
1 minute read
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
from REPRESENTAÇÕES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA PARA UM PAÍS MAIS INCLUSIVO
by Rede Código
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como foi dito acima, o objetivo central deste trabalho foi analisar a forma que o portal G1 apresenta a pessoa com deficiência em suas matérias, e identificar se há construção de preconceitos e estigmas em torno da temática, e como o jornalismo poderia contribuir de maneira efetiva.
Advertisement
No percurso histórico foi constatado que a pessoa com deficiência, em alguns momentos viveu à margem da sociedade, e tratado com sentimentos de exclusão em relação às pessoas não deficientes. Felizmente, nos dias de hoje, esse tipo de tratamento tem sido deixado de lado, e podemos identificar esses avanços através das políticas de inclusão, como assegura a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) que tem como objetivo assegurar e promover condições de igualdade, exercício de liberdade visando à inclusão e cidadania da pessoa com deficiência. Também há participação de ONGs do terceiro setor e projetos sociais que buscam garantir inclusão em todos os âmbitos sociais. Durante a análise no portal G1 foram encontradas matérias de fato relevantes e que trazem as discussões sobre o tema, mas nota-se que é algo incipiente e não há profundidade alguma, mas isso não é inerente apenas ao G1. A pauta que prevalece na redação ainda é a de superação pessoal, e a partir disso, é feito a construção de estigmas sobre a temática. Foram encontradas barreiras de acessibilidade impedindo que o receptor tenha acesso às informações, ferindo seus direitos fundamentais, o direito à informação.
Podemos concluir que o jornalismo tem um papel essencial na sociedade, e o dever do jornalista não é apenas transmitir informações, e seguindo o pensamento do sociólogo Karl Marx; a função da imprensa é tomar a palavra a favor dos oprimidos existentes, e para termos um jornalismo de qualidade, é necessário dar visibilidade para aqueles que não têm principalmente os que são considerados minorias. Hoje, a imprensa é considerada o quarto poder, já que a mesma tem a capacidade de moldar pensamentos e induzir a comunidade, e assim, ela tem um papel fundamental para trazer em seus veículos assuntos que não tem tanta visibilidade na sociedade e tentar conscientizar o seu público de alguma forma.