Revista Business Portugal | Agosto '14

Page 20

REVISTA BUSINESS PORTUGAL TURISMO NO PORTO - CIDADE DE ELEIÇÃO

cidade de eleição Entrevista a Rodrigo Pinto de Barros, Presidente da APHORT

A

cidade do Porto tem-se assumido como um destino de eleição e é hoje a escolha de muitos turistas das mais variadas nacionalidades. Mas se hoje é este o cenário nem sempre foi assim. Rodrigo Pinto de Barros, é atualmente o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) e relembra que “antes de 2004 o Porto era praticamente um destino de negócios que foi sendo transformado num destino de lazer”. Esta transformação teve nas palavras do presidente da APHORT várias origens: “Em primeiro lugar houve um bom trabalho de promoção do destino no exterior. Realizamos visitas quer de jornalistas, quer de operadores turísticos ao Porto para que pudessem divulgar o destino no país de origem. Depois foi também muito importante para o crescimento do Porto como destino turístico a modernização do aeroporto Francisco Sá Carneiro em 2004 aquando do Euro. Não nos podemos esquecer que este é hoje um dos melhores aeroportos europeus com capacidade até 5 milhões de passageiros. Embora esta não seja uma capacidade muito elevada, este aeroporto pode aumentar a sua capacidade até 17 milhões de passageiros caso isso seja necessário. Um outro fator

20

importante foi a criação do metro que ofereceu à cidade um ar mais cosmopolita. Os espaços noturnos por sua vez têm trazido dinâmica à cidade e a Universidade do Porto, a partir do programa Erasmus deu a conhecer a cidade a muitos jovens de outras nacionalidades, o que foi também um motor importante para transformar o Porto num destino diferente do que ele era”. No mundo extremamente competitivo como é o do turismo, diz Rodrigo Pinto de Barros, é importante sabermos diferenciar-nos e no que a Portugal diz respeito, o presidente não tem dúvidas que “somos um povo que sabe receber muito bem e um destino com uma relação qualidade-preço atrativa”. Numa fase que diz ser a mais difícil, de consolidação, e em que é necessária manter a atratividade do ponto de vista turístico, o presidente da APHORT, garante que estão a ser trabalhados novos produtos turísticos para a cidade do Porto e Norte do país: “Existem dois produtos que vão ser agora trabalhados, o produto religioso e as atividades ligadas ao mar, que poderão trazer também um crescimento interessante. Depois existe também outro produto que estamos a começar a trabalhar que é o turismo de saúde porque temos bons hospitais e um preço da saúde competitivo”.

Motivada pela dinâmica da cidade Invicta, a Revista Business Portugal leva-o a conhecer algumas empresas ligadas ao setor do turismo e a sua visão sobre o presente e o futuro do Porto e Norte do país enquanto destino turístico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.