Revista Business Portugal | Especial II Fórum Económico Portugal-Países Árabes

Page 5

Revista business portugal II Fórum Económico Portugal – Países Árabes

internacionalização. Esperamos no próximo ano organizar uma outra iniciativa e trazer ainda mais empresários do setor privado a Portugal, com o intuito de efetivarem parcerias a médio e longo prazo com as empresas nacionais.

karim bouabdellah e aida bouabdellah O anterior e a atual Secretária Geral e CEO

aida bouabdellah entrega certificados de participação

Que outras iniciativas tem a Câmara de Comércio e Indústria Árabe- Portuguesa preparadas? Estamos já a preparar o plano de atividades de 2015. Para este ano, ainda em 2014, ressaltamos as missões económicas a serem realizadas nos meses de setembro e novembro, e a efetivação de um grande evento a nível cultural, mas que ainda está em aberto. Estamos a preparar e a abrir inscrições para o curso de árabe ano 2014/2015. Iremos igualmente canalizar energia no norte do país. Temos várias ações que queremos efetivar e realizar até ao final 2015 e faremos todos os esforços para levar todas a bom porto. Quais os maiores desafios que as empresas portuguesas enfrentam nos Países Árabes? Qualquer desafio que enfrentam num país Europeu, da Ásia, ou América. A internacionalização, para qualquer empresa, deverá ser pensada numa lógica de estrutura empresarial local. Todos os países têm diferentes regras de mercado, e os Países Árabes não são todos iguais. Será diferente, em termos regulamentares, a constituição de uma empresa num País do Magreb e no País do Golfo. Sabemos sim que um dos desafios é colocado de parte: a CCIAP aconselha, e direciona as empresas tanto Árabes como Portuguesas na sua implementação em ambos os mercados. Aliás, temos parceiros nos Países Árabes que acolhem os associados, as empresas que vêm da nossa parte, e direcionam para uma melhor penetração no mercado. Quer isto dizer que os desafios existem, mas a CCIAP também existe para quebrar mitos ou barreiras que possam ainda existir. São já várias as empresas portuguesas que detêm relações com os Países Árabes, e esperamos um aumento desse número nos próximos anos. Estamos a falar ao nível da exportação, captação de investimento e parcerias. Existem muitas expetativas das empresas portuguesas relativas à internacionalização para os Países Árabes? Existem muitas expetativas das empresas portuguesas mas melhor ainda é nós mostrarmos que estes países são “os” países onde as empresas portuguesas devem estar focadas. São países promissores, que apresentam imensas oportunidades para as empresas portuguesas. São países com dinheiro, e quando digo com dinheiro quero dizer que são países com planos económicos muito bem

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.