Revista Vitrine 25ª Edição

Page 12

SAÚDE

OS QUERIDINHOS SMARTPHONES

E A MÁ POSTURA

sobrecarrega a coluna vertebral e pode levar a um desgaste precoce. Espera-se, em um futuro próximo, uma “epidemia” de dores cervicais devido a esses problemas posturais. “O que estamos vendo são cefaleias cervicogênicas”, afirmou Ludmila. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para ver a tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço.

Que atire a primeira pedra quem não passa alguns minutos do seu dia entretido com seu aparelho celular, checando as últimas postagens no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. O smartphone é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial do dia a dia – mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano. Estima-se que uma pessoa gaste de 2 a 4 horas ao dia olhando para o celular, usualmente assumindo uma postura inadequada. Isso pode representar um risco maior de desenvolver lesões e dor na coluna cervical ou pescoço. A especialista em coluna, Dra. Ludmila Dias de Castro, diretora clínica do ITC Vertebral de São Lourenço, afirma que são cada vez mais comuns os casos de “text neck” – “pescoço de texto” em tradução livre - dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular. Um estudo recente realizado nos Estados Unidos avaliou a sobrecarga exercida na região cervical à medida em que deslocamos o pescoço para frente: O peso da cabeça transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5Kg, quando alinhamos as orelhas com os ombros. Esse valor vai sendo aumentado quando inclinamos a cabeça e o pescoço para frente. Por exemplo, com 15 graus de inclinação, essa sobrecarga é aumentada para 12Kg; com 30 graus de inclinação, aumentada para 18 Kg. Finalmente, com 60 graus de inclinação, a sobrecarga chega aos alarmantes 27 Kg. Isso é como segurar uma criança de oito anos no pescoço enquanto você está de pé lendo suas mensagens.

12

Como é de se esperar, mover a cabeça para frente não é bom para a saúde. A má notícia é que o ser humano gasta em torno de quatro horas por dia nesta posição. Essa postura inadequada

Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital. É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca. O ITC Vertebral oferece um tratamento que inclui correção de postura, com técnicas especificas de fisioterapia manual, orientação do uso correto dos smartphones e exercícios para estabilizar a musculatura profunda do pescoço. Vejam algumas dicas importantes, orientadas pela Dra. Ludmila Dias de Castro: - O ideal é realizar pausas a cada 30 ou 40 minutos para relaxar a postura, dedos e punhos. - Acessar o celular na altura dos olhos, sendo que os braços devem estar apoiados nas laterais do tronco dando, assim, o devido suporte, evitando sobrecarga à musculatura dos ombros e cervical; - Evite usar tablet no colo, pois essa ação faz com que você fique olhando para baixo. Coloque-o em um local que fique a altura dos olhos, se não for possível, coloque-o em cima de uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça e manter a coluna mais alinhada. Fazendo isso diariamente você pode ter certeza que vai prevenir futuros problemas.

LUDIMILA DIAS DE CASTRO

Fisioterapêuta - CREFITO: 24.676-F (35) 3332-5120 www.itcvertebral.com.br ludpilates@hotmail.com Foto: Arquivo Pessoal


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.