Foco Maio 224

Page 35

Travessia teologal “Dá-te pressa, Senhor, em responderme (...), mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.” (Sl. 143, 7-8)

pedro Gordilho

M

udanças inesperadas permitem o surgimento do herói que temos dentro de nós. O herói que enfrenta as adversidades, segue adiante e cria um ambiente agradável e confiante ao seu redor. Há dois tipos de mudanças, segunda a metáfora utilizada pela medicina tradicional chinesa: as mudanças mobilizadas pelo céu e aquelas mobilizadas pelo trovão. As primeiras são as que vamos buscar. Nós temos a iniciativa. Resultam de nossos desejos e ações. Já aquelas mobilizadas pelo trovão são as que aparecem de forma inesperada, mortes, enfermidades, despedidas. São dolorosas. Geram medo. O primeiro passo, diante desse cenário, é assumir que qualquer desafio é um convite para darmos o melhor de nós. “Siga o conselho do seu próprio coração, porque mais do que este ninguém será fiel a você. A alma do homem frequentemente o avisa melhor do que sete sentinelas colocadas em lugar alto. Além disso tudo, peça ao Altíssimo que dirija seu comportamento conforme a verdade”. (Eclo, 37, 13-15). O segundo passo é entender que temos em nós essa possibilidade de adaptação às mudanças. Nosso cérebro está em evolução há 2 milhões de anos. Tem uma capacidade infinita para fazer ajustamentos. Mas o medo nos impede de ver todo nosso potencial. Ora, nascemos e morremos com medo. Dizem os budistas: “Muito poucas vezes não temos medo. É quando temos pânico”.

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.