
14 minute read
FLASH
QUEM FAZ, ESTÁ EM EVIDÊNCIA!
Confira quem são as pessoas que estão fazendo o Rio Grande acontecer, através das lentes do fotógrafo da Revista Em Evidência, Chico Pinheyro
Advertisement
Jennifer Nunes
FÓRUM PRÓ-DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE Presentes no grandioso evento realizado pelo Simers, no Plaza São Rafael: o presidente do Simers, Dr. Marcos Rovinski; o vice-presidente do Simers, Dr. Marcelo Matias; e o ministro do TCU, Augusto Nardes LEONARDO LAMACHIA Presidente da OAB/RS comemorou o sucesso do evento histórico: Cidade da Advocacia



FÁTIMA DAUDT A belíssima prefeita de Novo Hamburgo durante o “Tá na Mesa”, na Federasul DESCONTRAÇÃO NO ESTÚDIO O diretor da Revista Em Evidência e do programa Em Evidência na TV, Lucio Vaz; o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom e o apresentador do programa Em Evidência na TV, Cláudio Andrade



APRESENTADORES DO EM EVIDÊNCIA NA TV Cláudio Andrade e Voltaire Santos exibem a edição 85 da Revista Em Evidência


COMENTARISTAS DO EM EVIDÊNCIA NA TV Enquanto Milton Mattana aborda Economia e Direito Tributário, Andreia Fioravante fala das nuances que envolvem o universo feminino CULTURA EM EVIDÊNCIA Débora Mattana dá dicas de leitura, filmes, música e espetáculos durante o programa


PAULINHO SALERNO O presidente da Famurs com a edição 85 da Revista Em Evidência durante evento da OAB/RS, no Cais Embarcadero


LUCIANO ORSI O prefeito de Campo Bom durante gravação do programa Em Evidência na TV, na RDC TV MARCELO MARANATA O prefeito de Guaíba momentos antes de iniciar a gravação do programa Em Evidência na TV, na RDC TV


MAURO SPARTA O secretário de Saúde de Porto Alegre durante evento promovido pelo Simers, no Plaza São Rafael

FECOMÉRCIO DIVULGAÇÃO

LUIZ CARLOS BOHN
Uma carreira dedicada ao desenvolvimento do setor terciário
Introdução: Luziane Alves | Entrevista: Lucio Vaz
Oempresário Luiz Carlos Bohn é natural de São Sebastião do Caí e bacharel em Ciências Contábeis. Começou a trabalhar com o setor terciário em 1967, na LCB contabilidade, empresa com sede em São Sebastião do Caí, nas cidades de Feliz e Vale Real. Sempre atuante e presente nas entidades representativas, percorreu um longo caminho até chegar à presidência do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, cargo que assumiu em 2014. Atualmente, exerce o terceiro mandato (2014-2018, 2018-2022 e 2022-2026). Antes disso, foi 1º vice-presidente da Federação e passou pela vice-presidência financeira da entidade, em anos anteriores. Antes de começar seu trabalho frente ao Sistema, Bohn ganhou experiência e teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho no meio sindical, presidindo, de 2004 a 2010, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/RS). Além disso, sempre defendeu os princípios de uma gestão de qualidade, presidindo o Comitê Setorial Comércio e Serviços
PGQP, entre os anos de 2007 e 2014, ocasião em que o Comitê foi instalado na Fecomércio-RS.
O consolidado trabalho alcançou visibilidade nacional. Atualmente, é 2º vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e participa como Conselheiro dos Conselhos Nacionais de Sesc e Senac.
Em sua gestão na Fecomércio-RS, o presidente sempre primou pela sustentabilidade financeira, com um programa de racionalização das despesas iniciado muito antes da pandemia. Na última gestão, de 2018 a 2022, a Fecomércio-RS aumentou seus resultados financeiros em mais de 200% por meio da oferta de serviços próprios e, simultaneamente, reduziu as despesas em 55% devido a um trabalho cada vez mais estratégico.
Outra grande conquista foi a entrega da “Casa do Comércio Gaúcho”, a nova sede da Fecomércio-RS. O local foi construído em quatro anos, sendo resultado de um projeto estruturado de planejamento e organização da entidade. Além de ser a sede administrativa da Federação, do Sesc e do Senac, a construção abriga o Lab Fecomércio - uma incubadora tecnológica que ocupa todo o segundo andar da nova sede da entidade, no bairro Anchieta, em Porto Alegre, e oferece a startups todo o ambiente necessário para promover a transformação digital do setor terciário.
O senhor foi reeleito, para a gestão de 2022/2026. O que te levou a querer disputar a presidência da Fecomércio novamente?
O que me levou a querer disputar a presidência da Fecomércio mais uma vez, foram várias razões, entre elas a pandemia que atingiu o segundo mandato, impedindo que várias ações que estavam planejadas não pudesse ser implementadas e teria então a oportunidade de realizá-las, como a ajuda na sustentação financeira e administrativa aos sindicatos filiados, implementação do projeto do Lab Fecomércio, nossa incubadora de startups, o projeto de posicionamento mais forte ainda da entidade sobre pautas políticas e econômicas para o RS.
Além disso, desde antes do término do último mandato eu já havia recebido apoio de mais de 70% dos sindicatos no sentido de que deveria continuar. Junto a todas essas razões, a minha vontade de seguir nessa missão de representar as empresas e dirigir tão importante projeto como os do Sesc e Senac me motivaram a me colocar à disposição do grupo para mais um mandato, o que se mostrou consolidado visto que nossa chapa única obteve mais de 90% dos votos.
FECOMÉRCIO DIVULGAÇÃO

Quais são os novos projetos e aqueles que terão continuidade no seu mandato?
Seguiremos fortalecendo o posicionamento político da Federação, participando dos debates ativamente e buscando influenciar as políticas públicas e remover gargalos que atrapalham o crescimento das nossas empresas.
Entre as metas da nova gestão está, principalmente, investir na interiorização da Fecomércio-RS, criando ainda mais proximidade com os sindicatos empresariais filiados. Neste ano, a entidade retomou duas ações presenciais importantes no interior do Estado. O Giro Pelo Rio Grande, que desde 2011 realiza eventos para promover a integração com os empresários, é uma delas e tem como intuito unir forças através da discussão de temas de interesse. Há programação para os municípios de Alegrete, Ijuí, Farroupilha e Jaguarão. Outra iniciativa é a agenda de Reuniões Regionais, que são encontros da entidade com os sindicatos para ouvir as demandas dos empresários e dos comércios locais. Em 2022, elas estão previstas para as cidades de Santana do Livramento, Rio Grande, Cachoeirinha, Nova Prata, Santa Cruz do Sul e Erechim.
A novidade é o lançamento do Representa+, uma plataforma digital web/ mobile que possibilitará a participação ativa na formulação das leis que impactam direta ou indiretamente nos negócios. Com análises de qualidade e credibilidade, a plataforma traz um conteúdo simplificado para a consulta de projetos de lei. O usuário poderá visualizar os projetos, votar e, ainda, definir sua prioridade. Com isso, a Federação agrega, canaliza e conduz as opiniões dos empresários gaúchos ao poder público, aumentando sua força para acelerar as mudanças positivas e barrar as negativas.
Além disso, continuar oferecendo educação de qualidade, saúde, convívio social e bem-estar também é uma das metas para a nova gestão. Para os próximos anos, a inovação e a geração de valor dentro da sala de aula está no escopo de trabalho do Senac-RS, com a oferta de novas tecnologias alinhadas com as reais demandas do mercado. Na parte de infraestrutura, o destaque em 2022 é a inauguração do novo espaço da Escola Senac de Ensino Médio Distrito Criativo, em Porto Alegre, e a nova escola do Senac em Ijuí. Já em 2023, é a comunidade de Novo Hamburgo que passará a contar com um novo espaço do Senac no município. Além disso, nos próximos anos, a cidade de Pelotas receberá uma nova e moderna escola de gastronomia para atender as demandas de capacitação da região Sul do Estado.
Já o Sesc/RS retorna com os eventos presenciais com três grandes projetos: o Festival Palco Giratório Sesc, Festival Internacional Sesc de Música, além do Dia do Desafio. Outros destaques são o Futebol Tá na Mesa que, numa parceria do Mesa Brasil Sesc e Instituto Dunga, busca arrecadar alimentos para instituições sociais. Para atender melhor a comunidade, estão previstas as entregas das escolas do Sesc Santa Cruz e Protásio Alves (Porto Alegre), academias de Três de Maio e Santa Maria, novas instalações de Palmeira das Missões e o Parque Aquático do Sesc Protásio Alves. Nos próximos anos, a comunidade gaúcha também será beneficiada com os novos e modernos espaços do Sesc São Leopoldo, Sesc Santa Maria, Sesc Osório, Sesc Redenção e Teatro do Sesc Alberto Bins (Porto Alegre), além da renovação da frota de caminhões do Mesa Brasil.
Qual o papel da inovação e da tecnologia na entidade?
O nosso segmento tem sido profundamente impactado pela inovação, principalmente relacionada ao digital, como o avanço dos Marketplaces e das plataformas de compartilhamento. Vários pequenos e médios negócios viram suas participações no mercado diminuir.
Assim, entendemos que podemos ser um importante catalisador da inovação para o nosso segmento. Constituímos o Lab, neste ano, para ser um ponto focal para as startups com soluções que atendam as nossas empresas, e então acelerar a adoção dessas tecnologias pelos nossos empresários. Temos atuado muito próximos ao Instituto Caldeira e outras iniciativas de inovação que estão transformando o cenário dos negócios no Rio Grande do Sul.
UM LONGO CAMINHO
Sempre atuante e presente nas entidades representativas, percorreu um longo caminho até chegar à presidência do Sistema
Fecomércio-RS/Sesc/Senac, cargo que assumiu em 2014. Atualmente, exerce o terceiro mandato (2014-2018, 2018-2022 e 2022-2026). Antes disso, foi 1o vice-presidente da Federação e passou pela vice-presidência financeira da entidade em anos anteriores. Na foto, com autoridades e membros da atual diretoria A inovação tem sido um requisito cada vez mais relevante para a sobrevivência e prosperidade dos negócios, por isso entrou na pauta da Fecomércio como prioridade, já estamos implantando diversas ações para que as empresas gaúchas se tornem cada vez mais inovadoras e competitivas.

O que a Fecomércio considera sobre a Reforma Tributária e como ela pode alavancar a economia gaúcha?
O sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e disfuncional. Uma reforma, com foco em simplificação, unificação de tributos e regras e enxugamento de obrigações acessórias, pode permitir um ganho de produtividade relevante às empresas gaúchas, que poderão dedicar mais esforços às suas atividades finais e desperdiçar menos recursos. Cuidamos, contudo, para que não seja aprovada uma reforma que, devido à característica brasileira de concentração de tributação sobre bens e serviços, não provoque um aumento de carga tributária muito acentuado sobre alguns serviços de alto valor adicionado.
No Giro pelo Rio Grande, o senhor viajou por todo estado, conte-nos sobre essa experiência.
Visitar os 100 sindicatos filiados é uma prática que tenho desde o primeiro mandato em 2014, pois entendo que só a presença física do presidente nas sedes dos sindicatos dá ao dirigente a perfeita visão da situação local.
É muito gratificante, levantar cedo e viajar por este estado maravilhoso que é o RS só nos dá mais entusiasmo para nossa missão. Além disso, percorro sistematicamente as regiões do estado com os eventos que a

Fecomércio realiza em todas as regiões, como o Giro pelo Rio Grande, um evento para os empresários onde a federação leva seu posicionamento político e econômico e as reuniões regionais que são eventos para os sindicatos filiados no sentido de ouvi-los em suas pautas regionais.
A Nova Casa do Comércio Gaúcho foi inaugurada recentemente, que benefícios esse novo empreendimento pode trazer para a nossa comunidade?
Inaugurada oficialmente em 22 de fevereiro de 2022, a nova sede da instituição - a Casa do Comércio Gaúcho, está localizada no bairro Anchieta, em Porto Alegre O espaço de 37 mil metros quadrados, que abriga a parte administrativa da Fecomércio-RS, do Sesc/RS e do Senac-RS, foi fruto de um projeto pensado para agregar mais eficiência e inovação na condução de iniciativas e ações em favor do setor terciário no estado.
Além da repercussão que gera ao Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, com mais espaço físico e tecnologias mais modernas, temos conseguido oferecer mais serviços, conforto e, com isso, facilitar a participação das empresas e da diretoria em nossa rotina.

O novo e moderno espaço foi desenhado para promover o desenvolvimento do setor, dando voz e autonomia às empresas que a Fecomércio-RS representa e a toda sua base de sindicatos filiados. O local conta com auditórios, salas de reuniões completas para a realização de eventos externos, dois restaurantes, cafeteria, área verde, espaço de jogos, escola de educação infantil, academia e áreas de lazer para os colaboradores.
O local possui a Certificação de Alta Qualidade Ambiental, reconhecimento internacional conhecido como Certificação AQUA e opera focado na sustentabilidade: energia solar a partir de 1.250 placas fotovoltaicas fornecendo o equivalente a 50% do consumo total de energia; estação de
PRESTÍGIO Luiz Carlos Bohn recebe o governador do RS, Ranolfo Vieira Jr. para a sua terceira posse frente à entidade
tratamento própria que trata 100% do esgoto produzido; lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão, com o objetivo de drenar a água do terreno e reduzir possíveis alagamentos no entorno; sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes, o que possibilita a captação de água da chuva de forma a atender a 100% da necessidade de água de reuso do prédio.
A inauguração do prédio representa a conclusão de um processo que foi cuidadosamente planejado ao longo de 16 anos: a compra do terreno ocorreu em 2006. Dez anos depois, em 2016, começaram as obras, um investimento de R$ 223.135.729,00. A construção terminou em julho de 2020, quando aconteceu a mudança escalonada dos funcionários da antiga sede - então localizada na Avenida Alberto Bins, no Centro da capital.
A entidade tem vários projetos na área social, um deles é o Mesa Brasil. Conte-nos sobre a importância dessa pauta para a Fecomércio.
O Mesa Brasil Sesc atua como uma grande rede de solidariedade que conecta doadores, instituições sociais e voluntários com o objetivo de reduzir as carências alimentares, combater o desperdício e melhorar a qualidade nutricional da população. Em um momento tão crítico como o atual, o Programa ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social e proporciona um impacto positivo fundamental para reduzir a fome no nosso Estado.
VISIBILIDADE NACIONAL O consolidado trabalho alcançou visibilidade nacional. Atualmente, é 2o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e participa como Conselheiro dos Conselhos Nacionais de Sesc e Senac


... a minha vontade de seguir nessa missão de representar as empresas e dirigir tão importante projeto como os do Sesc e Senac me motivaram a me colocar à disposição do grupo para mais um mandato...
HOMENAGENS RECEBIDAS • Medalha José Gerdau Johannpeter, durante a cerimônia de entrega do
Prêmio Qualidade-RS, em 27/07/2016.
• Comenda do 9o Batalhão da Polícia Militar, em 14/08/2017.
• Supermercadista Honorário – Associação Gaúcha de Supermercados, em 22/08/2017.
• Medalha Mérito Farroupilha – Assembleia Legislativa, proposição da
Deputada Liziane Bayer – 31/10/2017.
• Diploma de Colaborador Emérito do Exército – Comando Militar do Sul, em 10/11/2017.
• Personalidade Dirigente Empresarial – Federação das Câmaras de
Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, em 08/12/2017.
• Título de Cidadão de Porto Alegre – Câmara Municipal de Porto Alegre, em 24/09/2019.
Nos primeiros sete meses do ano, o Mesa Brasil, junto com os parceiros, já distribuiu mais de 970 toneladas de alimentos atendendo a nossa missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos gaúchos.
Neste ano, nós teremos as eleições no país, qual o impacto que terá na economia?
As eleições sempre impõem um cenário de incerteza à economia no Brasil, retardando investimento e colocando um perfil mais cauteloso aos consumidores. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, temos candidatos com programas de governo muito diferenciados entre si, e a dúvida sobre quem ganhará o pleito dita a incerteza sobre o ritmo da economia nos próximos quatro anos.