BOA VONTADE Especial 70 anos da LBV

Page 130

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

“Tenho um prazer muito especial de poder dirigir-me a esse grande brasileiro que é José de Paiva Netto. Um amigo querido e cujo trabalho venho acompanhando há anos, não só eu, Nélida, mas todo o Brasil, porque ele está à frente de uma das mais importantes instituições do país, que é a Legião da Boa Vontade. Uma Obra paradigmática, voltada para a Caridade, a Bondade, para os melhores sentimentos do ser humano. À frente, como lhes dizia, dessa Instituição, que é José de Paiva Netto, passou e passa sua vida, porque é um homem jovem, com muita energia, servindo ao seu ideal. É um destino muito bonito que cumpre ao nosso lado, sob a égide da nossa admiração, porque servir ao próximo como ele o faz, eu não posso ver nada mais precioso, como diria São Paulo; ele ressaltava a Cáritas, que, na verdade, é o Amor. O Amor ao próximo é o sentimento mais avassalador e extraordinário do ser humano. Então, neste momento em que ele, a Instituição e todos nós celebramos anos de serviços prestados à grande causa brasileira, humanitária, nós não podemos deixar de estabelecer esses parâmetros e manifestar apreço e admiração (...).” Sobre a Legião da Boa Vontade (LBV), a escritora comentou: “Há entre nós uma parceria antiga, desde o centenário [da ABL], quando fui presidente desta Casa, em 1996/1997. São laços de amizades que renovamos sempre. Há mútua gratidão”. “É um grande trabalho que ele faz e vocês fazem. E devo dizer em público que ele, em sua presidência, participou muito e ativamente da minha presidência, quando coincidiu com o centenário da Casa. Certas coisas que precisava, naquele momento nós não tínhamos recursos, eu solicitei e fui sempre atendida. De modo que, para mim, é um prazer especial estar aqui. Um abraço ao doutor Paiva Netto, professor.”

Fundação Astúria

Depoimentos

NÉLIDA PIÑON

Divulgação

Membro e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), jornalista e escritora.

“Austregésilo de Athayde foi o redator brasileiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em Paris em 10 de dezembro de 1948, numa Assembleia Geral da ONU, na qual foi apresentado um documento fundamental na defesa dos Direitos Humanos de todo o mundo. O fundamental disso tudo é a valorização da Vida; um dos primeiros artigos desta Declaração fala que todo ser humano tem direito à Vida. Todos os que trabalham por essa valorização têm de ter o nosso respeito, e a Legião da Boa Vontade tem agido nesse sentido.” CÍCERO SANDRONI Jornalista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.

130 | BOA VONTADE Especial 70 anos da LBV


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.