3 minute read

Em Gravataí agora é possível abrir uma empresa em até dez minutos

GRAVATAÍ EM GRAVATAÍ AGORA É POSSÍVEL ABRIR UMA EMPRESA EM ATÉ DEZ MINUTOS

Município passou a integrar o Tudo Fácil Empresas, lançado pelo prefeito Luiz Zaffalon

Advertisement

Jéssica Beltrame

Está mais fácil para empreendedores abrirem novos negócios, em Gravataí. A partir de agora, a cidade faz parte da plataforma Tudo Fácil Empresas, em parceria com o governo do Estado, a Junta Comercial e o Sebrae/RS. Empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, podem ser regularizadas com um único acesso on-line, sem custos, em menos de dez minutos. O anúncio foi dado, na manhã do dia 15 de agosto, em coletiva de imprensa, pelo prefeito Luiz Zaffalon, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, e da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (Jucis/RS), Lauren Momback, e demais autoridades.

“A cidade tem se destacado nesse segmento. Costumo dizer que ainda não

DESBUROCRATIZAÇÃO Empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, podem ser regularizadas com um único acesso online, sem custos, em menos de dez minutos

UNIDOS POR UMA MESMA CAUSA O anúncio foi dado em coletiva de imprensa, pelo prefeito Luiz Zaffalon, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, e da presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (Jucis/RS), Lauren Momback, e demais autoridades inventaram nenhuma ferramenta social que seja melhor que o emprego. Com isso, queremos ser ainda mais ágeis na abertura de novas empresas e na geração de novos empregos”, destacou Zaffalon. Gravataí está entre as cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes mais ágeis para liberar empreendimentos. Atualmente, a média é de 14 horas.

Lauren Momback salientou que o Tudo Fácil Empresas deverá resolver dois grandes problemas que historicamente os empreendedores enfrentam, o tempo elevado e o custo de abrir uma empresa. A partir de agora, os custos de abrir uma empresa de baixo risco estão zerados, já que as taxas de abertura da Jucis/RS e do alvará de funcionamento, da prefeitura, foram isentadas. De acordo com Lauren, nenhum outro Estado tem essa plataforma. “Retiramos a burocracia e o valor e transformamos dez etapas em uma única, a partir de um único portal de serviços, sem custos e com todas as inscrições necessárias. Tenho certeza de que é uma entrega que vai trazer grandes investimentos”, afirmou.

Responsável por coordenar a implantação do Tudo Fácil Empresas em Gravataí, iniciado há seis meses, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), João Maria Lima de Campos, destacou a participação das demais Secretarias, como Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Saúde e Administração, Modernização e Transparência, com a área de Tecnologia da Informação. “O empenho dos secretários e dos servidores dessas pastas foi fundamental para todo esse processo”, observou João Maria. “Os empreendedores poderão fazer as solicitações e encaminhar permissões em tempo recorde, em no máximo dez minutos, e o melhor de tudo, com custo zero.”

Na avaliação do secretário Maraschin, “os municípios que largam na frente têm vantagem na atração de empreendimentos e Gravataí está de parabéns por ter aderido ao sistema. “Que seja tão benéfico e gere resultado na ponta”, disse.

Estiveram presentes ao anúncio o vice-prefeito Dr. Levi Melo; o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Roger Corrêa; a presidente da Acigra, Cristina Pastro Pereira; o presidente do Sindilojas, José Rosa; a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga; o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio; o secretário de Administração, Modernização e Transparência, Mauro Bossle; o secretário substituto de Saúde, Bruno Palaver; o secretário substituto para Assuntos de Segurança Pública, Emílio Barbosa Teixeira; a chefe de gabinete do prefeito Mari Léia Bastiani, o diretor do Instituto de Previdência dos Servidores de Gravataí, Rafael Evaldt; a secretária substituta de Governança e Comunicação Social, Patrícia Lisboa; além dos vereadores Fábio Ávila e Airton Leal.

This article is from: