Pará+ 179

Page 18

Ananindeua se transforma com obras e população vive melhor

N

os últimos quatro anos, os mais de 500 mil habitantes de Ananindeua viram a cidade passar por uma grande transformação. Vias, praças, mercados públicos, escolas, unidades de saúde, residenciais, feiras e ginásios poliesportivos revitalizados e novos mudaram a cara do município. Obras marcantes e que, na prática, melhoram o dia a dia dos cidadãos. A Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), no comando do prefeito Manoel Pioneiro, já entregou quase 400 ruas drenadas e pavimentadas em todo o município. Novas vias que trazem acessibilidade, mobilidade urbana, urbanização e também saúde pública. Para dar conta de atender a alta demanda de serviços a serem realizados, uma das medidas adotadas foi a reativação da Usina de Asfalto do município, em janeiro de 2013. A usina produz carradas de asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o mais empregado atualmente em obras de pavimentação, garantido a qualidade e durabilidade do asfalto por muito mais tempo. Uma necessidade em região de sol forte e tão chuvosa quanto a amazônica. Águas Brancas, Águas Lindas, Cidade Nova, Coqueiro, Curuçambá, Distrito Industrial, Guanabara, Jaderlândia, 40 Horas e Paar são apenas alguns exemplos de bairros contemplados com um trabalho que traz mudanças positivas para o cotidiano da população, em especial dos moradores de zonas periféricas ou de maior vulnerabilidade social, transformando a cara da cidade e a paisagem urbana local. “Aqui estava complicado a gente trafegar, pois tinha muitos buracos. Mas a situação já está bem melhor”, observou o motorista José Carlos Abreu, ao falar da Rua Jibóia Branca, via utilizada por ele para se deslocar até a Rodovia Mário Covas. Outra realidade na cidade são as moradias habitacionais próprias. Ananindeua já recebeu 10 empreendimentos habitacionais, garantindo as famílias de baixa renda um lugar digno para se viver. Através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica, a PMA tem se empenhado para buscar mais novas moradias e em breve mais famílias vão realizar o sonho de ter a tão sonhada casa própria. Os Residenciais Padre Pietro Gerosa, Clodomir Nazaré de Belém, Ananin, Torres do Aurá,

18

Pará+

Ananindeua se transforma com obras e população vive melhor.indd 18

Uirapuru, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Maguariacú, Ulisses Guimarães e Bem viver, juntos somam mais de 4.500 unidades habitacionais entregues para população pela Prefeitura de Ananindeua, desde o início de 2013. A cidade também ganhou os novos mercados municipais do Centro, 40 Horas e do Paar, que foram totalmente construídos, com espaço para estacionamento e local adequado para que os feirantes possam trabalhar com tranquilidade. Além deles os mercados do Elo Perdido e Guanabara passaram por ampla revitalização. Um exemplo, são os feirantes que antes ficava localizado nas proximidades da rotatória do Paar, receberam um espaço adequado e preparado para comercialização de seus produtos, como peixes, verduras, camarão, caranguejo e peixe salgado. A Prefeitura fez obras e serviços estruturais no mercado, o que incluiu drenagem, iluminação, pavimentação da Rua Rio Purus no entorno da feira, acesso a cadeirantes, banheiros, cobertura e pintura do local.Jaqueline Suellen, feirante há 18 anos no Paar, falou com alegria do novo local de trabalho: “Nós temos um local novo para trabalhar. Antes, ficávamos no meio da rua pegando sol e chuva. Agora, estamos em feira coberta e segura”. Já o feirante Joaquim da Silva recuperou a autoestima e motivação em trabalhar na feira. “Já não tinha mais esperanças de ter um local próprio para trabalhar. Mas, hoje o nosso sonho virou realidade. Estamos aqui recebendo essa nova estrutura com boxes das mãos do nosso prefeito. Foi um presente de ano novo”, comemorou ele, que tem mais de 20 anos no Paar. Na educação, a gestão municipal construiu 13 novas unidades de educação nos bairros do Paar, Distrito Industrial, Coqueiro, Jaderlândia, Icuí, Guanabara, Águas Lindas e Aurá. Natália Silva, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Frederico Souza, no Distrito Industrial, conta que desde que a escola recebeu nova estrutura, seu desempenho tem sido melhor. “Estudar aqui é muito bom. Temos muito recursos e também os professores são de qualidade. Eles não faltam as aulas. Além disso, aprender ficou muito melhor agora com uma biblioteca grande e com muitos livros. Com toda essa estrutura meu desempenho escolar melhorou muito e fico até mais tempo na escola”.

Com o foco no comprometimento de toda a sociedade. São realizadas ações de cidadania, educação, transporte, saúde

8 mil foram disponibilizadas para atender alunos da Educação Infantil e cerca 32 mil para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Desde que a escola recebeu nova estrutura, seu desempenho tem sido melhor

Quero Ler - aprender ficou muito melhor agora com uma biblioteca grande e com muitos livros Dentre os 10 novos espaços de educação construídos, 4 Centros Municipais de Referência em Educação infantil (CMREI)

www.paramais.com.br

03/02/2017 12:06:59


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Pará+ 179 by Editora Círios Ltda - Issuu