__MAIN_TEXT__

Page 1


Diretoria 4

E.C. Banespa Rumo aos noventa anos...!!! Com o sentimento de missão cumprida conseguimos, durante a nossa gestão, ultrapassar mais uma jornada com brilhantismo e astúcia, deixando o Clube cada vez mais exequível para o associado. As finanças foram equilibradas e controladas, alinhando despesas e receitas com um trabalho administrativo eficaz. Agora, vamos juntos caminhar rumo a um novo desafio. Envidando esforços juntamente com o Conselho Deliberativo, estamos iniciando um novo delineamento para o Clube, desta for ma perenizando o nosso querido Esporte Clube Banespa, com uma grande e arrojada concepção que carinhosamente chamamos de

“Projeto Banespa Eterno”. Parabéns Esporte Clube Banespa.

Nelson de Souza Presidente - Diretoria Executiva Gestão 2015/2019


Diretoria 5

Nossos desafios! Enfrentamos uma infinidade de desafios durante a nossa administração no período de 2015 a 2019. Eles foram grandes adversários, mas graças ao apoio relevante e incondicional de nossos conselheiros, membros das comissões de justiça e estatutos, orçamento e finanças, comissões especiais, como também do Conselho Fiscal, todos trabalhando em sintonia, principalmente com a Diretoria Executiva que realizou um trabalho árduo e incessante, sempre almejando atender cada vez melhor nossos associados, fizeram com que esses desafios se tornassem insignificantes e nossas vitórias muito mais aprazíveis. Obrigado a todos!

Alfredo de Rosis Neto Presidente - Conselho Deliberativo Gestão 2015/2019


Conselho Deliberativo 6

Menção Honrosa Aos membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselheiros as merecidas homenagens pelos excelentes serviços prestados na gestão 2015/2019, sempre com muita dedicação, apreço e determinação, colaborando sem medir esforços e avaliando com coerência e sabedoria as decisões tomadas em prol da grandeza do nosso Esporte Clube Banespa.

Eternos colegas Nossas homenagens póstumas aos eternos colegas, profissionais competentes e companheiros, que deixaram muitas lembranças para todos nós.

Guarany Caetano de Castro

Martin Danita Filho

Marco Antônio de Arruda Vieira

Ernesto Nastari Netto

Antônio Sérgio Euzébio

“Mesmo depois do último adeus, aqueles que partem continuam fazendo parte da vida dos que ficam através da saudade.”


Especial 7

Prêmio Nacional de Literatura

A

de Clubes-2018

Diretoria do Esporte Clube Banespa parabenizou o Conselheiro Veterano Celso Antônio Lopes da Silva por representar o Esporte Clube Banespa no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes – 2018 ( Poesia, Crônica e Conto ) realizado pelo Sindi-Clube - Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo, APL- Academia Paulista de Letras e FENACLUBES – Confederação Nacional do Clubes. O autor ficou em segundo lugar, no quesito poesia, com o

poema “Um dia substantivo“, que desfia um protocolo de intenções, e podemos dizer, das melhores intenções, em relação a si mesmo e à sociedade em geral. Meticulosamente esperançoso, prudentemente otimista, revela porém o desencanto com os ornamentos e prefere o concreto, o ideal, o reto e o justo.

Parabéns Celso!!!

Celso e Nelson de Souza Presidente do E.C. Banespa


Especial 8

No Hall da Sede Social em Santo Amaro, dia 21 de setembro, teve a apresentação de uma exposição de Orquídeas com belíssimos adereços anunciando o início da estação das flores.


Especial 9

ORQUÍDEAS

Foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro na Sede Social a Exposição anual de Orquídias promovida pela Sociedade Bandeirante de Orquídeas através de seus associados e de Associações Orquidófilas de várias regiões do país. Na ocasião, mais de 1.500 pessoas prestigiaram o evento e se encantaram com a belíssima variedade de plantas além de adquirir orquídeas a preços acessíveis e também

tomar conhecimento sobre elas. Vários stands de vendas foram colocados no local para orientação técnica como curso de paisagismo e projetos; livros e revistas sobre o assunto; calendários, quadros e cadernos de anotações de cultivo. Durante o evento teve apresentações culturais e oficina de Origami. A exposição trouxe as mesmas orquídias que são expostas nas mais famosas exposições que ocorrem pelo mundo, seja no Japão, Estados Unidos ou países da Europa. Por essa razão, o sucesso é muito grande.


Social 10

A garotada se divertiu bastante no dia da criança promovido pelo E.C. Banespa. Brinquedos infláveis e piscina de bolinha fizeram a alegria das crianças, além do playground e Kid`s Place Banespa. No dia 12 de outubro o encantado mundo da Disney se fez presente com o Mickey e a Mini que estiveram o tempo todo interagindo com a garotada. Na brinquedoteca foi preparada uma programação especial com atividades musicais e educativas. Algodão doce, pipoca, cachorro quente, pastel e batata chips, entre outras delícias, não poderiam faltar neste dia tão especial para as nossas crianças.


Social 11

A noite dos horrores aconteceu no Clube no dia 26 de outubro, no salão VIP, durante o evento da Sexta Dançante, com a presença de um público usando trajes típicos bem diversificados, que dançaram e se divertiram muito ao som da Banda Coco Mambo que apresentou um repertório variado e animado. Tivemos também a comemoração dos aniversariantes do mês.


Social 12

Como acontece todos os anos o nosso Carnaval sempre se destacou por ser um evento bem familiar e com a máxima segurança. Este ano não foi diferente e a alegria imperou nos dias 3, 4 e 5 de março. A banda de marchinhas com repertório variado animou a todos que se divertiram pra valer num ambiente bem descontraído, onde os foliões mirins, na maioria fantasiados, curtiram à vontade. No setor de alimentação tivemos barracas de churrasco, pasteis, cachorro-quente, crepe, frutas no chocolate, algodão doce, entre outras guloseimas. A decoração sugestiva deu um toque todo especial ao evento. Confetes e serpentinas contribuiram para a diversão, proporcionando uma alegria contagiante entre todos os presentes.


Social 13


Social 14

O Vice-Presidente do ECB Sr. Antônio Carlos Mercuri e sua filha Beatriz

No dia 16 de março, a Diretoria Social realizou mais um grande evento, desta vez foi o Baile de Aniversário do Esporte Clube Banespa que completou 89 anos de existência dedicados exclusivamente aos associados. A recepção do evento foi orquestrada pelo Conjunto Violesco ao som de músicas eruditas. A adesão do público foi marcante que se divertiram pra valer ao som da Revolution Band Show. Uma equipe de personal dancer se fez presente animando os mais tímidos. Diretores e conselheiros também prestigiaram o evento que teve seu ponto culminante com o tradicional “parabéns a você” com a participação de todos. Um delicioso mini bolo foi distribuído em cada mesa


Social 15

anos


Patrimônio 16

Num Clube gigantesco como o Esporte Clube Banespa, os serviços nunca param, como pequenas reformas, reparos urgentes, pinturas, manutenções e readequações necessárias, realizadas através de um trabalho incansável da equipe de profissionais competentes e dedicados do setor de patrimônio do Clube, garantindo o bem-estar e a qualidade dos serviços oferecidos para o lazer e a segurança dos nossos associados.

Sede Santo Amaro

Pintura externa do Ginásio 3 Pintura e reparos do Prédio Cultural

Término da pintura dos Ginásios 4 e 5

Colocação de gramado sintético e Playground

RETROSPECTIVA


Patrimônio 17

Sede Leste

Patrimônio revitalizado

Balneário: pintura das grades e dos muros

Bebedouro: reforma total

A Diretoria realizou várias obras de manutenção na Sede Leste. O Ginásio de Esportes ganhou nova pintura na parte externa e interna, inclusive nas arquibancadas, onde também foram substituídas as placas do banco de reserva. O Ginásio foi reaberto com a realização de jogos do 23º Campeonato Interno de Futsal Veterano. O Quiosque 1 foi reconstruído e ampliado. Também foram reformados o Vestiário do Restaurante; a Sauna com aquisição de geradores a vapor e os bebedouros do Campo e Piscina. O Campo de Futebol teve o gramado revitalizado. Aproveitem mais o Clube e venham conferir as melhorias feitas especialmente para o seu lazer.

Secretaria e Diretoria: reforma do telhado e pintura geral

Quiosque 3: reforma do telhado

Banheiro da Piscina e Sauna: novo telhado

Campo de Futebol: dois novos vestiários

E mais: reforma do vestiário do Restaurante; restauração do muro em torno de todo o Clube (em andamento); colocação de piso de ardósia nos Quiosques 2 e 3 e novas escadarias dos Quiosques

RETROSPECTIVA


Patrimônio 18

Sede Santo Amaro

Nova Piscina de Bolinha

Rede de proteção no Toboágua Cobertura e pintura geral da guarita - Portaria 7

Campo de Futebol: reforma do gramado sintético

RETROSPECTIVA


Patrimônio 19

Ampliação do Restaurante e Lanchonete Central

CB

E o d a i r ó eria Hist

Gal

Galeria de fotos - no corredor da Galeria J.J. Juvenal ao lado da Brinquedoteca, foi instalada uma exposição permanente de fotos antigas do Clube, que retratam alguns dos momentos da gloriosa trajetória do Esporte Clube Banespa nestes 89 anos de vida.

RETROSPECTIVA


Patrimônio 20

Praça de Esportes: troca das telas, pintura das torres de iluminação e arquibancada

Reforma da portaria 6 (Rua São Sebastião)

Salão Nobre: reforma geral

Pintura da Quadra Poliesportiva e reforma das tabelas de basquete

Colocação de grade de proteção na entrada principal, reforçando ainda mais a segurança do Clube

RETROSPECTIVA


Patrimônio Cursos 21

Quadrade Paddle: reforma geral

Ginásio 4 - Pintura e troca parcial do piso

Preservação do paisagismo

Caldeiras - Grade de proteção, pintura, troca de portas (entrada e saída)

Quadras de Tênis – Reforma geral do piso com linhas demarcatórias e início da iluminação das quadras 5, 6 e 7

RETROSPECTIVA


Patrimônio 22

E mais!

Tênis, quadras 5, 6 e 7 troca da iluminação

Quadra 4 drenagem e recuperação

Canalização de água pluvial da portaria 7 até a portaria 1 - em andamento

Colocação de cerca de proteção na entrada do estacionamento, Rua São Sebastião e na Av. Santo Amaro

Vestiario masculino da piscina, reforma geral

Troca de azulejos no vestiário da piscina e vidros quebrados na sala de ginástica; reforma do piso do ginásio 1; pintura e reforma da caixa d´água; pintura do prédio da piscina aquecida, corredor da galeria J.J. Juvenal, fachadas da sede social, grades, muro externo e restauração da calçada da Av. Santo Amaro; pintura do banheiro masculino e quadra azul; borracha de proteção, toldos e bancos novos no campo de futebol; reforma no teto da sala de snooker; restauração dos equipamentos da sala de ginástica; manutenção da tubulação de gás; troca da grade externa na entrada do estacionamento; jardinagem no restaurante e lanchonete; substituição da lona do ginásio de judô; reforma geral das mesas da sala de snooker; HT nova central de comunicação de rádio; Comgás - instalação de nova tubulação com a troca do comando de registro; manutenção das piscinas e banheiros; reforma geral do campo de futebol; reforma e manutenção do parque infantil, brinquedoteca e brinquedos; manutenção das instalações do Centro Cultural; reforma e reparos ao redor do coreto; manutenção e reparos do ginásio 1; pintura das grades de proteção da portaria 7; reforma das churrasqueiras, quiosque e alambrado do campo de futebol; troca da bomba da piscina infantil e semiolimpica ; reforma geral da sauna masculina, banheiro masculino e feminino do andar térreo da sede social.

RETROSPECTIVA


Comunicação 23

O Clube sempre se preocupou em informar bem seus associados, para isso conta com uma equipe especializada em web desing que está em constante sintonia com as atividades do ECB.

ecbanespa.com.br

Um leque de merchandising é oferecido para que os nossos associados tenham as informações dos eventos realizados, e que possam se programar e desfrutar das atividades oferecidas nos diversificados segmentos. Temos os house organs como a Revista do Clube com circulação semestral, boletins informativos, cartazes afixados em painéis estrategicamente posicionados nas dependências do Clube, faixas, banners, site e newsletters.

RETROSPECTIVA


Cultural 24

Alma e Coração !!! Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança. É o coração e a alma de quem dança. Os alunos do Cursos Culturais: Baby Class, Ballet, Jazz, Kung Fu, Mix Dance e Sapateado proporcionaram um espetáculo maravilhoso no dia 15 de dezembro no Teatro Paulo Goulart para o delírio da plateia. Realmente foi um show de graciosidade e beleza. A coreografia do infantil com o tema “ Meu querido diário “ aconteceu em duas etapas, às 11h e às 15h e a coreografia do adulto com o tema “E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música “ às 17h30.

Meu Querido Diário

As coreografias foram criadas e elaboradas pelas próprias alunas, a partir do diário da aluna Carolina Soares que conta a sua história de muitas dificuldades e desafios superadas somente através da dança.


Cultural 25

E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música. - Friedrich Nietzsche


Cultural 26

Capoeira

Batizado e Troca de Cordas

Kung Fu

No dia 8 de dezembro, no Solário da Sede Social, foi realizada a troca de faixa dos alunos do departamento Cultural. O evento contou com a presença dos professores convidados Thiago Ivan Pessoa, praticante de kung Fu desde 2003, participante de diversos campeonatos durante os 15 anos de atuação, e o professor Andrews Lima Santos, praticante desde 2004, com passagem pela Seleção Brasileira de Kung Fu/ Wushu e conquistado vários títulos importantes. Convidados e familiares prestigiaram o evento.

Com a participação dos alunos do Departamento Cultural do Esporte Clube Banespa, foi realizado no dia 11 de novembro, no Solário da Sede Social o Batizado e Troca de Cordas com a participação do C.M. Toli e C.M. Kinho, do Grupo Senzala. No evento OZS Mestres Flávio Caranguejo (SP) e Marcos China (RJ) realizaram com os pais dos alunos uma Oficina de Caxixis, um instrumento do tipo chocalho.

TROCA DE FAIXA


CURSOSCULTURAIS

Cultural 27


Esportes 28

Série ouro

PRINCIPAL Campeão - Cruzeiro Vice-campeão - Catanduvense

Veterano Campeão - Catanduvense Vice-campeão - Cruzeiro

Doutores Campeão PRINCIPAL- Internacional Vice-campeão - Corinthians


Esportes 29 92

Série ouro

Sênior Campeão - Atlético-MG Vice-campeão - Pantanal

Master Campeão - Internacional Vice-campeão - Londrina

Quadro de Honra - campeonato interno de futebol 2018 Principal Campeão: Cruzeiro

Melhor Jogador: Tibe Equipe: Cruzeiro Artilheiros: Renato Moreno Equipe: Red Bull e Daniel S. Coelho Equipe: Santos Goleiro Menos Vazado: Rafael Rhoichi F. Lima Equipe: Cruzeiro

Veterano

Sênior Master Doutores Campeão: Catanduvense Campeão: Atlético-MG Campeão: Internacional Campeão: Internacional Melhor Jogador: João Ricardo S. Almeida Equipe: Catanduvense Artilheiro: Felipe D. Katayama Equipe: Catanduvense

Melhores Jogadores: Jamil V. Martins Equipe: Coritiba Daniel C. Gondim Equipe: Atlético-MG Artilheiro: Sergio F. da Costa Equipe: Pantanal Goleiros Menos Vazados: Valmir F. da Silva e Carlos A. Alves Equipe: Coritiba

Melhor Jogador: Jair Jose Lopes (Alicate) Equipe: Internacional Artilheiro: Jose Everaldo S. da Silva Equipe: Internacional Goleiro Menos Vazado: Rafael Rhoichi F. Lima Equipe: Grêmio

Melhor Jogador: Marco C. de Almeida Equipe: Corinthians Artilheiro: Marco A. C. de Almeida Equipe: Corinthians Goleiros Menos Vazados: Valmir F. da Silva e Carlos A. Alves Equipe: Corinthians


Esportes 30

Série prata

PRINCIPAL Campeão - Red Bull Vice-campeão - Botafogo

Doutores Campeão - Cruzeiro Vice-campeão - Colorado

Confraternização Em comemoração às festividades de final de ano as alunas da hidroginástica, num momento de descontração e alegria, se reuniram na piscina aquecida e homenagearam o nosso querido e bondoso Papai Noel.


Esportes 31 13

Série Prata

Sênior Campeão - Bangú Vice-campeão - Marília

MASTER Campeão - Gremio Vice-campeão - XV Motrix

Sinuca O Esporte Clube Banespa participou do Campeonato organizado pela Federação Paulista de Sinuca que teve como participantes a AABB, Pinheiros, Clube Homs, São Paulo, entre outros. O ECB conquistou o honroso 4º lugar. Parabéns a todos!


Esportes 32

Futebol

Judô Sub 13 – Campeão

O E.C. Banespa nas categorias sub 11/13/15 e 17 do Campeonato Interclubes de Futebol Menores, obteve ótimo resultado na categoria Sub 13 conquistando o título com uma excelente performance, destaque para o atleta Lucas Vieira Luporini que foi o artilheiro com 23 gols e Henrique Viegas, chuteira de ouro. Clubes participantes: E.C. Banespa, Ypiranga, Corinthians, AABB, Indiano, Mairiporã Gool Soceer, entre outros.

Pelo campeonato organizado pela Liga Pro Basquete com a participação das equipes do São Paulo, Esperia, Paineiras, Santo André, Hebraica, entre outros, o E.C. Banespa conquistou resultados expressivos nas categorias: Sub 13 – Vice-campeão – Série Bronze; Sub 15 – 3º colocado; Sub 17 – Campeão e Sub 19 – Vice-campeão.

Troca de

Faixas

No dia 9 de dezembro foi realizada no ginásio 3, a cerimônia de troca de faixas dos alunos do ECB. O evento contou com a participação de familiares dos judocas e da ilustre presença do medalhista olímpico Douglas Vieira que prestigiou o evento.

Sub 17 – Campeão

Basquete


Esportes 3 33 3

O Esporte Clube Banespa participou do Campeonato do Sindi Clube de março a dezembro de 2018 e registrou resultados expressivos. • • • • • • •

Iniciantes 4º lugar da Taça de Ouro Pré-mirim 3º lugar da Taça de Ouro Mirim Vice-campeão da Taça de Bronze Infantil 4º lugar da Taça de Ouro Master E2 Campeão da Taça de Ouro Master D Vice-campeão da Taça de Ouro Master D2 Vice-campeão da Taça de Prata

• • • • •

Sub 09 Sub 11 Sub 13 Sub 15 Sub 17

3º lugar da Taça de Prata Campeão da Taça de Bronze II Vice-campeão da Taça de Ouro Campeão da Taça de Bronze II 4º lugar da Taça de Ouro

Sub 11 - Campeão da Taça de Bronze II

Master E2 - Campeão da Taça de Ouro

Vôlei

Sub 15 - Campeão da Taça de Bronze II

Futsal

Torneio da Primavera para associados, dias 27 e 28 de outubro

Torneio Sortudos dia 15 de dezembro

Tênis


Esportes

CURSOSESPORTIVOS

34

Principais Conquistas! Futebol de Campo - Seleções Menores: Voleibol:

Campeonato Interclubes - Sindiclube - 2015 • Master E1 - Campeão Série Prata • Master C1 - Campeão Série Bronze • Infanto - Vice-campeão Série Ouro • Infantil - Campeão Série Prata Campeonato Interclubes - Sindiclube - 2016 • Iniciantes - Campeão Série Prata • Infantil - Campeão Série Prata • Master C - Campeão Série Prata • Infantil - Vice-campeão Série Prata • Master E - Campeão Série Bronze • Master D - Campeão Série Bronze Campeonato Interclubes - Sindiclube - 2017 • Infantil - Campeão Série Prata • Infanto - Vice-campeão Série Prata • Pré-mirim - Vice-campeão Série Prata • Master D - Campeão Série Prata Federação de Voleibol - 2016 • Mirim - Vice-campeão Taça Prata

Campeonato Iterclubes - 2015 • Sub 13 - Campeão Série Prata 2016 • Sub 11 - Vice-campeão • Sub 17 - Vice-campeão 2017 • Sub 11 - Vice-campeão • Sub 17 - Campeão

Futebol de Campo - Seleções Adultas: Campeonato Iterclubes - 2015 • 30+ - Vice-campeã • 39+ - Campeã • 47+ - Vice-campeã • 54+ - Bicampeão • 60+ - Campeã • 65+ - Campeã 2016 • 39+ - Bicampeã • 65+ - Bicampeã 2017 • 60+ - Vice-campeã • 65+ - Tricampeão

Futsal:

Sindiclube - 2016 • Sub 09 - Vice-campeão Série Ouro Campeonato Metropolitano da Federação - 2017 • Sub 16 - Vice-campeão Série Prata A1

Basquete:

Copa Paulista - Masculino - 2017 • Sub 23 - Vice-campeã 2016 e Campeão


Sede Leste 36 Torneio de Futebol de Campo Veterano / 2018 O torneio que teve início em 21/07, contou com a participação de seis equipes e foi disputada em turno único, com jogos de altíssimo nível. A equipe do Malutrom sagrou-se Campeã ganhando da equipe do Barcelona pelo placar de 3 x 0. A artilharia ficou para o atleta Paulo Brito (Malutrom) com oito gols marcados. Parabéns a todos os participantes.

25º Campeonato Interno de Futsal - Veterano 2018 O 25º Campeonato Interno de Futsal/2018 disputado na Categoria Veterano teve uma primeira fase com jogos disputados e de muito equilíbrio entre as equipes, com destaque para a equipe do Bank que sagrou-se Campeã invicta, vencendo a equipe do Malutrom pelo placar de 3 X 0. O artilheiro foi o Sr. Jefferson José (Malutrom) com 15 gols marcados.

2ª Integração Esportiva Banespa Leste / 2018

Reabertura do Campo de Futebol No dia 26/01/2019 a Sede reabriu o Campo de Futebol após 40 (quarenta) dias fechado para reforma. Na festa de reabertura realizamos vários jogos entre os associados e o destaque ficou por conta do equilíbrio das disputas, onde as equipes foram divididas em faixas etárias: 40, 50 anos e Principal. Parabéns a todos os envolvidos.

Realizado no dia 20/10 em comemoração ao 28º Aniversário da Sede Leste, tivemos a participação dos associados em diversas modalidades (Snooker, Tênis de Mesa, Tranca, Pebolim, Natação, Truco, Dominó, Basquetebol, Voleibol e Futsal), um dia agradável de muita descontração para os participantes, que proporcionou disputas equilibradas dentro das atividades. Parabéns a todos.

Voleibol Rachão Com o intuito da confraternização entre os associados no Clube, a Sede disponibilizou um horário às sextasfeiras, das 20h às 22h para a prática do voleibol de forma recreativa, envolvendo diversas faixas etárias, visando fortalecer e buscar a confraternização das famílias.

Escola de Esportes

Carnaval no salão de festas - 5 de março

A Escola de Esportes tem como objetivo a iniciação esportiva, o desenvolvimento geral das habilidades motoras e promover a socialização dos participantes. Segue abaixo os horários:

Futsal - (Masc/Fem) - Sábado

08h30 às 09h45 - (06 a 08 anos) 09h45 às 11h00 - (09 e 10 anos) 11h00 às 12h15 - (11 e 12 anos) 12h15 às 13h30 - (13 a 16 anos)


Sede Vinhedo 37

Um paraĂ­so

tropical

ao seu alcance!


Orquídea 38

Pragas Pulgões

São insetos que podem ter variação de tamanho e cor. Falaremos de algumas pragas que acometem as orquídeas, o assunto é muito vasto e por isso nesta oportunidade falaremos de apenas algumas delas. Inicialmente gostaria de reiterar que quando o ambiente é bom para as orquídeas, estas já tem uma certa defesa natural contra pragas de menor intensidade, por isso, em certa medida quando proporcionamos níveis de umidade ideais(50% a 65%) as orquídeas conseguem se defender de diversos agressores. Começaremos pela praga mais comum em orquídeas e jardins, que são os pulgões, insetos que podem ter variação de tamanho e cor. Podem ser alados ou ápteros, formam grandes colônias nas espatas das orquídeas e sugam a seiva chegando a secar a planta, é de cor verde, mas podem ser marrons também. Reproduzem-se com incrível rapidez pois o fazem assexuadamente também.

Seu combate é simples, use inseticida a base de água e piretróide, geralmente uma aplicação basta para erradicar a praga, mas recomendo vigilância constante nas outras plantas, pois algumas são aladas e mudam-se com facilidade. Outra praga importante é o besouro chamado Tenthecoris que também é um sugador da seiva das orquídeas. O combate a esta praga pode ser feito com inseticida a base de água. Este besouro tem as cores vermelha e preta e consegue se esconder. Toda vez que alguém se aproxima da planta ele se esconde sob a folha. Temos também a Cochonilha que ataca muito intensamente e provoca lesões muito significativas na orquídea, normalmente sua permanência na planta se dá em função de umidade relativa baixa e falta de manejo, como retirada de espatas mortas e brácteas secas. O combate se faz com a lavagem do local afetado com sabão de coco e posterior aplicação de inseticida a base de água. Futuramente complementaremos com mais agressores das orquídeas.

Publicação dirigida aos associados do Esporte Clube Banespa

José Carlos B. de Souza Orquidário Ambiental orquidarioambiental@uol.com.br

Diretor Responsável: Apparicio Sofner. Coordenação Editorial: Reynaldo G. de Almeida. Jornalista Responsável: Juliana Lopes (Mtb 40.593). Editor de Arte: Emerson Santos da Silva. Fotógrafo: Fabiano Amaral (Mtb 37.992). Impressão: Companygraf - Artes Gráficas. Comercial/Publicidade: Tel.: 5536-8223 - comercial@ecbanespa.com.br. Endereço para correspondência e publicidade: Av. Santo Amaro, 5355 - CEP 04701-000 - São Paulo/SP. commark@ecbanespa.com.br. A reprodução total ou parcial de matérias somente com autorização do Esporte Clube Banespa. As opiniões contidas em artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus autores. DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Nelson de Souza. Vice-Presidente: Antônio Carlos Mercuri. Diretor Financeiro/Administrativo: Alaécio Benício Braga. Diretor de Esportes: Ivam Sueldo Nunes. Diretor de Tecnologia: Eliel Batista da Silva. Diretor de Patrimônio: Apparicio Sofner. Sede de Vinhedo - Fabio Luiz Mazzela. Sede Leste - Diretor Geral: Paulo César Nunes de Miranda. Diretor de Esportes: Rogério Silva Tomaz. Diretor Sócio/Cultural: Recilval José Alves. CONSELHO DELIBERATIVO - Mesa do Conselho - Presidente: Alfredo de Rosis Neto. Vice-Presidente: José Carlos Afonso I. 1º Secretário: Samuel Pompilio Bastos. 2º Secretário: João Bosco da Silva.


Venha conhecer a Fechando o Gol. Aqui você é o número 1.

25%

desconto na mensalidade Sócio Banespa

Venha fazer uma aula experimental. Parceiro Institucional:

www.fechandoogol.com.br

2533.3750

(11)

Profile for Esporte Clube Banespa ECB

Revista Março de 2019  

Esporte Clube Banespa

Revista Março de 2019  

Esporte Clube Banespa

Advertisement