo e Luciano. Sonhos de Amor, turnê que traz os dois filhos de Francisco e Helena para Brasília, retrata a nova realidade musical dos artistas. O espetáculo pode ser considerado uma inovação na carreira de 22 anos da dupla, que sempre se destacou por shows de qualidade. Com a concepção de um espetáculo high tech, Sonhos de Amor prima por uma megaestrutura, que traz cenografia em painéis de LED curvos e fragmentados com efeitos visuais em 3D. Para cada música foi criado um roteiro técnico visual, desenvolvendo efeitos digitais, sincronizando iluminação e som. A apresentação acontece no Villa Mix, no dia 10 de abril, às 22h, e promete muitas surpresas para o público. Classificação 18 anos. Informações: (61) 3326-9796.

A cantora Demi Lovato se apresenta em Brasília no dia 30 de abril, quarta-feira, às 21h, no Opera Hall. O show faz parte da turnê brasileira da artista, que prevê espetáculos também em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A artista divulga o disco Demi, que foi lançado mundialmente em maio de 2013. Sua carreira musical teve início em 2008, com a gravação do álbum Don’t forget. O disco alcançou o segundo lugar na parada da Billboard, vendendo 89 mil cópias na primeira semana de lançamento. O trabalho alcançou a marca de 500 mil cópias nos Estados Unidos. Com ingressos no primeiro lote entre R$100,00, meia entrada – pista, e R$250,00, meia entrada – camarote, o show acontecerá no Opera Hall, no dia 30 de abril, às 21h. Censura 14 anos.

agenda cultural

Neon Lights Tour

53


ParabĂŠns, BrasĂ­lia!

capital

A cidade faz 54 anos, mas ainda tem muito o que melhorar

54


Por Marcela Oliveira – Fotos: André Zimmerer

capital

C

onhecer Brasília é uma vontade de muitas pessoas por todo o Brasil. A capital é lembrada por seus monumentos a céu aberto, pelo pôr do sol de tirar o fôlego e por grandes áreas verdes que trazem um ar de cidade pequena. Os turistas sempre ficam apaixonados, deslumbrados com a arquitetura de Niemeyer e apreciando a limpeza e organização dos espaços. O clima também é agradável nessa época do ano. Nem muito frio, nem muito calor. Pela visão de quem passa poucos dias no centro da capital, Brasília é a cidade perfeita para morar, proporcionando qualidade de vida que nenhuma outra cidade do país costuma oferecer. Para aproveitar a viagem a trabalho, a bancária Cibele Freitas veio um dia antes dos eventos para apreciar a cidade. “Eu não tinha ideia de como era Brasília. Muito interessante o formato que foi feito”. Ela e os colegas estavam visitando o Museu Nacional e de lá seguiriam para a Catedral. Adorando tudo que estavam vendo, o grupo não faltou com elogios sobre a Esplanada, mas ao visitar o Estádio Mané Garrincha, uma onda de decepção despertou no grupo. Os comentários giravam em torno de “Achei bonito o estádio quando vi nas fotos, mas pessoalmente, parece inacabado não é?”. Outro comentou: “Faltou tinta?”. E Cibele questionou o valor levantado na construção com o resultado final. “Ficou horroroso”, ela disse.

55


capital

A vendedora Fernanda Noleto trabalha desde criança vendendo lembrancinhas perto dos pontos turísticos da capital. Questionada sobre o que é Brasília para ela, a resposta é certeira. “Brasília é a minha vida”, responde. “Mas ultimamente está cada vez mais difícil morar aqui”, completa. As vendas dos artesanatos estão diminuindo por conta da forte fiscalização da AGEFIS nos camelôs, com a aproximação da Copa do Mundo. Ela confessa que nunca conseguiu uma banca na Feira da Torre e que precisa dos artesanatos para sobreviver. “As miniesculturas que eu vendo são obras de arte. É o nosso espelho para o resto do mundo. É o que as pessoas vão levar de concreto da cidade para mostrar aos amigos”, afirma. Além das dificuldades de trabalho perto dos pontos mais visitados da capital, outra coisa incomoda os vendedores: o transporte público. O florista Guajara Ferreira trabalha há 30 anos no mesmo local e conta que sua rotina mudou ao longo dos anos. “Moro no P Norte e de lá para cá são 35km. Há 10 anos eu levava 40 minutos para chegar no trabalho. Hoje, levo mais de 3 horas”, conta.

56

“Estou adorando Brasília”, conta a turista Cibele Freitas “Está tudo errado em Brasília”, afirma Guajara Ferreira


“O transporte público está tão ruim, que todo mundo compra carro, mesmo se precisar pagar por anos”, explica. “Está tudo errado, transporte, saúde, segurança. Está tudo errado”, afirma. Essa revolta dos moradores da capital é uma crescente que vem angustiando a população. “Brasília é tudo muito legal, mas vai ali no Entorno para você ver”. Essa é uma frase recorrente para muitos brasilienses que acreditavam morar em um lugar tão bom, que não poderia ser de verdade. E hoje a insatisfação é praticamente geral. A capital bonita, calorosa e charmosa tem perdido o seu encanto pelos altos índices de violência, que são noticiados diariamente com histórias cada vez mais grotescas e aterrorizantes. Tem perdido o encanto com a falta de estrutura na saúde pública, com a hiperlotação dos hospitais, com a falta de medicamentos e assistência às pessoas que ficam horas e horas na fila sem atendimento. Brasília sempre foi uma cidade muito amada pelos seus conterrâneos e visitantes. Mas precisa de atenção e cuidados especiais. De longe continua sendo aquela cidade que desperta alegria e prazer de morar. De perto a realidade tem transformado sentimentos bons em decepções. Mas nem tudo está perdido. Brasília ainda vai voltar a ser a cidade fantástica que sempre foi, basta acreditarmos.

Grupo de turistas conhecendo Brasília

capital

“ O que eu vendo é arte. A fiscalização não pode tirar minha arte de mim”, afirma Fernanda Noleto

57


ETIQUETA Por Consuêlo Badra e Silvia Seabra Ilustrações: Divulgação

etiqueta

1

58

O que usar para ir a um coquetel depois do trabalho? Você sabe que a mulher elegante se veste com a mesma roupa da manhã à noite? Como? Muito simples, com sua aparência cuidada e roupa bem escolhida estará sempre pronta para enfrentar os desafios diários. Nossa imagem precisa estar adequada aos vários ambientes, seja no trabalho ou fora. Um coquetel após o trabalho continua sendo trabalho, seu visual deverá se manter sério e confiável, nada de extravagâncias. É claro que pode dar um toque mais charmoso ou chique, use um blazer ou uma echarpe, retoque sua maquiagem, troque sua bolsa por uma menor. “Mulheres reais, vivendo vidas reais, podem ter um tremendo estilo. Porque estilo não define apenas a roupa que você escolheu vestir, mas como escolheu se comportar” (Constanza Pascolato).


3

2

Casei e agora vou receber um casal de amigos. Não sei qual é a forma correta de arrumar a mesa para um almoço ou jantar. Como retirar os pratos? As regras básicas de colocação da mesa são as mesmas para uma refeição formal ou informal, embora o cardápio dite os talheres a serem usados. Faça de sua mesa um conjunto harmônico onde toalha, louças, cristais, talheres e adornos combinem entre si. Toalha – impecavelmente limpa e também sem vincos. Arranjo – lindos e baixos para não prejudicar a conversa. Prato – a dois dedos da borda da mesa. Garfos – à esquerda do prato (lâminas para dentro). Facas – à direita do prato (lâminas para dentro). Colheres – ao lado direito e depois da faca. Prato Fundo – sobre o prato raso. Guardanapos – à esquerda dos garfos. Copo – em frente à faca. Copos de vinho – à direita do copo para água. Taça de Champanhe – à esquerda do copo para água.

Será que preciso ter uma bolsa para cada sapato e ocasião? Sempre fico na dúvida: bolsa grande à noite, posso usar? Bolsas e bolsas, lembro do que aconteceu comigo, como toda moça que casa, queria levar um guarda-roupa completo, trajes, sapatos e bolsas. Ao chegarmos no destino da lua de mel, ao abrir uma das malas eram só bolsas, meu marido ficou surpreso e com a maior calma me perguntou: “Onde vais usar tanta bolsa?”. Imaginem como me senti, mas, hoje, vejo que ele tinha razão. Antes de ter a bolsa do momento, a estampada, a com franjas, a saquinho ou a de verniz, é importante ter no armário a bolsa curinga: aquela média, de couro, lisa e básica, que vai do trabalho ao lazer sem esforço e te deixará sempre elegante. Um modelo clássico e um pouco mais estruturado, de ótima qualidade, sem muitos detalhes e de cor neutra (preta, marrom ou bege) que combine com tudo. Hoje a bolsa não precisa combinar com o sapato, mas sempre use seu bom senso na escolha. Preste atenção na proporção entre o tamanho da bolsa e o seu próprio tamanho. Realmente, as bolsas grandes não combinam com a noite. Para a noite, a bolsa deve ser menor, pode ser até minúscula, mas veja o que você precisa levar. Agora, só um detalhe: esqueça aquelas mochilinhas, pois são muito deselegantes.

4

Vejo na piscina do clube muitas pessoas espremendo espinhas e cravos. E quando você se depara com aquele casal que chega a causar mal-estar? Então o namorado e a namorada estão ali, na beira da piscina, e a garota inventa de espremer as espinhas de seu amor. Não é bonito? Além de ser uma completa falta de educação e de higiene, o gesto pode trazer consequências negativas do ponto de vista da saúde. Espremer espinhas e cravos é coisa para ser feita em casa ou no consultório da esteticista, longe dos outros, com técnica e higiene. Ninguém precisa presenciar um momento tão deselegante. Nossa aparência é fundamental para passarmos uma boa imagem de saúde. Nesse sentido, a boa condição da pele funciona como um cartão de visitas. A nossa pele está constantemente passando por mudanças, e assim, em diferentes fases da nossa vida, temos que saber adaptar os cuidados com a pele de acordo com as suas necessidades. Cuidar da pele para que fique a melhor possível. Espremer espinhas e brigar em público são atitudes que o resto do mundo não precisa ver nem saber.

etiqueta

Sous-plat – serve como base para os pratos Uma mesa montada com sous-plat fica, sem dúvida, muito mais charmosa, eles são altamente decorativos e dão um toque de classe e elegância a qualquer almoço ou jantar. Sobremesas nunca devem ser servidas sobre sous-plats! Ao retirar os pratos da mesa, após a refeição, cuide para não empilhar os pratos sujos na presença das visitas. Garçons têm habilidade para levar vários deles de uma só vez, sem colocá-los diretamente uns sobre os outros, mas um empregado da casa ou um familiar sem tal experiência deve levar apenas um em cada mão. “Convidar alguém à nossa casa significa ocupar-nos da sua felicidade durante todo o tempo em que estiver sob o nosso teto” (Brillat-Savarin).

59


5

Gostaria de saber onde posso usar chapéu Panamá, minha dúvida principal é se posso usar no shopping, mas queria saber em que outros lugares também. Já faz tempo que o chapéu deixou de ser apenas um acessório masculino e começou a fazer a cabeça das mulheres. Entre os diversos modelos, o chapéu Panamá tem sido destaque em diversos desfiles de moda, já conquistou as famosas e, ainda que timidamente, está ganhando as ruas. Há muitas jovens usando chapéu na rua, como proteção solar e para fazer charme. Você não vai ficar de chapéu num café à noite, mas durante o dia, mesmo no shopping, sem problemas.

etiqueta

6

60

Minhas amigas só usam joias, eu tenho muito poucas. Posso usar bijuterias sem fazer feio nem parecer pobre? “Joias e bijuterias foram criadas para adornar e não para fazer você parecer rica” (Mlle. Coco Chanel). Por que não usá-las? Hoje temos bijuterias lindas e, assim como as joias, servem para dar um acabamento às roupas. Deve-se observar a qualidade e o acabamento, verifique fechos, pinos. Para o dia a dia, use as que procuram imitar ouro, e não precisam ser tão discretas como as joias. Ouse, permita-se usar mas sem perder seu estilo, lembre-se que exagerar é sempre pecado.

de cabelo feminino devem combinar com a personalidade da mulher. Fique atenta e ache qual é o seu estilo de corte certo. Muitos estilos estão em alta, alguns mais desfiados, outros repicados, o Chanel, tão clássico e lindo, também está sempre presente na moda, além dos cabelos mais longos e retos. Aconselho que você consulte um bom profissional e converse sobre seus cabelos e planeje seu tratamento, uma vez por mês não vai pesar muito no seu orçamento. Uma bela maquiagem, um bom corte de cabelo, um bom sapato e eis que temos a imagem de uma mulher moderna, vitoriosa, vistosa e linda, maravilhosa.

7

8

Meus cabelos são desalinhados e rebeldes, por mais que cuide, nunca ficam bem, e os brancos estão aparecendo. Não quero cortá-los, sei que os homens gostam de mulheres com cabelos compridos. Não tenho recursos para frequentar salões de beleza. O que devo fazer? Cabelos, cabelos e cabelos… Cabelos, dizem, são símbolos de poder, de energia, de sexualidade e outros mais. Mitos que não devem ser cultivados. Os cortes

Gosto muito de frequentar restaurantes, mas penso em abandonar este hábito, pois há muitas crianças que correm, gritam, até atrapalhando o serviço dos garçons. Qual a opinião de vocês sobre esse assunto? A mistura criança e restaurante combina com luz do dia. Quem leva as crianças para o restaurante deve evitar horários noturnos e também os mais formais. Para que uma criança se comporte em um restaurante, ela precisa saber se

comportar em casa. Os pais devem ensinar aos filho as maneiras apropriadas à mesa, que devem ser uma prática comum. As crianças precisam entender que a mesa é um lugar de sentar e comer, não de portar-se mal. Além disso, levar atividades amigáveis à mesa, como giz de cera ou livros, para entretê-los antes da comida chegar. É indicado usar o bom senso de saber a hora de ir embora. Se as crianças começam a discutir ou uma delas já capotou na cadeira, é hora de pedir a conta. “De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?” (Ernest Hemingway).

9

Como deve ser o comportamento das pessoas ao viajar de avião? Malas, pacotes e mochilas? Lugar marcado? Passar na frente dos outros passageiros? Essas cenas são constantes hoje em dia. Será que não existe um código de boas maneiras para viajar? Foi-se o tempo em que viajar de avião era coisa chique. Com as companhias aéreas oferecendo promoções e diferentes formas de parcelamento, viajar de avião deixou de ser um acontecimento e sim um meio de transporte fácil e rápido. Hoje as pessoas encaram as viagens aéreas com mais naturalidade e acabam por esquecer em casa algumas regras de boas maneiras. Viagens longas pedem roupas confortáveis, mas não exagere. Escolha uma roupa que seja coerente e pronto! Evite também decotes, chinelos, pernas de fora. Vamos lá, algumas dicas: •Ser pontual; •Respeitar o tamanho da bagagem; •Ser educado com a tripulação; •Ser civilizado no embarque; •Sentar no lugar marcado; •Respeitar seu vizinho; •Não furar filas. Separe com você o que pretende usar durante a viagem, para não levantar e abrir o bagageiro toda hora. Quando for ao banheiro, cuide para deixá-lo limpo para o próximo passageiro. Numa viagem, as palavrinhas “por favor”, “obrigada” e “com licença” devem ser obrigação.

Contato Silvia Seabra: www.silviaseabra.com.br – Email: silvia@silviaseabra.com.br – (61) 9257-6173



saiba mais

Cogumelo vitaminado 62

AlĂŠm de ser muito apreciado na culinĂĄria, o champignon age no combate da anemia e ĂŠ um aliado contra o colesterol


RICO EM NUTRIENTES As vitaminas do complexo B estão presentes em abundância no champignon. Esses nutrientes auxiliam no fortalecimento da musculatura, agem na formação e manutenção dos glóbulos brancos na medula óssea e, consequentemente, ajudam no transporte do oxigênio para os tecidos. A falta do composto pode gerar problemas no trânsito intestinal.

PELOS QUATRO CANTOS Dentre os cogumelos, o champignon (agaricus bisphorus) se destacou pelo aroma e versatilidade na culinária. Existem dois tipos do alimento: o tradicional de Paris (de cor branca) e o Portobello (de cor escura). O primeiro é muito consumido no Brasil e na Holanda. Na Itália e nos Estados Unidos a preferência é pelo Portobello. O Champignon de Paris (o mais popular por aqui) foi a primeira espécie de cogumelos a ser cultivada no país, atividade iniciada pelos imigrantes chineses no estado de São Paulo, principalmente em Mogi das Cruzes – maior produtor do fungo atualmente.

ÁCIDO FÓLICO Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) revelou que alguns tipos de cogumelos, como o champignon, possuem alto teor de ácido fólico – componente essencial para a formação do feto durante a gestação. A falta da substância durante a gravidez pode estar relacionada ao fechamento do tubo neural, que normalmente acontece no primeiro mês de gestação. Para completar, o ácido fólico protege as artérias contra um aminoácido chamado homocisteína, que, quando em excesso no organismo, pode causar enfarto. E mais: o folato ainda ajuda na prevenção do mal de Alzheimer.

NA GASTRONOMIA O champignon ganhou as mesas brasileiras quando um prato de origem russa – o estrogonofe – caiu no gosto popular. Hoje, o alimento também é aproveitado em receitas como saladas, massas, peixes, carnes e aves. E o melhor: pode ser consumido sem culpa (30 calorias em 100 gramas).

BRINDE À SAÚDE O champignon é riquíssimo em fibras solúveis – componentes fundamentais para auxiliar o bom funcionamento do intestino, além de serem valiosos na prevenção do câncer de cólon e reto. De acordo com pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o alimento se sobressai até em relação aos vegetais, já que é um dos poucos onde é possível encontrar os 21 aminoácidos essenciais para o corpo. COLESTEROL EM DIA Atualmente, pesquisadores têm considerado o polifenol o melhor componente do alimento. Isso porque a enzima reduz o colesterol e a pressão alta, além de aumentar os níveis de serotonina no cérebro – que está associada ao combate de fadiga crônica. E as vantagens não param por aí: o alimento ainda pode ser utilizado para o fortalecimento muscular, já que é fonte de carboidratos e minerais.

ANEMIA PARA BEM LONGE... O cogumelo é a combinação perfeita para dar um chega pra lá na doença. Ela é decorrente da falta de ácido fólico, vitaminas do complexo B e ferro – substâncias presentes em excesso no alimento. A combinação desses componentes é fundamental para a proliferação dos glóbulos do sangue e indispensável à produção da hemoglobina. COMO CONSUMIR O champignon fresco ou desidratado possui as mesmas características nutricionais, porém, para a segunda opção é importante que sejam tomados alguns cuidados. Especialistas indicam que a reidratação deve ser feita em água quente (65°C), mas não fervente. Dessa forma, os fitoquímicos presentes no alimento ficam ainda mais disponíveis para serem aproveitados pelo corpo. FORMA DE CULTIVO De acordo com a Embrapa, para que o cogumelo garanta a melhor composição nutricional, é importante que seja criado em capim ou gramínea. Dessa forma, preservará ainda mais seus nutrientes na fase do crescimento, pois o ciclo produtivo é menor do que nos outros métodos.

saiba mais

DESDE A ANTIGUIDADE O grupo dos fungos é formado por mais de cinco mil tipos de cogumelos, porém, apenas alguns podem ser consumidos. Acredita-se que o alimento foi descoberto por egípcios, povo que o considerava uma verdadeira dádiva dos deuses pelo seu formato irreverente. No Brasil, só foi aceito há pouco mais de três décadas e hoje é utilizado no preparo de diversas refeições.

63


Acidez

colorida 1

Romã

2

Ameixa

3

Nêspera

4

Abacaxi

FRUTAS

5

64

Taninos e vitamina C, A e do complexo B: essas são as substâncias presentes na romã e que ajudam a prevenir problemas intestinais, protegem a saúde dos olhos e fortalecem o sistema imunológico.

4

Fonte de potássio, sorbitol e fibras, a ameixa combate prisão de ventre e retenção de líquidos, o que ajuda a amenizar inchaços e a celulite.

1

Originária do Japão, essa fruta é conhecida como ameixa amarela, japonesa ou silvestre. Tem sabor agridoce e funções diuréticas e antidiarreica, além de evitar problemas de garganta. Por conter grande quantidade de água, o abacaxi hidrata o corpo, acabando com inchaços e colaborando com a desintoxicação. Também é rico em fibras, que potencializam a eliminação das toxinas e favorecem a digestão. Possui potássio, mineral que controla as contrações musculares, inclusive os batimentos cardíacos.

5 2 6

Jabuticaba

A casca contém doses elevadas de antocianina, um antioxidante que evita o envelhecimento das células. Assim, além de consumir a polpa da jabuticaba, faça um suco ou chá com as cascas, que ainda servem para combater diarreias e disenterias.

3


O azedinho das frutas cítricas vem de um ácido que, junto com a vitamina C, torna-se um poderoso antioxidante. Saiba mais!

Laranja

7

Limão

8

Tangerina

9

Acerola

8

9

10

10

Embora seja comum dispensar o bagaço, consumir essa parte da fruta ajuda no trânsito intestinal, prevendo a prisão de ventre. A laranja também é ótima aliada na proteção das células contra a ação dos radicais livres e na prevenção de problemas cardiovasculares, já que contém pectina (fibra solúvel que regula as taxas de colesterol), presente na parte branca da casca. Os nutrientes do limão (incluindo a vitamina C) participam da produção de anticorpos, protegendo o organismo contra infecções. Graças aos flavonoides, a fruta tem funções anticancerígena e anti-inflamatória, e ainda ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue. É só descascar e comer! No entanto, mais do que a praticidade, essa fruta ajuda a controlar as taxas de glicose no sangue, já que é riquíssima em pectina. Seu consumo também é recomendado para aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados. É a segunda fruta mais rica em vitamina C, perdendo apenas para o camucamu, de origem amazônica. Cerca de três acerolas são o suficiente para suprir a necessidade do nutriente no dia.

Caju

Fruta tipicamente brasileira, o caju é rico em fibras e minerais como potássio, cálcio e ferro. Esses nutrientes garantem proteção contra alguns tipos de câncer (em especial os de pulmão e próstata) e o fortalecimento das defesas do organismo.

FRUTAS

7

6

65


Como o concurso público mudou a minha vida

gran cursos

O

66

desafio do concurso público é uma experiência que cárias e Matemática Financeira. Economizei e paguei um currealmente pode mudar a vida de uma pessoa. Dia- sinho rápido. Estudei de segunda-feira a segunda-feira, entre riamente, em meu trabalho, conheço histórias que duas e seis horas por dia. Algumas noites, precisava manter os provam isso. E posso até falar em causa própria, pois pés mergulhados numa bacia de água fria para não adormecer. sou um dos muitos brasileiros que tiveram no concurso público Dedicava-me à preparação com afinco, fosse em sala de aula, a oportunidade de dar uma guinada. fosse sozinho em casa ou estudando em grupo. Nos simulados Aprovado em concurso, passei 17 anos trabalhando na Admi- de que participei, sempre ocupava os primeiros lugares. nistração Pública. Quando deixei essa Diante disso tudo, fui para a prova “Concurso público ainda é atividade, estava pronto para me torcom a obrigação de passar. Estava annar empreendedor. Ao longo da vida, sioso, estressado, e, então, fui acometio processo mais isonômico conheci jovens estagiários de diversas do pelo famigerado “branco”. Não conque conheço. Não carece de seguia raciocinar nem me lembrar do profissões que se tornaram servidores públicos logo no primeiro concurso conteúdo. Que vexame: eu, reprovado pistolão, de indicação, de que prestaram e, com isso, mudaram em um concurso para o qual estava de vida da noite para o dia. Eis a seguir carta de apresentação, de grau muito bem preparado. Ao responder uma dessas histórias. prova depois, com calma, eu a gabade parentesco, de sobrenome. aritei. “Dei baixa do Exército aos 19 anos Lição dura de um fracasso. Voltei de idade, em uma sexta-feira, e já na para a fila, estudei para a Caixa e para Depende tão somente do segunda-feira seguinte procurei emo BRB e passei nos dois. esforço pessoal do candidato” prego na iniciativa privada, atendendo Mais tarde, fui aprovado em outros ao recrutamento dos classificados de grandes concursos, tendo alcançado um jornal local. Fazia as entrevistas, os testes, e percebia que inclusive um primeiro lugar. Cheguei a ganhar cinquenta saláera bem avaliado e ia muito bem nas provas. Mas pesava em rios mínimos por mês, acumulando legalmente dois cargos púmeu desfavor a pouca idade, a falta de experiência e o fato de blicos. Exerci cargos de chefia, de assessoramento e de direção ter sempre estudado em escola pública. Morar em Ceilândia, superior. Esses momentos me propiciaram grande aprendizado não possuir muitos cursos de aperfeiçoamento, ter trabalhado sobre como funcionava a máquina pública. E tudo me rendeu na construção civil e não contar com nenhuma carta de reco- convites para dar aulas, escrever livros, ministrar palestras, mendação também não ajudava muito. oferecer consultorias. Os 17 anos como servidor público, os 25 Foi quando apareceu o primeiro edital na praça, do Banco como professor de escola preparatória, os 27 como educador e do Brasil. Eram muitas vagas, e o certame cobrava matérias os 33 inserido no mundo dos concursos me garantiram o título simples, sobre as quais eu até dava aula, como Matemática e de um dos maiores especialistas quando o assunto é concurso Língua Portuguesa. Eu precisaria estudar apenas Práticas Ban- público ou Administração Pública.


“ Para conquistar as carreiras que eu desejava, precisei me privar do convívio da família, dos amigos, da namorada. Tive de abdicar de muitos prazeres. Temporariamente. Tudo pela estabilidade financeira” nome. Depende tão somente do esforço pessoal do candidato. É esse o melhor estímulo para quem quer ser aprovado e se tornar um servidor público como eu fui até alguns anos atrás. Com muito orgulho, faço questão de acrescentar. É claro que, para conquistar as carreiras que eu desejava, precisei me privar do convívio da família, dos amigos, da namorada. Tive de abdicar de muitos prazeres. Temporariamente. Tudo pela

estabilidade financeira. Se não fosse o instituto do concurso público, eu não seria hoje o Professor GRANJEIRO, reconhecido em todo o País por minha história e por minhas obras, palestras, mensagens, frases, vídeos, dicas, comentários e entrevistas. Essa é a lição que quero deixar esta semana para todos os que me acompanham nestes artigos. Sobre o tema, me vem à memória um provérbio chinês que vale a pena anotar e deixar debaixo do travesseiro, para ser lido antes de você sair para a aula ou para fazer a prova, no grande dia: “A persistência realiza o impossível.” Seja persistente. Assim, você logo alcançará o tão almejado emprego público e, então, poderá desfrutar, pelo resto da vida, se assim desejar, do seu FELIZ CARGO NOVO! J. W. GRANJEIRO Diretor-Presidente do GRAN CuRsOs Vice Presidente da ANPAC Cordenador do Movimento pela Moralização dos Concursos - MMC. www.professorgranjeiro.com http://twitter.com/jwgranjeiro http://facebook.com/josewilsongranjeiro

gran cursos

O fato é que fez toda diferença, para mim, ter podido competir em condições de igualdade com concorrentes que tinham formação superior, estudaram em escola privada, pagaram por bons cursos preparatórios, compraram material de estudo de qualidade, tinham boa aparência e detinham experiência. Simplesmente ter tido a possibilidade de competir de forma objetiva com esse tipo de candidato permitiu-se demonstrar o meu talento, a minha disciplina e a minha vocação para o exercício de um cargo público.” Essa, como vocês já devem ter percebido, é a história de um concurseiro chamado José Wilson Granjeiro. Ao contá-la, meu objetivo é que ela sirva de exemplo e de estímulo para todos os que estão na estrada do concurso público. Quero demonstrar que qualquer um pode um dia alcançar o sucesso, desde que reúna persistência e coragem para vencer possíveis e prováveis insucessos. Concurso público ainda é o processo mais isonômico que conheço. Não carece de pistolão, de indicação, de carta de apresentação, de grau de parentesco, de sobre-

67


rangelcavalcante@uol.com.br

Colégio bom O coronel Osmar Costa Junior, um dos mais brilhantes oficiais da Policia Militar do Pará, daqueles que conquistaram muitas medalhas e diplomas de cursos superiores de aperfeiçoamento no exterior, é um grande contador de histórias, muitas das quais o têm como personagem ou testemunha. Reuniu muitas delas no livro A Caserna Fora do Sério - O Lado Cômico da Vida Policial. Dele tiramos aquela da Socorrinho. A Socorrinho foi colega de classe dele, do Jardim de Infância até a 4ª série do Ensino Fundamental, no Grupo Escolar José Veríssimo, no bairro Batista Campos, em Belém. Era u’a menina inteligente, engraçada e estudiosa, na qual todos viam um futuro de sucesso. O tempo passou e cada um seguiu o seu destino, sem saber do outro. Nos anos 90, o então tenente Osmar e a esposa levaram um casal de amigos visitante à boate Lapinha, famosa pelos seus espetáculos de strip-tease. Qual a surpresa do nosso gendarme quando reconheceu no palco ninguém menos do que a Socorrinho, bonita, corpo escultural, tirando a roupa enquanto dançava, até ficar inteiramente nua, sob os aplausos da plateia. Num intervalo da apresentação, a Socorrinho passou ao lado da mesa – devidamente vestida – e reconheceu o antigo colega de colégio. Feitas as apresentações, o nosso Osmar se disse surpreso ao vê-la naquele tipo de trabalho. Ela, por sua vez, perguntou: – E você, o que faz na vida hoje? – Eu sou tenente da Polícia Militar, respondeu o oficial. E ela, já se retirando, disparou: – Pra você ver o que o José Veríssimo forma: puta e soldado de polícia.

manda os Chinelos O brigadeiro João Carlos Franco de Souza, de 66 anos, foi brutalmente assassinado em janeiro, quando estacionava o carro em frente ao seu apartamento na Asa Sul de Brasília, engrossando as estatísticas da onda de violência e criminalidade que toma conta do Distrito Federal, provocada em grande parte pelo banditismo infantojuvenil, estimulado pelo Estatuto do Menor e do Adolescente, a autorização legal para os “di menor” matarem, roubarem, estuprarem, sequestrarem, com a garantia da impunidade. Dias depois da tragédia que se abateu sobre a família, dona Maria Inês, a viúva do militar, estava contrita, rezando pela alma do marido, quando dela se aproximou a netinha de três anos. A garotinha trazia nas mãos um par de chinelos que pertencera ao avô, a quem era muito apegada. E perguntou à avó se ela sentia saudades. Diante da afirmação, disse: – Vovó, o vovô esqueceu os chinelos dele embaixo da cama. Manda para ele lá no Céu que ele vai ficar muito alegre.

rangel cavalcante

Terra de Cabra ruim

68

O senador Ney Suassuna chegava ao estacionamento do Senado quando foi abordado por um cidadão com aspecto de nordestino que, alegando não ter conseguido emprego em Brasília, queria voltar à sua terra, no Nordeste, e não tinha o dinheiro para comprar a passagem. Precisava de uma ajuda para ir embora para a Paraíba. Também paraibano, o senador quis saber: – De onde você é, na Paraíba? – Sou de Catolé do Rocha, meu senador. Uma terra que só tem cabra ruim... – Como é que é?, perguntou o senador, já exaltado. Eu também sou de lá, rapaz! – É isso, Senador. Terra de cabra ruim, mesmo. O senhor acredita que eu comprei seis cabras leiteiras lá e quando cheguei com elas no sítio constatei que nenhuma delas dava leite? Por isso é que eu digo que aquilo é terra de cabra ruim. A presença de espírito do matuto valeu-lhe a grana para a passagem.


JeiTinho brasileiro Nas nossas embaixadas e demais representações diplomáticas espalhadas pelo mundo, principalmente naquelas localizadas em países do Oriente, é comum a dificuldade que os embaixadores e demais funcionários encontram para pronunciar os nomes dos empregados locais, aqueles que não integram os quadros de carreira do serviço publico brasileiro. Esse problema durou muito, até que um grupo de oficiais de chancelaria decidiu simplificar a coisa, dando a cada um desses empregados um apelido brasileiro, de fácil pronúncia. E isso tem criado situações engraçadas, como a que envolveu um diplomata recém transferido para a nossa embaixada em Hanói, onde a coisa já estava bastante simplificada na antroponímia dos nativos. Na hora de conhecer os servidores da casa, o recém-chegado viu-se diante de um casalzinho de vietnamitas. – Este aqui é o José e esta é a Rita, nossos encarregados da copa, apresentou um oficial de chancelaria que acompanhava o novo colega. – Ué, é engraçado como eles, sendo daqui, têm nomes tão brasileiros, disse supresso o estreante na casa. E ouviu a explicação: – Não. Os verdadeiros nomes deles não são esses. Aqui temos, na verdade, o Duong Viet Cuong e a Dao Thi Trang. Como são nomes difíceis de pronunciar e decorar, a gente convencionou chamá-los apenas de José e Rita. E eles adoraram. Esse jeitinho tipicamente brasileiro se propagou por meio mundo e já é adotado em embaixadas e empresas de vários países, segundo garante a Cice Cunha, que tem no sangue o que de melhor existe no DNA do jornalismo do nosso país.

o Ceguinho salvador No final da década de 60 do século passado, o Fausto Nilo, hoje famoso arquiteto e compositor de fama internacional, o Rodger Rogério e o amigo Antonio Carlos desciam a pé pela rua Guilherme Rocha, no centro de Fortaleza. Amanhecia e acabavam de sair de uma farra no tradicional Estoril, então reduto da boemia intelectual da cidade. Nas proximidades do Bar Americano, do Salomão Benício, deu no trio aquela vontade de tomar mais “umas”. O problema é que nenhum dos três tinha um só centavo no bolso. E deu-se o que o Wilson Ibiapina, que conta a história, chamou de milagre: logo na esquina, um ceguinho dormia abraçado a uma velha viola, tendo ao lado um surrado chapéu de palha vazio, que usava para receber as esmolas dos passantes durante o dia, sem u’a moeda sequer. A ideia veio rápida. Pediram licença ao ceguinho e logo atraíram os passantes, com o cego tocando uma flauta velha e suja, o Rodger na viola e o Fausto cantando. Foi um sucesso. Em menos de meia hora o chapéu estava abarrotado de esmolas. Então o trio pegou um punhado de notas e moedas, e em pouco tempo estava no bar enchendo a cara de novo e dando prosseguimento à farra, deixando a maior parte do dinheiro para o ceguinho. Este, agradecido, ao passar a mão pelo chapéu e verificar o tamanho da féria, gritava todo feliz: – Oi, pessoal. Quando é que vocês vêm de novo?


Mais que um esporte Praticar alguma atividade física é muito importante, mas na infância pode ser mais essencial ainda Por Camila Bocchino – Fotos: Divulgação

comportamento

N

70

ão é nenhum mistério que devemos praticar algum tipo de atividade física durante a vida inteira para nos mantermos saudáveis e evitar problemas de saúde no futuro. O que as vezes é um pouco negligenciada é a importância de uma atividade ou algum esporte na infância. Hoje presenciamos uma mudança nos hábitos infantis, nossas crianças passam muito mais tempo dentro de casa do que na rua. Quase não vemos mais crianças fazendo de uma rua um campo de queimada, ou jogando amarelinha desenhada com giz na calçada. A violência e a tecnologia têm, cada vez mais, prendido nossas crianças em casa e é cada vez mais raro ver uma que saiba o que é passar o dia na rua sem preocupação alguma e só voltar quando a mãe chama para o jantar.


71

comportamento


comportamento

“A atividade física na infância é importante para a formação de hábitos de vida saudáveis no futuro”, diz a Dra. Pola Franzolin

72

Essa evolução é essencial, pois já não podemos mais imaginar nossas vidas sem o auxilio de um computador ou um programa bobo na televisão para passar o tempo. Mas nem por isso podemos esquecer a importância que uma atividade física tem nas vidas de nossas crianças. “A atividade física na infância é importante para a formação de hábitos de vida saudáveis no futuro, para a redução do risco de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial, e estimula o desenvolvimento da massa óssea e muscular, contribuindo para o aumento da força e da resistência muscular, além do controle do peso. Também estimula o amadurecimento das habilidades cognitivas e motoras e promove a convivência saudável em comunidade”, explica a Dra. Pola Aline Franzolin, ortopedista infantil do Hospital Anchieta. Trabalhando há 12 anos com atividades físicas infantis em escolas, centros esportivos e academias, o professor de edu-

“A atividade física infantil tem que ser realizada com prazer e satisfação, e não por obrigação”, afirma Ricardo Aquino

cação física e gerente da unidade Unique Family Fitness Club, David Patrício, também ajudou a fundar o departamento infantil da academia, batizado de Unique Kids Club. Para ele a importância desse tipo de atividade vai além dos benefícios motores e físicos. “A im-

portância da atividade física na infância vai além dos aspectos motores e físicos, como coordenação motora, lateralidade, desenvolvimento da força e coordenação, resistência musculação, condicionamento cardiorespiratório, entre outros. Mas abrange também aspectos sociais, cogni-


“Eu não sei se eu conseguiria criar os meninos da mesma forma sem o esporte”, afirma Myrian Geough, mãe de Arthur e Thiago

tivos, como raciocínio lógico, esquemas corporais, psicológicos, como a relação entre ganhar e perder, regras, direitos e deveres e de relacionamento, seja entre amigos, colegas ou família”, conta David. Uma das maiores dificuldades é estimular o interesse das crianças em começar uma atividade física ou um esporte e dar continuidade. “Hoje as coisas são bem diferentes. Antes as crianças soltavam pipas, brincavam de pega-pega, jogavam bola etc. Atualmente as crianças ficam dentro de casa jogando seus video-

games, vendo TV, brincando com seus celulares e por aí vai. E como muitos pais não acompanham o desenvolvimento de seus filhos, muitas vezes devido a uma excessiva carga horária de trabalho, essas crianças perdem a oportunidade de interagirem mais umas com as outras”, comenta o professor de educação física Ricardo Aquino. “O ideal é perguntar para seu filho qual esporte ele mais gosta ou testá-lo em uma modalidade diferentes para ver em qual ele melhor se adapta. O importante é que

comportamento

Foto André Zimmerer Foto André Zimmerer

Os irmãos Arthur (14) e Thiago Geough (10) descobriram no windsurf uma paixão para a vida toda

a criança esteja feliz, independente da modalidade escolhida. A atividade física infantil tem que ser realizada com prazer e satisfação, e não por obrigação”, continua Ricardo. Muitas modalidades têm a preferência disparada da garotada. “Normalmente são as de natação, judô, ballet e futebol. Porém, outras modalidades são muito procuradas também: jazz, circo, capoeira, ginástica, basquete, voleibol”, conta David Patricio. “A infância é divida em algumas fases e cada uma delas está relacionada ao desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e psicológico da criança. A atividade deverá ser direcionada respeitando essas características pois são determinantes para o desenvolvimento pleno da criança”, alerta o gerente da Unique Family Fitness Club. Quando a criança encontra uma atividade que desperta curiosidade, paixão e, de quebra, ainda ajuda a gastar muita energia, tudo fica mais fácil. É o caso de Thiago e Arthur Geough, de 10 e 14 anos, respectivamente. Os irmãos conheceram o windsurf pela mãe, Myrian, que sempre gostou do esporte e resolveu levar os filhos para conhecer. Desde então não largaram mais. “É engraçado porque eles gostam tanto que eu não sei como o pessoal aqui do Katanka aguenta. O Thiago liga todos os dias para saber se o vento está bom para velejar”, conta Myrian. É fácil entender o porquê:, quando os meninos entram na água não querem sair mais. Faça sol ou faça chuva, eles mal chegam e já vão perguntando se podem velejar. Uma das maiores vantagens de um esporte que você precisa de algum tempo de aula para aprender é a disciplina. “Eu não sei se eu conseguiria criar os meninos da mesma forma sem o esporte. Eu confio muito nos instrutores e, além de ajudar na saúde e nos bons hábitos, eles aprendem a se relacionar melhor, aprendem a medir vitórias e derrotas, frustrações, relações pessoais, responsabilidade, persistência, a arte de esperar...”, continua Myrian. É muito importante que os pais entendam esses benefícios e saibam direcionar os filhos também para que tirem o maior proveito possível e levem essas lições para o resto da vida.

73


Marca de sucesso VO2 Max inova e se associa a lojas de moda tradicionais

EsportE

N

74

ão há quem desconheça a conceituada marca brasiliense VO2 Max. Criada pelo empresário Marcelo Torres há 10 anos, o reconhecimento do sucesso se mostra em mais de 600 pontos de venda espalhados pelo Brasil. A marca, primeiramente concentrada em roupas para ciclismo, hoje expande aos poucos para outras áreas, como triatlo, corrida de rua e academias. Reconhecida internacionalmente no

macrouniverso do esporte, a VO2 Max escolheu o ano de 2014 para se associar a marcas do mercado da moda, como Le Lis Blanc e John John. A marca brasiliense veste as principais equipes do ciclismo nacional, grupos de pedaladas espalhados de norte a sul do país, bem como todos que curtem bike como lazer ou esporte. Além disso, está sempre presente nas competições de Brasília e do Brasil. A sofisticação dos tecidos e do design traçado por Marcelo atribui à marca uma posição

privilegiada entre as melhores que existem no mercado. Sempre inovando e enfrentando com criatividade os desafios propostos pelo mercado da moda, a VO2 Max assegurou conceitos como requinte, sofisticação e bom gosto, que aproximam a marca do seu público. Homens e mulheres, jovens e adultos, discretos e chamativos, as coleções assinadas por Marcelo Torres atraem estilos diferentes, cativando todos que querem se manter saudáveis e andar na moda.



INSPIRAÇÃO 76

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” Antoine Lavoisier


10 motivos para...

Meditar M

editar é uma das atribuições da mente humana. Pensamos, não pensamos e vamos além do pensar e do não pensar. A mente é incessante e luminosa. Perceber a mente através da própria mente é meditar. Ir além de si e dos outros é meditar. Reconhecer suas emoções, sensações, percepções, conexões mentais e vários níveis de consciência é meditar. Sem apegos e sem aversões, além das dualidades. Intersendo. Percebendo a trama da existência, a tapeçaria da vida e, assim, conhecendo em si mesmo, ser capaz de fazer escolhas para agir no mundo, ao invés de apenas reagir ao mundo.

01 02

Ao meditar, é necessário manter uma postura correta (sentada ou mesmo deitada), logo, o corpo se alinha, se reequilibra.

03

A respiração consciente é uma das chaves de ouro da vida. Posso não conseguir controlar minhas batidas cardíacas, mas se conscientizar a respiração, posso acalmar meu coração, meu corpo, minha mente.

04

Quando se medita é possível ouvir todos os sons e reconhecer o que são. Só ouvimos quando silenciamos. Sentimos todas as fragrâncias, percebemos com clareza tudo que é e que não é.

05 06 07 08

Meditar é encontrar o grande silêncio. Sem comentários extras, sem conversas dispersas, cessando as oscilações da mente.

09 10

Perceber-se a vida do multiverso (universo múltiplo). Somos o todo que se manifesta em inúmeras formas diferentes.

Durante a meditação é preciso manter uma postura mental correta, ou seja, a mente entra em foco absoluto e aberto (como uma lente grande angular). Tudo faz parte. Nada perturba. Tudo é o que é.

Você já experimentou ficar apenas sentado? Perceba que os ossos se alinham, os músculos, os nervos e o sistema circulatório. Apenas sentar e contemplar cada instante único da vida. Sem nada extra. Nada se compara a essa plenitude simples de apreciar sua própria existência.

Meditar é reconhecer que tudo está em um processo incessante de transformação e interconexão sem um eu fixo. É tornar-se um ser iluminado, pleno de sabedoria e compaixão – e a meditação é a manifestação da mente Buda, é a prática Buda em si.

INSPIRAÇÃO

Com a meditação podemos atuar com mais adequação em nossas funções internas e externas, com mais harmonia, pois teremos abertos os canais de percepção.

77


p谩scoa

Eu s贸 quero c

78


o chocolate... A Páscoa está chegando e o cheirinho de chocolate já invade as lojas e supermercados Por Camila Bocchino – Fotos: André Zimmerer e Divulgação

páscoa

C

Comparado ao ouro em outras épocas, tema de filmes, livros, músicas, presente em diversas peças de teatro, caso de estudo, causa de vício, deleite e prazer, o chocolate está presente na vida de muita gente há muito tempo. Claro, existem aqueles que não gostam, os que preferem outros sabores, outras cores, com mais cacau, com menos cacau e até sem cacau algum, os que podem até demais se deliciar com essa iguaria e os que não podem nem chegar perto. O fato é que, quando vai chegando a Páscoa, não tem nem como não pensar naquele ovo de chocolate que nos espera no dia 20 de abril, nem que seja só para admirar nas prateleiras do mercado. É impressionante como cada vez mais cedo é possível encontrar um túnel de delícias açucaradas nos mercados. E quando vamos às lojas especializadas, então? É praticamente impossível resistir. Todo ano ajudamos nossos leitores a escolherem seus preferidos entre o melhor dos melhores e esse ano não poderia ser diferente. Vamos combinar que a cada ano essa missão se torna cada vez mais complicada. São tantas as opções que fica difícil escolher só uma, mas demos uma olhada nos lançamentos e nos que já são tradição. Você pode conferir com a gente um pouquinho de cada.

79


Cacau Show Os pedidos para o Coelhinho da Páscoa trarão muitas surpresas, com os mais de 50 produtos exclusivos que a Cacau Show prepara para serem vendidos em todo o Brasil. Ovos trufados, chocolate gourmet, com tema infantil, caixa de presentes e tabletes estão entre as dicas de presente. São opções interessantes para todos os gostos, idades e bolsos. Entre os 12 lançamentos, os que chegam com maior destaque são o Ovo Gourmet de Corte, de 300g, que traz uma linda espátula para cortar o chocolate com recheio de creme no sabor brownie, e o Ovo Glamour Swarovski, de 270g, que dá continuidade à parceria com a famosa marca de cristais. Para as crianças, o Ovo Rio 2 de 160g, que vem com uma minibola personalizada com os personagens do filme, e o saboroso Ovo Pequeno Príncipe 160g, que vem com uma miniluminária do lendário personagem deitado no planeta, para acompanhar os sonhos dos pequenos. Preocupada em desenvolver sempre o melhor produto e atender aos mais variados consumidores, a marca tem também as opções de Ovo Diet 180g e Ovo Zero Lactose Glúten 180g, que é elaborado com chocolate meio-amargo 50% cacau, o que confere muito mais sabor ao produto.

Stans Com o toque especial do chef confisseur suíço Xavier Odermatt, a Stans traz algumas das novidades que, aliadas aos carros chefes tradicionais da casa, prometem encantar os brasilienses nesta Páscoa. Sempre visando ao melhor para seus clientes, a Stans oferece vários tipos para todos os amantes da iguaria. Para aqueles preocupados com saúde, para os chocólatras assumidos, para os criativos e para as crianças, a variedade é tanta que você sempre encontra um que te agrade mais. Os mais de cem itens da Xocoarte, fábrica comandada pelo chef Xavier Odermatt, são produzidos com matéria­ prima belga, sem adição de conservantes e gordura hidrogenada. Todos os bombons e barras são feitos artesanalmente, um a um, o que explica o sucesso e sabores exclusivos da marca. Este ano, a Stans chega em clima de Copa do Mundo e oferece a seus clientes Ovos da Copa, enfeitados com as cores do Brasil, seu Ovo Design, de gianduia com recheio de chocolate ao leite ou meio amargo, além do seu tradicional carro chefe, que não para nas prateleiras, o Ovo de Seis Camadas. Além disso, na Stans o cliente pode montar sua própria cesta de páscoa, com os ovos de chocolate preferidos, enfeites divertidos, bombons e embalagens diferenciadas com motivos da Páscoa.

páscoa

Brasil Cacau

80

Uma das caçulas das marcas brasileiras, a Brasil Cacau está em constante expansão e já caiu no gosto de todo brasileiro. A marca vem ganhando cada vez mais fãs, que, ávidos por novidades, vão encontrar lançamentos especiais que prometem deixar a Páscoa ainda mais alegre e divertida. Entre as novidades deste ano está o ovo Trufado Tripolino Maracujá, metade de chocolate ao leite e metade de chocolate branco com recheio cremoso trufado sabor maracujá, que promete ser um sucesso, como foi no ano passado. A qualidade e o sucesso dos produtos de linha da marca serão estendidos para os itens sazonais. É o caso do ovo Mini Engenho, casca de chocolate ao leite com mini canudos wafers sortidos nos sabores avelã e beijinho. Além disso, a Chocolates Brasil Cacau apresenta 20 lançamentos e um total de 56 produtos para a Páscoa. Como os ovos com sabores bem brasileiros que estão de volta e trazem um sabor especial a essa data comemorativa, como o ovo Doce de Leite com Pão de Mel, casca ao leite com recheio de doce de leite cremoso e um pão de mel coberto com chocolate ao leite recheado com doce de leite. Para as crianças, o atrativo vai além do sabor, como o Ovo Shrek e o ovo Padrinhos Mágicos.


Amor aos Pedaços Em ritmo de Páscoa desde o dia 7 de março, a rede de lojas Amor aos Pedaços está repleta de deliciosas novidades que vão dos clássicos chocolates aos ovos recheados para comer de colher, com receitas exclusivas da marca, como o famoso Bicho de Pé. Para a Páscoa, chegaram delícias irresistíveis, como o Ovo Coqueluche Brasileira Bicho de Pé 300g, meio ovo sem glúten de chocolate ao leite, recheado com Bicho de Pé e decorado com chocolate colorido rosa e açúcar. Outra novidade recheada é a Dupla Minicoqueluches Brasileiras 80g, que é composta por uma metade de ovo de chocolate ao leite com o famoso recheio de Bicho de Pé e a outra metade tem recheio de Pururuca, crocante de malte com wafer, decorada com crisps de chocolate Belga e fios de chocolate blend ao leite. Para os pequenos, as novidades são: Cenourinha Quero-Quero 65g, uma bisnaguinha de brigadeiro ou Bicho de Pé e o Coelho de chocolate 30g, além dos Kits, marca registrada da Amor aos Pedaços. Para comemorar com a família a sugestão é o Bolo da Páscoa de 1,5kg, sem glúten, e as Colombinas, que acompanham sachês com recheios do original Bicho de Pé ou Brigadeiro.

Bia Koffes Inspirando-nos nas inovações das marcas para a Páscoa, trazemos para vocês algumas opções de decoração de mesa feitas com exclusividade pela renomada Bia Koffes para a Revista FOCO. Preparadas com produtos exclusivos e artesanais de criação da empresária, as mesas tiveram como tema principal a Páscoa de 2014 e contam com elementos lúdicos que agradam tanto aos pequenos, quanto aos adultos, que podem desfrutar de uma refeição em família para celebrar uma data tão tradicional. Especializada em decoração de mesas, Bia Koffes oferece produtos exclusivos o ano inteiro e, em datas especiais, conta com linhas exclusivas e únicas. Famosa por seus bazares temáticos, Bia comenta que o próximo ocorre bem a tempo da Páscoa, na primeira semana de abril. Coelhinhos fofinhos, cenouras, cores suaves e, é claro, muito, muito chocolate são indispensáveis nas nossas sugestões de decoração.

Mais que tradicional em várias comemorações dos brasileiros, a Kopenhagen apresenta 20 novidades para tornar a Páscoa uma data ainda mais especial e inesquecível. A aposta deste ano é a linha Dessert, que conta com sabores exclusivos. Mais que uma opção de presente, essa linha se mostra uma sofisticada sobremesa para experimentar e compartilhar com pessoas especiais. Os ovos Nhá Benta Frutas Vermelhas e Maracujá são feitos com chocolate ao leite com casca recheada com geleia e marshmallow sabor frutas vermelhas e maracujá, para comer de colher. Para os apreciadores de chocolate amargo, há duas opções, o ovo Chocolate Amargo com Caramelo e Flor de Sal e o ovo Chocolate Amargo com Laranja Cristalizada e Amêndoas, ambos recheados com bombons. Pensando nas crianças, as sugestões inspiradas na Disney permanecem na linha, mas com algumas novidades. Para os meninos, são três opções que possuem uma exclusiva mochila de moletom estampada com cada personagem, e as meninas irão se apaixonar pelo ovo Disney Minnie, que traz uma linda bolsa de moletom da Minnie com forro colorido.

páscoa

Kopenhagen

81


saúde

Prevenção do

82


Por Márcia Casali – Fotos: Carlos Eduardo de Sousa Junior e divulgação

A

dotar hábitos saudáveis e realizar exames periódicos são práticas essenciais para manter uma vida com mais qualidade. Nos últimos anos percebe-se um aumento, significativo de pessoas com diagnóstico de câncer, diabetes, acidente vascular cerebral e complicações cardíacas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual é possível encontrar um grande número de fatores de risco. O Instituto entende que as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os “hábitos” e o “estilo de vida” adotados pelas pessoas podem determinar diferentes tipos de câncer.

Palavra do especialista De acordo com o diretor técnico do laboratório Sabin, Rafael Jácomo, os check-­ ups são necessários para identificar os riscos de doenças em estágios iniciais, uma forma de diminuir as complicações. Além disso, algumas doenças, em especial as oncológicas, têm evolução muito mais favorável quando diagnosticadas precocemente. Jácomo destaca que não existe uma idade determinada para procurar um especialista, pois cada caso deve ser avaliado de acordo com o antecedente e o gênero do paciente. “Para mulheres, por exemplo, o início do rareamento por mamografia deve começar próximo aos 40 anos”, informa. Vale destacar que pessoas com casos de câncer na família precisam de um acompanhamento especial, principalmente

saúde

do câncer

Especialistas advertem a importância de adotar hábitos saudáveis e realizar exames periódicos

83


“Apesar de haver exames muito mais sensíveis, a avaliação mensal por parte da própria mulher se faz complementar aos exames”, alerta Rafael Jácomo

aquelas que tenham casos recorrentes em parentes de primeiro e segundo grau. Ele reforça a importância de estar atento ao histórico familiar. No caso das mulheres, o autoexame é essencial, além da vacina contra o HPV, que pode evitar o câncer de colo uterino. Para a prevenção, é fundamental evitar a exposição a fatores sabidamente associados ao desenvolvimento do câncer, dentre eles está o tabagismo, que é fator de risco também para doenças cardiovasculares e respiratórias. Tendo como base dados o INCA, Rafael Jácomo observa que, além do câncer de pele, o câncer de próstata é comum em homens e o de mama nas mulheres. O de pulmão se sobressai nos dois gêneros. Nas crianças menores de 15 anos, as leucemias, em especial a leucemia linfoide aguda, são as mais comuns.

saúde

Superação em destaque

84

“A doença tem um sentido muito pessoal para cada um a cada momento de indagação e em cada fase do processo”, afirma Edna Cassiano

“A última notícia que eu esperava era a de ter um câncer. Confesso que passei muitos dias sem acreditar que fosse possível. No início, eu chorava, me desesperava e pensava no tratamento mais temido: a quimioterapia”. Em 2010, com apenas 21 anos, a modelo e estudante de direito Thallita Leite recebeu o diagnóstico que mudaria sua vida. Ela lembra que foram meses com sintomas seme-

lhante aos de gastrite. Após biópsia com fragmentos do estômago, por meio de uma endoscopia, ficou constatado que Thallita tinha linfoma MALT, um tipo raro de câncer. Segundo Thallita, a mãe e os irmãos ficaram abalados, mas faziam questão de não demonstrar. Para a psicoterapeuta Edna Cassiano, o papel da família

é exatamente esse, o de estar presente. Ser um apoio consistente, incondicional, que não requeira de quem está doente o comportamento que essa família espera. “O que me preocupava não era morrer, até porque minha vontade de viver não me permitia pensar nisso. O que me preocupava, de fato, era ficar careca e precisar trancar a graduação, ainda que por um semestre. Cheguei a pensar que ficar sem cabelo seria o fim do mundo mas, para ser sincera, não é tão ruim. A beleza não está somente nos detalhes, como cabelo ou unha. Existe um conjunto por trás disso e mesmo sem esses ‘detalhes’ a essência permanece”, afirma. No início, o tratamento não apresentou os resultados esperados. Foram 20 sessões de radioterapia, focada no estômago, e seis sessões de quimioterapia. Durante todo o processo, Thallita contou com o apoio do amigo Carlos Eduardo, que, para amenizar a dor e o sofrimento da amiga, a fotografou em pontos turísticos da cidade. O belo trabalho, intitulado “A beleza da superação”, ficou exposto na Praça Central do Pátio Brasil. A ideia foi mostrar que há beleza mesmo em situações difíceis. “Minha motivação é saber que a experiência que tenho com a doença e com os tratamentos estão servindo de exemplo para as pessoas. Outra motivação, e talvez a maior delas, é imaginar o futuro e tudo que almejo alcançar, como construir uma família, passar para o concurso de delegada, conhecer outras culturas e explorar vários lugares do mundo”, afirma Thallita. Edna Cassiano alerta sobre a importância de um acompanhamento psicológico, que pode ser um grande aliado no processo de enfrentamento de uma doença grave. A notícia causa uma série de sentimentos desordenados e intensos, que levam a pessoa a experimentar alguns estágios até chegar à aceitação. Pode levar um curto ou longo período de tempo. “Não se julgue e não se condene como se tivesse culpa por estar doente. Não culpe os outros. Não imagine que você foi escolhido para estar doente. Não se sinta injustiçado. Se você existe, você vale a pena”, reforça a especialista.


Aos 45 anos, Beatriz – nome fictício –, ao receber o diagnóstico de câncer maligno na mama, afirma que ficou profundamente abalada, pois temia pela amputação. Após o susto, a vontade de viver para criar a filha foi a motivação que precisava. “Meu tratamento da mama foi difícil, pois tive que removê-la. Passei pelas sessões de quimioterapia, depois a mastectomia radical, e por fim a radioterapia. É uma doença invasiva, que provoca efeitos colaterais terríveis, mas venci. Agora enfrento a metástase óssea. Passei por 8 sessões de radioterapia e faço quimioterapia por tempo indeterminado”, comenta Beatriz, que, para muitos, é um exemplo de fé e esperança. O mês de dezembro é marcado pelas festas ao lado da família e amigos. Mesas fartas, presentes, crianças correndo pela casa e os inesquecíveis abraços aconchegantes dos avós. E foi durante “O primeiro passo para nossa cura é acreditar nela e esse momento de celebrações que Edi- lutar pra que isso aconteça. Não se entreguem. Somos leusa Costa, 48 anos, recebeu a notícia mais fortes do que imaginamos”, diz Thallita Leite que estava com câncer de mama. Mãe de Thawan, 23 e Nayara, 20, ela lembra alimentar melhor. Aprendi que a minha que no momento se condenou à morte. felicidade depende de mim”, destaca. Além da família e amigos, ela afirma que o apoio da equipe médica é um diferencial Eu venci o câncer durante todo o processo. “Aprendi que na Joana Jeker morava na Austrália quanvida nada está em nossas mãos, mas nas do descobriu um nódulo durante o automãos de Deus. Devemos deixar de lado o exame. O medo da morte e a incerteza se egoísmo e o orgulho e sermos mais hu- haveria um futuro, com a realização de mildes. Devemos amar mais, viver e nos planos e sonhos, foi a primeira sensação

“Se não fosse o apoio dos amigos, família, além da minha fé e confiança em Jesus, não sei o que seria de mim”, diz Edileusa Costa

após o diagnóstico. “Há também, uma tristeza por saber que quem nos ama também sofrerá com a notícia. Eu chorei bastante, mas aceitei, avisei minha mãe, pedi que ela procurasse um médico e voltei para me tratar”, diz a responsável pelo manifesto que resultou em mutirões para reconstrução da mama organizados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Com o impacto do movimento, em março de 2012, mais de 500 mulheres em todo país foram operadas. Durante o tratamento, Joana se envolveu com o sofrimento de outras mulheres que passavam pela mesma experiência. Ela deixou o trabalho e fundou a Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, com a missão de apoiar as mulheres que já passaram pelo tratamento e que estão liberadas pelo oncologista para fazer as cirurgias de reconstrução da mama. A Recomeçar atua como articuladores de políticas públicas para o atendimento de qualidade e agilidade à mulher mastectomizada, que sonha em deixar a prótese e sentir-se feminina novamente. Dados do INCA mostram que em 2013 foram diagnosticado 52 mil casos de mulheres com câncer de mama, com previsão de 57 mil casos em 2014. “Esses dados são somente os fornecidos pelo SUS, e estão defasados em torno de 30%, de acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). As mulheres que se tratam pelo plano de saúde não entram nessa estatística”, destaca, lembrando que o número real de novos por ano é bem maior do que a previsão do INCA. “Sou vitoriosa, venci o câncer e consegui muitas conquistas para as mulheres com câncer de mama, principalmente em Brasília, capital do Brasil. Mas ainda há muito a ser feito para que mais vidas sejam salvas”, afirma Joana. Agradecimentos: Laboratório Sabin: (61) 3329-8000 INCA: (21) 3207-1000 SBCP: (11) 3044-0000 Femama: (51) 3094-0017 Clínica de Psicoterapia: (61) 3263-1334

saúde

Recomeço

85


Moda no mall O

s vips de Brasília marcaram presença em vários eventos sociais realizados no ParkShopping nos meses de fevereiro e março. Entre eles, o lançamento da nova coleção outono-inverno 2014 da Daslu deu o que falar (dia 21/02). O mailing foi de Tiago Correia e o buffet foi assinado por Renata La Porta (fotos 01 a 04). Já a C&A fez um dia 1

Bertha e Pedro Pellegrino 4

Michelle Safe e Izabela Collares 7

Luis Sales e Elaine Bruno

PARKSHOPPING

10

86

Fernando Cunha, Manu Santos e Joheser Pereira

completo de atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08/03) com direito a esmalteria, DJs, coquetel e vários brindes e presentes em vale-compras para as clientes (fotos 05 a 08). Já o FNAC na Moda (10 a 14/03) esteve mais uma vez repleto de atividades, como o festival Picnik e o desfile do estilista brasiliense Romildo Nascimento (fotos 09 a 12).

2

3

Clarissa Ludovico e Daniela Kniggendorf

Maísa Rosso e Samantha Daher

5

6

Luciana Teles e Vanessa Muniz 8

Rafaela Ferrugem e Lara Luz 11

Márcia Lima e Fernando Lackman

Cadu Alves e Marcela Cintra 9

Carol Monteiro, Júlia Hormann e Miguel Galvão 12

Rafael Vilela, Romildo Nascimento e Raffael Rodrigues



Sobrancelhas em harmonia Delineá-las em casa pode ser mais simples do que você imagina! Linda sempre Sobrancelhas fininhas são coisa do passado. Elas devem estar o mais próximas do natural, apenas limpas e levemente desenhadas. Mas é claro que, para fazer bem a sobrancelha, é preciso usar pinça de

qualidade, e cada formato de ponta é indicado para um procedimento. Em geral, as sobrancelhas devem ser feitas de 15 em 15 dias. Mas, dependendo do crescimento do pelo, podem ser retiradas a cada sete ou dez dias.

As pinças com a ponta em diagonal conseguem alcançar os locais mais difíceis sem quebrar os fios. Já as com formato pontudo são ideais para retirar os pelos pequenos ou encravados. Mas se a ideia for tirar aqueles pelos mais fáceis, pode ser usada a pinça em formato quadrado.

Passo a passo Formato ideal para cada rosto Redondo: combina com sobrancelhas suaves e pouco espessas. Comprido: é ideal para sobrancelhas mais grossas. Fino: as sobrancelhas devem ser levemente arredondadas, com um ângulo menor.

Falhas X Fios brancos

MAIS BONITA

1

88

Penteie bem os fios das sobrancelhas. Coloque um lápis na lateral do nariz em direção à sobrancelha, como mostra a ilustração, o ponto onde o lápis encostar indica onde deve ser o começo dela, enquanto o lápis no canto externo do olho indica onde a sobrancelha deve terminar. O que estiver fora da marcação é o excesso, e deve ser retirado com a pinça.

2

Retire também os pelos que crescem entre as duas sobrancelhas, deixando a fisionomia pesada, e os que ficam entre as sobrancelhas e o cabelo.

3

Se for preciso, corte os fios mais longos, que ficam espetados, com uma tesourinha.

4

Se julgar necessário, retire as penugens que ficam acima da linha da sobrancelha com um navalhete, ajudando a delinear também a parte superior da sobrancelha.

Para as mulheres que têm fios brancos ou muito claros, que dão a impressão de que a sobrancelha está mais fina, a sugestão é tingi-los com um tom mais escuro que o do cabelo. As falhas nas sobrancelhas também têm solução: podem ser preenchidas com lápis, sombra esfumaçada ou com técnicas de henna, aplicadas por profissionais da área.

Para evitar que os fios fiquem espetados, é preciso penteá-los diariamente. O uso do rímel incolor ou de um pouco de gel ajuda a deixar a sobrancelha bonita



Belos pisantes! Homens, é hora de aproveitar as investidas do setor calçadista brasileiro. Marcas optam por estilo e conforto e trazem modelos de inverno para agradar a todos os gostos e idades Por Fernando Lackman – Fotos: Divulgação

MODA

D

90

e sapatos sociais básicos a verdadeiras obras-primas, os calçados masculinos brasileiros têm ganhado espaço nas sapateiras dos homens modernos. O que antes não passava de uma “obrigação” deles, hoje é objeto de desejo. Os machões estão investindo em novidades e têm se mostrado ousados nas escolhas e, especialmente, nas combinações de looks. A indústria calçadista observa a clientela e desenvolve, a cada temporada, mais modelos. Cores, recortes, solados diferentes e até estampas aparecem nos “pisantes” da vez. Para o inverno, as tendências passeiam pela casualidade e versatilidade. Pares que combinam com os mais variados looks estão entre os carros-chefes da estação. Abotinados com canos curtos ou mais longos estão entre os favoritos. Couros aveludados aparecem em detalhes ou como material principal das peças. Entre as técnicas empregadas estão os desgastes propositais, que dão ares envelhecidos, e a aplicação de tecidos rústicos duráveis. Para aumentar o conforto, couros perfurados estão entre as tendências do momento. Já entre as cores, aparecem tons básicos, como preto e tonalidades de cinza e chumbo. Entre os mais coloridos estão os verde, marrom, vermelhos, marinho e azul, muito azul. O visual apresentado pela maioria das marcas passeia pelo estilo alucinante e roqueiro da década de 1950. Uma mistura de rock com estilo country, além das influências londrinas e militares, como pode ser visto em modelos como oxfords, brogues e derbs.


MODA

Jorgito Donadelli investe no melhor estilo color

91


Ferracini lança cores claras

Jorgito Donadelli aposta na camurça com visual envelhecido

Coca-Cola Clothing e os tons militares

MODA

Kildare aposta em botas de cano médio com visual envelhecido

92


A Rafarillo mistura cores da estação

Ferracini tem uma linha mais recortada e refinada

Samello aposta em ares mais grunges nos solados

A Carrasco aposta na mistura de texturas

MODA

Cavalera renova o modelo do coturno militar

93


De A a Z ALYSSON BARROS, presidente do Consórcio Inframérica, está otimista. Ele garante que, com as obras de reforma e ampliação previstas para serem entregues até 24 de maio, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek estará plenamente funcional em junho, quando receberá milhares de turistas na Copa do Mundo. Será mesmo o grande teste.

renato riella

ANTÔNIO AUGUSTO DE MORAES, secretário de Micro e Pequena Empresa, informa que o DF será a primeira unidade da Federação a testar um sistema que reduzirá o prazo para abertura e fechamento de empresas de 150 para cinco dias. A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) é a novidade. Esperamos que dê certo.

94

BETH FLAMÍNIO, do instituto de pesquisa Dados, estudou a Internet no DF. Pesquisa de fevereiro mostrou que 71,6% dos eleitores vivem ligados na comunicação digital. Em respostas cumulativas (indicadas de diversas fontes), deu Facebook com 55,5%; pesquisas ou busca de informações, 46,7%; notícias, 36,7%; vídeos/Youtube, 32,6%; Twitter, 15,8%; e Jogos, 11,3%. EDMILSON MIRA, advogado especialista em Direito do Consumidor, tem se destacado nessa área. Em palestras e artigos técnicos, ele explica que o diálogo é sempre o mais importante, “mas quando não houver acordo possível, o Procon deve ser acionado”. Portanto, deve-se ficar atento e, quando preciso, procurar um especialista como Edmilson. GERALDO MAGELA, secretário de Habitação e possível candidato ao Senado pelo PT, mexeu em casa de marimbondos ao tentar aprovar no Conplan o Plano de Planejamento Territorial e Urbano do DF (PPCub). As propostas são tão polêmicas que há diversos movimentos querendo adiar a discussão desse Plano na Câmara Legislativa para o próximo ano.

HAMILTON PEREIRA DA SILVA, secretário de Cultura do DF, está entusiasmado com a realização em Brasília da Segunda Bienal Brasil do Livro e da Leitura. O evento promoverá o acesso à leitura e aos livros, com palestras e shows. Em estrutura a ser montada na Esplanada dos Ministérios, de 11 a 21 de abril, a Bienal aproximará o livro dos leitores, principalmente crianças e jovens. JORGE BASTOS,presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), integrou-se com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para resolver o gravíssimo problema de transporte público no Entorno de Brasília. A população, revoltada, tem queimado ônibus, protestando contra os péssimos serviços das empresas concessionárias. RICARDO NORONHA, um grande comunicador brasiliense, que já foi até deputado federal, apresenta todos os domingos, das 14h30 até as 16h, o programa Ricardo Noronha Show. Desde 2011, ele constrói essa atração nitidamente brasiliense, divulgando artistas, políticos, empresários e todos os destaques do DF. Na TV Brasília, a atração cresce a cada semana. SANDRA MARIA BATISTA é a nova presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-DF). Atualmente, 38,51% dos contadores brasilienses são do sexo feminino, o equivalente a cerca de 5,7 mil. Ela lembra que, quando se formou, em 2001, a sala de aula era composta em sua maioria por homens. “Isso está mudando. Hoje, nas universidades, vemos um equilíbrio”. SILVINO SILVEIRA, conhecido em Brasília pela carreira na área de Tecnologia da Informação, lançou o romance Recomeços, participante do 2º Prêmio Brasília de Literatura. Além da versão impressa, o leitor pode acessar a versão digital, na Apple Store, com inovações em termos de interatividade. O livro mostra as surpresas de um empresário ao recuperar-se do coma. Bastante interessante.


Últimos eventos de que participamos

Raimundinha e Marli VianaCarlos Lely

Raimundinha e Tânia Diase outros

Raimunda Serra Azul com uma das fundadoras da Casa dos Poetas, Lilia Portugal Magnavita

Foto do casamento de Ana Helena e José Ribamar, que comemoraram suas Bodas de Ouro em 11 de janeiro de 2014

O Presidente da Academia Taguatinguense de Letras com o casal Serra Azul

O casal Serra Azul e seu filho João Henrique

O casal presidente da Casa do Poeta (José Carlos e Creuza) com o juiz Hamilton e Angelita sua esposa

Alan Viggiano ladeado por sua esposa Bath e Raimundinha

Rômulo Marinho e sua sobrinha Kátia ao lado do casal Serra Azul, João Henrique e Marcelo Antônio

João Henrique acompanhado de Antônia e Gabriela

O historiador de Brasília, Adirson Vasconcelos, e Serra Azul

Nina Tubino e Serra Azul

Serra azul

O Coral Alegria, vendo-se Ana Bokut, Nestor, Carlos Lely e outros

95


Prontas Pa r Saber se vestir bem é uma arte. A peça de roupa aliada das mulheres, em geral, é o vestido. Prático e feminino, vai bem em qualquer ocasião. Confira as belas e charmosas de nossa sociedade:

gente fina

Fotos: Paulo Lima

96

Claudia Galdina

Lucia Itapary

Aldeci de Paula

Ivelise Longhi


Paula Caroline Franรงa

Juliana Cunha Campos

Cosete Gebrim

Renata Hanones

gente fina

a ra brilhar

97


Fotos: Paulo Lima e Gilberto Amaral

98

Foto: Fernada Ferreira

gilberto AmArAl

A sempre bela Deborah Pinheiro caprichou na organização do festão dos 50 anos do marido Bolivar Rocha, que movimentou os jardins de sua cinematográfica residência, com privilegiada vista de Brasília by night. Noite perfeita, de gente fina e bonita, de A a Z

Ana Luiza, Maria Yvonne e Ana Amélia Leão

Luiz Estevão e sua Cleucy Oliveira A elegância de Conceição Pinheiro


Entre os imortais Foi na residência de Raimundinha e João Henrique Serra Azul, onde se respira cultura, a bela festa de saudação ao Dia do Poeta. A noite também foi a escolhida pelo presidente da Academia Taguatinguense de Letras, Gustavo Dourado, para uma série de homenagens e posse deste colunista como Acadêmico Honorário.

Na grande noite cultural, este colunista ladeado por Mária Félix Fontele, Gustavo Dourado e pela professora Maria da Guia Lima, homenageada com o Diploma de Monção de Louvor

O casal anfitrião Raimundinha e João Henrique Serra Azul, o “Príncipe dos Poetas”, que também foi agraciado com o diploma Acadêmico Cavaleiro das Letras

Foi muito bem comemorado o aniversário de Lígia Mirinda, ao lado do marido João Miranda, do casal Fátima e Irio Depieri e amigos

Em jantar no Rio, Breno Neves,Yaci Nunes e o diretor médico do Med-Rio Check-Up, Gilberto Ururahy

gilberto AmArAl

Presentes no evento, Flávia Marcílio e Mário Nazário

99


cenas em

Fotos: Paulo Lima, César Rebouças

A comemoração do aniversário de Ivelise Longhi foi muito simpática, reunindo pequeno grupo amigo no restaurante Coco Bambu para delicioso almoço.

Consuêlo Badra, Lucinha Itapary, Ivelise Longhi e Rita Ballock

Carmen Bocorny, Rita Márcia Machado e Carmem Minuzzi

Clotilde Chaparro

Marisa Junqueira Marlene Galeazzi e Cláudia Galdina

flashes

Jacira Abrantes e Odaiza Alves

100

Divanda Pereira e Brunilde Moraes

Meireluce Fernandes, Valdete Drummond e Cosete Gebrim


Médico oncologista conceituado no Brasil, Fernando Cotait Maluf foi homenageado em Brasília, onde também atua, com um jantar. O anfitrião foi o empresário maranhense Rogério Frota. Noite de muitos convidados e bufê de pratos árabes.

Elizabeth, Fernando e Heleno Maluf ao lado do ministro Roberto Rosas

Ana, Vandira e Manuella Peixoto

Heraldo Pereira e Consuêlo Badra

Alberto e Ângela Alves

Renato e Veridiana Nahas ao lado de Virgínia e Caio Maluf

Lúcia Garófalo e Bertha Pellegrino

flashes

Bertha Pellegrino, Consuêlo Badra e Pedro Gordilho

Fernando e Christina Queiroz

101


Rafaela e Sergies Batista receberam parentes e amigos mais próximos para comemorar o primeiro aninho da filha Yasmin. A festa aconteceu na casa da vovó materna Ana Rosa Sabóia, e teve como tema “ A Branca de Neve e os sete anões”.

Hora do parabéns

flashes

Amigas de toda hora

102

A aniversariante com os tios Marcos e Anna Claudia e Fabiana, mamãe Rafaela e os priminhos Rafael e Joseph, que mora em Paris e veio para a festa

A aniversariante de Branca de Neve

Bolo

a aniversariante com a vovó Ana Rosa, Vovô Fausto e mamãe


A bela Luciana Cunha Campos celebrou seu aniversário com um agradável jantar em uma noite maravilhosa, com um gostoso cardápio português, no Restaurante Dalí Camões, localizado no Brasil 21.

Luciana com seu filho Pedro, o marido Fabiano e a filha Juliana Cunha Campos

Christo e Paula Rodopoulos e Márcia e Carlos Blaese

Marcelo Chaves e Déborah Pinheiro

José e Iane Perdiz

Maria das Graças Miziara e César Miranda

Natividade e Manuel Pires

Cláudia e Márcio Salomão

Cristiane e Osorinho Adriano

flashes

Gustavo Cunha e Liliana Cunha Campos , Ana Maria e Rodrigo Martins

103


Inauguração da Loja Ponto Natural na CLN 215 Norte.

Marcel Macedo, Luisa Fraga e Gabriel Politi

Socorro Matias e Cleide Bispo

flashes

Lorena Rodriguês e Pedro Reis

104

Cláudia Costa, Vinícius Leão e Fabiana Ribeiro

Mayara e Ana Karolina Moura, Thaise Flores e Jamila Vital

Kamilla Pacheco e Rafael Cordeiro

Simone Soares e Cláudia Facioli

Liana Alagemovits e Roberta Doelinger

Allan Lucena e Eduardo Bacher


A empresária Dorotea Mendonça reuniu amigos, familiares e clientes no seu Hípica Hall, para celebrar mais uma primavera. Com buffet de doces do Sweet Cake, o evento começou cedo e terminou somente na madrugada. Todo mundo que foi aprovou!

Flávia Landim e Fernanda Caixeta Dorotea e Rômulo Mendonça

Deise Aviz e Meire Silva

Michele Moura e Cris Nóbrega

Convidados e clientes apaixonados por moda participaram da terceira edição da Arezzo Mob Party. Desta vez, o evento celebrou a campanha e a chegada da coleção Inverno 2014 na unidade do Shopping Iguatemi e recebeu a blogueira e consultora de moda, Ju Rodrigues, como anfitriã.

Ju Rodrigues e Bruna Resende

Agatha Silvestre e Renan Pinheiro

Michele Moura e Cris Nóbrega

Paulo Fernando e Jeff Guimarães

flashes

Ju Rodrigues, Renan Pinheiro e Daniela Guima

105


Embaixada da Suécia e Volvo Champion realizaram coquetel para apresentar a nova linha Volvo Cars 2014, em uma noite que reuniu membros do corpo diplomático e os principais executivos da Volvo Cars no Brasil.

Augusto César Oliveira, João Milki Neto e Glauco Santana

Tatiana Kalil e Alessandra Barbosa

Patrícia Voskovicova, Jirí Cetkovsky e Daniela Cetkovska

Cristiana Pontual e Luiz Rezende

Mikael Stahl e Daniel Santos

A Capital Federal ganhou seu segundo Pronto-Socorro Infantil privado. Depois da unidade inaugurada no Hospital Alvorada Taguatinga, foi a vez do Alvorada Brasília abrir as portas do serviço totalmente voltado ao atendimento a urgências e emergências pediátricas.

flashes

José Rodrigo Oliveira, Susany Sudélio e Marcello Caio

106

Roberta Queiroz e Hermes Dourado

Renata Alonso, Flávia Barreto e Melissa Santana

Alexandre Nikolay e Janice Farias

Anderson Cavalcante e Marcos Carvalho


fotos: André Zimmerer

Lançamento da coleção Inverno 2014 SCHUTZ, que aconteceu na loja do Shopping Iguatemi Brasília. São quatro temas intitulados de Luxury Garden, Pop Culture, Pretty Grunge e Woman Potency, que sintetizam quais acessórios serão hit da estação mais fria do ano.

Silvania Vieira entre as Schutzlovers Nathalie Mazzaro e Carol Campos

Vanessa Arruda e Isadora Campos

Valeska Tonet Camargo e a Schutzlover Carmella Tonet Camargo

Júlia Monori, Katherine Pedrosa e Bianca Ciarlini

Radicada em Los Angeles e uma das preferidas dos principais make up artists internacionais, atrizes de Hollywood e profissionais de beleza, a NYX desembarcou em Brasília.

José Ro

Deise Aviz e Ruth Kicis

Julyana Mendes, Rafaela Amaral, Karine e Ju Marques

Lucas Montadon e Raphael di Paula

Maria Thereza Laudares, Tiago Correia e Karine Camargo Neves

flashes

Ana Cláudia Sued e Nayara Tayar

107


Jantar de degustação com Marco Espinoza e o chef Pedro Pacego no Restaurante Taypá.

Gentil Dias Junior, Paula Dias, Clélia Veras e Alexandre Azevedo

Ivone Espineira e Marco Espinoza

Luiz Paulo Braga e Lola

Carolina Pitta e Alexandre

flashes

Antônio Carvalho e Albano Ribeiro

108

Eliana e Nina Rocha Liana Sabo e Marlene Galeazzi


Grito Internacional de Carnaval realizado pelo Clube Internacional na Embaixada da Nigéria.

Terezinha Couto, Rita Márcia Machado, Kátia Kouzak e Ju da Silva

Heloísa Aroeira e Ciro Goulart

Célia Lima e Maria Olímpia Gardino

Rita Pepitone, Carmen Bocorny e Elaine Caldas

Iara Castro, Brunilde Moraes e Marilia Porto

Rosângela Meneghetti e Regina Moura

Heloisa Queiroz, Gleyds de Oliveira e Kátia Kouzak

flashes

Silvestre Gorgulho entre Mariane e Hely Vicentini

109


Posse dos novos dirigentes do TST No dia 26 de fevereiro, o TST deu posse aos seus novos Dirigentes para o Biênio 2014/2016, tendo sido empossados os Ministros Antônio José de Barros Levenhagen (Presidente), Ives Gandra da Silva Martins Filho (Vice-Presidente) e João Batista Brito Pereira (Corregedor-Geral), em Sessão Plenária, à qual compareceram várias autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Após a cerimônia de posse o TST recepcionou os empossados com um coquetel no Salão Nobre daquela Corte Superior Trabalhista.

O Vice-Pres. eleito, Ives Gandra da Silva Martins Filho, e o Adv. Estenio Campelo

Novo Pres. do TST, Antônio José de Barros Levenhagen, e o Adv. Estenio Campelo

estenio Campelo

Min. Carlos Alberto Marques, do STM, Des. Federal de SP, Maria Aparecida Pellegrina, e os Advs. Estenio Campelo e Gladson Mota

110

Des. Fed. do TRT/CE, Regina Gláucia, Neiara Frota (Diretora-Geral do TRT/ CE), Estenio Campelo e Sebastião Ferro (Diretor do TST)

O Adv. Estenio Campelo com o casal Eliane e Min. Carlos Alberto Reis de Paula

Des. Fed. do TRT/CE, Regina Gláucia, e Jeferson Quezado, Diretora-Geral do TRT/CE, Neiara Frota, Des. Pres. do TRT/CE, Roseli Alencar, e os Advs. Estenio e Guilherme Campelo ladeando a Dep. Fed. do Ceará, Goreti Pereira

O casal Corregedor-Geral João Batista Brito Pereira e Leila Rejane ladeando o Adv. Estenio Campelo

Des. Fed. Roseli Alencar (Pres. do TRT/ CE), Adv. Estenio Campelo, Min. Carlos Alberto Marques e o Adv. Gladson Mota

As Des. Fed. dos TRT’s de Campinas e São Paulo, Ana Paula e Maria Aparecida Pellegrina, ladeando o Adv. Estenio Campelo, Des. Fed. Roseli Alencar (TRT/CE), Dep. Fed. do CE, Goreti Pereira, e a Assessora do TST, Adonete Araújo


Responsabilidade é uma das palavras de ordem que compõem o lema do Grupo Via. Junto a ela, também seguem: qualidade, tecnologia e segurança – sendo a última um comprometimento vital no mercado da construção civil. Para comemorar o mês em que completa 34 anos, a empresa realiza um evento, no qual apresenta os esforços empreendidos no aprimoramento da segurança em seus canteiros de obras.

Jorge Luiz Salomão, Edgar Viana, Luiz Fernando Domenico, Adelmir Santana e Paulo Muniz

Luiz Fernando de Domenico, vice-presidente do Grupo Via

José Eduardo Assad de Souza, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho e Person Vieira

Solenidade da Oitava Semana de Segurança do Trabalho

Maria Luiza Mathias de Souza comemorou seu aniversário reunindo amigas para um almoço, em grande estilo, no Restaurante Coco Bambu. O evento, organizado por Elaine Caldas, contou com a presença de mais de 30 convidadas.

Maria Aparecida Lyra, Francisca Guimarães e Wanzenir Edler

Vera Coimbra, Carmen Bocorny e Cosete Gebrim

Izabel Breckenfeld, Marlene de Sousa e Geru Ponce

flashes

Elaine Caldas e Maria Luiza Mathias de Souza

111


Um open-house prestigiadíssimo, comemorando o aniversário do pioneiro jornalista Renato Riella, tendo à frente da organização sua mulher Márcia Lima. Buffet de Renata La Porta magnífico em todos os sentidos.

Renato Riella e Márcia Lima cercam Joel Vale

Geraldo Vasconcelos ao lado de Rita e Ricardo Noronha

flashes

Bia e Sergio Koffes

112

Senador Eunício de Oliveira e sua Mônica

Consuêlo Badra, Pedrinho Monteiro e Claudia Canhedo

Gilberto e Mara Amaral ao lado da anfitriã

José Eduardo Frota e a namorada, a empresária Janine Brito

Eduardo Brito, Tadeu Fileppelli e Chico Vigilante


Impecável em todos os sentidos a comemoração do aniversário da pioneira querida e festeira Moema Leão, na casa de sua filha Valéria Leão Bittar. Todas as colunáveis disseram “presente” ao cair da tarde, varando noite a dentro.

Moema com suas filhas e netas

Elizabet Campos, Marly Nogueira e Maria Helena Gomide Adriana Colela, Ana Claudia e Consuêlo Badra

Ana Maria Gontijo, Pompéia Addário e Cleusa Ferreira

Iracema Torres, Cosete Gebrim e Mércia Crema

Cleucy de Oliveira, Vandira Peixoto, Carla Lobo e Pompéia Addário

flashes

Eliana Starling, Lilian Gurgulino e Ana Amélia Leão

113



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.