Page 1

ESPECIAL GASTRONOMIA

Editorial Masculino

Como os negócios podem salvar nosso mundo

Dicas e informações sobre saúde humana e dos animais

Edição JULHO 17

.1. REVISTA VITRINE


.2. REVISTA VITRINE


.3. REVISTA VITRINE


EXPEDIENTE

Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Rauze Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo Distribuição: São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cristina, Lambari e Cruzília.

EDITORIAL Que delícia terminar essa edição! Recheada de empreendedorismo e gente que ainda acredita na força do trabalho e na nossa região. A revista está repleta de dicas e informações importantes sobre saúde e qualidade de vida. Traz várias colunas sociais e o calendário de eventos para você saber o que vai acontecer por aqui nos próximos dias.

ANUNCIE

Tem beleza, música, informações para quem vai construir ou reformar e, pela primeira vez, um editorial de moda masculina e a participação do ilustre Carlos Alberto Júlio.

contato@vitrinesuldeminas.com.br

(35) 3331.3042

Boa Leitura, nos vemos em breve com uma edição especial da cobertura da tradicional Festa de Agosto em São Lourenço.

A Revista Vitrine é uma publicação distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida. /vitrinesuldeminas /vitrine_sm

COLABORADORES DESTA EDIÇÃO SELVA BIZARRIA

ESCADAS PRODUÇÕES

Fotógrafa TELEFONE (35) 9133-6680 Facebook.com/Selva.Bizarria

TELEFONE (35) 98808-9806 Facebook.com/escadasproducoes

.4. REVISTA VITRINE


ÍNDICE 06

MATÉRIA DE CAPA Gastronomia: A união que está fazendo acontecer

10

VETERINÁRIA

12

EDUCAÇÃO

24

NOSSA GENTE

26

SAÚDE

28

EM VITRINE

30

EM VITRINE

32

EM VITRINE

34

EDITORIAL DE MODA

Dicas para não errar na instalação hidráulica

38

COLUNISTA CONVIDADO

Todas as matérias dessa edição impressa encontram-se na íntegra no site www. vitrinesuldeminas.com.br e no Facebook: vitrinesuldeminas - Acompanhe!

40

BELEZA

42

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Alergia nos animais domésticos Educação completa e verdadeira

14

SAÚDE

16

EM VITRINE

18

MÚSICA

Inflamação no Hipotálamo Minas ao Luar e São Lourenço Jazz & Blues Velocia - Skank

20

SAÚDE

22

CASA & CONSTRUÇÃO

O médico generalista

.5. REVISTA VITRINE

Nos bastidores da telinha O conceito da dor total APAE Itamonte Unimed Circuito das Águas Tributo a Luiz Gonzaga Moda Empreendedora Como os negócios podem salvar o mundo Unhas longas e lindas


Matéria de Capa

Por: João Carvalho

O cenário gastronômico de São Lourenço vive grande fase e parte disso se deve à uma parceria entre empreendedores que está pautada na lealdade. São Lourenço sempre foi vista como uma cidade onde a boa cozinha mineira reinava absoluta e era um dos grandes atrativos para os turistas, assim como para os habitantes locais. De uns anos para cá, isso vem mudando a partir da abertura de novos restaurantes, bares e afins. O movimento de renovação desse ambiente gastronômico ganhou forte impulso recentemente, a partir do sucesso obtido por três empreendedores, Leonardo Couto (Circuito das Cervejas), Carlos Eduardo, o Kadu (Empório Gastronômico) e Antônio Augusto (Vintage Burgueria & Steakhouse), que se uniram pelo ideal de promover experiências e sensações ao público a partir do uso de ingredientes selecionados e da oferta criativa de produtos, serviços e sabores em seus cardápios. CONCORRÊNCIA? NADA DISSO: PARCERIA! Muito embora os estabelecimentos possam, num primeiro olhar, disputar o mesmo perfil de público, os empresários não se veem como concorrentes,

mas como parceiros com o objetivo em comum de renovar o leque de opções disponíveis para o lazer na cidade e de reposicionar o nome de São Lourenço como um polo gastronômico de expressão nacional apto a receber um público cada vez mais exigente e em busca das melhores e mais exclusivas experiências gastronômicas e turísticas, à semelhança do que ocorre em cidades como Tiradentes (MG), Campos do Jordão (SP) e Paraty (RJ). Leonardo Couto é quem explica as intenções do trio: “gradativamente, estamos trabalhando para que a cidade se torne uma referência em âmbito nacional, não só pelas já conhecidas águas e seus outros atrativos... nossa meta é fazer com que tanto os turistas quanto a população local vejam a cidade como um efetivo polo gastronômico num futuro próximo”. E para atingirem tal objetivo, os três afirmam categoricamente que o caminho passa necessariamente pela união. Parceria que começa com eles e espera que se torne algo comum a todos os empresários do ramo hoteleiro e gastronômico da cidade, pois assim os ganhos comuns tendem a serem ainda mais compensadores. Nesse sentido, a lógica é a seguinte: todas as empresas, assim como todos os indivíduos que as compõem, têm pontos fortes e pontos fracos. Como as fraquezas de cada empresa são diferentes entre

.6. REVISTA VITRINE


si, da mesma forma que as principais qualidades delas também se diferem, há uma interessante equação se formando – as empresas ajudam umas às outras na resolução de seus problemas, na neutralização de suas fraquezas e na potencialização dos pontos fortes que possuem. Embora essa visão de que concorrentes podem ser aliados seja um paradigma a ser quebrado entre os empreendedores locais, os três afirmam que ganharam muito depois que passaram a agir desta forma, pois a troca intensa de conhecimentos e experiências, as indicações de fornecedores e a facilitação na logística de compras são fatores determinantes para o sucesso de seus negócios, que passaram a contar com maior oferta de produtos, regularidade no recebimento de fornecedores, possiblidade de acrescentarem novidades a seus cardápios de forma constante, o que faz com que as casas sejam sempre bem vistas pelos seus clientes, que nunca deixam de frequentá-las, ávidos por suas novidades ou promoções. DIVERSIDADE X EXCLUSIVIDADE O sonho de muitos empresários é atuar num mercado onde eles são os únicos a fornecer determinado tipo de produto ou serviço ao público.

Atentos aos seus próprios objetivos e ao conceito de parceria que buscaram em seus negócios, Leo, Kadu e Gu entendem que oferecer várias opções e inovar sempre seus negócios proporciona a fidelização de vários clientes, algumas vezes, inclusive os mesmos, visto que veem nas casas as opções com o nível de produtos e atendimento que procuram.

Acontece que quando há apenas uma opção disponível ou quando todos os estabelecimentos oferecem os mesmos produtos ou opções muito semelhantes, os clientes acabam se cansando rapidamente daquilo que é oferecido e deixam de frequentar os estabelecimentos, mais por falta de opção do que por qualquer outro motivo. Em uma região turística isso se agrava, pois o visitante acaba indo embora mais cedo, ou mesmo não voltando, pelo simples fato de em pouco tempo esgotar todas as possibilidades de experiência local.

São Lourenço com isso ganha, e muito. A parceria eleva o nível dos empreendimentos e reescreve a história da gastronomia local com pratos diferenciados, altíssima qualidade, cardápio variado e requintado, de sanduíches a carnes nobres, passando por risotos e uma gastronomia oriental bem especial. Além disso, as casas proporcionam informação, cultura e diversidade. E é nítido que Circuito das Cervejas, o Empório Gastronômico e o Empório Yatta, assim como a Vintage Burgueria & SteackHouse, trouxeram incontáveis benefícios para o cenário gastronômico regional e injetaram novo ânimo na vida noturna da cidade, mas para os planos do trio de empreendedores, isso ainda é pouco perto do que eles veem como possiblidades para seus negócios e para a cidade como um todo. Fechando a conta, quem agradece mesmo são os clientes, locais ou turistas, que encontram na cidade o prazer da boa comida, a experiência de degustar novidades e ser bem atendido.

.7. REVISTA VITRINE


Matéria de Capa

Conheça um pouco mais sobre cada negócio CIRCUITO DAS CERVEJAS Com centenas de rótulos expostos, a Circuito das Cervejas pode vangloriar-se de ter cativado um público literalmente sedento por bebidas de qualidade. A casa é liderada pelo simpático Leonardo Couto, que acompanha a tendência do mercado nacional e prima por informação sobre os diferenciais de qualidade e de sabores que as bebidas artesanais têm em comparação com as industriais. A Circuito inova não só por apresentar o vasto universo das cervejas artesanais mas também serve hoje 15 tipos de chops no interior da loja e em seu Beer Truck - que faz presença em eventos locais e regionais. Com um cardápio internacional, serve risotos, culinária alemã, massas, peixes e carnes vermelhas. O grande diferencial, sem dúvida, está no atendimento, a equipe é treinada para proporcionar uma experiência única de harmonização entre os pratos e a carta de cervejas.

Av. Comendador Costa, 603 Telefone (35) 3331-7286 circuitodascervejas

VINTAGE BURGUERIA E STEAK HOUSE Entre as tendências gastronômicas mais recentes, e que ganhou força em todo o país, está a dos hambúrgueres artesanais. Em São Lourenço a moda chegou e criou raízes com a abertura da Vintage Burgueria. Ali, os hambúrgueres são produzidos utilizando carnes de primeira qualidade nas mãos de um experiente chef com vivência no ramo em outros países.

acompanhamentos, o hamburguer aberto perfeito para uma refeição e a queridinha entre as novidades: a Costelinha de Porco ao molho Barbecue. Para finalizar, sobremesas que nos remetem à infância como os clássicos e deliciosos sundae e milk shake.

A decoração é um charme, inspirada nas lanchonetes dos anos 50, remete ao melhor do cinema hollywoodiano e à época de ouro do Rock’n’Roll. A novidade do cardápio são os steaks de carnes de alta qualidade como ancho angus, bisteca de ancho e filét mignon servidos com diversos

.8. REVISTA VITRINE


EMPÓRIO GASTRONÔMICO E EMPÓRIO YATTÁ O Empório Gastronômico é apontado como um estabelecimento que marca época em São Lourenço por oferecer um leque amplo de produtos da mais alta qualidade, que vão das carnes nobres em seus mais variados cortes a temperos, a uma delicatesse com elevado padrão de qualidade. Neste ano, a aposta da casa foi em firmar parceria com o Sushi Chef Ezequiel, com mais de 15 anos de experiência comandando restaurantes de culinária oriental, a casa disponibilizou o segundo piso para o Empório Yattá, especializado em servir o melhor da gastronomia oriental. No cardápio o diferencial são os pratos quentes e outras delícias nipônicas preparadas pelas talentosas mãos de Ezequiel, sempre de frente para o público que prestigia o seu trabalho. O chef também prepara pratos tradicionais como Lámen – um macarrão oriental servido com um caldo bem quente e de sabor bastante rico, perfeito para deixar suas noites frias repletas de sabor.

A casa oferece ainda menu degustação, oportunidade ímpar em que os clientes podem ter a chance de saborear todas as opções disponíveis no dia, incluindo aí criações exclusivas de Ezequiel, feitas especialmente para cada visitante e levando em consideração suas preferências e os produtos mais frescos e saborosos do dia.

Av. Getúlio Vargas, 284 Telefones (35) 3332-6868 / 99815-7676 emporioyatta emporiogastronomicomg

Av. Comendador Costa, 601 Telefone (35) 3331-1461 vintageburgueria

.9. REVISTA VITRINE


VETERINÁRIA

Os cães e gatos, assim como nós, humanos, também apresentam alergias, sendo as causas bem parecidas, porém, os sintomas são bastante diferentes. Nos humanos, os principais sintomas são de natureza respiratória ou nasal, enquanto nos animais, principalmente os cães, as alergias estão mais relacionadas à pele. Atualmente elas correspondem a 70% dos casos dermatológicos e, muitas vezes, o diagnóstico é trabalhoso.

desta alergia em meses mais quentes. Atualmente, existem várias maneiras de controlar o parasito. A atopia, alergia desencadeada por inalantes (ácaros, bolores e pólen) é o segundo tipo mais frequente de alergia em cães. Em terceiro lugar situa-se a alergia alimentar, sendo os alimentos de origem proteica (carne bovina e frango) os principais envolvidos.

Não é possivel diagnosticar a alergia de forma confiável através de um exame laboratorial, como acontece com tantas outras doenças dermatológicas, tais como as dermatites parasitárias (sarnas), as dermatites fúngicas (micoses), as neoplasias, as doenças autoimunes entre outras. Dentre as alergias, a mais frequente em nosso país é a alergia à picada de pulgas. Isto ocorre devido às condições climáticas favoráveis à procriação deste inseto, ocorrendo uma grande incidência

Deve-se lembrar que a maioria das rações comerciais são constituídas basicamente por esses ingredientes, não estando, portanto, excluídas como potenciais causadoras de alergia alimentar. O diagnóstico seguro baseia-se na exclusão de demais dermatopatias pruriginosas (doenças que causam coceira) e, uma vez confirmado tratar-se de alergia, excluímos as diversas causas alérgicas. Isto, na maioria das vezes, gera frustração tanto ao cliente quanto ao veterinário especialista. O primeiro porque já consultou inúmeros profissionais antes de chegar a um especialista e quer uma resposta simples e imediata que resolva o problema do seu animal. A primeira etapa consiste na eliminação de ectoparasitas, pulgas, carrapatos e piolhos. Uma vez isto feito, eliminamos alimentos possivelmente envolvidos na alergia, e isto exige muita paciência e dedicação por parte dos proprietários, pois terão que oferecer alimentos caseiros ao animal por um período muito longo, que varia entre 60 e 90 dias, e remover todos os alimentos industrializados da sua dieta. Esta dieta, chamada de eliminação, é uma etapa fundamental para se excluir alergia alimentar, e não pode ser negligenciada. Os ingredientes são escolhidos pelo veterinário com base naquilo que o animal nunca tenha ingerido anteriormente. A adesão a este protocolo é fundamental para concluirmos que alergia o animal tem de fato. Uma vez feito isto e não havendo melhora clínica, concluímos por fim tratar-se de uma dermatite atópica, também chamada a alergia a inalantes ambientais, que é

. 10 . REVISTA VITRINE


Ricardo Valente Passanezi Médico Veterinário Graduado pela PUC - MINAS, Extensão em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, Pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais, Pós Graduado em Dermatologia Veterinária pela Laureate International University, Membro da Sociadade Brasileira de Dermatologia Veterinária

. 11 . REVISTA VITRINE

Alergias nos animais domésticos

Fica o alerta: a investigação detalhada se faz necessária para uma condução adequada do paciente.

Por fim, é importante dizer que a alergia não é transmissível nem para os proprietários nem para outros animais. Trata-se de um quadro hereditário, portanto, animais alérgicos podem ter descendentes alérgicos.

VETERINÁRIA

incurável e exigirá um tratamento permanente do animal, ou seja, fará o uso de medicamentos por toda a vida.


EDUCAÇÃO

Quando o assunto é educação, entendemos que se trata de uma missão muito especial. Formar pessoas capazes de transformar os conhecimentos em ações que façam a diferença para o futuro é um legado que exige experiência e amor pelo que se faz. Em respeito a essa missão, temos muitos diferenciais: Iniciativa Antroposófica: Da necessidade de fazer educação de verdade nasceu um desejo compartilhado por algumas famílias e nossa instituição: oferecer uma Escola que os respeitasse como indivíduos. Daí a escolha da pedagogia Waldorf. Adotamos a concepção de ser humano integral da Antroposofia que contribui para o desenvolvimento físico, anímico e espiritual da criança. Cada etapa do desenvolvimento infantil é respeitada em suas características singulares. O querer, o sentir e o pensar são cultivados dia a dia, para que o homem possa se tornar íntegro em suas ações. O Líder em Mim: através dos 7 hábitos, promovemos a estruturação do currículo socioemocional da escola, que trabalha com o comportamento do aluno diante de diferentes situações da vida, tornando-o um indivíduo mais independente e confiante. Ao desenvolver competências socioemocionais, os alunos aumentam seu desempenho nos conteúdos cognitivos. Aproximar o ambiente escolar do desenvolvimento dessas competências cria espaço para um aprendizado mais completo e tem impacto no bem-estar ao longo de toda a vida. Corpo em Arte: Através do Teatro, Dança, Música e Artes Visuais oferecemos às crianças momentos de fala e escuta, de observação e ação, de contato com o outro e consigo mesmas num ambiente de respeito e alegria. Realizamos as oficinas envolvidas pelo ritmo e som de instrumentos musicais. Nos sentimos permeados pela imaginação e pelo poder da reflexão das crianças. Educação Bilingue: O TWICE é o único sistema de ensino bilíngue do Brasil a produzir material autoral para alunos do Berçário ao Fundamental 2, de 1 a 14 anos. O aluno TWICE vivencia a língua inglesa de uma forma prática, isto é, ele elabora projetos, participa de saídas pedagógicas (Out & About) e de Drama Classes. Aprender Inglês significa aprender a língua inglesa. Aprender em inglês, que é o que faz um aluno TWICE, significa usar a língua como instrumento (e não só como objeto) de aprendizado. Olimpíadas Laser de Ensino: A OLÉ consiste em atividades lúdicas extracurriculares que abrangem todas as disciplinas e ainda estimulam os alunos a desenvolverem a autonomia, o companheirismo, a

determinação e o respeito perante os adversários e os colegas. Além disso, a OLÉ proporciona atividades alegres que desenvolvem as potencialide dos alunos, trazendo o conteúdo vivenciado em sala de aula para as “provas” de conhecimento entre eles. Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. Olimpíada Brasileira de Matemática: A OBM é uma competição para todos os estudantes dos Ensino Fundamental de todo Brasil, com o objetivo de interferir decisivamente em prol da melhoria do ensino da matemática. Mais Planta, Mais Vida: Com o plantio de hortaliças, flores, ervas, sementes crioulas e nativas, o cultivo e as colheitas nas aulas de educação ambiental do projeto “Mais planta, mais vida”, nossos alunos vivenciam com vontade, animação e curiosidade a vivência e aprendizado com a natureza. Assim, gostaríamos de convidá-los para que venham pessoalmente conhecer a nossa proposta, a nossa missão, o nosso ensino e o nosso espaço. Temos muito para conversar e sabemos que, quando se trata de filho, essa conversa não pode ser resumida.

Andréia Inácio Barbosa

Diretora de Marketing e Orientação Pedagógica Comportamental do Colégio Laser Solar dos Lagos Alameda Vinícius de Moraes, 185 Solar dos Lagos São Lourenço/MG - Tel.: (35) 3332-2699 www.colegiolasersolar.com.br

. 12 . REVISTA VITRINE


. 13 . REVISTA VITRINE


SAÚDE

Causa central da obesidade e alvo do Método de Emagrecimento 5S Até algum tempo atrás, não se pensava em cérebro quando o assunto era obesidade. Antes, a doença era considerada um problema muito mais relacionado ao estoque de gordura. De uns anos pra cá, cientistas têm sugerido que o sistema nervoso central possui um papel fundamental nos caminhos que levam ao desenvolvimento da patologia. Para reforçar, um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou, pela primeira vez na medicina, que o cérebro de obesos funciona de forma diferente, comparando-se ao de pessoas magras. Os resultados abrem novas perspectivas terapêuticas, como o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes. O HIPOTÁLAMO E A INFLAMAÇÃO O hipotálamo localiza-se sob o tálamo e é uma região importante para o controle das emoções e regulação do equilíbrio interno do organismo, como temperatura corporal, apetite, sede, excesso ou falta de água no corpo, pressão sanguínea, raiva, instinto sexual, medo, prazer, ciclo menstrual e controle dos hormônios da hipófise.

forma de termogênese. A perda de neurônios com função central no controle do peso pode explicar porque pessoas obesas que se submetem a dietas rigorosas, ainda que consigam emagrecer nas primeiras semanas, voltam a engordar. Dependendo da área do hipotálamo afetada as funções locais ficam comprometidas levando a sintomas de sudorese intensa, compulsivadade por falta de saciedade, irritações, inchaços, insônia, dentre outros. UM MÉTODO DE EMAGRECIMENTO O Método de Emagrecimento 5S®, marca registrada, foi desenvolvido em 2015 pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa Brand’s, composta por uma equipe multidisciplinar especialista em obesidade e emagrecimento. Dentre eles: médico, nutricionista, farmacêutico e fisioterapeuta. Sua missão é promover a Reprogramação Hipotalâmica, com bases nas últimas pesquisas e descobertas na área. A REPROGRAMAÇÃO HIPOTALÂMICA A Reprogramação Hipotalâmica acontece de 3 maneiras: 1. Pela ação anti-inflamatória dos ácidos graxos insaturados, como os Ômegas 3 e 9 descritos nos estudos e comprovados cientificamente. Além de serem potentes anti-inflamatórios naturais, são capazes de induzir a neurogênese, o que possibilita a recuperação de funções comprometidas mediante novas sinapses;

Pesquisas recentes apontam que o excesso de gordura saturada aliada ao excesso de açúcar, têm propriedades moleculares que ativam uma resposta inflamatória especificamente nessa pequena região do cérebro e, que essa inflamação é desencadeada por um receptor do sistema imune denominado Toll-Like Receptor 4 (TLR4). Esse receptor do sistema imune nos protege de infecções primárias provocando uma inflamação que informa à célula a presença de uma bactéria invasora a ser combatida. Quando ativado, o TLR4 produz citocinas que causam inflamação no hipotálamo. Além da inflamação, a exposição a esses nutrientes, quando prolongada, ativa também as vias de sinalização apoptóticas que culminam com a morte de neurônios.

3. Por meio da mudança de hábitos e comportamentos alimentares diários como horários das alimentações, tamanho das porções, combinações ideais. Tais mudanças são sistematicamente controladas por 90 dias até que aconteça a reprogramação da memória celular descrita na literatura.

AS CONSEQUÊNCIAS

ESTRATÉGIAS ASSOCIADAS

Quando inflamado, o hipotálamo perde parte de suas funções e se estabelece um desequilíbrio entre ingestão de alimentos e dispêndio energético, na

O Método 5S também conta com estratégias inteligentes que estimulam, apoiam e aceleram as respostas a um emagrecimento rápido e saudá-

2. Por meio da reeducação alimentar, limitando a quantidade de gordura saturada e açúcar ingeridos diariamente a níveis não inflamatórios. Com essa estratégia damos também início ao processo de tratamento da resistência à insulina;

. 14 . REVISTA VITRINE


RESULTADOS

Em São Lourenço, o Andréa Rada Centro de Tratamento Estético é licenciado no método e a responsável pelo espaço - a fisioterapeuta Andréa Rada, é pós graduada em obesidade e emagrecimento. Lá, você pode conhecer mais sobre o método e constatar os resultados de outras pacientes.

QUEM PODE PARTICIPAR Homens, mulheres e jovens obesos ou sobrepesos a partir de 14 anos, mães em pós-parto imediato, mulheres que precisam perder peso para engravidar.

O tratamento é aplicado em 3 fases: perda, manutenção e reeducação, por período mínimo de 90 dias. Estudos recentes revelam que é necessário de 66 a 90 dias de hábitos alimentares novos para substituir antigos, através da neuroplasticidade, o que vem ao encontro do Método de Emagrecimento 5S, que tem como mínimo 3 meses de programa. Os resultados chegam a 15kg no mês, dependendo do Índice de Massa Corpórea e características fisiológicas de cada paciente, onde o paciente perde massa gorda, preserva e/ou mantém a massa magra, diminui o percentual de gordura visceral, aferidos semanalmente pela balança de bioimpedância. Além disso, há uma melhora significativa nos exames laboratoriais dos pacientes e nos sintomas associados à obesidade, tais como: refluxo, azia,

Av. Comendador Costa, 505 - Loja 7 Centro São Lourenço Telefone (35) 3332-1322 andrearadacte

. 15 . REVISTA VITRINE

Inflamação do Hipotálamo

constipação, dores no corpo, insônia, compulsividades, enxaquecas e muitos outros.

SAÚDE

vel. Composto por 5 estratégias cientificamente comprovadas, aplicadas simultaneamente em prol da saúde do paciente. Daí o nome 5S. As estratégias são: Reeducação alimentar, Suplementação de vitaminas e minerais, Ação anti-inflamatória dos ômegas, Técnicas estéticas lipolíticas e oxidativas e Terapia motivacional em grupo.


EM VITRINE

Fotos: Escadas Produções

O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, levou a edição especial do tradicional Minas ao Luar para o 4º São Lourenço Jazz & Blues. A iniciativa teve apoio do Sindicomércio São Lourenço, da prefeitura local e do Convention Visitors Bureau. Na programação, atrações que apresentam um amplo panorama da produção musical como Savoy Jazz Trio, o músico Diego Figueiredo, o grupo Russo Jazz Band, Arthur Maia e Banda, Alexandre da Mata e Black Dogs, Caffeine Trio, o renomado músico J.J. Jackson e Júlio Bittencourt Trio com Leo Gandelman encerraram o evento de três dias.

. 16 . REVISTA VITRINE


. 17 . REVISTA VITRINE


MÚSICA

“Velocia” pode ser encarado de cinco formas diferentes. É o primeiro disco de músicas inéditas do Skank em seis anos; é o álbum que melhor traduz os anos de história da banda; é o disco que, por passear pela carreira toda do grupo, soa deliciosamente contemporâneo e familiar à primeira audição; foi concebido dentro do estúdio, de modo orgânico, sem conceitos pré-determinados; é o disco do Skank de todas as fases. Por (tudo) isso, vamos enxergá-lo por meio das lentes do próprio Skank. Lá pros anos 1990, o dancehall, reggae, raggamuffin e rock viraram o cartão de visitas do grupo em álbuns como “Calango”, “O Samba Poconé” e “Siderado” — muito naipe de metais, batidas dançantes. Contudo, na virada de milênio, ousaram uma nova trilha, mais psicodélica, menos eletrônica, com “Maquinarama” e “Cosmotron”. Até mesmo “Carrossel”, de 2006, traduziu bem essa nova disposição do quarteto. Ambas as fases muito bem desenhadas, muito bem sucedidas. Estão aí de “Jackie Tequila” e “Garota Nacional” a “Balada do Amor Inabalável” e “Vou Deixar” que não me deixam mentir. Para “Velocia”, porém, entraram no estúdio apenas com a fome que cinco anos afastados desse lhes dava. A capitania de Dudu Marote, que trabalhara com o grupo nas duas fases, foi uma mola propulsora, já que entendia empiricamente a dinâmica da banda para poder extrair o melhor dos dois mundos. Dudu dividiu a produção com Renato Cipriano, engenheiro de áudio que já vinha gravando o grupo desde Cosmotron. Na escalação, a parceria de composição de Samuel Rosa o levou a se aproximar mais de Nando Reis. E vieram figuras novas na história do grupo, como Lucas Silveira, com quem divide uma música, Emicida (duas) e Lia Paris. A fórmula fica fácil de ser lida assim. Mas é melhor aproveitada na audição.

cima no estilo “Vou Deixar”, em parceria de composição com o líder da Fresno, Lucas. O microfone é dividido com Lia Paris em “Aniversário”, um synthpop/electrorock que estava à espera de harmonia feminina no vocal. O ecletismo mostra os dentes no trio seguinte da parceria de Samuel com Nando Reis – “Ela me Deixou” é um reggae com e de raiz, enquanto “Esquecimento” é Canção com letra maiúscula e “Périplo” é pop rock dançante. No registro, o grupo optou por uma ponte entre Belo Horizonte, onde registrou no estúdio Máquina, e Londres, no lendário Abbey Road, onde Rob Mathes, arranjador dos últimos discos de Sting e Bruce Springsteen, gravou os metais e cordas. De lá, “Velocia” ainda fez uma escala em Nova York, onde foi mixado no estúdio Avatar, responsável por alguns dos principais discos pop atuais. Calma que ainda tem mais uma parada internacional, já que a arte da capa foi feita a lápis e aquarela por Oriol Angrill Jordà, artista espanhol de Palma de Mallorca. De volta ao disco, Emicida marca presença dupla, no synthpop “Rio Beautiful” e no rocksteady “Tudo Isso”. Entre elas, “Galápagos”, em climão de road movie, e o rock eletrônico “A Noite”. Todo o conceito do trabalho se resume no título. Samuel filosofa sobre a ansiedade de lançar um disco novo — mesmo com tanto solado gasto na estrada e hits nas costas. “Fico considerando a diferença de lançar um disco em 2014 e em 98, por exemplo”, diz. “E esse conceito de tempo e espaço, e o quão as coisas estão mais rápidas, quanto as informações são mais velozes, quanto entramos numa era de velocidade.” Por sorte, ou melhor, por talento, a qualidade não muda com isso. “Velocia” é o atestado.

Abre com “Alexia”, um som gordo, suingado, assobiável, dançante, elementos brasileiros no assento dianteiro e que narra...uma partida de futebol. Mas sob viés moderno, afinal homenageia a atacante do time feminino do Barcelona que na final da Copa de la Reina, contra o Zaragoza, fez um gol imortal e só não entrou com bola e udo porque teve humildade. Esta emenda com “Multidão”, um reggae que mistura explosivamente rock com reggae e ragga e participação de BNegão. “Do Mesmo Jeito” tem cara, tronco e membros de single, naipe de metais e rock pra A banda se apresenta em São Lourenço no dia 09 de agosto. Informações 3332-2560 Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br | (11) 3052-3823

. 18 . REVISTA VITRINE


. 19 . REVISTA VITRINE


SAÚDE

O médico generalista atua em áreas tradicionais da saúde e sua prática vem sendo revalorizada, após ter passado por longo período de remissão.

Os constantes avanços das pesquisas na área médica têm provocado uma crescente especialização de seus profissionais, enfocando aspectos cada vez mais específicos do organismo humano. Por um lado, isso produz avanços no tratamento das doenças, mas, por outro, gera deficiências na primeira e crucial etapa de todo atendimento médico: o diagnóstico. Em muitos casos, as especialidades tendem a relacionar os sintomas de seus pacientes somente com as doenças que pertencem a seu campo de atuação. O clínico geral é o médico que tem uma visão mais global do organismo humano e das patologias que o afetam, é um profissional da medicina que está preparado para a investigação diagnóstica.

Cabe a esse profissional avaliar o paciente como um todo, levando em conta, além dos sinais e sintomas, aspectos psicológicos, sociais e familiares. Após uma entrevista e exame físico detalhado, o clínico irá solicitar os exames complementares que julgar necessários e tomar as condutas iniciais, encaminhando o paciente ao correto especialista, se for preciso. Hoje, sua atuação não se restringe ao tratamento das doenças mais comuns, mas é de suma importância para a integração das diversas especialidades que atuam em casos complexos. Assim, sua função vem passando por mudanças que estão trazendo de volta sua antiga importância.

Sua figura também é associada ao tradicional médico de família, que acompanha seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos que costumam ser subvalorizados em consultórios, como o emocional e o relacional.

DR CAIO PASSOS CORDEIRO Médico Clínico Geral CRM MG 66.247

Esta função, que havia quase desaparecido da prática médica nas últimas décadas, está ressurgindo, principalmente em programas de saúde governamentais. Nesse sentido, para uma abordagem inicial, o indicado seria procurar um bom médico generalista, popularmente conhecido como clínico geral. Diferente do que muitos pensam, o generalista não é o médico que só realiza encaminhamentos.

. 20 . REVISTA VITRINE

Av. Dom Pedro II, 292 / Sala 506 Edifício Cedro do Líbano - São Lourenço/MG Telefone (35) 3415-1221


. 21 . REVISTA VITRINE


CASA & CONSTRUÇÃO

Se você acha que reformas devem ser feitas apenas nas partes aparentes da casa, você está muito enganado. Também é preciso reformar as partes estruturais da residência, incluindo as instalações hidráulicas do imóvel. Desculpe o trocadilho, mas se você não quer entrar pelo cano e deseja manter o seu doce lar na mais perfeita ordem, veja as nossas para as instalações hidráulicas . Confira!

Uma boa maneira de economizar na reforma das instalações hidráulicas é planejar a disposição dos ambientes. O ideal é que a área de serviço, banheiro e cozinha fiquem próximos, pois assim você reduz consideravelmente os gastos com canos, tubos e conexões.

Fazer uma reforma exige muita atenção para evitar que erros aconteçam. Nem todo mundo tem conhecimento da parte hidráulica, tubulações, registros e outras coisas que envolvem a parte de água da casa.

Não abra mão de um bom projeto hidráulico O projeto hidráulico não é um luxo, é uma necessidade para conduzir a reforma da melhor maneira possível. Um bom projeto hidráulico aponta a altura de cada cano, o diâmetro dos materiais, o local das instalações e até as marcas mais recomendadas para o trabalho. Através do projeto, dá para planejar onde existe espaço para instalar torneiras, privadas, lavatórios e chuveiros. Contrate bons profissionais Contratar um encanador de confiança e com experiência suficiente para executar o projeto pode fazer toda a diferença na reforma de suas instalações hidráulicas. Lembre-se que não basta comprar materiais de boa qualidade, se não houver uma pessoa com know how para instalá-los.

Se as suas instalações forem muito antigas, o mais indicado é trocar os velhos tubos de ferro pelos tubos de PVC. Vale destacar que os tubos de ferro podem causar infiltrações e até mesmo fornecer água contaminada e avermelhada, em decorrência da ferrugem.

Guarde o plano de instalação hidráulica Um detalhe que soluciona muitos problemas futuros é guardar a planta hidráulica após a conclusão da obra. Trata-se de um desenho dos cômodos – ou de fotos, caso você lembre de fazê-las durante a construção – que ilustra o lugar exato por onde passam os canos. Essa é uma informação essencial para futuras reformas e até mesmo para alterações simples, como fazer um furo na parede.

Planeje a disposição dos ambientes da casa

Troque materiais antigos

Coloque um registro para cada ambiente que tiver água. Em cada cômodo onde houver pontos de água (cozinhas, banheiros, área de serviço), você deve instalar um registro específico. Desse modo, se acontecer algum problema, é só obstruir uma parte e você não ficará sem água na casa inteira.

ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS 1 - Conversar com o encanador apenas sobre os pontos de água que quer ter em casa (pias, privadas e torneiras), sem entender e verificar como a instalação dos tubos será feita. As tubulações mal feitas são as principais fontes de problemas com água fria. A má qualidade é muito fácil de esconder, pois os canos ficam embutidos nas paredes. Os pepinos aparecem logo, mas não imediatamente. Portanto é essencial saber quais tubos serão usados na sua casa, por onde vão passar e testá-los antes de fechar as paredes. 2 - Focar apenas na beleza das louças e torneiras. Contrate um encanador profissional para orientar no projeto e compra das peças. Não adianta ter as melhores louças e torneiras e instalar tudo errado ou comprar a peça inadequada ao uso Por exemplo, para comprar uma ducha (com aquecimento solar ou a gás) é preciso saber a altura da caixa-d’água até o ponto de instalação porque isso indica a quantidade de ‘m.c.a.’, que é a abreviação de metros por coluna d´água. Na embalagem das

. 22 . REVISTA VITRINE


Em apartamentos, quanto mais baixo for o andar, maior é a pressão da água, pois o reservatório fica próximo ao telhado. Se seu apartamento fica 10 metros abaixo da caixa d´água do prédio, isso significa que a pressão será de 10 m.c.a.

• Use tubos, canos e conexões de um mesmo fabricante. Isso vai possibilitar uma reforma padrão e evitar problemas de encaixe.

Os fabricantes oferecem garantia contra defeitos de fabricação e, nunca, contra defeitos de instalação ou de compra. Fique de olho! 3 - Usar apenas um registro para a casa inteira. Coloque um registro em cada ambiente onde houver pontos de água (banheiros, cozinhas, área de serviço, etc.). Assim, se houver algum problema você pode fechar apenas o trecho necessário, e não fica sem água na casa toda. DICAS EXTRAS • Compre tubos e conexões adequadas, para evitar que o encanador use a técnica de derreter parte dos materiais para fazer adaptações.

• Para evitar perdas, quebras e desperdícios, guarde os materiais em local arejado, Além disso, as conexões devem ser acomodadas em caixas e os tubos precisam ficar na posição horizontal. • Procure respeitar as medidas do projeto e priorize o espaço de circulação na hora de instalar vasos e pias. • As instalações devem ser testadas antes de fazer o contrapiso ou fechar a parede. • Não se esqueça que as peças sanitárias e os metais (vasos sanitários, pia, torneira, misturadores) devem ser instalados por último. E aí, você gostou das nossas dicas? Saiba que colocando-as em prática, você vai economizar materiais, reduzir falhas durante a obra, além de evitar dores de cabeça no futuro.

. 23 . REVISTA VITRINE

Dicas para não errar na instalação hidráulica

• O excesso de conexões pode diminuir a pressão da água, criar pontos de obstrução e causar vazamentos.

CASA & CONSTRUÇÃO

duchas, há a indicação de para quantos m.c.a. ela é indicada. Se comprar um modelo incompatível, o jato sairá fraco.


NOSSA GENTE

Carolina Brizon nasceu em São Lourenço e desde bem nova já se identificava com as artes.

Babilônia, I Love Paraisópolis, A Lei do Amor.

Foi professora de ballet clássico para crianças e dessa atividade nasceu a paixão pela maquiagem. Com o incentivo do amigo Gaspar Carlini, com quem aprendeu as primeiras técnicas direcionadas para espetáculos de dança, iniciou sua carreira na área Make-up Artist. Conquistou clientes na maquiagem social, eventos e ensaios fotográficos. Com desejo de buscar desafios maiores e desenvolver seus conhecimentos, mudou-se para o Rio de Janeiro. Como todo início na área artística, nada foi fácil, mas a oportunidde veio em um processo seletivo para uma oficina de caracterização da Rede Globo de Televisão. Como estagiária, integrou a equipe do programa humorístico Pé na Cova de Miguel Falabela e logo foi escolhida para fazer parte de uma websérie da Globo.com. Outra oportunidade apareceu para O Encontro com Fátima Bernardes. O formato do programa necessitava de um profissional que executasse dupla função, tanto cabelo quanto maquiagem e Carol logo fechou o ciclo que faltava se especilizando também como cabeleireira.

Uma grata oportunidade veio com a caracterização de atores admirados pelo grande público, como Fátima Bernardes, Vera Holtz, Heloísa Perrissé, Reinaldo Gianecchini, Thiago Lacerda, Caio Castro, Bruna Marquezine, Letícia Spiller, Dani Bananinha, Henry Castelli, Miá Melo, Carol Nakamura, Maria Casadevall. Convidada a participar de cursos e workshops disponibilizados pela emissora, como História da Arte, voltado para caracterização e figurino, Air Brush, ministrado por Jos Brands da Kryolan Professional Makeup, Visagismo, Maquiagem para Passarela e Produção de Moda, Carol tem fincado o pé de vez na profissão e na emissora. Em 2016, depois de participar da caracterização da personagem de Cláudia Abreu ao lado de Fernando Torquatto, foi convidada pela atriz para participar do tão famoso especial de fim de ano da Globo. Seu trabalho vem sendo reconhecido e outras oportunidades, inclusive no cinema, vem surgindo.

Depois disso a miniera não parou mais: indicada para trabalhar na Rede Werner de salões de beleza, uma das multinacionais mais importantes do Brasil, fez cursos de especialização e trabalhou lado a lado com profissionais de excelência em colorimetria, cortes, escovas e afins.

Em poucos meses poderemos prestigiar o trabalho da Carol , que já está no sul do país para as gravações da próxima novela das 18h, uma produção de época anos 20, que estreia em setembro de 2017. Saiba mais

Ainda no meio artístico tem no currículo importantes trabalhos: Shows da Natura Musical de Elba Ramalho, Fernanda Takai e Karla da Silva (The Voice), Revista Marie Claire com especial de 30 anos das Paquitas. Gravação do DVD ao vivo de Lulu Santos. Hoje, integra o quadro de funcionários da Rede Globo e participa de grandes produções, como o Novo Zorra, The Voice e The Voice Kids, as novelas

. 24 . REVISTA VITRINE

CarolinaBrizon

carolbrizon


. 25 . REVISTA VITRINE


SAÚDE

Um dos maiores problemas de saúde na atualidade é a Dor, principalmente nos casos crônicos. Ainda que seja fundamental para a vida, já que é uma das principais formas de alerta quanto às disfunções do organismo, sua cronificação leva a um alto impacto do ponto de vista da qualidade de vida, afetando o trabalho, relações interpessoais e atividades físicas e de lazer.

tamento frente à mesma e resposta ao tratamento. Desta forma, ao abordar de forma mais ampla o paciente, conseguia melhorar os resultados dos tratamentos, com menor intensidade de dor e recuperação mais rápida.

Um estudo realizado na cidade de São Paulo mostra que quase 30% da população sofre com algum tipo de dor crônica. Um outro estudo multicêntrico mundial mostra que a dor crônica lombar é hoje a principal patologia quanto a custos de saúde, dias de trabalho perdidos, consultas médicas e perda de qualidade vida. Dentre as quatro maiores causas de anos vividos com má qualidade, a Dor Lombar e a Dor Cervical ocupam a primeira e a quarta posição, respectivamente, acompanhadas da Depressão e da Anemia. Desta forma, seu entendimento e adequado manejo podem ser considerados fundamentais devido ao alto impacto social e financeiro, consistindo em grave problema de saúde pública. Quando estudamos a dor crônica, é importante que tenhamos em mente um conceito importante, que será a base para o correto diagnóstico e tratamento – o conceito da Dor Total. Na década de 1960-1970, uma enfermeira britânica chamada Cicely Saunders desenvolveu um trabalho na área de tratamento da dor e cuidados paliativos (foi pioneira no desenvolvimento deste tipo de abordagem), conceituando um termo chamado de Dor Total. Baseando-se em suas observações nos cuidados com pacientes hospitalizados, percebeu que a dor não era apenas física, mas envolvia também aspectos emocionais, sociais e espirituais, que estavam diretamente relacionados à intensidade da dor percebida pelo indivíduo, seu compor-

Atualmente, temos discutido amplamente a questão da atenção integral à saúde. Ao abordarmos uma determinada patologia e seu tratamento, é fundamental entendermos que a mesma está inserida no contexto de vida do paciente, suas experiências vividas, seu sistema de crenças. Ao avaliarmos o indivíduo como um todo, de maneira aprofundada, observando os detalhes de sua história e realizando um exame físico minucioso, conseguimos melhorar nossa capacidade diagnóstica, diminuindo custos e riscos com tratamentos inadequados ou inócuos, atingindo assim melhores resultados. Dentro deste conceito, consideramos a avaliação e diagnóstico da dor como um exemplo da necessidade deste tipo de abordagem. A Dor possui, além da sua caracterização do ponto de vista biomédico, aspectos Cognitivo-Comportamentais, Afetivo-Emocionais, Religiosos, Sociais, que se inter-relacionam para definir sua representação para aquela pessoa. Desta forma, seu correto manejo depende essencialmente de uma abordagem multi e interdisciplinar, que envolve diversos profissionais, como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Outro fator importante a ser considerado na dor crônica é a sensibilização central. Com o tempo e/ ou intensidade da dor, ocorrem mudanças estruturais nos neurônios medulares, que transmitem a informação de dor para o cérebro, bem como nos próprios centros cerebrais processadores desta informação. Com isso, há diminuição da tolerância à dor, o estímulo doloroso torna-se espontâneo (não há mais a necessidade de processo inflamatório ativo) e ocorre um processo adaptativo nas estruturas do cérebro à condição dolorosa contínua, perpetuando desta maneira o quadro. Esta consideração é importante, já que muitas vezes o fator inicial causal já não existe mais ou tem participação reduzida no processo doloroso, devendo-se direcionar o tratamento para esta condição. Por fim, devemos ressaltar a importância da Fisioterapia e da Psicoterapia para estes pacientes. A manutenção da atividade do corpo, liberando estruturas miofasciais e restaurando o movimento natural articular e muscular é imprescindível. Quando estamos em movimento, ativamos nossos centros naturais de controle da dor, que por outro lado são

. 26 . REVISTA VITRINE


Desta forma, pacientes com crenças limitantes relacionadas à dor, levando a sentimento de raiva, frustração e um comportamento catastrofista frente ao quadro, vão progressivamente se fechando e evitando movimentos e atividades de trabalho, esportivas, de lazer, com perda drástica de sua qualidade de vida. A isto damos o nome de Fear Avoidance Beliefs (crença na evitação de tudo aquilo que provoca medo de sentir dor – tradução livre). A Dor Crônica é um dos maiores problemas de saúde em todo o mundo. Sua abordagem deve ser minuciosa e sistemática, multidisciplinar, sempre considerando o indivíduo como um todo, inserindo assim sua dor dentro do seu contexto de vida e trabalhando o seu mental e emocional em prol do seu

Conceito da dor total

corpo físico. Parafraseando Cicely Saunders, termino dizendo: “Conforme o corpo se torna mais fraco, o espírito deve se tornar mais forte”.

SAÚDE

desativados quando estamos em repouso. Além disso, reforçamos uma mensagem positiva para nosso cérebro, de que somos capazes de realizar aquelas atividades que desejamos ou necessitamos. Dentro da Psicoterapia, sabemos que nossa experiência de dor está relacionada ao nosso sistema de crenças, experiências vividas, e todos os sentimentos delas derivados, que com o tempo se traduzirão em padrões de comportamento e manifestações físicas associadas.

DR. LUÍS PAULO OLIVEIRA

Médico Ortopedista, especialista nas áreas de Cirurgia da Coluna e Oncologia Ortopédica, Especialista no Tratamento Clínico e Intervencionista da Dor CRM-MG: 50207

São Lourenço: Rua Senador Camará, 91 Odontomédica Piso Superior Telefone (35) 3331-1967 Pouso Alegre: Rua Salvador dos Santos Nora, 25/215, Centro Médico de Pouso Alegre Telefone (35) 3449-2582 www.itdbrasil.com.br

. 27 . REVISTA VITRINE


EM VITRINE

Fotos: Christelle Fotografia

Adriano Kamy agitou a cidade de Itamonte no último dia 2 de junho, em um show beneficente em prol da Apae de Itamonte, com patrocínio do Refrigerantes Mantiqueira. O jovem cantor e compositor de Três Pontas (MG) já dividiu o palco com Wilson Sideral e Milton Nascimento. Christelle Fotografia e Flávia da Arte Festas integraram o time fazendo do evento um sucesso.

. 28 . REVISTA VITRINE


REVISTA VITRINE

. 29 . Fotos: Christelle Fotografia


EM VITRINE

Inaugurado em 08 de julho, o Núcleo de Atenção Integral à Saúde é a unidade para atendimento aos clientes do plano de saúde Unimed Pleno, recémlançado pela Unimed Circuito das Águas. A solenidade de inauguração teve início às 18 horas. Para descerrar a placa, o Presidente da Unimed Circuito das Águas Gabriel Dias Pereira Filho convidou o Presidente da Unimed Três Corações Dionísio da Silva Vilaça e a Diretora da Unimed de Poços de Caldas Tânia Maran Magalhães. Coordenador do Núcleo de Atenção Integral à Saúde, Gabriel Dias Pereira Filho apresentou a equipe multidisciplinar e os médicos da unidade e falou sobre o novo modelo assistencial da Atenção Integral, ressaltando que devemos estar abertos às mudanças que trazem benefícios para o cliente.

Após a visita às instalações, os convidados seguiram para um coquetel servido no Centro de Treinamento e Educação Corporativa da Unimed. O Núcleo de Atenção Integral à Saúde iniciou suas atividades na segunda-feira 10 de julho e tem uma estrutura que inclui consultórios médicos de clínica geral e pediatria, além de consultórios de enfermagem, nutrição e psicologia. O endereço é Rua Mello Viana, 312, centro de São Lourenço, mesmo local onde passa a funcionar o Espaço Viver Bem para atendimento aos clientes dos programas de promoção à saúde.

Fotos: Selva Bizarria

No modelo da Atenção Integral, há uma valorização da relação médico-paciente. O cliente passa a ter

um médico de referência, que indica o especialista quando necessário e junto com ele acompanha a continuidade do tratamento. Além disso, uma equipe multidisciplinar oferece todo o apoio necessário para cuidar da saúde do cliente.

. 30 . REVISTA VITRINE


Fotos: Selva Bizarria

. 31 . REVISTA VITRINE


EM VITRINE

Fotos: Rodrigo Santos

No último dia 17 de junho, o cantor e compositor Johny Viana fez dançar um público de mais de cinco mil pessoas no Calçadão II, em São Lourenço. O Show é um tributo à obra de Luiz Gonzaga e marca uma nova fase na carreira do artista, já muito reconhecido na região por seus shows sempre com impecável qualidade musical. No próximo dia 29 de julho haverá o lançamento do DVD deste show no Espaço HMS do São Lourenço Country Clube. Informações pelo facebook.com/johnyvianna

. 32 . REVISTA VITRINE


. 33 . REVISTA VITRINE


EDITORIAL DE MODA

O guarda-roupa masculino também entrou na onda das influências das passarelas. Quem nunca usou alguma peça de moda, um dia vai usar! Seja no botão, no corte, na estampa ou algum detalhe, hoje em dia quase toda peça de roupa tem influência da moda. Com tanta diversidade, os meninos não podiam ficar de fora e as camisas masculinas são o novo pretinho básico que sempre funcionou para as mulheres.

Tiago Rangel e Gabriel Silva encontraram na criação e confecção de camisas uma forma de expressarem arte, moda e atitude. Os meninos criaram a Botão Único, que vem ganhando clientes em todo o Brasil através das

Pensando nisso, dois jovens empreendedores deram vida a uma marca que expressa um estilo diferente e único em moda masculina.

. 34 . REVISTA VITRINE


redes sociais. Com estampas marcantes e modernas, cada camisa tem um botão de cor diferente, um botão único, inspiração para o nome da empresa. Além das páginas no Facebook e no Instagram, a marca está lançando uma loja virtual e a entrega é via Correios para todo o país. Quer conhecer a marca? Acesse www.botaounico.com

WhatsApp (35) 9 9162-7192 Botão Único botaounico

. 35 . REVISTA VITRINE


. 36 . REVISTA VITRINE


. 37 . REVISTA VITRINE


COLUNISTA CONVIDADO

Você já deve ter visto por aí. Dois jovens empreendedores, Samuel Toaldo e Eugen Braun, resolveram criar um aplicativo para que amantes do futebol contratem goleiros de ocasião. A ideia foi apresentada na Campus Party e pouca gente considerou que pudesse resultar em algum lucro. No programa Shark Tank Brasil, do canal Sony, no entanto, a startup obteve um primeiro aporte de capital, no valor de R$ 250 mil. Daí para frente, cresceu e iniciou um processo de consolidação. Hoje são mais de 300 goleiros cadastrados em todo o Brasil, que atuam em 550 jogos a cada mês. O mais interessante, no entanto, é que hoje auxilia uma escola de goleiros em Mali, na África, e se converteu em apoiadora da seleção feminina de futebol de salão para surdos. A experiência nos leva a uma discussão mais profunda sobre o papel dos negócios na construção de um mundo melhor. Em anos recentes, difundiuse em parte da sociedade uma visão negativa sobre a atividade empresarial. Segundo esse modelo de pensamento, os empresários são gananciosos, destroem o meio ambiente e não estão nada interessados em promover avanços nos processos de promoção social. Em seu livro Homo Deus, uma breve história do amanhã, o historiador e escritor Yuval Noah Harari diverge dessa avaliação. Segundo ele, à medida que o gênero humano se multiplica, é preciso que a economia cresça para que, ao menos, continuemos como estamos. Ele toma a Índia como exemplo, onde o crescimento populacional tem sido de aproximadamente 1,2% ao ano. Se a economia do país não crescer anualmente ao menos 1,2%, o desemprego vai aumentar, os salários vão cair e a qualidade de vida será reduzida. Mesmo que a Índia passasse a ter crescimento nulo de sua população, como resolveria o problema dos milhões de habitantes que vivem na miséria?

o capitalismo ajudou na superação da fome, na extinção de conflitos e na eliminação das pestes em boa parte do mundo. Mesmo com suas imperfeições, o sistema garantiu a possibilidade de um ganha-ganha, no qual o lucro assegura investimentos, o fortalecimento de negócios, a geração de empregos e a elevação do padrão de vida. O professor Michael Porter, conhecido especialista em estratégia competitiva e dedicado incentivador de organizações não governamentais, reconhece que o mundo ainda enfrenta graves problemas coletivos, como a desnutrição, a falta de acesso à água, a atenção deficiente à saúde e o esgotamento dos recursos naturais.

Se o bolo não cresce, só se atende ao interesse dos desfavorecidos retirando-se parte do patrimônio daqueles que ascenderam economicamente. Esse é, naturalmente, o caminho para o ressentimento e a violência.

Segundo ele, há uma tendência a se acreditar que as soluções dependem de filantropia, ONGs e governos. “Mas há um problema de escala”, costuma dizer. “Não estamos avançando com a rapidez necessária”. Afinal, não existem receitas tributárias ou doações generosas que possam resolver todos esses problemas.

A história mostra distorções na distribuição da riqueza humana. Segundo Harari, no entanto,

Para Porter, toda riqueza é criada por negócios. São eles que geram receitas, aumentam a

. 38 . REVISTA VITRINE


Porter acredita que o capitalismo deve aprofundar a geração do que chama de valor compartilhado, algo que depende da criação de mecanismos que estabeleçam parcerias colaborativas entre as ONGs, os governos e as empresas. Minhas ideias sobre o assunto estão reunidas no livro A Economia do Cedro e podem ajudálo, caro leitor, a refletir sobre estes desafios do tempo presente. Sei bem dos graves problemas enfrentados pelos passageiros da nave-mãe Terra, mas acredito verdadeiramente que, juntos, podemos superá-los.

Carlos Alberto Júlio estará em São Lourenço, em breve, para um Workshop e uma Palestra. Informações no SEBRAE pelo (35) 3332-4998.

Para isso, não é preciso reinventar a roda. A solução é reduzir a interferência do Estado, produzir, gerar lucro, ampliar mercados, empregar pessoas, difundir conhecimento e constituir o já citado valor compartilhado. Afinal, a teoria, na prática, funciona!

. 39 . REVISTA VITRINE

www.sebrae.com.br/minasgerais Regional Sul/Microrregião de São Lourenço: (35) 3332-4998

Como os negócios podem salvar o mundo

Também para o professor, há uma tendência de se atribuir aos negócios a culpa pelos problemas sociais e ambientais. De acordo com ele, no entanto, essa é uma visão equivocada da realidade. “Aprendemos hoje que reduzir a poluição e as emissões está gerando lucro, pois torna a empresa mais produtiva, mais eficiente, capaz de aproveitar melhor seus recursos”.

Carlos Alberto Júlio é é o Head de Estratégia e Inovação do Locomotiva Instituto de Pesquisa, Conselheiro Profissional independente em empresas como Camil Alimentos, Aramis, Par Corretora e GSA Alimentos e CI-Central Intercâmbio. É também Coach profissional de vários Presidentes de Empresas e Facilitador Certificado do YPO-WPO. Foi Presidente de empresas como a Tecnisa, HSM e Polaroid do Brasil. Professor na ESPM, FGV e FIA/USP, é autor na área de negócios com 8 livros publicados no Brasil e exterior. Administrador de Empresas, estudou nas renomadas Harvard Business School, London Business School e no IMD de Lausanne-Suiça. É colunista da rádio CBN e sua coluna Gestão Descomplicada vai ao ar nacionalmente de segunda à sexta-feira às 17:25.

COLUNISTA CONVIDADO

arrecadação de impostos, constituem recursos para o investimento, elevam a renda e melhoram a qualidade de vida.


BELEZA

Mulheres em busca de novidade vão amar uma das últimas tendências em unhas e a possibilidade de mantê-las sempre longas e lindas

Depois dos alongamentos em gel e porcelana, a novidade da vez para quem quer as unhas compridas e sempre bonitas é a técnica com uso de fibra. Este procedimento promete deixar as unhas mais naturais, especialmente aquelas roídas e com dificuldades de crescimento. A técnica é muito procurada por mulheres práticas, que desejam unhas mais longas e fortes, mas sem muitas complicações. Transparentes, elas são moldadas em cima da unha natural, conferindo maior durabilidade. A unha de fibra natural Slim possui um acabamento super natural e fino.

Agora você já pode ter aquela unha linda, sempre bem feita e super resistente. Não há mulher que resista.

Em São Lourenço a responsável por essa maravilha é Tamires Palma, proprietária do estudio de beleza que leva seu nome: “a maior satisfação deste trabalho é ver a alegria das minhas clientes, algumas nunca conseguiram ter as unhas adequadas inclusive para o tamanho das mãos ou um evento especial como o próprio casamento, mas com a fibra Slim é possível realizar esse sonho!” Uma das vantagens é que não há contraindicação e podem durar anos dependendo dos cuidados e da manutenção feita corretamente no prazo estipulado pelo profissional habilitado na técnica.

. 40 . REVISTA VITRINE

Rua Fani 132 - Bairro Carioca São Lourenço/MG Telefones (35) 98804- 3821 / 99156-6552 Tamires Palma (Studio de Beleza) tamires_palma


. 41 . REVISTA VITRINE


CALENDÁRIO DE EVENTOS

Fique por dentro do que acontece na nossa região FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO

I Torneio barista de São Lourenço

DE 27 A 29 DE JULHO

DE 25 A 27 DE AGOSTO

Local: Pedreira Nossa Senhora de Lourdes e Calçadão 2 em São Lourenço Organização: FENAC e Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço. Telefone (35) 3332-4490

Local: Calçadão 2

Organização: Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço. Telefone (35) 3332-4490

EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS DE 28 A 30 DE JULHO

Local: Praça XVI de Setembro em Caxambu Informações: www.caob.com.br

CAMPEONATO LATINO DE JIU JITSU DE 02 A 03 DE SETEMBRO

Local: Ilha Antônio Dutra em São Lourenço Organização: Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo

festival de música popular de 28 a 30 de julho

Local: Praça Monsenhor João Câncio em Cruzília Informação: www.cruzilia.mg.gov.br

BRASIL RIDE DE 02 A 03 DE SETEMBRO

Local: Centro de São Lourenço Organização: Secretaria de Esporte e Lazer de São Lourenço

. 42 . REVISTA VITRINE


. 43 . REVISTA VITRINE


. 44 . REVISTA VITRINE

Revista Vitrine - 29ª Edição  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you