2 minute read

É SÓ UMA PICADINHA!

Roteiro Did Tico

Situações de uso

Advertisement

■ Utilização do serviço público;

■ Local de encontro, evento.

Expectativa de Aprendizagem

■ Compreensão dos usos dos diminutivos pelas situações de contexto e entonação da voz;

■ Conhecer as diferentes manifestações de afeto reconhecidas na sociedade brasileira.

Autora: Emanuelly Perlas Condori

Caro educador, essa aula tem como objetivo trabalhar de forma contextualizada a temática da doação por meio dos diminutivos. Assim, os alunos, ao se depararem no dia a dia com tais construções, em situação de contexto e com diferentes entonações, não só as compreenderão como também serão capazes de usá-las.

Para justificar a escolha desse tema, recorre-se ao artigo “O sistema de avaliatividade e os recursos para gradação em Língua portuguesa: questões terminológicas e de instanciação” (2009), de autoria de Orlando Vian Jr. Nesse texto, sustenta-se que a língua oferece todo um potencial para “expressarmos pontos de vista positivos ou negativos, para graduarmos a força ou o foco do que expressamos”. Os diminutivos, em dado contexto e em dadas relações entre os participantes da interação comunicativa, poderão assumir conotações de afeto, ironia e tantos outros sentimentos expressos por meio da língua.

Para Come Ar

Na seção “Para começar”, inicia-se através do vídeo “Doação de sangue Hemepar”, para introduzir o tema que será trabalhado. Esse eixo temático permitirá que se trabalhe com os diminutivos em situação de uso, ou seja, no contexto de um posto de saúde. O objetivo é que tal elemento gramatical se torne conhecido dos alunos por sua função, que é a de corresponder às intenções do falante.

Para Ler

A proposta dessa parte da aula consiste em trabalhar de fato com os diminutivos. Para isso, usamos uma campanha publicitária na qual aparece pela primeira vez a doação de sangue. Por meio das questões, pretende-se que os alunos aprendam a identificar algumas interpretações do uso do diminutivo, como o sentido positivo ou negativo, a atribuição de tamanho e a motivação por trás da escolha dos publicitários de usar a palavra “rolezinho” em vez de “rolê”, que é a de evidenciar a rapidez do processo de doar e, com isso, incentivar a prática de doação. Tais atribuições de usos do diminutivo são trabalhadas nas questões 3, 4 e 5. Além disso, há uma breve apresentação de outros tipos de usos e intenções manifestadas nos diminutivos, como: carinho/afeição/cuidado; atenuação/ amenização e ironia.

Para Esquematizar

Aqui há a ampliação do assunto dos diminutivos quanto à estrutura: uso do sufixo -inho (os, a, as) após outras classes de palavras (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios) no português brasileiro. A esquematização se dá pela atividade de associação entre as palavras em diminutivo com as imagens. Procurou-se escolher palavras com sons parecidos e sentidos diferentes.

Para Ouvir

Em “Para ouvir”, recupera-se todo o conteúdo trabalhado na aula, por meio da escuta e compreensão do diálogo entre a enfermeira e o doador de sangue. É pela interação entre os participantes da conversa que se compreendem os diferentes usos dos diminutivos, uma vez que suas intenções se manifestam por meio desta estrutura e até mesmo da ênfase que se dá ao pronunciar essas palavras.

This article is from: