Revista Business Portugal | Dezembro '15

Page 74

REVISTA BUSINESS PORTUGAL SAÚDE E BEM-ESTAR

Uma instituição aberta à comunidade Centro Social Bonitos de Amorim Sem olhar a trabalhos, sacrifícios, contrariedades e renúncias, eis que Amorim mostra com justificado orgulho a existência de uma instituição que veio dar satisfação à generosa e filantrópica intenção sonhada pelo seu fundador. Em entrevista à Revista Business Portugal, Domingos Santos, diretor do Centro Social Bonitos de Amorim, faz um balanço de mais de 65 anos de história.

domingos santos Diretor

F

undado há 65 anos, o Centro Social Bonitos de Amorim é uma instituição de solidariedade social que nasceu pelas mãos do Padre Joaquim Figueiredo, com o objetivo de prestar assistência à comunidade, distribuindo refeições diárias e alimentos aos mais carenciados. Com o evoluir dos tempos, outras necessidades foram sinalizadas, por isso mesmo foi criado um jardim de infância para dar resposta a uma nova realidade, que foi inaugurado em 1982. Inicialmente, designado por “Centro de Assistência Bonitos de Amorim”, referenciando uma família benemérita, com a atualização de estatutos, a denominação passou a ser “Centro Social Bonitos de Amorim”, designação que mantém até aos dias de hoje. Há 18 anos, Domingos Santos assumiu a liderança dos destinos da instituição, com espírito de iniciativa e grande humanismo, rodeando-se de uma equipa de trabalho dedicada e eficiente, porque gerir uma instituição desta natureza representa um grande desafio.

74

O Centro Social Bonitos de Amorim não é apenas uma instituição prestigiada, de créditos firmados, com uma reputação e uma tradição de intervenção como poucos se podem orgulhar de ter, ela é também uma grande protagonista do presente. A confirmar isso mesmo está o trabalho que tem vindo a ser levado a cabo por esta instituição por todas as suas valências. Apresentando uma resposta social integrada, o Centro Social Bonitos de Amorim enquadra nas valências dedicadas à infância, o berçário, creche, jardim de infância, actividades tempos livres e centro de estudos, prestando uma resposta integrada a um universo de cerca de 300 crianças. O apoio à cultura e ao lazer é outra das valências assumidas pelo Centro Social Bonitos de Amorim, na qual foi criado um grupo de danças e cantares que conta atualmente com 40 figurinos. Paralelamente, “a instituição tem um importante papel na promoção do desporto na freguesia nas modalidades de futebol, futsal e atletismo”, salientou Domingos Santos.

No que concerne às valências dedicadas à terceira idade, o Centro Social Bonitos de Amorim enquadra a valência de apoio domiciliário para quem pretende manter-se no seu ambiente familiar, com cuidados personalizados e apoio nas atividades da vida diária. Entretanto, surgiu a necessidade de um Centro de Dia, onde são disponibilizados um conjunto de serviços, nomeadamente, refeições, cuidados pessoais, atividades ocupacionais, animação sociocultural e transporte. “Esta valência pretende afirmar-se como uma resposta eficaz às situações de solidão ou isolamento geográfico. A par disso, pretende manter a pessoa idosa no seu meio sociofamiliar, reforçar a participação na comunidade envolvente, proporcionar momentos de partilha, alegria e convívio que se tornam fulcrais para o bemestar e felicidade dos utentes”, esclareceu a diretora técnica, Andreia Araújo, desvendando que as valências dedicadas à terceira idade contam com 60 idosos no apoio domiciliário, e 35 idosos no centro de dia. De acordo com Domingos Santos, ao longo dos tempos,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.