__MAIN_TEXT__

Page 1


Diretoria 4

Coragem... Coragem é tomar atitudes sem medo de errar, é a confiança que se tem em resolver os problemas com sabedoria nos momentos difíceis, é a força positiva para combater e resolver com eficácia toda e qualquer situação adversa da vida... Estamos próximo do término de mais um ano administrativo à frente da Diretoria do E.C. Banespa. É com sentimento de missão cumprida, coragem e determinação que avaliamos positivamente o trabalho realizado em todos os setores do nosso Clube, sempre respaldados por uma equipe de profissionais altamente competentes e engajados. Com hombridade e firmeza conseguimos fazer muito, mas sabemos que há ainda muito a ser feito, por isso seguiremos cada vez mais fortes com este propósito durante toda nossa gestão. Agradeço os colegas de Diretoria, Membros da Mesa do Conselho, Conselheiros, Comissões, Co n s e l h o Fi s c a l e Co l a b o ra d o re s p e l o profissionalismo, dedicação e coragem em suas atitudes durante todos esses anos. Nosso agradecimento muito especial aos associados pela confiança depositada em nosso trabalho, pois fazemos tudo sempre com muita coragem, para o bem-estar da família banespiana.

Nelson de Souza Presidente - Diretoria Executiva Gestão 2015/2019


Diretoria 5

Determinação !!! Desde o início, o Conselho Deliberativo vem trabalhando em parceria com a Diretoria Executiva com muita harmonia e determinação, sempre atento a todos os detalhes e prontos para sanar as dificuldades que surgem no dia a dia do nosso Clube. Com a anuência por unanimidade, na maioria das vezes, dos nossos queridos Conselheiros que estão sempre colaborando incansavelmente com firmeza, com garra e determinação. Tomando decisões coerentes sempre em prol dos ideais e do sucesso do nosso Clube. Com essa filosofia de trabalho estamos conseguindo administrar positivamente esta verdadeira usina de lazer. Portanto, encaramos as barreiras impostas com bom ânimo e determinação. São elas que fazem com que objetivos maiores sejam alcançados apenas por aqueles que têm disposição e energia para enfrentar, às vezes, o caminho das pedras. São elas que fazem aflorar os verdadeiros vencedores. Uma atitude decidida é aquela que nos leva à vitória. Através dela exercitamos o poder sobre as nossas vidas e descobrimos que cabe a cada um de nós o privilégio de lutar com determinação e alcançar os objetivos.

“Determinação tem a ver com vontade. E vontade acionada é certeza de objetivo alcançado.”

Alfredo de Rosis Neto Presidente - Conselho Deliberativo Gestão 2015/2019


Social 6

O Esporte Clube Banespa realizou nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, no salão de festas e salão VIP, o melhor Carnaval Infantil da zona sul. Os três dias de folia teve a animação da Banda Orquestra de Frevo de Caruaru, composta por 12 integrantes, sendo: vocal, duas caixas, pistão, surdo, tamborim, pandeiro, trombone, trompete, ganzá, dois surdo e sax. No evento teve barracas de alimentação, pipoca, algodão doce, crepe, tapioca e churrasco. Os presentes se divertiram, a maioria fantasiados, com confetes, serpentinas e muita descontração ao som de marchinhas de carnaval num ambiente bem familiar e com a máxima segurança.


Social 7


Social 8

O Presidente do ECB, Nelson de Souza e o Vereador Ricardo Nunes

Fundado em 12 de março de 1930, o E.C. Banespa completou 88 anos de sonhos, histórias e memórias das nossas conquistas. Para comemorar esse feito, realizou no dia 17 de março de 2018 o Baile de Aniversário com a presença de Associados, Conselheiros, Diretores e Convidados. O Conjunto Violesco recepcionou os convidados com músicas eruditas e a Revolution Band com um repertório diversificado que animou os presentes. No cerimonial, o Clube foi homenageado com o tradicional “Parabéns a Você” e um mini bolo foi distribuído nas mesas. Contou também com a ilustre presença do vereador da cidade de São Paulo o Sr. Ricardo Nunes, que homenageou o Clube entregando uma linda placa ao Sr. Nelson de Souza, Presidente do E.C. Banespa, com os seguintes dizeres: “Pelos 88 anos de existência, graças ao esforço e a paixão pelo futebol de um grupo de funcionários do Banco do Estado em 1930, fundaram no tradicional bairro de Santo Amaro, o Esporte Clube Banespa”.


Social 9


Social 10

Coelhinho, distribuição de mini ovos de páscoa e muita diversão, esse foi o domingo de páscoa no dia 1º de abril. Caça aos ovos, maquiagem infantil, recreação e gincanas movimentaram o dia, proporcionando a alegria da garotada. No fim da tarde, no teatro, foi exibido o filme “HOP REBELDE SEM PÁSCOA”.


Homenagem às

Social

Mães Um dia muito especial dedicada às mães foi o que o Clube preparou com muito carinho nesse dia tão importante para todos nós. Na entrada social do ECB foram distribuídos mimos e no restaurante foi oferecido um almoço especial.

11


Social 12

A festa junina realizada no Esporte Clube Banespa nos dias 16,17, 23 e 24 de junho no Coreto foi um sucesso. A presença marcante do público foi agraciada com uma gama de atrações com um repertório variado apresentado pelas duplas Dayane & Michel, Banda Merlin, Beira D’Água, Zé Marco & Juliano, Alex Ricardo & Giuliano e a participação especial do Coral do Esporte Clube Banespa. As barracas típicas ofereceram aos presentes várias opções de comidas e bebidas como quentão, vinho quente, canjica, arroz doce, crepe, tapioca, pastéis, caldos, sopas, entre outras. As barracas de jogos o tobogã, a piscina de bolinha, piscina de bolinha inflável e os tradicionais brinquedos no parquinho divertiram a criançada. As quadrilhas adulto e infantil também foram destaques durante o evento.

Apresentação de dança das alunas do depto. Cultural


Social 1313

Coral do ECB

Apresentação de dança das alunas do depto. Cultural

Funcionários da Agência Moema


Social 14


Patrimônio 16

Obras,

Quadra de Paddle – Reforma geral

Apparício Sofner - Diretor de Patrimônio

“A minha dedicação sempre foi e será para o bem-estar do Associado.”

manutenção e reparos Sempre procurando o bem-estar do associado, a capacitada equipe de funcionários do setor de patrimônio trabalha com dedicação e profissionalismo para que as dependências do Clube estejam sempre viáveis para o lazer do Associado. Portanto, serviços importantes foram realizados, dentre eles reformas, reparos e manutenção dos ginásios 1, 2, 3, 4 e 5, calçamento das alamedas internas, manutenção das piscinas e banheiros, manutenção e cuidado com as árvores preservando o paisagismo, reforma e manutenção dos brinquedos do parque infantil, reforma geral da quadra de Padle, entre outras benfeitorias.

Quadras de Tênis – Reforma geral do piso e linhas demarcatórias e início da iluminação das quadras 5, 6 e 7


Patrimônio 17

Caldeiras - Grade de proteção Ginásio 4 - Pintura e troca parcial do piso

Ginásio 5 - Pintura e troca parcial do piso

Ginásio de Judô - Substituição da lona

Sala de Snooker – Reforma geral das mesas

Alamedas internas - Adequação de piso

Comgás - Instalação de nova tubulação com a troca do comando de registro

HT - Nova central de comunicação de rádio


Patrimônio 18

Jardinagem - Manutenção

Aparelhos para alongamento - Reparos

Preservação do paisagismo

Outros Serviços • Manutenção das piscinas e banheiros • Campo de futebol: reforma geral • Parque Infantil e Brinquedoteca: reforma e manutenção dos brinquedos • Centro Cultural: manutenção das instalações adequadas ao uso • Coreto: reforma e reparos ao redor • Ginásio 1: reparos e manutenção • Portaria 7: colocação e pintura das grades de proteção para segurança.


Conselho Deliberativo 19

Execução Orçamentária 2017

Aprovada por unanimidade O Conselho Deliberativo realizou a 8ª reunião da gestão 2015/2019 no dia 24 de março de 2018. Após a leitura do Conselho Fiscal aprovando todas as contas, o plenário com mais de 2/3 de Conselheiros presentes, uma prova inequívoca do engajamento de todos visando um futuro cada vez melhor para o nosso Clube, aprovou por unanimidade a Execução Orçamentária de 2017. Vale ressaltar que tanto o Presidente do

Conselho Deliberativo, o Sr. Alfredo de Rosis Neto,

como o Vice-Presidente, o Sr. José Carlos Afonso, enalteceram o belíssimo trabalho desenvolvido pela Diretoria Executiva, em especial o Presidente Sr. Nelson de Souza, incansável no dia a dia do Clube. A mesa do Conselho registra e elogia toda a contribuição que cada Conselheiro tem oferecido no sentido de atingir o objetivo que é a perenidade do nosso Clube.

Eternos colegas

Nossas homenagens póstumas aos eternos colegas, profissionais competentes e companheiros, que deixaram muitas lembranças para todos nós.

Sérgio Silvio Silva

Manoel Horácio Emboaba da Costa

Ioshito Fukushima

“Mesmo depois do último adeus, aqueles que partem continuam fazendo parte da vida dos que ficam através da saudade.”


História e Tradição 20

Durante a gestão 1981/1982, a Professora Maria Aparecida Ribeiro de Almeida trouxe para a Diretoria do Clube o projeto de pesquisar e escrever a história do ECB. Seu projeto foi aprovado, tendo recebido todo apoio da Diretoria. Nesse trabalho, Maria Aparecida descreve a fundação e os primeiros anos da vida do Esporte Clube Banespa. Para sua elaboração foi empreendido aproximadamente um ano de pesquisa. A edição da Revista O BANESPA, jan-fev-março de 1983 traz a notícia do lançamento do trabalho elaborado pela Professora Maria Aparecida intitulado “FOI ASSIM...”. Nessa ocasião foi inaugurada uma exposição do Clube contendo os diversos materiais coletados já existentes e testemunhos da história do E.C. Banespa. A autora afirma que para levantar os dados sobre a vida do Clube teve que trabalhar duro e vencer muitas dificuldades. “Muitos documentos históricos importantes não foram encontrados”.

Maria Aparecida Ribeiro de Almeida, natural da cidade de Taubaté, professora de história, casada com Eros Antonio de Almeida, Diretor de Divulgação do Esporte Clube Banespa na Gestão 81/82, tem três filhos: Vladimir, Guilherme e Thais e três netos: Arthur, Eduardo e Lara

O bonde que transportava os banespianos para a sua sede campestre, carinhosamente chamado de Camarão


História e Tradição 21 como teria sido a criação daquele pequeno oásis de bem-estar no meio da cidade. E por que não colocar no papel esses relatos para que todos soubessem antes que fossem perdidas as informações?

“Decidi então escrever um livreto ao qual dei o nome de “Foi Assim...”, para contar essa história.”

Antonio Carlos Mercuri - Presidente da Diretoria Executiva do Esporte Clube Banespa gestão 81/82 e sua esposa Lila

Maria Aparecida conta como surgiu a ideia: “o ECB esteve presente na vida dos banespianos desde sempre como local de descanso, esportes e convívio com os amigos. Com a nossa família não foi diferente, o que nos levou a morar sempre nas proximidades do Esporte Clube Banespa. Era perfeito para as crianças poderem frequentar a escolinha de esportes, natação, além das brincadeiras pelo parque. No ano de 1981, o Eros, meu marido, foi eleito Diretor de Divulgação do Clube, tornando-se responsável, entre outras coisas, pela edição da revista “O Banespa”. A partir daí passamos a frequentar intensivamente durante dois anos as dependências do Clube aos finais de semana. As crianças adoravam, brincando livres enquanto o pai trabalhava na gráfica, juntamente com o Reynaldo, cuidando da organização da revista com a ajuda do velho Brandão, antigo funcionário do Clube. Nessa época, comemorava-se os 50 anos de fundação do nosso querido Esporte Clube Banespa. Em meio às conversas com os Associados, eu ouvia histórias dos primeiros tempos da formação do Clube e das dificuldades para a sua implantação. Aliado a isso tudo, a leitura dos antigos números da sua revista despertou minha curiosidade sobre

Recebi todo o apoio da Diretoria Executiva, comandada por Antonio Carlos Mercuri, Presidente do Esporte Clube Banespa na ocasião, dei início então à empreitada. Ofereceram-me uma sala onde entrevistei dezenas de pessoas: banespianos aposentados e da ativa, alguns deles participantes da fundação, funcionários do Clube, diversos Associados e familiares dos que já haviam falecido que muito contribuíram com suas lembranças.

Maria Aparecida - 1983

Dentre eles destaco a importância de J.J. Juvenal Ricci Ayres que me contou fatos preciosos dos primeiros tempos, além de Mário Morandi, Pedro Sestini Neto, Cássio Toledo Leite, Carlos Weber Jr, Lucy Weber Alencar, e muitos outros.


História e Tradição 22

“Logo surgiu a ideia de uma exposição com fotografias antigas e objetos que mostrassem a história do progresso da agremiação.”

Iniciou-se uma campanha para recolhimento de fotos, jornais, revistas, símbolos como flâmulas, chaveiros antigos, etc Pesquisei nos arquivos da Secretaria do Clube, na Biblioteca e no Museu do Banco do Estado de São Paulo, fiz a leitura de documentos e atas das reuniões das duas entidades ocorridas no período estudado. Pesquisei nos arquivos históricos da Light onde achei fotos significativas da região de Santo Amaro e dos bondes usados na ligação do centro da cidade com o entorno do Clube que ficava na estação Petrópolis. O bonde era chamado “Camarão”. Finalmente, em março de 1983 foi publicado o livreto “FOI ASSIM...” como encarte da revista “O Banespa” edição do trimestre janeiro-fevereiromarço descrevendo a epopeia da fundação do Esporte Clube Banespa, fruto do idealismo e

Momento solene da exposição

perseverança de um grupo de homens resolvidos a criar um local de lazer e entretenimento para suas famílias. Mal sabiam eles que esse Clube se transformaria num grande celeiro de campeões, colecionando troféus em diversos esportes como futebol, vôlei, etc. Ao mesmo tempo inaugurou-se a exposição na Sede Social com documentos da época da fundação, como a carteira do primeiro associado, fotos, troféus e medalhas conquistadas.

“Foi um trabalho despretensioso e voluntário, feito com carinho, no propósito de contar sobre os primeiros tempos do Clube com suas conquistas e preservar essa memória para as gerações seguintes.”


Especial 23

MEU PAI MEU HERÓI

A você que me deu a vida e me ensina a viver com dignidade, não bastaria um obrigado. A você que ilumina minha vida com afeto e devoção para que eu caminhe com coragem e cheio de esperança, não bastaria um muito obrigado. A você que se doa por inteiro e renuncia seus sonhos, para que muitas vezes eu possa concretizar os meus, não bastaria um muitíssimo obrigado. A você, pai por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer que não tenho palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que me acontece agora, quando procuro laboriosamente uma forma verbal de exprimir uma emoção... De tê-lo como meu pai... meu herói... Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras. Amo você Pai!


Cursos 24

Muitas opções para uma vida mais saudável! Esportivos • Academia de Musculação • Basquete • Escola de Esportes • Futsal • Futebol Society • Ginástica Olímpica • Ginástica de Grupo

• Hidroginástica • Handebol • Judô • Karatê • Natação • Tênis • Vôlei

Depto. de Esportes 5536.8260/8262

Culturais • Baby Class • Ballet Clássico • Bateria • Canto Lírico ou Popular • Capoeira • Contrabaixo • Coral • Dança de Salão • Desenho/Mangá/Quadrinhos • Flauta Doce e Transversal • Guitarra • Grupo de Percussão/Escola de Samba • Idiomas • Jazz

• Kung Fu (Wing Chun Chwan) • Mix Dance • Musicalização Infantil • Piano • Pilates • Pintura • Prática de Banda • Ritmos Dançantes • Sapateado Adulto e Infantojuvenil • Teclado • Violão • Yoga. Secretaria Unificada 5536.8300


Especial

Campanha do agasalho 2018

Feijoada da Solidariedade

Presidente do Conselho Deliberativo do ECB, Alfredo de Rosis Neto e família

Como acontece há vários anos, o almoço beneficente do Fundo Social da Solidariedade do Estado de São Paulo é realizado no E.C. Banespa. Este ano, o evento aconteceu no dia 21 de julho com a tradicional feijoada do Restaurante do Bolinha. Tivemos apresentações musicais que divertiram os participantes do evento. A arrecadação foi destinada à compra de agasalhos e cobertores que foram doados pelos organizadores do Fundo Social às entidades carentes.

25


Esportes 26

Taça ECB de Futebol - 2018 PRINCIPAL

Série prata

Campeão - Red Bull Vice-campeão - Botafogo

MASTER

Campeão - Audax Vice-campeão - Fluminense

SÊNIOR

Campeão - Portuguesa Vice-campeão - Marília

DOUTORES

Campeão - Colorado Vice-campeão - Santa Cruz


Esportes PRINCIPAL

27

Campeão - Cruzeiro Vice-campeão - Santos

MASTER

SÊNIOR

Campeão - Atlético MG Vice-campeão - Internacional

DOUTORES

Campeão - Corinthians Vice-campeão - Internacional

VETERANO

Campeão - Catanduvense Vice-campeão - Cruzeiro

Série ouro

Campeão - Internacional Vice-campeão - XV / Motrix


Esportes 28

Foi realizado nas quadras do Esporte Clube Banespa, dia 11 de maio, a confraternização do tradicional Torneio de Tênis - Damas com a participação de 25 clubes de São Paulo

Futebol e Futsal O Esporte Clube Banespa participa do Campeonato Interclubes Futebol Menores nas categorias Sub-11/13/15 e 17. As chances de títulos nas categorias são grandes. Clubes participantes: E.C. Banespa, Ypiranga Corinthians, AABB, Indiano, Pinheiral Gool Soceer e Penha. No Futsal Menores do Campeonato do Sindiclube de São Paulo, participam vários clubes do Estado nas categorias Sub9/11/13/15 e 17, realizado durante o ano.


Esportes 29

Hidroginástica As alunas da Hidroginástica realizaram no dia 28 de junho uma aula especial ao som de músicas típicas juninas.

Ginástica de Grupo Em 19 de junho tivemos uma aula especial de Ginástica de Grupo, com as alunas do ECB vestidas a caráter.


Esportes 30

Campeonato Brasileiro de Sinuca

• Em Agosto, o Esporte Clube Banespa sediará o Campeonato Brasileiro de Sinuca. • No segundo semestre será realizado o campeonato interno de sinuca com término previsto para dezembro.

Basquete

Voleibol

Pa r t i c i p a d o c a m p e o n a t o organizado pela Liga Pro Basquete nas categorias Sub 13/15/17/19 São Paulo, Esperia, Paineiras, Pinheiros, Hebraica, Santo André, entre outros participantes.

O Clube está participando este ano nas categorias Iniciantes Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Master E2, Master D2 e Master D do Campeonato do Sindiclube.


Sede Leste 32

Festa Junina da Sede Leste no dia 30/06/2018 com muita alegria, comidas e doces típicos

Amistosos de Futebol de Campo das equipes “Quarentão e Cinquentão” do ECB da Leste e Futsal Master todos os domingos.

Cursos • Aulas de dança de salão Quinta-feira, das 20 às 21h30 • Voleibol familiar Sexta-feira, das 20 às 22h (gratuito) • Escola de esportes (menores) Sábado

Torneio Interno

Futebol de Campo-Rachão

O Torneio Interno de Futebol de Campo Veterano teve início em 14 de abril e término em 16 de junho. Foram formadas quatro equipes que jogaram em turno e returno. O time do Atlético de Madri depois de ganhar o 1º e 2º turno invicto sagrou-se campeão do Torneio. Destaque para o atleta Raphael Ferreira da equipe do Barcelona que foi o artilheiro com 16 gols.

Raphael Ferreira

Torneio de Futebol de Campo - Equipes Categoria Veterano

Com início em 21de julho e término previsto para 29 de setembro, as seis equipes participantes disputarão em turno único e as quatro melhores colocadas passarão para a próxima fase.


Sede Vinhedo 33

Baile de Aniversário A Sede Campestre de Vinhedo realizou seu Baile de Aniversário no dia 21 de julho em comemoração aos 44 anos de existência. O evento contou com a animação do Orlando Tecladista com um reper tório eclético que animou os presentes. No momento solene do “parabéns a você”, Diretores e convidados compartilharam do tradicional corte do bolo.

Fabio Luiz Mazzela e esposa


Orquídea 34

CUIDADOS BÁSICOS COM

ORQUÍDEAS Na maioria das vezes, quando adquirimos uma orquídea, já colocamos no viveiro com o resto da coleção. Para que não tenhamos surpresas desagradáveis devemos tomar algumas medidas preventivas básicas para não nos decepcionarmos no momento seguinte. Ao adquirir uma orquídea, devemos antes de qualquer coisa, saber seu nome completo. Após essa medida básica, devemos colocála em um ambiente separado das demais e como medida profilática, devemos ao menos dar um banho com fungicida na planta. Isso se faz submergindo o vaso por 10 minutos em substância preparada com produto especifico para este fim. Devemos também observar se há outros parasitas na planta recém adquirida e combatê-los com defensivos específicos para cada caso. Mesmo após 15 dias de observação não devemos deixar de prestar atenção nas plantas recém chegadas. Os Dendrobium são muito suscetíveis aos pulgões, já os Oncidium o são às cochonilhas. Não devemos nos esquecer das lesmas e caramujos que geralmente surgem à noite, estes se alojam sob o substrato. Enfim, o cuidado principal é manter a sanidade do orquidário. Observar também manchas marrons nas folhas, pois brotos novos com aparência débil ou pretos, são fungos, que se proliferam muito bem em plantas recém envasadas.

Ainda que pareça excesso gostaria de salientar que mesmo plantas em boas condições de cultura às vezes ao serem mudadas enfraquecem, e neste momento surgem as pragas que se aproveitam da debilidade. Quando compramos uma orquídea devemos também lembrar que muito embora o colecionador tenha um viveiro muito bom, às vezes não se pode ter qualquer orquídea que se queira, pois as condições ambientais podem ser saudáveis para a grande maioria das espécies, mas para algumas poucas, pode ser fatal! Devemos saber sempre quais são as espécies que melhor se adaptam ao nosso viveiro, para isso devemos perguntar ao vendedor: 1-local onde a espécie é nativa, 2-qual a temperatura média que a planta requer, 3-qual o regime de regas mais conveniente, 4-se gosta de muita ou pouca luz (não aceite como resposta “meio sol, meia sombra”). Algumas orquídeas que exigem condições muito específicas para cultivo ou requerem conhecimentos mais profundos são: Vandas, Ascocentrum, Renantera, Bulbophyllum, Ascocenda, Dracula e Masdevalia. Nunca compre orquídeas sem a identificação completa, elas têm sempre dois nomes, o gênero e a espécie. Não devemos esquecer também que nossas plantas precisam de adubações regulares.

Publicação dirigida aos associados do Esporte Clube Banespa

José Carlos B. de Souza Orquidário Ambiental orquidarioambiental@uol.com.br

Diretor Responsável: Antônio Sérgio Euzébio. Coordenação Editorial: Reynaldo G. de Almeida. Jornalista Responsável: Juliana Lopes (Mtb 40.593). Editor de Arte: Emerson Santos da Silva. Fotógrafo: Fabiano Amaral (Mtb 37.992). Impressão: Companygraf - Artes Gráficas. Comercial/Publicidade: Tel.: 5536-8286 - comercial@ecbanespa.com.br. Endereço para correspondência e publicidade: Av. Santo Amaro, 5355 - CEP 04701-000 - São Paulo/SP. revista@ecbanespa.com.br. A reprodução total ou parcial de matérias somente com autorização do Esporte Clube Banespa. As opiniões contidas em artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus autores. DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Nelson de Souza. Vice-Presidente: Antônio Carlos Mercuri. Diretor Financeiro/Administrativo: Alaécio Benício Braga. Diretor Sócio/Cultural: Antônio Sérgio Euzébio. Diretor de Esportes: Ivan Sueldo Nunes. Diretor de Tecnologia: Eliel Batista da Silva. Diretor de Patrimônio: Apparicio Sofner. Sede de Vinhedo - Fabio Luiz Mazzela. Sede Leste - Diretor Geral: Paulo César Nunes de Miranda. Diretor de Esportes: Rogério Silva Tomaz. Diretor Sócio/Cultural: Recilval José Alves. CONSELHO DELIBERATIVO - Mesa do Conselho - Presidente: Alfredo de Rosis Neto. Vice-Presidente: José Carlos Afonso I. 1º Secretário: Samuel Pompilio Bastos. 2º Secretário: João Bosco da Silva.

ecbanespa.com.br • facebook.com/clubebanespa


Venha conhecer a Fechando o Gol. Aqui você é o número 1.

25%

desconto na mensalidade Sócio Banespa

Venha fazer uma aula experimental. Parceiro Institucional:

www.fechandoogol.com.br

2533.3750

(11)

Profile for Esporte Clube Banespa ECB

Revista agosto de 2018  

Revista ECB

Revista agosto de 2018  

Revista ECB

Advertisement