Revista Rações Zêzere - Maio 2024

Page 1

Notícias

Edição n.º 17 - maio de 2024 - QUADRIMESTRAL

Estimado parceiro, Vivemos hoje um período de elevada instabilidade, por um lado os conflitos que teimam em prologar-se e ameaçam alastrar-se a novas geografias e por outro lado os impactos destes conflitos e das alterações climáticas que cada vez mais assumem dimensões de catástrofe. Ambos impactam negativamente o nosso setor e obrigam a aumentar a nossa resiliência e nossa capacidade de superação.

Por outro lado, temos uma obrigação crescente, com o reforço da Sustentabilidade, esta assume um papel cada vez mais importante não só para o futuro das empresas, mas também para o futuro da sociedade, e na Rações Zêzere estamos empenhados em garantir que a nossa utilização de recursos é rigorosa e eficiente e não comprometerá o futuro. Para isso contamos com o contributo de todos, colaboradores, clientes, fornecedores e restantes stakeholders, pois apenas com a vossa ajuda poderemos melhorar e reforçar este nosso compromisso.

Por último agradeço o vosso empenho e dedicação e acredito que juntos conseguiremos alcançar todos os objetivos que temos traçado e que sabemos são bastante ambiciosos.

NOTÍCIAS

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de Março assinalou-se o Dia Internacional da Mulher, tendo lugar um almoço de convívio.

Celebramos a força, a coragem e a resiliência das mulheres, em especial das nossas.

No coração da terra, ela nasce, Uma força antiga, uma luz que brilha. Com a graça de uma flor, ela floresce, E com coragem, seu caminho trilha.

Plantação de Medronheiros

Formação Rações Zêzere

No dia 10 de Abril decorreu nas instalações da Sanipina (foto à esquerda) e Desafio transparente (foto à direita) uma ação de formação aos respetivos colaboradores. Esta iniciativa irá potenciar um melhor aconselhamento aos seus clientes.

Foi com enorme satisfação que a Rações Zêzere, a PetMaxi e os Alunos e Professores da ESC de Ferreira do Zêzere se juntaram para celebrar este dia com uma medida de grande impacto, realizar a plantação de 500 medronheiros. Um compromisso de sustentabilidade e de preservação da flora local, que em conjunto foi possível concretizar. Estas iniciativas traduzem o crescente reconhecimento da importância vital que a plantação de árvores assume, por parte da sociedade em geral.

Materiais para valorização de resíduos

Em 2023 a Rações Zêzere teve uma recolha para valorização de resíduos de 92.64 toneladas, sendo:

• Materiais impróprios para consumo – 18.3 toneladas

• Papel e Cartão – 10.92 toneladas

• Plásticos – 14.10 toneladas

• Madeira – 38.9 toneladas

• Sucata metálica – 10.42 toneladas

Luís Guilherme Diretor Geral

SUSTENTABILIDADE

Os 5 R’s da Reciclagem

A regra dos 5 R’s da reciclagem são práticas fundamentais para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. Esta prática está patente no nosso ADN desde a nossa fundação, sendo um dos lemas da empresa.

Através dos 5 R’s da reciclagem, é possível diminuir a quantidade de resíduos produzida pela nossa atividade, seja ela direta ou indireta, evitando assim a poluição do solo, da água e do ar.

Algumas medidas podem ser adotadas para promover as boas práticas de gestão de resíduos e a reciclagem, incluem a separação de resíduos recicláveis, a utilização de produtos reutilizáveis, a compra de produtos com embalagens sustentáveis e a conscientização da população sobre a importância dessas práticas. É importante que estejamos conscientes destas práticas e é nosso dever reeducar e promover regras de boa conduta visando a proteção do meio ambiente e a promoção de um planeta mais sustentável para

as futuras gerações. Para tal a Rações Zêzere, anualmente sensibiliza os seus colaboradores em parceria com a Sociedade Ponto Verde, adquire produtos de baixa pegada carbónica e utiliza as melhores praticas disponíveis de marketing para o efeito. Além do mais, estamos conscientes da nossa pegada e para tal, melhorámos as nossas embalagens tanto na quantidade de matéria-

EVENTOS

Por onde andámos

No primeiro quadrimestre do ano de 2024, marcámos mais uma vez presença na AgroBraga e na OviBeja.

Se é nosso cliente e gostaria de divulgar as marcas Zêzere na sua zona de atuação, fale com o seu comercial ou envie e-mail para marketing@racoeszezere.com

CLIPPING

Revista Lacticoop

-prima como no tipo de produção da mesma. Otimizando ainda as embalagens de modo permitir diversos usos após o seu fim principal.

1 | Reduzir - reduzir o consumo de recursos naturais através da reutilização de materiais recicláveis;

2 | Reaproveitar - dar uma nova vida a objetos descartados transformando-os em novos produtos;

3 | Recolher - coletar resíduos recicláveis separadamente para facilitar o processo de reciclagem;

4 | Reciclar - transformar materiais recicláveis em novos produtos através de processos específicos;

5 | Repensar - pensar em alternativas mais sustentáveis e ecológicas no momento da compra e do descarte dos produtos.

56ª Agro Braga 21 a 24 de Março

A Rações Zêzere está em destaque na revista Trimestral do distribuidor Lacticoop.

Sabia que...

INFORMAÇÕES ÚTEIS

... este símbolo pode ser encontrado nas nossas embalagens e reflete a imagem das Rações Zêzere?

Sem matérias-primas de qualidade, não é possível ter um produto de excelência. Este princípio é a chave do sucesso dos nossos produtos.

Todas as matérias-primas são analisadas no momento da recepção por forma a garantir que cumprem rigorosamente os parâmetros estabelecidos.

O Controlo da Qualidade abrange ainda o produto final, garantindo que este cumpre com o nível de excelência a que habituámos os nossos clientes.

... os coelhos são mestres na arte da reprodução rápida?

Em 30 dias, as nossas coelhas grávidas trazem ao mundo uma ninhada de coelhinhos!

E a melhor parte? Eles começam a explorar o mundo e a alimentar-se de sólidos em poucas semanas.

40ª Ovibeja Beja 30 de Abril a 5 de Maio Ricardo Neves Eng.º Ambiente

MOMENTOS ZÊZERE

Team Building

No dia 20 de Abril, a Rações Zêzere realizou o seu Team Building que certamente ficará gravado nas nossas memórias! Em apenas 2 horas, conseguimos compor o hino oficial da Rações Zêzere! Foi um momento de criatividade, colaboração e união que jamais esqueceremos

QUALIDADE

Boas Práticas de Fabrico, sabe o que significa?

As Boas Práticas de Fabrico são essenciais na indústria para garantir a segurança e qualidade dos produtos que consumimos diariamente.

Elas englobam uma série de medidas e protocolos rigorosos adotados pelas empresas para evitar a contaminação de alimentos e outros produtos.

A importância das Boas Práticas de Fabrico vai além de simplesmente garantir a qualidade dos produtos.

Elas desempenham um papel fundamental na produção dos nossos produtos, prevenindo problemas como intoxicações alimentares e contaminações adversas. Além disso, as Boas Práticas de Fabrico são cruciais para manter a reputação das empresas, demonstrando compromisso com a segurança e confiabilidade dos produtos.

Mas como são aplicadas as Boas Práticas de Fabrico na prática? Isso envolve uma série de etapas, incluindo procedimentos rigorosos de lim -

NUTRIÇÃO

Aves: farinha, granulado ou migalha?

peza e desinfeção das instalações, formação adequada dos funcionários em questões de higiene e segurança alimentar, controlo de qualidade rigoroso em todas as fases do processo de produção e manutenção de uma documentação precisa e completa de todas as atividades.

Ao aplicar as Boas Práticas de Fabrico, as empresas garantem que os seus produtos sejam mais seguros e confiáveis, proporcionando tranquilidade aos consumidores.

Portanto, é fundamental lembrar da importância das Boas Práticas de Fabrico e do empenho das empresas em garantir a sua segurança e qualidade.

A apresentação do alimento composto é um parâmetro muito importante no desempenho dos nossos animais. Muito tem sido discutido e escrito sobre este tema. Qual a vantagem que podemos retirar de cada apresentação?

1 - Farinha: apresentação mais fácil, envolve menos processamento e tecnologia. O alimento apresenta-se tal e qual fica após a moenda e a mistura. Caracteriza-se por um tamanho de partícula superior e tem a vantagem de ser mais económica. As aves ocupam mais tempo para ingerir a mesma quantidade de alimento e promove um aumento de saciedade (nitidamente vantajoso em galinhas poedeiras adultas, estão mais tempo ocupadas). Deste modo podemos sugerir que a farinha é uma boa solução para aves adultas. O superior tamanho de partícula promove um bom desenvolvimento da moela e do intestino contribuindo para uma alimentação e digestão mais eficientes.

2 - Granulado: apresentação que envolve a granulação da farinha (processo em que se envolve pressão e temperatura moderada (60º C)) o que contribui para a segurança alimentar do alimento. O alimento granulado é mais fácil de apanhar e ingerir pelas aves. Desta forma as

aves tendem a consumir mais granulado o que se torna muito interessante especialmente para frangos de carne na fase de crescimento. O aumento de ingestão vai promover o aumento de ganho de peso diário e os frangos vão crescer mais e mais rapidamente. O granulado é mais eficaz. No entanto, devido ao dispêndio de energia na granulação é mais caro do que a farinha. A granulação também contribui para uma diminuição do tamanho de partícula o que o torna menos interessantes para fases de ciclo de vida longo.

3 - Migalha: após a granulação o granulado é partido de forma a ficar em “migalhas”. Esta opção é muito interessante, especialmente para as primeiras idades de todas as aves. Congrega as vantagens do granulado (aumento de consumo e de crescimento diário) sem os inconvenientes da farinha (partículas muito pequenas e difíceis de prender pelas aves).

Logo não existe uma apresentação melhor do que todas as outras. Existem diferentes soluções e deveremos escolher a que mais se adapta às aves a alimentar e a fase do ciclo de vida em que se encontra.

Rui Fortunato Médico Veterinário Susana Santos Engª. Qualidade

CARAS DA ZÊZERE

Laboratórios Química e Microbiologia

Todos os setores são fundamentais para um bom funcionamento institucional, nesta edição falamos das responsáveis por garantir que as matérias-primas que entram na nossa empresa são da melhor qualidade que se pode encontrar.

ESPAÇO CLIENTE

Grupo Agris

Cada um dos nossos clientes é especial pela forma como nos honra e inspira com a sua preferência. Nesta edição destacamos o Grupo Agris, que possui lojas de Norte a Sul de Portugal. “O grupo Agris foi fundado no decorrer do ano 1996, tendo por sua vez a primeira insígnia Agriloja aberto ao público no ano 2000, teve origem na ligação de 4 empresas da região oeste que se juntaram para obter sinergias na compra conjunta e inovar no formato de uma nova loja no mercado que abordava, apostando no modelo de livre serviço. Conta com 843 colaboradores e com 38 Agriloja, 8 Tibi, 2 Procampo e 3 Sanipina.

São vários os motivos que nos levaram a ser distribuidores das Rações Zêzere. O facto dos seus produtos serem reconhecidos pela qualidade e fiabilidade foi um dos principais. É uma marca fortemente reconhecida no mercado pelos clientes, e bem implementada no território nacional, aspeto para nós importante uma vez que as nossas lojas e rede de distribuição chega a todo o país. O facto de ser um fabricante que possui processos robustos de controlo de qualidade para garantir a segurança e consistência dos seus produtos é também um fator determinante.

Há uma relação de confiança mútua estabelecida, rapidez e fluidez na comunicação, que refletem valores e objetivos comerciais de ambas as empresas alinhados, o que permite o desenvolvimento e crescimento do negócio a bom ritmo. Por outro lado, o conhecimento de mercado que revelam enquanto fabricante é assinalável, bem como o suporte ao distribuidor que dão nos temas que surgem, decorrentes de uma atividade de retalho exigente como a nossa, é muito positivo.

O feedback que temos dos nossos clientes em relação aos produtos e marcas da Rações Zêzere é claramente positivo o que é um indicador muito importante da qualidade percebida dos produtos. Isto é especialmente relevante quando trabalhamos para clientes que valorizam o bem-estar e qualidade no crescimento dos seus animais.

Mesmo num cenário macroeconómico a registar uma ténue evolução, conseguiram manter a boa performance do Grupo nos seus principais negócios.

Apesar das adversidades do contexto económico, o nosso Grupo, também pela diversidade e complementaridade dos negócios e atividade que possui, conseguiu manter níveis de rentabilidade deveras interessantes. A distribuição a retalho registou uma dinâmica muito acelerada e com planos expansionistas ambiciosos, o que nos permitiu aumentar

Hoje damos a conhecer a equipa que é responsável por fazer as análises nos laboratórios de química e microbiologia. Sabemos que dificilmente, a fraca qualidade das matérias-primas pode ser melhorada, naturalmente, durante o processo de fabrico. Assim, a sua seleção deverá começar precisamente pela classificação em termos de qualidade.

Este termo “qualidade”, apesar de ser utilizado de forma muito vulgar por várias empresas para a sua promoção junto dos clientes, implica uma real e clara qualificação, quantificação e descrição de parâmetros, aos quais as matérias-primas devem obedecer, para que o produto final apresente os requisitos esperados. É por este motivo, e por forma a garantir que o servimos com a máxima qualidade e segurança, que nos nossos modernos laboratórios, de química e microbiologia, são analisados parâmetros, tanto do produto acabado como das matérias-primas incorporadas nos nossos produtos.

as quotas nos mercados onde operamos. Além deste crescimento orgânico, fizemos, no último trimestre, aquisições de negócios que fazem parte quer da fileira de fornecimento, quer em negócios idênticos aos que temos, chegando a geografias nacionais nas quais ainda não estávamos presentes.

Agriloja foi eleita marca nº1 pela Escolha do Consumidor 2023 na categoria de Lojas de Agricultura e Animais, um reconhecimento da dedicação dos colaboradores desta rede de lojas e a aquisição da Sanipina veio reforçar o mercado do retalho especializado através da integração de três novas unidades localizadas em Lagoa, Lagos e Odiáxere, aumentado substancialmente a presença na região algarvia e aumentando para 42 os estabelecimentos de venda de produtos para animais e plantas;

Perseguindo a expansão das áreas de negócio e da presença no território nacional, estavam previstos juntarem-se ao universo do Grupo mais dois pontos de venda da Rede Agriloja em 2024. Um é já uma realidade, a Agriloja do Fundão, e o outro está perspectivado para o final do primeiro semestre.

Perante um cenário macroeconómico mundial e a situação da economia nacional, o Grupo prevê manter a prudência financeira e uma gestão do risco mais exigente, sem pôr em causa o seu plano de expansão.

Acaba por ser incontornável referir os primeiros tempos da pandemia, tempos de muita incerteza e desconhecimento. Neste período em que tivemos sempre as portas abertas para dar resposta à necessidade dos nossos clientes, nomeadamente na alimentação dos seus animais, as Rações Zêzere mantiveram um elevado nível de serviço e acompanhamento às nossas lojas. Foi importante, mais nesta altura que em qualquer outra, contarmos com um parceiro com elevada capacidade de resposta. Os nossos clientes encontraram sempre, nas nossas lojas, o que precisaram para alimentar os seus animais.”

+351 249 360 020 (Chamada para a rede fixa nacional) Rua António Teixeira Antunes nº 1269 Águas Belas Gravulha 2240-037 Ferreira do Zêzere
www.racoeszezere.com www.facebook.com/racoeszezere geral@racoeszezere.com
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.