__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 22

ARTIGO DE OPINIÃO | SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA ECONOMIA

DIGITALIZAÇÃO E RESILIÊNCIA: A ECONOMIA PORTUGUESA FACE À COVID-19 Reorganização e transição digital das empresas e a importância da resiliência das mesmas no contexto económico atual.

F

ruto das limitações à mobilidade, do necessário distanciamento social e das restrições impostas às atividades presenciais, a Covid-19 acelerou, ao longo do último ano, o processo de transição digital, gerando profundas alterações no modelo de ensino, nas relações pessoais e laborais, mas também no comércio e na indústria. Ainda num período pré pandemia, as perspetivas do World Economic Forum estimavam que, em 2022, 60% da produção mundial proviria de produtos e serviços digitais, apontando o processo de digitalização da economia como um dos grandes desafios para as empresas no futuro, de forma ultrapassar limitações geográficas e logísticas, otimizar e incorporar valor nos produtos, mas também para conseguir uma mais fácil adaptação perante crises, adversidades e a desafios desconhecidos. Neste seguimento, foram justamente as empresas com maior integração de tecnologia no seu processo produtivo

22 // REVISTA BUSINESS PORTUGAL

e de distribuição as que mais rapidamente se adaptaram às condicionalidades impostas pela pandemia e foram mais resilientes perante a atual conjuntura. É inegável que o contexto pandémico expandiu a relevância da aposta na tecnologia, na inovação, na modernização de perspetivas empresariais e das opções estratégicas para colocação e apresentação ao mercado. Perante esta dinâmica de transformação estrutural, e através da valorização do potencial de inovação nacional, a Indústria 4.0. e a reindustrialização das economias europeias assumem hoje um papel central para o reforço da autonomia estratégica e para responder aos desafios do futuro de forma alinhada com os grandes objetivos estratégicos europeus, nomeadamente no aumento da resiliência económica e na construção dos pilares para um crescimento mais inteligente, verde e tecnológico. Através deste processo, será possível aumentar a preponderância da indústria transformadora na economia portuguesa, progredir nas cadeias de valor, e incorporar mais tecnologia e valor nos produtos, aumentando o perfil de especialização das empresas, a produtividade dos trabalhadores e, consequentemente, o nosso potencial exportador. Assim, e com vista a recuperar do choque induzido pela crise económica e social de Covid-19, a Transição Digital e a Resiliência foram apresentadas como dimensões estruturantes do Plano de Recuperação e Resiliência, de forma a apoiar as pessoas e as empresas neste processo de transformação, aumentando a robustez do tecido económico, acelerando a convergência com os nossos parceiros europeus, e ainda promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos, crucial para enfrentar os desafios impostos pelas alterações climáticas. Neste âmbito, foi também lançado um concurso para o reconhecimento de Polos de Inovação Digital e a criação de uma rede colaborativa, interligada com a rede Europeia de Hubs, com o objetivo de promover uma maior disseminação e adoção de tecnologias digitais pelas empresas. Assim, serão criadas condições para que as entidades, quer individualmente quer de forma colaborativa, tenham acesso a competências de formação digital e apoios adequados às suas necessidades. Este é o momento certo para mobilizar os diversos agentes económicos, com o compromisso do Governo de acompanhar as necessidades das empresas e dos cidadãos, e de promover uma política direcionada para mais investimento e crescimento para que, juntos, consigamos recuperar deste período excecional e contruir as bases para um futuro mais resiliente, inteligente e sustentável.

João Neves, Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Economia

Profile for Revista Business Portugal

Revista Business Portugal Edição de Abril 2021  

Revista Business Portugal Edição de Abril 2021

Revista Business Portugal Edição de Abril 2021  

Revista Business Portugal Edição de Abril 2021

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded