
1 minute read
REZA A LENDA
AULA: roteiro didático
Situações de uso
Advertisement
■ Conhecer lendas brasileiras e interpretar textos literários.
Expectativa de Aprendizagem
■ Conhecer personagens da cultura popular brasileira;
■ Redigir e compreender o gênero lenda;
■ Descrever narrativas, usando o pretérito perfeito e imperfeito do indicativo.
Objetivos Gramaticais:
■ Revisar o pretérito perfeito e imperfeito do indicativo.
Objetivos Comunicativos:
■ Falar sobre aspectos culturais do Brasil e do país de origem do estudante.
Autora: Ana Carolina Oliveira Freitag
Esta aula tem como temática as lendas brasileiras. Para abordar o assunto, busca-se contextualizar essas histórias em conversas do dia a dia, com o objetivo de demonstrar aos alunos como as narrativas orais estão presentes na cultura brasileira. A unidade recebe o nome da expressão “reza a lenda’’, para demonstrar como essa temática é forte na cultura popular do nosso país.
Procura-se trabalhar as quatro habilidades comunicativas (escrita, oralidade, leitura e escuta). O ponto gramatical em discussão, revisão do pretérito perfeito e imperfeito do indicativo, está inserido na temática cultural de lendas brasileiras.
É utilizada a Abordagem Comunicativa Intercultural, na qual, segundo Mendes (2011), o aluno é visto como agente de integração e coprodução de significado, de modo que os seus interesses, necessidades e desejos são considerados para definir as práticas na sala de aula.
Pensando nisso, e para que o aluno seja “coparticipante e colaborador na produção dos significados produzidos em sala de aula’’ (MENDES, 2011, p.155), nesta unidade, busca-se relacionar a cultura brasileira com a cultura do país de origem dos estudantes.