#277 BOA VONTADE

Page 1

no pódio e na Vida

oportunidades a jovens de baixa renda para se desenvolverem no esporte de alto rendimento

CULTURA DE

LB V dá
Campeões
PAZ Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, reúne participantes de diversos países em edição on-line PROTEÇÃO À MULHER Em entrevista, Maria da Penha resgata o histórico da importante Lei que leva seu nome
De comunidade carioca, Rebeca Fonseca é uma das grandes promessas do wrestling.

PRECE DA VIGILÂNCIA ESPIRITUAL (ORAÇÃO NOTURNA)

Alziro Zarur (1914-1979)

Deus Está Presente!

Meu Jesus, que a Gloriosa Falange de São Francisco de Assis, Patrono da Divina Legião da Boa Vontade, guarde o meu Espírito, não somente o meu corpo, enquanto durmo. E, se eu vier a sofrer um ataque da treva, que esteja apto (ou apta) a revidá-lo instantaneamente. Mas peço a Tua misericordiosa proteção, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Viva Jesus!

* Você pode acompanhar pela Super Rede Boa Vontade de Comunicação essa prece de autoria do saudoso fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur, na bela interpretação de Paiva Netto, presidente da Instituição. Acesse: https://www. youtube.com/watch?v=XqYW8fpLTHo

TRATADO DO NOVO MANDAMENTO DE JESUS

A Espiritualmente Revolucionária Ordem Supremado Divino Mestre representa o diferencial da Legião daBoa Vontade e é a base de todas as suas ações de pro-moção espiritual, social e humana, pela força do AmorFraterno, por Ele trazido ao mundo.

Ensinou Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista:

“13:34 Novo Mandamento vos dou: amai-vos como Eu vos amei.13:35 Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros.

Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vóspermanecerem, pedi o que quiserdes, e vos será concedido.15:8 A glória de meu Pai está em que deis muito fruto; e assimsereis meus discípulos.

15:7

15:10

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereisno meu Amor; assim como tenho guardado os mandamentos demeu Pai e permaneço no Seu Amor.

Tenho-vos dito estas coisas a fim de que a minha alegriaesteja em vós e a vossa alegria seja completa.

15:11

15:12 O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vostenho amado. 15:13 Não há maior Amor do que doar a própriavida pelos seus amigos. 15:14 E vós sereis meus amigos se fizerdeso que Eu vos mando. 15:17 E Eu vos mando isto: amai-vos comoEu vos amei.

15:15

Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabeo que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porquetudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer.

15:16 Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Euque vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos,de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quantopedirdes ao Pai em meu nome Ele vos conceda.

15:17 E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenhoamado. 15:9 Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eutambém vos amo. Permanecei no meu Amor”.

(Tratado do Novo Mandamento de Jesus, reunido por Paiva Netto,consoante o Santo Evangelho do Cristo de Deus, segundo João, 13:34 e 35; e 15:7, 8, 10 a 17 e 9.)

Revista apolítica e apartidária da Espiritualidade Ecumênica

BOA VONTADE é uma publicação da LBV, lançada pela Editora Elevação. Registrada sob o no 18.166 no livro “B” do 9o Cartório de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo.

DIRETOR E EDITOR RESPONSÁVEL: Francisco de Assis Periotto — MTE/DRTE/RJ 19.916 JP

CHEFE DE REDAÇÃO: Rodrigo de Oliveira — MTE/DRTE/SP 42.853 JP

COORDENAÇÃO-GERAL DE PAUTA: Gerdeilson Botelho

SUPERINTENDÊNCIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO: Gizelle Tonin de Almeida

EQUIPE ELEVAÇÃO: Adriane Schirmer, Carolina Salomão, Cida Linares, Leila Marco, Leilla Tonin, Mariane de Oliveira Luz, Mário Augusto Brandão, Neuza Alves, Nicholas de Paiva, Vivian R. Ferreira, Walter Periotto, Wanderly Albieri Baptista, Wellington Carvalho de Souza e William Luz.

CAPA E PROJETO GRÁFICO: Helen Winkler

DIAGRAMAÇÃO: Diego Ciusz e Helen Winkler

FOTO DE CAPA: Cássio Bernardo

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Doraci, 90 • CEP 01134-050 • Bom Retiro • São Paulo/SP • Tel.: (11) 3225-4971 • Caixa Postal 13.833-9 • CEP 01216-970 Internet: boavontade.com E-mail: info@boavontade.com

A revista BOA VONTADE não

SUMÁRIO
se responsabiliza por conceitos e opiniões em seus artigos assinados. A publicação obedece ao elevado propósito de estimular o debate dos temas relevantes brasileiros e mundiais e de refletir as tendências do pensamento contemporâneo. ANO 66 • EDIÇÃO 277 • NOVEMBRO/2022 Edição fechada em 31/10/2022 6 Mensagem de Paiva Netto “Não há morte em nenhum ponto do Universo” 12 Esporte Sonho olímpico nas comunidades 18 Campanhas Urgência na luta contra a fome 24 Direitos Humanos Proteção à mulher 36 Espírito e Ciência Ciência e Fé por uma Cultura de Paz 54 Espiritualidade Ecumênica Agasalho para o sentimento 64 LBV é ação 6 12 54 CANAIS DA LBV NA INTERNET www.lbv.org.br Facebook: LBVBrasil Instagram: LBVBrasil Youtube: LBV Videos Twitter: @LBVBrasil 24 BOA VONTADE | 5
MENSAGEM DE PAIVA NETTO 6 | BOA VONTADE

“Não há morte em nenhum ponto do Universo”

PAIVA NETTO ESCREVE www.shuterstock.com

JOSÉ DE PAIVA NETTO é escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É presidente da Legião da Boa Vontade (LBV). Membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter), é filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central. É autor de referência internacional na defesa dos direitos humanos e na conceituação da causa da Cidadania e da Espiritualidade Ecumênicas, que, segundo ele, constituem “o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo comum da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Justiça, da Misericórdia, da Ética, da Honestidade, da Generosidade, do Amor Fraterno”

Dois de Novembro é o chamado dia dos mortos. Certa feita, um repórter perguntou-me se costu mava orar por eles. Respondi-lhe: Naturalmente. Sentimos saudade daqueles que nos antecederam no caminho da Grande Pátria Espiritual, o Mundo da Ver dade. Lembremo-nos dos parentes e amigos com muito carinho. Compreende-se a saudade, mas não convém alimentar tristeza, porque isso perturba a Alma da pes soa amada. Eles estão mais vivos do que nunca. Nada morre. Basta ver que o cadáver, que vestiu o Espírito, também se transforma em vida, em bilhões de formas minúsculas. A morte é um boato. O saudoso radia lista, jornalista, poeta e escritor Alziro Zarur (19141979) ensinava que

— não há morte em nenhum ponto do Universo.

Deus não é morte. É Vida. E Vida Eterna. O próprio Jesus revelou aos Seus Discípulos que o Pai Celestial universalmente governa seres imortais. E arrematou:

Deus não é Deus de mortos, mas de vivos. Por não crerdes nisso, errais muito (Evangelho, segundo Marcos, 12:27; e Lucas, 20:38).

Aqueles que amamos não morrem jamais, mesmo que se encontrem no Mundo Espiritual. Muitos perma necem invisíveis ao nosso lado, ajudando-nos; outros podem, até mesmo, precisar de nossas preces. Oremos por eles, para que, quando chegar a nossa vez, alguém ore por nós, e agradeçamos a Deus por ser Deus de vi vos. Os mortos não morrem.

Blaise Pascal (1623-1662) já definira:

MENSAGEM DE PAIVA NETTO
O grande segredo da Vida é, amando a Vida, saber preparar-se para a morte, ou Vida Eterna. Ressalte-se, na hora certa determinada por Deus.
8 | BOA VONTADE

— A imortalidade da Alma tem para o homem tamanha importância, in teressa-lhe tão profundamente, que é preciso ter perdido toda a sensibilidade para ser-se indiferente ao seu conheci mento .

O GRANDE EQUÍVOCO DA HUMANIDADE

O grande equívoco da humanidade é viver como se após a morte nada hou vesse. Revelam os Mentores Espirituais que um dos maiores dramas na Pátria da Verdade é a chegada de multidões livres das algemas da carne, mas completamen te ignorantes do que seja o Mundo Invi sível. É uma terrível falha das religiões na atualidade. Escreveu Laurinda V. de Mello , na psicografia de Francisco Cândido Xavier (1910-2002), que

— a morte do corpo, para quem não se preparou conscientemente, é sempre um golpe muito grande para o Espírito.

Eis que o grande segredo da Vida é, amando a Vida , saber preparar-se para a morte, ou Vida Eterna. Ressalte-se, na hora certa determinada por Deus. Por isso, com insistência, o fundador da Legião da Boa Vontade alertava que

— o suicídio não resolve as angústias de ninguém.

Goethe (1749-1832) costumava dizer que

— os que não acreditam em outra vida já estão mortos mesmo nesta.

Ninguém morre. Torna-se apenas invisível aos nossos olhos materiais. Foi o que entendeu Fernando Pessoa (18881935), o famoso vate português, ao escre ver em “Cancioneiro”:

— A morte é a curva da estrada. Mor rer é só não ser visto.

Ele ressuscitou, obra de Jon McNaughton. Marcos Lucas Alziro Zarur Fotos: Reprodução
BV BOA VONTADE | 9

TUDO É VIDA

Como dizia Zarur, “não há morte em nenhum ponto do Universo. Tudo é Vida, porque Deus é Vida”.

NÃO SE MATE, PORQUE VOCÊ CONTINUARÁ VIVO

A Vida é eterna. Por isso praticar o suicídio é a extrema loucura, pois quem se mata vai descobrir-se, no Outro Lado, mais vivo do que nunca, a sofrer as terrí veis consequências do seu ato de tremen da rebeldia contra a Sábia Lei Divina, que nos governa e governa o Universo. Matar-se abala, por largo tempo, a exis tência do Espírito, pois ofende a Lei que rege o Universo. Honremos, pois, o extraordinário dom que Deus nos concedeu, que é a Vida , e Ele sempre virá em nosso socorro pelos mais inima gináveis e eficientes processos. Subs tancial é que saibamos humildemente entender os Seus recados e os aplique mos com a Boa Vontade e a eficácia que Ele espera de nós. A permanente sin tonia com o Poder Divino só nos pode capacitar o Espírito , para que

tenha condições de sobreviver à dor, mesmo que em plena conflagração dos destemperos humanos. A continuação da existência após a morte jamais pode rá ser justificativa para o suicídio. Todos continuamos vivos. (...)

A MORTE NÃO É MAIS O LÚGUBRE INGRESSO PARA O NADA

Para finalizar, ofereço a todos vocês que me honram com a sua leitura esta refle xão que publiquei em minha mais recente obra, Jesus, o Libertador Divino, lançada em 21 de outubro de 2022, durante as ce lebrações dos 33 anos do Templo da Boa Vontade, em Brasília/DF. O trecho encon tra-se no capítulo “Mensagem do Túmulo Vazio”, originário de documento que en viei, em de 25 de agosto de 1997, aos que

MENSAGEM DE PAIVA NETTO
Honremos o extraordinário dom que Deus nos concedeu, que é a Vida, e Ele sempre virá em nosso socorro pelos mais inimagináveis e eficientes processos. Fotos: Reprodução BV Goethe Chico Xavier Fernando Pessoa Blaise Pascal * Instituições da Boa Vontade (IBVs) — Formadas pela Legião da Boa Vontade (LBV); pela Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo; pela Fundação José de Paiva Netto; pela Fundação Boa Vontade; e pela Associação Educacional Boa Vontade.
10 | BOA VONTADE

comigo labutam nas Instituições da Boa Vontade (IBVs)*:

Com a Ressurreição de Jesus, a morte deixou de ser o lúgubre ingresso para o Nada; porquanto, na ver dade, é a esplendorosa revelação de que a felicidade em Deus — o Provedor de tudo o que moralmente necessitamos, para li vrar-nos das mais profundas carências — é eterna, como perenes são as realizações do Bem, na Terra e no Espaço.

Respeitemos a Vida, e ela nos aben çoará com a prosperidade e a liberdade espirituais que antecedem todo o conten tamento.

Quando o Celeste Amigo revelou o Tú mulo Vazio, acabou com os impossíveis, porque ressuscitou, conforme prometera, da morte para a Eternidade. E nós, com Ele. Graças a Deus!

O túmulo vazio, na concepção de Frank P. Ordaz. Fotos: Reprodução BV paivanetto@lbv.org.br | www.paivanetto.com
BOA VONTADE | 11

Sonho Olímpico nas comunidades

Projeto Geração UPP, com apoio de parceiros, a exemplo da L B V , tem tirado crianças e jovens das ruas e oferecido oportunidades para que se tornem atletas de alto rendimento

ESPORTE

Em períodos de grandes competições, como o da Copa do Mundo de 2022, no Catar, que se realizará de 20 de novembro a 18 de de zembro, o Esporte entra no radar dos públicos mais variados. É a oportunidade também de conversar e voltar o olhar para além do fute bol, do basquete, do vôlei, modalidades mais conhecidas, e se atentar ao desporto em geral, como indispensável agente social, educativo, agregador de saúde e de bem-estar físico e psi cológico. Um exemplo dessa ação transforma dora vamos encontrar no Rio de Janeiro/RJ, no projeto Geração UPP, do qual a Legião da Boa Vontade (LBV) é parceira, tendo abraça do a causa logo no início dos seus trabalhos, há mais de 13 anos. Atualmente, a iniciativa be neficia 28 comunidades da capital fluminense, com mais de 50 projetos.

Entre as artes marciais ensinadas nesses centros de treinamento está o wrestling, luta que mistura força e destreza dos atletas, em um combate que envolve dois adversários. O obje tivo é controlar os movimentos do oponente, fazendo-o encostar as costas no chão. No pro grama olímpico, o esporte é disputado em duas

Divulgação
Alexandre Loureiro/COB
BOA VONTADE | 13

modalidades: Estilo Livre e Greco-Romano. Graças ao Geração UPP, jovens de lo calidades vulneráveis da cidade estão entre os representantes mais destacados de cam peonatos estudantis do Brasil, e alguns já se notabilizam em disputas internacionais. Vale dizer que se trata de um celeiro de no vos valores no jiu-jítsu, judô, taekwondo, caratê e ginástica.

Entre esses medalhistas es tão Rebeca Camille de Oliveira Fonseca, 16 anos, e Kamilly Cristina, 17, duas adolescentes negras, moradoras, res pectivamente, das comunidades do Rato Molhado e do Jacarezinho. Além do amor ao mesmo esporte e de integrarem a

Seleção Brasileira de Wrestling, elas com partilham outras realidades: os pais de ambas faleceram quando eram ainda bem novas, e as mães são suas maiores incen tivadoras, dando força para que vençam as barreiras econômicas e sociais e se tor nem esportistas de alto rendimento.

Rebeca, que foi campeã sub-17 na di visão até 73 quilos nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em setembro des te ano em Aracaju/SE, tem no currículo outras realizações, como a conquista do bronze nos Jogos Sul-Americanos da Ju ventude de Rosario 2022, na Argentina, e o bom desempenho na Copa CBI, na Se letiva Gymnasiade ocorrida no Amapá, na qual ficou com o primeiro lugar. A jovem afirma que encontrou na equipe da Gera ção UPP uma segunda família: “Quando meu pai morreu, meu professor Cássio estava junto comigo, ele e meus outros professores, Marcelo e o Cardoso, sempre me ajudaram bastante”.

PedroFelipe ESPORTE
Divulgação

Rebeca reconhece que, sem o incentivo da Legião da Boa Vontade, “não seria possível chegar aonde estou agora”. E deixa sua mensagem a todos os colaboradores da Instituição: “A LBV me apoiou desde o início no esporte. Foi o quimono, a ajuda para as competições. O projeto que vocês fazem é muito lindo, tiram crianças das ruas e mostram quão bom é o esporte na vida delas. Eu quero agradecer por mim e por todas as crianças que estão entrando agora, por todo mundo”

Como a companheira de equipe, Kamilly tem dado passos largos em busca de suas metas: representou o Brasil nas Olimpía das Escolares na Normandia, França, em maio deste ano, em que ficou em 5o lugar no individual e em 2o na disputa em equipe. Em setembro, a jovem sagrou-se campeã dos Jogos da Juventude em Aracaju/SE. Em outubro, participou do camping de treinamento com a Confederação Brasi leira de Wrestling (CBW) na Paraíba. Em

De olho no torneio internacional

Outro talento que vai despontando no wrestling é Mithys Richards, de 15 anos, morador da comuni dade do Rato Molhado, no bairro do Riachuelo. Ele treina na unidade da Geração UPP no Jacarezinho, que é próxima de sua casa. Mithys foi campeão da seletiva estadual, conquistando vaga para o Cam peonato Brasileiro Sub-15 de Wrestling 2022, no qual garantiu a Medalha de Ouro. A vitória possibi litou a ele representar o país no Pan-Americano da categoria, que ocorre ainda este mês na Colômbia. Ele enxerga as atividades esportivas na comunidade como destacado agente social: “O esporte é muito importante na vida de um adolescente, para ele sair do caminho escuro e vir para um bom caminho” Não se esquece também do início difícil quando fal tava até o uniforme de treino: “A LBV nos ajudou muito, me deu o quimono e a malha de treino. Eu agradeço”. O jovem falou ainda da expectativa para o torneio internacional na Colômbia, ressaltando o empenho nos treinos para a competição e que tem o sonho de trazer mais um título para o Brasil.

Pedro Felipe Alexandre Loureiro/COB
BOA VONTADE | 15

A Geração UPP, projeto que incentiva a prática esportiva para os jovens de comunidades do Rio de Janeiro/RJ, tem a parceria da Legião da Boa Vontade; da Super Rádio Brasil AM 940; da Prime Esportes; da Boomboxe; da Secretaria de Estado de Governo; da Secretaria de Esportes e Lazer, da Polícia Militar; da Unisuam; da Casa Semente do Verbo; e da Fusion Brindes.

novembro, ocorre o circuito sul e sudeste na cidade de Maricá/RJ, finalizando com a última etapa nacional em dezembro, que será em Cuiabá/MT. Ela também acredita no poder transformador do Esporte: “Ele salva vidas e está salvando a minha, por que eu poderia estar por aí seguindo ca minhos errados... Espero ser um espelho para outras crianças”.

A esportista, ciente do papel da Edu cação para seu crescimento, traça planos para o futuro, que incluem “ajudar a famí lia e continuar os estudos, fazendo facul dade de Nutrição e de Educação Física”. Grata por tudo que vem conquistando, faz questão de agradecer a quem colabora com a Instituição: “Eu peço a todas as pessoas que vão ler [esta matéria] que deem apoio para a LBV, porque ela ajuda bebês, ado lescentes, a terceira idade. Graças a todos vocês, nós aqui estamos conseguindo con quistar o nosso objetivo e sonhos”.

Esse esforço conjunto que une instrutores, familiares e diversos atores sociais (conheça os apoiadores do projeto no destaque da foto acima) vem dando bons frutos. O treinador da equipe de wrestling da Geração UPP de Jacarezinho, Cabo Cássio Bernardo, conta que o projeto já possui credibilidade e que, graças à con quista de medalhas, esses esportistas su biram no ranking nacional, possibilitan do que quatro deles passassem a receber o bolsa atleta.

Para Cássio, o fato de ser um projeto de prevenção faz com que a iniciativa não só leve o esporte aos participantes, mas tam bém tenha um cuidado especial para com a educação deles. “A gente observa muito as notas na escola. Além disso, o esporte hoje é uma das maiores ferramentas de inclu são que existem no mundo. Quando um atleta vai para uma competição nacional, ele já aprende culturas diferentes, conhece

ESPORTE 16 | BOA VONTADE

pessoas com outros tipos de pensamentos, seja no campo da cultura, da religião... E isso levará para o restante da vida dele, porque nem todos vão chegar ao nível olímpico, mas serão certamente pessoas melhores.”

Ele é grato pelo envolvimento das várias instituições e empresas nessa ação, ressal tando o valor dela para o crescimento das novas gerações. E fala, com carinho, da presença da Legião da Boa Vontade: “A LBV tem proporcionado não só o material esportivo para eles, mas foi bastante im portante no período da pandemia, um momento delicado, em que a LBV nos abraçou, atendendo mais de 40 famílias com cestas de alimentos. [Destaco] o apoio também da Super Rádio Brasil com a di vulgação, e todos os parceiros que ajudam com a parte de logística, que é muito im portante. A gente tem viajado não só a ní vel nacional, mas internacional”.

O perigo do sedentarismo entre os jovens

O sedentarismo é um problema de saúde pública. De acordo com levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), elaborado entre 2001 e 2016 e publicado no ano de 2019, em 146 países, quatro em cada cinco adolescentes no planeta são sedentários, especialmente as meninas. No Brasil, o cenário é mais crítico: 84% de jovens de 11 a 17 anos estão incluídos nesta situação. Os autores do estudo atribuem a tendência principalmente à revolução di gital pela qual a sociedade mundial passa nesses últi mos anos.

Em todo o planeta, segundo a OMS: 81% dos adolescentes escolarizados em 2016, en tre 11 e 17 anos, não cumpriram a recomendação de uma hora diária de atividade física, o que representa um risco para a saúde atual e futura dessa geração.

Fotos: Pedro Felipe
BOA VONTADE | 17

Urgência na luta

contra a Fome

Em evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, representante da FAO atesta: “A iniciativa da Legião da Boa Vontade é fabulosa”

DA REDAÇÃO

CAMPANHAS
Vivian R. Ferreira BOA
VONTADE | 19

Cerimônia do "acender das luzes" no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro/RJ, em celebração do Dia Mundial da Alimentação 2022.

No mundo todo, mais de três bilhões de pessoas não possuem acesso a uma ali mentação saudável e 828 milhões não têm, de fato, o que comer — problemas que foram agravados por diversos fatores, entre eles a pandemia da Covid-19 e, mais recen temente, a guerra entre Rússia e Ucrânia. No Brasil, são cerca de 33 milhões de habitantes que enfrentam algum grau — leve, moderado ou grave — de fome, conforme atesta o 2o In quérito Nacional sobre Insegurança Alimen tar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pes quisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Considerando o atual cenário, o Dia Mun dial da Alimentação, celebrado em 16 de ou tubro, teve sua relevância acentuada, levando agências das Nações Unidas e organismos internacionais a chamarem a atenção para esse marco. Dezenas de autoridades do setor de agricultura e alimentação do Brasil e de outros países reuniram-se em cerimônia no Cristo

Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro/RJ, a fim de dar visibilidade à necessidade de uma ação urgente e coletiva que garanta alimentos saudáveis e acessíveis a todos.

Durante o evento, com o tema “Não deixar ninguém para trás — melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”, o referido monumento foi iluminado com a cor azul (tom da campanha no mundo inteiro, e, simultaneamente, foram iluminados os Arcos da Lapa, o monumento Estácio de Sá e o Castelo Mourisco, da Fiocruz.

A equipe da Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet) esteve presente na oportunidade. Ao ser entrevista do, Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil, afirmou que “tem crescido nos últimos anos o número de pessoas em in segurança alimentar e nutricional no planeta. E isso é algo que nos preocupa muito, porque queremos ainda atingir a meta de chegar ao

CAMPANHAS
Roberto Kattan
20 | BOA VONTADE

Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil.

Guido Santini, coordenador do programa Food for the Cities, da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.

Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil.

ano de 2030 e termos um planeta livre da fome e da extrema miséria. Sabemos que isso é possível, por isso precisamos fazer um alerta a todos os governantes para voltarem a investir em políticas públicas de combate à extrema miséria e à fome”.

Na perspectiva de Guido Santini, coor denador do programa Food for the Cities, da Organização das Nações Unidas para a Ali mentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália, “os anos a seguir serão bastante difí ceis. A pandemia foi uma adversidade muito forte, mas não é a única que temos. Há uma crise climática que está avançando rapida mente. E também o conflito na Ucrânia vai criar uma situação difícil para vários países que dependem da importação de trigo, de fertilizantes”. E prosseguiu: “É fundamental criar mesas de discussões entre governo, so ciedade civil, setor privado, academia, para desenvolver estratégias normativas que in cluam todos nos planos para enfrentar os desafios”.

Fotos: Divulgação Izabela Lobianco São José dos Campos/SP
BOA VONTADE | 21

Por sua vez, Rafael Zavala, representante da FAO em nosso país, destacou que “o combate à fome é uma tarefa de todos. Fica claro que, em países com instituições robustas, como o Brasil, é uma questão ainda maior de inter-relação e comunicação. Ele tem as ferramentas para sair da fome. Foi um exemplo mundial há cerca de 10 anos. O Brasil sabe como fazer, graças às solu ções e a parcerias locais; o país sabe como pode mos lutar contra problemas globais. A iniciativa da Legião da Boa Vontade é fabulosa. Precisamos de muitos setores locais como vocês. (...) Contem conosco, somos parceiros”

CAMPANHA DE NATAL DA LBV

Por falar nas atividades da Instituição, ela se gue somando esforços a tantos outros atores da sociedade civil que visam promover os direitos de milhares de brasileiros em situação de vulne rabilidade social. Em se tratando de segurança alimentar, o trabalho é incansável. Além do aten dimento diário em suas escolas, Centros Comuni tários de Assistência Social e abrigos para idosos, a entrega de cestas de alimentos não perecíveis e verdes (contendo legumes e verduras) continua nas comunidades mais vulneráveis, ganhando ain da mais força neste fim de ano, com a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!

A iniciativa colabora para que a Entidade man tenha o apoio ofertado regularmente aos aten didos em suas 82 unidades presentes nas cinco regiões do Brasil, nas quais servirá mais de 1,3 milhão de refeições entre setembro e dezembro deste ano. Por meio dela, a LBV ainda entregará mais de 50 mil cestas de alimentos não perecíveis às famílias que atende e a beneficiadas por orga nizações parceiras.

A Legião da Boa Vontade conta com a sua Soli dariedade, amigo(a) doador(a), para cumprir tal meta, ajudando-a a transformar essa triste reali dade de multidões famintas. Ao fazer a sua doação de maneira rápida, fácil e segura pelo site lbv.org, mais pessoas poderão ter um Natal digno.

CAMPANHAS
Egeziel Castro Kauã Roger Aparecida de Goiânia/GO Natal/RN
22 | BOA VONTADE

“É sempre um prazer conversar com vocês [da Legião da Boa Vontade]. Tenho uma admiração muito grande pelo trabalho da LBV. Aqui em Brasília/DF, fui inúmeras vezes, em momentos difíceis da minha vida, ao Templo da Boa Vontade dar aquela caminhada [pela Espiral e ficar] debaixo [do Cristal Sagrado] para tentar pensar, me conectar com o Alto, e isso sempre foi muito bom. O trabalho que a Instituição desenvolve é muito bonito. Parabéns pelas ações que vocês fazem e vamos continuar juntos. Precisamos nos unir! É possível acabar com a fome no planeta.”

Ítala Kelly Ibirá/BA DANIEL BALABAN Representante no Brasil do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas e diretor do Centro de Excelência contra a Fome
BOA VONTADE | 23
DIREITOS HUMANOS
Em entrevista exclusiva, Maria da Penha resgata o histórico da importante Lei que leva seu nome WELLINGTON CARVALHO DE SOUZA e ALAN LINCOLN
Proteção à mulher
24 | BOA VONTADE
Está atrás apenas de El Salvador, da Colômbia, da Guatemala e da Rússia. na triste lista de países com MAIOR NÚMERO DE FEMINICÍDIOS O Brasil aparece em 5o lugar Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS). www.shuterstock.com

Maria da Penha e Alan Lincoln durante entrevista realizada virtualmente, a partir dos estúdios do programa Boa Vontade Entrevista, da Boa Vontade TV, na capital fluminense. Para assistir ao bate-papo na íntegra, acesse: https:// youtu.be/ fVl4hoWDF6g

Em 10 de outubro, celebrou-se o Dia Na cional de Luta Contra a Violência à Mu lher, assunto que deve ser permanente mente tratado com máxima atenção, haja vista os lamentáveis índices que persistem até hoje no Brasil. Para se ter ideia, apenas em 2021 houve um estupro a cada 10 mi nutos e um feminicídio a cada 7 horas em nosso país, conforme apresenta o levanta mento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado em 7 de março.

Apesar de ainda estarmos bem aquém da realidade ideal que o público feminino deveria desfrutar, ocorreram avanços sig nificativos na proteção a meninas e mulhe res nos últimos anos, sinalizando que essa necessidade pode e deve ganhar maior em penho por parte de todos os cidadãos e dos órgãos públicos que os representam. En

tre os mecanismos que contribuem nesse intento constam as Delegacias da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, a Central de Atendimento à Mulher (ligue 180), os Nú cleos especializados das Defensorias Pú blicas e, sobretudo, a Lei Maria da Penha, que completou 16 anos em agosto e é uma das legislações mais relevantes, um ver dadeiro marco em favor dos direitos do público feminino, pois, com esse disposi tivo, a problemática da violência de gênero ganhou maior visibilidade e passou a ser tratada de maneira mais abrangente, séria e transversal. A propósito, pode-se consi derar que as medidas de segurança mais recentes derivam justamente da força des sa regulamentação.

Em meados de setembro, a equipe do programa Boa Vontade Entrevista, da

DIREITOS HUMANOS
26 | BOA VONTADE

Boa Vontade TV, conversou com a farma cêutica bioquímica que deu nome à Lei no 11.340/2006: Maria da Penha Maia Fernandes. O bate-papo ocorreu de for ma virtual, diretamente dos estúdios da emissora no Rio de Janeiro/RJ para a casa dela, em Fortaleza/CE. Na oportunidade, ela expôs a tragédia de ficar paraplégica por ação do ex-marido e detalhou como a sociedade vem se conscientizando quanto ao combate à violência. A seguir, os princi pais trechos da conversa.

BOA VONTADE — O que levou a se nhora a assumir a luta contra a vio lência à mulher como uma bandeira para sua vida? Maria da Penha — Fui vítima de violên cia doméstica em 1983. No primeiro mo

Em 19 de fevereiro de 2016, crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade em Fortaleza/CE parabenizaram a inspiradora da Lei no 11.340/2006 pelos então 10 anos de sanção. “[Estou] feliz, porque eu sei que vo cês estão trabalhando na questão da violên cia contra a mulher, da divulgação dessa Lei na infância. A maneira como a gente é edu cada, como aprende as coisas boas, a gente tende a reproduzir. E a LBV trabalha neste sentido; eu me sinto honrada de ter a minha causa incluída nesta ação de vocês”, disse a ativista brasileira.

Maria da Penha já foi capa em edição especial desta revista, dirigida aos participantes da Comissão do Status da Mulher, da Organização das Nações Unidas, em Nova York, Estados Unidos, nos encontros de 2009 e 2013.

A farmacêutica também ressaltou que o presidente da Instituição é um grande articula dor dessa causa: “Eu sou muito grata ao Paiva Netto pelo trabalho que ele tem desenvolvido junto às crianças na questão da Educação, da cidadania. Gostaria de parabenizar e dizer quanto isso é importante, agradecer a ele a divulgação e o compromisso que tem em rela ção à implementação da Lei Maria da Penha”.

LBV em apoio à Cultura de Paz e à igualdade de gênero
LeandroNunes Reprodução BV

“Muito obrigada por esse espaço! A Legião da Boa Vontade esteve presente em muitas oportunidades [na luta contra a violência à mulher].

Os integrantes da Instituição compareceram na minha casa algumas vezes, e sempre foi muito importante [contar com seu apoio]. Sempre levavam o trabalho de algum aluno a respeito da Lei. Fico feliz de ter tido essa oportunidade [de ser novamente entrevistada por vocês].”

mento, acreditei na versão de que havia ocorrido um assalto na minha residência, quando teria sido gravemente ferida. Essa versão perdeu [sentido] em decorrência dos depoimentos dos vizinhos e das moças que trabalhavam na minha casa. O proces so se desenvolveu. Só no ano seguinte fui ouvida, porque, durante esse período, eu estava gravemente internada. Passei por quatro meses de hospitalização e, quan do saí do hospital, fui mantida em cárcere privado, sob a alegação do meu agressor de que ele precisava cuidar de mim. De pois, sofri uma nova tentativa de homicí dio. (...) Por que houve essa mudança [no comportamento do meu ex-companheiro]? Porque o nosso casamento e o nascimento das nossas filhas deram a ele a oportuni dade de naturalizar-se brasileiro, [pois era colombiano]. Assim que ele se naturalizou,

mostrou sua verdadeira face, e eu me per di naquele relacionamento. Algumas vezes perguntei a ele se não seria melhor a gente se separar, porque não era saudável viver mos daquela maneira, ao que respondia: “Não! De você não me separo”. Então, tive que aguentar, e aconteceu a premeditação do crime, que, graças a Deus, não se conso lidou. Eu sobrevivi. A polícia destrinchou o caso e concluiu que ele tinha sido o autor da tentativa, seguindo as contradições di tas durante vários interrogatórios.

BV — Naquela época, não foi fácil punir seu agressor. O apoio de outras mulheres foi imprescindível para que a justiça fosse feita?

Maria da Penha — O julgamento demo rou oito anos para acontecer. (...) Apesar dos adiamentos [das audiências], o movi

DIREITOS HUMANOS
Salvador/BA Lucas Rodrigues
28 | BOA VONTADE

mento de mulheres estava lá na praça em frente ao fórum, com bandeirinhas nas quais se podia ler “assassino de mulheres”. Os grupos começaram a se fortalecer, e, nesse período de espera [da sentença], me incluí neles. Foi quando comecei a tomar conhecimento do que era a violência contra a mulher. Senti-me injustiçada ao ver que o país não havia feito o que devia em rela ção ao meu caso. Resolvi registrar em um livro todas as contradições encontradas no processo e as partes importantes dele. Escrevi a obra Sobrevivi... Posso contar. E eu tinha muito mais ajuda do que pensava. Havia um movimento de mulheres a nível nacional. Muitas delas receberam exem plares do meu título, e, faltando um ano para o crime prescrever, meu agressor foi a um novo julgamento, de onde saiu con denado. Essa obra serviu como carta de

Redes de apoio

• O projeto As Justiceiras oferece apoio e orientação jurídica, psicológica e médica pelo WhatsApp. • Instituto Maria da Penha • Apolônias do Bem • União de Mulheres da Amelinha Teles • Instituto Patrícia Galvão • Centro de Referência para Mulheres da UFRJ
Plataformas e apps sobre o assunto
• Mapa do Acolhimento (mapadoacolhimento.org) • PenhaS (App) • Mete a colher (meteacolher.org) Belém/PA . Ana Paula Ferreira
BOA VONTADE | 29

alforria das mulheres brasileiras, porque o movimento feminino, mais especificamen te o Centro pela Justiça e o Direito Interna cional (Cejil) e o Comitê Latino America no e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), denunciou o Brasil para a Comissão Interamericana de Direi tos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA). Meu agressor foi preso faltando seis meses para o crime prescrever porque a comissão condenou o país pelo tratamento que dava às vítimas de violência e pela falta de políticas públi cas que atendessem a essa causa.

BV — Considerando a violação de seus direitos, qual conselho dá às vítimas de vários tipos de violência? Maria da Penha — Se a mulher se sen te em uma situação desconfortável na companhia de uma pessoa agressora, se se sente diminuída, maltratada, sem di reitos naquele relacionamento e percebe que o outro deixou de ser quem era para com ela, passando a trazer sofrimento, que procure alguém do movimento de mulheres que trabalhe na área do enfren tamento da violência para se informar sobre seus direitos. Que a pessoa violen tada seja acompanhada por uma pessoa de confiança desses locais [de apoio]. In felizmente, a gente não tem políticas pú blicas como deveria. O gestor público do pequeno município poderia, sim, atender a mulher agredida, por menor que o local seja, colocando a demanda dela dentro de uma unidade de saúde, do Centro de Refe rência Especializado de Assistência Social (Creas) ou dentro do Centro de Referên cia de Assistência Social (Cras). A política pública é o primeiro local onde essa mu lher vai se inteirar sobre os seus direitos, como no Centro de Referência da Mulher. Lá, vão orientá-la sobre os seus direitos e

DIREITOS HUMANOS
A atenção à criança e à mulher para prevenção à violência é uma prioridade no trabalho da LBV. Vivian R. Ferreira Bianca Gunha São Paulo/SP Curitiba/PR
30 | BOA VONTADE

a necessidade de ela sair daquela situação, que pode terminar com feminicídio. (...) Nos casos ainda mais extremos, se ela não tiver alguém em quem possa confiar e que possa orientá-la, que ligue para o 180, que é um telefone gratuito, [com atendimen to] nacional, e tire suas dúvidas a respeito de como deve proceder. Para se ter uma noção, a primeira Delegacia da Mulher foi criada em 1985, em São Paulo/SP. No Ceará, foi em 1986. O feito foi muito gran de, mas a mulher chegava na unidade para denunciar [a agressão], e ela própria tinha de levar a intimação para o agressor. Algo ridículo! Mas era assim que funcionava. Quantas mulheres não apanharam porque foram se queixar na delegacia quanto à violência repetida dentro de casa? Quan tas não foram assassinadas por conta des sa “afronta” que estavam fazendo ao seu agressor sendo que o Estado é quem deve ria ter condição de apoiar essa denúncia? Quero dizer que foi muito o que se ven ceu, nós avançamos bastante, porém, em ritmo devagar.

BV — Podemos notar que o apoio mútuo entre as mulheres tem surti do resultado. O que mais pode me lhorar esse cenário? Maria da Penha — As mulheres pre cisam se manter unidas e cobrar de seus gestores as políticas que precisam ser im plementadas. A sociedade, ter consciência a respeito do assunto. Os órgãos de comu nicação que estão fazendo seu papel devem continuar atentos a essa cultura machista e homofóbica, porque o país tem que acolher e respeitar a todas e a todos. A gente sabe que num primeiro momento só os homens eram respeitados, as mulheres tinham que dizer “amém” a quem não as respeita vam dentro de casa. Nesse ano, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve mais

VIOLENTÔMETRO

Tome uma atitude antes que seja tarde demais!

TENHA CUIDADO, a violência tende a aumentar:

Piadas ofensivas Chantagear Mentir/enganar Ignorar/“dar um gelo” Ciumar Culpar Desqualificar Ridicularizar/ofender Humilhar em público REAJA! Não se destrua! Intimidar/ameaçar Controlar/proibir (amigos, família, dinheiro, lugares, roupas, aparência, atividades, internet, celular etc.) Destruir bens pessoais Machucar “Tapinhas, pancadinhas” Brincar de bater Beliscar/arranhar Empurrar Peça AJUDA a um PROFISSIONAL Dar tapas Chutar Confinar/prender Ameaçar com objetos ou armas Ameaçar de morte Forçar uma relação sexual Abusar sexualmente Violentar Mutilar MATAR

Fonte: Material traduzido e adaptado
do
espanhol
para
o português
pela Coordenadoria da Mulher em
Situação
de
Violência
Doméstica
e Familiar, órgão ligado
ao Tribunal de Justiça
da
Paraíba,
a
partir do texto original do Programa Institucional
de Gestión con Perspectiva de Género del IPN, México.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27
BOA VONTADE | 31

“Uma das recomendações que a OEA fez é a de se investir em Educação para a desconstrução do machismo e de outras situações muito graves, como o racismo. Essas falhas da nossa sociedade podemos corrigir por meio da Educação. Há crianças que veem o pai batendo na mãe dentro de casa, elas a percebem como submissa, veem nas suas comunidades a presença da homofobia e do racismo, desvalorizando as pretas... Essa recomendação ainda não foi aplicada na nossa educação pública, ao contrário da rede privada, que já mantém esse viés em alguns colégios.”

mulheres inscritas do que homens. Isso é muito bom, porque mostra que elas estão [disputando espaço] de igual para igual, debatendo na tribuna o que é relevante para as brasileiras e a nação. Uma das re comendações que a OEA fez é a de se in vestir em Educação para a desconstrução do machismo e de outras situações mui to graves, como o racismo. Essas falhas da nossa sociedade podemos corrigir por meio da Educação. Há crianças que veem o pai batendo na mãe dentro de casa, elas a percebem como submissa, veem nas suas comunidades a presença da homofobia e do racismo, desvalorizando as pretas... Essa recomendação ainda não foi aplicada na nossa educação pública, ao contrário da rede privada, que já mantém esse viés em alguns colégios. Se um menino foi criado em uma família violenta em que o pai era

machista e, mais tarde, esse garoto se tor nou um advogado, como é que ele vai con duzir a sua profissão, considerando que foi criado numa situação totalmente capenga para a sociedade? Assim ocorre para todas as profissões. Até mesmo grandes pesqui sadores levaram para a vida adulta o que aprenderam na infância. Por isso que ve mos advogados assassinos, médicos assas sinos etc. Portanto, o professor do Ensino Fundamental deve estar capacitado a en tender o comportamento daquelas crian ças que praticam o bullying. Ele nada mais é do que aquilo que a sociedade adulta, por vezes, faz: discrimina a todos. A criança que vem de uma família, de uma comuni dade que não respeita o outro, repete na escola [isso que aprendeu]. A desconstru ção [dos diversos tipos de violência] tem que ser feita nesse nível.

DIREITOS HUMANOS
São Paulo/SP Vivian R. Ferreira
32 | BOA VONTADE

Entendendo a Lei Maria da Penha

Ela foi sancionada em 7 de agosto de 2006. Com 46 artigos distribuídos em sete títulos, criou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (art. 226, § 8°) e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro (Convenção de Belém do Pará, Pacto de San José da Costa Rica, Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher). A seguir, alguns benefícios conquistados com o regulamento:

Em seu 7o artigo, ela enumera algumas das formas de violência que as mulheres podem sofrer. São elas, dentre outras, as violências física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

BV — Investir na atenção às novas gerações é fundamental para quebrar o ciclo de violência, inclusive para evi tar que elas também sejam vítimas? Maria da Penha — Uma pesquisa do Instituto Maria da Penha esclareceu que, para cada mulher assassinada, ficam em média três crianças na orfandade. Imagi ne quantas meninas e quantos meninos temos vítimas da violência doméstica, já que viram o próprio pai matar sua mãe. E talvez ainda estejam convivendo com esse atroz, porque não há o compromis so público de fazer um acompanhamen to com os órfãos da violência doméstica. Muitas vezes, a família tem uma estrutura financeira em que pode oferecer uma boa educação, mas do psicológico daquele pe quenino é o Estado que tem que cuidar. (...) Uma criança que vê o seu pai matar

Deixou a lesão corporal leve submissa à ação penal pública incondicionada.

Trouxe a possibilidade de condução do agressor a programas de reeducação e reestruturação.

Definiu a violência doméstica e familiar contra a mulher com base no gênero.

Elencou medidas protetivas de urgência.

Determinou a prisão em flagrante e definitiva.

Promoveu o atendimento multidisciplinar à vítima.

BOA VONTADE | 33

a mãe muito provavelmente não será uma pessoa normal. Ela precisa desconstruir o trauma. Há crianças que serão cuidadas pela mãe do agressor, que dirá: “Seu pai matou sua mãe porque ela não prestava”. Geralmente, a figura materna valoriza o fi lho, mesmo que ele seja um assassino. É necessária a desconstrução [dessa cultu ra absorvida] e também um acompanha mento dessas crianças que ficaram órfãs em razão de um ato tão destrutivo como é o assassinato de uma mulher.

BV — Como é ser um símbolo da luta contra a violência de gênero? Maria da Penha — Sinto-me totalmente recompensada por tudo que alcancei. Pela sobrevivência que Deus me permitiu, pe las filhas e pelos genros que tenho. Posso dizer que a maior alegria de um pai e de

uma mãe é dormir tranquilamente com a certeza de que no relacionamento de sua filha existe paz; de que elas estão casadas com pessoas conscientes dos direitos fe mininos, com homens que não são ma chistas. E tenho a alegria de encontrar mulheres que dizem: “Se não fosse a sua Lei, hoje eu estaria morta”. Tudo isso me faz ser muito ativa no dia de hoje, meu tempo é praticamente só para entrevistas, para gravar vídeos a populações de algu mas cidades do interior; às vezes, para a própria polícia, quando me pede para prestar uma entrevista que será utilizada num curso sobre violência contra a mu lher. Eu me sinto uma pessoa útil, apesar da paraplegia, que me impede de fazer muita coisa, mas não é só o andar que leva a gente a qualquer lugar, o pensar e o fa zer, também.

DIREITOS HUMANOS
Fortaleza/CE Suyane Lopes
34 | BOA VONTADE

O melhor conteúdo de paz e elevação onde você estiver

em

de

Agora é só dar PLAY

Preces Ecumênicas

Música Legionária

Boa Vontade TV

Super Rede Boa Vontade de Rádio

Baixe gratuitamente
sua loja
aplicativos:

Ciência e Fé por uma Cultura de Paz

Fórum internacional da LBV debate, em evento on-line, como a parceria entre esses segmentos pode ser fator de saúde, bem-estar e entendimento entre as pessoas

ESPÍRITO E CIÊNCIA
BOA VONTADE | 37

Por que no campo da construção do conhecimento se tem difundido que Razão e Fé estão em posições antagô nicas? Qual mensagem a Ciência e a Reli gião podem oferecer para a superação das diversas violências sociais no dia a dia ou nos grandes conflitos entre povos e na ções? Refletir sobre o assunto e a pontar caminhos que levem ao entendimento e à Paz foi a proposta do Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC), da Legião da Boa Vontade (LBV), realizado entre os dias 19 e 20 de outubro, em formato on-line , com a participação de palestran tes brasileiros e do exterior, que e xpuse ram conteúdos de qualidade e temas de interesse da atualidade, sendo essa uma característica histórica d a realização do e vento, que há décadas une "Ciência e Fé na trilha do equilíbrio". Após a explana

ção de cada pesquisador ou religioso, eles respondiam a questões trazidas pelos participantes, aprofundando ainda mais os assuntos tratados. O acontecimento fez parte das comemorações dos 33 anos do Templo da Boa Vontade (TBV), em Brasília/DF, completados em 21 de outu bro deste ano (veja repercussão na p. 54).

Com transmissão simultânea para quatro idiomas: português, espa nhol, inglês e Libras (Língua Brasi leira de Sinais), o encontro foi exibi do pelo canal do fórum no YouTube: youtube.com/forumespiritoeciencia.

Na abertura, o criador do FMEC, o jor nalista José de Paiva Netto, presidente da LBV e presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, foi representado pelo legionário da Boa Von tade Nicholas de Paiva, que saudou o

ESPÍRITO E CIÊNCIA
(1) Com a participação de Josué Bertolin (E), supervisor responsável do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, o encontro foi apresentado por Angélica Beck, Eduardo Izaias e Letycia Elizabeth. (2) Nicholas de Paiva, representante do dirigente da LBV no evento. 1 Egeziel CastroEmmanuel Zarur Egeziel Castro
38 | BOA VONTADE

Paiva Netto apresentou sua mensagem aos congressistas do Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC), da LBV. Em 2000, ao criar esse espaço, ele deixou claros seus objetivos principais: “(...) Conciliar o conhecimento vigente no mundo físico com o saber infinitamente amplo, situado na dimensão do Espírito Imortal, numa poderosa força a serviço dos povos (...). Nesse fórum, cizânia, radicalismos, hostilidades de todos os matizes devem permanecer afastados dos debates e das proposições religiosas, filosóficas, políticas, científicas, econômicas, artísticas, esportivas, o que mais o seja, pois o ser humano nasce na Terra para viver em sociedade, Sociedade Solidária Altruística Ecumênica (...)”

Fernando Franco Egeziel Castro Reprodução BV
2
Emmanuel Zarur
BOA VONTADE | 39

público: “Nestes dois dias de evento, serão compartilhados muitos conhecimentos, experiências e aprendizados. E, para con tribuir com esse diálogo solidário, trago as seguintes reflexões do escritor Paiva Netto acerca de tão importantes áreas do saber: ‘Religião, quando sinônimo de Soli dariedade e Misericórdia, tem de iluminar harmoniosamente a vanguarda de tudo: da Filosofia, da Ciência, da Política, da Arte, do Esporte, da Economia etc. É tam bém por intermédio dela — a Religião — que Deus, que é Amor, nos manda os mais potentes raios da Sua Generosidade’”.

Cerca de seis mil pessoas de 13 países visualizaram a transmissão deste evento internacional, do qual esta revista traz a seguir os principais trechos das apresenta ções. Boa leitura!

BV

O evento é destaque na mídia e em centros de estudos

A transmissão da edição 2022 do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, contou com cerca de seis mil visualizações e foi acompanhada em 13 países, a exemplo do Canadá, da Colômbia, da Espanha, do México, dos Países Baixos e da Romênia. Antes mes mo que fosse realizado, o encontro já chamava a aten ção, nos meses anteriores, em inúmeros veículos de comunicação que o divulgavam, bem como entre alu nos e docentes das principais universidades do Brasil, além de perfis de personalidades nas redes sociais.

Nosso agradecimento a todos os apoiadores dessa iniciativa, entre eles a Federação Espírita da Bahia; o Centro Espírita Caminho da Redenção — Mansão do

Caminho; a Ialorixá Mãe Carmem Oliveira da Silva, do Terreiro do Gantois; a Federação Nacional de Culto Afro-Brasileiro; o Centro Espírita Cidade da Luz; o Centro Umbandista Paz e Justiça; a Ialorixá Mãe Ana de Xangô, do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá; e a Brahma Kumaris, regional Salvador.

Agradecemos também a jornais, revis tas e páginas na internet nas cidades de Araxá/MG (portal Araxá); Atibaia/SP (portal Atibaia News); Brasília/DF (sites Na Hora do Brasil, Folha do Planalto, Foco Nacional, Isso é Goiás e Isso é Brasília e o blog Empreender Brasília); Brumado/BA (Jornal do Sudoeste); Cachoeirinha/RS (Folha de Cachoeirinha); Campinas/SP (site Raquel Baracat); Cam pos dos Goytacazes/RJ (jornal Exclusivo RJ); Campo Grande/MS (site A Tribuna News);

ESPÍRITO E CIÊNCIA
Arquivo
40 | BOA VONTADE

O Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, contou com transmissão simultânea em português, inglês, espanhol e Libras pelo canal do evento no YouTube. No registro feliz, a equipe de tradutores que trabalhou no encontro, a partir da esquerda, Victor, Luciano, Angélica, Felipe, Jéssica, Raquel, Ilídia, Karina e Vania.

Candeias/BA (site Candeeiro); Carapicuíba/ SP (portal Primeira Edição); Gravataí/RS (Jor nal de Gravataí); Itapema/SC (jornal A Hora); Jaguaruna/SC (Portal Jaguaruna); Maceió/ AL (jornal O Fato); Novo Progresso/PA (Fo lha do Progresso); Rio de Janeiro/RJ (jornal Monitor Mercantil); São José do Rio Pardo (portal Jornalzinho); São José do Rio Preto (jornal e portal DHoje); São Luís (blog Agora Maranhão); São Paulo/SP (Diário de Notícias e os oito jornais de bairro do grupo JBS); Três Lagoas/MS (Jornal Dia a Dia); e Trindade/GO (site Revista Portal Trindade).

Além das rádios Band News 90,3 FM; Me tropolitana 1.090 AM; Rio de Janeiro 1.400 AM; Mar Aberto 98,7 FM; Costa do Sol 101,7 FM; Nacional 87,1 FM; e 1.130 AM, todas do Estado do Rio de Janeiro.

Vivian R. Ferreira
BOA VONTADE | 41

uma história global de Ciência e Religião

Esse foi o tema escolhido pelo historia dor canadense Bernard Lightman, professor de Humanidades e Estudos de Ciência e Tecnologia na Universida de de York, em Toronto, Canadá, para abrir os debates desta edição do FMEC. Lightman, que é especializado na ciência vitoriana, com ênfase na relação ciência e religião britânica no século 19, come çou a sua fala contando como a Teologia e a História natural caminharam parale lamente até o equilíbrio entre esses dois campos do conhecimento ser abalado, principalmente a partir da publicação de A Origem das Espécies, em 1859, pelo na turalista Charles Darwin (1809-1882), chamando a atenção para a influência da Era Vitoriana* para a compreensão que se estabelecia.

A fim de contextualizar o assunto, o pes quisador trouxe informações do período em questão, quando a expansão do Impé rio Britânico (com as grandes navegações)

e a invenção da imprensa ofereceram a oportunidade “de viajar pelo mundo e experimentar novas culturas e ler as obras de pensadores daquelas culturas”. Dessa forma, diz Lightman, as ideias não ociden tais surgiram, e uma geração de estudiosos pôde aproveitar do crescente número de livros e outras publicações sobre Ciência, traduzidos de vários idiomas.

Entre os pensadores evolucionistas ingleses citados pelo historiador, além de Charles Darwin, estão especialmen te o biólogo e filósofo Thomas Henry Huxley (1825-1895), conhecido como “O Buldogue de Darwin”, pela defesa pública da teoria de evolução, e o filósofo Herbert Spencer (1820-1903).

Para o professor, as ideias de Huxley, Spencer e de outros pensadores da época ajudam a entender o momento histórico do fim do século 19 e as primeiras décadas do século 20. “As tentativas deles de rede finir a Ciência os colocaram em conflito

* Era Vitoriana é um rico e complexo período que ajudou a moldar o mundo como o conhecemos hoje. Marca o reinado da rainha Vitória, no Reino Unido, entre 1837 e 1901, em que houve grandes transformações econômicas, políticas e culturais. Nessa época, a supremacia inglesa nos mares também é consolidada com a conquista de colônias na África e na Ásia, a indústria floresce e há o estímulo à Arte.

ESPÍRITO E CIÊNCIA
Reprodução BV 42 | BOA VONTADE

com o clero anglicano e com a geração mais velha de filósofos e historiadores naturais comprometidos em compreen der a Ciência com base na Teologia na tural. Mas Huxley e Spencer não eram contra os religiosos. Na verdade, eles eram adversos aos teólogos cristãos que tentavam ditar quais teorias científicas eram aceitáveis. (...) Eles argumentavam que a Ciência deveria ser autônoma e a legitimidade das teorias científicas, como a evolução, deveria ser julgada com base puramente naturalista. (...) Em contra partida, a Religião, devidamente enten dida como emoção e sentimento, era in teiramente válida e não poderia entrar em conflito com a Ciência.”

Na sequência, Bernard dissertou sobre o pensamento dos dois estudiosos para mostrar como chegaram às suas posições. “Spencer e Huxley analisaram o tema das religiões orientais para refletir sobre a compreensão da Ciência, da evolução e da Religião em sua própria cultura e de pois divulgaram seus pontos de vista ao redor do planeta em publicações, pales tras e na International Scientific Series Com base na nova ciência da religião, especialmente na Antropologia, eles de linearam a origem e a evolução da Re ligião, partindo da teoria do fantasma. Como reformistas religiosos e científicos, eles foram forças disruptivas, contri buindo para a redefinição tanto da Ciên cia quanto da Religião.”

E concluiu: “Huxley e Spencer abor daram as religiões orientais como so ciólogos e antropólogos, tentando situar as religiões mundiais em uma estrutura evolutiva mais ampla. Eles fizeram uso da teoria da adoração de ancestrais ou de espíritos apresentada por figuras que contribuíram para o novo estudo científi co da religião”.

“(...) Huxley e Spencer não eram contra os religiosos. Na verdade, eles eram hostis aos teólogos cristãos que tentavam ditar quais teorias científicas eram aceitáveis. (...) Em contrapartida, a Religião, devidamente entendida como emoção e sentimento, era inteiramente válida e não poderia entrar em conflito com a Ciência.”

Professor de Humanidades e Estudos de Ciência e Tecnologia na Universidade de York, em Toronto, Canadá

VivianR. Ferreira

primeiro dia de Palestras

Ecumenismo e Cultura de Paz

Oministro-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo João Carlos de Carvalho foi o segundo a falar no en contro, apresentando a temática “Ciência e Fé na trilha do equilíbrio”, lema defendido por Paiva Netto em artigo de mesmo nome, pu blicado no ano de 2000. Em sua dissertação, salientou a importância da união de esforços e pensamentos em favor do entendimento uni versal, do que existe de mais elevado em to dos os segmentos espirituais e humanos. Ele lembrou que a Religião do Terceiro Milênio, como também é conhecida a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, propõe que se derrube tabus, “que ainda levam a acreditar que a Fé religiosa é um espaço de tolos, de ra dicais, e que a Ciência seja um espaço em que as pessoas possuem o intelecto desenvolvido e que, de preferência, a razão esteja bem dis tante do Espírito Eterno da criatura. Isso tem trazido grandes prejuízos, pois [como afirma o presidente-pregador da Religião Divina]: ‘Ciência sem Religião pode tornar-se secura de Alma. Religião sem Ciência pode descam bar para o fanatismo’”.

João Carlos prosseguiu com sua fala agra decendo o espaço criado pelo Fórum Mun dial Espírito e Ciência, da LBV, por permitir a harmonia de religiosos e cientistas na busca

ESPÍRITO E CIÊNCIA
Gustavo
Henrique Lima 44 | BOA VONTADE

da verdade. Ressaltando que isso só é possível pela compreensão propagada pela Instituição do sentido amplo, lato, do Ecumenismo, que vem do grego oikoumenikós, de toda a terra habitada, de aplicabilidade mundial, ou seja, para a humanidade. “Ecumenismo como si nônimo de respeito, de tolerância, de confra ternização, como o sentimento que nos impele a construir, de fato, um mundo melhor, não para um grupo em detrimento de outros, mas para que todos sejam felizes.”

Do livro Tesouros da Alma (2018), escrito pelo jornalista Paiva Netto, o ministro-prega dor ainda destacou: “As criaturas não sobre vivem adequadamente no isolamento. A con fraternização geral é um legítimo anseio que ignora fronteiras e segue unindo, apesar dos pesares, etnias, filosofias, religiões, pátrias, enfim, seres espirituais e humanos. Em Sua passagem pela Terra, Jesus, o Cristo Ecumê nico, o Divino Estadista, testemunhou, a todo momento, que esse é o caminho”.

João Carlos, na sequência, enumerou algu mas das diversas vezes, conforme se pode ver na Bíblia Sagrada, em que Jesus promoveu o entendimento. “A exemplo de quando, no poço de Jacó, aproxima-se de uma samaritana, o que para a época poderia ser encarado como uma ofensa, já que as mulheres, em locais pri

vados ou públicos, nem sequer podiam cum primentar os homens. O Cristo senta-se com ela, dialoga, oferta àquela mulher riquezas de conhecimento e também ouve o seu cora ção, derrubando o preconceito de gênero. O Mestre Divino também se alimentava com publicanos, com pecadores, sempre extraindo o melhor das pessoas.”

Referindo-se ao valor da oração e do hábito de meditar para alcançar as respostas neces sárias para seguir na existência, considerou: “Nem tudo conseguimos encontrar como res posta pelo cérebro, no campo da razão. Mui tas vezes é no silêncio da Alma que as vozes divinas, ou do que há de mais elevado do alto da consciência, nos revelam, ali, as respostas de que todos nós necessitamos”.

O ministro-pregador da Religião Divina fi nalizou suas palavras trazendo trechos do ar tigo do presidente da LBV, “cujo título já fala por si mesmo: ‘Amar é uma Oração’, justa mente porque compreendemos no gesto de amar o semelhante a nossa postura de respei to ao Criador e às Suas criaturas, afinal está no Evangelho de Jesus, segundo João, 13:34; e 15:13, quando o Mestre assim se expressou: ‘Novo Mandamento vos dou: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Não há maior Amor do que doar a própria vida pelos seus amigos’”

“Ecumenismo como sinônimo de respeito, de tolerância, de confraternização, como o sentimento que nos impele a construir, de fato, um mundo melhor, não para um grupo em detrimento de outros, mas para que todos sejam felizes.”

Vivian R. Ferreira JOÃO CARLOS DE CARVALHO Ministro-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo
BOA VONTADE | 45

Crença, subjetividade, cultura e saúde

Na área da Saúde, a professora dra. Fatima Regina Machado, docente colaboradora do Programa de Pós-Gra duação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), colíder e diretora científica do In terPsi — Laboratório de Estudos Psicosso ciais, encerrou os debates do primeiro dia do fórum com o tema “Crença, espirituali dade e religiosidade sob análise científica”.

Terceira palestrante do dia 19, ela abriu seus comentários explicando o motivo do interesse da Psicologia na temática: “A sub jetividade humana, que é composta por uma série de características individuais que nos identifica e nos diferencia uns dos outros, tem na crença um fator marcante para lhe dar contorno. A palavra crença é a junção de termos latinos que se referem a coração e a colocar, (...) [ou seja, trata-se de] onde nós colocamos o nosso coração, aquilo que nos é mais caro, que norteia a nossa existência e nos dá valores. Não só crenças ligadas à questão religiosa, mas de uma maneira geral: crenças políticas, relacionadas à Educação, à Ecologia...”

Dando continuidade ao seu pensamen to, esclareceu as bases de estudo do la boratório InterPsi, coordenado por ela e pelo professor Wellington Zangari, na compreensão dos termos Religiosidade e Espiritualidade. “Como Religiosidade,

ESPÍRITO E CIÊNCIA
primeiro dia de Palestras
Gabriel Estevão 46 | BOA VONTADE

entendemos o envolvimento pessoal, de aproximação ou de afastamento em as pectos e práticas religiosas. (...) Na nos sa visão, Espiritualidade é a dimensão de busca de sentido para a vida que todos nós temos. A pessoa não precisa ser adepta de uma religião para ter Espiritualidade; qualquer um que tenha algo que norteie sua vida tem Espiritualidade, mesmo sen do ateu, agnóstico...”

Apesar de no campo da Psicologia já existir uma atenção especial voltada para esses aspectos, a dra. Fatima enfatizou que ainda há muitos passos a serem dados: “No InterPsi, tentamos melhorar a inserção desses temas na formação dos profissio nais para que eles possam trabalhar de maneira acolhedora, reconhecendo a im portância desse aspecto humano que traz sentido para a existência, que tem uma sé rie de influências para as nossas vivências e para a nossa saúde”.

A especialista afirmou que as escolhas religiosas não são só doutrinais, mas as pectos que aproximam o ser humano a algo que o transcende, “são fatores de proteção à depressão, à ansiedade, ao suicídio, ao abuso de drogas”. Além disso, “a questão da Espiritualidade, enquanto sentido de vida, é algo fundamental para a felicida de, o equilíbrio do ser humano”.

E concluiu a médica destacando que o InterPsi escreveu uma cartilha virtual cha mada Psicologia & Religião: Histórico, Subjetividade, Saúde Mental, Manejo, Éti ca Profissional e Direitos Humanos, “que tem sido trabalhada por conselhos regio nais de Psicologia, dado o reconhecimento do valor disso para os comportamentos, para a vida em sociedade, para nortear políticas públicas de saúde visando a uma Cultura de Paz e uma sociedade saudável, que respeite uns aos outros, mais humana, fraterna e justa”.

BV

“Eu gostaria de agradecer a acolhida e dizer que o que é bonito nesse evento da LBV, o que é muito importante, é a questão do respeito, que eu percebo aqui, e também a busca comum que nos une, dentro das visões diferentes, a busca pela Cultura de Paz. Espaços de diálogos como esse fazem com que a gente avance mais neste caminho de Paz que todos nós almejamos. Espero que possamos alcançá-la e que alimentemos essa caminhada para ouvir e também para manifestar nossas opiniões. Muito obrigada!”

FATIMA REGINA MACHADO Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), colíder e diretora científica do InterPsi

Reprodução
BOA VONTADE | 47

o papel da ESPIRITUALIDADE na promoção da saúde

O premiado psiquiatra Harold Koenig, professor associado de Me dicina no Centro Médico da Universi dade de Duke, na Carolina do Norte, EUA, abriu o último dia de conversas trazendo um relevante apanhado das principais e mais recentes pesquisas da atualidade sobre o tema “Espiritualidade, Ciência e Saúde — um panorama”.

A partir de análise teórica e empírica, ele explicou como o envolvimento reli gioso influencia na condução de compor tamentos e da saúde mental e física. Boa parte desses trabalhos foi publicada no Manual de Religião e Saúde , que já pos sui duas edições — cuja terceira é aguar dada para dezembro de 2022 — e que ajuda a avaliar o progresso dos estudos e sua aplicação clínica. O doutor citou, por exemplo, a pesquisa que analisou a relação entre Religiosidade e depressão, na qual foram incluídos 444 trabalhos, e desse total “61% concluíram que pessoas religiosas sofreram menos de depressão, tiveram uma recuperação mais rápida do transtorno, e as intervenções religio sas usadas para tratar a doença foram eficazes” .

Em sua explanação, relacionou uma diversidade de fatores protetores advin dos da Espiritualidade e de que forma eles contribuem para uma existência plena e saudável. Como o estudo feito com 10 mil jovens pela Escola de Saúde Pública de Harvard, disponibilizado por um im portante periódico sobre epidemiologia, no qual se revela que o envolvimento re ligioso é de grande importância para se ter uma jornada longeva. “Esses jovens foram acompanhados por até seis anos, com idade média de 23 anos, nele se vê uma redução de 2/3 no risco de desen volvimento de câncer. E parece que o en volvimento religioso reduziu o risco da doença ao longo do tempo nesse grupo, o que ajuda a explicar como esse envol vimento influencia a nossa saúde física e longevidade.”

No caso em questão, foi escolhido o modelo ocidental monoteísta, incluindo cristãos, muçulmanos e judeus na análise (mas também há modelos para tradições orientais). “A crença e o apego a Deus pa recem ser a fonte dos benefícios e envol vem as chamadas virtudes teologais: Fé, Esperança e Amor a Deus. Quando isso

ESPÍRITO E CIÊNCIA
Reprodução BV
48 | BOA VONTADE

se faz presente, percebe-se que as pessoas usufruem de uma saúde melhor em todos os aspectos. Isso se reflete em termos de práticas religiosas públicas e privadas, como oração e leitura das escrituras, ex periências religiosas e estratégias para enfrentar adversidades. Todas essas ex pressões estão nas decisões diárias, afe tam os comportamentos e influenciam a saúde e as comunidades, bem como a adesão aos medicamentos e a vários tra tamentos médicos.”

Outro ponto destacado pelo pesquisa dor está no reforço das virtudes humanas de perdão, honestidade, autodisciplina, altruísmo, generosidade, humildade, gra tidão, paciência e confiabilidade. “Esses fatores inspiram as conexões sociais da pessoa e suas emoções positivas, criam propósito e significado na vida, espe rança, otimismo, bem-estar e felicidade. Também ajudam a neutralizar as emo ções negativas causadas pela depressão, ansiedade e abuso de substâncias psi coativas. Tudo isso é bom para os siste mas nervoso, imunológico e endócrino e as funções cardiovasculares, afetando a saúde física e a longevidade.”

Harold esclareceu que há também a carga da genética e de outras vivências que interferem na existência dos indiví duos. De modo geral, com base em pes quisas publicadas em conceituados perió dicos dedicados à saúde pública, das mais bem avaliadas universidades e revistas especializadas do mundo, “conclui-se que uma vida religiosa ativa está relaciona da a uma melhor saúde mental, social e comportamental. E essas inferências têm enormes implicações para a saúde e para os custos com cuidados com ela. As apli cações clínicas dessas pesquisas são ain da vastas em termos de oferta de cuida dos de saúde mental e física”.

O que dizem as pesquisas científicas

Além dos estudos já trazidos no resumo da palestra do psiquiatra Harold Koenig, professor associado de Medicina no Centro Médico da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, EUA, destacamos aqui outros dados apresentados por ele relativos a pesquisas realizadas nos mais conceituados estabelecimentos de ensino do mundo sobre o tema “Espiritualidade, Ciência e Saúde”, grande parte delas publicada no Manual de Religião e Saúde

ANSIEDADE E ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)

O envolvimento religioso está relacionado com menos ansiedade:

147 DE 299 ESTUDOS

De 40 ESTUDOS experimentais ou ensaios clínicos, 29 (73%) REVELARAM REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NA ANSIEDADE com intervenções religiosas ou espirituais

BEM-ESTAR E FELICIDADE

O envolvimento religioso está relacionado com maior bem-estar e felicidade: 256 DE 326 ESTUDOS

%

FUNÇÕES IMUNES E ENDÓCRINAS

A prática religiosa melhora as funções imunológicas: 14 DE 25 ESTUDOS

Melhores funções endócrinas:

23 DE 31 ESTUDOS (a maioria envolvendo meditação)

79
74 %
56 %
49 %
BOA VONTADE | 49

A perspectiva das religiões de matriz africana para Ciência e Fé

Asegunda participação da noite ficou a cargo da Ìyá KéKeré do Gantois, Mãe Ângela Maria Ferreira, representan te do Terreiro do Gantois, ou Ilé Ìyá Omi Àse Ìyámasé, localizado em Salvador/BA. Ela, que é também professora universitária, se propôs a desenvolver o tema “Ciência e Fé na pers

pectiva das tradições de matriz africana”.

Por isso, abriu sua explanação contando a origem de sua tradição religiosa: “O Ilé Iyá Omi Àse Iyamasé, mais conhecido como Ter reiro do Gantois, foi fundado em 1849 pela africana nagô Maria Júlia da Conceição Nazareth [1800-1910] e seu esposo, o afri cano jeje Francisco Nazareth de Etra [1789-1859]. O Candomblé do Gantois cons titui-se em um espaço sagrado de longa ex pressão que mantém os costumes e os legados milenares dos povos Iorubás, de Abeokuta. Preserva o culto aos Orixás e segue uma tra dição matriarcal com base na estrutura fa miliar de manutenção dos laços parentais, cujas dirigentes são sempre do sexo femini no, obedecendo a critérios hereditários e de consanguinidade”

.

Também explicou que, desde 2002, a li derança do terreiro está nas mãos de sua genitora, a Iyalorixá Carmen Oliveira da Silva, e que ela própria nasceu e cresceu

ESPÍRITO E CIÊNCIA
Segundo dia de Palestras
shutterstock.com 50 | BOA VONTADE

“como gente de Candomblé, sendo iniciada há mais de 60 anos”. Ângela contou ainda que assumiu o posto de Ìyá KéKeré, em 1997, com o papel de Mãe Pequena do Gantois.

Ao refletir sobre a proposta de sua temá tica, relacionou-a a três períodos principais, dizendo que, primeiramente, Ciência e Fé an daram lado a lado. Num segundo momento, falar desses dois segmentos parecia algo pa radoxal, e hoje “o que se evidencia é a revi são dessas condutas fechadas e arcaicas, que eliminam possibilidade de diálogo entre as partes. Enxergar o mundo e o ser humano enquanto agente de sua história é o que inte ressa, independentemente da forma de abor dagem”, evidenciou.

Para ela, a visão atual ajuda a derrubar preconceitos e a rever posturas: “Novas evidências mostram os benefícios da Espi ritualidade em relação ao corpo e à mente humana, auxiliando a Ciência a trabalhar melhor a questão da cura, visto exemplos no campo da Medicina. (...) O maior deles é a pandemia da Covid-19, em que cientistas enfrentaram a corrida pela vacina eficiente e a Religiosidade e a Espiritualidade trouxe ram um amparo emocional, a sensação de segurança e bem-estar, garantindo a cura para muitas comunidades”.

Mãe Ângela Maria afirmou que grandes pensadores do século 21 trabalham por am pliar os horizontes do viver bem. “A abor dagem sobre vida com saúde passou a ser pensada a partir de desfechos positivos que a Espiritualidade tem propiciado, descons truindo a ambivalência histórica entre Ra zão e Fé. O Brasil hoje conta com uma série de instituições e profissionais da área médi co-científica, inclusive núcleos universitá rios, que optaram por criar ligas e espaços de discussão sobre o assunto, visando validar a Fé como importante veículo do bem-estar físico e mental dos indivíduos, de superação de problemas graves.”

“A abordagem sobre vida com saúde passou a ser pensada a partir de desfechos positivos que a Espiritualidade tem propiciado, desconstruindo a ambivalência histórica entre Razão e Fé.

MÃE ÂNGELA MARIA FERREIRA Representante do Terreiro do Gantois e professora universitária

E finalizou suas palavras ressaltando que “a Fé transpõe rótulos, porque se entende que a busca individual de vida e de uma trans cendência é o elo com o plano divino, o au toconhecimento envolvendo as relações com a família, com a sociedade e com a nature za em si”. Segundo Ângela, “as religiões e as condutas de religiosidade de matriz africana de origem negra, que remontam milênios em termos de práticas rituais, enxergam e atuam no campo da Ciência como no da Religiosi dade, conseguindo firmar pontos de cura. No Candomblé, especificamente, o conhecimento sobre os mistérios da Natureza e dos elemen tos vibracionais de cura ratifica a comunhão entre Ciência e Fé”.

Divulgação
BOA VONTADE | 51

Segundo dia de Palestras

A ciência dos fenômenos espirituais

de (Nupes), chamou a atenção do público sobre “A investigação científica e filosófica dos fenômenos espirituais” na última pa lestra do evento.

“Eu me sinto muito honrado de estar no Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV. Todas as tradições religiosas ou es pirituais, mesmo aquelas não organiza das, falam de experiências que têm rele vância existencial, psicológica na vida dos seus praticantes”, iniciou.

O docente ressaltou que, apesar da par ticularidade de cada cultura e dos relatos chegarem, às vezes, das regiões mais remo tas do planeta, como a Ilha de Páscoa, no Havaí, ou de povoações isoladas na África, na Austrália, na Sibéria, “elas são consis tentes, nos aspectos mais objetivos são in variáveis no que acontece fisiologicamen te com o indivíduo. Um estado de transe precede ou perpassa essas experiências espirituais. A pessoa tem desde uma intui ção até uma experiência de cura psíquica ou física. Um tipo de êxtase fisiológico ou comportamental em que, no mínimo, o Es pírito, a consciência da pessoa parece que está totalmente absorvida”

Humberto revelou que hoje já é pos sível, graças às ciências médicas, como a Psicologia, a Psiquiatria e a estudos epi demiológicos, medir “o impacto das vi vências espirituais em dados, (...) que elas são promotoras de sentido, de propósito, de bem-estar, de consolação, de esperan ça, porque, no horizonte propiciado por essa experiência de conexão com o Todo, de harmonia, de estar acompanhado, o sujeito consegue acreditar, interpretar a existência como sendo plena, acolhedora, cheia de esperança”.

De acordo com ele, os benefícios não pa ram aí: “Quem ora ou medita com alguma frequência relata que, com esse gesto sim ples e, às vezes, muito rápido, consegue

ESPÍRITO E CIÊNCIA
Odr. Humberto Schubert Coelho, professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e coordena dor da área de História e Filosofia do Nú cleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saú
shutterstock.com 52 | BOA VONTADE

perceber que há uma mudança de padrão de consciência, de padrão mental, emocio nal, e esses efeitos costumam ser acom panhados de efeitos fisiológicos também: alteração de ritmo cardíaco, respiratório, e outras consequências de mais longo pra zo, que têm sido ricamente estudadas”.

Essas mudanças produzem “uma sen sação de segurança, de acolhimento, de consolo e de estar acompanhado, de in terrelação com a Natureza, com a ordem cósmica, com Deus, entidades etc.”. Nesse particular, algumas religiões trabalham com episódios extraordinários de estados alterados de consciência, “que é o caso dos profetas, dos xamãs, dos santos de todas as religiões, dos budas, daqueles indiví duos que ultrapassam a vivência normal do fiel, do crente. Buda, Jesus, Maomé, Abraão, Moisés, até Platão, alguns fi lósofos tiveram experiências espirituais, produzindo um efeito tão grande, tão perceptível, que atraiu outras pessoas ou propiciou a elas também experiências es pirituais”.

Segundo Coelho, pesquisadores de projeção internacional, “como Alister Hardy [1896-1985] e Tyler J. VanderWeele, respectivamente das universidades de Oxford e de Harvard, as duas mais conceituadas instituições aca dêmicas do mundo, publicaram estudos científicos constatando empiricamente a correlação da vivência espiritual religio sa, na sensação de bem-estar, de propósi to. Essa sensação é fortemente promoto ra de saúde psicológica, de saúde mental. O sujeito consegue combater melhor os altos e baixos da existência, a sensação do terror da morte, do falecimento como destruidor de sentido, como um evento que elimina a beleza e o valor da vida, sentimentos esses ligados exatamente à ausência de Espiritualidade”.

“A ideia de reintegrarmos o campo da consciência humana, reintegramos as atividades mais vitais para a nossa existência, como a nossa vida espiritual, religiosa e o saber natural científico, é fundamental para que a nossa consciência não esteja dispersa e fragmentada e em conflito consigo mesma. Isso tem gerado uma série de problemas que nós identificamos, que vão de conflitos íntimos até explodirem nos conflitos sociais, dos quais nós somos vítimas, que tanto observamos nos dias de hoje. Então, eu gostaria de louvar a iniciativa da LBV e que tenham fôlego para repetir em outras iniciativas semelhantes de promoção de diálogo entre a Ciência e a Fé.”

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e coordenador da área de História e Filosofia do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes)

Para acompanhar as palestras na íntegra, acesse o canal do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, no YouTube: https://www.youtube.com/c/ForumEspiritoeCiencia

Reprodução BV BOA VONTADE | 53

Agasalho para o sentimento

Nos 33 anos do Templo da Boa Vontade, que é símbolo de acolhimento para o corpo e a Alma, a mensagem de Paiva Netto emociona peregrinos pelo mundo

DA REDAÇÃO

Bruno Castro ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA

Aclamado pelo povo uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, o Templo da Boa Vontade é o monumento mais visitado da capital brasileira, segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

BOA VONTADE | 55

Em 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV), o monumento mais visitado de Brasília/DF, conforme dados oficiais da Secretaria de Turismo do Distrito Fe deral (Setur-DF), completou 33 anos de fundação, idade mística com a qual Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, entregou à humanidade o ápice glorioso de Sua Missão durante a Primeira Vinda Visível à Terra.

As celebrações desse feliz marco foram totalmente transmitidas pela Super Rede Boa Vontade de Comuni cação (rádio, TV e internet), propiciando que milhares de peregrinos espalhados em diversas partes do planeta pudessem consolidar em seus lares uma extensão dos am bientes sagrados do Templo do Ecumenismo Divino. A programação contou com momentos de oração e estudo ecumênicos, homenagens às famílias, músicas elevadas e muita devoção na Pirâmide dos Espíritos Luminosos, na Pirâmide das Almas Benditas.

MENSAGEM FRATERNA

O ponto alto das celebrações foi a mensagem ecumênica, fraterna e de Paz do construtor e fundador da Pirâmide de Sete Faces, José de Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) e presidente-pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. Com suas palavras, ele realçou o caráter de acolhimento universal do TBV, que ins pira a união de todos pelo bem comum, na vivência do Ecu menismo. A seguir, a íntegra desse emocionante discurso.

“Minhas Amigas e meus Irmãos, minhas Irmãs e meus Amigos,

“Deus Está Presente!

“Jesus Está Chegando!

“Salve, os 33 anos do Templo da Boa Vontade, a Pirâ mide das Almas Benditas, a Pirâmide dos Espíritos Lu minosos, o Templo do Ecumenismo Divino, que construí com a ajuda do povo e fundei em Brasília, Distrito Fede ral, Brasil, em 21 de outubro de 1989.

“Salve, Jesus, o Libertador Divino!

“É com imensa alegria que nos reunimos pela Comu nicação 100% Jesus — a tecnologia a serviço de Deus —, para celebrarmos o aniversário místico do Templo da Paz, neste 21 de outubro de 2022. Trinta e três anos é conside rada a idade com a qual Nosso Mestre Jesus nos trouxe o Novo Mandamento, ‘Amai-vos como Eu vos amei’ (Evan

ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA
A partir da esquerda, Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, Paula Suelí Bertolin e Marco Dametto, ministros-pregadores da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, comentam, emocionados, a mensagem de Paiva Netto durante o evento.
56 | BOA VONTADE

Para reviver a emoção das celebrações dos 33 anos do TBV, assista à mensagem de Paiva Netto quando quiser, acessando o canal dele no YouTube: https:// youtu.be/ O6JdBhV2vYM

“O TBV é um lugar onde todas as pessoas, que tiverem necessidade de um agasalho para o sentimento, poderão chegar e ser bem recebidas.”
JOSÉ DE PAIVA NETTO Construtor e fundador do Templo da Boa Vontade (TBV) Reprodução BV Emmanuel Zarur Egeziel Castro

gelho, segundo João, 13:34), durante a famosa Santa Ceia. E é o Espírito do Cristo que reveste o Templo da Boa Vontade, a Sede Espiritual da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo. “Com felicidade e renovado entusiasmo, entrego-lhes a nova edição do livro Jesus, o Liber tador Divino, revisto e ampliado por mim, nessa data de elevada simbologia espiritual.

“O mundo precisa urgentemente de sarmar os corações. E o Templo da Boa Vontade reúne esse anseio das multidões, pois, como sempre afirmo, o Ecumenismo é a Vontade Universal de viver em Paz.

“O meu desejo é que todos nós estejamos prontos para vencer com Jesus, o Libertador Divino, todas as intempéries que vierem sobre

O Correio Braziliense, um dos mais prestigiados jornais da capital brasileira, destacou, em sua edição de 20 de outu bro, os 33 anos do Templo da Boa Vonta de. Intitulada “Espaço para a Paz”, a man chete de capa do periódico grafou:  “Além da beleza arquitetônica, o local se notabi lizou por ser a catedral do ecumenismo”

A matéria, assinada pela jornalista Mila Ferreira, contou com fotos da repórter fo tográfica Mariana Lins e ressaltou a his tória da construção do monumento, infor mando os detalhes quanto à programação das festividades de mais esse aniversário. Importante registrar que muitos outros veí culos de comunicação Brasil afora também fizeram questão de pautar os 33 anos do Templo da Paz, a exemplo do site do Jornal de Brasília

ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA
Correio Braziliense sobre o TBV: “Catedral do Ecumenismo”
Emmanuel Zarur
58 | BOA VONTADE

a Terra neste Fim dos Tempos, apressando o Retorno Glorioso do Nosso Mestre a este planeta. O Templo da Boa Vontade é o doce lar da Família Espiritual e Humana, um teto para a humanidade, um abrigo seguro de Fraternidade Ecumênica, capaz de nos prote ger das adversidades do caminho. O Cristo nos lidera à vitória!

“No Templo da Boa Vontade, o Templo da Paz, temos a inequívoca demonstração de que a vivência do espírito de concórdia entre as nações não é utopia.

“O Cristo veio à Terra para nos trazer a libertação espiritual. Sua Ordem Suprema, o Amor Universal, é a grande alforria das Almas. E já saudamos 2023, quando celebra

Egeziel Castro
BOA VONTADE | 59

Encontro Jovem de Boa Vontade na apresentação das Jovens Legionárias Bruna Abrantes, Luiza Beck, Danielle Tonin e Sarah Gunha.

remos meio século — o Jubileu de Ouro — da Proclamação da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, que o saudoso Irmão Alziro Zarur (1914-1979) reali zou no dia 7 de outubro de 1973, em Ma ringá, Paraná, Brasil.

“Este é o Roteiro Espiritual para to dos nós em 2023: ‘Perseverança em Jesus e Fé Realizante na permanente busca da Paz’ . Estudar e viven ciar ainda mais a Santa Doutrina da Re ligião Divina.

“Disse o Cristo em Seu Santo Evange lho, segundo Marcos, capítulo 9, versícu lo 23: ‘Tudo é possível àquele que crê’.

“Trata-se, realmente, de um infalível posicionamento de Jesus, o Libertador Di vino, aos que almejam a vitória na Terra e no Mundo Espiritual, iluminados pelo Amor de Deus.

“Convido todos a orar, a elevar o pen samento ao Pai Celestial.

“O Pai-Nosso

Pai Nosso, que estais no Céu, santifica do seja o Vosso Nome.

Venha a nós o Vosso Reino.

Seja feita a Vossa Vontade, assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia dai-nos hoje.

Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoarmos aos nossos devedores.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, porque Vosso é o Reino, e o Poder, e a Glória para sempre.

Amém!

“Dá-nos, Jesus, a Divina Paz, que pro meteste àqueles que vivem o Teu Novo Mandamento no Brasil e no exterior, hon rando o compromisso Contigo, não so mente nesta vida, mas pelos milênios.

“‘Minha Paz vos deixo, minha Paz vos dou. Eu não vos dou a paz do mundo. Eu vos dou a Paz de Deus, que o mundo não vos pode dar. Não se turbe o vosso cora ção nem se arreceie, porque Eu estarei

ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA
Fotos: Egeziel Castro Thiago Mendes
60 | BOA VONTADE

convosco, todos os dias, até o fim do mun do!’ (Evangelho, segundo João, 14:27; e segundo Mateus, 28:20).

“ ‘Glória a Deus nas Alturas, Paz na Ter ra aos homens [e às mulheres, aos jovens, às crianças e aos Espíritos, Almas Bendi tas] da Boa Vontade de Deus!’

“Minhas homenagens aos queridos Irmãos religiosos que contribuíram com o Ato Ecumênico pela Paz no Templo da Boa Vontade. Como sempre afirmo, a Paz não se improvisa. É resultado de muito esfor ço, dedicação, inteligência; de integração entre a humanidade da Terra e o Mundo Espiritual Elevado.

“Salve, os Benfeitores Celestes!

“Parabéns aos Corais da Boa Vontade de Deus da Terra e do Mundo Espiritual que entoaram divinamente a Cantata Le gionária A visão do livro selado com Sete Selos e a do Cordeiro de Deus. Nela, o Apo calipse Redentor é exaltado belamente por Jesus, nosso Divino Mestre e Senhor.

NOVIDADE LITERÁRIA | A edição revista e ampliada do livro Jesus, o Libertador Divino, lançada pelo escritor Paiva Netto durante os festejos dos 33 anos do TBV, está disponível pelo www.PaivaNetto.com/livros. A obra literária, que tanto comoveu os leitores do autor, convida à reflexão sobre o sentido da Liberdade a partir do Conhecimento Divino propagado por Jesus, o Cristo Ecumênico, o Senhor da Paz.

“Salve, a Academia Jesus, o Cristo Ecumênico, o Di vino Estadista pelo Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV. Minha gratidão aos ilustres participantes que contribuíram com o tema ‘Ciência e Fé por uma Cultu ra de Paz’ e também pela Mostra Cultural e Artística que, este ano, tem como tema ‘O Rebanho Ecumênico de Jesus’ dentro das celebrações do Jubileu de Ouro da Pro clamação do Apocalipse de Jesus, que o saudoso Irmão Alziro Zarur realizou em 1o de outubro de 1972, em Ri beirão Preto/SP.

“Salve, a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo!

“Salve, os 33 anos do Templo da Boa Vontade!

“Salve, os 28 anos do ParlaMundi da LBV, que aniver saria em 25 de dezembro de 2022.

“Salve, os 73 anos da heroica Legião da Boa Vontade, LBV, em 1o de janeiro de 2023.

“E, para finalizar, minhas homenagens aos queridos Irmãos e Irmãs da LBV da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, da Bolívia, de Portugal e da LBV dos Estados Unidos — que, em 4 de março de 2023, sábado, inaugura rá o novo Centro Educacional da Legião da Boa Vontade, em New Jersey.

“Meus Irmãos, a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, empolgarão o mundo!

“Envio o meu coração a todos vocês.

“E despeço-me bradando: Salve, Jesus! Salve, Jesus! Salve, Jesus, o Libertador Divino!”

Vale dizer que a mensagem ecumênica e fraterna de Paiva Netto foi antecedida pela Cantata Legionária A vi são do livro selado com Sete Selos e a do Cordeiro de Deus, constante do Redentor Apocalipse de Jesus, 5:1 a 14, além de muitos outros atrativos que alimentaram espi ritualmente a audiência. Entre as oportunidades, cons tam: o Ato Ecumênico, com a presença de representantes de diferentes religiões; o 47o Encontro dos Casais Legio nários; o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, cujo tema foi “Ciência e Fé por uma Cultura de Paz” (leia mais na p. 36); a Mostra Cultural e Artística “O Rebanho Ecumênico de Jesus”, que tratou dessa tese de Paiva Netto; e o Espetáculo Música Legionária — Jesus, o Libertador Divino, que encantou as famílias com a apresentação dire tamente da Nave do Templo da Paz.

ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA
Jubileu de Ouro da Proclamação do Apocalipse de Jesus
Thiago Mendes
62 | BOA VONTADE

A Mostra Cultural e Artística, cujo tema este ano foi “O Rebanho Ecumênico de Jesus”, tese do escritor Paiva Netto, foi apresentada como uma experiência imer siva digital. Ela expôs contribuições de crianças e jovens de todas as idades que revelaram seus talentos por meio da Arte com Espiritualidade Ecumênica, em forma de desenho, pintura, escultura, gravura, colagem, fotografia, ilustração, arte gráfica, poesia e produção audiovisual.

A iniciativa celebrou os 50 anos da Pro clamação do Apocalipse de Jesus, reali zada pelo saudoso fundador da Legião da Boa Vontade e proclamador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, o

saudoso Alziro Zarur, em Ribeirão Preto/SP, Brasil, no dia 1o de outubro de 1972. Trouxe múltiplos aspectos dessa notável e heroica saga, a partir da reunião de materiais his tóricos e doutrinários da Religião do Amor Universal. Para conferir a mostra, acesse: https://mostra.academiajesus.com.br/.

EmmanuelZarur
BOA VONTADE | 63

Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico em solo americano

Escola da Legião da Boa Vontade de New Jersey será inaugurada em 4 de março de 2023

Durante os festejos dos 33 anos do Templo da Boa Vontade (TBV), o educador Paiva Netto anunciou esta feliz notícia à audiência da Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet): a LBV dos Estados Unidos inaugurará, em 4 de março de 2023, seu novo Centro Educa

cional e de Assistência Social, em Newark, New Jersey. O lugar beneficiará mais de 1.300 famílias em situação de vulnerabilidade social, dispondo de máxima qualidade nas instalações e seguran ça a crianças de 0 a 10 anos de idade.

O prédio possui três andares. De cerca de 300 metros quadrados de área útil, após refor ma e ampliação, passou a ter 650. Para permitir a prevalência de luz natural no espaço, foram instaladas 34 novas janelas, número muito além das taxas de transparência exigidas pelo código de construção do país. A unidade já conta com todos os móveis necessários, como berços, tro cadores, tapetes, cadeiras, mesas, cubículos, estações de aprendizagem, brinquedos edu cativos e livros. Sem falar da cozinha industrial, devidamente equipada com eletrodomésticos, panelas, utensílios e armários.

No novo local, meninas e meninos poderão desfrutar de Educação com Espiritualidade Ecu mênica, tendo todos os seus aspectos cuidados:

Fotos: Arquivo BV LBV É AÇÃO
LBV DOS EUA
64 | BOA VONTADE

espiritual, emocional, social e físico. Todo o traba lho será reali zado à luz da Pe dagogia do Afeto (dirigida a crianças de até 10 anos) e da Pedago gia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducati vos desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade, no Brasil e no exterior, que valoriza "mentes e corações", ou seja, intelecto e emoções.

O Centro Educacional e de Assistência So cial da LBV dos Estados Unidos localiza-se na 138-140 Pacific Street. Em breve, a revista BOA VONTADE trará reportagem especial com todos os detalhes da inauguração.

BOA VONTADE | 65

Contato com a música

Na Legião da Boa Vontade, a música é valorizada como importante ferramenta para o desenvolvimen to de talentos e contribuição à cultura. Em vista disso, aproveitando o ensejo do Dia do Cantor, celebrado em 27 de setembro, os atendidos pela LBV em São José do Rio Preto/SP conheceram o músico sertanejo Gustavo Monte Sião, que passou a tarde com a garotada apre sentando belas canções. Nessa mesma data, na unida de da Instituição em Inhumas/GO, as crianças também tiveram a grata presença do cantor Demur Moreira.

Em 7 de outubro, foi a vez de comemorar o Dia do Compositor Brasileiro. Na cidade de Campo Grande/MS, as meninas e os meninos que frequentam o serviço de convivência da LBV Criança: Futuro no Presente! visitaram a Gravadora e Editora MM Music para homenagear o compositor, cantor, produtor musi cal e empresário Maurício Mello, que ficou emociona do ao receber o carinho deles.

Em Anápolis/GO, a garotada da LBV recebeu a vi sita do cantor Gabriel Nandes e da dupla sertaneja Vinícius & Venâncio, que na oportunidade entoaram grandes sucessos e receberam emocionados a home nagem pela data.

LBV É AÇÃO
Genivaldo Marquiza Jéssica Félix Luzia Ribeiro Maurício Mello com as crianças da LBV na Gravadora e Editora MM Music. Gustavo Monte Sião recebe a homenagem das crianças da LBV. Demur Moreira na unidade da LBV em Inhumas/GO.
66 | BOA VONTADE

Parabéns aos profissionais da radiodifusão!

O Dia do Rádio foi comemorado em 25 de se tembro. Nessa data, as crianças do Centro Comu nitário da LBV em Salvador/BA (unidade do bairro Ribeira) parabenizaram as rádios Educadora FM (107,5), Itapoan FM (97,5 FM) e Super Rádio Cristal (1.350 AM) com cartões de felicitação e mudas de árvores. Essas últimas em alusão ao Dia da Árvo re (21 de setembro), incentivando a preservação do meio ambiente. Em 27 de setembro, a Rádio Jornal (96,5 FM) também recebeu o carinho das crianças da LBV em Inhumas/GO.

Apoio à campanha natalina da LB V

A exemplo de tantos outros, o Grupo Bandeirantes de Comunicação apoia a divulgação da campanha natalina da LBV, como ocorre no Rio Grande do Sul e no interior de São Paulo, por meio da TV Claret, em Rio Claro, e da TV Band Paulista, que têm veiculado o VT da campa nha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia! nas cidades de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Bauru. Ainda no inte rior paulista, em municípios próximos, como Campinas, Americana e Limeira, a TV Jornal tem somado esforços a essa causa do Bem. Em Petrolina/PE, a colaboração se fortalece com a TV Grande Rio (TV Globo).

Estúdio da Super Rádio Cristal, em Salvador/BA. Fotos: Lucas Rodrigues Vivian R. Ferreira
BOA VONTADE | 67

Atenção e segurança à terceira idade

No dia 4 de outubro, idosos integrantes do programa Vida Plena, da LBV, receberam a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa/PB (Semob), que pro moveu uma ação educacional e lúdica sobre a importância do comportamento e da atenção ao idoso no trânsito. Os profissionais exibiram

até um teatro de fantoches para que o aprendi zado ficasse ainda mais envolvente. A ativida de ganhou repercussão na TV Arapuan, afiliada da RedeTV, quando a repórter Sabrina Barbosa realizou um flash ao vivo diretamente da unida de da Instituição, entrevistando a assistente so cial Margarida Deuza para o programa Tribuna Livre, apresentado por Bruno Pereira

Força-tarefa | Em Maceió/AL, o programa Balanço Geral, da TV Pajuçara (TV Record), realizou, em 6 de outubro, um flash ao vivo, a partir do Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, solicitando a ajuda de voluntários para angariar alimentos e participar da montagem das cestas que serão destinadas às famílias em dezembro.

LBV É AÇÃO Ana Paiva Reprodução BV 68 | BOA VONTADE

CBJJ e LB V arrecadam mais de 3 toneladas de alimentos

Quando Esporte e Solidariedade cami nham juntos os resultados são extraordi nários, e foi isso que se viu durante o Cam peonato Sul-Americano organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), a maior do Brasil, nos dias 15 e 16 de ou tubro, na zona oeste do Rio de Janeiro/RJ. Graças a essa parceria da CBJJ, da Super Rádio Brasil e da Legião da Boa Vontade, que mobilizou atletas, mais de três tonela das de alimentos não perecíveis foram ar recadadas e serão destinadas a famílias de jovens esportistas de projetos sociais, como o Geração UPP e o Instituto Faixa Preta de Jesus. Diversas mídias registraram a inicia tiva, entre as quais o jornal Extra, os sites Lance, Rede TV!, UOL, Yahoo Esportes, PVT (Portal do Vale Tudo), MSN e revista IstoÉ e os portais BOL e Terra.

Amizade firmada no Bem

Nossos agradecimentos à diretora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), delegada Paoulla Maués, que tem mobilizado a arrecadação de brinquedos, fraldas e leite em prol das crianças em situa ção de vulnerabilidade social assistidas pela LBV na capital do Estado. O engajamento solidário dessa Amiga de Boa Vontade chamou a atenção, inclusive, dos programas Balan ço Geral, da TV Tropical (TV Record); da Patrulha da Cidade, da TV Ponta Negra (SBT); da Inter Cabugi (TV Globo); da Rá dio CBN Natal; dentre outros veículos de comunicação.

Arivaldo Oliveira
BOA VONTADE | 69

Cinema, música e festa encanta idosos

Para celebrar o Dia da Pessoa Idosa (em 17 de outubro), atendidos do ser viço Vida Plena na LBV em Maceió/AL tiveram uma comemoração especial, na qual puderam assistir a um filme de comédia e desfrutar de guloseimas como pipoca e refrigerante. A inicia tiva foi possível graças à parceria do Conselho de Direito da Pessoa Idosa do município (@cmdpimaceio) e do Centerplex (@centerplexcinemas) e rendeu momentos de inclusão e diver são. Boa parte dos convidados nunca havia ido ao cinema nem conhecia o shopping da região. Depois, o grupo retornou ao Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, local onde foram recebidos com música e ainda presenteados com lembranci nhas preparadas para eles. Um dia inesquecível para os jovens da melhor idade!

LBV É AÇÃO
Fotos: Renata Lima
70 | BOA VONTADE

A campanha de Natal da Legião da Boa Vontade, que combate a insegurança alimen tar no país, foi destaque no Jornal Integração Notícia, da TV Integração, emissora do grupo Globo presente em 128 municípios mineiros. A reportagem, exibida em 21 de outubro, con vocou a população a ajudar essa importante mobilização da Entidade. Nosso agradecimen to ao repórter César Campos e ao cinegrafista Jander Bento, que registraram a iniciativa.

TV Integração apoia campanha da LB V contra a fome Apoio da classe esportiva

Em apoio à campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, o Esporte Clube XV de Novembro, de Piracicaba, no interior paulista, disponibilizou 500 ingressos em troca de alimentos aos espectadores da semifinal da Copa Paulista contra o São Caetano, que ocorreu no dia 1o de outubro, no Estádio Barão de Serra Negra.

Arquivo BV Fotos: Arquivo BV BOA VONTADE | 71

Crianças atendidas pela LB V no Recife/PE vão ao cinema pela primeira vez

Em meados de outubro, a Associação Brasilei ra de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Brasil pro moveu a 19ª edição do projeto “Semana da Crian ça”: os estabelecimentos associados ao órgão abriram suas portas gratuitamente para oferecer serviços à garotada em situação de vulnerabilida de social em todo o país. A ideia é proporcionar cidadania e acesso a ambientes não frequenta dos por esse público, com vista à inclusão social.

No dia 20 do referido mês, 167 crianças e adolescentes, entre seis e 14 anos, beneficiados pela unidade da LBV no bairro Coelhos, foram le vadas pela primeira vez a uma sala de cinema. A entidade teve o apoio da Abrasel Pernambuco e do Shopping RioMar. Os pequenos assistiram ao filme “As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esme ralda”, com direito a pipoca e doces. Sem dúvida, um dia divertido e que ficará na mente deles.

Telespectador assíduo da Boa Vontade TV

O jornal O Fato (impresso e on-line), de Alagoas, trouxe na edição im pressa publicada em 13 de outubro página dedicada ao Fórum Mundial Espírito e Ciência (FMEC), da LBV, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, em formato on-line (saiba mais sobre o evento na p. 36). O diretor-execu tivo do periódico, o jornalista Raudrin de Lima, que é espírita e telespec tador da Boa Vontade TV, comentou na ocasião: “Acompanho há anos a LBV e admiro muito a pregação do Paiva Netto, durmo diariamente com a programação da [Boa Vontade TV] ligada no meu notebook. Mi nhas noites são abençoadas”. E concluiu: “Paiva Netto é um homem no bre que nunca se envolveu com nada errado! A LBV está de parabéns”.

LBV É AÇÃO
Arquivo pessoal
72 | BOA VONTADE

Celebrando a Melhor Idade

O Dia Internacional da Pessoa Idosa, 1o de outu bro, foi comemorado com muito alto-astral nas uni dades da Legião da Boa Vontade. Em Cabo Frio/RJ, participantes do programa Vida Plena confecciona ram belas peças de arte a partir de materiais recicla dos, reunidas em uma bela exposição. A jornalista Érika Souza, apresentadora do programa Mundo das Fashions, na Jovem TV, fez a cobertura da co memoração e recebeu uma comovente homenagem por parte das atendidas.

Nos Centros Comunitários de Assistência Social da Região Nordeste, a comemoração foi dupla, em virtude do Dia do Nordestino (8 do referido mês). Em Natal/RN, houve muito forró e fartura de pratos típi cos da região. No final da festa, os atendidos ainda levaram cestas verdes (frutas, legumes e verduras) para suas casas. A ação foi repercutida na TV As sembleia, na TV Tropical (Record), na TV Futuro e na TV União, além das rádios Mais 95 FM, CBN (91,1 FM), 98 FM e Cidade (94 FM) e diversos sites.

Em 26 de outubro, a LBV completou 40 anos de fraterna atuação no Piauí. Por ocasião desse marco, a equipe e os atendidos do Centro Comunitário de Assistência Social em Teresina/PI participaram de uma celebração com decoração especial, muita comida boa e apresentações culturais. Até mesmo o jornalista Mariano Marques, colaborador da Instituição, fez questão de prestigiar a festa.

ArivaldoOliveira
Ana Cecilia Brandão Kauã Roger
BOA VONTADE | 73

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.