Page 1

Gastronomia A arte da

do Empório Gastronômico

Social

Um lar para uma nova vida. Conheça a história de Josué e da Casa Família

FINANÇAS

Como manter o controle na crise

Esporte

Eventos, escalada, corrida e muito mais...

27

Edição NOVEMBRO


.2. REVISTA VITRINE


.3. REVISTA VITRINE


EDITORIAL A última edição de 2016 chega abrindo as portas para o verão, repleta de dicas para as férias e presentes de fim de ano. Na matéria de capa, a maravilhosa gastronomia do Empório Gastronômico já é um delicioso convite para o período de festas e lazer. Por falar em festas que tal um chope artesanal da Circuito das Cervejas? A ordem é não se preocupar com pequenos excessos, desde que as atividades físicas, como o CrossFit - agora com box oficial em São Lourenço, a escalada, a corrida ou o pilates, estejam também no cardápio, e essa edição está repleta delas.

EXPEDIENTE

Jornalista Responsável: Mônica Fernandes - GO 000916JP Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Rauze Diagramação: Felipe Mancilha Tiragem: 4.000 exemplares Impressão: Gráfica Novo Mundo Distribuição: São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cristina, Lambari e Cruzília.

ANUNCIE

Preocupe-se, no entanto, em estar bem protegido do sol, para evitar os melasmas, alerta a Dra. Renata Fonseca nesta edição. E por falar em saúde, uma reflexão pode te fazer repensar sobre a importância de ter um médico de confiança na sua vida.

contato@vitrinesuldeminas.com.br

Falamos também sobre presentes, sustentabilidade, moda, eventos e sobre Hugo Maciel, cantor de São Lourenço que está fazendo sucesso com seu canal no Youtube.

A Revista Vitrine é uma publicação distribuída gratuitamente na cidade de São Lourenço e região. Todos os direitos reservados. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores. Venda Proibida.

Como fim de ano é geralmente tempo de pensar em todos os sonhos que você vai perseguir daqui pra frente, trazemos uma matéria importante sobre controle financeiro, fundamental para quem deseja empreender. Mas se o seu sonho é o da casa própria, leia a reportagem sobre consórcios imobiliários da Rodobens. A educação infantil é outro tema importante desta edição, não deixe de conferir. Também fomos conversar com os prefeitos eleitos do Circuito das Águas. Leia, informe-se e cobre tudo o que for para melhorar sua cidade. Por fim, desejamos que o espírito do Natal toque os nossos corações em sua plenitude, pois é de AMOR que o mundo está precisando mais do que nunca...Boas Festas!

(35) 3331.3042

/vitrinesuldeminas /vitrine_sm

FOTO DA CAPA SELVA BIZARRIA

Fotógrafa TELEFONE (35) 9133-6680 Facebook.com/Selva.Bizarria


ÍNDICE

06

MATÉRIA DE CAPA GASTRONOMIA

08

SOCIAL

34

PUBLIEDITORIAL NEGÓCIOS

10

SUSTENTABILIDADE

36

PUBLIEDITORIAL PRESENTES

12

SAÚDE

40

EVENTOS E NEGÓCIOS

14

NEGÓCIOS

42

EM VITRINE

44

EDITORIAL DE MODA

46

COMPORTAMENTO

48

POLÍTICA

50

GASTRONOMIA

51

VARIEDADES

Um lar para uma nova vida Uma nova forma de ver o lixo Com o verão vem o melasma Como manter o controle financeiro na crise

16

MODA

18

DECORAÇÃO

Tendências Verão 2017 Pisos laminados

22

ESPORTE

24

EDUCAÇÃO

28

SAÚDE

30

EM VITRINE

32

SAÚDE

Um esporte de aventura Educação Integral Audição Social

Consórcio Imobiliário Maravilhas de Natal

As festas não serão mais as mesmas Esporte - Aventura e superação A feminilidade invadiu a estação A relação médico-paciente Nossas cidades Sem rótulos, com afeto Acontece

Caxambufest - Parceria no Turismo Por que fazemos as coisas que fazemos

Todas as matérias dessa edição impressa encontram-se na íntegra no site www.vitrinesuldeminas.com.br e no Facebook: vitrinesuldeminas - Acompanhe!

.5. REVISTA VITRINE


A arte da gastronomia

Gastronomia é cultura, arte, emoção, e em São Lourenço há um lugar que inova a cada dia, com atendimento diferenciado, produtos de altíssima qualidade e uma gastronomia de alto nível que serve pratos clássicos de maneira ímpar.

O ambiente é rústico, confortável e elegante. As carnes, carro chefe do Empóro Gastronômico, são servidas em verdadeiras obras talhadas, ao som de blues, MPB e rock and roll. Todas as quintas a noite é especial: Quintaneja, que acontece junto à área externa com cobertura retrátil, degustações, reservas especiais e muito bom gosto. A inspiração vem das grandes cozinhas de carnes especiais da América Latina, dos clássicos pratos italianos e franceses e do jeito mineiro rústico de ser, servir e harmonizar. O objetivo da casa é proporcionar momentos únicos, desde o almoço, que acontece de quarta a domingo, até uma data especial, quando o cliente pode fechar a casa para um evento particular. A equipe é espetacular, os atendentes conhecem os produtos servidos e sabem orientar o cliente.

NOVIDADES A casa tem nova administração e promete muitas novidades. A partir de dezembro inaugura oficialmente um novo cardápio, desenvolvido pelo Chef Raul Presley. Nas entradas, carpaccio, saladas e molhos, patês artesanais, pimenta peruana, alho espanhol, azeitonas recheadas, noz pecã, 8 sabores de pães de alho, pepperoni, presunto de parma, grana padano, queijos nobres, salsicha alemã e linguiças artesanais recheadas são parte do que vem por aí. Os pratos principais contam com clássicos como a Truta na Floresta, Risotos ao funghi e limão siciliano e o famoso molho basílico servido nas massas italianas. Haverá também Pesto a Genovese, Molho de Gorgonzola e a Batata ao Murro no alho poró para acompanhar as carnes especiais, que são preparadas com perfeccionismo, na brasa ou na parrilha, seguindo o padrão de pontos perfeitos, ao gosto do cliente.

.6. REVISTA VITRINE


Cortes nobres como Bife de Chorizo, Picanhas, a linha Bassi Gourmet, Ancho - a melhor carne bovina do mundo e Wagyu estão entre as estrelas da casa, além dos exóticos Avestruz, Rã, Jacaré, Coelho e Javali que estão disponíveis para venda ou preparo sob reserva.

O GRAN FINALE A sobremesa fecha o cardápio com toque único. Uma massa de Gateau clássica francesa, quente e cremosa feita de chocolate amargo. O cliente escolhe entre 5 caldas artesanais e os exclusivos 12 sabores de gelato italiano Diletto. Tudo isso é finalizado com morangos frescos, castanhas agridoces e farofa de macadâmia.

O espaço ainda conta com uma carta de vinhos e cervejas artesanais e outros produtos para quem quer preparar uma refeição especial em casa, além de um lounge reservadíssmo que está sendo preparado no segundo piso. Siga o Empório Gastronômico nas redes sociais e acompanhe o que acontece por lá. É a gastronomia de São Lourenço alçando voos altos e experiências únicas.

Av. Getúlio Vargas, 284 Centro São Lourenço (35) 3332-6868 emporiogastronomicomg

.7. REVISTA VITRINE


Um lar para uma nova vida

Como as dificuldades vividas inspiraram Josué Silva a construir oportunidades para transformar a vida de pessoas em situação de rua. Por: João Carvalho

Foto: Selva Bizarria

DESCOBRINDO A MISSÃO Josué conta que muitas das histórias de pessoas que não conseguiam deixar de ser usuários das mais variadas substâncias tóxicas, do álcool a drogas ilícitas, passavam pelo fato dessas pessoas não terem uma residência para retornar ou ainda uma família em que poderiam se apoiar. Por esse vazio de acolhimento acabavam tendo recaídas e retornando à vida que tentavam abandonar sem sucesso. Josué acredita que a natureza humana é a de fazer bem ao próximo e por ter esta crença, e ter vivenciado tantas experiências de vida, ele conseguiu moldar um conceito de acolhimento aos excluídos da sociedade, que hoje aplica na Casa Família. Esse processo levou quase um ano, período em que seu envolvimento com o cristianismo direcionou a sua condição e sua missão como cuidador.

A CONSTRUÇÃO DA CASA

Josué Alves da Silva é o caçula de uma família de seis filhos, dos quais apenas ele e mais uma irmã ainda vivem. Três dos irmãos falecidos perderam a vida em decorrência de complicações relacionadas à AIDS, que contraíram devido ao uso de drogas injetáveis. Josué conviveu nesse meio, iniciando no uso de entorpecentes por influência dos irmãos, e até mesmo no do tráfico - atividade criminosa que praticou por 10 anos. Em 2007 ele chegou a ser preso, o que o motivou a abandonar a vida no crime. Embora não mais traficasse, sua dependência química persistia. Ele conta que por 15 anos foi usuário de cocaína e por mais 9 fez uso em conjunto com o Crack, que começou a usar após se separar da esposa. O contato intenso com as drogas quase o levou à overdose por diversas vezes e causou a perda de boa parte de sua visão, condição que o acomete até os dias atuais. Josué foi internado por inúmeras vezes até conseguir se livrar da dependência em 2013, mesmo ano do falecimento de sua mãe. Até 2015 residiu em Goiânia, onde começou a ter experiências relacionadas à recuperação de pessoas que sofrem das mesmas condições que ele um dia já sofreu.

No começo de 2016 Josué voltou com novo fôlego a São Lourenço, decidido a pôr em prática o projeto da Casa Família. Sua ideia, inicialmente apontada como maluca por muita gente, hoje é motivo de orgulho para a cidade e para a região. Tudo começou na véspera de seu aniversário, 5 de maio, após ter conseguido alugar um imóvel de sua irmã e contar com a doação de uma sacola de roupas e três camas, além de um colchão para que ele próprio pudesse se acomodar na casa. Com a divulgação de seu trabalho nas redes sociais a Casa Família despertou interesse da mídia, que com reportagens estimulou o início das doações que até hoje ajudam a manter a prestação destes valorosos serviços. Josué conta que o objetivo da casa é auxiliar pessoas em situação de rua, além de ser a casa dele próprio. Josué mora, se alimenta, convive, sempre junto aos que ajuda. Ali também, no melhor e mais completo sentido de família, conseguiu juntar a filha e os sobrinhos, antes separados pela vida conturbada que levava. Todo o trabalho é sem fins lucrativos ou vínculos com instituições governamentais ou religiosas. É um trabalho voluntário e aberto para pessoas de qualquer origem, crença, orientação sexual, etc. A casa também recebe profissionais para que compar-

.8. REVISTA VITRINE


para compartilhar conhecimento com os acolhidos diariamente é impressionante. Ele diz ainda que alguns dos acolhidos prestam serviços de eletricista, jardinagem e demais atividades desta natureza e que os valores simbólicos pagos por esses trabalhos são direcionados para a manutenção da casa e para melhoria nas condições de todos ali, ficando os trabalhadores com uma parte para usufruto próprio.

tilhem conhecimento com os acolhidos e para que reuniões de evangelização aconteçam. “Pessoas de situação de rua vivem sem nada, mas não lhes falta somente teto, banho ou comida, o lado espiritual é deixado de lado diante da situação degradante em que vivem. Ouvir pessoas que tem uma experiência espiritual já fortalecida faz parte da recuperação de quem está nessa condição e também precisa de alimento para a alma”, afirma Josué.

RECONHECIMENTO PESSOAL & SOCIAL O que era para ser uma casa de passagem temporária para essas pessoas acabou se tornando um centro de recuperação da dignidade humana e uma referência, sendo que diversas entidades o procuram para acolher pessoas que necessitem desse espaço para poderem se reinserir na sociedade. Como contrapartida, a Secretaria de Assistência Social oferece o pagamento das contas de água e luz da Casa Família, além de doar cestas básicas, tudo de forma voluntária - sem a solicitação de Josué ou a necessidade de se vincular a Casa Família à estruturas do poder executivo municipal. Josué conta que o fluxo de visitantes e pessoas interessadas em realizar doações ou oferecer oficinas

A procura pelos serviços da casa é tão grande que uma ampliação do espaço está sendo providenciada após a doação de um imóvel vizinho. Além disso, acabou de ser inaugurado, também, um espaço anexo com o objetivo de abrir lugar para a realização de atendimento médico e de serviços voltados à saúde dos atuais 32 acolhidos, número que cresce a cada dia. Com a inauguração do novo espaço, mais pessoas em situação de rua e exclusão poderão ter nova chance de ver restaurada a dignidade em suas vidas. QUER AJUDAR? Caixa Econômica Federal - JPsué Alves da Silva Ag: 0152 Op: 013 C/C: 15704-9 WhatsApp: (35) 99110-1109 A Casa Família fica na Rua Com. Silva Silmões, 354 no Carioca

.9. REVISTA VITRINE


Uma nova forma de ver o lixo

Um problema crescente nas cidades brasileiras, mas que pode ter uma solução inteligente, é a destinação correta do lixo. A reciclagem é sem dúvida a melhor alternativa. Em 2006, Orlando dos Santos Faria, 33, fundou a Farias Comércio de Sucata, que hoje comercializa em média 350 toneladas de resíduos por mês.

Como a Reciclagem economiza recursos

Sediada em São Lourenço, a empresa coleta resíduos de várias cidades da região, atendendo ao comércio, indústria, fazendas e também compra de catadores. Além de gerar quase 20 empregos diretos e centenas de indiretos, a empresa acaba resolvendo um problema das cidades.

- Ferro: cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 Kg de minério de ferro, 454 Kg de carvão e 18 Kg de cal, sem perda da qualidade.

Trabalhando com os mais diversos tipos de materiais recicláveis, como plásticos, vidros, papelão, papéis, metais, latas de alumínio, equipamentos eletrônicos, etc, que chegam ao depósito e passam por uma triagem, são separados e prensados. Segundo Orlando, existem centenas de tipos de plásticos, por exemplo, e a separação acontece por qualidade e até por cor. As PETs verdes são separadas das brancas e transparentes. Cada tipo tem um destino diferente, mas sempre irá se transformar em matéria prima para novos produtos.

- Papel: a cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores). - Vidro: é 100% reciclável, portanto não é lixo. 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo.

Depois de separados e prensados, os resíduos viram matéria prima e são vendidos e transportados para fábricas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os caminhões são pesados no próprio depósito da empresa, que além da frota própria utiliza terceiros para este transporte.

- Alumínio: uma latinha reciclada economiza em energia o equivalente ao consumo de um televisor ligado por 3 horas. - Plásticos: os plásticos são derivados do petróleo que é um recurso não renovável.

. 10 . REVISTA VITRINE


As empresas compradoras recebem os materiais e fazem todo o processo de transforma-lo em novos produtos ou nova matéria prima, sendo assim pode se reiniciar todo o ciclo produtivo de novos produtos. Hoje quase tudo pode ser fabricado com matéria prima reciclada e esta é uma tendência do mercado que caminha para uma economia mais sustentável. Oferecemos também serviços de gestão de resíduos para empresas e fazendas da região “não trabalhamos só com o comércio, mas oferecemos serviço de qualidade” comenta Orlando

Mas essa é uma cultura de transformação que exige a reavaliação de velhos conceitos e a educação para novos hábitos. Para ajudar nesta tarefa, a Farias Comércio de Sucatas promove palestras educativas em escolas públicas e privadas, falando da importância da reciclagem do lixo.

. 11 . REVISTA VITRINE

Papéis selecionados e já enfardados Foto: Arquivo Pessoal

Ao destinarmos o lixo reciclável para reciclagem, estamos contribuindo para diminuir o problema dos lixões e da exploração dos recursos naturais necessários ao desenvolvimento industrial. Ao transformarmos coisas velhas em coisas novas, deixamos de extrair recursos da natureza e ajudamos a preservar o meio ambiente.

ORLANDO SANTOS

Farias Comercio de Sucata Rua Otto Jargow, 345 N. Sra de Fátima (35) 3331-4500


Com o verão vem o melasma Com as altas temperaturas e grande procura pelas praias e piscinas, o melasma pode voltar com força total.

O melasma é uma das queixas mais comuns no consultório dermatológico e compromete muito a auto estima dos pacientes. Caracteriza-se por uma ou mais manchas acastanhadas na face e acomete principalmente mulheres com fototipo IV e V, ou seja, com peles morenas. Vários fatores estão envolvidos no aparecimento das manchas: exposição ao sol e a luz visível, gravidez, estresse emocional, medicamentos (exemplo clássico: anticoncepcional oral), traumas, etc. Existem vários tipos de melasma que podem ser identificados com o exame da luz de wood: o epidérmico (superficial , sendo o mais comum dentre os tipos de melasma), o dérmico (profundo) e o tipo misto. O sucesso do tratamento depende muito do tipo do melasma, sendo os superficiais mais responsivos ao tratamento.

TRATAMENTO Tratar o melasma é um desafio constante não só para o médico, como também para o paciente, pois se baseia em mudanças de hábito de vida, como por exemplo, evitar ao máximo a exposição solar. Por isso, é de extrema importância explicar para o paciente que se trata de uma dematose que pode ser controlada, mas não curada . A associação de tratamento é o que traz melhores resultados. Antes de mais nada, devemos enfatizar não somente o uso do fotoprotetor como também o uso de outros acessórios de proteção solar como chapéus, bonés, óculos.

mensalmente, contribuem para um resultado mais eficaz. O uso de medicamentos orais tambem faz parte do arsenal de opções terapêuticas, e quanto antes do verão estes forem introduzidos, a ação preventiva será maior. Os medicamentos mais conhecidos e com comprovação cientifica são o Picnogenol e o Polypodium leucotomos, que apresentam ação antioxidante e fotoprotetora. Associados ao tratamento tradicional, agem como preventivos das recidivas do melasma. Outra opção que pode ser associada aos casos não responsivos aos tratamentos tradicionais é o uso do ácido tranexâmico em cremes, por via oral ou até injeções intradérmicas. Existem também técnicas de microagulhamento que podem apresentar resultados, mas são reservadas para melasmas refratários aos tratamentos clássicos. E finalmente, o tratamento com laser, que deve ser usado com cautela, pois existem lasers que podem piorar muito esta dermatose. No momento, o mais usado e com maior segurança é o laser NdYag Q-Switched, apresentando resultado após 12 sessões, em média. O médico deve sempre explicar com clareza para o paciente sobre a condição de sua dermatose, uma vez que não tem cura, mas sim controle. A eficácia do tratamento dependerá muito da adesão do paciente, que deve seguir todas as orientações (tratamentos propriamente ditos e mudanças de hábito de vida) . Lembre-se: se você tem melasma, cuide dele por toda a vida!

O tratamento mais clássico para o melasma é baseado no uso de cremes clareadores. Porém estas substâncias devem ser usadas com cautela e com acompanhamento médico devido aos riscos relacionados ao uso prolongado . Associado ao tratamento domiciliar, os peelings seriados , geralmente realizados de 15 em 15 dias ou

Foto: Arquivo Pessoal

Em relação aos fotoprotetores, eles devem ter fator químico e físico, para que haja proteção tanto da radiação ultravioleta quanto da luz visível (claridade do dia , luz de lâmpadas e computadores).

DRA RENATA FONSECA

CRM 55251. Dermatologia, Alergia e Imunologia Clínica Odontomédica Piso 2 - (35) 3332-1000 Centro Méd. Pouso Alegre - (35) 3449-2582 dra.renatafonseca

. 12 . REVISTA VITRINE


. 13 . REVISTA VITRINE


Como manter o controle financeiro na crise

Em tempo de instabilidade e dinheiro escasso, uma boa gestão financeira pode garantir a saúde da sua empresa e, por que não dizer também, a sua tranquilidade. Algumas decisões e atitudes podem afetar de maneira positiva a liquidez e os resultados operacionais dos negócios. Isso significa que os recursos que entram no caixa são suficientes para pagar seus compromissos. Mas quais decisões são importantes para manter o controle financeiro de sua empresa em momentos de economia turbulenta?

Para tanto, é necessário definir quais são as informações úteis e, em seguida, organizar os controles para fornecer esses dados. Para a maioria das empresas de pequeno porte, os controles financeiros fundamentais são: controle diário de caixa e de bancos; controle diário de vendas; controle mensal de contas a receber; controle mensal de contas a pagar e de despesas; controle diário de estoques; fluxo de caixa e apuração de resultados.

• Redução dos prazos de recebimentos de vendas, mediante o aumento das vendas à vista, a promoção de ações de cobrança e a melhoria no crediário.

Os controles acima relacionados geram dados para serem levados para o fluxo de caixa, que é um instrumento gerencial em que são controladas e informadas as movimentações financeiras da empresa. Um controle de fluxo de caixa bem feito evita alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos.

• Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores.

Portanto, para manter o controle de fluxo de caixa organizado, fique atento às seguintes orientações:

• Entrada de novos recursos no caixa, frente à integralização de capital dos sócios e à venda à vista de equipamentos ociosos.

• Avalie se as vendas atuais serão suficientes para cobrir os desembolsos já identificados.

• Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoques excedentes).

Analisando os tópicos citados, verificamos que, para cuidar da gestão financeira, o empresário precisa lidar com dados o tempo todo. Se a empresa tem números confiáveis, ele consegue informações por meio dos controles financeiros. Podemos assim dizer que a finalidade dos controles financeiros é gerar informações úteis e confiáveis para o empresário tomar decisões.

• Verifique se os recursos financeiros próprios são ideais para tocar o negócio ou se há necessidade de recursos de terceiros. • Tome decisões antecipadas ao perceber a falta ou sobra de dinheiro na empresa. • Avalie se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período.

. 14 . REVISTA VITRINE


• Verifique a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços. • Utilize a ferramenta de Apuração de Resultado para lançar os dados reais da empresa, determinando o Ponto de Equilíbrio. Este vai lhe informar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo. • Trace as estimativas de vendas e custos no mínimo para os quatro meses subsequentes e atualize continuamente os dados, tornando essas ações parte da rotina do negócio.

E não se esqueça: o que paga dívida é faturamento, portanto, fuja das linhas de crédito. Um empréstimo alivia a situação no curto prazo, mas gera endividamento no médio prazo. O pagamento dos empréstimos significa mais despesas a serem pagas com o mesmo faturamento. Fonte: Beatriz Carvalho, analista de Atendimento Individual ao Empreendedor do Sebrae Minas

• Preveja custos de modo que possam ser reduzidos sem afetar o funcionamento da empresa. • Defina as estratégias de vendas para atingir o volume necessário. • Direcione os esforços para garantir a sobrevivência e o crescimento de seu negócio. Agora, é hora de mudar velhos hábitos que não deram resultados. Começar o ano fazendo registros financeiros irá possibilitar acertar mais nas finanças do que errar. Administrar com mais razão e menos emoção é o mesmo que dizer: administrar com mais profissionalismo e menos amadorismo. Sua empresa vai agradecer mostrando melhores resultados.

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEBRAE MINAS

. 15 . REVISTA VITRINE

(31) 3379-9271

www.sebrae.com.br/minasgerais Regional Sul/Sede – Varginha: (35) 3690-5100 Regional Sul/Microrregião de São Lourenço: (35) 3332-4998


Tendências verão 2017 Fique por dentro de todas as tendências em acessórios para o verão. Símbolo de elegância e feminilidade, as semijoias continuam em alta pelo seu charme, sofisticação e delicadeza dos modelos que se assemelham cada vez mais com as joias. A vantagem é que seu baixo custo torna acessível montar um acervo extenso, permitindo que você disponha de grande variedade de peças para todas as ocasiões. Muito cobiçadas pelas mulheres, as semijoias de qualidade tem grande durabilidade, sofisticação e são hipoalergênicas.

PULSEIRAS DELICADAS

As pulseiras delicadas com microzircônias, fios finos, fecho de gravatinhas são a febre do momento. Ficam bonitas utilizando apenas uma, quando o look exige delicadeza, ou com várias juntas no dia a dia.

COLARES

Nesse verão em especial os colares estão em alta. Colares com duas alturas, fios pendurados na frente e correntes compridas com pingentes grandes. As peças conferem um ar elegante e romântico. As correntes com iniciais de nomes voltam com força total.

PÉROLAS

Sinônimo de elegância permanecem em alta e definem bem o visual, seja à luz do dia como à noite.

RELIGIOSOS

Os crucifixos voltam a fazer sucesso e podem ser usados com qualquer roupa.

AZUL É A COR MAIS QUENTE

Pedras em tons de azul estão com tudo, podendo ser usadas sozinhas, tom sobre tom ou compostas com outras cores.

BRINCOS

Continuam na mesma tendência de 2016, brincos de Microzircônias delicados, médios e bem pequenos para usar juntos em segundo ou terceiro furos. Brincos earcuff e os brincos sofisticados também vão aparacer muito nas revistas de moda.

Na By Griffe semijoias você encontra todos os modelos e novidades que procura. Nossas peças são banhadas com camadas de Prata + Ouro 18 + Ouro 24 (folheadas e banhadas) e são hipoalergênicas. Além da garantia no banho, com 6 e 12 meses, o cliente têm direito a um polimento gratuito das peças. Trabalhamos com locação de acessórios com peças que farão toda a diferença para noivas, daminhas e madrinhas.

ARGOLAS

Foto: Arquivo Pessoal

As argolas maiores também estão de volta, das básicas às mais sofisticadas. As argolas pequenas de microzircônias também são tendência.

ALEXANDRE BENATTI Loja 1: Av. Comendador Costa, 619 Centro Loja 2: Av. Getúlio Vargas, 368 Centro www.bygriffe.com.br bygriffe

. 16 . REVISTA VITRINE


. 17 . REVISTA VITRINE


Pisos Laminados

Os laminados vêm conquistando uma fatia significativa no segmento de revestimentos de madeira para pisos.

.

Uma nova consciência ambiental em relação à utilização de madeira e também a escassez dessa matéria-prima fizeram surgir novas opções de pisos que imitam o material sem causar tantos impactos ambientais, um deles é o laminado.

DICAS PARA QUEM QUER OPTAR PELOS LAMINADOS

Existem vários tipos de pisos laminados – com cores, padronagens e espessuras diferentes – e eles possuem inúmeras vantagens em relação ao piso de madeira maciça.

Os pisos de madeira podem ser divididos em pisos de madeira natural ou pisos laminados: de alta pressão (tipo fórmica) e de alta resistência (tipo flutuantes).

Sonho de consumo da maioria das pessoas que estão construindo ou reformando, os pisos laminados são fáceis de serem encontrados, sua instalação é prática e rápida, o preço do m² é acessível e já vem com acabamento, dispensando aplicação de verniz ou cera.

Os pisos de madeira são feitos a partir de ripas de madeira natural parafusadas (tábuas e assoalhos) no contrapiso ou fixadas com colas asfálticas (tacos).

Quais são os tipos de piso de madeira existentes no mercado?

Por esses e outros motivos deixam qualquer ambiente mais bonito, e os laminados vem se tornando o revestimento mais requisitado. Ele é também antialérgico, bastante resistente e tem um ótimo custo/benefício.

Qual a diferença entre esses pisos?

Os pisos laminados, por sua vez, são fabricados em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único (fórmica). Esse tipo de piso é colado na base com adesivo de contato.

Qual a vantagem do piso laminado em relação ao piso de madeira?

. 18 . REVISTA VITRINE


Menor custo que o piso de madeira, fácil limpeza, antialérgico, confortável em qualquer temperatura, instalação rápida, prática, sem cheiro, barulho ou sujeira. Além de ser ecologicamente correto algumas marcas tem garantia de até 12 anos.

Como deve ser feita a limpeza dos pisos laminados? Deve ser feita com aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido. Eventualmente, a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas do Pratice Limpador de Laminados ou detergente neutro em 1 litro d’água. Outro ponto importante na hora de escolher qual modelo de piso laminado você vai comprar é saber que as cores e formatos influenciam muito na decoração e na sensação que você deseja transmitir. Em ambientes pequenos, escolha sempre tons mais claros, pois eles deixam os ambientes mais espaçosos. Outra dica é instalar placas mais finas e com as linhas na direção da porta. Isso cria uma sensação de amplitude no cômodo. Mas se a ideia é tornar espaços que são muito amplos um pouco mais aconchegantes, então é melhor

utilizar laminados com tons mais escuros, optar por tábuas mais largas e, também, escolher rodapés mais altos, com cerca de 20 centímetros, podendo chegar até 30 centímetros se o pé-direito for alto.

. 19 . REVISTA VITRINE


. 20 . REVISTA VITRINE


. 21 . REVISTA VITRINE


Um esporte de aventura

Escalar uma montanha, Boulder ou mesmo um muro indoor exige bastante força física e resistência muscular, mas ao contrário do que muitos pensam, escalada não se resume a isso. O sucesso em encadenar uma via (completar uma escalada saindo do chão até o ponto mais alto) se baseia fortemente numa grande lista de fatores físicos e mentais. Além de desenvolver habilidades como força muscular, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento aeróbio entre várias outras, a escalada turbina sua função cerebral, pois é principalmente um esporte de solução de problemas. Onde colocar o pé? Para que lado deixar o peso do corpo? Qual agarra é melhor? Para onde eu vou? Por mais exata que seja a via, cada um se sente melhor em algum determinado movimento, e isso só se sabe experimentando, e com a experiência que a prática vai proporcionando. Além de todos os benefícios fisiológicos temos o que na minha opinião diferencia significativamente a escalada dos outros esportes: os benefícios psicoemocionais. O tempo todo, a escalada vai exigir que a atenção esteja no seu máximo e que o aluno aprenda a administrar a ansiedade, a frustação de não conseguir, a humildade em sentir o êxito e logo enfrentar outro problema que coloque à prova todas as suas habilidades, a superação de

si próprio, enfim, ensina lições importantes que se trouxermos para o dia a dia nos tornam melhores alunos, profissionais e cidadãos. Alex Honnold, um dos melhores escaladores da atualidade, disse: “o processo de superar seus próprios medos o tempo todo coloca os problemas diários da vida sob uma nova perspectiva”. O fato da escalada também ser praticada no meio da natureza a torna ainda mais especial. Vários estudos provam a importância da vivência ao ar livre no controle do estresse. Ela ainda abre opções para fazer aquela viagem num roteiro nada convencional, onde a natureza é mais preservada, a cultura é mais viva e o contato mais próximo. O melhor de tudo é que a escalada não é coisa de outro mundo, é acessível a todos que tenham interesse e é menos perigosa do que muitos imaginam. Mesmo assim, a escaçada tem seu risco e deve ser levada com toda a seriedade, como iniciar em um lugar adequado, com instrutor qualificado. A Escola Montê oferece essa estrutura de ensino, em um ambiente controlado, sem riscos, para que os alunos possam aprender tudo que for imprescindível para a prática. A empresa visa agregar toda a preparação técnica, física e lúdica da escalada, oferecendo ativi-

. 22 . REVISTA VITRINE


dades indoor e outdoor, desenvolvendo também o ecoturismo na região.

Foto: Arquivo Pessoal

A Escola Montê está de portas abertas a todos que tenham vontade de se aventurar, dos que queiram uma vida mais saudável aos que tenham interesse em simplesmente se movimentar com qualidade e diversão.

ESCOLA MONTÊ (35) 99919-0564

Rua Ida Mascarenhas Lage, 564 Federal São Lourenço/MG

. 23 . REVISTA VITRINE


Educação Integral

Uma escola atual, que caminha de acordo com as transformações da sociedade e entende as necessidades da comunidade, procura sempre se adaptar às demandas dos novos tempos.

Cardápio balanceado e nutritivo será a nossa proposta.

Hoje, as famílias aumentaram as horas dedicadas ao trabalho, fazendo com que tenham necessidade de matricular seus filhos desde pequenos. Para absorver essa demanda, o Colégio Laser, depois de muito planejamento, abrirá as portas para as crianças de Mini Maternal (2 anos) e Ensino Integral. Uma escola que acolhe crianças tão novas e que participam do Ensino Integral, certamente se prepara para novas oportunidades de interação.

A escola deve se comprometer em proporcionar para seus alunos um ambiente saudável e que reproduza a segurança do lar, e esse aspecto é muito sério. Uma criança de dois anos que se sente insegura na escola enfrentará dificuldades no desenvolvimento da autoestima.

Viver em harmonia com as pessoas e a natureza, respeitando a diversidade do próximo, são os principais fatores que as crianças poderão vivenciar. Ser referência em educação e na formação de cidadãos íntegros tem sido a missão do Colégio Laser Solar dos Lagos, portanto, oferecer à comunidade mais essas duas parcerias nos anima no sentido de reafirmar um trabalho de qualidade, conscientes de que estamos semeando um futuro melhor, mais saudável e cooperativo. Foto: Arquivo Pessoal

O ambiente para o Mini Maternal deve ser permeado de muito amor, aconchego e respeito ao desenvolvimento integral das crianças. O brincar, o contato com a natureza, as artes, as vivências são determinantes para que as crianças apresentem um desenvolvimento pleno das suas funções.

A Educação Integral não é apenas uma modalidade e sim uma concepção e vai além de ser uma opção para a família, ela constitui uma proposta de educação em que serão determinadas quais atividades serão importantes que as crianças desenvolvam, garantindo um aproveitamento total do tempo e espaço da escola. Nesse contexto, o currículo contará com atividades que trarão o desenvolvimento dos aspectos, social, emocional, físico, intelectual e cultural.

Para crianças que permanecem em tempo integral, as atividades devem ser muito equilibradas e estimulantes. O cuidado com a alimentação é um fator importante, para o qual devemos ficar atentos.

ANDREA CASSONE FRANÇA

Professora 1º ano, alfabetizadora, palestrante.

. 24 . REVISTA VITRINE


. 25 . REVISTA VITRINE


. 26 . REVISTA VITRINE


. 27 . REVISTA VITRINE


Audição Social

Propagação da onda sonora

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a expectativa de vida subiu cinco anos entre os anos de 2000 e 2015. Nossa população está envelhecendo atualizada pelos meios de comunicação. Campanhas relacionadas à prevenção da saúde, de um modo geral, contribuem para que os problemas sejam detectados e tratados a tempo.

Micro-aparelho intra-canal quase invisível, do tamanho de uma moeda de 10 centavos

A perda da audição já não é mais motivo de vergonha para a maioria dos usuários; pelo contrário, a necessidade de comunicação eficaz torna necessária a boa audição e, com isso, o tratamento com uso de PRÓTESES AUDITIVAS. A AUDIÇÃO SOCIAL é de extrema importância para a saúde física, mental e emocional, principalmente na terceira idade, onde outras limitações naturais podem aparecer, tornando o indivíduo dependente de terceiros. Nessa fase, as reuniões de família, datas comemorativas e encontros sociais se tornam essenciais para a qualidade de vida do ser humano.

A Audiosonic, empresa com mais de 20 anos no mercado audiológico, presta assistência técnica, adaptação e venda de aparelhos auditivos, acessórios como olivas, micro-tubos, receptores, pilhas, sopradores, desumidificadores, etc. Realiza exames de audiometria clínica e ocupacional, otoemissões (teste da orelhinha) e impedanciometria. Agende sua visita. Marque uma consulta sem compromisso.

Os avanços tecnológicos de nossa época auxiliam a adaptação dos aparelhos auditivos com maior conforto, naturalidade auditiva, respeitando as necessidades individuais de cada usuário. A adaptação do aparelho é gradual, quanto mais tempo de uso, melhor a adaptação do paciente.

Rua Cel José Justino, 688 Sala 21 Shopping Bavária Centro São Lourenço/MG (35) 3339-2350 0800 200 5478

É a tecnologia auxiliando o envelhecimento saudável do ser humano.

www.audiosonic.com.br centroauditivo@audiosonic.com.br

. 28 . REVISTA VITRINE


NOVO

. 29 . REVISTA VITRINE


Parceria no Turismo

Fotos: Átila Naddeo e Diogo Navarro

O CAXAMBUFEST chegou à sua terceira edição. O evento cresceu e o OCEIS (grupo que faz acontecer este e outros eventos na cidade) continua atendendo ao propósito de contribuir ativamente para o desenvolvimento socioeconômico e o fomento da cultura e do turismo em Caxambu. O evento foi possível graças ao apoio de comerciantes locais, da Prefeitura Municipal, do Caxambu Convetion Bureau e da FBHA-CNC. Caxambu se posiciona com atitude e profissionalismo e promete muita prosperidade para 2017, através de iniciativas como esta que recebeu centenas de pessoas de toda a região.

. 30 . REVISTA VITRINE


. 31 . REVISTA VITRINE


Por que dizemos e fazemos coisas que não queremos? A descoberta do inconsciente, por Sigmund Freud no início do século passado, provocou uma reviravolta na ordem das coisas: assim como o sol não gira em torno da terra, a consciência não é o centro do ser humano... “A consciência é serva do inconsciente”, assim, Freud revelou ao mundo que a mente humana se divide em dois sistemas: o sistema consciente e o sistema inconsciente. É o nosso consciente que nos faz pensar que tudo sabemos, como formulou o filósofo Descartes: “Penso, logo sou”, por acreditar ser o nosso consciente o senhor da nossa existência.

Os sintomas podem se apresentar com várias faces, pois a sua formação acompanha a cultura de uma época e a singularidade de cada pessoa. A sociedade hoje cultua a liberdade e o direito de escolha e, apesar do forte apelo à alegria, diversão e festas, frequentes nas redes sociais, o sintoma predominante no momento é a “depressão”. Contudo, muitas das pessoas que se intitulam “deprimidas”, na verdade passam por momentos de tristeza que, como a alegria, faz parte da vida, ou são lutos devido a alguma perda. O quadro clínico da depressão é de outra ordem.

Porém, somos comandados por outro sistema, pelo inconsciente, “... o outro eu mesmo que me faz querer coisas contra o meu querer, que me faz dizer coisas que quero calar, que me faz sonhar sonhos loucos ...” Assim nos traz o psicanalista Antônio Quinet, e prossegue: “... O Eu consciente é o que queremos no posto de comando, mas a sua vontade é súdita, pois é o desejo que impera, é o desejo que é imperador, é imperativo...”

O Ego, outra parte da nossa mente, está ligado à nossa imagem corporal, é ele que faz a intermediação entre o nosso mundo interno e o mundo externo. Preserva a nossa saúde mental – diante de uma situação muito ameaçadora, de dor, sofrimento ou vergonha insuportável, é ele que “filtra e joga” a ideia ameaçadora para o inconsciente. Temos também o Superego, nossa consciência moral, um “vigilante” incansável, até mesmo dos nossos pensamentos. Assim, as partes responsáveis por estas diferentes funções compõem o nosso psiquismo, partes estas que, quase sempre, discordam entre si. Daí nossos frequentes conflitos internos... que tanto nos atormentam e afligem!

Trata-se do desejo interno, inconsciente! Este desejo não diz respeito à escolha consciente, não passa pela nossa vontade ou preferência. O desejo inconsciente é aquele desconhecido da nossa consciência, uma espécie de “motivação vibrante e determinada”, que vem de dentro para fora e nos toma por inteiro, como um motor a nos mover pela vida, nos impulsionando a seguir em frente, a despeito dos obstáculos, ao encalço de um mais além... Como na música: “... A gente não quer só comida/ a gente quer comida/ diversão e arte...”

A proposta clínica da psicanálise consiste, justamente, em desvendar tais conflitos a partir de conteúdos que emergem do inconsciente. Este dispositivo se diferencia dos outros métodos psicoterapêuticos, por consistir num processo que, para além do alívio dos sintomas, se dispõe a trabalhar na construção de uma verdade de cada pessoa em tratamento.

Porém, o nosso funcionamento mental é bem mais complexo. Freud percebeu que a nossa mente, além de ter um lado consciente e outro inconsciente, também é composta por outras partes. Uma delas, totalmente inconsciente, funciona segundo o princípio do prazer, seu objetivo é sempre obter satisfação; a única maneira de conhecer o seu conteúdo é indiretamente, através da decodificação das formações do inconsciente que irrompem bruscamente nos lapsos de linguagem, atos falhos, esquecimentos, trocas de nomes próprios e palavras e, também, nos sonhos e sintomas.

. 32 . REVISTA VITRINE

REGINA LÚCIA DIAS VILLELA

CRP – MG : 13.367 Psicóloga - Psicanalista Especializada em Psicanálise: teoria e clínica; Geriatria e Gerontologia Av. Dom Pedro II, 292 - sala 907 São Lourenço (35) 99890-9596 (35) 99191 - 9596

Foto: Arquivo Pessoal

QUE DESEJO É ESTE QUE IMPERA E TAMBÉM É IMPERATIVO?


. 33 . REVISTA VITRINE


NEGÓCIOS

Consórcio Imobiliário A representação Furtado & Faria Negócios Imobiliários foi criada em 29 de Julho 2010 por Rogério Marques Furtado e sua esposa Rafaella Faria Furtado, na cidade de São Lourenço – MG. Rogério atuava à três anos como profissional de vendas de consórcios em uma Concessionária de Motos na cidade de Três Corações e Rafaella atuava no departamento de garantia de uma Concessionária em Três Corações, MG. O casal muito empenhado no alcance das metas e na realização de seus sonhos, sempre buscavam o crescimento como profissionais no mercado de trabalho. Rogério foi convidado pelo Gerente de Negócios da Rodobens Maurílio Neves Lanziotti a se tornar um representante da Rodobens Consórcio, ao conhecer os produtos e a empresa o casal iniciou o processo de cadastro e logo que foram aprovados iniciaram os trabalhos com vendas de consórcio da Administradora em São Lourenço, trabalham apenas com consórcio e são Representantes exclusivos Rodobens Consórcio, desde o primeiro ano a representação é qualificada no programa Qualy da Rodobens e premiada pela administradora, o que traz vários benefícios aos seus clientes. Com o intuito de oferecer o melhor atendimento aos seus clientes o casal trabalha de forma alinhada: Furtado atua nas vendas e Rafaella cuida da liberação de crédito e da administração do escritório.

RODOBENS Com 50 anos de experiência, a Rodobens Consórcio é uma empresa que tem como visão de negócio ser inovadora, eficiente e comprometida com os ideais e anseios de seus clientes e parceiros. A sua missão é dar acesso a garantia de uma vida melhor aos consorciados e parceiros, agregando valores aos seus negócios e estimulando o talento de seus colaboradores. Desde a sua fundação é associada à ABAC, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, o que faz da Rodobens Consórcio uma empresa sólida, com décadas de muitas histórias e relacionamentos com seus clientes. A Rodobens Consórcio, uma das 100 maiores organizações empresariais do país, preenche todos os pré-requisitos e cumpre as determinações exigidas pelo Banco Central do Brasil para atuar na modalidade de consórcios, o que garante maior segurança, tranquilidade e qualidade de negócios aos seus

clientes e parceiros.

PRINCIPAIS PRODUTOS: Consórcio de Automóveis,Caminhões, Imóveis, Motos e Serviços.

CONSÓRCIO IMOBILIÁRIO Eu Furtado e minha esposa nos sentimos orgulhosos em falar um pouco mais desse produto, pois foi através do consórcio imobiliário Rodobens e graças a Deus estamos realizando um grande sonho , a construção de nossa casa própria. A Rodobens Consórcio é pioneira nessa modalidade, o primeiro consórcio de imóvel foi criado em 1991 e desde então a Rodobens tem inovado a cada dia nesse seguimento. Hoje, possui créditos de 70 mil até 700 mil, o que aumenta o poder de aquisição de compra do imóvel. Como funciona o consórcio imobiliário Rodobens? Você escolhe o valor da carta de crédito e o prazo de pagamento que melhor encaixar no seu orçamento - não é necessário aprovação do cadastro para fazer o consórcio, você paga a mensalidade do plano e tem direito a participar da assembleia do grupo, onde são contemplados 03 participantes por mês de acordo com o saldo do grupo, sendo 01 por sorteio, 01 por lance fixo e 01 por lance livre. Após ser contemplado, o cliente tem a carta de crédito disponível para comprar ou construir um imóvel residencial ou comercial. Eu já tenho um imóvel, eu posso fazer o consórcio para comprar outro imóvel? Sim, o consórcio imobiliário é indicado para quem deseja comprar o primeiro imóvel e para quem deseja aumentar o patrimônio e ter uma renda complementar no futuro. O investimento em imóveis é muito seguro e rentável. Qual a diferença entre o CONSÓRCIO imobiliário e FINANCIAMENTO imobiliário? O CONSÓRCIO imobiliário é uma opção de compra programada, não possui cobrança de juros e não é necessário ter entrada para iniciar um consórcio. No consórcio, o participante paga uma taxa de administração, concorre através de sorteio e tem opção de ofertar lance para antecipar a contemplação. No FINANCIAMENTO, o Banco exige entrada de 10% à 50% do valor do imóvel, comprovação de renda. No financiamento, tem cobrança de juros e depende do crédito ser aprovado.

*Fonte: https://representante.rodobens.com.br/furtadoefaria

. 34 . REVISTA VITRINE


Se for contemplado e não encontrar o imóvel de imediato, perco a contemplação?

responsável por encaminhar ao departamento responsável e fará a liberação da próxima etapa

Não, você tem o tempo que for preciso, pode escolher o imóvel com calma, e o crédito da cota contemplada passa a ter um rendimento mensal que pode ser igual ou superior ao rendimento de poupança, aumentando seu valor do crédito. Posso comprar o terreno com a carta de crédito e usar o restante para construção?

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS • Pode usar 30% do crédito para dar lance, e parcelar em 4x. • Pode diluir 50% do lance nas parcelas e usar 10% do crédito para pagar despesas de cartório (escritura)

Com a carta de crédito imobiliário, você pode usar parte para comprar o terreno e o restante do crédito para construir, desde que apresente o projeto aprovado pela Prefeitura, se o valor do crédito não for suficiente, você poderá fazer uma nova carta de crédito Rodobens para completar a construção.

• Lance Fixo de 30% • Grupo exclusivo de R$ 450 mil a R$ 600 mil (prazo de 144 meses ou inferior) tem direito a viagem com tudo pago pela Rodobens, destinos Praia do Forte/ BA ou Serras Gauchas/RS.

Foto: Arquivo Pessoal

Na construção, é preciso que um engenheiro da Rodobens acompanhe o andamento da obra para liberar as etapas da construção? Construindo com a carta de crédito imobiliário Rodobens não há necessidade desse acompanhamento. Basta que a cada etapa concluída, fotografe a obra e envie para o representante Rodobens que ficará

ROGÉRIO MARQUES FURTADO RAFAELLA FARIA FURTADO

. 35 . REVISTA VITRINE


Maravilhas de Natal Por: Cinthia Campos

Semijoia com cara de joia é a marca registrada da Relojoaria Maravilha. Quem segue nossas publicações no Facebook e no Instagram sabe bem do que estamos falando. Selecionamos as peças mais incríveis dos melhores fabricantes de semijoias do país para ter a certeza de que aqui você encontrará o acessório perfeito para luzir aquela roupa especial de fim de ano e também presentear com estilo e qualidade. Pedras coloridas, cravações de microzircônias e acabamento fino são itens que não faltarão nas nossas vitrines. Os tradicionais banhos de ouro amarelo e ródio branco também têm presença garantida nas nossas lojas. Para aqueles “looks” que combinam com peças mais arrojadas já recebemos peças com banhos de ródio negro, bronze e rosê. E para você que adora presentear com mimos, mas quer bom preço, teremos brincos folheados a partir de R$10,00. Vai dizer que isso não é uma maravilha?

Lançamento Orient. Estojo com troca de pulseiras. Disponível no dourado e prateado.

Aliás, cor é o que não vai faltar neste verão. É o que indica a coleção dos óculos espelhados da marca mais tradicional do mundo: a Ray-Ban oferece mais de 20 cores diferentes do seu clássico Aviator, no retrô Round Metal, no sofisticado Club Master e nos novos Gatsby e Hexagonal. Quer saber mais? Siga-nos no Instagram e no Facebook pela #namaravilhatem. Ouça nossas promoções toda sexta-feira na Blitz Maravilha na rádio Estância FM.

Lançamentos semijoias banho de ouro amarelo e ródio branco.

Para quem busca o presente clássico, a opção continua sendo o relógio! A “joia do homem” faz bater mais forte o coração daqueles que têm o acessório como preferência. Tradicionalmente a casa mais famosa de relógios em São Lourenço está recheada de novidades para todos os gostos. Dos clássicos aos esportivos, passando pelas linhas fashion com braceletes que mais parecem uma joia. Uma dica Maravilha: aposte no fundo azul, tanto para peças masculinas quanto femininas. Eles são sucesso nas grifes importadas mais luxuosas do mundo e você vai encontrar opções das marcas Orient, Technos, Champion, Euro e Mondaine com versões belíssimas. Os fundos coloridos são a grande tendência de 2017.

. 36 . REVISTA VITRINE

Manuella Miguel foi clicada por Pablo Murad e maquiada por Janaína Chaib . A bela usa Ray-Ban Aviator verde espelhado e semijoia com banho de rodio negro

Dom Pedro II, 430 Em frente a Igreja Matriz (35) 3331-1181 Av. Getúlio Vargas, 193 (35) 3332-3361 relojoaria_maravilha Relojoaria-Maravilha


. 37 . REVISTA VITRINE


. 38 . REVISTA VITRINE


. 39 . REVISTA VITRINE


As festas não serão mais as mesmas

Conhecido por ser a bebida da alegria, o chope além de refrescante tem como um de seus maiores a reunião de Em todo o mundo, símbolos as cervejas artesanais estão inseridas em um contexto bem amplo. Sustentabilidade, pessoas, a celebração da amizade e deprodutos datasorgânicos, importantes. apoio local, ecologia, causas

O Chope é uma bebida perfeita, pois agrada a todos os paladares, reduzindo as chances de erro na escolha do cardápio. Quando o foco é oferecer algo que surpreenda os convidados, ele é aposta certeira. A bebida, que é uma cerveja sem pasteurização, servida em barris sob pressão, tem grande relevância histórica e cultural e com o ressurgimento das microcervejarias, passou a fazer parte de pequenas reuniões em casa até grandes casamentos.

O GRANDE DIFERENCIAL As opções para as bebidas da festa são muitas, mas o grande diferencial das comemorações é o de “beber menos e melhor”. O chope artesanal é um produto elaborado, inovador e de qualidade superior aos de massa.

sociais, artesanato, dentre várias outras coisas que, juntas, formam uma rede de produtos, conceitos, valores e sentimentos para além da cerveja e que convergem em uma única coisa: qualidade. Em uma reunião de pessoas, não importa de que tamanho, esse cuidado com a bebida servida salta aos olhos e vira a estrela da festa.

Em São Lourenço, o empresário Leonardo Couto, responsável pela Circuito das Cervejas, e por grande parte da implantação de uma cultura cervejeira local, vai além do barril. O serviço leva para o seu evento os barris com várias opções da bebida em toneis decorativos, um

. 40 . REVISTA VITRINE


Mantrap Yellow trap: Estilo Blond Ale. Remete a notas de frutas amarelas e com pouco amargor. Cerveja Circuito das Cervejas: Estilo Bohemian Pilsner, uma pilsen com mais amargor.

profissional uniformizado tipicamente alemão com canecas de vidro personalizadas que prepara as chopeiras, serve e desmonta todo o aparato no final.

CIRCUITOS BEER TRUCK & BEER HOME A Circuito das Cervejas possui um BeerTruck, um simpático veículo adaptado com duas chopeiras, indicado para lugares com fácil acesso do veículo próximo aos convidados, e que geralmente se transforma no maior atrativo da festa.

Você escolhe o que melhor agradar seu paladar ou conta com uma consultoria especializada de um sommelier pra auxiliar no que melhor vai harmonizar com seu menu. O serviço não tem custos adicionais para São Lourenço ou cidades com até 50 km de distância. Agende sua data e comemore com qualidade. Quando não há espaço para o carro, a opção são as chopeiras elétricas Tchecas cromadas compactas, indicadas para locais fechados, como apartamentos, salões de festa etc. Independentemente do formato as opções de chope artesanal são várias: Kud Tangerine: Estilo Witbier, trigo com raspas de casca de laranja e coentro. Refrescante e de fácil aceitação. Kud Kashimir: Estilo English IPA. Chope caramelizado com amargor acentuado, indicado para grupos de bebedores que já conhecem o estilo.

CIRCUITO DAS CERVEJAS Av. Comendador Costa, 603 Centro São Lourenço/MG (35) 3331-7286 (35) 98817-4019

Falke Pilsen: Estilo pilsen leve, puro malte.

www.bebendocomqualidade.com.br

Falke Red Baron: Estilo vienna lager, puro malte, caramelizada.

circuitodascervejas

. 41 . REVISTA VITRINE


Aventura e Superação Fotos: Studio Pássaro - Stess Panissi

São Lourenço sediou no último mês dois eventos esportivos que firmam a cidade como um lugar realmente pra se viver bem. Entre eles, o Primeiro Desafio Interno TRFisio, que realizou uma competição entre os alunos em clima de família e superação. O box passa a ser o primeiro CROSSFIT OFICIAL de São Lourenço, com a filiação do coach Alexandre Furtado pela CrossFit Affiliate USA.

. 42 . REVISTA VITRINE


Fotos: Studio 360º

O outro aconteceu dia 22 de outubro, o Fibra Night Run, corrida noturna dentro do Parque das Àguas, realizada por Ibram Ortiz, contou com 150 atletas de várias cidades do Brasil.

CONTATOS: Ibraim Orzi (35) 99226-6596, Alexandre Furtado (35) 98886-1904. Albúm completo no site vitrinesuldeminas.com.br

. 43 . REVISTA VITRINE


A feminilidade invadiu a estação fuchicboutique

Sensíveis aos desejos do universo feminino, as irmãs Fernanda e Ticiana Flori renovaram o espaço físico da FuChic, reforma que deixou tudo mais bonito e aconchegante. Também tem novidades no mix de produtos, que traz a Coleção Verão 2017. A coleção vem com as peças mais bonitas das marcas tradicionais que a loja revende, como Maria Filó, DressTo e os sapatos da incrível Dumond e inova com Moda Praia da super LaBamba, com acabamento de primeira em modelagens, estampas e acessórios exclusivos e com várias opções para festas. Bijous e bolsas também são parte da coleção. E o melhor, algumas peças - como esse macaquinho de organza na cor marsala, tem preços ótimos, a partir de R$ 126,00 e os biquines a partir de R$ 144,00. A loja fica na Av. Dom Pedro II, lojas 7 e 8 bem no Centro de São Lourenço. FICHA TÉCNICA: Modelo Rafaela Olímpio, Cabelo & Make Cabelaria, Fotografia Bem Me Quer, Óculos Óticas Maraviha

. 44 . REVISTA VITRINE


. 45 . REVISTA VITRINE


A relação médico paciente “O bom médico trata a doença, o grande médico trata a pessoa que tem a doença”. - Sir William Osler A sociedade moderna vive uma crise de identificação entre o desenvolvimento científico e tecnológico e a humanização no cuidado à saúde, o que gera um grande desgaste na relação médico-paciente.

fiança mútua que cria um relacionamento sustentável. Daí a importância de ter o seu médico, seja clínico, cardiologista, ortopedista, cirurgião, pediatra, ginecologista, neurologista, endocrinologista, etc.

A tecnologia deve ser usada com parcimônia, sendo imprescindível para gerar segurança e qualidade no cuidado à saúde, mas o médico deve estar voltado para as pessoas, interessado pelos problemas delas, prestando um cuidado humanizado. Esta preocupação se inicia antes do curso de Medicina. Essa postura vem da sua vivência de valores nos diversos ciclos de sua vida e deve estar incorporada às relações, para que aconteça uma mudança de atitude. Os currículos das escolas de profissionais de saúde têm que se aprofundar nas técnicas de comunicação, pois são falhas de comunicação as maiores responsáveis pelo desgaste de nossas relações médico-paciente.

Este profissional deve, juntamente com você, vivenciar os problemas e resolver a maioria deles. Se necessário, lhe encaminhará de modo mais assertivo ao especialista ou serviços de saúde dos quais você realmente necessita. Para que os resultados sejam obtidos é fundamental que uma relação de responsabilidade seja firmada entre as partes. Eu te cuido e você se cuida. É o empoderamento do cliente.

Cada um de nós tem um sentido e um propósito de vida. É fundamental que os encontremos e quando isso acontece consequentemente estamos trilhando o caminho da felicidade – objetivo final de todo ser humano. A felicidade plena tem que ser compartilhada, geral e irrestrita. A qualidade de vida que eu daria como sinônimo de felicidade tem no estado de saúde um viés importantíssimo. Um estado de saúde equilibrado depende de:

a) Acesso facilitado aos serviços de saúde b) Longitudinalidade (o acompanhamento durante todo o ciclo de vida) c) Integralidade (abordagem integral da pessoa por equipe multidisciplinar) d) Coordenação do cuidado à saúde (equipe) Deve ser levado em conta que envolver pessoas em decisões sobre sua saúde e cuidados de saúde é relevante para todos os profissionais da área em todos os cenários. Alcançar um verdadeiro cuidado centrado na pessoa através dos serviços de saúde requer a transformação dos sistemas, bem como das atitudes.

20% Fatores genéticos 30% Fatores Ambientais 10% Sistema de Saúde Como vimos, este equilíbrio de nosso estado de saúde e consequentemente de nossa qualidade de vida depende de um relacionamento consistente da equipe de saúde/pessoas. Esta relação tem que ser vivenciada e não simplesmente representada. Um ator que vivencia um ato nos emociona. Aquele que apenas representa nos toca superficialmente. No momento que nós peregrinamos de médico em médico, ou serviços de exames complementares, isto significa que estamos tomados por uma grande frustração. Este cenário nos induz a uma busca de novas/velhas alternativas.

“Uma determinada enfermidade (disease) é o que todos com esta patologia têm em comum, mas a experiência sobre a doença (illness) de cada pessoa é única”. Wiliam Osler Foto: Arquivo Pessoal

40% Hábitos saudáveis

A relação médico-paciente é uma relação de con-

As faculdades de Medicina iniciam uma mudança no atual modelo e buscam introduzir um novo modelo de saúde, que prioriza:

DR. GABRIEL DIAS PEREIRA FILHO

Médico Pediatra com especialização em Cirurgia Infantil, MBA em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde, Extensão em Empreendedorismo e Inovação e MBA em Atenção Integral à Saúde pela Fundação Unimed. Atual Presidente da Unimed Circuito das Águas e membro do Comitê de Atenção Integral à Saúde da Unimed do Brasil (CAS) desde 2012.

. 46 . REVISTA VITRINE


. 47 . REVISTA VITRINE


Quem são os prefeitos eleitos da nossa região SÃO LOURENÇO: Célia Shiguematsu Cavalcanti Freitas Lima, 51 anos, nascida no interior de São Paulo, esposa de Tenório Cavalcanti, é mãe de dois filhos: Hydeckel, 26 anos, e Daniel, 24, ambos engenheiros. Formada em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo ESPM. É a primeira mulher eleita prefeita de São Lourenço. Logo após o casamento, mudou-se para São Lourenço quando pouco tempo depois o marido foi eleito vereador. Daí por diante Célia, vinda de uma família de empresários, muito distante do mundo político, começou a se envolver na vida pública. Nos mandatos de Tenório como Prefeito, ela sempre esteve presente. Primeiro atuando como voluntária na Secretaria de Ação Social, depois como Presidente do SAAE e também na função de Secretária de Educação. Tomando assim conhecimento da Administração Pública. “Vislumbro a política como uma maneira de realmente você fazer o bem a uma comunidade, com toda a responsabilidade, e poder concretizar ideias e projetos. É como uma missão”, afirma Célia. Idealizou sua candidatura à prefeitura com o objetivo de algo novo: uma visão feminina para a política. Ao vencer a eleição e já entrar para a história da cidade como a primeira mulher eleita para a prefeitura, sabe que tem uma tarefa de grande responsabilidade, que vai além da administração pública, que é a de representar e honrar as mulheres. As reuniões para a transição da administração foram iniciadas desde 3 de novembro e perdurarão durante todo mês a fim de fazer um levantamento das principais questões internas, para que não haja interrupção dos serviços básicos de nenhum setor. Ela acredita que os primeiros meses serão de organização, para que possa estruturar e colocar em prática seu plano de governo. Um exemplo é a integração entre as secretarias, que ela considera muito importante. “Educação, Saúde e Gestão Social precisam trabalhar de forma integrada, otimizando esforços, recursos, atingindo dessa maneira os objetivos mais rapidamente”, diz Célia. Segundo a Prefeita a saúde pública terá o cuidado que merece, trabalhando uma gestão profissional e utilizando as verbas para esta secretaria de forma mais eficiente, onde os recursos são cada vez mais escassos. Para ela, a educação é também um ponto fundamental, tanto o funcionalismo quanto os alunos devem ser valorizados. A gestão participativa é ponto primordial: “quando a sociedade participa, se torna coadjuvante, opina

e ajuda o administrador público. Os projetos como um todo precisam ser contínuos para que a longo prazo se concretizem”, afirma. Falando um pouco sobre turismo e empreendedorismo, Célia diz que valoriza as pessoas que tem elevado o nome da cidade a com recursos e esforços próprios. A Prefeita acredita que São Lourenço não é só uma cidade turística. O comércio cresceu, hoje é referência na microrregião, mas poderia estar mais desenvolvido. Esclarece ainda que o poder público precisa apoiar os empreendedores, comerciantes com o intuito da criação de novos postos de trabalho. A curto prazo, ela já idealizou trazer o máximo de eventos possíveis para a cidade e criar a Secretaria de Indústria e a Comércio e a Secretaria de Turismo para que possamos retornar ao mapa turístico nacional. Ao final do de seu mandato, Célia Cavalcanti diz que deseja ser lembrada com carinho, deixar registrado seu trabalho e comprometimento e o que ela se propôs a fazer em prol de uma cidade melhor, com humanidade, procurando olhar as necessidades de toda a população. Atender a todos é sempre uma tarefa difícil, diz a Prefeita, mas garante que vai trabalhar com afinco para cumprir seu dever, com responsabilidade, acima de tudo. Encerra dizendo que pede a Deus direção espiritual para conduzir sua atuação frente à prefeitura, com a responsabilidade de fazer o bem e estar próxima daqueles que precisam. “Acredito que juntos, em um governo participativo, possamos construir algo melhor para nossa São Lourenço.”

. 48 . REVISTA VITRINE


CAXAMBU: Advogado e empresário, Diogo Curi tem família e história construídas em Caxambu. Na sua trajetória sempre participou ativamente de diversos projetos em prol da cidade e acabou entrando para a política.

LAMBARI: O Prefeito de Lambari, Sérgio Teixeira, 55 anos, é formado em Administração de Empresas e é empresário do setor de inox e cafeeiro.

“Acreditamos que Caxambu é possível, e por isso decidimos unir nossa vontade e experiência para trabalhar por essa cidade que tanto amamos. A população caxambuense depositou em nós toda a sua esperança, nos honrando com 49,73% dos votos diante de 7 opções de candidatos. Isso não só legitima nosso governo, como nos dá uma responsabilidade ainda maior perante a sociedade. E nós iremos juntos resgatar o orgulho de ser caxambuense e devolver o sorriso no rosto de cada cidadão. Vamos virar a página e começar a escrever uma linda história onde o povo é o protagonista. Vamos juntos fazer de Caxambu o melhor lugar para se viver!”, declara Diogo.

Sergio Teixeira foi reeleito a prefeito com 7.247 votos (59,21%). Sua administração e do seu vice Dr. João Paulo destacou-se pelo equilíbrio financeiro da gestão pública e pelo compromisso e seriedade em executar diversas melhorias em todos os setores da prefeitura. Graças à seriedade da sua administração foi possível manter o equilíbrio financeiro e, com isto, ter a documentação em dia, possibilitando à Prefeitura possuir todas as certidões negativas necessárias para cumprir as exigências legais com os contratos e convênios firmados.

A Revista Vitrine convidou todos os prefeitos eleitos das cidades onde a revista é distribuida mas nem todos retornaram nossas solicitações. Agradecemos em especial a Celia Shiguematsu Cavalcanti, Sérgio Teixeira e Diogo Castro.

. 49 . REVISTA VITRINE


Sem rótulos, com afeto

Uma alimentação baseada em princípios éticos e com muito sabor é sim possível. Por: João Carvalho

Quando o prato é servido acontece a magia: a comida é deliciosamente incrível, a combinação de cores e sabores é dificil de encontrar em qualquer lugar. Realmente uma experiência gastronomica pelo preço de uma refeição comum. O público é bem variado, mas tem um ponto em comum: todos buscam por saúde, todos estão procurando se alimentar de forma correta, sem venenos, não importa se com ou sem proteínas, mas principalmente com a certeza de que, naquele prato, não há nada que possa comprometer o corpo a curto ou longo prazo.

Falar de alimentação e dietas, hoje em dia, é um terreno espinhoso. Existem muitos rótulos e as pessoas se agarram a eles como se fossem partes vitais de quem são. Dieta isso, dieta aquilo… e corta carne, corta glúten, corta carboidrato… é tanta gente pensando no que excluir que é um alento quando alguém busca se pautar mais pelo que se pode acrescentar. Esse é o caso de Cecília Marvulli e seu Sopa de Pedrinhas, um pequeno e encantador bistrô localizado no centro de São Lourenço. O conceito de bistrô é baseado em refeições simples e ao mesmo tempo muito saborosas. Esse conceito é plenamente aplicado no Sopa de Pedrinhas que no jantar tem opções novas e interessantes a cada noite, divididas entre sopas, tapiocas e panquecas, além de deliciosas sobremesas. Já no almoço, Cecília busca fazer o que chama de “PF ético”: um prato único por dia, feito sempre com os ingredientes mais frescos que encontra. Não há cardápio fixo pois ele depende do que está na época, do que chegou no fornecedor com frescor e sem agrotóxicos. Ela também usa ervas e temperos para adicionar mais sabor e dar uma cara mais autoral e artesanal a seus pratos.

DA ITÁLIA PARA SÃO LOURENÇO Cecília nasceu numa cidade ao sul da Itália. Depois de adulta, passou a trabalhar como estilista de moda infantil em Paris. Desgastada com o estilo de vida na Europa, marcou uma viagem para o Brasil, chegando inicialmente em Pernambuco. Logo se apaixonou pelo país. São Lourenço foi apresentada pelo amigo de infância, o também chef Ignazio Schino. Aqui, ela se encontrou na cozinha, onde aplica seu background como terapeuta holística para criar pratos usando conceitos da cromoterapia, entre outros fatores. Não deixe de conhecer o Sopa de Pedrinhas, não importa que tipo de “comida” seja a sua preferida... a de lá é especialmente “boa” e comida boa hoje em dia não se encontra em qualquer lugar!

Tanto no almoço quanto no jantar, é a própria Cecília quem atende seus clientes, acrescentando uma pitada a mais de simpatia. Ela conta que pretende, com seu restaurante, implantar o que os franceses chamam de “culture légumière” (cultura dos legumes): uma valorização dos ingredientes vegetais, incluindo aí algumas variedades pouco usuais na cozinha dos brasileiros para ampliar o horizonte nutricional e de sabores de quem passa por ali, tudo isso sem glúten. O bistrô tem uma atmosfera muito especial, possui detalhes cuidadosos e dá a sensação de que tudo é feito com carinho.

Rua Cel Ferraz, 136 Centro São Lourenço/MG (35) 98701-1036 (Oi) (35) 99157-4359 (Tim) sopadepedrinhas ceciliamarvulli

. 50 . REVISTA VITRINE


Acontece

Fique por dentro do que acontece na nossa região

09 A 11 DE DEZEMBRO FOOD TRUCK BAEPENDI FESTIVAL

Cidade: Baependi - Praça Monsenhor Marcos Horário: a partir das 17:00hs Organização: Prefeitura Municipal de Baependi

02 A 04 DE DEZEMBRO 2º ENCONTRO DO FUSCA AMIGOS E VIOLA Cidade: Cristina Local: Parque de Exposições Organização: Departamento de Cultura e Turismo

. 51 . REVISTA VITRINE


. 52 . REVISTA VITRINE

Revista Vitrine - 27ª Edição  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you