Volume1 COMUNICAÇÃO reflexões, experiências, ensino

Page 203

Patrícia Helena Rubens Pallu

dizer, então, que a ideologia procede pela omissão e não pela revelação da realidade. O que dá para pensar é que essa ideologia dominante está em toda parte, e é absorvida por todos, pois os valores ideológicos são difundidos pelos mais variados meios, não havendo possibilidade de não serem absorvidos. O Brasil é um país capitalista e gira em torno dos EUA, como é o caso da cultura mundial depois do advento do processo da pós-modernidade, sobretudo nos países subdesenvolvidos. Os conteúdos dos filmes, notícias, quadrinhos, brinquedos, etc., que são dados a consumir, veiculam a ideologia burguesa nacional e norte-americana. Isso pode ser percebido nas situações mais comuns do cotidiano, conforme o exemplo que vimos acima. Paulo Freire (1978) diz que a base da invasão cultural é a crença por parte dos invadidos de sua inferioridade intrínseca, enquanto acreditam na superioridade do invasor, nascendo daí o desejo de se parecerem com ele. Para que isso possa parecer real, basta vestir-se como eles, andar como eles, comprar as coisas que eles usam e, mais do que tudo, falar como eles. Neste caso, falar o inglês. Hoje isso já mudou em função da globalização, da internet, e ainda que o autor esteja dizendo algo que tem a ver com a nossa história, falar o inglês parece que não é mais uma questão psicológica identificadora e, sim, uma necessidade de sair da condição de monolíngüe para o bilingüismo mundial.

3 TIO SAM CHEGA AO BRASIL No início da história do Brasil houve um processo intenso de trocas de elementos culturais entre o branco europeu (o invasor colonizador) e o índio. Essas trocas se deram primeiro com o índio, habitante nativo, e depois com o negro trazido como escravo da África.

“Ouvi dizer que de Europa voltaste feito doutor?

Parece-te isso impossível? É verdade, sim, senhor! E por que academia? E qual a ciência, então? Isso não sei: o diploma é escrito em Alemão.” (MATOS apud XAVIER, 1994, p. 28)

O começo propriamente da cultura brasileira, na época do Brasil Colônia, se deu com o domínio da cultura portuguesa, que foram nossos descobridores, cujo idioma, por força da própria história, se consolidou no Brasil. Na seqüência houve a cultura holandesa que deixou algumas influências culturais, ainda que sem destaque; a cultura francesa que motivou muitos filhos de brasileiros abastados a estudar na França, pois que isso dava grande prestígio. Em menor grau houve a influência inglesa, que com o passar do tempo, enquanto língua falada, foi a que permaneceu como sendo, depois do português, a de maior importância no Brasil. No final do século XIX e início do século XX, o Brasil recebe muitas levas de imigrantes, tais como: italianos, espanhóis, alemães, árabes, eslavos, suíços e japoneses. Ainda que tenhamos sofrido influências culturais trazidas por eles, estas não foram significativas em toda a cultura brasileira COMUNICAÇÃO - REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS, ENSINO |Curitiba | v. 1| n.1|p. 199-214| 2° Semestre 2008 | 203


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.