#280 BOA VONTADE

Page 1

Em seu artigo, Paiva Netto convoca todos a praticar a força realizadora do Bem: “Quando a causa é justa, o ser humano comum luta como um leão. Não precisa ser herói: o ser humano comum é o herói”.

Maria Eduarda com a educadora social Mônica Ducati, Piracicaba/SP.

Acolhimento e inclusão

Serviço de convivência da LB V ajuda famílias a superar desafios para desenvolver crianças com Síndrome de Down

PRESENTE AO POVO ACREANO LBV inaugura nova unidade em Rio Branco/AC, ampliando o atendimento em regiões de maior vulnerabilidade do país

DESAFIO AMAZÔNICO Climatologista Carlos Nobre explica por que zerar o desmatamento é medida urgente para proteger um dos biomas mais valiosos do mundo

ANO 67 • N o 280 • F EVEREIRO/2023 www.boavontade.com

Oração Nossa

Emmanuel, na psicografia de Chico Xavier (1910-2002)

Senhor, ensina-nos:

a orar, sem esquecer o trabalho;

a ajudar, sem olhar a quem;

a servir, sem perguntar até quando;

a sofrer, sem magoar seja quem for;

a progredir, sem perder a simplicidade;

a semear o Bem, sem pensar nos resultados;

a desculpar, sem condições;

a marchar para a frente, sem contar os obstáculos;

a ver sem malícia;

a escutar, sem corromper os assuntos;

a falar, sem ferir;

a compreender o próximo, sem exigir entendimento;

a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração;

a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxas de reconhecimento. Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades. Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente, aquela de cumprir-Te os desígnios onde e como queiras, hoje, agora e sempre.

TRATADO DO NOVO MANDAMENTO DE JESUS

A Espiritualmente Revolucionária Ordem Suprema do Divino Mestre representa o diferencial da Legião da Boa Vontade e é a base de todas as suas ações de pro- moção espiritual, social e humana, pela força do Amor Fraterno, por Ele trazido ao mundo.

Ensinou Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista:

“13:34 Novo Mandamento vos dou: amai-vos como Eu vos amei.

13:35 Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discí- pulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros.

15:7 Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vós permanecerem, pedi o que quiserdes, e vos será concedido.

15:8 A glória de meu Pai está em que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

15:10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu Amor; assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no Seu Amor.

15:11 Tenho-vos dito estas coisas a fim de que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.

15:12 O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. 15:13 Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos. 15:14 E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. 15:17 E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei.

15:15 Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer.

15:16 Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vos conceda.

15:17 E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. 15:9 Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor”.

(Tratado do Novo Mandamento de Jesus, reunido por Paiva Netto, consoante o Santo Evangelho do Cristo de Deus, segundo João, 13:34 e 35; e 15:7, 8, 10 a 17 e 9.)

Revista apolítica e apartidária da Espiritualidade Ecumênica

ANO 67 • EDIÇÃO 280 • FEVEREIRO/2023

Edição fechada em 2/2/2023

BOA VONTADE é uma publicação da LBV, lançada pela Editora Elevação. Registrada sob o no 18.166 no livro “B” do 9o Cartório de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo.

DIRETOR E EDITOR

RESPONSÁVEL: Francisco de Assis

Periotto — MTE/DRTE/RJ 19.916 JP

CHEFE DE REDAÇÃO: Rodrigo de Oliveira — MTE/DRTE/SP 42.853 JP

COORDENAÇÃO-GERAL DE PAUTA: Gerdeilson Botelho

SUPERINTENDÊNCIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO:

Gizelle Tonin de Almeida

EQUIPE ELEVAÇÃO: Adriane

Schirmer, Carolina Salomão, Cida Linares, Leila Marco, Mariane de Oliveira Luz, Mário Augusto Brandão, Neuza Alves, Vivian R. Ferreira, Walter Periotto, Wanderly Albieri Baptista, Wellington Carvalho de Souza e William Luz.

CAPA E PROJETO GRÁFICO: Helen Winkler

DIAGRAMAÇÃO: Diego Ciusz e Helen Winkler

FOTO DE CAPA: Izabela Lobianco

ENDEREÇO PARA

CORRESPONDÊNCIA:

Rua Doraci, 90 • CEP 01134-050 • Bom Retiro • São Paulo/SP • Tel.: (11)

3225-4971 • Caixa Postal 13.833-9 • CEP 01216-970

Internet: boavontade.com

E-mail: info@boavontade.com

A revista BOA VONTADE não se responsabiliza por conceitos e opiniões em seus artigos assinados. A publicação obedece ao elevado propósito de estimular o debate dos temas relevantes brasileiros e mundiais e de refletir as tendências do pensamento contemporâneo.

CANAIS DA LBV NA INTERNET

www.lbv.org.br

Facebook: LBVBrasil

Youtube: LBV Videos

Instagram: LBVBrasil

Twitter: @LBVBrasil

6 Mensagem de Paiva Netto

• LBV e a Ideologia do Bom

Samaritano (p. 6)

• Supercreche Jesus, da LBV (p. 16)

22 Biosfera

Floresta em pé

32 Assistência Social

Presente ao povo acreano

36 História de vida

Foco na inclusão

42 LBV é ação

SUMÁRIO
6 22 36
32 BOA VONTADE | 5

Na comunidade São Cristóvão, em Piraquara/PR, voluntários da LBV levam Esperança para as famílias do local, que enfrentam diversas situações desafiadoras, como insegurança alimentar e moradias precárias.

MENSAGEM DE PAIVA NETTO

PAIVA NETTO ESCREVE

LBV e a Ideologia do Bom Samaritano

Uma bela e comovente lição do Cristo

(PARTE 2 — FINAL)

Bianca Gunha BOA VONTADE | 7

JOSÉ DE PAIVA NETTO é escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter), é filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central. É autor de referência internacional na defesa dos direitos humanos e na conceituação da causa da Cidadania e da Espiritualidade Ecumênicas, que, segundo ele, constituem “o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo comum da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Justiça, da Misericórdia, da Ética, da Honestidade, da Generosidade, do Amor Fraterno”

Anarrativa sobre o bom samaritano — que reproduzimos na primeira parte, na edição anterior —, constante do Evangelho, segundo Lucas, 10:25 a 37, evidencia que não basta unicamente instruir e educar. É imprescindível reeducar com espírito ecumênico, isto é, sem ódios, para que se alcance a espiritualização da criatura, bem como exprimir a todos os seres espirituais e humanos a importância da Compaixão, da Solidariedade, da Generosidade, do Entendimento para que haja povos realmente cordiais. Daí pregarmos a Globalização do Amor Fraterno*1. Costumo dizer que cada espaço conquistado pelo Amor é perdido pelo ódio.

O desafiante Voltaire (1694-1778) escreveu em Ériphyle, ato II, cena 1:

— Os mortais são iguais. Não é o nascimento, mas apenas a virtude que estabelece a diferença entre eles.

Cícero (106-43 a.C.), um dos mais respeitados oradores e pensadores políticos romanos, no capítulo 16, livro I, de sua obra De Officiis, vem ao encontro do meu raciocínio quando comenta o pensamento do dramaturgo e poeta épico romano Quinto Ênio (239-169 a.C.):

— Ênio deu um exemplo do que é comum a todos, e podemos facilmente usá-lo de forma mais ampla: “Quem gentilmente mostra ao errante passageiro a estrada, por onde há de ir,/ faz como quem acende com sua luz outra luz:/ não brilha menos a sua, quando a de outro se alumia”. Vemos, por essas palavras, que o que se pode doar sem o nosso prejuízo, se deve dar, ainda que a um desconhecido (...). Sirva, pois, para o nosso uso, e sempre de alguma sorte para o benefício comum.

Em síntese, o grande tribuno romano, mutatis mutandis, expressa a ideia que:

*1 Globalização do Amor Fraterno — O autor, que costuma dizer que “não existem departamentos estanques no mundo”, denuncia o fenômeno crescente da globalização da miséria e, por isso, a contrapõe, desde o fim da década de 1970, com a Globalização do Amor Fraterno, tese inclusive encaminhada por ele à ONU em publicação traduzida para diversos idiomas e dirigida aos participantes da Reunião de Alto Nível (High-Level Segment 2007) do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), órgão das Nações Unidas, no qual a LBV possui status consultivo geral. Você pode acessá-la pelo portal www.boavontade.com

MENSAGEM DE PAIVA NETTO
8 | BOA VONTADE
João Preda

— Os homens devem fazer o que, sendo útil a eles, o seja também aos demais.

É de Cícero igualmente a máxima, que consta de seu Pro Plancio , capítulo 33, parágrafo 80:

— A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras.

QUALIDADES COMUNS AOS IDEALISTAS

Esses exemplos que lhes apresento podem parecer românticos aos ditos pragmáticos. Naturalmente que me refiro aos sem-Fraternidade, pois existem os que possuem a Alma cheia de sentimentos benévolos, que compreenderam o suprassumo do espírito prático: socorrer os deserdados da sorte, no Espírito ou na matéria. Aliás, certa vez eu disse a um grupo de amigos o

seguinte: Ser idealista, sim. Mas, por favor, com talento e pragmatismo. É preciso ter ideal e, sobretudo, ser capaz de realizá-lo bem, para continuar merecendo as Bênçãos de Deus.

O Brasil virá a tornar-se, num crescendo, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho-Apocalipse Ecumênico, até que essas qualidades sejam comuns entre seus habitantes. Então, verdadeiramente se transformará no celeiro do planeta. Não apenas do fruto que se ceifa do chão, mas também daquele que se colhe da Alma.

FIGURAS EXPONENCIAIS E A DEFESA DE VALORES DO ESPÍRITO

Ao aludir à Boa Nova de Jesus, quero deixar claro que não a compreendo como se fora atributo de uma parte privilegiada da humanidade. A linguagem espiritual,

BV
Fotos: Reprodução Cícero Quinto Ênio Voltaire
BOA VONTADE | 9
Cristo cura os enfermos, de Gebhard Fugel (1863-1939).

DE PAIVA NETTO

ética, moral que Ele transmite pertence a todos os corações que batalham por um mundo mais cordato.

E, em todas as eras, muitas figuras exponenciais da História tiveram como tema de suas reflexões os mais admiráveis sentimentos que o ser humano pode expressar.

Numa época de tanto hedonismo, é bom recordar alguns deles:

— O Bem nunca será vencido pelo mal.

Alziro Zarur (1914-1979)

— Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes. E sabei que, de toda caridade que fazeis, Allah bem o sabe.

Profeta Muhammad (570-632) (Alcorão Sagrado, 3a Surata, versículo 92)

— Se os homens puserem o dever em primeiro lugar e o êxito depois, não melhorarão o caráter?

Confúcio (551-479 a.C.) — (Analectos, 12:21)

— A todos os que sofrem e estão sós dê sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcione apenas os seus cuidados, mas também o seu coração.

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997)

— O ódio não destrói o ódio; só o amor destrói o ódio. Essa é uma lei eterna.

Buda (aprox. 563-483 a.C.) — (Dhammapada, 1:5)

— A felicidade não reside em rebanhos nem em ouro: a alma é a morada do destino do homem.

Demócrito (460-370 a.C.)

Buda Helena Blavatsky Teresa de Calcutá MENSAGEM Alziro Zarur Confúcio Demócrito
BV
Fotos: Reprodução Vivian R. Ferreira Bianca Gunha São Paulo/SP
10 | BOA VONTADE
Curitiba/PR

— Não pode haver real emancipação do pensamento humano nem expansão da descoberta científica, até que a existência do Espírito seja reconhecida.

Helena Blavatsky (1831-1891)

— Seja a felicidade o destino daquele que trabalha pela felicidade dos outros.

Zoroastro (628-551 a.C.) — (Yasna, 43:1)

— Sempre que puder, fale de Amor e com Amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à Alma de quem fala. (...) No Amor e na Fé encontraremos as forças necessárias para a nossa missão.

Irmã Dulce (1914-1992)

— O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem

Nós, os Cristãos do Novo Mandamento, Amigos de Jesus, devemos assumir nosso compromisso com Ele e o levar honrosamente além do fim. Temos plena consciência do privilégio de que servimos a Jesus, o Libertador Divino, e, por isso mesmo, o melhor que fizermos ainda não será o suficiente.

para oferecer. Desse modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país.

Zilda Arns (1934-2010)

— Aquele que transforma em beleza todas as emoções, sejam de melancolia, de tristeza, prazer ou dor, vive na perpétua alegria.

José Pereira da Graça Aranha (18681931)

— Onde quer que haja um ser humano, haverá oportunidade para sermos generosos.

Sêneca (4 a.C.-65 d.C.)

— A construção de um mundo pacífico não é coisa que se possa realizar redigindo um tratado. É preciso tempo para Eleanor

Roosevelt Zilda Arns Sêneca Zoroastro Graça Aranha Irmã Dulce
BV BOA VONTADE | 11
Fotos: Reprodução

MENSAGEM DE PAIVA NETTO

elaborar as relações entre os seres humanos; mas, se aspirarmos à Paz, isso deve ser feito.

Eleanor Roosevelt (1884-1962)

— Grandeza e bondade não são meios, são fins.

Samuel Taylor Coleridge (1772-1834)

— Toda a humanidade é apenas uma família, espalhada sobre a face de toda a Terra. Todas as pessoas são irmãs e devemos nos amar como tal.

Fénelon (1651-1715)

— A gratidão é a memória do coração.

Jean Massieu (1772-1846)

— Não há vida feliz, individual ou coletiva, sem ideal.

Anália Franco (1853-1919)

— Na justiça estão compreendidas todas as virtudes.

Teógnis de Mégara (século VI a.C.)

— Não há nada que tão bem refresque o sangue como uma boa ação.

Jean de La Bruyère (1645-1696)

— As árvores têm sido parte essencial de minha vida e me ensinaram muitas lições. Elas são símbolos vivos de paz e esperança. Uma árvore tem suas raízes no chão e, mesmo assim, ergue-se para o céu. Ela nos diz que, para ter qualquer aspiração, precisamos estar bem assentados e que, por mais alto que possamos chegar, é de nossas raízes que tiramos nossa base de sustentação.

Wangari Maathai (1940-2011)

— Se o gênio é uma grandeza, a bondade é uma excelência; o homem mais digno

Fénelon Teógnis de Mégara Jean de La Bruyère Jean Massieu Samuel T. Coleridge Anália Franco Fotos: Reprodução BV Nadiele Bortolin
12 | BOA VONTADE
Porto Alegre/RS

Quando a causa é justa, o ser humano comum luta como um leão. Não precisa ser herói: o ser humano comum é o herói.

é aquele que mais se preocupa com o bem geral, procurando, com a força do seu espírito, corrigir os males e minorar o sofrimento dos infelizes.

Coelho Neto (1864-1934)

Recordo-me também de um aforismo atribuído ao filósofo, advogado e político anglo-irlandês Edmund Burke (1729-1797) perfeitamente aplicável ao que lhes digo:

— Para que o mal vença, basta que os homens de bem fiquem de braços cruzados.

Naturalmente que, com essas palavras, Burke está combatendo o mal da covardia. Contra esse mesmo sentimento para-

lisante, o pastor e ativista político Martin Luther King Jr. (1929-1968) proferiu o seguinte alerta, caso as providências pelo fim das segregações raciais não fossem diligentemente tomadas nos Estados Unidos:

— A história haverá de registrar que a maior tragédia desse período de transição social não foi o clamor estridente das pessoas más, porém o assustador silêncio das pessoas boas. A nossa geração terá de arrepender-se não apenas pelos atos e pelas palavras dos filhos da treva, mas também pelos medos e pela apatia dos filhos da luz.

O líder do movimento dos direitos civis dos negros vale-se da seriíssima lamentação de Jesus Cristo, em Seu Evangelho, segundo Lucas, 16:8, quando admoesta contra a omissão:

— Os filhos do mundo são mais perspicazes do que os filhos da Luz.

Ajusta-se bem aqui pensamento do saudoso advogado, professor e escritor dr. Leon Frejda Szklarowsky (1933-2011)*2, conselheiro consultivo do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV*3, pois, se de-

Leon F. Szklarowsky Wangari Maathai Martin Luther King Jr. Lucas Coelho Neto Edmund Burke *2 Leon Frejda Szklarowsky — Autor do livro Hebreus — História de um povo, pela Editora Elevação. *3 Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV — Saiba mais sobre o Fórum acessando www.ForumEspiritoeCiencia.org
BV BOA VONTADE | 13
Fotos: Reprodução

fendemos a Paz, o mesmo não fazemos no tocante à complacência com o erro:

— A impunidade é a matriz e a geratriz de novos e insensatos acontecimentos e o desmoronamento do que ainda resta de bom na Alma humana.

Sobre a correta forma de evitar um estado de negligência, o físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal (1623-1662) adverte para a necessária simetria entre o vigor e a retidão:

— A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica. (...) É preciso, pois, que se ponham em harmonia a justiça e a força, para ser justo o que é forte e ser forte o que é justo.

Exato! E essa corrente de Solidariedade, que a LBV movimenta em todo o globo por meio de sua forte mensagem e de

contundentes exemplos de Fraternidade Ecumênica, visa dotar a criatura humana desse equilíbrio. Isso me faz lembrar de uma reflexão do jornalista inglês, o democrata Thomas Paine (1737-1809), no seu influente livro O Senso Comum e a Crise, no qual ressalta que o ser humano, por menos expressivo que se considere ou por mais difíceis que sejam as condições a se enfrentar, possui qualidade que, somada à dos outros, resulta no benefício de uma causa, mesmo sendo ela a mais exigente: “Nosso apoio e sucesso dependem de uma variedade tão grande de homens e circunstâncias, que todas as pessoas, podendo pouco mais que desejar o bem, são de alguma utilidade.

Na convergência da máxima de Paine, é possível ir além e concluir que, quando a causa é justa, o ser humano comum luta como um leão. Não precisa ser herói: o ser humano comum é o herói — a exemplo do bom samaritano.

MENSAGEM DE PAIVA NETTO
Blaise Pascal Thomas Paine
BV
Díaz
Fotos:
Reprodução
Raquel
Kauã Roger
14 | BOA VONTADE
São José do Seridó/RN Assunção, Paraguai

O PRIVILÉGIO DE SERVIR A JESUS, O LIBERTADOR DIVINO

Em 27 de setembro de 1994, pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet) e posteriormente nas publicações, ratifiquei:

Enquanto o Amor não dominar todas as mentes humanas, mas para valer, a Justiça de Deus tem que realizar o seu papel ingente. E o Amor é, acima de tudo, a Justiça do próprio Deus em marcha, concedendo “a cada um de acordo com as suas próprias obras”, consoante ensina o Sábio dos Milênios, Jesus, em Seu Santo Evangelho, segundo Mateus, 16:27, e no Apocalipse, 22:12.

Diante do que venho expondo aqui, nada melhor do que observar o recado dos versículos 12 e 16 do Salmo 90 — “Oração de Moisés, varão de Deus”:

12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.

16 Apareça a Tua obra aos Teus servos, e a Tua glória sobre seus filhos.

Em sua Carta aos Filipenses (4:13), Paulo, o Apóstolo dos Gentios, manifesta sua Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo:

— Sou fraco, mas tudo posso Naquele que me fortalece, Cristo Jesus.

Nós, os Cristãos do Novo Mandamento, Amigos de Jesus, devemos assumir nosso compromisso com Ele e o levar honrosamente além do fim. Temos plena consciência do privilégio de que servimos a Jesus, o Libertador Divino, e, por isso mesmo, o melhor que fizermos ainda não será o suficiente . Não por radical exigência Dele, porém, porque verdadeiramente O amamos. Na Cruzada do Novo Mandamento de Jesus no Lar* 4 , na Igreja Familiar n o 1 da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, em 20 de novembro de 2004, sábado, disse: Viemos de Jesus, vivemos por Jesus e voltaremos a Jesus .

paivanetto@lbv.org.br

*4 Cruzada do Novo Mandamento de Jesus no Lar — Veiculada, toda segunda-feira, na Super Rede Boa Vontade de Comunicação (veja a relação de emissoras no portal boavontade.com ou baixe o aplicativo Boa Vontade Play), a Cruzada do Novo Mandamento de Jesus no Lar é transmitida diretamente da Igreja Familiar no 1 da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, sob a responsabilidade do casal Paiva Netto, e estendida a todas as Igrejas Familiares da Religião do Amor Universal. Para se inteirar ainda mais sobre esse importante trabalho da Religião Divina, leia o primeiro volume das Sagradas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo (1987).

Mateus Paulo Apóstolo
| www.paivanetto.com
Reprodução BV BOA VONTADE | 15
Fotos:
MENSAGEM DE PAIVA NETTO

Berço de Afeto e Educação com Espiritualidade Ecumênica

Supercreche Jesus, da LBV

Por ocasião do aniversário da Supercreche Jesus, o educador Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, escreveu a bela circular a seguir para falar desse presente à cidade de São Paulo/SP e da acolhida que essa unidade de ensino oferece às crianças, graças à sua proposta inovadora que une cérebro e coração. Os editores

Rio de Janeiro/RJ, Brasil 25 de janeiro de 2023 Quarta-feira

Minhas Amigas e meus Irmãos, minhas Irmãs e meus Amigos,

Deus Está Presente!

Jesus Está Chegando!

“E todos serão ensinados por Deus.” (Isaías, 54:13)

BOA VONTADE | 17

469 ANOS DA FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO, DIA DOS SOLDADINHOS DE DEUS, DA LBV, E OS 37 ANOS DA SUPERCRECHE JESUS

1. Nesta feliz data, 25 de janeiro de 2023, quando a cidade de São Paulo/SP festeja seus 469 anos de fundação, celebramos também o Dia dos Soldadinhos de Deus, da LBV — como carinhosamente são chamadas as crianças na Instituição. Elas são a “Esperança do mundo”, conforme declarou certa vez o saudoso Irmão Alziro Zarur (1914-1979), fundador da Legião da Boa Vontade.

2. Saúdo com imensa satisfação os 37 anos da Supercreche Jesus, da LBV, a qual tive a

honra de inaugurar com a ajuda do povo igualmente num 25 de janeiro, no ano de 1986. Ela integra o belo e amado Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital bandeirante.

RECANTO DE AMOR E POESIA

3. Já lhes contei em diversas ocasiões: quando tive a intuição e senti a necessidade de construir esse espaço dedicado à educação dos pequeninos, resolvi comunicar ao mundo. Primeiro, levei a ideia aos Legionários e às Legionárias, e todos concordaram com entusiasmo. Iniciamos uma grande campanha para adquirir o terreno e edificar a obra. Jesus, o Educador Celeste, e

18 | BOA VONTADE
MENSAGEM DE PAIVA NETTO Vivian R. Ferreira

São Francisco de Assis, o Patrono da LBV, responderam ao nosso apelo por intermédio das pessoas de Boa Vontade. Erigimos um verdadeiro Templo da Educação com a indispensável Espiritualidade Ecumênica naquela esquina da Rua Sérgio Tomás com a Avenida Rudge, no qual as crianças são cuidadosamente amparadas. Não há altar melhor para adorar a Deus do que o coração de nossos semelhantes. Por isso, na entrada da escola, mandei colocar esta afirmativa: “Supercreche Jesus — Recanto de Amor e Poesia. Aqui se valoriza o ser humano” .

4. Envio meu fraterno abraço a toda a

equipe que, há décadas, se empenha pelo êxito desse sagrado recinto de Amor, Alegria, Sabedoria e Paz, onde a formação do Cidadão Planetário começa desde o berço singelo, iluminada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que visam ao desenvolvimento integral dos indivíduos, isto é, Espírito, cérebro e coração. São as propostas educacionais que solidariamente apresentamos ao mundo, inspiradas na Pedagogia de Deus, anunciada por Zarur, sob o sinete do versículo bíbli -

BOA VONTADE | 19
Fotos: Vivian R. Ferreira

MENSAGEM DE PAIVA NETTO

reeducar! (2010), que o ser humano é celeiro de realizações incessantes. É a verdadeira fortuna da civilização. Não pode permanecer cruelmente explorado, submetido à servidão e ao desprezo. Para ele devem ser criadas condições, por mínimas que sejam, de viver com dignidade, qualquer tempo que haja vivido.

6. Minhas estimadas Irmãs e meus prezados Irmãos, é para isso que todos vocês aí se encontram, educando crianças, jovens e adultos com o luzeiro da Educação com Espiritualidade Ecumênica, aquela capaz de tornar forte uma nação inteira.

7. Em 2021, concluímos, com muito esforço, ampla reforma da Supercreche Jesus, proporcionando instalações modernas e ainda mais acolhedoras a todos os que ali atendemos e aos dedicados trabalhadores que fazem parte desse Santuário do Ensino, desde o mais simples componente até os seus professores e administradores.

8. A Supercreche Jesus, seu corpo docente e os imprescindíveis mantenedores desta Obra são instrumentos de Deus, o Pai Celestial da humanidade. Temos bradado que a estabilidade do mundo começa no coração da criança. Protegê-la é acreditar no futuro.

BRILHE A VOSSA LUZ!

co em epígrafe, pressentido pelo Profeta Isaías e ressaltado pelo Mestre Jesus, em Seu Santo Evangelho, segundo João, 6:45:

— Está escrito nos Profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

LUZEIRO DA EDUCAÇÃO COM ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA

5. Registrei em meu livro É urgente

9. Portanto, sejam cada vez mais pródigos em realizações, de acordo com o que nos incentiva o Divino Pedagogo:

— Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas Boas Obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus. (Evangelho de Jesus, segundo Mateus, 5:16)

10. Meus sinceros parabéns a todos!
Leila Marco 20 | BOA VONTADE
No destaque, Paiva Netto discursa na inauguração da Supercreche Jesus, na capital bandeirante, em 25 de janeiro de 1986: uma multidão toma conta do local durante o pronunciamento do dirigente da LBV.

20o FÓRUM INTERNACIONAL DOS SOLDADINHOS DE DEUS, DA LBV

11. Bem a propósito, aproveito o ensejo para lhes anunciar o tema do 20o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, cujo Patrono é Jesus. Por confiar no protagonismo infantil, criamos esse espaço de diálogo fraterno a fim de que as novas gerações expressem, com equilíbrio, de maneira clara e prática, suas propostas de Paz para uma sociedade melhor. São os próprios pequeninos, no fundamental exercício de sua liberdade de pensar, que escolhem os assuntos a serem abordados ao longo do ano de atividades. E, em 2023, a contribuição deles será esta: “Cuida da Vida, cuida da Terra e cuida de nós: somos todos Natureza!”, tendo como slogan o que venho alertando há décadas: a

destruição da Natureza é a extinção da raça humana. Deixo aqui meus votos de sucesso para mais uma edição do evento, sob as bênçãos do Cristo!

12. Salve, o Dia dos Soldadinhos de Deus, da LBV Esperança do mundo!

13. Salve, a Supercreche Jesus, da Legião da Boa Vontade!

14. Salve, os 73 anos da heroica LBV, “por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz!”

Viva Jesus em nossos corações para sempre!

Aquele que os ama, José de Paiva Netto Servidor dos Amigos de Deus

O pátio ficou ainda mais colorido e festivo, com os largos sorrisos dos educandos ao recepcionarem o educador Paiva Netto.

BOA VONTADE | 21
Vivian R. Ferreira

Floresta em pé

Carlos Nobre defende o patrimônio amazônico e diz que a região pode ser um centro de produção de Ciência de ponta com o conhecimento dos povos originários

LEILA MARCO e ALAN LINCOLN

BIOSFERA

No século 21, nenhum tema será mais relevante aos habitantes da Terra do que a crise climática e a perda de biodiversidade que ameaça diferentes formas de vida. É o que têm afirmado as maiores cabeças pensantes do mundo. Uma delas está aqui em nosso país, trata-se do professor Carlos Nobre, cientista ambiental há mais de 40 anos, pesquisador do Instituto dos Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e copresidente do Painel Científico para a Amazônia.

Durante entrevista exclusiva à revista BOA VONTADE, apesar dos duros alertas que faz quanto ao grave perigo que paira sobre o nosso maior patrimônio natural, a Floresta Amazônica e outros biomas, como o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, a Mata Atlântica e os Pampas, um brilho especial surge nos olhos desse valente defensor quando fala do projeto que lidera, o qual unirá os países amazônicos no desenvolvimento de centros de pesquisa de ensino da nova bioeconomia: o Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT), nome escolhido em referência ao Massachussets Institute of Technology (MIT).

O professor Carlos Nobre é doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e tem uma vida acadêmica e profissional dedicada à pesquisa da Amazônia e da ciência climática.

Arquivo pessoal
shutterstock.com BOA VONTADE | 23

Segundo Nobre, essa bioeconomia já tem apresentado soluções para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, bioma*¹ do qual o Brasil detém 61% (outros 8 países são detentores de trechos menores). O estudioso destaca que, sem esse ecossistema, será impossível impedir que a temperatura média do planeta ultrapasse 1,5oC, tido como limite aceitável pelo Acordo de Paris (2015). Em situação mais extrema, com desmatamento e degradação constantes, pode-se chegar a um ponto de não retorno na Amazônia, o que jogaria no ar “mais de 250 bilhões de toneladas de carbono”, um desastre sem precedentes para a humanidade.

Sem falar no que representa a floresta em pé, um milagre que, todos os dias, no transpirar de seus milhões de árvores, va-

poriza na atmosfera quantidade de água igual a todo o Rio Amazonas, que segue como rio voador a diversas cidades do país e cai como chuva abençoada a contribuir para a existência das populações.

BOA VONTADE — Por que o mundo tem se voltado, cada vez mais, para a preservação da Floresta Amazônica? Carlos Nobre — Por várias razões, mas, no sentido mais direto de emergência climática, é para atingirmos as metas do Acordo de Paris, assinado em 2015 e que foi reforçado depois na COP26, na Convenção [Quadro das Nações Unidas sobre] Mudança do Clima, em Glasgow, Escócia, em 2021, dizendo que não podemos deixar a temperatura do planeta passar de 1,5oC, aliás já chegamos a 1,15oC, estamos à beira

*1 A Amazônia é formada por um conjunto de ecossistemas que envolve a bacia hidrográfica do Rio Amazonas e a Floresta Amazônica, sendo encontrada em outros países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). É detentora da maior biodiversidade do planeta.

BIOSFERA
shutterstock.com 24 | BOA VONTADE

“No Brasil, quase 50% de emissões de gases do efeito estufa nesses últimos anos é de desmatamento, principalmente da Amazônia (80%), mas também do Cerrado e de outros biomas. Em primeiro lugar, é essencial zerar o desmatamento, a degradação para diminuir e zerar as emissões.”

de um precipício, por isso o termo emergência climática. Temos de reduzir as emissões dos gases do efeito estufa em 50%, em menos de 8 anos, ou seja, até 2030, e zerar as emissões antes de 2050. Veja que as florestas do planeta guardam grande quantidade de carbono, a Floresta Amazônica armazena mais de 150 bilhões de toneladas de carbono abaixo do solo e acima dele na vegetação. Então, a preocupação é grande, em primeiro lugar, pelo desmatamento e pela degradação [florestal]*², e tudo aquilo vira gás carbônico, que segue para a atmosfera, é gás do efeito estufa. No Brasil, quase 50% de emissões de gases do efeito estufa nesses últimos anos é de desmatamento, principalmente da Amazônia (80%), mas também do Cerrado e de outros biomas. Em primeiro lugar, é essencial zerar o desmatamento, a degradação para diminuir e

zerar as emissões. (...) O nosso país pode liderar um grande projeto de restauração florestal, inclusive lançamos essas ideias na COP27. A Ciência tem mostrado que o sul da Amazônia se encontra próximo do chamado ponto de não retorno, o clima já mudou nessa região, a estação seca está cinco semanas mais longa e a mortalidade das aves aumentou muito. No sul do Pará e no norte do Mato Grosso, a floresta virou fonte de carbono, ela emite mais do que retira carbono, uma estação seca longa, com 2 a 3 graus, 20 e 30% com grau maior de seca, então, a floresta está ali na véspera do ponto de não retorno, se passar desse limite, no mínimo, 50% da Floresta Amazônica decompõe num ecossistema degradado, com poucas árvores, gramíneas... O fogo será um fenômeno normal, a exemplo do que ocorre no Cerrado, só que o Cerrado evoluiu em 50 milhões de anos com o fogo; a floresta, não. Se passar desse ponto, entre 30 e 50 anos, jogaremos na atmosfera uns 250 bilhões de toneladas de gás carbônico, e, para atingir o Acordo de Paris, o máximo que se pode emitir é 400 bilhões de toneladas em todo o mundo. Para salvar o planeta da emergência climática, temos de recuperar a Amazônia.

BV — Que risco as queimadas representam para o futuro da Amazônia?

Carlos Nobre — Elas têm aumentado demais. Estudo recente publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que, entre agosto e setembro do ano passado, tivemos altíssimo número de queimadas, o maior desde a megasseca de 2010; quando há uma estiagem dessas, o número de queimadas e a temperatura aumentam muito, mas, em 2022, não houve

*2 Degradação florestal é o resultado de um conjunto de perturbações que ocorrem por influência humana, mesmo que a floresta esteja de pé, sendo um fenômeno mais difícil de ser percebido.

BOA VONTADE | 25

seca, foi um ano normal, porém, mesmo assim, quase o número de queimadas, de agosto e setembro, foi igual ao do nível de 2010. Os estudos mostram que 95% dos incêndios são humanos e a maioria é proposital, criminosa, usando o fogo para destruir e degradar a floresta. Outra parte dos incêndios se dá em razão de o pecuarista brasileiro, tradicionalmente na Amazônia, usar a queima para renovar a pastagem, e, com isso, faíscas pulam para a floresta, correndo o chão, matando grande quantidade de árvores, os raios de sol passam a secar mais o solo, e toda aquela região fica mais vulnerável ao fogo. A Floresta Amazônica, que evoluiu em dezenas de milhões de anos, é bastante resiliente ao fogo, porque é tão densa que só, no máximo, 4% da energia solar chega ao solo, então, não há energia para secá-lo, ele é sempre bastante úmido, e a vegetação, os troncos, os galhos, as folhas, as raízes, quando há descarga elétrica de raio, ela começa o fogo onde caiu, porque é uma enorme energia, mas se propaga

por poucos metros. Hoje a gente está vendo esses incêndios se estenderem por centenas e centenas de metros, aumentando demais a mortalidade. Temos de combater o crime desse incêndio proposital e mudar a cultura do pecuarista brasileiro para não usar mais o fogo na pecuária.

BV — O Brasil pode ser um ator relevante no cenário internacional de preservação do meio ambiente?

Carlos Nobre — Sem dúvida, é um ator superimportante, porque o Brasil, nos últimos anos, tem sido o 5o país que mais emite gás do efeito estufa, 80% de nossas emissões são de desmatamentos da Mata Atlântica, do Cerrado, da Amazônia, da Caatinga, dos Pampas e da agricultura, apenas 16% é da queima de combustíveis fósseis. O nosso país possui enorme responsabilidade, porque a maior parte da Floresta Amazônica está em território nacional: 61% dela. Temos também uma comunidade científica bastante preocupada,

BIOSFERA
shutterstock.com 26 | BOA VONTADE

e precisamos liderar esse esforço e trazer as outras nações amazônicas, em grande iniciativa que chamamos de bioeconomia de floresta em pé, que valoriza produtos dos ecossistemas terrestres e aquáticos. A maior biodiversidade do planeta está na Amazônia, que trará grande benefício econômico para todas as populações, tanto rurais como urbanas, uma nova indústria [que se apropria das soluções desenvolvidas pela Natureza], agregando valor a essa imensidão de produtos. Em todas as pesquisas de opinião, cerca de 95% da população brasileira quer conservar a Amazônia. Estamos entre os três países do mundo em que o povo está preocupado com as mudanças climáticas, então, temos realmente de buscar essas trajetórias de sustentabilidade, reduzindo drasticamente nossas emissões. O nosso país é o 4o maior produtor e o 2o exportador de alimentos do planeta e temos [apenas] 6% da área agrícola praticando a agricultura regenerativa, ou seja, 2,8 milhões de quilômetros quadrados. Então, há enorme potencial a expandir na agricultura e na pecuária regenerativa. Esse sistema que tem sido desenvolvido pela Embrapa*³, bem como a integração lavoura-pecuária-floresta [ILPF], que utiliza desses diferentes sistemas [dentro de uma mesma área], o que leva a [“sequestrar” até 40% a mais de carbono do que em uma pastagem convencional], e nós temos 1,6 milhões de quilômetros quadrados de pastagem. É necessário combater as mudanças climáticas e tornar a agricultura e a pecuária mais resilientes aos extremos climáticos, que estão explodindo no orbe todo; são secas, ondas de calor, chuvas intensas... Esses extremos do clima estão causando enormes prejuízos, a quebra de

safras. A agricultura regenerativa diminui muito esses riscos, porque, quando você tem esses sistemas integrados, recupera parte do bioma, seja floresta, Cerrado, Pantanal, aquilo protege sua cultura agrícola, sua pastagem, e diminui a temperatura, os extremos climáticos, a erosão do solo e mantém os polinizadores. A agricultura regenerativa não é só mais lucrativa como também produz mais.

BV — Essa mudança de postura necessária passa pelo respeito aos povos originários e por um processo educacional que privilegie a emergência climática...

Carlos Nobre — É importante reconhecer e valorizar a cultura dos povos originários, principalmente os indígenas. O homo sapiens chegou à Amazônia há 12 mil anos, onde se desenvolveram inúmeras etnias, línguas, culturas... Quando os europeus colonizadores chegaram aqui, há mais de 500 anos, existiam de 8 a 10 milhões de indígenas habitando a região amazônica, com mais de mil diferentes línguas, etnias, e todos eles compartilhavam da mesma visão: a floresta em pé, e continuam até hoje com ela. Os europeus vieram, principalmente, da Península Ibérica, que é semiárida, e de países que, naquela épo-

“É necessário combater as mudanças climáticas e tornar a agricultura, a pecuária mais resilientes aos extremos climáticos, que estão explodindo no orbe todo; são secas, ondas de calor, chuvas intensas...”
BOA VONTADE | 27
*3 Embrapa — Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

ca, período do Renascimento, eram muito desmatados, como França, Reino Unido, então, eles trouxeram aquela cultura. Se observarmos todas as américas em que os europeus chegaram, eles eliminaram os ecossistemas naturais e, especialmente, as florestas tropicais. Precisamos voltar no tempo e entender a cultura dos povos originários e a qualidade de vida muito melhor que eles tinham com a floresta. Quando Pero Vaz de Caminha escreveu aquela carta ao rei de Portugal [que relata o que havia nas novas terras “descobertas”], no sul da Bahia, em 1500, ele afirmou, “em se plantando, tudo dá”, porque ficou bastante admirado com a belíssima Mata Atlântica, no sul baiano com o norte do Espírito Santo, que tem a maior biodiversidade de árvores do mundo: 450 diferentes espécies por hectare, até mais do que encontramos na Amazônia, que, apesar disso, tem quantidade bem superior de espécies de plantas e animais. Portanto, é hora de mudarmos e valorizarmos os conhecimentos dos povos

originários e percebermos que o potencial econômico do país com maior biodiversidade do planeta é gigantesco. Basta ver as comunidades que praticam sistemas agroflorestais, capazes de gerar tantos artigos: açaí, castanha, buriti, cacau, cupuaçu; eu podia ficar uma hora falando sobre eles, são mais de 500 produtos que a Ciência já mapeou. Há enorme potencial biológico, econômico e de grande importância no sentido da biodiversidade. (...) Os biomas do Brasil têm 16 mil espécies de árvores, só para mostrar em números essa grande capacidade que temos para desenvolver, agora, lógico, combinando, herdando essa cultura dos povos originários de manter os biomas não perturbados, com base na Ciência, levando a bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo, que nós chamamos de Projeto Amazônia 4.0, uma economia para gerar biofábricas, bioindústrias, para agregar valor e gerar também bons empregos, algo vital, que melhorará a vida das populações da região e a economia de todos os

BIOSFERA
shutterstock.com 28 | BOA VONTADE

países amazônicos. Estamos ainda desenvolvendo um estudo para criar o Instituto de Tecnologia da Amazônia [em inglês, Amazon Institute of Technolgy] (AmIT) para viabilizar as ferramentas e a capacitação de estudantes de graduação e pós-graduação para alimentar esse pilar da nova bioeconomia. Eu acredito que o Brasil tenha todas as condições de liderar e articular com os países amazônicos a criação do AmIT, que é essencial para essa economia.

BV — Quando se fala do potencial das energias renováveis no Brasil, vem a questão do que falta ainda para o nosso país concretizar a viabilidade dessas fontes?

Carlos Nobre — Nós temos gigantesco potencial da energia solar e energia eólica, já são economicamente viáveis, existem sistemas financeiros no país, bancos que financiam empréstimos e que você paga tudo em 5 a 6 anos, e o painel solar dura de 20 a 25 anos. Então, economicamente, é totalmente viável, mas precisamos da escala, que pode ser muito acelerada. A energia eólica no Brasil é a mais barata no mundo, a energia solar e a eólica são um terço mais baratas que a termelétrica. Sem falar que a energia renovável gera uma quantidade bem maior de empregos do que a termelétrica.

BV — Gostaríamos de agradecer sua participação e deixar o nosso espaço aberto para que continue compartilhando seus conhecimentos em outras oportunidades. Carlos Nobre — Será uma grande satisfação, vamos trabalhar para que o Brasil seja o primeiro país a atingir as metas do Acordo de Paris, uma iniciativa que todos nós, brasileiros, temos a responsabilidade, e seremos, sim, estou muito otimista que vamos atingir esses objetivos. Fato essencial para combater a enorme emergência climática, o maior desafio que a comunidade mundial já enfrentou, e nós, brasileiros, vamos salvar a Amazônia!

Desmatamento na Amazônia

Nos últimos quatro anos, o espaço derrubado da Floresta Amazônica DUPLICOU, SAINDO DE 4.951 QUILÔMETROS

QUADRADOS, EM 2018, PARA 10.227 QUILÔMETROS

QUADRADOS, EM 2022, território equivalente a quase sete vezes o da cidade de São Paulo. No ano passado, a área com alertas de desmatamento na região foi a maior que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mediu, desde o início do monitoramento mais eficiente, em 2016.

(Fonte:
LINHA DE KM² 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 PERÍODO 6.032 3.551 4.951 10.267 9.178 8.417 8.219 BOA VONTADE | 29
Deter/Inpe)

Presente ao povo acreano

LBV inaugurará as novas instalações do Centro Comunitário de Assistência

Social em Rio Branco

DA REDAÇÃO

Estar onde o povo mais precisa. Essa é uma certeza quanto à atuação da Legião da Boa Vontade pelo Brasil afora. A Instituição levou muita alegria, no fim de 2022, a milhares de famílias por meio da campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, durante a qual entregou mais de 50 mil cestas de alimentos, para combater a fome que assola tantos lares de nosso país. A Esperança, expressa nessas ações solidárias da Obra, fortifica-se ainda mais neste início de 2023, sobretudo ao povo da capital acreana, já que a cidade ganhará as novas instalações do Centro Comunitário de Assistência Social da Entidade! A data de inauguração?

Marque em sua agenda: 16 de março.

Há décadas, a população de Rio Branco/AC beneficia-se com o trabalho da Obra, não só por conta de mobilizações emergenciais durante períodos de muita chuva ou seca, como também pelas iniciativas que já são tradição, a exemplo da campanha LBV — Educação: Futuro no

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Grijo 32 | BOA VONTADE
Carla

Presente!, que, na edição atual, tem como meta entregar, até o fim de março, 20 mil kits de material pedagógico para crianças, jovens e adultos.

De acordo com Antonio Paulo Espeleta, superintendente social da Legião da Boa Vontade, “faz parte do planejamento estratégico da LBV priorizar o atendimento social nas regiões com maior vulnerabilidade e contribuir com o desenvolvimento das comunidades, o que contempla as regiões Norte e Nordeste. Dentro dos objetivos, estão a diversificação de serviços e programas ofertados e a ampliação de ações humanitárias, como combate à fome e o atendimento às pessoas que sofrem discriminações e exclusões”.

De fato, a realidade local pede maior atenção às vulnerabilidades sociais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o número de acreanos vivendo abaixo da linha da pobreza aumentou 18,6% em comparação com 2020, atingindo 417,4 mil indivíduos. A quantidade de pes-

soas em situação de extrema pobreza saltou para 64% no mesmo período, totalizando 146,8 mil, ou seja, quase metade dos cidadãos (46,9%) e aproximadamente dois em cada 10 em condição de miséria extrema. Outro índice preocupante no Estado é o da violência doméstica. Em 2022, a Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco fez 2.835 atendimentos multidisciplinares — psicológicos e de assistência social — a vítimas e autores. O Acre voltou a ser um dos Estados com a maior taxa de assassinato do sexo feminino do país. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ele registrou taxa de 2,7 feminicídios por 100 mil mulheres em 2021. A situação é tão alarmante que, no fim do ano passado, o governo sancionou a Política Estadual de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e às Órfãs de Feminicídio no Acre, que estabelece pagamento de um auxílio a crianças e adolescentes de até 18 anos prejudicados pelo crime.

“O principal empregador da capital é o serviço público, e a falta de oportunidades em

Fotos:
BOA VONTADE | 33
Carla Grijo

ocupação útil, como empregos, cursos gratuitos, recreações para crianças e adolescentes, é a maior causadora das vulnerabilidades sociais e econômicas. A

informalidade é uma das principais fontes de renda para essas famílias, agregada aos benefícios sociais do Governo Federal”, expôs Janilson Mendonça, gestor administrativo da nova unidade.

Considerando essas e outras problemáticas, com as novas instalações, o Centro Comunitário contribuirá com a população local ao estimular a autonomia e a formação cidadã, a potencialização da condição de escolher e de decidir e o estímulo à participação dos atendidos na vida pública e do território.

COMO SERÁ O ATENDIMENTO

Tudo já está sendo preparado para receber até 100 famílias no local. Inicialmente, serão ofertados os seguintes serviços de convivência e fortalecimento de vínculos: Vida Plena (destinado aos idosos) e Vivência Solidária (cujo público-alvo é de adultos entre 30 e 59 anos). Eles visam assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural; propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; e contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos adultos no sistema educacional, no mundo do trabalho e no sistema de saúde básica e complementar.

Janilson Mendonça
ASSISTÊNCIA SOCIAL 34 | BOA VONTADE
Carla Grijo

Vale destacar que, a fim de promover o bem-estar dos usuários fora da unidade, o novo Centro Comunitário da LBV atuará com a rede de proteção social na ocorrência de situações de risco, entre estas a já citada violência doméstica, o desemprego e a falta de acesso a serviços essenciais, como habitação, saneamento básico, energia elétrica, saúde e educação. Ou seja, as necessidades essenciais dos beneficiados com a ação poderão ser diagnosticadas, e, para a efetivação dos direitos que as garantem, outros órgãos do Poder Público, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), poderão ser acionados.

DETALHES DO PRÉDIO

Toda a mobilização para oferecer esse presente ao povo acreano já ocorre há meses, superando vários empecilhos. “O maior desafio foi encontrar um imóvel adequado nas comunidades mais vulneráveis da cidade, o que conseguimos e adaptamos de acordo com o padrão de qualidade da LBV. Outro problema vencido com o esforço e a dedicação da equipe de colaboradores e voluntários da Instituição foi o envio de materiais que não são encontrados no local, por causa da distância dos grandes centros do país. Foram necessárias duas viagens com o caminhão próprio da Entidade, percorrendo cerca de 14 mil quilômetros. Cada viagem levou 11 dias entre ida e volta”, explica Antonio Paulo.

O prédio localiza-se na Rodovia Transacreana, 310, bairro Ayrton Senna, no Primeiro Distrito. Ele conta com garagem, recepção, salas de atividades e um espaço para a assistente social e outro para o gestor, copa, depósito e banheiros. A nova unidade terá capacidade de receber, inclusive, pessoas de municípios limítrofes,

como Bujari e Senador Guiomard. Os interessados no atendimento podem entrar em contato com a Instituição pelo número (68) 3223-0498.

Em breve, a revista BOA VONTADE repercutirá os detalhes dessa inauguração tão esperada. Nossa gratidão a você, amigo(a) doador(a), por confiar e colaborar com a Legião da Boa Vontade e ser a base para o que vem realizando ao longo de seus 73 anos de existência, “por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz”. Que em 2023 continuemos cerrando fileiras nas ações fraternas e solidárias da Entidade!

BOA VONTADE | 35
Fotos: Janilson Mendonça

Foco na inclusão

Serviço de convivência da LBV ajuda família a superar limitações da Síndrome de Down

Osorriso no rostinho de Maria Eduarda, 7 anos, quando chega ao Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Piracicaba/SP revela como uma menina, num período de menos de um ano de convivência na unidade da Instituição, venceu dificuldades. Essa paz no coração foi a maior conquista dela e de sua mãe, Maria Luzeni de Souza Oliveira, 46. “A minha filha se desenvolveu bastante aqui, tanto no modo de falar quanto nas amizades. A Eduarda gosta do local, dos educadores, dos coleguinhas... Está bem mais feliz, comunicativa e educada. Eu só tenho gratidão para com a LBV!”, destaca a genitora.

Duda, como é chamada carinhosamente pela equipe e pelos demais usuários do serviço Criança: Futuro no Presente!, nasceu com Síndrome de Down (SD), e sua mãe teve de cuidar sozinha de sua criação e de seu sustento. A história dessas duas pode ajudar pais, familia-

HISTÓRIA DE VIDA
36 | BOA VONTADE
LEILA MARCO

300 mil brasileiros com Down

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil a cada 700 nascimentos ocorre um caso de trissomia 21. A estimativa é de que o número total chegue a 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

Izabela Lobianco

res e a sociedade como um todo a superar qualquer tipo de rejeição, pois, se existem algumas limitações em consequência do Down, há também, com o estímulo e incentivo certos, um retorno incrível proporcionado por esses indivíduos.

Foi assim com Maria Eduarda, que inicialmente teve uma superproteção de sua mãe como forma de compensar algumas vulnerabilidades sociais. A atitude natural de Maria Luzeni para tentar salvaguardar a menina foi sendo contornada pela equipe multiprofissional da Legião da Boa Vontade. “Hoje, ela é a própria independência, quer tentar fazer tudo sozinha, e eu deixo. Só quando ela vê que não consegue mesmo é que pede a minha ajuda”, afirma a genitora ao ver a autonomia conquistada por Duda. Após muitas conversas, a formação de uma rede de apoio, envolvendo órgãos do governo e outras organizações da sociedade civil, aos poucos apresenta

O que é Síndrome de Down

Relatada pela primeira vez em 1866, pelo pediatra e pesquisador inglês John Langdon Down (1828-1896), a Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética causada pela divisão celular atípica durante o período gestacional. As pessoas com Down possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso, é conhecida também como trissomia do cromossomo 21. Esses indivíduos apresentam 47 cromossomos e não 46, como a maior parte da população. A condição está associada por algumas semelhanças na aparência. Esse material genético pode ser responsável também pela maior incidência de alguns problemas de saúde que ocorrem com maior frequência: malformações cardíacas e gastrointestinais, doenças da tireoide, problemas de visão e audição etc.

Quanto mais cedo começar a estimulação das crianças com SD, melhor, de preferência nos pri meiros meses de vida para que atinjam seu potencial individual. Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de incluir esses cidadãos, de maneira que tenham oportunidade no Esporte, na Educação, no trabalho e na vida social, foi criado o Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, dia escolhido para remeter às três cópias do cromossomo 21.

HISTÓRIA DE VIDA Izabela Lobianco 38 | BOA VONTADE

das pelos profissionais da Instituição, foi essencial para que novos horizontes fossem descortinados. “O psicólogo conversou bastante comigo, e venci certos tipos de medos, de não conseguir ir adiante com a Maria Eduarda, de estar deixando passar certas coisas... Eu ouço o conselho de amigos, como os que recebo aqui na LBV, de que tudo passa, são fases, e isso me conforta e vejo que é verdade”, ressalta.

A assistente social da unidade, Andréa Fernanda Ramos, recorda que a garota tinha dificuldade de se relacionar logo que iniciou no serviço e também “colocava vários objetos na boca, algo comum em crianças menores. Isso era motivo de grande preocupação para a mãe, porque a atendida poderia se engasgar, e a gente conseguiu superar com ela. Além disso, a atendida não se alimentava sozinha nem conseguia manusear certos mate-

Atendimento integral

Os serviços de convivência promovidos pela Legião da Boa Vontade procuram cuidar de forma integral das famílias dos atendidos, com ações transversais, a exemplo do incentivo à continuação dos estudos e ao aprimoramento profissional, além da atenção com o emocional de quem busca a LBV em horas tão difíceis, em que a junção de problemas leva boa parte dessas pessoas a não enxergar uma solução. Maria Luzeni passou por momentos assim diversas vezes. “A LBV é uma segunda família para mim. Quantas vezes busquei a Instituição porque precisava de uma palavra de conforto... Aí eu conversava, desabafava... Às vezes, era uma coisa fácil, e eu, com a cabeça tão cheia, não abria a minha mente, pela situação de angústia, de ansiedade. Depois que saía da LBV, estava mais leve, confiante, e conseguia levar a vida adiante.”

Ela, que vive com um salário-mínimo, revela que em vários meses falta o básico em casa e que é na Orga“A LBV me ajuda em pontos essenciais, porque, em situações de dificuldade, de aperto, recebo a cesta de alimentos da Instituição. Sem falar nas guloseimas que dão para a Maria Eduarda, são produtos que eu não poderia comprar”, conta.

“Minha gratidão a todos os que ajudam a LBV, a colaboração de vocês é muito importante para manter esse ambiente [, o Centro Comunitário de Assistência Social,] que cuida, educa, alimenta [as crianças], tanto física como espiritualmente, o que é muito bom! É uma Instituição de grande valor tanto para os nossos filhos quanto para a gente que é mãe e pai. Saibam que esse trabalho vale a pena, faz a diferença

BOA VONTADE | 39
Izabela Lobianco

HISTÓRIA DE VIDA

“A Duda tem um humor incrível, é uma criança brincalhona. A relação dela com jogar bola e o futebol é muito forte; sempre que conseguimos trazer isso para o momento do brincar, é muito bom, vemos o grupo junto com ela, interagindo e criando estratégias dentro do jogo”, afirma o educador Felipe Tognoli.

riais para as atividades, e a gente tem percebido quanto ela venceu essas fragilidades. Hoje, a Maria Eduarda almoça, toma café da tarde sozinha, escolhe o que quer comer, e não desperdiça; tem uma coordenação motora afinada e está mais organizada, possui uma autonomia grande, sente-se pertencente ao grupo”.

Em outubro do ano passado, um passeio com as crianças e os adolescentes do serviço foi mais um passo relevante nessa trajetória de crescimento. Maria Eduarda nunca havia saído em uma atividade externa sem a figura ma“Para nós, foi um presente, porque tivemos uma fala significativa da mãe, que autorizou a saída pela confiança que tinha na LBV. A Maria Eduarda ampliou muito a vivência dela, tanto de forma comportamental, expressiva, quanto aproveitou e se integrou à atividade. Era só observar as expressões faciais e corporais dela para ver como ficou contente, e nós, da mesma

40 | BOA VONTADE
Fotos: Izabela Lobianco

forma, ficamos felizes por ter oferecido essa oportunidade de ampliação de mundo”, afirma a assistente social.

AFETIVIDADE

Outro fato que emociona e dá novo ânimo a Maria Luzeni é ver o carinho dos coleguinhas da garota: “Eu vejo o comportamento das outras crianças com a minha filha, não só os da idade dela, mas até dos bem maiores, que falam com ela: ‘A Duda chegou, que bom!’ Então, fico bastante feliz!”

Luzeni conta que a participação no serviço de convivência da Entidade tem fortalecido habilidades importantes para a vida em comum, habilitando a menina para o convívio em sociedade, fortalecendo, assim, sua autoconfiança. “Meu sonho é a independência dela, que possa trabalhar, estar na sociedade sem exclusão. Que ela seja uma criança como qualquer outra, que siga em frente e seja uma adulta feliz. Se continuar assim, tenho muita fé que conseguirá”, concluiu.

Criança: Futuro no Presente!

Por meio desse serviço, a Legião da Boa Vontade busca garantir a meninas e a meninos de 6 a 15 anos de idade o direito à proteção social e ao acesso a atividades socioeducativas que propiciem seu desenvolvimento integral. Além disso, oferece tranquilidade às famílias para que possam trabalhar, pois sabem que os filhos estão em local seguro e saudável, longe da violência das ruas.

Em Piracicaba/SP, são mais de 100 crianças e adolescentes que participam dessa ação no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua Lázaro Lozano, 46, Vila Monteiro, tel.: (19) 3433-0948. Essa turminha se desenvolve com atividades diárias lúdicas, esportivas e culturais, que promovem a socialização, o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências. Todos os anos os atendidos são beneficiados também com kits de material pedagógico e uniforme.

BOA VONTADE | 41
Fotos: Izabela Lobianco

VEM AÍ A INAUGURAÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL DA LB V DOS

Muito aguardada pela comunidade da cidade de Newark, em New Jersey, a inauguração das novas instalações do Centro Educacional e de Assistência Social José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos, no bairro de Ironbound, ocorrerá no próximo 4 de março. A unidade oferecerá um futuro melhor para crianças e pessoas em situação de risco social. Mesmo antes da data oficial de início dos serviços, a obra já tem ofere-

LBV É AÇÃO
Fotos: Arquivo BV
EUA
42 | BOA VONTADE

cido uma gama de atividades em favor da comunidade, como a distribuição de cestas de alimentos e kits pedagógicos. Neste primeiro momento, já estão funcionando o berçário e o maternal, a ideia é que, em breve, o atendimento se estenda a toda a Educação Infantil e que serviços socioeducacionais para crianças e adolescentes, de zero

BOA VONTADE | 43

a 13 anos, no período contrário ao da escola, sejam ofertados a eles.

Todas essas ações terão como base a Pedagogia do Afeto (dirigida a crianças de até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), criadas pelo educador Paiva Netto, que é homenageado com o nome da unidade e que aniversaria em março. Trata-se de uma metodologia aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducativos desenvolvidos pela LBV em comunidades em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no exterior, por valorizar “cérebro e coração”, ou seja, intelecto e emoções. Acompanhe, na próxima edição da revista, a cobertura completa do evento.

LBV É AÇÃO Fotos: Arquivo BV 44 | BOA VONTADE

Confiança, transparência, seriedade: marcas da LB V

Entre setembro e dezembro de 2022, mais de 1,3 milhão de refeições servidas em suas escolas, Centros Comunitários de Assistência Social e abrigos para idosos. Ainda no fim do ano passado, mais de 50 mil cestas de alimentos entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões do Brasil. Esses expressivos números alcançados pela Legião da Boa Vontade ilustram quão gigante foi o trabalho da Instituição ao longo do referido período, realizando milhares de atendimentos e benefícios às parcelas mais necessitadas da população — sempre com a indispensável palavra de conforto e encorajamento para a superação dos desafios.

Contemplando todas as faixas etárias e atenta às necessidades sociais vigentes, em mais um ciclo que se fechou, a LBV cumpriu honrosamente a sua missão de “Promover Desenvolvimento Social, Solidário e Sustentável, Educação e Cultura, Arte e Esporte, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário”. Tudo isso graças à colaboração do povo, que continua confiando na ação da Entidade e ajudando com doações.

Na próxima edição da revista BOA VONTADE, o(a) amigo(a) leitor(a) poderá tomar ciência do Balanço Social da LBV em 2022, conferindo a prestação de contas da Obra e entusiasmando-se com os resultados tão positivos. Legião da Boa Vontade: 73 anos trabalhando “por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz”.

Bianca Gunha Solange Silva Lucas Porto Velho/RO Luziânia/GO Curitiba/PR José Gonçalo

Campanha de educação da LBV em destaque

Tradicionalmente, a cada novo ano, a Legião da Boa Vontade realiza a sua campanha LBV — Educação: Futuro no Presente! Em 2023, a meta é entregar, até o fim de março, 20 mil kits de material pedagógico a crianças, jovens e adultos. Trata-se de significativa ajuda às famílias mais carentes, que não podem adquirir os itens, e um incentivo à continuidade dos estudos.

A iniciativa conta com o apoio de inúmeros veículos de comunicação Brasil afora. A seguir, ressaltamos alguns deles: o jornal Gazeta Regional , de Jaguariúna/SP; os portais SB 24 Horas e Região Hoje, de Santa Bárbara D’Oeste/SP; o portal do jornal Primeira Edição , de Carapicuíba/SP; os sites Raquel Baracat e O Canal da Lili; o portal Atibaia News; os jornais Folha de

LBV É AÇÃO
Fotos: João Nery 46 | BOA VONTADE

LBV e Religião do Terceiro Milênio participaram da Lavagem do Bonfim

Os festejos do Senhor do Bonfim retornaram depois de dois anos da pandemia da Covid-19 e reuniram, mais uma vez, representantes de diversas religiões, turistas e autoridades. Realizada na cidade de Salvador, a segunda maior manifestação popular da

LBV É AÇÃO
Lucas Rodrigues
Fotos:

Bahia e Patrimônio Imaterial Nacional teve início em 5 de janeiro e durou dez dias.

A famosa lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim ocorreu no dia 12. Nessa data, a Legião da Boa Vontade e a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo participaram pela 30a vez do evento, levando a Majestosa Estampa de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. O momento contou com a presença de milhares de pessoas, celebrando a Fé, a união e o fim da intolerância religiosa.

Valeu, Unimed!

Nosso agradecimento à Unimed, que colaborou com importante doação à unidade da LBV em Campinas/SP. Os recursos foram empregados na reforma que tem sido feita no local, contemplando remoção, limpeza, aterramento e recolocação das pedras externas, instalação de 15 sapatas para sustentação do prédio, remoção e aplicação das pastilhas de azulejo nas salas de atividades e pintura das grades e pilares externos.

BOA VONTADE | 49
Fotos: Izabela Lobianco

Respeito e admiração entram em campo

Meninas e meninos atendidos no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Campinas/SP homenagearam o técnico do Guarani Futebol Clube, Mozart Santos Batista Júnior, pelo Dia do Treinador de Futebol, celebrado em 14 de janeiro. A felicitação ocorreu no pátio do Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Ação semelhante deu-se em Piracicaba/SP, onde a garotada atendida pela Instituição cumprimentou o querido Cléber Gaúcho, técnico do Esporte Clube XV de Novembro, mais conhecido como XV de Piracicaba.

No Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro/RJ, o reconhecimento foi dado a Felipe Surian, treinador da Portuguesa, da capital fluminense. Todos ficaram muito felizes ao receber o carinho das crianças e dos educadores da Entidade.

LBV É AÇÃO
César Faria
Pedro Felipe
50 | BOA VONTADE
Nilce Afonso

No Esporte, o sucesso da geração que dá certo

No dia 15 de janeiro, 40 atletas de seis comunidades da equipe da Geração UPP participaram do Campeonato Internacional de Jiu-Jítsu em Guarapari/ES e fizeram bonito na primeira etapa sul-americana da AJP Tour em 2023. As conquistas foram muitas: 21 medalhas, com direito a 9 de ouro, 10 de prata e duas de bronze, garantindo a sexta colocação geral entre 90 equipes que competiram no evento da Federação de Jiu-Jítsu de Abu Dhabi.

A Legião da Boa Vontade e a Super Rádio Brasil (940 AM) fazem parte do grupo de apoiadores da iniciativa, e sua contribuição ao desporto foi destaque em vários veículos de comunicação, entre eles os portais Extra, UOL, RedeTV!, Portal do Vale Tudo e Tatame. O projeto Geração UPP é promovido em comunidades cariocas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e, há mais de 13 anos, conta com a parceria da LBV, da Super Rádio Brasil, do Team Nogueira, da Prime Esportes, Boomboxe, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e de Segurança Pública.

O influenciador digital e editor-chefe do jornal A Voz das Comunidades, Rene Silva, registrou o fato de os jovens terem conseguido patrocínio para o ônibus da viagem. Considerado pela revista Forbes uma das pessoas com menos de 30 anos mais influentes do mundo e, pelo jornal britânico The Guardian, um dos seis jovens que estão mudando o mundo, ele declarou em suas redes sociais: “Tenho muito orgulho de apoiar o projeto Geração UPP, que atua com crianças e jovens de favelas do Rio de Janeiro no incentivo ao Esporte e à Educação”.

BOA VONTADE | 51

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.