Page 1


O Clube em destaque 03

E.C. Banespa - Clube Top 100

Apparício, Serginho, Eliel, José Carlos, Alfredo, Cézar, Nelson e Mazzela

O Esporte Clube Banespa recebeu o título “Clube Top 100” da Federação Nacional dos Clubes do Brasil - Fenaclubes. O título homenageia e reconhece os clubes que mais se destacaram no ano, entre os milhares de clubes brasileiros, e que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade, na qual estão inseridos por meio de ações esportivas, sociais, culturais e de lazer. A placa de Clube Top 100 foi entregue ao Presidente do E.C. Banespa, Nelson de Souza, no dia 14 de março, por Cézar Roberto Leão Granieri, Presidente do Conselho Interclubes, órgão ligado à Fenaclubes. “Ficamos agradecidos e lisonjeados, pois esta homenagem eleva o nome do Esporte Clube Banespa ao patamar dos melhores clubes do Brasil e acreditamos estar no caminho certo para um trabalho valoroso”, diz o Presidente Nelson.

Ministério do Esporte

Apfut - Autoridade Pública de Governança do Futebol Em reunião no dia 22 de março, o Presidente do E.C. Banespa, Nelson de Souza, recebeu o Presidente da Apfut, Luiz André de Figueiredo Mello e seu assessor Benny, ocasião em que foi ratificada a legalidade do processo de refinanciamento de dívidas do Clube. O E.C. Banespa foi contemplado e sua José Carlos, Alfredo, Luiz Mello, Benny e Nelson

documentação está em total conformidade com a lei. Este fato deixa o ECB estabilizado com os

órgãos fiscalizadores, permitindo participar de todas as leis de incentivo ao esporte e à cultura.


04 Diretoria

De degrau em degrau... ...vencendo obstáculos e conquistando as glórias e perenidade para o E.C. Banespa O Esporte Clube Banespa completou 87 anos de vida associativa, momento este muito significativo para todos nós da família Banespiana, que lutamos dia a dia por sua perenidade. Não somente os desgastes políticos e econômicos que o Brasil enfrenta, mas o próprio Clube também teve seus momentos difíceis, e por isto, nossa gestão tem sido cautelosa com gastos excessivos e com projetos vultosos. A intenção é gastar bem o pouco que se tem, mantendo a qualidade dos serviços prestados aos associados. O importante Neste Momento é a conservação do patrimônio, para que no futuro possamos continuar oferecendo o melhor do Clube. Demos preferência a alguns locais que necessitavam de uma atenção maior, como a ampliação da Lanchonete Central, reforma do gramado sintético do Campo de Futebol, além de reparos em alguns locais que estavam com graves infiltrações. No corredor da Galeria J.J. Juvenal, criamos uma exposição permanente de fotos antigas que retratam importantes momentos da história do Clube nestes 87 anos. Recentemente, recebemos o título “Clube Top 100” da Federação Nacional dos Clubes do Brasil; um reconhecimento de nossas ações esportivas, sociais, culturais e de lazer e que veio impulsionar o nome de nosso querido Esporte Clube Banespa. Ficamos muito honrados com esta homenagem e acreditamos estar no caminho certo em nossa administração. Agradeço a todos os associados, os quais estão sempre presentes nos eventos e ações do Clube; aos colegas da Diretoria, membros da Mesa do Conselho; Conselho Fiscal, Comissões, Conselheiros e Colaboradores, que sempre nos apoiam e acreditam em nossa missão, a de glorificar o nosso grandioso E.C. Banespa.

Nelson de Souza Presidente - Diretoria Executiva Gestão 2015/2019


Diretoria 05

Futuro promissor para o nosso Clube O Conselho Deliberativo, desde o início desta gestão, trabalha em conjunto com a Diretoria Executiva em prol da longevidade do Esporte Clube Banespa. A atual Gestão tem feito um trabalho excelente e com dignidade para o equilíbrio financeiro, sem deixar de atender as necessidades primordiais de preservação do patrimônio do Clube. Prestigiamos também o trabalho íntegro dos Conselheiros, Comissão de Justiça e Estatutos, Comissão de Orçamento e Finanças, Comissões Especiais e membros do Conselho Fiscal. No final do ano passado, foi aprovada por unanimidade, a Proposta Orçamentária da Diretoria Executiva para o Exercício de 2017. Uma excelente notícia tivemos agora em março, mês em que o E.C. Banespa comemorou seus 87 anos. A Autoridade Pública de Governança do Futebol, Apfut, fiscalizou e legalizou toda a documentação do ECB, permitindo participar de todas as leis de incentivo ao esporte e à cultura. Estamos no começo de um ano difícil, mas promissor e convidamos os nossos associados a continuarem participando de todas as atividades que a Diretoria Executiva, através de seus departamentos competentes, organiza com muito carinho e respeito. Agradecemos a todos vocês que continuam acreditando, como nós, num futuro cada vez melhor e que sempre estão nos apoiando, mesmo em situações adversas. Finalizo aqui minhas palavras com a absoluta certeza que estaremos sempre unidos em prol do engrandecimento do Esporte Clube Banespa.

Alfredo de Rosis Neto Presidente - Conselho Deliberativo Gestão 2015/2019


06 Social

Baile de Aniversário O Esporte Clube Banespa completou 87 anos de união, carinho e respeito com a Família Banespiana. Para a ocasião, realizou o tradicional Baile de Aniversário em 11 de março, o qual foi prestigiado com a presença de associados, conselheiros, diretores e convidados. O evento teve recepção ao som de músicas eruditas embaladas pelo Conjunto Violesco e depois a animação da Revolution Band Show. No cerimonial, diretores, conselheiros e convidados homenagearam o Clube com uma calorosa salva de palmas pelos seus 87 anos de existência. Um show pirotécnico encerrou o ato comemorativo. O Baile seguiu toda a madrugada com muita alegria e animação de todos os presentes.


Social 07

Homenagem ao Dia das Mulheres


08 Social

O agito carnavalesco começou no dia 18 de fevereiro com a realização do Grito de Carnaval às 21h, no Salão de Festas. O evento contou com animação de DJ e apresentação especial da Escola de Samba Turma do Barril.


10 Social

Atualmente, At l t oC Carnavall d de rua ttem ffeito it muito it sucesso com a criação i ã de vários blocos independentes. Mas para as crianças, o melhor mesmo é o Carnaval de Salão, realizado em Clube; a segurança e diversão dos pequenos ficam garantidas. O Esporte Clube Banespa promoveu três dias de folias, 26, 27 e 28 de fevereiro com Banda de Marchinhas, que trouxe um repertório original e muita alegria, personagens de desenho animado, que interagiram com as crianças e maquiagem infantil para completar as fantasias. No evento, teve barracas de alimentação com algodão-doce, crepe, pipoca, tapioca, churrasco e também de adereços de carnaval. Os pequenos foliões se divertiram pelo salão com confete e serpentina ao ritmo das tradicionais marchinhas de carnaval!


Social 11


12 Social

Lugar de criança é no Clube brincando! Claro, depois de ir à escola e fazer a lição. O ECB oferece uma estrutura perfeita para que seus filhos divirtam-se com segurança. Os espaços especiais para o pequenos, como a Brinquedoteca, Kid´s Place Banespa e o Playground, foram projetados com todo critério para que eles possam se divertir e ao mesmo tempo desenvolver suas habilidades motoras. Para os amantes de jogos eletrônicos, tem a Sala E7 Banespa Super Games com novidades e alta tecnologia. As atividades esportivas e culturais também são atrativas para que as crianças não fiquem sedentárias em casa. Em datas especiais, como Dia da Criança, Páscoa e em Festas Juninas, o Clube loca brinquedos alternativos, como aconteceu no último Dia da Criança. Foram instalados no Coreto, Tobogã, Touro Mecânico e Surf Machine e ainda teve animação dos personagens Mickey e Minie, Bandinha circense, malabaristas e palhaços. Traga seus filhos para o E.C. Banespa para um desenvolvimento alegre e saudável.


Social 13


14 Social

Bruxas, vampiros, diabinhas, mortos vivos e até uma noiva cadáver celebraram o Halloween na Sexta Dançante do dia 28 de outubro, no Salão do Restaurante da Sede Santo Amaro. A decoração típica deu um toque todo especial ao evento e a animação dos associados foi contagiante ao som da Banda Alphaville.


Especial 15

Momentos de descontração

O Presidente Nelson e sua esposa Eliana

Os associados par ticiparam da Festa de Confraternização das áreas Cultural, Social e Esportiva em 17 de dezembro, no Salão de Festas. Durante o evento, a Diretoria entregou troféus aos atletas e alunos que mais se destacaram no Clube. Após a premiação, o evento prosseguiu com muita animação ao som da Banda Palladium. O momento foi de festa e alegria!

Turma do vôlei


16 Especial

Atletas e alunos dos cursos culturais e esportivos receberam troféus e homenagens da Diretoria do Clube.

Kung Fu: Akin, Gabriel Schemann, André Luiz e Gabriel Velloso

Balé Clássico Infantil: Patrícia, Giulia, Beatriz, Laura, Antonella, Ana Luiza, Mariana e Carolina

Juliana Salas, Juliana Carvalho e Natália (Sapateado). Diretor Sérgio Euzébio e Renata Henriques

Jazz: Julia, Luiza, Valentina e Laura. Sapateado: Luiza

Caroline (Ritmos Dançantes), Vitória (Coral) e Arlete (Mix Dance)

Capoeira: Rafael, Giovanni e Anny

Ballet Clássico: Vitória Balista, Patrícia e Jeniffer


Especial 17

Sebastian (Violão), Valentina (Piano) e Pedro (Teclado)

Escola de Esportes: Lucas. Natação: Miguel e Bruna

Karatê: João César P. Gomes

Vôlei: Luana. Tênis: Guilherme, Enrique e Eduardo

Judô: Laura de Oliveira

Judô: Pedro C. Vituli

Sapateado: Carolina e Renata Natação: Julia B. Garritano

Giovana (Ginástica Artística), Mateus (Futsal), Ana Beatriz (Basquete) e Leonardo (Society)


18 Especial

Vôlei: Gabriela, Lana, Renata, Letícia e Nathalia Vôlei: Carla, Fernanda e Sandra

Basquete: Vinícius, Marcos Boleta, Henrique, Nelson e André

Futebol: Jonathan, Lucas, Tiago e Henrique Fernandes

Futsal: Murilo, Diego, Fábio, Vinícius, Igor e André

Bocha: Gisela e Oscar. Tranca: Mitiko, Regina e Marilda


Especial 19

Diretor de Tecnologia Eliel e Tadeu, artilheiro Master

Equipe Shakhtar: campeão Principal

Equipe Internacional: campeões das categorias Master e Senior Presidente Nelson e Toninho, patrono do Internacional Doutores

Silvio Genaro e José Carlos (Pingado) com os melhores jogadores do futebol Robson e Denis (ao centro)

Goleiros Menos Vazados: Everaldo, Carlos, Valmir, Raphael, Pina e Parucce com Marcelino

Artilheiro Pelé: categoria Master


20 Patrimônio

Melhorias Pintura do muro externo e restauração da calçada da Av. Santo Amaro

Campo de Futebol: reforma do gramado sintético

Para oferecer o lazer com qualidade, o E.C. Banespa prioriza obras de conservação de todo seu patrimônio. As equipes estão sempre a postos para uma emergência ou reparos necessários. O Campo de Futebol teve o gramado sintético reformado e ganhou toldos e bancos novos. O Restaurante / Lanchonete Central está passando por uma necessária ampliação. Também foi feita a reforma no teto da Sala de Snooker; no concreto da Piscina e no piso do Solário, que estavam com infiltração. Os equipamentos da Sala de Ginástica foram restaurados e a pintura dos Ginásios 4 e 5 finalizada. Já foram iniciadas as obras no antigo Restaurante para a realização de eventos.


Patrimônio 21

Ampliação do Restaurante e Lanchonete Central

Gal

C E o d a i r ó eria Hist

B

Galeria de fotos - no corredor da Galeria J.J. Juvenal ao lado da Brinquedoteca, foi instalada uma exposição permanente de fotos antigas do Clube, que retrata alguns dos momentos da gloriosa trajetória do Esporte Clube Banespa nestes 87 anos de vida.


22 Especial

Exposição de Orquídeas Um belíssimo arranjo na entrada do Salão Social do Clube já deixava evidente que a Exposição de Orquídeas trazia um enfoque especial: o septuagésimo aniversário da Sociedade Bandeirante de Orquídeas. Realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro, a Exposição anual e cultural reuniu mais de 600 plantas de expositores da capital, interior paulista, litoral e também de outros estados que foram cuidadosamente expostas por espécies. Durante o evento também ficou registrado o momento de lançamento do livro 70 Anos de Orquídeas dos autores José Carlos Barrico de Souza, José Roberto Heise e Leili Odete Campos Izumida. O livro apresenta uma parte teórica bem explicada

para iniciantes e tem umas dicas muito interessantes para os mais experientes também. “A Sociedade Bandeirante de Orquídea sempre teve vontade de lançar um livro no mercado; escolhemos a data de lançamento para comemorar os 70 anos”, explicou Leili, presidente da SBO. Com o salão todo decorado, a Exposição trouxe uma novidade: o prêmio Orquidófilo João da Silva para o melhor Arranjo Floral de Reinaldo C. Vicente, escolhido através dos votos dos visitantes e de 76 orquidófilos. O Diretor Técnico José Carlos B. de Souza coordenou oito orquidófilos de outras associações que fizeram o julgamento das plantas por categorias.


Cultural 23 Melhor Planta da Exposição

Espécie Estrangeira

1º lugar - Dendrobium smillae - Luiz Antonio de Campos Penteado Associação Orquidófila do Vale do Ribeira - Orquivale (Registro/SP) 2º lugar - Ansehia african - Sidney Garcia (Associação dos Orquidófilos do Guarujá) 3º lugar - Phal. tetraspis “CI”- Cristina Kuo - Associação Orquidófila de São Paulo - AOSP

Onc nanum Cláudio Câmara Cunha - SBO

Híbrido Melhor Cultivo

1º lugar - Paphio St. Swith - Marcos Crisci - SBO 2º lugar - LC. Irene Finney x LC. Rolf Altemburg - Sandra Sayuri Ori - SBO 3º lugar - Blc. George King - Renato Endres e Carmen Lucy - SBO

Dendrobium hibrido - Nelson Pedrosa de Lucena - Mogi das Cruzes

Botânica

Espécie Brasileira

1º lugar - Cattleya granulosa - Priscila C. Fonseca - SBO 2º lugar - Cattleya warnerii albescens (Sta Tereza x Self ) Priscila Fonseca - SBO 3º lugar - Cattleya adandiae - negrescens “Dark Night” Cláudio Câmara Cunha - SBO

1º lugar - Cirrhopetallum graeilis - Reinaldo Vicente - SBO 2º lugar - Sacoila lancedata - Julio S. Imanobu - Orquivale 3º lugar - Polystachia pubencens Luiz Alberto Mota - Mogi das Cruzes


24 Cultural

Luz, câmera...e magia! Filmes são documentos memoráveis que testemunham o seu tempo. Quem não possui um filme que marcou um momento de sua vida? Seria impossível retratar todos eles.. ... Mas recordar alguns, sim... Os alunos dos Cursos Culturais Baby Class, Ballet, Jazz, Kung Fu, Mix Dance e Sapateado realizaram um belíssimo espetáculo em 17 de dezembro. As coreografias foram separadas em dois temas: A Fantástica Fábrica de Chocolate apresentada em dois turnos, às 11h e 15h e Cinema, exibida às 17h30. Um show de beleza, tanto no figurino como nas coreografias!

“A Fantástica Fábrica de Chocolate”


Cultural 25

Cinema


26 Cultural

Roda de

Capoeira Os alunos do Departamento Cultural participaram da Roda de Capoeira em 26 de novembro, no Solário, com a presença do C.M. Toli e C.M. Kinho, do Grupo Senzala. Durante o evento, os Mestres Flávio Caranguejo (SP) e Marcos China (RJ) realizaram com os pais dos alunos uma Oficina de Caxixis, um instrumento do tipo chocalho.

Caxixi

Um pequeno cesto de palha trançada, em forma de campânula; a abertura é fechada por uma rodela de cabaça e tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílico, arroz, conchas ou sementes de Tinquim secas no interior para fazê-lo soar. É usado como instrumento componente das rodas de capoeira, complementar ao berimbau.


Cultural 27

Musicalização Infantil O curso do E.C. Banespa possui turmas em formação para crianças de 2 anos e de 4 a 6 anos. Tem como objetivo pedagógico a introdução ao universo musical rítmico e melódico através de atividades lúdicas e práticas coletivas. Para o desenvolvimento musical utiliza-se, como ferramenta, instrumentos de percussão: vibrafones (instrumentos de teclas tocados com baquetas), ganzás (chocalho), tambores, triângulos, pandeiros, além das cantigas de roda entre outras vivências. A participação no curso de Musicalização Infantil pode contribuir com a aprendizagem da criança no geral, favorecendo principalmente o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo. Inscreva seus filhos!

Cursos Culturais - Uma gama de opções para toda a família! Baby Class, Ballet Clássico, Bateria, Canto Lírico ou Popular, Capoeira, Contrabaixo, Coral, Dança de Salão, Desenho/Mangá/Pintura, Flauta Doce e Transversal, Guitarra, Grupo de Percussão/Escola de Samba, Idiomas, Jazz, Kung Fu (Wing Chun Chwan), Mix Dance, Musicalização Infantil, Piano, Pilates, Prática de Banda, Ritmos Dançantes, Sapateado Adulto e Infantojuvenil, Teclado, Violão e Yoga. Faça uma aula grátis e escolha o curso que mais se adapta às suas expectativas! Informações no Departamento Cultural: 5536.8283/8284.


28 Esportes

Série Ouro

Copa Esporte Clube Banespa PRINCIPAL

Campeão: Shakhtar | Vice: Portuguesa

MASTER

Campeão: Internacional | Vice: São Bernardo

SÊNIOR

Campeão: Internacional | Vice: Coritiba

DOUTORES

Campeão: Internacional | Vice: Corinthians

Quadro de Honra PRINCIPAL - CAMPEÃO: SHAKHTAR

Patrono: Paulo César N. de Miranda Artilheiros: Alax Silva Machado (Shakhtar), Pedro Henrique Xavier (Portuguesa), Leonardo de Carli (Cruzeiro), Thiago Ribeiro Lopes (Coritiba) Melhor Jogador: Ulisses Reis Santana (Coritiba) Goleiro Menos Vazado: Matheus Lopes dos Santos (Shakhtar)

MASTER - CAMPEÃO: INTERNACIONAL

Patrono: Marcos Lima Artilheiro: Tadeu Veronezi (São Bernardo) Melhor Jogador: Odair Pedro da Silva Junior (Noroeste) Goleiros Menos Vazados: Valmir Ferreira da Silva e Carlos Alrena Alves (São Bernardo)


Série Prata

Esportes 29

PRINCIPAL

Campeão: Paysandu | Vice: Coritiba

MASTER

Campeão: Noroeste | Vice: XV de Piracicaba/Motrix

SÊNIOR

Campeão: Marília | Vice: Bangu

DOUTORES

Campeão: Cruzeiro | Vice: Colorado

SÊNIOR - CAMPEÃO: INTERNACIONAL

Patrono: Marcos Lima Artilheiro: Edson Ataliba Candido (Marília) Melhor Jogador: Denis Pfeiffer (Juventus) Goleiros Menos Vazados: Everaldo Brito da Silva, Emerson de Oliveira Lopes e Vanderlei Parucce (Internacional)

DOUTORES - CAMPEÃO: INTERNACIONAL

Patrono: Toninho Artilheiro e Melhor Jogador: Robson Luiz da Cruz Rosa (Internacional) Goleiros Menos Vazados: Emerson de Oliveira, Vanderlei Parucce e Everaldo Brito da Silva (Internacional)


30 Esportes

Futsal e Society Menores CATEGORIA A

Internacional - Campeão

Juventude - Vice

Grêmio - 3º colocado

CATEGORIA B

Flamengo - Campeão

Botafogo - Vice

Vasco - 3º colocado

CATEGORIA D e E

Cruzeiro - Campeão

América - Vice

Atlético MG - 3º colocado

O Campeonato Interno Menores está de volta. Além de proporcionar o entretenimento, o evento também incentiva a prática do esporte e revela talentos para a modalidade mais procurada entre a garotada. Na última edição, mais de cem crianças participaram do evento. As categorias A e B jogaram Futsal e as categorias C, D e E, Futebol Society. Fi q u e m a t e n t o s à divulgação do próximo campeonato e inscrevam seus filhos.


Esportes 31

Futebol Interclubes As equipes adultas do Esporte Clube Banespa participaram do Interclubes de Futebol. A categoria 39+ foi bicampeã ao vencer o SPFC nos pênaltis por 6 a 5. Clubes participantes: ECB, SPFC, Paineiras, Alphaville, Ipê, Macabi, Spac, Jaraguá, Sírio e Pinheiros. A categoria 65+ também levou o título de bicampeã ao vencer o Juventus por 4 a 0. Clubes participantes: ECB, Juventus, SPFC, Ypiranga e Coopercotia. Já a categoria 60+ ficou em terceiro lugar ao vencer Taboão por 3 a 0. Participantes: ECB, Taboão, Cooper, Pinheiros, Penha, Spac, SPFC, Juventus, Ypiranga, Hoder, Santo André e Alumínio.

Categoria 39+

Categoria 65+

Escola de Esportes: uma iniciação esportiva

Cursos Esportivos Muitas opções para uma vida mais saudáve l!

Tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades físicas; promove a sociabilização e integra as crianças à rotina do esporte. A Escola de Esportes da Sede Santo Amaro tem turmas mistas às terças e quintas, das 14h30 às 15h30, de 7 a 10 anos e aos sábados, 9 às 10h30 para alunos de 5 a 9 anos. A Escola de Esportes também tem uma integração com outros cursos. A criança que matricular-se terá oportunidade de conhecer e participar das aulas de Judô, Ginástica Olímpica, Natação e Vôlei. Traga seu filho para fazer uma aula teste!

• Academia de Musculaç ão • Basquete • Escola de Esporte ess Informações no • Futsal rtes: Depto. de Espo • Futebol Society 82 5536.8260/ 62 • Ginástica Olímpiccaa • Ginástica de Grup po o • Hidroginástica • Handebol • Judô • Karatê • Natação • Tênis • Vôlei


32 Esportes

Festival de Natação A Natação é um exercício completo que traz muitos benefícios para a saúde de quem a pratica. Além do curso para iniciantes e aperfeiçoamento, o Clube promove o Festival de Natação, que incentiva ainda mais os associados. No último evento, o Departamento de Esportes reuniu mais de 350 participantes. As provas foram disputadas por faixa etária nos estilos Crawl, Costas, Peito, Borboleta e Revezamento (4 estilos por 50m); todos os participantes subiram ao pódio para receber as medalhas.

Samuel

Gustavo

Matteo

Matheus

Eduardo

Ângelo

Estela

Isadora

Isabelle

Júlia

Ana

Matheus Bifaroni

Lucas

Rafael

Antônio

Gabriel

Beatriz

Letícia

Júlia Roveroni

Laura

Maria Luiza

Alice

Gabriel

Inácio

Associado Bernardo ganha títulos em Maratona Aquática O associado Bernardo Machado Pires, que treina natação todos os dias no ECB, disputa desde 2011 os Campeonatos Paulistas e Brasileiro de Maratona Aquática e Biathlon. Em 2016, foi campeão geral na categoria absoluta de 1 km e 3 km do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas. O atleta, que conquistou importantes títulos em anos anteriores, pratica natação desde os seis anos de idade. Na ocasião, morava no Rio de Janeiro. “Aprendi a velejar muito cedo com meu avô, que era Almirante e amava esporte à vela. Velejei algumas vezes com Robert Scheidt no Iate Clube de Búzios”, comentou Pires.


Esportes 33

Festivais esportivos

Torneio de Tranca

Com intuito em incentivar o público jovem a praticar atividade física, o Depto. de Esportes promoveu festivais em diversas modalidades, como Ginástica Olímpica, Escola de Esportes, Vôlei, Basquete, Futsal e Society. Os alunos demonstraram todo o aprendizado adquirido nas aulas. A realização destes festivais dentro do Clube é primordial para a confraternização dos associados e também para a evolução dos pequenos no meio social.

Sinuca

Classificação final Classificação geral e pontuação Participantes pts. Participantes pts. Participantes pts. 1 - Mitiko 349 6 - Ítalo 269 11 - Sumiko 225 2 - Regina 337 7 - Iolanda 268 12 - Irene 216 3 - Ada 292 8 - Eva 255 13 - Marilda 29 4 - Mario 287 9 - Oscar 243 14 - Guiomar 21 5 - Rosa 273 10 - Sérgio 233

O Campeonato Interno de Sinuca foi disputado em 234 partidas com a participação de 15 associados.

Campeão: Mané Vice: Wilson 3º - Geraldo 4º - Paulo 5º - Fábio 6º - Eli 7º - Ricardo 8º - Hélcio

9º - Flávio 10º - Nelson 11º - Cimino 12º - Roberto 13º - Jurandir 14º - Ronaldo 15º - Márcio


34 Esportes

Basquete O Espor te Clube Banespa par ticipou do campeonato da Federação Paulista de Basquete, da Liga Paulista e da Copa Paulista. Jogou contra equipes tradicionais do Basquete brasileiro, como Corinthians, Paulistano, Esperia, Hebraica, Bauru,

Franca, Internacional de Santos, São Caetano, Barueri, Santo André, Palmeiras, entre outros. As equipes obtiveram os seguintes resultados: Copa Paulista de Basquete Sub 23: campeão Liga Paulista de Basquete Sub 13: 4º Lugar Federação Paulista de Basquete Sub 14: 16º Lugar Sub 15: 16º Lugar Sub 19: Campeão - Série Bronze

Vôlei: novo plantel

Iniciantes

Equipes D1 e D2

Infanto Infantil

As atletas conquistaram bons resultados na 18ª edição do Pepac, Programa Esportivo para Associados de Clubes, organizado pelo Sindi-Clube. Na Taça de Prata, as categorias Iniciantes, Infanto e Master C foram campeãs. O Infantil ficou com o vice, o Pré-Mirim com o terceiro e Master E2 com

o quarto lugar. Na Taça de Bronze, a equipe Master E foi campeã. Já a categoria Mirim, destacou-se no Campeonato da Federação e conquistou o vice na Taça de Prata. A edição do Pepac deste ano já começou e nossas atletas estão em quadra treinando. Nas fotos, a nova formação das equipes. Acompanhe e venha torcer para o E.C. Banespa.


Esportes 35

Futsal

Bocha A equipe feminina conquistou o vicecampeonato Paulista e a masculina ficou com o terceiro lugar na Série Prata. Nos próximos campeonatos, o E.C. Banespa vai competir com duas equipes masculinas, Categorias A e B, patrocinadas pela Medical Prime.

Equipe vice-campeã e na foto abaixo, o novo plantel 2017

O Sub 9 é vice-campeão, Série Ouro, da Copa Sindi-Clube Metropolitana de Futsal 2016. O evento reuniu diversos Clubes, entre eles, Clube Esportivo da Penha, Helvetia, Paineiras do Morumby, A Hebraica, Atlético do Ypiranga, Clube Aquático do Bosque, Círculo Militar, Açaí, Ribeirão Pires e Alphavile Tênis Clube. Foram disputados 16 jogos, sendo 12 pela Série Ouro e quatro pela Série Prata do Pepac. O E.C. Banespa também participou do Campeonato Estadual da Federação de Futsal.

Futebol Interclubes

Sub 11 Sub 17

Sub 13

O ECB disputou o Campeonato Interclubes de Futebol Menores com os Clubes Ypiranga, Corinthians, AABB, Indiano, Olímpia e Penha. A equipe Sub 17 chegou a sua sexta semifinal seguida, ficando com o quarto lugar.

Danilo Rodrigues foi vice-artilheiro com nove gols. O Goleiro Kauã recebeu prêmio destaque. O Sub 15 chegou na semifinal e também ficou em quarto lugar. Edy Junior foi premiado como vice-artilheiro com nove gols. Erick Piorroti recebeu prêmio de destaque do Interclubes. Na série prata, o Sub 13 conquistou o título de campeão ao disputar a final contra o Clube Penha. Caio Vinícius foi artilheiro com oito gols. O prêmio destaque ficou para Pedro Mello. O Sub 11 foi vicecampeão. O goleiro Roberto Carlos recebeu prêmio destaque. Pedro Fascina foi vice-artilheiro com 18 gols e ganhou a Chuteira de Prata.


36 Esportes

Torneio Infantil de Tênis

Destaque das Tenistas do ECB 7/09 Intercolonial categoria 60 anos - Clube Cosmos Mogi das Cruzes Campeã: Tereza Otsuka 01/10 Tea Open Clube Monte Líbano Campeã: Márcia Elias 9/10 Intercolonial Campeonato Brasileiro Tênis categoria 45 anos - Clube Aceas Suzano Campeã: Catarina Cshiki

Kriacos, Eduardo Peixoto, Enrique Peixoto, Gustavo Theil, Henry, Vinícius Oliveira, Lorenzo Merlini, Felipe, Camila Ribeiro e Clodoaldo

O Departamento de Esportes promoveu o Torneio de Tênis Infantil em 7 de dezembro com a turma de treinamento. O associado Felipe Ribeiro conquistou o 1º lugar e Henry Shibata ficou com o 2º lugar. Parabéns a todos os participantes!

Curso de

Felipe - campeão e Henry - vice

28/10 Tea Open - Clube Ipê Campeã: Amélia Furuzawa

Judô - entrega de faixas

Karatê

Os alunos do E.C. Banespa participaram da 4ª Avaliação e Troca de Faixas de Karatê. Com o exame, 12 alunos foram avaliados e promovidos: Paulo Vinícius Albuquerque de Oliveira, preta II, 2º Dan; Bruno Rodrigues Gomes, roxa I, 2º Kyu; Victor Meira Duarte, azul claro, 5º kyu; Daniel Kuano Lee, azul claro, 5º kyu; Vicenzo Benassi Renucci, bordô, 6º kyu; Gabriel da Silva Castello Branco Valença, bordô, 6º kyu; Fabiana Coelho Pereira, bordô, 6º kyu; Pedro Pereira Gomes, bordô, 6º kyu; Vinícius de Paula Ghirardi, laranja, 7º kyu; Pedro Octávio Rodrigues Jorge, laranja, 7º kyu; João César Pereira Gomes, laranja, 7º kyu; Lucas Bruder Franks, amarela, 8º kyu.

A cerimônia de entrega de faixas reuniu pais e alunos no Ginásio de Artes Marciais. Durante o evento, os alunos demonstraram as técnicas aprendidas e depois receberam as novas cores de faixas. Rafael Silva, o Baby, medalha de bronze em Londres 2012 e Brasil Rio 2016 esteve presente neste momento importante para os alunos.


Especial 37

Cidade Linda Um novo tempo para a cidade de São Paulo ECB apoia este projeto! No dia 21 de janeiro o Esporte Clube Banespa aderiu ao Projeto Cidade Linda da Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, o Prefeito João Doria participou mais uma vez da ação Cidade Linda na avenida Santo Amaro. Vestiu-se de Gari, limpou um ponto de ônibus e retirou propagandas irregulares. Estes trabalhos serão periódicos em diversos pontos da capital. O intuito é apoiar os trabalhadores da limpeza e demonstrar a importância do engajamento dos servidores.

Presidente do ECB, Nelson de Souza, ao lado de João Doria, Prefeito de São Paulo, durante uma ação do Projeto Cidade Linda


38 Sede Vinhedo

Baile da

Primavera

Festa da

M arcando a chegada da estação das flores, foi realizado o Baile da Primavera em 24 de setembro. O evento com entrada franca para os associados contou com a animação da dupla Os Inesquecíveis, que apresentou um repertório bem variado, agradando a todos. Uma noite super agradável com a presença de amigos!

Criança

A Sede Vinhedo reuniu centenas de crianças na divertida festa, dia 12 de outubro, em homenagem aos baixinhos. O evento proporcionou muita alegria com brinquedos infláveis, oficinas, algodão-doce, pipoca e picolé.


Sede Vinhedo 39

Corrida & Caminhada A estação das flores também foi motivo para a realização da Corrida de 5 e 10 Km e da Caminhada de 2,5 Km em 12 de outubro. Associados e condôminos do Marambaia participaram do evento com intuito em cuidar da saúde e cultivar as amizades.

Comemoração de Natal

O mês de dezembro foi especial na Sede Campestre com chegada do Papai Noel e Cantata de Natal. O generoso velhinho distribuiu os presentes e as crianças ficaram encantadas. Na mesma data, 11 de dezembro, o Coral Naipeando, regido pela maestrina Dinamar Depret, fez uma apresentação inesquecível.


40 Sede Leste

Baile de

Aniversário O 27º Aniversário da Sede Leste foi comemorado em grande estilo, no dia 8 de outubro, ao som da Banda Brazilian Plaza. O evento contou com a presença de associados, Diretores, Conselheiros, Presidentes e Vice-Presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Após o “parabéns a você”, os convidados se divertiram ao som eclético da Banda.

Fantasias e alegrias

Crianças felizes

Já passou algum tempo, mas não podemos deixar de registrar a alegria dos associados no Halloween. O evento foi realizado em 29 de outubro ao som da Banda O Passado a Limpo.

Todo dia é momento para brincadeiras, mas na Festa da Criança parece que tudo fica mais gostoso. A Leste promoveu muitas atividades na Piscina, no Campo e no Ginásio e tudo virou diversão no dia 12 de outubro. Os brinquedos infláveis e piscina de bolinha fizeram muito sucesso com a criançada.

Jantar Dançante

Diversão no Carnaval Os pequenos e adultos vestiram suas fantasias e se divertiram no Carnaval da Sede. O evento, ao som do DJ Fernando, foi realizado nos dias 25 e 28 de fevereiro.

Os associados participaram do Jantar Dançante em Homenagem aos Pais em agosto. O evento teve animação da Banda Doctor Play, em ritmo dos Anos 60.


Sede Leste 41

Reabertura do Campo de Futebol Após dois meses de reforma, a Sede Leste re a b r i u o Ca m p o d e Futebol, o qual ganhou novas placas de grama, além de areia e adubo. Na festa de reabertura, em 18 de fevereiro, foram realizados vários jogos e n t re o s a s s o c i a d o s, integrantes das equipes veteranas Marília, Santos, Colorado, Milan e também com a participação da equipe principal.

Aconteceu

Participe!!!

Campeonato Interno de Futsal

Voleibol Rachão

O Milan sagrou-se campeão invicto ao vencer a equipe Rachão do XV pelo placar de 7 a 3. O artilheiro foi Márcio Médici (Rachão do XV) marcando 26 gols.

Futebol de Campo Rachão

Com o intuito em sociabilização e confraternização entre os associados no Clube, a Sede Leste disponibilizou um horário às sextasfeiras, das 19h30 às 22h30, para a prática do vôlei de forma recreativa, envolvendo diversas faixas etárias.

Escola de Esportes A Escola de Esportes tem como objetivo a iniciação esportiva, o desenvolvimento geral das habilidades motoras e promover a integração dos participantes. No Torneio Interno de Futebol de Campo Veterano, a equipe do Valência conquistou o título ao vencer o Barcelona nos pênaltis por 4 a 3.

Festival de Futsal A Sede Leste promoveu um Festival de Futsal em 25 de janeiro em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. O evento contou com a participação de dez equipes e as vencedoras receberam troféus como premiação.

• Futsal (Masc. / Fem.) Terça: 19h às 20h15, 10 a 14 anos. Quinta: 19h às 20h15, 7 a 9 anos. Sábado: 8h30 às 9h45, 6 a 8 anos. 9h45 às 11h, 9 e 10 anos. 11h às 12h15, 11 e 12 anos. 12h15 às 13h30, 13 a 16 anos.

• Voleibol (Masc. / Fem.)

Futebol de Campo Principal A equipe do Shakhtar, representando a Sede Leste na Categoria Principal, foi convidada a participar do Campeonato Interno de Futebol de Campo, Série Ouro, organizado pela Sede de Santo Amaro. Com muita determinação, a equipe sagrou-se campeã ao vencer a equipe do Coritiba na cobrança de pênaltis pelo placar de 5 a 4 e ainda levou os prêmios de melhor Goleiro com Matheus Lopes e Artilheiro, Alex Silva. Parabéns aos atletas do Clube.

Turmas em formação Terças e quintas: 15h às 16h30, 12 a 17 anos.

• Futebol de Campo (Masc. / Fem.) Turmas em formação Quarta e sexta: 10h às 11h30, 8 a 12 anos e 14h30 às 16h, 8 a 12 anos.


42 Orquídeas

Como plantar uma orquídea

Devido à sua aparência delicada e extrema beleza, muitas pessoas pensam que as orquídeas são plantas muito frágeis, porém a realidade é que elas são extremamente resistentes e se bem cuidadas tem sua vida prolongada indefinidamente. Indicamos a seguir alguns procedimentos básicos para o plantio de uma orquídea em vaso. Inicialmente vamos precisar de algumas ferramentas básicas que não devem faltar ao cultivador de orquídeas, são elas: tesoura de poda, vareta de bambu ou de metal, estilete, arame de florista e uma lamparina ou maçarico portátil para desinfetar as ferramentas. De posse das ferramentas e de um vaso, preferencialmente de barro, cujo tamanho possa acomodar a planta que iremos plantar, começaremos o processo.

Tomemos a planta cujo vaso já não acomoda a orquídea, colocamos este dentro da água por cinco minutos para que este possa ficar com as raízes amolecidas e possam desgrudar das paredes. O vaso que irá receber a orquídea deverá ficar imerso em água por 5 minutos também. Agora devemos retirar a planta do vaso antigo, que se for preciso usaremos o auxílio de ferramentas como alavanca de madeira para sacar a planta de dentro do vaso, após retirála com todo cuidado para não ferir as raízes, devemos limpar com cuidado e retirar o substrato antigo que já deve se encontrar em estágio de desintegração, para isso usaremos jato de água e com movimentos suaves de uma varinha de bambu retiramos os pedaços de substrato mais difíceis de alcançar e raízes mortas.

Coloque no fundo do vaso novo, dois dedos aproximadamente de cacos de telha, adicione uma camada de substrato novo que atualmente é a “chip” de coco. Pegue a planta com cuidado para não quebrar brotos novos, coloque uma pequena porção de fibra de coco entre as raízes e enroleas envolta do substrato, após, coloque a planta dentro do vaso de maneira que esta fique com a traseira encostada na borda do vaso e a frente fique direcionada para o centro. Comece a colocar o restante do substrato em volta da planta, porém tomando o cuidado para não quebrar as raízes e não compactar demais o substrato, finalmente colocamos a vareta de bambu enfiada no substrato e encostada na planta, então amarramos a planta no tutor com arame de florista. Lembrando sempre que toda vez que fazemos cortes nas orquídeas devemos usar produtos que desinfetem o local do corte e um bom produto para se colocar em locais que sofreram algum tipo de agressão é a canela em pó polvilhada no local do corte ou um fungicida de contato. José Carlos B. de Souza Orquidário Ambiental orquidarioambiental@uol.com.br

Publicação dirigida aos associados do Esporte Clube Banespa Diretor Responsável: Antônio Sérgio Euzébio. Coordenação Editorial: Reynaldo G. de Almeida. Editora e Jornalista Responsável: Maira Del Ducca (Mtb 22.256). Editor de Arte: Alexandre Alves da Cunha (Mtb 25.665). Fotógrafo: Fabiano Amaral (Mtb 37.992). Impressão: Companygraf - Artes Gráficas. Comercial/Publicidade: Tel.: 5536-8286 - comercial@ecbanespa.com.br. Endereço para correspondência e publicidade: Av. Santo Amaro, 5355 - CEP 04701-000 - São Paulo/SP. revista@ecbanespa.com.br. A reprodução total ou parcial de matérias somente com autorização do Esporte Clube Banespa. As opiniões contidas em artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus autores. DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Nelson de Souza. Vice-Presidente: Antônio Carlos Mercuri. Diretor Financeiro/Administrativo: Alaécio Benício Braga. Diretor Sócio/Cultural: Antônio Sérgio Euzébio. Diretor de Esportes: Ivan Sueldo Nunes. Diretor de Tecnologia: Eliel Batista da Silva. Diretor de Patrimônio: Apparicio Sofner. Sede de Vinhedo - Fabio Luiz Mazzela. Sede Leste - Diretor Geral: Paulo César Nunes de Miranda. Diretor de Esportes: Rogério Silva Tomaz. Diretor Sócio/Cultural: Recilval José Alves. CONSELHO DELIBERATIVO - Mesa do Conselho - Presidente: Alfredo de Rosis Neto. Vice-Presidente: José Carlos Afonso I. 1º Secretário: Samuel Pompilio Bastos. 2º Secretário: João Bosco da Silva.

ecbanespa.com.br • facebook.com/clubebanespa


Venha conhecer a Fechando o Gol. Aqui você é o número 1.

25%

desconto na mensalidade Sócio Banespa

Venha fazer uma aula experimental. Parceiro Institucional:

www.fechandoogol.com.br

2533.3750

(11)

Revista ECB  

Edição de Março 2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you