RBSP v. 42 n. 1 - jan. / mar. 2018

Page 87

Revista Baiana de Saúde Pública

associação positiva com o parto prematuro e cirúrgico. No entanto, ao fazer o ajuste por meio da regressão logística, mantiveram-se associados à raça negra, a apresentação não cefálica, o sexo masculino e a prematuridade como fatores associados à ocorrência do parto prematuro, aumentando em seis vezes a chance de o parto ser cesáreo. Já a apresentação não cefálica aumenta a chance de parto cesáreo em 14 vezes (Tabela 5). Tabela 5 – Razão de chances ajustado segundo as características maternas e neonatais. Guanambi, Bahia, Brasil – 2014 Variável

Odds ratio

Intervalo de Confiança (95%)

Raça negra

2,98

1,56 – 7,72

Apresentação não cefálica

14,21

1,78 – 113,23

Sexo masculino

4,15

2,29 – 7,47

Pré-termo

6,07

1,72 – 21,14

Fonte: Elaboração própria.

DISCUSSÃO Um dos objetivos das políticas públicas de saúde brasileiras é melhorar a qualidade de vida das mulheres durante o período da gestação, parto e puerpério. Para tanto, foram instituídas nas agendas de saúde de estados, de municípios e da rede nacional, programas e políticas que visam proteger a mulher durante esse período8. O MS preconiza melhorar a saúde materna e impedir mortes evitáveis, destacando que esse ainda é um dos objetivos de maior interesse nacional e internacional no campo da saúde e dos direitos reprodutivos, no qual se discutem quais as medidas necessárias e eficazes para alcançar tal propósito. No entanto, é necessário conjugar a segurança de obter bons resultados com o bem-estar para a mulher e o RN, respeitando direitos constituídos por meio da legislação e das políticas de saúde9. No Brasil, a atenção à mulher na gestação e no parto permanece como um desafio para a assistência, tanto na qualidade propriamente dita, quanto aos princípios filosóficos do cuidado, ainda centrado em um modelo medicalizante, hospitalocêntrico e tecnocrático10. A cesariana é o ato cirúrgico que consiste em incisar o abdome e a parede do útero gestante para libertar o concepto ali desenvolvido. Além disso, manifesta a tendência de ampliar-se a designação, nela incluindo todas as operações, laparotômicas ou vaginais, destinadas a extrair o feto. Existem algumas dificuldades, acidentes e complicações, como a hemorragia, a extração fetal difícil e as aderências (vesicais, epiplóicas, intestinais), que são os principais problemas encontrados durante a realização da cesariana10.

v. 42, n.1, p. 76-91 jan./mar. 2018

85


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.