Page 1

.1. REVISTA VITRINE


.2. REVISTA VITRINE


.3. REVISTA VITRINE


EXPEDIENTE

Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Rauze Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo Distribuição: São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cristina, Lambari e Cruzília.

EDITORIAL Nós amamos essa edição de inverno! Ela sempre vem recheada de coisas lindas, moda, gente bonita e informação. Tem saúde, esporte, educação, dicas e calendário de eventos tembém. Tem gente fazendo arte de verdade por aqui, como o Antônio Carlos e os meninos do Mantiqueira Duo. Apesar dos noticiários assombrosos da corrupção que esmaga o país, vamos navegando, com os olhos fitos no que é importante de verdade. Aprecie nossa 28ª edição. Boa Leitura

ANUNCIE

contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.3042

A Revista Vitrine é uma publicação distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

/vitrinesuldeminas /vitrine_sm

STUDIO PÁSSARO

Fotógrafa Stess Panissi TELEFONE (35) 99187-3499 Facebook.com/Studio-Pássaro-Música-e-Produção

SELVA BIZARRIA

Fotógrafa TELEFONE (35) 9133-6680 Facebook.com/Selva.Bizarria

PÁGINA MINEIRA

Laércio Sanches www.paginamineira.com.br TELEFONE (35) 98853-0206 Facebook.com/paginamineira

.4. REVISTA VITRINE


ÍNDICE 06

MATÉRIA DE CAPA

24

ESTÉTICA

08

EM VITRINE

26

SAÚDE

10

VETERINÁRIA

30

MODA

12

ARTE E MÚSICA

16

EDUCAÇÃO

34

SÓ DAQUI

18

SAÚDE

38

EM VITRINE

20

NEGÓCIOS

42

CALENDÁRIO DE EVENTOS

22

EM VITRINE

Editorial de moda Moça Bonita Lançamento da coleção Moça Bonita Dermatologia veterinária

Escola, um espaço de salutogênese Adolescer: “A-dor-de-ser”?

A evolução da odontologia moderna Alergias e seus cuidados Cada mãe a seu modo Especial Dia das Mães Um esporte, uma paixão

Sustentabilidade dá lucro Show beneficente em prol do Hopital e da APAE de São Lourenço

Todas as matérias dessa edição impressa encontram-se na íntegra no site www.vitrinesuldeminas.com.br e no Facebook: vitrinesuldeminas - Acompanhe!

.5. REVISTA VITRINE


MODA

A correria dos dias modernos e a proposta do slow fashion da moda inverno 2017 é a referência da Moça Bonita para essa estação. A loja aposta nas tendências mais fortes que estiveram nos principais desfiles do mundo todo. Desde os sapatos que estão nos pés das blogueiras e celebridades até os acessórios. As cores do inverno são o azul, o amarelo, o verde militar e o cabernet (um tom de vinho apaixonante) e a textura da vez é o veludo. As botas cuissard (over the knee) continuam em alta, junto com as ankle boots que já são febre desde o inverno passado. A novidade para as mulheres é a tendência midi, presentes nas saias, vestidos e até nas botas. Já para a moda masculina, a referência é a década de 90 e o estilo Grunge. Vá até o Moça Bonita e apaixone-se por esta coleção cheia de elegância e sofisticação.

.6. REVISTA VITRINE


.7. REVISTA VITRINE

FICHA TÉCNICA Aline Maciel e Tiago Rangel Make: Cíntia Souza Cabelo: Spa da Beleza Fotos: Daniel Raposo Locação: Cervejaria Antonieta


EM VITRINE

Fotos: Stess Panissi

A Moça Bonita lançou sua coleção Outono Inverno 2017 , feminina e masculina, em alto estilo. Com a presença de suas queridas clientes, a loja brindou a chegada da estação mais estilosa do ano. No dia 04 de abril, a Copodarte promoveu o Workshop “Um dia de moda pra você” e as clientes foram convidadas para conhecer a coleção da marca, as tendências e dicas preciosas para arrasar no inverno que já chega por aqui.

.8. REVISTA VITRINE


.9. REVISTA VITRINE


VETERINÁRIA

Você sabia que existem várias especialidades na Medicina Veterinária e uma delas é a dermatologia?

O bem-estar animal caminha de mãos dadas com o avanço da ciência e, a cada dia, a importância de aprofundar os estudos em áreas específicas de atuação da Medicina Veterinária vem crescendo. E o maior órgão do corpo merece atenção, especialmente porque pode ser porta de entrada para outras doenças mais graves.

são crônicas ou mesmo incuráveis. Ou seja, precisam ser controladas e acompanhadas, muitas vezes, pela vida toda. Isso exige, portanto, o comprometimento do Tutor com o tratamento e o contínuo auxílio do Dermatologista Veterinário.

A pele é o maior órgão do organismo e trabalha junto com vários outros órgãos internos, funcionando como uma barreira entre o animal e o ambiente, agindo como um espelho, que reflete o meio interno e ao mesmo tempo o meio externo ao qual está exposto.

Os principais tratamentos dermatológicos para animais são: tópicos (cremes, pomadas, xampus e sprays), sistêmicos (via oral ou injetáveis), de controle de ectoparasitas (pulgas, piolhos, carrapatos etc) e de orientação alimentar. O Centro Veterinário Doutor Valente conta com um serviço de Dermatologia Veterinária especializado que oferece consultas dermatológicas, exames complementares realizados em consulta e possui toda a infraestrutura para realização de criocirurgia, biópsia de pele e tratamentos com os protocolos mais atualizados disponíveis no mercado.

Responsáveis por 40% das doenças observadas em animais de companhia, as dermatopias podem ter as mais diversas origens, como pulgas, sarnas, carrapatos e outros parasitas, além de questões psicossomáticas e hormonais. A dermatologia também é a área responsável pelo tratamento das otites, já que a pele que recobre a parte interna do ouvido é parecida com a do resto do corpo. Na verdade, a otite nesses animais faz parte de um conjunto de sinais e sintomas que podem ter diversas causas, em que a pele quase sempre está envolvida. Se o animal apresenta coceiras intensivas, lambeduras constantes, queda de pelo, feridas, mudança da coloração da pele e /ou do pelo; significa que a saúde da sua pele está alterada e este animal necessita de uma avaliação dermatológica. É importante salientar que diversas doenças de pele

Ricardo Valente Passanezi

Médico Veterinário Graduado pela PUC - MINAS, Extensão em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, Pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais, Pós Graduado em Dermatologia Veterinária pela Laureate International University, Membro da Sociadade Brasileira de Dermatologia Veterinária

. 10 . REVISTA VITRINE


. 11 . REVISTA VITRINE


ARTE

Por Laércio Guidio - Página Mineira

Não são somente os traços significativos que assemelham o artista são-lourenciano Antônio Carlos da Silva, 33 anos, do holandês Vincent Willem van Gogh. O exímio trabalho rico em detalhes e um inicial anonimato tão expressivo quanto, mesmo detendo tamanho talento. O retrato mais fiel da realidade do holandês, que nasceu em 30 de março de 1853, estava em sua própria história. Se hoje suas pinturas são conhecidas e comercializadas por valores que nunca sonhou em possuir, pois um dos artistas mais influentes dos últimos tempos teve seu reconhecimento depois de sua morte. Vivo, Van Gogh vendeu apenas um quadro – “O Vinhedo vermelho”, morreu sem saber que um dia seria famoso. Em São Lourenço, Antônio Carlos tem algumas demonstrações de seus trabalhos em seu perfil nas redes sociais, nunca participou de nenhuma exposição e se autodefine como sendo um artista desconhecido. “Honestamente eu nunca procurei expor meu trabalho, pode parecer estranho. Preocupo-me mais em criar do que mostrar”, expressou.

Em Paris, Van Gogh foi apresentado ao movimento que esteve muito presente em sua trajetória, o Impressionismo. Na França conviveu com Edgar Degas, Georges Seurat, Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Signac, Émile Bernard e Paul Gauguin, recebendo grande influência desses artistas. Já o são-lourenciano tem sua referência no próprio holandês. “Não ‘apenas’ por suas pinturas, mas também por todo o seu pensamento, toda aquela filosofia através de suas cartas, aquilo é uma escola para qualquer artista. A maneira como ele conseguia através de seu trabalho expressar todas as suas emoções nos têm muito a dizer”, mencionou Antônio Carlos. “Às vezes me vejo como um soldado em um campo de batalha, que mesmo cheio de munição, bem armado e até protegido por uma barricada, sabe que talvez perderá a vida, mas mesmo assim continua esperançoso, pois acredita que todo sacrifício valerá a pena”, acrescentou o mineiro que se interessou pela arte através do desenho ainda na infância. O talento foi descoberto após fazer uma gravura para despertar o interesse de uma menina e o que acordou foi um artista escondido para o mundo da materialização dos sonhos. “O processo técnico é bem simples, una a sua imaginação com o seu conhecimento e pronto. É claro, jamais tenha medo do fracasso, ou seja, não tenha medo de ousar”, explicou. “Qualquer coisa pode se tornar tema para um quadro, mais muito pouca coisa se torna uma obra de arte”, prosseguiu. Se Van Gogh passou parte de sua vida no sul da França, na cidade de Arles, local que serviu de inspiração para algumas de suas obras, dentre elas a famosa “Vista de Arles com Lírios”, Antônio Carlos se inspira no sul das Gerais e na cidade mais francesa de Minas. “Viver aqui inspira qualquer um. Imagine só você acordar cedo, abrir a janela e se deparar com aquele céu azul numa manhã de julho. Para mim isso é maravilhoso, eu poderia pintar uma imagem dessas acho que por toda a vida”. Por fim, outra parte em comum entre os artistas

. 12 . REVISTA VITRINE


. 13 . REVISTA VITRINE


está no início. Ambos começaram pelo desenho e desde criança. Embora as pinturas de Van Gogh sejam consagradas, ele principiou a pintar relativamente tarde, porém, totaliza mais de 800 telas. O fato é que Minas Gerais não precisa perder para somente depois reconhecer o talento do seu próprio artista, que hoje mora no bairro Nhá Chica, em Carmo de Minas, tão semelhante ao falecido renomado, e tão singular.

AnTONIO CARLOS SILVA antoniocarlosda.silva

. 14 . REVISTA VITRINE


MÚSICA

Não se trata de saudosismo por uma época não vivida, embora os choros tocados pelo Mantiqueira Duo também consigam despertar memórias, como relatam os ouvintes que viveram a época em que o gênero musical brasileiro era apreciado intensamente. Para os músicos Igor Dutra e Fabrício Souza, ouvir e tocar a música de tempos passados significa a continuação de uma conversa iniciada há 9 anos, quando tocavam em um grupo de choro no projeto social onde estudavam música.

Novamente em contato musical, os músicos deram início a um novo projeto: o Mantiqueira duo, no qual além de clássicos do choro, tocam arranjos instrumentais de compositores como Milton Nascimento, Cartola, Guinga, Noel Rosa e Tom Jobim. Dentre as propostas do duo, está a ideia de difundir a música brasileira e a música instrumental em diferentes espaços, inclusive em locais públicos, como calçadões, parques e praças.

Instigados pela música, saíram da cidade em busca de conhecimento. Fabrício estudou quatro anos na Universidade Federal do Pampa no Rio Grande do Sul, onde cursou Licenciatura em música, participou de festivais como o Festival de Violão da UFRGS e o Festival Internacional Música no Pampa. Tocou na Camerata Pampeana de Violões e participou da fundação de um de grupo de choro que tornouse projeto de extensão da universidade. Igor ingressou em 2014 no curso de Bacharelado pela Escola Superior de Música da Faculdade Integral Cantareira, e na Escola de Música do Estado de São Paulo, cursando violino barroco, mais tarde começou a fazer aulas particulares com o professor italiano Emmanuele Baldini (Spalla da OSESP) e o violinista alemão Erich Lehninger. Já participou de alguns dos mais importantes festivais de música do Brasil, como o Festival Internacional de Campos do Jordão, Música nas Montanhas (Poços de Caldas), FEMUSC (Santa Catarina), Festival Música em Trancoso Bahia), tendo a oportunidade de fazer aulas com professores de toda parte do mundo. Atualmente integra a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro e é spalla da Orquestra de Câmara Circuito das Águas (São Lourenço).

. 15 . REVISTA VITRINE

CONTATO

mantiqueiraduo@gmail.com (35) 98701-6381 (Fabrício Souza) (35) 98814-7172 (Igor Dutra) mantiqueiraduo | mantiqueiraduo


EDUCAÇÃO

e fortifique a mente e o estado de espírito de uma pessoa não é mais uma questão de escolha e, sim, uma obrigação de quem quer falar e fazer educação de forma verdadeira e criativa.

A escola precisa ser um ambiente salutar. Local que zela pela saúde física, anímica e espiritual dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar. Salutogênese é um conceito criado pelo pesquisador Aaron Antonovsky em 1979, para designar as forças que geram saúde e se opõem à patogênese, ou seja, às influências que causam doença. Segundo Antonovsky, caso fossem potencializadas as forças que se opõem ao estímulo causador de doença, seria possível evitar que as pessoas adoecessem. Portanto, ele propunha formas de estimular e preservar esta força, através da ciência, pela chamada salutogênese. Vindo ao encontro dessa proposta, o conceito de convivência no ambiente escolar deve ter o senso de coerência que resulta para o aluno em um estado de harmonia e bem-estar com o meio social, familiar e consigo mesmo. Isso proporciona uma sensação de orientação global, um sentimento dinâmico de autoconfiança, gerado no meio interno e externo, que forma um ambiente saudável. Quem convive com isso na infância e na adolescência tem alta probabilidade de êxito na vida. Entretanto, apesar de bem discutido do ponto de vista teórico, o cultivo de um ambiente salutar para que se estabeleçam papéis de lideranças positivas ainda carece de uma atenção especial. Nos dias atuais, quando a tecnologia e uma enxurrada de informações sobrecarregam a mente e o corpo, proporcionar um ambiente acolhedor que traga alívio

Nós, como instituição de ensino, estamos fundamentados no seguinte tripé: significado do aprendizado, flexibilidade de atividades pedagógicas e estímulo na convivência saudável e nas resoluções de conflitos. Sobre esse tripé devemos cultivar um ambiente onde os valores sociais e pessoais que alicerçam a sociedade estejam associados à potencialidade de troca de informações e da construção desses valores. Para tanto, é essencial a flexibilidade, como potencial de adaptação dos alunos às atividades pedagógicas propostas, identificando questões críticas para que os mesmos sintam-se capazes e preparados, preservando sua qualidade de vida e bem-estar. Outro ponto fundamental é o estímulo oferecido através do programa “O Líder em Mim”, força motriz para o aprendizado e convivência que aproxima a família como parte do processo criativo e de desenvolvimento do aluno. Acreditamos que se negligenciarmos a possibilidade de um ambiente salutar, podemos considerar que uma espécie de “abandono” ocorre. Assim, se não interferirmos na quantidade de lixo que vem de fora, estaremos deixando de reivindicar o direito de um indivíduo desenvolver-se de forma harmônica em todo o seu potencial. Aqui, na nossa escola, através do autodesenvolvimento da equipe pedagógica, cultivamos um ambiente salutar para que estejamos alinhados às necessidade dos nossos alunos. Colégio Laser Solar dos Lagos, Aqui se ensina, Aqui se aprende!

Andréia Inácio Barbosa

Diretora de Marketing e Orientação Pedagógica Comportamental do Colégio Laser Solar dos Lagos Alameda Vinícius de Moraes, 185 Solar dos Lagos São Lourenço/MG - Tel.: (35) 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br

. 16 . REVISTA VITRINE


. 17 . REVISTA VITRINE


SAÚDE

Nem sempre a infância e a adolescência foram percebidas e tratadas como hoje. Durante séculos a criança e o adolescente participavam, naturalmente, das atividades do mundo adulto – do trabalho às comemorações, festas e até de bacanais. Nem sempre a infância e a adolescência foram percebidas e tratadas como hoje. Durante séculos a criança e o adolescente participavam, naturalmente, das atividades do mundo adulto – do trabalho às comemorações, festas e até de bacanais.

As atitudes e manifestações de humor do adolescente podem oscilar desde a onipotência absoluta até a mais completa impotência! Tudo isto deixa pais e professores atônitos, sem saber o que fazer ou como agir!

Somente a partir do século XX, ou seja, há pouco mais de 100 anos, a ideia da adolescência como uma fase do desenvolvimento do homem passou a ser vista e cuidada, realmente, de forma diferenciada.

O capitalismo, ao deslocar o eixo da produção para o consumo, passa a bombardear o adolescente com a ideia de que o acesso irrestrito e ilimitado aos objetos é a garantia da plenitude do prazer. Diante disso, como suportar as frustrações impostas pela realidade, se o que a mídia, juntamente com as redes sociais, propaga é nada menos que o direito à satisfação total e imediata? Nossa “cultura da felicidade” proíbe qualquer modo de sofrer pregando que é possível viver sem dor. Sem lugar e sem sentido, o sofrimento, que não é “acolhido”, retorna sobre o adolescente que não sabe o que fazer com ele...

Em 1905, Sigmund Freud percebeu que a adolescência, como a chamamos hoje, se caracterizava por ser uma fase de transição, uma passagem da infância para a vida adulta. Freud, naquela época, chamou de puberdade o conjunto de transformações físicas e psíquicas que marcavam o início dessa nova fase na vida do sujeito exigindo dele um intenso trabalho psicológico. As mudanças no corpo muitas vezes percebidas como “invasivas, descontroladas”, por acontecerem independentemente da vontade do jovem; a perda dos “poderosos pais”, idealizados, da infância; e um excesso de energia libidinal a jorrar de dentro de si atormentavam o jovem provocando angústia e exigindo dele respostas! Surgiam questões como: “o que é ser homem ou ser mulher? Como fica a possibilidade do encontro amoroso? Como fazer uma escolha profissional? Como me sentir “parte integrante” de um grupo determinado? Como construir uma identidade própria? Perguntas desta ordem, além de outras, brotavam em tom de urgência nesse momento da vida!

Como fazer a transição da adolescência sem o acolhimento ao mal-estar e à angústia, inerentes a ela? Relacionamentos virtuais, excesso digital, consumismo exagerado, exposição da intimidade, uso de drogas, atos delinquentes, apatia e tédio, sintomas no corpo, na relação com o saber e na alimentação...Seriam estas algumas das alternativas ou “saídas” a que o adolescente de hoje estaria se agarrando na tentativa de se “sustentar” na vida? Se o vínculo social se vê traspassado por estas transformações e as relações já não são mais como antes, a quem ele poderá endereçar as suas dúvidas e inseguranças? A que recursos o adolescente de hoje poderá recorrer para atravessar a sua “dor-de-ser”?

Vivemos atualmente em um novo contexto social, o que acarreta consequências para o adolescente, exigindo dele ainda mais trabalho. A queda das figuras de autoridade, principalmente do “nome do pai”, tem resultado na ausência de limites e de referências que, além de provocar um vazio na vida do sujeito, deixa-o bastante perdido e desorientado. Como construir a própria identidade sem estes parâmetros?

. 18 . REVISTA VITRINE

Regina Lúcia Dias Villela

CRP – MG : 13.367 Psicóloga - Psicanalista Especializada em Psicanálise: teoria e clínica; Geriatria e Gerontologia Av. Dom Pedro II, 292 - sala 907 São Lourenço (35) 99890-9596 (35) 99191 - 9596

Foto: Arquivo Pessoal

Mas o mundo de hoje mudou, tornando ainda mais complexas as elaborações destas mudanças da adolescência!


. 19 . REVISTA VITRINE


NEGÓCIOS

A eficiência no uso dos recursos proporciona melhores resultados às empresas pautadas pela sustentabilidade

Mais do que uma palavra da moda, sustentabilidade é a forma correta de atuação de pessoas e empresas diante da necessidade de preservação do planeta, tão castigado pela má conduta da humanidade ao longo dos tempos.

com colaboradores, fornecedores e clientes. Isso a torna ambientalmente correta e socialmente justa, mas, sobretudo, economicamente viável. “Vale ainda lembrar que, numa empresa com esse padrão de conduta, todos ganham”, diz a analista.

Ser sustentável é cuidar do meio ambiente, da natureza, dos animais e dos seres humanos, garantindo a vida das futuras gerações. “Transportada para o mundo dos negócios, a sustentabilidade é igualmente importante. Bem aplicada e conduzida, a ferramenta pode propiciar mais lucro e melhor visibilidade às empresas”, ressalta a analista da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Júlia Padovezi.

No diagrama de uma empresa sustentável é fácil perceber fatores como: fluxo de caixa organizado, salários justos, interação com a comunidade, compra de matéria-prima com boa procedência e menor geração de resíduos sólidos.

Empresa sustentável é aquela que usa os recursos de forma eficiente, minimiza e elimina os desperdícios, e se relaciona de forma equilibrada

O passo a passo para alcançar os níveis ideais de sustentabilidade deve levar em conta alguns procedimentos básicos, começando por uma abordagem junto aos clientes. “É bom conversar com eles, conhecer suas necessidades e anseios, pedir sugestões”, ensina Júlia. Outros fatores que devem ser considerados:

. 20 . REVISTA VITRINE


- Conhecer a concorrência - que benefícios proporcionam, como agem em relação ao meio ambiente;

- O proprietário conta com parceiros e colaboradores mais comprometidos, lucra e permanece competitivo ao longo do tempo;

- Buscar a diferenciação no mercado - todo cliente busca novidade;

- O planeta é preservado e os recursos naturais são disponibilizados com qualidade para todos;

- Revisar a produção - usar menos material, saber onde reduzir perdas, trocar equipamentos obsoletos;

- As futuras gerações encontram um ambiente equilibrado, desfrutando de qualidade de vida.

- Ter objetivos claros. Implantados os parâmetros ideais de sustentabilidade, os benefícios atingem todos os agentes da empresa e do seu entorno. “Às empresas cabe, para além da produção e do lucro, uma grande participação no desenvolvimento econômico do meio onde se situam. Assim, elas podem colaborar para a qualidade de vida e o bem-estar de sua vizinhança”, arremata a analista do Sebrae Minas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEBRAE MINAS (31) 3379-9271

Razões para ser sustentável

www.sebrae.com.br/minasgerais Regional Sul/Sede – Varginha: (35) 3690-5100 Regional Sul/Microrregião de São Lourenço: (35) 3332-4998

- A comunidade se desenvolve, há mais oportunidades de emprego e investimentos locais;

. 21 . REVISTA VITRINE


BENEFICENTE

Fotos: Stess Panissi

Aconteceu dia 22 de março a 2º edição do Show Beneficente em prol da APAE e Hospital de São Lourenço. Com realização da Kadu Eventos e apoio dos artistas do casting da produtora, as entidades arrecadaram recursos para diversos projetos. Estiveram presentes grandes nomes da música, como Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Pedro Paulo e Alex, Banda Malta entre outros.

. 22 . REVISTA VITRINE


AlbĂşm completo no Facebook.com/vitrinesuldeminas

. 23 . REVISTA VITRINE


ESTÉTICA

Cadcam Cerec, de origem alemã, é o sistema para restaurações individuais de cerâmicas mais utilizado no mundo na confecção de próteses. A clínica Antares investe no que há de melhor em tecnologia.

Há 20 anos surgiu um ideal de construir um centro que oferecesse excelência no atendimento, unindo o mais alto padrão técnico profissional ao atendimento personalizado e humanizado. Além disso, a Antares investe em alta tecnologia, contando com equipamentos de última geração como o Cadcam,

sendo o maior diferencial já que poucos profissionais contam com esse recurso no país. A utilização de computadores para a confecção de Restaurações Estéticas vem revolucionando a Odontologia Restauradora. Evitando as desconfortáveis moldagens, o princípio se baseia na tomada de imagens dos dentes através de um Scanner Intra-Oral e no envio dessas imagens para um software de computador. “O forte da Antares é estar sempre à frente e surpreender”. No Software o profissional trabalha a forma e a adaptação da restauração com características individuais e exclusivas de cada paciente e envia as imagens para uma fresadora (semelhante a uma impressora 3D). Pronto! Em poucos minutos a cópia é concluída. Rápido e preciso, gera melhores resultados, garantindo conforto e segurança para o paciente. A grande vantagem desse equipamento é a precisão das peças, o que lhes confere alto padrão de qualidade, já que todos os cuidados são tomados para que o resultado final tenha um ajuste perfeito no preparo dental, personalizando uma a uma, lapidando e esculpindo o material como uma verdadeira joia. Sorria! A Odontologia moderna alia função e estética para o tratamento de uma das regiões do corpo mais importantes na qualidade de vida: a face.

. 24 . REVISTA VITRINE


Para estar sempre à frente, a Clínica Antares conta com procedimentos e tratamentos Odontológicos, atendendo elementos funcionais estéticos de harmonia facial intra e extraorais, tais como “Botox” e outros. Proporcionando correção de sorrisos assimétricos ou tortos, o Botox melhora a qualidade da musculatura, pele da face e rejuvenesce. A Antares também oferece, no mesmo endereço, uma com-

pleta gama de serviços, desde simples restaurações a complexas reabilitações orais. “Nossa missão é promover a saúde bucal, melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes, com flexibilidade, competência e excelência em todos os aspectos do nosso negócio”.

Dr. Luiz Gustavo FONTES Ferraz Ribeiro Dra. Juliana Franco da Rosa Dr. Juarez Araújo Costa Clínica Antares: Rua Melo Viana, 243 São Lourenço (35) 3332-4238 Antares-Saúde-e-Estética-Odontológica www.antaresodonto.com.br

. 25 . REVISTA VITRINE


EVENTOS

A paixão por cozinhar e receber bem os amigos veio desde cedo, mas foi em 2005 que Wainer Rodrigues, proprietário do WR Minas Buffet, seguiu os passos de sua mãe, uma cozinheira de mão cheia e passou a levar seu dom encantador para momentos especiais da vida de outras pessoas. E assim nasceu o WR Minas Buffet, de uma cozinha caseira e uma pequena produção de salgados e pratos especiais para os amigos. A ampla estrutura e a experiência em eventos de grande porte (eventos com mais de mil convidados), permite que o Buffet atenda com qualidade e comodidade a eventos por toda a região, como Carmo de Minas, Caxambu, Pouso Alto, Baependi, Lambari, Liberdade, Itanhandu, entre outros. O Buffet tem se destacado entre as melhores opções para formaturas, casamentos, aniversários, inclusive infantis, recepções, congressos, coquetéis, churrascos, dentre outros. Este destaque torna-se possível uma vez que a produção é diretamente gerenciada pela Engenheira de Alimentos Andreia Rodrigues, filha de Wainer, incorporando processos rigorosos de qualidade, planejamento do evento e desenvolvimento de novas receitas.

Comida quente, bebida gelada. Depois do quesito básico é necessário pensar nos detalhes. A boa gastronomia é feita de forma criteriosa, com produtos de qualidade, selecionados e frescos, e isso é imprescindível. Deve-se atentar também para a duração da comemoração. Se a pretensão é fazer uma balada que vá até o sol raiar, inclua um cardápio completíssimo, com entradas, jantar e até comidinhas para a madrugada. Agora, quem reduz o tamanho do cardápio e opta por oferecer um coquetel deve lembrar de reduzir também o tempo de duração da festa, já que esse tipo de serviço é usado para ocasiões menos formais, e breves. Com uma equipe experiente (grande parte dos colaboradores com mais de 10 anos de serviço), e uma constante qualificação dos profissionais, como garçons, copeiros e cozinheiros, o WR Minas Buffet proporciona confiança, segurança e a qualidade exigidos para seu evento. Todos esses fatores ao longo do tempo fizeram com que, 12 anos depois, a empresa se tornasse uma das mais requisitadas no ramo de Buffet e festas da região. WR Minas Buffet, A referência do seu evento!

Apresentando um cardápio extremamente diversificado, eclético e que adapta-se a qualquer pedido, agradando inúmeras preferências, esses são imprescindíveis para oferecer conforto e liberdade ao púbico que procura pelo serviço. O Buffet completo inclui entradas, salgados, jantares empratados ou à americana, gastronomia temática e regional, sobremesas e cafés. Ademais, o serviço também oferece bebidas diversificadas, como cervejas, sucos naturais, refrigerantes, e fica responsável por todo o instrumento e estrutura do trabalho. Além disso, o Buffet apresenta grande flexibilidade à pretensão de horários para as festividades.

Andreia de Andrade Rodrigues

Engenheira de Alimentos - CREA MG 0000191470/D Sócia Proprietária - WR Minas Buffet wrminasbuffet.buffet - wrminasbuffet@gmail.com Tel: (35) 3331-3381

. 26 . REVISTA VITRINE


. 27 . REVISTA VITRINE


SAÚDE

Nesses casos, a retirada da droga suspeita é a principal medida para resolução dos sintomas. A Alergia Alimentar é outra morbidade muito presente no nosso meio, que acomete principalmente o público infantil. Os alimentos mais comuns na infância são leite, ovo, trigo e soja, e na fase adulta são as sementes (amendoim, nozes e castanhas), peixes e frutos do mar. Pode se apresentar com uma variedade de sintomas, acometendo pele, sistema gastro intestinal, sistema respiratório e cardiovascular no caso de anafilaxia. O reação alérgica de maior gravidade é a Anafilaxia, que pode ter como causas principais os alimentos, medicamentos em geral, picadas de insetos, látex, contrastes radiológicos, transfusões, etc. Alergia não significa falta de defesa do organismo, mas muito pelo contrário, é uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos ao ser humano. Ou seja, uma pessoa alérgica é aquela que é hiperreativa a determinada substância que para uma pessoa normal não despertaria nenhuma resposta. O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, interpreta que determinada substância é “tóxica”, e que ele precisa proteger o organismo de sua entrada. É por isto que algumas pessoas convivem normalmente com fatores que causam alergia, como por exemplo a poeira de casa, sem ter sintomas, ao passo que outras podem desenvolver alergias como a Rinite, Rinoconjuntivite e a Asma. Essas doenças variam na gravidade, precisando ou não de tratamento medicamentoso contínuo e até de imunoterapia, o que deve ser avaliado pelo profissional capacitado da área. Além das alergias respiratórias, as alergias de pele são extremamente frequentes. As principais são a Dermatite Atópica, Urticária (aguda e crônica) e a Dermatite de Contato. Todas elas tem como sintoma a “coceira” , mas se diferem na apresentação das lesões. Devem ser avaliadas de forma minuciosa para descoberta das possíveis causas, principalmente no caso da Urticária e da Dermatite de Contato, visando o tratamento adequado.

Nesse caso o paciente deve ser levado, rapidamente, para atendimento hospitalar para que o tratamento adequado aconteça nos primeiros minutos após início da reação . O medicamento que salva vidas, nesse caso, é a adrenalina, medicação que deve estar disponível nos serviços de urgência e emergência. Para casos de anafilaxia recorrentes, com difícil acesso a hospitais, quando o paciente não for submetido a dessensibilização, orienta-se o uso da caneta de adrenalina, no momento da reação, e encaminhamento imediato para o hospital mais próximo. A especialidade de Alergia vem ganhando, cada vez mais, espaço entre as especialidades médicas, por conta do aumento das “alergias” em todo o mundo. O paciente deve procurar o profissional médico capacitado nesta área, quando suspeita de alguma doença alérgica. E fique sempre atento à sua saúde . Ela é seu maior bem!

Foto: Arquivo Pessoal

O que é alergia?

A Dermatite Atópica é uma doença crônica, recorrente multifatorial, que na maioria das vezes as causas específicas não são identificadas. A Hipersensibilidade a Medicamentos pode acometer a pele, como também causar comprometimento de outros órgãos levando a quadros de maior gravidade, podendo ser fatal.

DRA. RENATA FONSECA

CRM 55251. Dermatologia, Alergia e Imunologia Clínica Odontomédica Piso 2 - (35) 3331-1967 Centro Méd. Pouso Alegre - (35) 3449-2582 dra.renatafonseca

. 28 . REVISTA VITRINE


. 29 . REVISTA VITRINE


CASA & CONSTRUÇÃO

Na hora de começar a construir surgem muitas dúvidas sobre qual material deve ser usado para o acabamento de portas e janelas. Pensando em todos esses detalhes, optar por esquadrias de alumínio é uma ótima escolha

O alumínio tornou se um dos materiais mais utilizados na construção de portas e janelas para residências no Brasil. Nas lojas de materiais de construção é fácil encontrarmos inúmeros modelos com preços variados e para atender públicos bem diferentes. Hoje, o ferro tradicional está sendo substituído pelo uso do alumínio e esse material é cada vez mais comum na construção civil. VANTAGENS: Portas e janelas de alumínio podem ter inúmeras vantagens em relação a outros tipos de materiais tradicionalmente usados como ferro e madeira, por exemplo. Dentre essas vantagens podemos destacar algumas que são visíveis na maioria dos casos. DURABILIDADE: A durabilidade é um fator muito importante, pois a usar um produto que tenha uma durabilidade longa você prolonga o tempo de vida útil daquele imóvel e o alumínio se encaixa perfeitamente nessa questão, uma vez que ele não enferru-

ja e não irá deteriorar tão facilmente. LEVEZA: Outra característica importante do alumínio é que ele é um material relativamente leve e portanto não sobrecarrega as estruturas de uma casa. Essa característica é bastante importante, pois tende a produzir um resultado de carga mais leve. BELEZA: Portas e janelas de alumínio, especialmente o branco, tendem a produzir um resultado estético muito mais agradável e portanto é mais facilmente usado para combinar com outros elementos da casa e, portanto, no sentido de estética e beleza são peças que se encaixam perfeitamente dentro de uma boa arquitetura. INVESTIMENTO: O custo de portas e janelas de alumínio pode ser mais elevado do que para muitos modelos de ferro ou até de madeira, mas com uma boa pesquisa você poderá encontrar preços bastante atraentes e, portanto, os preços desses materiais são bastante compatíveis e, se considerarmos a sua

. 30 . REVISTA VITRINE


durabilidade e outras características, é possível afirmar que vale a pena você comprar portas e janelas de alumínio.

DICAS IMPORTANTES Para aumentar ainda mais a durabilidade das suas futuras esquadrias de alumínio, mantê-las sempre conservadas é de suma importância. Lubrificar, pintar e limpar esses utensílios é essencial, veja como proceder: LUBRIFICAÇÃO: Na hora da lubrificação, não utilize graxa ou óleo nas roldanas e articulações. Isso porque a ação desses produtos pode causar manchas nas portas e janelas de alumínio devido aos seus ácidos e aditivos não adequados aos materiais de fabricação. PINTURA: A hora da pintura é sempre a mais divertida, não é? Mas para a proteção das suas esquadrias de alumínio, use fitas adesivas de PVC e evite as “fitas crepe” porque elas podem manchar o produto caso fiquem muito tempo coladas. Após o término, remova a PVC e se houver algum contato da tinta com as portas e/ou janelas de alumínio limpe enquanto ainda estiver fresca. Use um pano seco e depois outro umedecido com água

e detergente neutro. LIMPEZA: O preço para manter suas esquadrias de alumínio sempre novas e brilhantes é o da limpeza anual em zonas urbanas e rurais, e trimestral em zonas industriais ou marítimas. Em ambos os casos, feita com água e detergente neutro numa esponja ou pano macio. Utilize também um pincel de cerdas macias para limpar áreas mais difíceis. Nunca use detergentes saponáceos, esponjas de aço, produtos ácidos, alcalinos ou derivados de petróleo (removedor, vaselina etc), materiais abrasivos e objetos cortantes! Todos eles podem causar diversos tipos de danos.

. 31 . REVISTA VITRINE


MODA

Em homenagem ao Dia das Mães apresentamos essa bela coleção, inspirada no amor de mãe e filho, nas cores da nossa cidade e no frio que está chegando. Seja qual for o estilo da sua mãe, presenteie quem tem amor de graça por você o ano todo. f Conheça toda a nossa coleção, promoções e dicas de moda em nossas Redes Sociais: vulpesl lojavulpes

Jaqueta Bomber, saias amplas, mangas largas e todas as tendências da moda inverno 2017

“É bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é

adulto. Quando se é adolescente pensa que viveria melhor sem ela, mas é erro de cálculo. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco... Enquanto que o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem dotados e cobra caro pelo seu tempo. Mãe é de graça!” Martha Medeiros . 32 . REVISTA VITRINE


Av. Dom Pedro II, 602/9 (35) 3332-6621 www.vulpes.com.br

. 33 . REVISTA VITRINE


Na hora de presentar sempre rola uma dúvida? A Revista Vitrine vai te ajudar com 13 dicas especialíssimas de presentes para todos os estilos de mães. Você vai acertar em cheio no dia dela.

Toda a Coleção de bolsas e sapatos da marca Kipling para mães casuais e práticas: Degrau Os calçados da moda inverno 2017, com todas as tendências: oxford, verniz, plataformas e muito mais em várias cores e opções: Arenna Calçados Moda confortável e com estilo para mães jovens e que não abrem mão de conforto e qualidade: Donna

. 34 . REVISTA VITRINE


Joia é sempre inesquecível. Se for um mimo assim tão delicado impossível não se emocionar: Art Minas Joias Moda básica, fashion e esportiva do P ao GG. Com fabricação própria e multimarcas: Wix Malhas

Sobrancelha é a moldura do olhar de qualquer mulher. A técnica de Microblanding transforma o rosto de forma natural e vai deixar sua mãe muito mais bonita: Cíntia Souza Popular desde 1970, o tênis da shell toe Adidas Superstar tem modelo criado em parceria com a FARM: Grito Urbano

. 35 . REVISTA VITRINE


Um porta retrato é sempre um presente carregado de amor e lembranças. A loja possui vários objetos de decoração e mimos para sua mãe: Papel Mache Pense em uma boutique de acabamentos e decoração liderada por uma arquiteta. Lá você vai encontrar o presente ideal para mães requintadas e com bom gosto: Formez

A RELOJOARIA Arena Calçados Art Minas Joias Avalon Livraria Azeratto Cíntia Souza Degrau Donna Formez Grito Urbano Nutri Light Papel Mache Wix

A Essential Nutrition é especializada em nutrição funcional. Sem adoçantes artificiais, sem açúcar, sem conservantes, sem corante, sem lactose, sem glúten: Nutrilight Para mães intelectuais a dica é “Um amor incômodo”. Uma história perversa e delicada sobre mãe e filha unidas por um complicado nó de mentiras e emoções: Avalon Livraria

Av Dom Pedro II, 241 - Tel 3331-8685 arelojoariasl Av. Getulio Vargas, 239 / Shop. Antônio Dutra, 32 - Tel 3332-2116 viliane.castro Av Dom Pedro II, 505 - Loja 2 - 3331-2157 ArtMinasJoias Rua Dr. Olavo Gomes Pinto Nº 160/28 - Antônio Dutra - Tel 3331-1765 avalonlivraria Rua Dr. Olavo Gomes Pinto Nº 160/15 - Antônio Dutra - Tel 3332-8817 AZERATTO Av Dom Pedro II, 135 /25 - Gal. Michel Haidar - Tel 98845-53353 cintiasouzamakeup Av. Dom Pedro II, 533/2 - Tel 3332-1191 degrau.online Rua Wenceslau Brás, 156 - Tel 3332-3217 Rua XV de Novembro, 80 - Tel 3331-7539 formezboutique Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160/20 e 22 - Antônio Dutra - Tel 3332-3003 gritourbano Av Dom Pedro II, 135/11 - Tel 3331-7716 nutrilightdietas Av Dom Pedro II, 354 - Tel 3331-8202 Av. Dom Pedro II, 551 - Tel 3331-1975

. 36 . REVISTA VITRINE


Se sua mãe merece algo marcante a dica é um relógio que seja a cara dela. Vários modelos para todos os estilos: A RELOJOARIA Moda cheia de estilo e com as tendências da estação, como os moletons com mangas fashionistas: Azeratto

. 37 . REVISTA VITRINE


ESPORTE

Fotos: Selva Bizarria

A CROSSFIT São Lourenço realizou em abril os “Games Internos 2017”. O evento é uma competição com duplas de atletas em duas modalidades: Scale e RX - como acontece no mundo inteiro em filiadas que praticam o esporte. Além dos atletas da cidade, contou com a presença de juízes e atletas de outras box de Minas e São Paulo. Sob a responsabilidade do Head Coach Alexandre Furtado, a CrossFit São Lourenço desponta no cenário regional com atletas de alto nível e que tem no esporte mais que uma atividade física: o CrossFit é uma paixão e os resultados na qualidade de vida são visíveis entre os praticantes. Para saber mais sobre a CrossFit São Lourenço, conheça a página Facebook.com/crossfitsaolourenco ou ligue para 99186-2251.

. 38 . REVISTA VITRINE


. 39 . REVISTA VITRINE


Fotos: Selva Bizarria

. 40 . REVISTA VITRINE


. 41 . REVISTA VITRINE


ÉNRICO E MARCO Fique por dentro do que acontece na nossa região

EXPO ITAJUBÁ 36ª Expo Itajubá

Dia 28/04: Maiara & Maraísa Dia 29/04: Zé Neto & Cristiano Dia 30/04: Pedro Paulo & Alex Dia 01/05: Day & Lara Local: Parque de Exposições de Itajubá Organização: Kadu Eventos

AGENDA DE SHOWS

06/05 - Boi Zeca - BH 12/05 - Taberna do Paul 13/05 - Uisquetórium 19/05 - Uisquetórium 26/05 - Carvalhos 27/05 - Rio de Janeiro 02/06 - Uisquetórium 03/06 - Festa particular 09/06 - Universal brothers 10/06 - Evento APAE 17/06 - Uisquetórium 24/06 - Liberdade 30/06 - Uisquetórium

Caxambu

ROGÉRIO SAMPAIO 20/MAIO - Seminário De Judô Com Campeão Olímpico ROGÉRIO SAMPAIO Local: Ilha Antônio Dutra - São Lourenço Organização: Projeto Social Family Time e Secretaria Municipal de Esporte de São Lourenço

15 a 18/junho - 4ª Edição Alpha Romeo Brasil Festival Boa Mesa Cidade: Caxambu Organização: Caxambu Convention

corrida dos bombeiros 02/julho - 5ª Edição da Corrida dos Bombeiros

DEU BRANCO 20/maio - Eric Bruto & Gustavo

Cidade: São Lourenço Organização: Corrida dos Bombeiros

Local: Choperia 180 Graus em São Lourenço Organização: LH Produções

O RAPPA 09/JUNHO

Cidade: Pouso Alegre Local: Shopping Serra Sul Organização: Aley Eventos e Castilho Eventos

EXPO PASSA QUATRO DE 27 A 29/JULHO

Dia 27/07: Johny Vianna Dia 28/07: Carreiro e Capataz Dia 29/07: Jads & Jadson Local: Parque de Exposições Dr. Manuel Alves de Castro Organização: Kadu Eventos

. 42 . REVISTA VITRINE


. 43 . REVISTA VITRINE


. 44 . REVISTA VITRINE

Revista vitrine 28 edição  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you