Page 1


04 Diretoria

Nosso empenho... ... em prol do Clube! Como é de conhecimento de todos, o país está atravessando uma grave crise política, que obviamente atinge todas as camadas sociais. Preocupado com este momento, o qual desejamos que seja passageiro, estamos nos empenhando ao máximo para que o lazer dos associados tenha sempre qualidade e segurança e uma diversificada grade de atividades esportivas e culturais. Na área esportiva, realizamos com êxito atividades para todas as idades, como torneios internos e competições interclubes em diversas modalidades. No social, promovemos com grande sucesso a tradicional Festa Junina durante quatro finais de semana com muitas atrações para todos e diversificadas barracas de comidas típicas e de jogos para a garotada. Proporcionamos em julho, mês de férias escolares, e com muito sucesso, uma vasta programação totalmente voltada para o público mirim com muitas brincadeiras monitoradas por recreadores. Na área patrimonial, manutenção e reformas que nunca param, como pinturas e reparos em suas dependências. Sempre atentos com a segurança de nossos associados, reformamos a Portaria 6, acesso de pedestres pela Rua São Sebastião e instalamos uma catraca eletrônica, reforçando assim, um controle mais rigoroso por aquela portaria. Sempre em busca de novas alternativas para amenizar a balança financeira do Clube, firmamos convênio com a Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe) e com a Universidade Nove de Julho, (Uninove), angariando mais divisas para o Clube. Nada conseguiríamos fazer sem o apoio incondicional e anuência dos colegas de Diretoria, da Mesa do Conselho, Conselho Fiscal e de nossos estimados conselheiros que tem nos apoiado em nossas decisões sempre em prol do lazer do associado, a todos, o nosso muito obrigado.

Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Nelson de Souza Presidente - Diretoria Executiva Gestão 2015/2019


Diretoria 05

Administração inteligente e eficaz Temos desempenhado um esplêndido trabalho no Conselho Deliberativo, apoiando e às vezes questionando positivamente as atitudes tomadas pela Diretoria Executiva. Procuramos sempre com uma conduta honesta e coerente solucionar de uma maneira digna e correta os problemas que usualmente surgem no dia a dia desta instituição. A nossa principal finalidade é atender sempre bem os nossos associados com presteza e profissionalismo. Uma empresa do porte do Esporte Clube Banespa exige uma administração racional, inteligente e eficaz, e isto, nossos colegas da Diretoria Executiva executam muito bem; se esforçam ao máximo para que todas as áreas desenvolvam sempre a contento e com a satisfação de todos. Atravessamos um ano difícil com momentos de turbulência financeira e política no país, mas não me canso de enaltecer o trabalho íntegro de nossos colegas da Diretoria Executiva e o incansável empenho de nossos Conselheiros, Comissão de Justiça e Estatutos, Comissão de Orçamento e Finanças, Comissões Especiais e membros do Conselho Fiscal. Com este expediente integrado estamos conseguindo superar, com muita garra e competência, todos os obstáculos que surgem no cotidiano. Não poderia deixar de felicitar nosso associado que nos apoia e que sempre nos prestigia com uma frequência considerável em todas as atividades de lazer que o Clube oferece. Finalizo dizendo que a família banespiana esteve, está e sempre estará no mais alto patamar e que nada supera a grandeza do Esporte Clube Banespa.

Boas Festas e um 2018 repleto de alegria e realizações!

Alfredo de Rosis Neto Presidente - Conselho Deliberativo Gestão 2015/2019


06 Social

O Esporte Clube Banespa realizou a tradicional Festa Junina, este ano, em quatro finais de semana, dias 17, 18, 24 e 25 de junho, 1, 2, 8 e 9 de julho, no Coreto. O evento contou com a presença de associados e convidados que se divertiram bastante no Arraiá do Clube. As atrações musicais com diversificados grupos animaram o público presente interpretando muito sertanejo e forró. As barracas típicas ofereceram várias opções de comidas e bebidas aos participantes, como vinho quente, quentão, cangica, bolo de fubá, pipoca, algodão-doce e muito mais. As barracas de jogos de pesca, tomba-lata e argola foram destaques para a garotada que se divertiram e ganharam muitos prêmios. Na festa, teve também brinquedos como Tobogã, Balão Pula-pula e Piscina de Bolinha, entre outros. As quadrilhas, adulto e infantil, marcaram presença aos sábados e domingos com a participação interativa do público. A grandiosa queima de fogos foi um dos pontos altos da festa.


Social 07


08 Social

O Dia Dia da Criança Crian C ança ç do do E.C. E.C Banespa pa e em m1 12 2 de outubro outu ubro bro proporcionou prop pr opor orci cion onou ou muita alegria para para arra os aassociados. sssoc ocia iado doss. Oss pequenos pequ pe quen enos os se se divertiram dive di vertiram com o oss br b brinquedos rin inqu in qu q ued edos o iinfl os n áveis nfl áve eis i Tobogã, Piscina de Bolinha, Balão Pula-pula e também no Playground e Kid´s Place Banespa. A Brinquedoteca ofereceu uma programação especial com desenhos para colorir, atividades, músicas infantis e educativas. Entre uma brincadeira e outra, uma pausa para se alimentar com diversas opções: milho verde, pamonha, curau, churros, cachorro-quente, coquinho, batata chips, amendoim, pipoca e algodão-doce.


Social 09


10 Social

Venha se reunir com amigos, ouvir uma boa música, dançar e participar das comemorações de aniversário. O ECB promove a Sexta Dançante, sempre na última semana do mês com música ao vivo e um bolo especial. Nos últimos meses o evento contou com as apresentações das Bandas Alphaville, Fascínius, Cheiro da Terra e American Sound. A Sexta Dançante especial de Halloween foi realizada em 27 de outubro, com animação da Banda Os Inesquecíveis. Acompanhe a programação dos eventos nos informativos do Clube.


12 Social

No Domingo de Páscoa, dia 16 de abril, as crianças foram recepcionadas por um Coelhinho logo que chegavam ao Clube. Os pequenos participaram das Recreações Dirigidas, Oficinas, Gincanas, Maquiagem Infantil e Caça aos Ovos. Também assistiram ao filme Ursinho Pooh - A Páscoa de Guru e tiveram um almoço em família. Um domingo bem divertido com os amiguinhos.


Social 13

Diversão para as

Crianças

Crianças gostam de brincar, pular, correr e estar perto dos amiguinhos. E para criar esta possibilidade para elas, o E.C. Banespa promoveu em julho um evento especial com recreadores e superou todas as expectativas, mais de 1.500 crianças participaram das atividades. Muitas brincadeiras divertiram os pequenos, como Amarelinha, Bambolê, Cabo de Guerra, Esconde-esconde, Campo Minado, Joquempô, Corda, Queimada e muitas outras. Os pequenos também aproveitaram o tobogã e os brinquedos do Playground e Kid´s Place Banespa. Aos sábados e domingos, também assistiram diversos filmes, escolhidos especialmente para eles.


14 Cultural

Homenagem

especial

No dia 13 de maio, as mamães foram contempladas com um lindo mimo na Entrada Social do Clube e com uma audição musical, no Teatro Paulo Goulart, preparada carinhosamente pelos alunos do Departamento Cultural e pelo Coral do ECB. E no dia 12 de agosto, os papais também foram homenageados com uma lembrancinha na Entrada Social do Clube.

Mães


Cultural 15

Pais


16 Cultural

Kung fu: corpo, mente e espírito treinados para a paz O wushu ou kung fu como é conhecido no ocidente é uma arte marcial de origem chinesa que agrega três pilares fundamentais em sua prática: auto cultivo, cultivo da saúde e luta corporal. Os registros mais antigos desta arte marcial datam de aproximadamente 2674 a.C. e sua prática envolve exercícios que abrangem o sistema cardiorrespiratório, neuromotor e psicofisiológico. Sua prática regular estimula a liberação de serotonina e dopamina no organismo causando uma sensação de relaxamento e bem-estar após sua prática, auxiliando no combate à depressão e outros transtornos psicológicos. Os exercícios auxiliam e estimulam o funcionamento dos órgãos internos, regulando o metabolismo e estimulando a vascularização dos músculos, proporcionando alívio em dores crônicas, maior flexibilidade e resistência muscular para atividade do cotidiano. O curso de Kung fu do E.C. Banespa segue o estilo Shu Shíyī, uma ramificação do Yŏng Chūn Quán, originário da cidade de Yŏng Chūn em Fujian, na China, que teve sua primeira expressão surgida no século XVI. A prática é caracterizada com posições baixas e movimentos amplos que exigem e proporcionam boa flexibilidade das articulações

e músculos. O estilo também possui um amplo trabalho de pernas (chutes e saltos) que ajudam a fortalecer os membros inferiores e prevenir lesões nos joelhos, tornozelos e quadril. A prática do Yŏng Chūn Quán Shu Shíyī consiste no treino de formas, lutas combinadas, aplicações, torções, projeções e práticas com armas (sabre longo, espada, leque, nunchaku, bastão curto e bastão longo). O ECB tem turmas para alunos acima de 7 anos, às terças e quintas, 16h30 às 18h, 18 às 19h30 e 19h30 às 21h e sábado, 9h30 às 11h. Na sexta, 18h30 às 20h, é uma turma em formação para alunos acima de 18 anos.

Cursos Culturais

Inscrições abertas Depto. Cultural: 5536.8283/8284

Baby Class, Ballet Clássico, Bateria, Canto Lírico ou Popular, Capoeira, Contrabaixo, Coral, Dança de Salão, Desenho/Mangá/Quadrinhos, Flauta Doce e Transversal, Guitarra, Grupo de Percussão/Escola de Samba, Idiomas, Jazz, Kung Fu (Wing Chun Chwan), Mix Dance, Musicalização Infantil, Piano, Pilates, Pintura, Prática de Banda, Ritmos Dançantes, Sapateado Adulto e Infantojuvenil, Teclado, Violão e Yoga.


Diretoria 17

Primeiro plano: Ivan, Apparicio, Serginho, Mazzela, Nelson, Mercuri, Eliel e Alaécio. Segundo plano: Rogério, Recilval, Paulo, Jair, Marcelino, Bizerra e Dr. Wilson.

Boas Festas, Queridos amigos! Natal e Ano Novo são épocas festivas de grande significado e importância. Mas com amigos como os nossos, são ainda mais especiais! A Diretoria Executiva do Esporte Clube Banespa agradece a todos os associados, parceiros e funcionários pela amizade, respeito e confiança depositada em nós e por terem ajudado a fazer do ano velho um ano maravilhoso e muito feliz! Que neste Natal a alegria, o amor e a esperança renasçam nos corações de todos, que celebrem junto das suas famílias, e nas suas casas reinem a paz e a harmonia. Que o Ano Novo traga novos sonhos e muitas realizações, que seja próspero e a cada dia a felicidade seja renovada. E acima de tudo, que continuemos juntos por mais este ano. Boas festas, queridos amigos!


18 Exposição

Exposição de Orquídeas Mais de mil e quinhentas pessoas visitaram a Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas realizada nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Salão de Festas do Esporte Clube Banespa. Além de apreciar as belíssimas plantas cultivadas por associados da SBO e de associações orquidófilas de diversas regiões do país, os visitantes também tiveram a oportunidade de adquirir orquídeas com um preço acessível e aprender um pouco sobre elas. Nos stands de venda, mudas e plantas formadas, todo o material para o orquidófilo com novidades, como a cortiça para ser usada junto com o substrato; curso de paisagismo e projetos; livros e revistas sobre o assunto; calendários, quadros e cadernos de anotações de cultivo da Ilustradora Botânica Liris Fujimori. Durante o evento, também teve apresentações de dança, sapateado, coral e oficina de Origami. A exposição trouxe mais de 800 exemplares de orquídeas, entre elas, Cattleyas, Dendrobiuns, Oncidiuns, Phalaenopsis e Vandas.

Melhor Planta da Exposição: Bulbophyllum graveolens - Kao Ta Chung - AOSP


Especial 19

Abertura da

Primavera

No dia 23 de setembro, no Hall da Sede Social da Sede Santo Amaro, O Clube deu as boas vindas ao início da Estação das Flores com uma belíssima exposição de Orquídeas, que deslumbraram os presentes pela sua beleza e encanto.


20 Patrimônio

Praça de Esportes: troca das telas, pintura das torres de iluminação e arquibancada

Conservação e reparos Diversas obras foram executadas para a conservação do patrimônio do E.C. Banespa. Dentre as principais obras, estão: reforma geral do Salão Nobre, Quiosques/Churrasqueiras, Quadras de Vôlei e Poliesportiva, além da manutenção dos Ginásios 4 e 5. Na Praça de Esportes, teve pintura das torres, arquibancada e toda a lateral; as telas de proteção foram trocadas. A Portaria 6, acesso de pedestres pela rua São Sebastião, está em reforma. Foi realizado um trabalho de jardinagem na parte externa do Restaurante e Lanchonete, reparo no piso e pintura na Pista de Cooper e Alamedas. As grades que cercam o Clube na av. Santo Amaro também ganharam nova pintura.

Reforma da portaria 6 (rua São Sebastião)

Reforma do piso próximo à Portaria 2

Jardinagem no Restaurante e Lanchonete

Troca da grade externa na entrada do estacionamento


Patrimônio 21

Pintura da Quadra Poliesportiva e reforma das tabelas de basquete

Manutenção da tubulação de gás

Reforma nos Ginásios 4 e 5

Pintura das grades na Av. Santo Amaro

Churrasqueiras: substituição de tijolos

Salão Nobre: reforma geral Colocação de grade de proteção na entrada principal, reforçando ainda mais a segurança do Clube

Área verde: poda dos coqueiros e conservação dos jardins


22 Esportes

Série Prata

Taça ECB de Futebol • 2017

Principal Corinthians - Campeão Portuguesa - Vice

Doutores Santa Cruz - Campeão Colorado - Vice

Master Londrina - Campeão Nacional - Vice

Senior Juventus - Campeão Portuguesa - Vice


Série Ouro

Esportes 23

Principal Catanduvense - Campeão Botafogo - Vice

Doutores Portuguesa - Campeão Internacional - Vice

Master Internacional - Campeão XV / Motrix - Vice

Senior Internacional - Campeão Marília - Vice


24 Esportes

Festival de Natação O Departamento de Esportes promoveu o Festival Interno de Natação em 11 de novembro com provas do nado Crawl, Costas, Peito, Borboleta e Revezamento (4 estilos por 50 metros). Os caçulinhas abriram o festival com apresentação de um circuito para mostrar a evolução neste período de aprendizagem. O evento foi um sucesso e todos os participantes ganharam medalhas. Valentina e Maria Eduarda

Laura e Ana

Camila e Isabela

Rafaela e Beatriz

Matheus

Fernanda

Marco

Gabriel

Isabela

Gabriel Braga

Estevão

Ricardo e Mariana

Julia

João Paulo

Maitê

Hanna

Pedro

Louisie e Arthur


Esportes 25

Gabriel

Marcelo

Luca e Miguel

Gabriela

Helena

Nicole

Oliver e Lucas

João

Gabriela

Rafaela

Fernanda

Sasha

Gael

Helena

Mateus e Julia

Rafaela

Fabinho

Helena

Laura e Beatriz

Samuel

Pierre

André

Nina

Marcos

Luis Eduardo

Julia Lenk

Julia

Lucas


26 Esportes

Torneio de Tranca

Regina, Ítalo e Mário

O E.C. Banespa promoveu o Torneio Interno de Tranca em 5 etapas: 10 de junho, 22 de julho, 19 de agosto, 30 de setembro e 28 de outubro. Na pontuação geral, Regina foi campeã e Ítalo vice-campeão. Mário ficou com a 3ª colocação. Parabéns a todos os participantes!

Participantes 01 - Regina 02 - Ítalo 03 - Mário 04 - Oscar 05 - Ada 06 - Irene 07 - Marilda

Pts 224 210 172 171 164 103 98

Participantes 08 - Eva 09 - Iolanda 10 - Mitiko - Sonia 11 - Sérgio 12 - Sumiko

Pts 84 79 50 50 34 25


Esportes 27

30ª Competição

de Karatê O E.C. Banespa realizou a 30ª Competição de Karatê no dia 30 de setembro e a p re s e n t o u o s e g u i n t e resultado. Livre Misto, acima de 15 anos: 1º - Pedro Pereira Gomes; 2º - Fabiana Coelho Pereira; 3º - Vincenzo Benassi Renucci e 4º - Gabriel da Silva Castello Branco Valença (Azul Claro). Infantil 1, 8 a 10 anos: 1º - João César Pereira Gomes (Bordô) e 2º - Júlio Iten (Laranja). Infantil 2, 10 a 13 anos: 1º - Daniel Kuano Lee e 2º - Victor Meira Duarte (Azul Escuro). Infantil 3, 5 a 9 anos: 1º - Caio Guilger dos Santos; 2º - Júlio Guilger dos Santos e 3º - Fernando Saukas dos Reis (Branca). Categoria Adulta: 1º - Bruno Rodrigues Gomes (Marrom II).

O Presidente do Clube Nelson de Souza parabeniza o homenageado

Justa condecoração Paulo Moritoshi Nakaema, Hanshi 9º DAN, recebeu homenagem do Deputado Estadual Hélio Nishimoto, da Assembleia Legislativa/SP, pela dedicação e serviços prestados ao Karate -Do Brasileiro desde 1960, preservando as raízes desta arte marcial, que traz tantos benefícios para a saúde e na formação das pessoas. A honraria ocorreu em 22 de outubro em comemoração ao dia do Okinawa Karate-Do e ao 2º Enbukai de Okinawa Karate-Do e Kobudo.


28 Esportes

Intercâmbio Damas de Tênis O Esporte Clube Banespa recebeu mais de 50 atletas para o Intercâmbio Damas da Federação Paulista de Tênis em 12 maio. Com um café da manhã caprichado, seguido de um brunch na hora do almoço, o evento, ocorreu das 8 às 16h. Participaram pelo E.C. Banespa, as tenistas Regina Maria A. Pesso, Michelle Mondego Prada, Amélia Furuzawa, Anna Maria Sesma Campos e Maria Beatriz Gonzalez, todas inscritas na Federação Paulista. Registramos a presença de Geraldo Petit, Diretor do Departamento de Damas da FPT e também do

coordenador Lauro Nishimura e o assessor Rodrigo Fidel. Dentre os clubes participantes, estão: Clube Indiano, Coopercotia Atlético Clube, Clube Esportivo da Penha, Santos Atlético Clube, São Bernardo Tênis Clube, Círculo Militar, Clube Atlético Juventus, Clube Esperia, Tênis Clube Paulista, Clube Alto dos Pinheiros, Associação dos Oficiais da Polícia Militar, Nippon Clube, A Hebraica, Ipê Clube, Sport Club Corinthians, Sociedade Esportiva Palmeiras, São Paulo Futebol Clube, Jaraguá Clube, Clube de Campo Castelo e Clube Paineiras do Morumby.

Torneio Primavera de Tênis

O Torneio Primavera de Tênis foi realizado em 21, 22, 27 e 28 de outubro no Esporte Clube Banespa com a participação de 89 tenistas.

Campeão José Manoel Martim Martim e Rafael Elio Moro Carlos e Jaime Fátima

Vice-campeão Roberto Beijato Otto Rosa Fernando e João Ronaldo Dias Martinho e Célio Kátia

Categoria Simples A Avançado Duplas A Simples B Duplas B Feminino Simples B


Esportes 29

Desempenho das Tenistas Marcia Elias 16/06 - vice-campeã - cat. 35FA - Circuito Paulista 26/06 - vice-campeã - categoria 2F2 - Liga Paulista Catarina Csiki 28/05 - campeã - Torneio XII, Kosmos Clube Mogi das Cruzes 18/06 - vice-campeã - cat. 50 anos - Torneio XXVIII, Camp. Brasileiro - Nippon Tênis 23/07 - vice-campeã - categoria A - Camp. Brasileiro Intercolonial - Clube Sorocaba - Colônia Japonesa 09/09 - vice-campeã - categoria B 45 anos - Campeonato Brasileiro Intercolonial - Kosmos Clube Amélia Furuzawa e Tereza Otsuka 09/09 - campeãs - categoria 60 anos - Campeonato Brasileiro Intercolonial - Kosmos Clube Michelle Prada Mondeo 12/06 - campeã, cat. A - Torneio Damas da FPT, Tênis Clube Paulista Tereza Otsuka e Idalina Toyoshima 18/06 - campeãs - cat. 60 anos - Torneio XXVIII, Campeonato Brasileiro - Nippon Tênis Márcia Souza e Andreia Nassar 26/06 - campeãs - cat. B - Torneio Novo Tênis Feminino - São Paulo FC Regina Maria A. Pesso 28/06 - campeã - cat. D - Torneio Damas da FPT - Clube Esperia Anna Maria Sesma Campos 02/06 - campeã - cat. Livre - Amigos do Tênis - Itatiba

ECB conquista título inédito O E.C. Banespa levou a melhor na Copa Paulista de Basquete, Série Ouro ao vencer em casa a equipe do Underdogs. A partida foi surpreendente com estas duas fortes equipes, que não tiveram

uma fase inicial das melhores, mas conquistaram grandes vitórias na fase de playoffs e chegaram à final da competição. Depois de um início equilibrado, a equipe do ECB abriu boa

Categoria Adulta

vantagem no placar. No segundo tempo, a equipe adversária tentou reagir, mas a equipe da casa administrou bem e conquistou o inédito título da difícil série Ouro da disputa.

Equipe campeã da Copa Paulista Série Ouro


30 Esportes

Futsal: velocidade e agilidade dos movimentos Uma modalidade coletiva que exige velocidade e agilidade de movimentos, além de excelente domínio espaço-temporal. As ações são rápidas e muitas vezes inesperadas devido à proximidade dos adversários. O desenvolvimento de uma boa técnica, integrada a uma rápida capacidade de tomada de decisão, é fundamental para a otimização do desempenho, e se esses fatores não forem adquiridos de forma consistente durante a infância e adolescência, podem comprometer aquisições futuras e a continuidade do envolvimento com a modalidade. Por causa da proximidade com o Futebol, a transição de jogadores entre estas modalidades é constante e muitos jogadores de sucesso iniciaram treinamentos no futsal quando crianças. O Futsal é jogado em quadra retangular, plana horizontal, com 40 metros de comprimento por 20 de largura; dimensão para jogos oficiais. Apesar da semelhança com o futebol, apresenta algumas particularidades, como menor tamanho e peso da bola, menor número de jogadores (cinco), número livre de substituições, cobrança lateral com os pés, ausência do “impedimento”, menor tamanho do gol e menor dimensão do espaço de jogo, além do piso rígido, a quadra. O Esporte Clube Banespa oferece o curso de Futsal, às quartas e sextas. 16 às 16h45 para jovens de 7 a 10 anos e 16h45 às 17h30, 11 a 13 anos.

Cursos Esportivos do ECB Muitas opções para uma vida mais saudável! • Tênis • Academia de Musculação • Futsal • Ginástica de Grupo • Judô • Karatê • Vôlei • Basquete • Futebol Society • Hidroginástica • Natação • Escola de Esportes • Ginástica Olímpica • Handebol

Informações no Depto. de Esportes: 5536.8260/8262


Esportes 31

Futsal e Society Menores 2017

Mais de cem associados estiveram presentes no Desfile de Abertura do Campeonato Interno de Futsal e Futebol Society em 2 de setembro. O evento possibilita a vivĂŞncia entre amigos e incentiva a

prĂĄtica de esportes. Ao participar deste campeonato, muitos jovens descobrem aptidĂŁo para o esporte e, quem sabe, ver a chance de se tornar um jogador profissional.


32 Especial

A silenciosa

Osteoporose

Vamos evitá-la com a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e com exposição ao sol em horários adequados! Com o aumento da expectativa de vida, devese preparar para atender a demanda das doenças crônico-degenerativas, dentre elas a Osteoporose, que na maioria das vezes não apresenta nenhum sintoma, nem mesmo dor, mas pode evoluir até que ocorra uma fratura. É uma doença que enfraquece progressivamente os ossos, devido a perda de cálcio e massa óssea, tornando-os mais frágeis e quebradiços e surge com o avanço da idade. As fraturas mais comuns são as de vértebras, compressão com achatamento da coluna levando à diminuição da estatura, fraturas de quadril, punhos, costelas e colo do fêmur. As mulheres no período pós-menopausa são as mais atingidas, essencialmente pela diminuição do estrogênio, principal hormônio produzido pelos ovários e que no sexo feminino tem importante ação protetora contra a perda óssea. Apesar de acometer mais as mulheres, homens acima de 50 anos podem apresentar alguma fratura por osteoporose. A medida mais eficaz no combate à doença é a prevenção, que segundo os especialistas, deve ser feita antes mesmo do nascimento, com uma alimentação adequada e um pré-natal bem feito para garantir a saúde do bebê; dando continuidade na infância e adolescência com uma dieta rica em cálcio, como leite e seus derivados, vegetais de folhas verdes, carnes e peixes; exposição regular ao sol, já que o mesmo é responsável para a formação de vitamina D no organismo e, muito importante, a prática de exercícios regulares, pelo menos três vezes por semana. Na vida adulta, tomar sol sempre que possível em horários adequados, reduzir a ingestão de álcool e bebidas com cafeína e reduzir ou, de preferência suspender o tabagismo, além da dieta rica em cálcio. E claro, em especial, exercícios como caminhar, correr, dançar, jogar tênis, bem como exercícios com peso, que aumentam o tônus

e a massa muscular, melhorando o equilíbrio e prevenindo as quedas. Muitas causas podem estar envolvidas para o risco de desenvolver a Osteoporose, incluindo fatores genéticos e ambientais, como histórico familiar; raça branca ou asiática; peso e estatura baixos com ossatura delicada; idade avançada; mulheres após a menopausa, que não fizeram a reposição hormonal; doenças que levem à imobilização ou repouso prolongado; alimentação deficiente em cálcio e vitamina D; alcoolismo; tabagismo; sedentarismo. Também podem ser um risco, o uso prolongado de determinados medicamentos, como cortisona, heparina, anticonvulsivos e metrotrexate. O uso excessivo de café e doenças com evolução prolongada, que afetam a calcificação do osso, como algumas doenças reumatológicas, endócrinas, genéticas e hepáticas também podem ser um risco. Para diagnosticar a Osteoporose é recomendada a densitometria óssea, que fornece a medida quantitativa da perda de massa óssea. O exame, que não é invasivo nem doloroso, mede a densidade do osso em pelo menos dois locais: coluna lombar e fêmur. A comparação dos resultados obtidos do paciente com os valores de referência para uma população semelhante, em idade e sexo, possibilita verificar o grau de comprometimento ósseo. O teste deve ser realizado em todas as mulheres após a menopausa e, eventualmente, mais cedo, em indivíduos com pelo menos dois fatores de risco para Osteoporose assim como naqueles com queixas sugestivas da doença. Uma vez diagnosticada a Osteoporose e identificada a sua causa, medidas terapêuticas, como a prática regular de exercícios, exposição ao sol, alimentação rica em cálcio e, em alguns casos, medicações específicas para manter a massa óssea e tratar a menopausa são indicados.


Especial 33

Parceria com a

Os Presidentes Nelson e Aurélio com os Diretores Sérgio e Apparício

Federação Universitária Paulista O Presidente do Esporte Clube Banespa, Nelson de Souza, recebeu o Presidente da Fupe, Aurélio Fernandez Miguel, em 14 de junho. O Esporte Clube Banespa fechou uma parceria com a Federação Universitária Paulista de Esportes para a realização de jogos em diversas modalidades, como futebol, futsal, basquete e vôlei, enriquecendo assim o interesse esportivo.

! a t s e F ra a sua

a p o d u T

Equipe treinada para realizar o melhor atendimento, loja completa com tudo que você precisa para a sua Festa! Encontre tudo que você procura pro seu Carnaval! Descartáveis, Decoração, Balões de Gás Hélio, Fantasias, Bolos, Doces e Salgados. Rua São Sebastião, 330 (Ao lado do EC Banespa) 11 5183-5212 11 98616-4252

DESCONTO ESPECIAL PARA ASSOCIADOS DO EC BANESPA


34 Especial

Inauguração das estações do Metrô Borba Gato e Brooklin

ao lado do Esporte Clube Banespa

Conselheiras do ECB

Nelson e Geraldo Alckmin

Nosso Esporte Clube Banespa está inserido prestigiaram o evento para sempre na história da Cidade de São Paulo. No dia 6 de setembro, foram inauguradas as estações Borba Gato e Brooklin da linha Lilás do Metrô facilitando ainda mais o acesso ao Clube. Os frequentadores e futuros associados do E.C. Banespa contam agora com mais esta facilidade Sandra para a prática do lazer. Tivemos também a inauguração da estação Alto da Boa Vista. O Presidente Nelson de Souza esteve presente na inauguração: “tivemos a honra e o privilégio de estarmos com o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin nesta data tão importante para o nosso Clube e para a cidade de São Paulo”. Neusa e esposo


36 Conselho Deliberativo

Comprometimento nas

ações do Clube

Mesa do Conselho: João Bosco da Silva - 2º Secretário, José Carlos Afonso - Vice-Presidente, Alfredo de Rosis Neto - Presidente e Samuel Pompilho Bastos - 1º Secretário

Desde as primeiras reuniões do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Banespa, desta atual gestão, um fato tem chamado a atenção de todos: a forte presença dos Conselheiros nas reuniões, computando 2/3 de presença

em todas elas. Este fato traduz o grande comprometimento da maioria com a atual Diretoria, desde quando assumiu em meados de 2012. Nota-se que a cada reunião, mais conselheiros têm apresentado sugestões e

fazendo questão de enaltecer todas as ações de melhorias que vem sendo realizadas nas Sedes. Conselho e Diretoria trabalham juntos sempre por um futuro melhor e longevidade do Esporte Clube Banespa.


Especial 37

Campanha do Agasalho 2017

Feijoada da Solidariedade O Esporte Clube Banespa sediou o almoço beneficente do Fundo Social da Solidariedade do Estado de São Paulo no dia 22 de julho em prol da Campanha do Agasalho. No evento, foi servida a feijoada do renomado Restaurante do Bolinha. O almoço contou com a presença de lideranças sociais e políticas, entre eles o Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá, comerciantes e empresários da capital paulista, que apreciaram a feijoada ao som de música ao vivo. A arrecadação foi destinada à compra de agasalhos e cobertores e, posteriormente, encaminhados às entidades carentes pelos organizadores do Fundo Social.

Iracilda, coordenadora da Campanha do Agasalho (ao centro) com Antonio Carlos Mercuri, VicePresidente da Diretoria Executiva do ECB e sua esposa Dona Lila.


38 Sede Vinhedo

Lazer no

interior

Venha para a Sede Campestre e aproveite a bela natureza para descansar e se divertir! O Clube oferece muitas opções de lazer, como a Pesca Esportiva, Bosque de Alimentação com quiosques, Parque Aquático com Toboágua, Quadras, Sauna à vapor, Playground, Salão de Jogos, Academia de Ginástica, Campos de Futebol e Society. A prática de atividades esportivas é muito importante para seu bem-estar, então venha, frequente mais o seu Clube.

Baile de Aniversário

A Sede Vinhedo completou 43 anos e para comemorar, promoveu o Baile de Aniversário em 15 de julho com animação da Banda DM. O evento contou com a presença d e a s s o c i a d o s, co nv i d a d o s, diretores e conselheiros, bem como autoridades de Vinhedo. Parabéns à Sede Campestre!


Sede Vinhedo 39

Baile da

Primavera Em 23 de setembro, foi realizado o Baile da Primavera, marcando a chegada da estação das flores. Com entrada franca para os associados, o evento contou com a apresentação da dupla Os Inesquecíveis, que agradou a todos com seu repertório variado.


40 Sede Leste

1ª Integração Esportiva na Sede Leste

Em comemoração ao 27º aniversário, a Diretoria da Sede Leste promoveu, no dia 30 de setembro, a sua 1ª Integração Esportiva. O evento contou com a participação da grande maioria dos associados em diversas faixas etárias nas seguintes modalidades: Truco, Tranca, Vôlei, Natação, Basquete, Tênis de Quadra e Futebol de Campo. No final do dia, teve o encerramento com entrega de troféus, animação do DJ Rodrigo e os melhores momentos da Integração foram exibidos em um telão.


Sede Leste 41

A Sede não para... • Jantar das Mães

Revitalização: mais qualidade no atendimento

Em maio teve o Jantar Dançante em homenagem às Mães com animação da Banda O Passado a Limpo.

• Festa Julina

Com barracas de comidas típicas, brinquedos e fogueira, a festa aconteceu no primeiro final de semana de julho. A animação foi com a dupla Matheus & Nathan.

Para atender melhor e preservar o patrimônio, a Sede Leste foi toda revitalizada e ganhou um novo espaço para o Salão de Festas. As dependências do Clube foram reformadas e receberam pintura nova, como Restaurante, Campo de Futebol, Quadras, Ginásio, Vestiários, Piscina, Sala de Jogos, Quiosques, Secretaria, Diretoria, Estacionamento, entre outros.

• Recreação de Férias

No período de 19 a 28 de julho, a Sede proporcionou atividades recreativas, como Painel de Pintura, Caça ao Tesouro, Jogos Adaptados, entre outros.

• Dia da Criança

Futebol de Campo Veterano No feriado de 12 de outubro, o Departamento de Esportes promoveu atividades recreativas, como Caça ao Tesouro, Jogos de Estafetas, Polo Aquático e brincadeiras na Piscina.

O Departamento de Esportes realizou, no primeiro semestre, o Torneio Interno de Futebol de Campo Veterano. A equipe do Santos foi campeã e Tossam ficom com o vice. O

prêmio individual foi para Wagner Souza (Tossam) artilheiro com 16 gols marcados.


42 Orquídeas

Divisão de uma orquídea Em primeiro lugar, devemos ter todo material i l ial necessário para efetuar a divisão da orquídea e necessá replantio replantio. Estes materiais são: tesoura esterilizada; da; faca est os esterilizada; um vaso de barro com vários furos de d ventilação e drenagem que acomode de a parte par que será dividida; cacos de vaso novo vo ou cacos c os; de telha, preferencialmente novos; varetas de bambu ou arame grosso; arame fino ou barbante; barb lo substrato novo, no nosso exemplo xaxim desfibrado (sem pó).

1. Pega-se a planta mãe e mergulha-se o vaso todo em água limpa por alguns minutos até que fi que bem encharcado, então com muito cuidado tenta-se retirar a planta inteira do vaso sem estragar as raízes aderida s. 2. Retira-se todo o substrato já velh o das raízes, sempre molhando para que elas se tornem flexíveis (exceto para Laelia purpurata), retira-se todas as raízes mortas, secas ou quebradas. 3. Escolhe-se a par te que será cort ada, esta par te não poderá ter menos de quatro pse udobulbos para não enfraquecer a planta, naturalmente a planta mãe também não poderá ficar com menos de qua tro pseudobulbos, o corte deverá ser feito com tesoura esterilizada e após o mesmo, o local deverá receber um pouco de fungicida ou canela em pó. 4. Os vasos que receberão as partes da planta deverão ser novos ou desinfetados com Hipoclo rito a 10% previamente (alguns dias antes). Os vasos deverão ficar em água limpa por alguns minutos antes de recebere m as mudas. 5. A instalação da planta no vaso caso seja de crescimento subcespitoso deverá ser da seguinte maneira: encosta-se a traseira da planta na borda do vaso e dirige-se a frente ou o broto mais recente para o centro do vaso. O vaso deverá ser no máximo 6 cm maior que o rizo ma . 6. Coloca-se 1/3 da altura do vaso de cacos e em seguida uma camada fina de substrato e colo ca-se a planta em pé, completa com mais substrato prev iamente umedecido para não ter pó, apertando contra o rizoma da planta sem quebrar as raízes que deverão esta r acomodadas dentro do vaso. 7. Apó s colo car o sub stra to lige iram ent e ape rtad o, devemos colocar a vareta de bambu para manter ereta a planta amarrando firme no pseudo bulbo. 8. Muito importante também é a etiqueta com o nome da planta, demonstra o cuidado do colecionador em ter bons exemplares. Pronto, já dividimos a orquídea; pare ce um processo longo, mas na prática é muito simples e rápi do. José Carlos B B. de Souza Orquidário Ambiental orquidarioambiental@uol.com.br

Publicação dirigida aos associados do Esporte Clube Banespa Diretor Responsável: Antônio Sérgio Euzébio. Coordenação Editorial: Reynaldo G. de Almeida. Editora e Jornalista Responsável: Maira Del Ducca (Mtb 22.256). Editor de Arte: Alexandre Alves da Cunha (Mtb 25.665). Fotógrafo: Fabiano Amaral (Mtb 37.992). Impressão: Companygraf - Artes Gráficas. Comercial/Publicidade: Tel.: 5536-8286 - comercial@ecbanespa.com.br. Endereço para correspondência e publicidade: Av. Santo Amaro, 5355 - CEP 04701-000 - São Paulo/SP. revista@ecbanespa.com.br. A reprodução total ou parcial de matérias somente com autorização do Esporte Clube Banespa. As opiniões contidas em artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus autores. DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Nelson de Souza. Vice-Presidente: Antônio Carlos Mercuri. Diretor Financeiro/Administrativo: Alaécio Benício Braga. Diretor Sócio/Cultural: Antônio Sérgio Euzébio. Diretor de Esportes: Ivan Sueldo Nunes. Diretor de Tecnologia: Eliel Batista da Silva. Diretor de Patrimônio: Apparicio Sofner. Sede de Vinhedo - Fabio Luiz Mazzela. Sede Leste - Diretor Geral: Paulo César Nunes de Miranda. Diretor de Esportes: Rogério Silva Tomaz. Diretor Sócio/Cultural: Recilval José Alves. CONSELHO DELIBERATIVO - Mesa do Conselho - Presidente: Alfredo de Rosis Neto. Vice-Presidente: José Carlos Afonso I. 1º Secretário: Samuel Pompilio Bastos. 2º Secretário: João Bosco da Silva.

ecbanespa.com.br • facebook.com/clubebanespa


Venha conhecer a Fechando o Gol. Aqui você é o número 1.

25%

desconto na mensalidade Sócio Banespa

Venha fazer uma aula experimental. Parceiro Institucional:

www.fechandoogol.com.br

2533.3750

(11)

Revista ECB  

Edição novembro 2017

Advertisement