2 minute read

ONLINE COM CRIANÇAS MIGRANTES

Material Do Professor

Faixa etária

Advertisement

■ De 6 a 10 anos

Para Come Ar

As atividades propostas são relativas a encontros virtuais com crianças migrantes durante o período de quarentena em 2021, cujo objetivo principal é a manutenção do vínculo extensionista. São dois encontros, realizados mediante convite prévio, cujos conteúdos não dependem um do outro.

Para o bom andamento do encontro online, sugere-se o planejamento e distribuição prévia de funções, a saber: administração da sala, monitoramento do chat, anotações sobre o encontro para relatoria. Além disso, é importante decidir previamente quem será responsável pelas etapas do encontro (saudação, ambientação, contação de história, atividade e encerramento).

OFICINA 1 — SOBRE APRENDIZAGENS E SENTIMENTOS Saudação

Inicie o encontro se apresentando e saudando as crianças e os familiares presentes. Realize uma rodada de apresentações.

Olá, crianças! Vamos nos apresentar? O meu nome é ___.

1. Qual é o seu nome?

2. Quantos anos você tem?

Ambientação

Solicite às crianças que fechem os olhos e tentem lembrar de encontros presenciais ou virtuais anteriores. A título de exemplo, você pode ajudá-las trazendo elementos da rotina: atividades realizadas, momentos divertidos com as crianças, hora do lanche e brincadeiras.

Regras

Apresente as regras do encontro e os recursos da plataforma online. Caso algumas crianças já estejam familiarizadas, solicite o auxílio delas para explicar às demais como a plataforma funciona.

1. As regras dos nossos encontros: Desligar o microfone. Levantar a mão para falar.

2. Solicite sugestões às crianças para o bom andamento do encontro.

Para Ler

Conte a história selecionada para o encontro. Indicamos a obra Dicionário Ilustrado de Sentimentos, escrita por Fernanda Salgueiro e ilustrada por André Mendes. Caso não seja possível contar a história ao vivo no encontro, sugerimos gravação prévia ou seleção de vídeo da referida obra disponível na internet.

A cada sentimento expressado durante a história, solicite às crianças que façam uma careta que o represente

Para Praticar

Ao fim da história, peça que cada criança faça uma careta que represente o sentimento mais recorrente durante a pandemia. Simultaneamente, peça às outras crianças que tentem adivinhar qual sentimento é.

Para encerrar: peça a todos os presentes que façam uma careta com feição brava, suavizem-na aos poucos, passando por um sorriso até chegar a uma gargalhada.

Para Assistir

Para ilustrar e inspirar a condução da contação da história com as crianças, gravamos um vídeo de como ela foi conduzida no encontro virtual, que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jLvGtqydNgk

Para Saber Mais

Envie o convite com antecedência aos responsáveis com as seguintes informações:

O convite para o encontro também pode ser feito a partir de um vídeo. Sugerimos que acesse o vídeo que enviamos para as crianças antes do nosso encontro, o qual introduziu o tema e funcionou como uma pré-tarefa. Está disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=JJBRFAuroBw.

Como material preparatório para a oficina, enviamos alguns desenhos para que as crianças pudessem colorir e desenhar. Estão disponíveis em: https://drive.google. com/drive/u/3/folders/1WbLriizXRmaZyk-4t_qteSLLI7vxTL5x

This article is from: