Page 1

Edição nº 25 JUNHO

MODA CARIOCA INVADE O SUL DE MINAS TURISMO

Balão adaptado é um dos maiores do Brasil

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS Dicas para presentear e comemorar a data

EM VITRINE

Jantar Beneficente celebra 60 anos da APAESL


2


3


EXPEDIENTE

EDITORIAL Trabalhamos incansavelmente nos últimos meses para fechar esta edição. Foi um prazer montar cada uma destas páginas, aplicar os anúncios, revisar minuciosamente cada linha dos textos com todo o cuidado e atenção às regras gramaticais. Damos o nosso melhor em cada revista que montamos e nos enchemos de orgulho com cada retorno positivo de leitores e anunciantes. Enfrentamos muitas dificuldades, como todos os empreendedores brasileiros neste momento, mas estamos de pé, olhando o copo meio cheio, e procurando sempre parceiros que busquem o mesmo cuidado, que tenham a mesma preocupação e entendam a importância do que fazemos: contamos histórias sobre pessoas, marcas, contamos a história da nossa região e isso é algo de muita responsabilidade. Esperamos que nossos leitores possam sentir nestas páginas a paixão que nos move a manter a Revista Vitrine em circulação.

Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Rauze Capa e Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Excelsior Distribuição: São Lourenço, Caxambu, Baependi, Passa Quatro, Itanhandu, Lambari e Cruzília.

ANUNCIE contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.3042 A Revista Vitrine é uma publicação distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida. /vitrinesuldeminas /vitrine_sm

Boa Leitura.

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO

SELVA BIZARRIA

Fotógrafa TELEFONE (35) 9133-6680 Facebook.com/Selva.Bizarria

CARLOS FREDERICO HABEL fredhabel@gmail.com Facebook.com/Fred Habel


ÍNDICE 24

MATÉRIA DE CAPA EDITORIAL DE MODA Fundada em 1989, a AFGHAN cresceu no varejo do Rio de Janeiro com diversos pontos de venda nos principais shoppings e ruas da cidade. Através de uma parceria chega a São Lourenço com sua coleção Outono Inverno 2016.

06

TURISMO

08

SAÚDE

10 12

Balão Adaptado Envelecimento

ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

34

SUSTENTABILIDADE

36

EM VITRINE

38

COMPORTAMENTO

40

SAÚDE

42

GASTRONOMIA

44

EMPREENDEDORISMO

46

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ATIVIDADE FÍSICA

Box Funcional SAÚDE

Má Postura

16

COLUNISTA CONVIDADO

18

ESPECIAL NAMORADOS

20

32

Valorize a Experiência Dicas para Presentear e Comemorar EM VITRINE

Especial Dia dos Namorados

22

NEGÓCIOS

28

EDUCAÇÃO

Franquia de Acessórios

Detalhes que fazem toda a diferença Como o seu lixo alimenta as plantas e salca o paneta 60 anos APAE São Lourenço O que é Coaching de Vida? Zumbido no Ouvido Receitas de Caldos e Dicas 7 Dicas para abrir um negócio

Cuidados Infantis na era tecnológica

Todas as matérias dessa edição impressa encontram-se na íntegra no site www.vitrinesuldeminas.com.br e no Facebook: vitrinesuldeminas - Acompanhe!

5


TURISMO

BALÃO ADAPTADO É UM DOS

MAIORES DO BRASIL

Federação Mineira de Balonismo cria plataforma para balão que pode levar cadeirantes. Fotos: Celso Silvério

Desde 2009, quando iniciou a prática do balonismo em São Lourenço, Flamarion Barreto já idealizava a possibilidade de adaptar um balão para pessoas com cadeira de rodas. Hoje o balão adaptado é uma realidade. Um pouco maior que os tradicionais, possui cesto com plataforma para manter a cadeira fixa durante toda a viagem que pode chegar a 400 metros de altitude. Flamarion é carioca mas escolheu São Lourenço para viver e participa de vários projetos com foco na divulgação da cidade como destino turístico. Através desse trabalho, São Lourenço tornou-se sede da Federação Mineira de Balonismo e atraiu os olhos da imprensa nacional com o voo inaugural do novo balão, que aconteceu dia 21 de abril. Entre outros convidados para o evento, estava Rafael Augusto, cadeirante que perdeu o movimento das pernas há oito anos. Mídias de todo o país divulgaram a ação coordenada por Flamarion e seu filho Alan, que contam com uma grande equipe de resgate. O novo balão é o segundo maior do país e o maior de Minas Gerais.

6

Esperamos que neste ano tão importante para a questão da acessibilidade no Brasil, esta conquista seja apenas o início de muitas outras atividades adaptadas em nossa cidade.


BalĂŁo adaptado ĂŠ um dos maiores do Brasil Turismo Contatos FlatBalonismo: (35) 99187-1609 fbemgbalonismo@gmail.com

7


SAÚDE

ALIADOS EFICAZES CONTRA O

ENVELHECIMENTO

O envelhecimento da pele é inevitável, por isso devemos sempre ter em mente a importância da prevenção. O uso do protetor solar é imprescindível, com FPS de, no mínimo, 30 e PPD que deve ser 1/3 do valor do FPS. Deve ser aplicado a cada duas ou três horas ou após longos períodos na água ou transpiração excessiva. Os tratamentos a base de cremes são diversos, mas os principais ativos são os retinóides, vitamina C e os alfahidroxiacidos, que estimulam o colágeno, melhoram a hidratação e ajudam a harmonizar a tonalidade da pele. Além dos tratamentos tópicos, podemos associar as cápsulas com antioxidantes como vitamina C, vitamina E, betacaroteno, selênio, licopeno, luteína, resveratrol, etc. Essas são substâncias que combatem os radicais livres, que são alguns dos principais responsáveis pelo processo de envelhecimento cutâneo. Os peelings químicos são outros recursos válidos para melhorar a qualidade da pele. Atualmente os mais indicados, por serem mais seguros, são os peelings superficiais. O ideal é se fazer de forma seriada, a cada 15-21 dias. De uma forma geral, os peelings superficiais melhoram a qualidade da pele, amenizando manchas mais superficiais (ex: melasma epidérmico), tratando lesões de acne e podendo até amenizar rugas finas. Os peelings superficiais podem ser associados a microdermoabrasão para potencializar seus resultados. Desejando resultados mais profundos se comparados aos peelings superficiais temos: o microagulhamento e laser ablativo, que estão entre os procedimentos mais procurados com essa finalidade. O microagulhamento consiste no agulhamento de toda a face, através de instrumentos chamados Roller (existem várias marcas no mercado). E o estímulo de colágeno será maior ou menor dependendo da quantidade e do tamanho das agulhas. O laser ablativo é uma tecnologia mais moderna com a mesma finalidade do procedimento acima citado, porém quando aplicado por pessoa experiente pode ser mais eficaz do que a técnica de microagulhamento, principalmente quando a indicação é cicatriz de acne ou rugas mais profundas em peles mais espessas.

8

Outro produto que está sendo muito utilizado por ser eficaz e apresentar resultado natural é o ácido poli lático. É um bioestimulador, que esti-

mula a produção de colágeno. Pode ser aplicado na face, pescoço, colo e corpo. Outro procedimento estético, talvez o mais procurado no consultório, é a toxina botulínica (“botox”) e independentemente de se associar ou não a técnicas ablativas, esse procedimento traz muita satisfação aos pacientes quando aplicado com técnica correta, por profissional capacitado. Ela está indicada para melhorar rugas dinâmicas (rugas que surgem quando nos expressamos: sorriso, preocupação ou ansiedade). Apresenta também ação preventiva, evitando o surgimento das rugas fixas. E é claro que com a associação da toxina com lasers ablativos alcançaremos resultados melhores. Os preenchedores também são muito requisitados. Eles são usados para repor volumes que são perdidos e preencher sulcos que se tornam mais profundos, ambos decorrentes da perda de gordura e de fibras elásticas/colágenas da face, que ocorrem com o processo de envelhecimento. Existem outras opções terapêuticas não ablativas, que ajudam na produção de colágeno a longo prazo, dentre elas: luz intensa pulsada radiofrequência, fototerapia, carboxiterapia, etc. Toda essa diversidade de tratamentos estéticos vem sendo cada vez mais procurada, pois a melhora da pele está intimamente ligada a auto estima. Porém, seja cauteloso e procure profissionais habilitados, objetivando menores riscos. E o mais importante é você estar bem com você mesmo e ser feliz!

DR RENATA FONSECA

CRM 55251. Dermatologia, Alergia e Imunologia Clínica São Lourenço - (35) 3332-1000 Centro Méd. Pouso Alegre - (35) 3449-2582 /dra.renatafonseca Foto: Arquivo Pessoal


9


BOX FUNCIONAL Movimentos funcionais, constantemente variados, realizados em alta intensidade são os pilares certos para sustentar um programa de condicionamento físico com foco nos resultados.

A busca por uma vida saudável tem se tornado cada vez mais comum. Esse fator é resultado da dura tarefa de manter uma alimentação saudável em uma rotina atribulada. As pessoas estão refletindo mais sobre os padrões de vida e objetivando uma melhor resistência para superarem as dificuldades diárias de forma positiva. O Box Funcional proporciona aulas em grupos com constante orientação individual e você não precisa estar “em forma” para começar. Os movimentos, as repetições e os pesos são sempre ajustados para um treino seguro e eficiente. O foco desta nova modalidade e febre no Brasil está no MMT (Mixed Modalities Training), que é um esporte originado da mistura de diversas modalidades e diferentes programas de treinamento. Pode ser praticado por qualquer pessoa independentemente da idade, condicionamento físico e possíveis limitações. Embora o termo MMT seja novo, esportes com características similares são milenares.

10

Atualmente se popularizou através das compe-

tições. Entre elas, a que mais contribuiu para a popularização do esporte foi o CrossFit Games, um campeonato anual que acontece na Califórnia desde 2010. A popularidade do campeonato é tanta que se usa o termo CrossFit para retratar o esporte. Esse programa de exercícios de alta intensidade conta com atividades intervaladas, feitas ao longo de cerca de 30 minutos de esforço físico intenso que leva a um elevado gasto calórico. Em São Lourenço, um espaço que se fortalece nessa prática é a TR Fisio - Box Funcional do educador físico Alexandre Furtado. É como um circuito convencional, mas ele vem com a proposta de ser mais intenso e estruturado, com a intenção de gastar mais calorias. Os exercícios funcionais do MMT proporcionam um metabolismo mais ativo e aceleram a queima de gorduras. Por ele ser praticado em turmas, o espírito de equipe se torna um diferencial para as superações. A prática do Crossfit emagrece em pouco tempo, se conciliado com uma dieta saudável e nutritiva.


O Objetivo do nosso trabalho é a melhora do condicionamento físico alcançando níveis adequados de força, resistência e mobilidade para as tarefas do dia a dia. Para isso, utilizamos uma mistura de exercícios como o levantamento de peso olímpico, levantamento de peso básico, ginástica olímpica, atletismo, entre outros. Os movimentos são prescritos pelo instrutor usando diversos protocolos de treinamento e periodização intervalando intensidade, resistência, força e potência.

Atividade Física Box Funcional

OBJETIVOS DO BOX FUNCIONAL TR FISIO

De maneira geral, a cada dia o treino é diferente do anterior visando desenvolver as capacidades físicas como um todo e não apenas em uma especilalidade. As aulas são divertidas e o aluno nota a evolução do corpo em pouco tempo. Venha conhecer!

ALEXANDRE NÉRI FURTADO

CREF 021803G/MG Treinamento Funcional e Individualizado, Avaliação Física, Treinamentos, Core360, Black Card Spinnig Entrada do Vale dos Pinheiros São Lourenço/MG alexandre-furtado@hotmail.com TRFISIOTREINAMENTOS

11


SAÚDE

OS QUERIDINHOS SMARTPHONES

E A MÁ POSTURA

sobrecarrega a coluna vertebral e pode levar a um desgaste precoce. Espera-se, em um futuro próximo, uma “epidemia” de dores cervicais devido a esses problemas posturais. “O que estamos vendo são cefaleias cervicogênicas”, afirmou Ludmila. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para ver a tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço.

Que atire a primeira pedra quem não passa alguns minutos do seu dia entretido com seu aparelho celular, checando as últimas postagens no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes sociais. O smartphone é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial do dia a dia – mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano. Estima-se que uma pessoa gaste de 2 a 4 horas ao dia olhando para o celular, usualmente assumindo uma postura inadequada. Isso pode representar um risco maior de desenvolver lesões e dor na coluna cervical ou pescoço. A especialista em coluna, Dra. Ludmila Dias de Castro, diretora clínica do ITC Vertebral de São Lourenço, afirma que são cada vez mais comuns os casos de “text neck” – “pescoço de texto” em tradução livre - dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular. Um estudo recente realizado nos Estados Unidos avaliou a sobrecarga exercida na região cervical à medida em que deslocamos o pescoço para frente: O peso da cabeça transmitido ao pescoço é de aproximadamente 5Kg, quando alinhamos as orelhas com os ombros. Esse valor vai sendo aumentado quando inclinamos a cabeça e o pescoço para frente. Por exemplo, com 15 graus de inclinação, essa sobrecarga é aumentada para 12Kg; com 30 graus de inclinação, aumentada para 18 Kg. Finalmente, com 60 graus de inclinação, a sobrecarga chega aos alarmantes 27 Kg. Isso é como segurar uma criança de oito anos no pescoço enquanto você está de pé lendo suas mensagens.

12

Como é de se esperar, mover a cabeça para frente não é bom para a saúde. A má notícia é que o ser humano gasta em torno de quatro horas por dia nesta posição. Essa postura inadequada

Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital. É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca. O ITC Vertebral oferece um tratamento que inclui correção de postura, com técnicas especificas de fisioterapia manual, orientação do uso correto dos smartphones e exercícios para estabilizar a musculatura profunda do pescoço. Vejam algumas dicas importantes, orientadas pela Dra. Ludmila Dias de Castro: - O ideal é realizar pausas a cada 30 ou 40 minutos para relaxar a postura, dedos e punhos. - Acessar o celular na altura dos olhos, sendo que os braços devem estar apoiados nas laterais do tronco dando, assim, o devido suporte, evitando sobrecarga à musculatura dos ombros e cervical; - Evite usar tablet no colo, pois essa ação faz com que você fique olhando para baixo. Coloque-o em um local que fique a altura dos olhos, se não for possível, coloque-o em cima de uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça e manter a coluna mais alinhada. Fazendo isso diariamente você pode ter certeza que vai prevenir futuros problemas.

LUDIMILA DIAS DE CASTRO

Fisioterapêuta - CREFITO: 24.676-F (35) 3332-5120 www.itcvertebral.com.br ludpilates@hotmail.com Foto: Arquivo Pessoal


13


14


15


COLUNISTA CONVIDADO

EM TEMPOS DE CRISE,

VALORIZE A EXPERIÊNCIA Vivemos em um momento de recessão econômica, onde os números mostram que nossa economia está atravessando a pior crise da história do país. Some-se a este fato, nos dois últimos anos o fechamento de 1,8 milhões de empresas. Em uma economia em crise, onde fica o papel do marketing frente a concorrência?

Em tempos de crise não basta oferecer o melhor produto ou serviço ao cliente. É necessário buscar uma solução criativa que permita à empresa uma vantagem sustentável em longo prazo. Esta vantagem pode vir de uma inovação em um produto ou serviço, uma melhor gestão de custos ou foco. Porém, uma das mais significativas mudanças que vem ocorrendo no mercado é a busca de novas experiências com produtos e serviços, proporcionadas por empresas que veem na experiência uma nova forma de interação com o cliente e a criação de laços de relacionamento longos e duradouros. Além disso, estas experiências reforçam a marca ao consumidor, criando o que chamamos de marcadores somáticos, ou seja, momentos especiais onde o cliente vai sempre associar a marca e a experiência ao consumo.

16

Várias empresas estão optando por oferecer a seus clientes mais do que atributos de procura, ou seja, forma, cor, tamanho, design. Elas estão proporcionando o contato com o

intangível e os valores que a marca representa. Através de ações criativas de marketing de experiência, eventos, promoções e uma série de outras atividades, entregam emoção, envolvimento, percepção sensorial e atividades esportivas. Valorizar o cliente interno das organizações é também fundamental para as estratégias de marketing nas organizações, uma vez que eles são o primeiro público da empresa. Uma cultura voltada para a valorização do colaborador e uma orientação para o cliente é forte aliada para os momentos de crise. Saber entregar valor é fundamental para criar a diferença, e esta começa dentro da empresa. É bom lembrar que as estratégias de marketing devem refletir o dinamismo do mercado. Estruturas mais flexíveis e adaptadas ao momento terão muito mais chance de passar com sucesso por este momento de crise. Fazer uso das estratégias de marketing tradicionais, denominadas outbound, aliadas às estratégias de marketing em meio digital, inbound, é


Outro fator que não pode ser ignorado é o preço. Guerra de preços é extremamente arriscada em um momento de crise. É necessário estar atento à concorrência, avaliando sua precificação e sua capacidade de resposta e adaptação. Deve-se levar em consideração também que não é só o preço que conta. É o valor que está agregado ao seu produto ou serviço que pesa em um momento de decisão. Se você consegue tangibilizar este valor e torná-lo perceptível, seu cliente tem uma grande chance de optar por você na hora da escolha.

Marketing é flexível. Marketing é criativo. Saber equilibrar a promessa do que você oferece e uma entrega coerente com o que você se propôs é fundamental para uma gestão de sucesso em tempos de crise. Na crise, tire o “S” e você verá que o sucesso é CRIE.

CARLOS FREDERICO HABEL Publicitário, pós graduado em Marketing pela Una Ciências Gerenciais e Concordia University – Wisconsin. Atua há mais de 25 anos no mercado desenvolvendo planejamento estratégico de marketing de produtos, serviços e marketing hospitalar. Palestrante e Professor de Administração Mercadológica em BH no curso de Administração da Faculdade IBS/FGV fredhabel@gmail.com /Fred Habel

Colunista Convidado Em tempos de crise valorize a experiência

fator importante para o relacionamento com o cliente. Nosso consumidor hoje é muito mais informado e fonte de informação através das mídias sociais. Ele tem o poder de valorizar ou destruir a sua marca. Criar uma estratégia envolvente, que valorize os meios digitais tirando proveito de seu alcance e baixo custo, passou a ser quase que um mantra para as empresas. É preciso estar atento ao conteúdo e criar ações que levem o consumidor e os não consumidores a se interessarem pela sua marca, se informarem sobre ela, comprarem seu produto e serem multiplicadores nas redes sociais se tornando seus defensores.

Foto: Arquivo Pessoal

17


A data mais romântica do ano está aí e não podemos deixar passar em branco. Presenteie, saia para comemorar, celebre a paixão. E no resto do ano não esqueça: mimos, presentes, jantares são sempre jeitos de demonstrar carinho e manter a relação alegre, além claro de respeito e amor!

A loja Degrau é a queridinha dos descolados. Com uma pegada jovem e antenada, aqui estão as melhores opções para presentear no Dia dos Namorados. Você vai encontrar roupas, acessórios, bolsas e lindos casacos de inverno das Av. Dom Pedro II, 533/2 - Centro melhores marcas da moda masculina e feminina: Y.EXX, São Lço - (35) 3332-1191 Petite Jolie, Coca-Cola Clothing, Authoria, Fruto, /degrau.online Calvin Klein entre outras.

Para não errar no jantar da noite dos namorados a dica é o Restaurante Paladar Mineiro. Acolhedor e com excelente atendimento a comemoração vai ser inesquecível. Dia 12 música ao vivo com Fábio Rosa.

18

R. Wenceslau Braz, 168 - Centro São Lço - (35) 3331-1787 /restaurantepaladarmineiro

Se sua namorada se liga em moda fitness, a Ousadia oferece marcas exclusivas e diferenciadas, além de lingeries e pijamas. Presenteie com Ousadia e aproveite os preços especiais para o Dia dos Namorados. Av. Dom Pedro II, 436 - Centro São Lço - (35) 3331-2709 /OusadiaSL


CONCORRA A UMA SESSÃO FOTOGRÁFICA COM SEU AMOR

Compre em qualquer um dos estabelecimentos aqui anunciados, preencha o cupom e concorra a uma Mini Sessão Fotográfica com 10 fotos impressas com a fotógrafa Selva Bizarria. Válido para compras de 01 a 11 de junho. As fotos serão impressas no tamanho 15x21cm e deverão ser feitas com o casal ganhador em São Lourenço, de acordo com a disponibilidade da agenda da fotógrafa. O ganhador será anunciado na página do Facebook: www.facebook.com/vitrinesuldeminas

Namorando com Donna Xica: Surpreenda e recheie a vida de quem você ama com deliciosos corações de chocolate belga recheado com o brigadeiro mais amado do pedaço. Encomende o seu! Ministro Edgard Romero, 431 São Lço - (35) 99925-7559 /DonnaXicaDelicatessen

Para inovar no presente, temos o que toda mulher gostaria de ganhar: um Dia de Beleza! Pacotes com cabelo, maquiagem, unha, massagem, hidromassagem e outros mimos com preços especiais para presentear. Av. Dom Pedro II, 135 - Galeria Michel Haidar - Lj. 25 e 26 (35) 3332-4763 /spadabelezasl

No Dia dos Namorados dê a quem você ama um momento repleto de bem-estar e relaxamento. O banho de ofurô com blend de óleos essenciais do Balneário do Parque das Águas é um belo presente. Al. João Lage, 161 Parque das Águas São Lourenço (35) 3332-3066

Para os casais tecnológicos a Realtech possui grande linha de acessórios para celulares e tablets. Capas originais para Iphone com garantia. Ótimo presente. Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 160 Quiosque Shopping Antônio Dutra (35) 3332-2344 /realtechcelulares

19


EM VITRINE

ESPECIAL

DIA DOS NAMORADOS Muitos corações invadiram nossa redação com estas fotos lindas. A fotógrafa Selva Bizarria registrou o amor de 9 casais que estampam estas páginas. Não importa a idade nem o tempo de relacionamento. O amor é lindo e sempre será! Bruno & Bruna

Eduardo & Claudia

Nhaaman & Byara

20

Willker & Layra


Em Vitrine Especial Dia dos Namorados

Andreia & Antonio

Fotos: Selva Bizarria

Renan & Elaine

Luciana & Alexandre

Wesley & BĂĄrbara JĂşlio & Roberta

Bruna & Bruno

21


NEGÓCIOS

FRANQUIA DE ACESSÓRIOS É

REFERÊNCIA NACIONAL

A “Morana Acessórios” é uma marca representada pelo Grupo Ornatus que é o responsável pela gestão integral da franquia que já é referência em acessórios femininos e está presente em todos os estados do Brasil. Com um ambicioso programa de crescimento, tanto nacional como internacional, conta hoje com mais de 300 pontos de venda no país e já se encontra em Portugal, Estados Unidos e Espanha. As lojas Morana obedecem a diversos padrões de qualidade, desde a arquitetura até estrutura de marketing e propaganda. Uma atmosfera de beleza e fantasia satisfaz sonhos e desejos do universo feminino, em peças que vão do básico às mais sofisticadas. Qualidade, diversidade, atendimento e modernidade são os pontos fortes e o diferencial da maior Rede de Acessórios femininos do Brasil. Suas coleções são inspiradas e muitas vezes desenvolvidas em polos internacionais, oferecendo aos seus consumidores novidades toda semana. Além disso, a Rede Morana mantém sintonia com a mídia, lançando em primeira mão todas as suas novidades, que estão sempre presentes em novelas e editoriais de moda.

22

A sofisticação, qualidade e sintonia com a mulher moderna, e suas peças exclusivas, estão

presentes nos pontos de venda, ambientados para privilegiar a experiência de compra e deixar as consumidoras à vontade para escolher, experimentar e vivenciar momentos únicos. É também uma das opções mais lembradas em datas especiais para presentear com classe e bom gosto. Mesmo antes de abrir o presente, a embalagem com a marca já é motivo de alegria e glamour. Suas peças possuem estilos diversos e entram em sintonia num mix de culturas: maxi com minimal, high com low, clássico com moderno. A partir desse movimento, a MORANA construiu uma coleção para o Inverno 2016 rica em referências, explorando ora o lado mais exuberante, ora o mais clean. Dividida em três macrotendências, a coleção apresenta diferentes inspirações, resultando em um visual sofisticado, moderno e atemporal. Foi pensando nisso que os empresários Alan e Flávia optaram pela franquia e escolheram São Lourenço para a instalação da marca, para que pudessem trazer um novo conceito em acessórios finos às mulheres da cidade e região. Venha conhecer a loja e aproveite para já escolher o presente do Dia dos Namorados ou outra data especial. A loja fica no Calçadão 1, centro turístico de São Lourenço.


23


EDITORIAL DE MODA

MODA CARIOCA INVADE O SUL DE MINAS Fundada em 1989, a AFGHAN cresceu no varejo do Rio de Janeiro com diversos pontos de venda nos principais shoppings e ruas da cidade. Através de uma parceria chega a São Lourenço com sua coleção Outono Inverno 2016.

A Modelo Ana Guerra, foi clicada por Pedro Ferreira com make de Rafael Senna no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, paisagem que inspirou a nossa coleção Outono|Inverno 2016. Apaixonante como um quadro, o parque transformou-se em expressões homenageadas pela Afghan. Para tornar a grandiosa obra possível, três personalidades acreditaram no potencial do Rio de Janeiro, contribuindo para a sua construção: Carlota de Macedo Soares, a “Lota”, Burle Marx e o arquiteto Affonso Reidy. Juntos, acrescentaram mais beleza à cidade maravilhosa e ajudaram a tornar o Parque do Flamengo um patrimônio do Rio de Janeiro, com paisagens urbanas e naturais inigualáveis. A coleção, chamada de “Quadros Urbanos”, fala da força e beleza das mulheres da nossa cidade, somadas à geometria de Reidy e ao paisagismo delicado e incrível de Burle Marx. Elaboramos uma coleção eclética, envolvente e autoral, com estamparia exclusiva que vai do geométrico ao orgânico, desenhadas de acordo com o DNA da marca. Algumas das matérias-primas que regem a coleção são a viscose, renda, jacquards, tricô e couro. Estas se transformam em macacões, calças flare, skynnies, croppeds, chemises, saias midi e vestidos, complementados por transparências, fendas, zíperes e recortes, que trazem a sensualidade da mulher Afghan com um toque esportivo que permeia toda a coleção. As peças da coleção de Outono/Inverno da Afghan 2016 nos levam a década de 1960, época em que aconteceu à construção do Parque do Flamengo. Hoje, nossa marca ganha o Sul de Minas “através de uma parceria com a loja As Marias Atelier” em São Lourenço. Recém inaugurada, a loja das empresárias Gabriela Bueno e Aline Almeida te espera com essa coleção incrível.

24


25


26


Av. Dom Pedro II, 523 Sรฃo Lourenรงo/MG (35) 3332-8445 27 asmariasatelier


EDUCAÇÃO

OS CUIDADOS INFANTIS

DA ERA TECNOLÓGICA Em um passado não tão distante, cerca de 30 anos atrás, os presentes ideais para se dar a uma criança consistiam em bolas, bonecas, bicicletas, jogos de montar, etc. Atualmente, tais agrados já não são suficientes, ao passo que smartphones, tablets e demais tecnologias despertam maiores interesses às meninas e meninos de idades inferiores a 11 anos. No ano de 2010 especialistas debateram esta relação no Seminário “Criança e Internet” no Itamaraty, em Brasília. A criança brasileira é uma das maiores usuárias da rede no mundo – no país, 14% dos internautas são crianças de 3 a 11 anos, segundo pesquisa do ibope Nielsen online Netview. Em 2015 o índice de internautas nesta idade ultrapassou os 48% e, em junho, mais de 23 milhões de crianças e adolescentes utilizaram o computador de casa para acessar a internet. O uso abusivo destes aparatos cria uma certa dependência nessas crianças e, consequentemente, provoca uma redução paulatina de seu contato com o mundo real, provocando emoções desfavoráveis – mau humor, raiva, tristeza – e inibindo suas vontades recreativas. Dentro deste contexto, cabe à escola reverter esta situação tirando os pequenos jovens da inércia do universo virtual e estimulando o pensamento e o contato dentro de atividades lógicas e reflexivas. Muitas vezes, esses aparelhos são usados equivocadamente até mesmo pelos pais em relação aos seus filhos. Quando a criança está inquieta ou demanda atenção, acaba sendo entretida com jogos advindos de tablets e smartphones para não “incomodar” os pais. Num primeiro momento, é a partir daí que o uso abusivo pode ser interpretado como algo NATURAL pelos filhos. Isso expressa um caráter negativo visto que, de maneira inconsciente a criança é impedida de manter uma troca afetiva com a família por conta do comportamento dos pais. Infância é brincar, correr, desenvolver, aprender, discutir, dividir, etc; ou seja, CRESCER DE FORMA SAUDÁVEL!

28

Contudo, não se faz necessária uma repreensão drástica deste uso se, de forma conjunta à escola, os pais agirem policiando seus filhos

nas atividades que estes praticam utilizando essas tecnologias, em especial no que tange a apropriar-se de redes sociais que, na sua essência não estabelecem diferenças ou barreiras para a entrada de usuários menores de idade e que ainda não selecionam o conteúdo ali exposto. O acesso a qualquer tipo de conteúdo, o perecimento da esfera privada e a convivência dentro de um cenário que permita a propagação de opiniões de cunho machista, racista, homofóbico e intolerante, como vivenciamos atualmente, pode gerar diversas complicações na formação intelectual da criança. O uso de tecnologias por crianças com idade entre 3 e 11 anos deve ser praticado de forma aliada ao conhecimento e monitorada para que não se ultrapasse os limites do real, e caia-se num plano de superficialidades. Que nada, mas nada mesmo, tire o prazer da criança de crescer de forma saudável e feliz, respeitando o que o tempo futuro lhe reserva: tornar-se adulto no tempo certo!

“Nunca esqueci os dias da minha infância em que costumávamos juntar-nos à roda dos mais velhos da comunidade para escutar o tesouro da sua sabedoria e experiência.” Nelson Mandela

CRISTIANE DELFIM S. FORTUNATO

Coordenadora Pedagógica do Colégio Laser Solar dos Lagos. Alameda Vinicius de Moraes, 185 Solar dos Lagos - São Lourenço/MG (35) 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br Foto: Arquivo Pessoal


29


30


31


ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

DETALHES QUE FAZEM

TODA A DIFERENÇA dando a impressão de estar chegando ao final. É o momento da escolha dos acabamentos, especialmente os revestimentos.

CERÂMICAS E PORCELANATOS Os revestimentos, sejam de parede ou chão, requerem critérios e cuidados de acordo com cada espaço e ambientação desejada, pois na hora de escolher, nos encantam as cores, texturas e até os tamanhos das placas. Nesta hora, um aconselhamento técnico e atendimento profissional podem evitar desagradáveis resultados.

A casa dos seus sonhos começa a tomar forma e chega a hora de escolher os acabamentos. Atenção, é este também o momento em que um turbilhão de sentimentos acontece: satisfação e alívio por ter cumprido a primeira fase da obra, ou indecisão e preocupação por avançar para a etapa que será decisiva para o resultado final. Afinal, são muitos os detalhes para pensar e escolher, que podem fazer toda a diferença. O acompanhamento de profissionais qualificados, com conhecimento sobre técnicas e especifidade dos produtos, são peças-chave para chegar ao fim da obra satisfeito. Mais do que isso, são fundamentais para que, durante os anos em que irá desfrutar da casa, não se arrependa de suas escolhas. Esta matéria sobre pisos e revestimentos tem o objetivo de te ajudar nesta tarefa.

ACABAMENTO, A ESCOLHA DOS REVESTIMENTOS

32

Quando se chega ao acabamento, chega-se ao momento especial em que os proprietários da obra são levados por emoções. Ao ver os revestimentos aplicados nas paredes e pisos, cobrindo a alvenaria ou tijolos, e conferindo uma aparência próxima à da casa acabada, é isso o que os enche de expectativas. A obra perde o aspecto “base” e começa a ficar clara,

É bom identificar também se o revestimento que escolheu é uma cerâmica ou um porcelanato, porque há dicas específicas para a instalação de cada um. Ao definir, leve em conta também o tamanho do ambiente, pois placas muito grandes são mal aproveitadas em cômodos pequenos e o instalador teria que fazer muitos recortes. Se a escolha é para área molhada, especialmente banheiros, opte por um piso de fácil limpeza e no boxe preocupe-se com a segurança, talvez aí um produto anti-deslizante seja a solução. Nas cozinhas onde há mais trânsito, recomenda-se produtos com um PEI (resistência ao tráfego) maior. Deixe as referências lisas para as áreas secas, tais como salas e quartos. Ao optar por porcelanato, confira se o produto escolhido é de qualidade e se atende a todas as normas técnicas indicadas na etiqueta ou nas caixas do produto. Todas as informações são importantes e devem ser observadas com atenção, pois somente com a aplicação correta o consumidor terá a garantia do fabricante. Cerâmicas são ofertadas com classificação de qualidade que vem de fábrica e são destacadas nas embalagens. Se for optar por cerâmicas tipo “A” ou de primeira linha, as peças não apresentam defeitos, já as cerâmicas do tipo “B ou C”, chamadas de segunda linha, têm defeitos visíveis. Porém, geralmente a peça é tão resistente quanto a do tipo A, mas não tem a garantia das indústrias. Importante ressaltar que revestimentos de parede nunca devem ser aplicados no piso, pois não oferecem a resistência ao tráfego.


r Po d ca tifi Re o d ca o 3 x5 53 ra tro Fa n

Sa é

m To 3

x5

53

Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por cinco sua produção de revestimentos cerâmicos e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 986 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2015, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até anos atrás dominavam o segmento. Destacam-se como tendências o desenvolvimento dos padrões amadeirados e os grandes formatos para aplicação em diversos ambientes e áreas de circulação, garantindo as sensações de requinte, glamour, suntuosidade e até aconchego, ainda que num detalhamento de paredes ou no preenchimento adequado aos espaços.

tifi Re

Indique também em qual canto do cômodo a instalação deverá começar ou onde estará mais visível, lembrando que as últimas peças a serem instaladas provavelmente terão os tais recortes. Explique como você espera que seja o rejunte: a cor, espessura, enfim, participe de

O SETOR E AS TENDÊNCIAS 2 x5 52 ka Te

Confira se o pedreiro-instalador tem experiência, principalmente se a opção for por porcelanato e se deseja juntas secas. Peça referências e cheque a qualidade do trabalho. Deixe claro o desenho que você quer que o piso forme, escolhendo se ficará na diagonal, se as placas serão retas e alinhadas ou se deseja colocar detalhes menores (chamados tozetos) entre as placas. Respeitando sempre as normas citadas na embalagem.

2 x5 52

MÃO DE OBRA É ESSENCIAL

forma colaborativa nas decisões que serão tomadas.

to

Todos temos sonhos na construção, e hoje, algumas opções oferecidas tornam esses sonhos realizáveis. Revestimentos retificados nas paredes e pisos com cortes certinhos proporcionam juntas mínimas no assentamento e com isto, ambientes mais bonitos. Os produtos de borda plana, com juntas maiores, são ideais para aplicação em áreas externas.

33


SUSTENTABILIDADE

COMO O SEU LIXO ALIMENTA AS PLANTAS

E SALVA O PLANETA Criada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrou em vigor em dezembro do mesmo ano, deveria ter resolvido o problema das cidades e dos cidadãos brasileiros em relação a tudo que diz respeito ao lixo. Mas lei criada nem sempre é lei cumprida e algumas dificuldades de implantação das medidas e iniciativas constantes na Lei acabam por adiar a resolução dos problemas, enquanto cidadãos, empresários e governantes tentam viabilizar as ações necessárias. Mas um bom exemplo de iniciativa privada aqui da região vem mostrando que é possível cumprir a lei, beneficiando a população e os próprios governos municipais. A Verde Renova, empresa com matriz na cidade de Caxambu-MG, trabalha com coleta de lixo e gerenciamento de resíduos sólidos desde 2008, atendendo indústrias e alguns municípios da região, municípios estes que se preocupam em acatar o descrito na Política Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com a Lei 12.305/2010. Estas empresas e municípios tratam 100% do seu lixo, através dos serviços prestados pela Verde Renova. No que diz respeito aos municípios, a Verde Renova realiza a coleta convencional (lixo comum) e seletiva (recicláveis). Os resíduos da coleta seletiva passam por processo de triagem/qualificação, prensagem e destinação final a grandes empresas recicladoras. Em relação à coleta convencional, é retirado todo resíduo orgânico e este segue para o processo de compostagem, onde sua maturação se dá em um período de 90 a 120 dias. Neste

processo é estritamente necessário o acompanhamento de um responsável técnico, que deve realizar reviradas semanais nas leiras e acompanhamento da temperatura, pois esta não pode exceder 65°C, o que ocasionaria “morte” das bactérias que fazem o processo de decomposição. Falando de maneira científica sobre composto, ele é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica, na presença de oxigênio do ar, sob condições controladas pelo homem. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica “compostada”. O composto possui nutrientes minerais tais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, que são assimilados em maior quantidade pelas raízes, além de ferro, zinco, cobre, manganês, boro e outros, que são absorvidos em quantidades menores e, por isto, denominados micronutrientes. Quanto mais diversificados os materiais com os quais o composto é feito, maior será a

34


O serviço prestado pela Verde Renova, além de atender à legislação ambiental vigente, tem um grande valor agregado, pois preserva o meio ambiente, reduz o impacto ambiental, contribui para a limpeza urbana, gera lucros ao município pelo aumento da verba recebida através do ICMS Ecológico e reduz drasticamente a quantidade de lixo enviada a aterros sanitários e até mesmo aos lixões que vemos em nossa região. Como exemplo, podemos citar os municípios de São Vicente de Minas e Dores de Campos, onde a Verde Renova presta serviço desde 2014. “Após um trabalho de conscientização, conseguimos atingir 100% da população com a coleta convencional e seletiva e atualmente a Verde Renova trata 100% do lixo gerado pelos munícipes” afirma Roberto, responsável pela empresa. Sempre atenta às inovações, a Verde Renova tem a grata missão de conscientizar os cidadãos de que somos todos responsáveis pelo destino correto de nosso lixo, desenvolvendo a consciência ecológica da população e assim tornando o mundo cada dia melhor.

variedade de nutrientes. Os nutrientes do composto, ao contrário do que ocorre com os adubos sintéticos, são liberados lentamente, realizando a tão desejada “adubação de disponibilidade controlada”. Em outras palavras, fornecer composto orgânico às plantas é permitir que elas absorvam os nutrientes de acordo com suas necessidades, tendo maior disponibilidade de tempo para a correta absorção, ao contrário do que acontece quando adubadas por fertilizantes sintéticos e altamente solúveis, que são facilmente arrastados pelas águas das chuvas. Outra importante contribuição do composto é que ele melhora a “saúde” do solo. A matéria orgânica “compostada” se liga às partículas de areia, limo e argila, formando pequenos grânulos que ajudam na retenção e drenagem da água e melhoram a aeração. Além disso, a

Sustentabilidade Como o seu lixo alimenta as plantas e salva o planeta

presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e micro-organismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças nas plantas.

Renovando a Vida! INFORMAÇÕES: Rodovia BR 354, 2261 - KM 706 Bairro Campo do Meio - Caxambu/MG Telefone (35) 3341-3739 www.verderenova.com.br /Verde-Renova

35


EM VITRINE

JANTAR BENEFICENTE

60 ANOS APAESL

Fotos: Selva Bizarria

No dia 28 de abril foi realizado o primeiro evento em comemoração aos 60 anos da APAE São Lourenço. Em uma noite alegre, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o novo Espaço HSM, salão de eventos do Country Club. Logo na entrada foram recepcionados com um painel com a imagem da primeira ata da APAE, assinada em 1956 por mais de 100 pessoas da cidade, que contribuiram efetivamente para a criação da entidade. Muitas famílias sanlourencianas estavam representadas ali. A noite contou com delicioso jantar da WR Buffet e show da cantora Mariana Fagundes. Entre as comemorações a APAE SL teve a honra de ter seu selo comemorativo obliterado (carimbado) pelos Correios, em uma cerimônia que tornou essa data mais que especial para todos os envolvidos com a associação e com a história de São Lourenço.

36


37

Em Vitrine Jantar beneficente 60 anos APAE SL

Fotos: Selva Bizarria


COMPORTAMENTO

O QUE É COACHING DE VIDA?

O coach é um personal trainer mental, um estimulador que gera condições para o surgimento de novas cognições e estratégias comportamentais. Nada melhor que começarmos pela origem da palavra: Coach vem do inglês e significa técnico. Ao buscarmos o significado da palavra, constatamos que ela remete à expertise, à técnica, versado numa arte ou ciência. No mundo dos esportes, onde essa palavra é largamente utilizada, ela define o especialista encarregado de treinar e orientar taticamente um conjunto esportivo. Em meados da década de 1960, nos Estados Unidos, o modelo do coaching esportivo passou a ser usado no mundo dos negócios. Nesse contexto, o método apresentou grande eficácia, maximizando o desempenho de pessoas e organizações.

38

Esse processo empresarial passou por uma grande evolução nas últimas décadas. Utilizando da psicologia e da educação, se tornou conhecido como coaching executivo. Os resultados positivos abriram caminho para uma nova demanda: pessoas começaram a procurar coaches para que as treinassem e as orientassem em diversas situações do cotidiano. Assim surge o life coaching, ou coaching de vida, que trabalha com orientação e planejamento. Da mesma forma que um técnico esportivo treina seus atletas para se aperfeiçoarem e se tornarem melhores competidores, o profissional de life coaching propõe uma aliança estratégica com seu cliente, o coachee, voltada ao cumprimento de objetivos. Se você quiser trocar de carro ou emagrecer alguns quilos, o coach será um parceiro durante esse processo de mudança. O coach é um personal trainer mental, um estimulador que gera condições para o surgimento de novas cognições e estratégias comportamentais.

Se alguém não tem um objetivo claro em determinado momento, isso não quer dizer que ele não queira mais de sua vida. Vamos falar, por exemplo, de um indivíduo que trabalhou muito, que conseguiu realizar os mais variados desejos, mas continua sentindo falta de algo que faça a sua vida valer a pena. O coaching vai auxiliá-lo nessa descoberta. O mesmo vale para um jovem indeciso sobre o curso para o qual vai prestar o vestibular. Com orientação especializada, a decisão acontecerá de forma mais assertiva. Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo. O coach, primeiro, ajuda a definir as metas e, depois, apoia o coachee para que ele possa alcançá-las, implementando uma estratégia e assistindo-o para que se mantenha dentro dela. O processo de coaching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, como o lazer e as práticas espirituais. Qualquer pessoa acima de dezesseis anos pode acionar um coach e investir no sucesso de suas decisões e movimentos de vida.

STEPHAN RANGEL Psicólogo / Coach - CRP 04/41201 (35) 99930-7559 Rua Melo Viana, 91 - Sala 405 São Lourenço/MG Foto: Arquivo Pessoal


39


SAÚDE

ZUMBIDO NO OUVIDO

Zumbido (acúfeno ou tinittus): como o aparelho auditivo pode ajudar no tratamento. Existem várias causas para que o sintoma Zumbido esteja presente (postural, metabólica, emocional), mas o que vamos tratar aqui é o causado por danos nas células ciliadas que se localizam dentro da cóclea (responsável pela audição). Essas células funcionam levando o impulso elétrico, captado por vibrações sonoras, pelo nervo auditivo até o cérebro. Quando as células ciliadas estão danificadas, elas continuam enviando, por engano, algumas informações auditivas ao cérebro, ou seja, na presença do zumbido essas células estão em constante funcionamento. O que pode causar esse tipo de zumbido são trauma acústico, infecções de ouvidos, alguns medicamentos, perfuração do tímpano, pressão alta, diabetes, envelhecimento, entre outros. Como 90% dos casos estão relacionados a alguma perda auditiva (mesmo que seja mínima), o uso de um aparelho auditivo adequado ao caso atuará estimulando essas células ciliadas danificadas, “enganando”, mascarando essa presença dos estímulos sonoros produzidos de forma inadequada.

40

O uso do aparelho auditivo realizará então o tratamento do zumbido de forma regular e diária. Relatos de portadores de zumbido garantem que, mesmo à noite, ao deitar no silêncio, após o uso durante o dia do aparelho, o zumbido começa a se tornar menos perceptível e mais suportável. O procedimento realiza exame de Audiometria e Imitanciometria para reconhecer como está a audição. O tratamento com aparelho poderá ser iniciado tão logo seja feito o diagnóstico do zumbido. Fonoaudióloga responsável especialista em audiologia: Daniele Plombon Peres CRFa 8253 - MG

Rua Cel José Justino, 688 Sala 21 Shopping Bavária - Centro - São Lourenço/MG (35) 3339-2350 0800 200 5478 /audiosonicequipamentos centroauditivo@audiosonic.com.br


41


CALDO DE ABÓBORA

CALDO DE

Ingredientes:

Ingredientes:

1 kg de abóbora

1 peito de frango desossado e sem pele

1 cebola grande picada

2 batatas, 2 cenouras, 1 chuchu, 1 cebola, 1 talo de salsão, 2 xícaras (chá) de repolho em tiras finas, 2 colh. (sopa) de molho de tomate, 1 colh. (sopa) de salsinha picada

300 g de carne seca desfiada (dessalgada) Cebolinha verde picada Queijo minas ralado grosseiramente Sal e pimenta a gosto

2 colh. (sopa) de manteiga e 2 colh. (sopa) de azeite de oliva extravirgem 2 tabletes de caldo de galinha Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Cozinhe a abóbora normalmente (com os devidos temperos, cebola).Bata no liquidificador e reserve. Em outra panela, prepare (frite) a carne seca com cebola, sal e pimenta. Quando estiver sem “umidade” acrescente a abóbora batida. Espere levantar fervura, acrescente água se preferir um caldo mais líquido, acerte os temperos e sirva quente. Uma dica maravilhosa coloque o queijo minas ralado no prato, o caldo por cima do queijo e por último a cebolinha verde. É muito bom!

LEGUMES E FRANGO

Modo de preparo: Corte o peito de frango em pedaços pequenos, tempere com sal e pimenta. Descasque os legumes e corte todos em cubinhos, exceto o repolho. Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela, acrescente o frango e deixe dourar. Acrescente o molho de tomate e os legumes picados. Refogue por uns 5 minutos. Acrescente 1 1/2 litro de água quente e os tabletes de caldo de galinha e deixe cozinhar até que o frango e os legumes fiquem macios. Ajuste o sal e sirva com uma pitada de pimenta do reino e salsinha.

DICAS GASTRONÔMICAS A época mais fria do ano já começou e entre os queridinhos da estação estão as sopas e caldos. Se preparados com ingredientes frescos e corretos são perfeitos para proteger o corpo, ganhar energia e curtir as baixas temperaturas que estão chegando. Os caldos são ideais para o inverno. Para equilibrá-los adicione às verduras e legumes das receitas alimentos fonte de carboidratos como arroz, macarrão e pães e outros ricos em proteínas como frango ou carne. Assim a refeição fica completa!

42


Quero que você, me

nesse inverno! Escolhemos 3 receitas deliciosas de caldos para esquentar os dias frios que estão chegando. O Sacolão Rio Verde ajudou na escolha dos ingredientes e garante que, com uma pitada de carinho ninguém vai resistir.

CALDO BATATA BAROA Ingredientes: 1 kg de batata baroa (mandioquinha) 1/2 caixa de creme de leite Cerca de 2 calabresas picadinhas 1 cebola pequena picada 4 dentes de alho picados Cheiro verde a gosto 2 tabletes de costela

ESTAMOS COM A LOJA AMPLIADA E

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES FRESCOS TODOS OS DIAS

Rua Batista Luzardo 415 Centro São Lourenço/MG

DISK ENTREGA 3332-6154

Queijo parmesão ralado a gosto Modo de preparo: Coloque a batata baroa para cozinhar, cubra com dois dedos de água, depois de cozida, bata no liquidificador com água e tudo e reserve. Em uma panela frite a calabresa e acrescente a cebola, o alho, o cheiro verde, refogue e acrescente os tabletes de costela. Acrescente a mistura do liquidificador, o creme de leite e espere ferver mexendo por cerca de 5 minutos. Se necessário, acerte o sal. Sirva polvilhado com queijo parmesão e torradinhas.

43


EMPREENDEDORISMO

7 DICAS PARA

ABRIR UM NEGÓCIO

Saber o que deve ser feito e evitado antes de iniciar uma empresa é importante para o alcance de resultados bem-sucedidos A retração da economia em 2015 impactou o volume de abertura de micro e pequenas empresas (MPEs), que caiu 7,1% na comparação ao mesmo período em 2014. De acordo com o balanço da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), 39 mil novos empreendimentos foram registrados no estado em 2015, contra aproximadamente 42 mil, no ano anterior. Em 2016, os ajustes da economia e a busca por novos caminhos para o desenvolvimento irão ditar o ritmo econômico. Neste cenário, os potenciais empreendedores devem planejar seus negócios com cuidado, obter mais informações e delimitar melhor seu foco de atuação e/ou nicho de mercado. Quem quer abrir o seu próprio negócio e deseja obter retorno do investimento em curto prazo, é necessário conhecimento e gestão para tornar o negócio viável e bem-sucedido. Confira sete importantes dicas para o desenvolvimento de um novo empreendimento: DICA 1 - BUSQUE O EQUILÍBRIO ENTRE EMOÇÃO X RAZÃO : A imagem de uma empresa bem-sucedida é bastante sedutora para os novos empreendedores, porém, é necessário ponderação. Busque análises estruturadas que facilitem e orientem a tomada de decisões.

44

DICA 2 - TENHA CONHECIMENTO NO RAMO DE ATIVIDADE: A falta de conhecimento sobre a atividade na qual se deseja investir induz a erros previsíveis durante a criação de uma nova empresa, como a localização incorreta, mix de produtos não adequados ao público, preços distorcidos em relação ao mercado e posicionamento estratégico não alinhado ao ramo de atuação. DICA 3 - PESQUISE O LOCAL DE INSTALAÇÃO: Para escolher o local, analise o processo de logística e venda do produto e serviço, facilidade de acesso dos clientes ao local, estacionamento, distância entre rodovias, sistema bancário, bem como todos os custos fixos envolvidos no imóvel para a instalação do empreendimento. DICA 4 - CONHEÇA A LEGISLAÇÃO: Informe-se sobre os impostos para a abertura do negócio, a legislação trabalhista e tributária e os procedimentos específicos para a liberação do alvará de licença. A formalidade abre novos mercados ligados ao setor público e facilita o acesso às linhas de crédito específicas e com juros reduzidos. DICA 5 - CONHEÇA O MERCADO: Antes de colocar um novo produto ou serviço no mercado e


DICA 6 - CUIDE DAS FINANÇAS: Faça um plano de investimentos que inclua a previsão de faturamento, cálculo dos custos fixos e variáveis e previsão de resultados (lucros e prejuízos). Isso é importante para garantir reservas financeiras, evitar grandes dívidas e ter equilíbrio nos dois primeiros anos de mercado, período em que a mortalidade das micro e pequenas empresas é maior. DICA 7 - IDENTIFIQUE QUAL SEU PERFIL DE EMPREENDEDOR: O perfil do empreendedor é baseado em um conjunto de fatores de comportamentos e atitudes que contribuem para o sucesso do negócio. A identificação do perfil é necessária para que se possa aprender a agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas. Quanto maior esse conhecimento, aliado às experiências vividas pelo empreendedor na área ou em atividades similares, maiores serão as chances de ser bem sucedido.

CONHECIMENTO ESTRATÉGICO O Sebrae Canvas é uma ferramenta que permite a qualquer empreendedor desenvolver sua empresa ou, até mesmo, repensar um modelo de negócio já existente. Após testar a viabilidade de sua ideia, é criado um planejamento detalhado, chamado Plano de Negócios, que auxilia a construção do empreendimento, considerando os pontos essenciais que devem ser observados e registrados em finanças, marketing, pessoas, mercado, entre outras áreas de gestão. Disponível para download www.sebraecanvas.com

Empreendedorismo 7 Dicas para abrir um negócio

investir recursos, é importante conhecer quem são seus concorrentes e fornecedores, tendências e novos nichos de clientes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEBRAE MINAS (31) 3379-9271

www.sebrae.com.br/minasgerais Regional Sul/Sede – Varginha: (35) 3690-5100 Regional Sul/Microrregião de São Lourenço: (35) 3332-4998

45


EVENTOS

CALENDÁRIO DE EVENTOS JUNHO Dia 11 - Circuito Ravelli de Mountain Bike Lambari Informações: www.gpravelli.com.br

Dias 22 e 26 - 24ª edição do BikeFest Tiradentes Informações: www.redecomunicacao.com

Dia 11 - Aniversário APAE São Lourenço Praça Brasil - São Lourenço

Informações: Facebook.com/apaesaolourencooficial

JULHO De 30 de Junho à 3 de Julho - Workshop Biográfico São Lourenço - Pousada Montanhas do Sol

Dia 4 - Country Rock Fest Morro Velho Espaço Gourmet - Caxambu Informações: (35) 3341-4407

Informações: (35) 98801-7787 - (35) 98879-5719

De 1 a 3 - Ultra Runner – Maratona dos Anjos Passa Quatro Informações: www.ultrarunnereventos.net

Dia 8 às 17h - Gunner Convention Praça XVI de Setembro - Caxambu

De 22 a 31 - XLª Exposição Agropecuária e Artesanal de Passa Quatro Dia 28 - Diego & Diogo Dia 29 - Loubet Dia 30 - Thaeme & Thiago Passa Quatro Informações: Kadu Eventos (35) 99757-0433

Informações: Faceboo.com/Marcos.Loesch

Dias 9 e 10 - Ovo de Avião – O Musical São Lourenço Informações: (35) 99134-1258

De 21 a 23 - Festival Jazz & Blues São Lourenço Calçadão 2 - São Lourenço Informações: www.saolourencocvb.com.br

Dias 29 e 30 - 46º Festival Nacional da Canção São Lourenço Informações: FENAC (35) 3221-1020

De 29 a 31 - 35º Festival de Música Popular Brasileira Cruzília Informações: Prefeitura Municipal de Cruzília

Dias 25 e 26 - La Mision Race – Corrida na Serra da Mantiqueira Passa Quatro Informações: lamision@smandes.com.ar

Dia 25 - Oficina In Concert Inverno 2016 São Lourenço Informações: Oficina de Música Erich Mathias (35) 3331-4608

AGOSTO

46

De 01 a 10 - Festa de Agosto de São Lourenço Ilha Antônio Dutra Dia 05 - Sorriso Maroto Dia 06 - Jads & Jadson Dia 09 - Luan Santana Dia 10 - César Menotti & Fabiano

De 18 a 21 - 16ª Canta Brasil Festival Nacional de Corais Caxambu e Baependi

Informações: www.kadueventos.com.br

Informações: Prefeitura Mun. de São Thomé das Letras

Informações: (35) 98816-8613 - (35) 3332-5041

De 19 a 21 - Festa de Agosto São Thomé das Letras


47


48

Revista Vitrine 25ª Edição  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you