Viver Melhor - Ed. 63 - 2023

Page 1

- Atendimento eletivo/Curativos

- Central de Vacinas

- Centro Cirúrgico

- Endocrinologia

- Odontologia

- Pediatria

- Psicologia

- Psiquiatria Bloco C

Bloco

- Alergia

- Exames Cardiológicos e Pulmonares

- Fisioterapia

- Podologia

- Studio de Condicionamento e Saúde Bloco B

- Administração

- Auditório Bloco B

- Ambulatório de Especialidades Médicas

- Centro de Diagnóstico por Imagem (Radiologia e Ultrassom)

- Endoscopia/Colonoscopia

- Hospital de Olhos

EDITORIAL

Atecnologia e a ciência juntas têm revolucionado a medicina. Elas contribuem com a criação de sistemas mais efetivos nos atendimentos aos pacientes, na produção de equipamentos que propiciam diagnóstico e tratamento mais rápidos, precisos e menos invasivos, além de serem determinantes na confecção de novos medicamentos para combater doenças novas e/ou antigas que ainda desafiam o conhecimento humano.

O Complexo Médico Provida está neste caminho. São atualizações constantes, tanto em ferramentas, quanto nas capacitações profissionais, para disponibilizar maior inovação médica assistencial.

Entre as diversas especialidades que se destacam na instituição, vamos abordar nesta edição, o Centro Avançado de Otorrinolaringologia, juntamente com a Fonoaudiologia. Setor que integra em uma área única, profissionais de excelência, ambiente projetado com esmero, aparelhos para diagnóstico, terapia e tratamento de abrangência sem igual na região sul catarinense.

Queremos também, com muito orgulho, anunciar a nova parceria com uma instituição centenária e reconhecida nacionalmente, o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Juntos, colocamos à disposição da nossa população, os novos leitos privativos e semi-privativos num setor hospitalar que integra e entrega a melhor experiência das duas instituições. Buscaremos sempre a primazia no atendimento, a diminuição de burocracias, a facilidade de acesso e a qualidade assistencial e humanizada. Uma nova realidade para atender os clientes que precisam dos serviços de internação tanto na área clínica como na cirúrgica.

Iniciamos um novo ciclo, com novos desafios e, como sempre, contamos com o entusiasmo de todos envolvidos e a participação de nossa população. Esperamos que, com nossas ações, possamos seguir contribuindo para que todos alcancem uma vida com saúde e melhor qualidade.

Obrigado pela atenção e boa leitura!

Maio | Agosto - 2023 3
Bloco D

Otorrinolaringologia & Fonoaudiologia

O Provida dispõe de um inovador Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

AOtorrinolaringologia e a Fonoaudiologia são as responsáveis por promover a saúde da respiração, da voz, da audição, do sono e do equilíbrio. Especialidades que contribuem para que o avô possa ouvir o neto, a criança possa se expressar através de diminutas palavras, um cartão possa ser escrito e que algo seja dito para confortar outra pessoa, além de tantas outras formas de comunicação.

“A otorrinolaringologia é clínica e cirúrgica. Investiga e trata doenças do ouvido, nariz e seios paranasais, faringe, cabeça e pescoço. Tem a função de cuidar da audição, da respiração, da garganta e de tudo mais que for relacionado, como a saúde das cordas vocais, a deglu-

tição, o sono, as alergias e alterações nas vias respiratórias”, explica o otorrinolaringologista, Dr. Gilson Carvalho.

Ao buscar orientação de um otorrino, a palavra-chave é urgência. Para os especialistas, não importa se é um zumbido repentino ou uma crise de tontura.

“O importante é o atendimento médico imediato. Muitas patologias só podem ser devidamente tratadas se forem logo investigadas. Caso haja demora, alguns prejuízos podem ser irreversíveis”, alerta.

Quando a indicação do especialista for a colocação de próteses auditivas, estas, são recursos fundamentais para melhora da qualidade de vida do paciente com surdez.

“É fundamental acomodá-las logo após os primeiros sintomas,

para maiores chances de uma adaptação favorável”.

“As principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista são: otite, sinusite e rinite, apneia, distúrbio de labirinto, amigdalite, faringite, surdez, diminuição ou perda da capacidade de audição, entre muitas outras”

Maio | Agosto - 2023 4 Complexo Médico Provida

UNIÃO DAS ESPECIALIDADES

Quando o paciente apresentar alterações ou sintomas como surdez, tontura, zumbido, problemas ao respirar, roncos noturnos, rouquidão na voz, dificuldade para compreender a fala, atraso de linguagem ou aprendizagem, uma avaliação médica com um otorrinolaringologista é fundamental. Ele conduzirá a investigação, o tratamento e os demais especialistas para compor a equipe para reabilitação. Nesta união de conhecimentos para melhor tratamento e consequentemente curar ou melhorar a qualidade de vida, um fonoaudiólogo deverá fazer parte de todo o processo, com a condução de exames, auxílio e direcionamento do diagnóstico, na realização de tera-

pias e no tratamento.

“Os fonoaudiólogos são os especialistas que se ocupam da comunicação, sendo indicados para diagnóstico e tratamento dos distúrbios, da fala, linguagem, cognitivos e de deglutição, em pessoas de todas as idades, inclusive os bebês”, pontua a fonoaudióloga Flávia Esteves Martins.

O fonoaudiólogo assiste as seguintes patologias ou alterações:

• Articulação ou transtorno fonológico: problemas ao falar

• Afasia: desentendimento ao ler, ouvir e formar palavras e pensamentos

• Problemas de alfabetização: dificuldades em leitura, ortografia e escrita

• Comunicação pessoal e social:

condutas inadequadas, falta de sociabilidade e diálogo

• Problemas na voz: rouquidão, perda, incapacidade de emitir sons, altura da voz e som anasalado

• Gagueira: repetição de sons e pausas em demasiado ao falar

• Cognição: alterações na memória, organização e nos pensamentos

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 6.834

“A fonoaudiologia exige muita dedicação profissional, que segue desde a realização de diagnósticos, desenvolvimento de tratamentos específicos e execução de uma série de terapias para auxiliar na melhoria e cura de problemas de comunicação”

Maio | Agosto - 2023 5 Complexo Médico Provida
Flávia Esteves Martins

Nossa equipe

Conheça os profissionais do Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia Provida. Setor que se destaca na área diagnóstica, na diversidade de tratamentos e na qualificação profissional, ao oferecer excelência em qualidade nos atendimentos.

Dr. Carlos Eduardo

Monteiro Zapelini

Otorrinolaringologia

CRM-SC 14.864 | RQE 12.540

Dr. Gilson Carvalho

Otorrinolaringologia

CRM-SC 4.576 | RQE 9.741

Dr. Heron Diomário da Rosa

Otorrinolaringologia

CRM-SC 10.066 | RQE 11.155

Dra. Taise de Freitas

Marcelino

Otorrinolaringologia

CRM-SC 12.130 | RQE 7.999

Dra. Thayná Ferreira

Furtado Pereir

Otorrinolaringologia

CRM-SC 25.243 | RQE 23.522

Alexandra Aline

Lewkwicz Dick

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 8.722

Ana Paula Nandi Valério

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 8.056

Eduarda Souza da Silva

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 10.966

Flávia Esteves Martins

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 6.834

Sheyla Bonelli

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 8.449

7
Médico Provida
Complexo

Qual a importância de realizar exames fonoaudiológicos?

O correto diagnóstico contribui com a efetividade do tratamento e com o melhor prognóstico

Ouvir, falar, comer e entender as inúmeras formas de comunicação fazem parte de ações rotineiras, que quando impossibilitadas ou alteradas, impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Uma das formas de prevenir problemas na fala e na audição, assim também como na compreensão da linguagem como um todo, é a realização de consultas de rotina ou investigatórias com um fonoaudiólogo. Profissional que poderá indicar ou mesmo realizar, uma série de exames da especialidade para diagnóstico.

“Exames são importantes ferramentas de investigação. Com eles, é possível encontrar de forma segura, rápida e eficiente, alterações ou até mesmo doenças. A realização de exames específicos e quando necessários, exames complementares, ajudam significativamente na investigação.

CREFONO/SC 8.056

“Cuidar das funções humanas ajudam a autoestima, os relacionamentos e a qualidade de vida”

Quando a análise ocorre em bebês e crianças, muitas vezes, é possível encontrar alterações que podem passar despercebidos pelos pais, contribuindo para melhor desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem na escola”, ressalta a fonoaudióloga, Sheyla Bonelli.

Para que a conversa inicial com o fonoaudiólogo seja assertiva, uma correta anamnese deve ser realizada. Neste primeiro contato, o profissional tem acesso as informações sobre o paciente e pode começar o levantamento clínico e decisão pelo melhor protocolo.

“Realizamos uma série de perguntas para conhecer melhor o cliente e suas possíveis queixas. Quanto mais sabemos sobre ele, mais podemos ajudá-lo no diagnóstico e no planejamento terapêutico”, complementa a fonoaudióloga, Ana Paula Nandi Valério.

Fonoaudiologia

CREFONO/SC 8.449

“Existem inúmeros exames disponíveis, que, combinados, contribuem significativamente para o diagnóstico e para a efetividade do tratamento”

Maio | Agosto - 2023 9 Complexo Médico Provida

A saúde do nariz, ouvido e garganta precisa de atenção

O Centro Avançado de Otorrinolaringologia Provida possui profissionais capacitados e tecnologia inovadora

NASOFIBROLARINGOSCOPIA COM ENDOSCÓPIO FLEXÍVEL

“Procedimento para diagnosticar e localizar doenças da cavidade nasal, faringe e da laringe. Realizado por um aparelho com câmera e iluminação especial, que penetra a cavidade nasal gerando imagens, para avaliação das estruturas em busca de lesões orgânicas ou funcionais”

Dr. Carlos Eduardo Monteiro Zappelini

Otorrinolaringologista - CRM-SC 14.864 | RQE 12.540

NASOFIBROSCOPIA COM ENDOSCÓPIO RÍGIDO

“Consiste em um endoscópio rígido para avaliar com mais precisão a cavidade nasal até rinofaringe. Da mesma forma que a nasofibrolaringoscopia com endoscópio rígido, este também utiliza uma câmera e luz para visualização adequada de toda cavidade”

Dr. Gilson Carvalho

Otorrinolaringologista - CRM-SC 4.576 | RQE 9.741

VIDEOLARINGOSCOPIA

“Exame para visualizar as regiões da orofaringe, hipofaringe e laringe, através de um aparelho com uma microcâmera e uma fonte de luz, que são inseridos na boca do paciente para detectar possíveis problemas, como pólipos ou nódulos nas cordas vocais, laringe crônica ou leucoplasias, entre outros”

Dr. Heron Diomário da Rosa

Otorrinolaringologista - CRM-SC 10.066 | RQE 11.155

VIDEOESTROBOSCOPIA

“A videoestroboscopia é um exame específico da laringe, que investiga as causas de alterações vocais e possíveis patologias. O equipamento digital, introduzido pela boca, também permite ver a movimentação detalhada das pregas vocais, difíceis de ver a olho nu”

Dr. Carlos Eduardo Monteiro Zappelini

Otorrinolaringologista - CRM-SC 14.864 | RQE 12.540

VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO

“Procedimento endoscópico que investiga disfagias (dificuldade de engolir), com a passagem de uma fibra óptica flexível pelo nariz, sem dores ou desconfortos ao paciente. Durante o exame são oferecidos alimentos de diversas consistências, para avaliar a deglutição dos mesmos, buscando patologias relacionadas”

Dra. Taise de Freitas Marcelino

Otorrinolaringologista - CRM-SC 12.130 | RQE 7.999

11 Complexo Médico Provida

Desconfortos e alterações precisam ser investigados

Exames otorrinolaringológicos permitem identificar as causas e definir as melhores condutas

AMÍGDALAS E ADENOIDE: QUANDO REMOVÊ-LAS?

As amígdalas se localizam na boca, e a adenoide se encontra na nasofaringe, atrás do nariz. Ambas fazem parte do nosso sistema imunológico, ao proteger nosso corpo de infecções, provenientes do ar e dos alimentos. Quando crescem em demasia ou quando apresentam infecções e alergias, pode ser necessário a remoção. Em crianças, elas são extraídas sempre com anestesia geral, sem cortes externos e na maioria dos casos, com alta médica no mesmo dia do procedimento.

“Amígdalas e adenoide são apenas alguns pontos de defesa, não sendo então prejudicial sua retirada. Quando grandes, obstruem a passagem de ar e causam dificuldades na respiração. Fato observado mais durante a noite, quando a criança passa a maior parte do tempo de boca aberta, com roncos e dificuldades de respirar. Problema que pode levar a apneia obstrutiva, não dormir bem, sonolência diurna, hiperatividade e mau rendimento escolar”, explica o otorrinolaringologista, Dr. Heron Diomário da Rosa (CRM-SC 10.066 | RQE 11.155).

Maio | Agosto - 2023 12 Complexo Médico Provida

RINOSSINUSITE NA INFÂNCIA

Também conhecida como “resfriado”, a rinossinusite aguda é uma infecção das cavidades nasais e dos seios da face que podem ser de origem viral ou bacteriana. Problema de saúde, muito frequente até os sete anos, mas que podem ocorrer de 6 a 10 episódios infecciosos ao ano, nesta faixa etária. Fatores que podem ter relação com esse estado patológico são: poluição ambiental, frequência a creches, alergia, infecção das vias aéreas superiores (IVAS), refluxo gastroesofágico, hipertrofia de adenoides e/ou de amígdalas, entre outros.

“Os principais sintomas e sinais da rinossinusite, quando esta é viral aguda, são obstrução nasal, dor de garganta, espirros, coriza clara, falta de apetite, por vezes, febre. Medicamentos para aliviar a febre e as lavagens nasais com soro fisiológico auxiliam a diminuir a obstrução nasal e a tosse decorrentes da secreção nasal. Quando a rinossinusite for bacteriana, os sintomas tendem a ser prolongados, com tosse persistente, secreção nasal mais abundante e persistência de febre. Para esses casos, é necessária uma avalição médica para prescrição medicamentosa”, indica a otorrinolaringologista, Dra. Taise de Freitas Marcelino (CRM-SC 12.130| RQE 7.999).

OTITES

A otite é um termo genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente. Quando estas forem persistentes ou severas, com existência de fluidos no ouvido médio, infecções persistentes ou repetidas, podem causar problemas de audição e até graves complicações. Para tratamento: analgésico, antibiótico, efusão, drenagem de líquido do ouvido médio e até uma adenoidectomia, prescrição conforme avaliação e encaminhamentos médicos.

“As otites são decorrentes de um resfriado ou alergia, comprometendo a ventilação do ouvido médio, propiciando a entrada de vírus ou bactérias, que encontram um ambiente propício para se proliferarem. Outra forma de otite é pela decorrência de uma inflamação da adenoide, que é o órgão linfático localizado na parte de trás do nariz. Quando a otite for aguda, o tímpano geralmente fica avermelhado e muitas pessoas apresentam perda de audição. Além disso, a otite também pode causar, febre, náusea, vômitos e diarreia. Quando ocorrem em bebês, eles podem ficar irritados ou ter dificuldades para dormir. As otites geralmente são diagnosticadas através do histórico de saúde, exame físico e exame auditivo”, explica o otorrinolaringologista, Dr. Gilson Carvalho (CRM-SC 4.576 | RQE 9.741).

Maio | Agosto - 2023 13 Complexo Médico Provida

Unidade de internação é inaugurada no HNSC

Parceria de histórias, excelências e acolhimento aos pacientes que precisam dos serviços de internação

Uma nova proposta de atendimento médico hospitalar nasceu em Tubarão. O Complexo Médico Provida e o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), integrante da Rede Santa Catarina, firmaram uma parceria para melhor atender os pacientes que necessitam de internação. Juntos inauguraram, dentro das dependências hospitalares, 26 novos leitos privativos ou semi-privativos, particulares e conveniados, com a mais alta qualidade médica, tecnológica e assistencial.

“Depois de muitas tratativas, celebraremos o projeto da união de grandes e consolidadas instituições de saúde. O Provida com sua excelência ambulatorial, em Pronto Atendimento e em cirurgias de baixa e média complexidade, passa a oportunizar com a mesma qualidade e segurança aos seus clientes, serviços de internação no HNSC. Formamos uma ponte para facilitar e dar continuidade nos atendimentos de saúde da população”, destaca o médico e diretor do Provida, Dr. Jaime César Gelosa Souza (CRMSC 11.683 | RQE 11.320).

Para o HNSC, essa reestruturação marca um novo patamar de qualidade nos atendimentos privados. Melhorias significativas que refletirão também nos atendimentos públicos.

“Somos um hospital centenário com uma infraestrutura completa de serviços nas mais diversas especialidades.

Esta parceria com o Complexo Provida possibilitará ao HNSC ofertar, com maior qualidade, uma estrutura hospitalar para o atendimento a beneficiários de planos de saúde e clientes privados”, ressalta o diretor executivo do HNSC, Fabio Tadeo Teixeira.

Complexo Médico Provida

ESTRUTURA

A nova unidade atenderá internações de pacientes de curta, média e de longa permanência com 26 leitos, sendo duas unidades privadas e 12 semiprivativas, com dois leitos cada. Ela conta com infraestrutura física e equipe especializada, segurança, inovação e conforto em hotelaria, em um espaço que estará à disposição da população para internações clínicas e cirúrgicas, dispostas em mais de 680m², localizados no 6º andar.

“Os ambientes foram projetados com foco na humanização. O design segue os conceitos de inovação e segurança, voltados ao aconchego, tranquilidade e conforto”, explica a arquiteta responsável, Liliane Linhares.

INTERNAÇÃO

A união de forças entre o Complexo e o Hospital, tem como diretriz, reduzir burocracias e facilitar os encaminhamentos para internação dos pacientes tanto do HNSC, quanto os provenientes do Provida.

“Nosso objetivo é, além de oportunizar seguimento dos nossos atendimentos, facilitar os serviços de entrada hospitalar, sem acarretar maior tempo de espera e documentações”, ressalta o gerente geral Fábio Vandresen.

15 Complexo Médico Provida

O Hospital Nossa Senhora da Conceição foi inaugurado em 1906, unidade que surgiu da necessidade da comunidade em ter uma casa de saúde para atender os moradores de Tubarão, que antes precisavam se deslocar para Laguna. O sonho dos tubaronenses se realizava e seguiu mantido com a dedicação das religiosas da Congregação das Irmãs da Divina Providência até 2015, quando a antiga Associação Congregação de Santa Catarina, atualmente Rede Santa Catarina passou a administrar o local.

16 Complexo Médico Provida

Em 6 de abril de 1991, a comunidade da Cidade Azul recebeu a Provida Serviço de Pronto Atendimento Ltda., instituição de saúde que se firmava como referência na área médica regional, juntamente com o HNSC. Em 1995, a unidade cruzou a avenida e se instalou no térreo do Edifício Interclínicas, no número 2075. Com o imóvel mais amplo, os serviços foram redistribuídos, seguindo com os mesmos valores institucionais. Em 2021 passou a ser Complexo Médico Provida, com 4 edificações, corpo clínico com mais de 250 médicos, divididos em mais de 55 especialidades, com mais de 300 colaboradores e acreditada com a Certificação ONA – 3, de excelência em qualidade.

17
Complexo Médico Provida

Ronco e apneia: como eliminar ou amenizar esses desconfortos?

Alterações no sono que precisam ser investigados

Roncar durante o sono, apesar de ser uma manifestação comum do corpo, pode ser um sinal, um alerta de que algo no organismo pode não estar funcionando de forma correta.

Para a ciência, o ronco ocorre quando existe obstrução parcial nas vias aéreas. Problema que precisa ser investigado para conhecimento da intensidade, que se não tratada pode acarretar sérios problemas a saúde.

“Respirar é um ato involuntário, de forma contínua

e confortável. Processo natural que se inicia com o ciclo respiratório, pela ação dos músculos da caixa torácica e abdômen e que causa a expansão dos pulmões. Quando há algum impedimento em determinada parte, na passagem do ar, o ronco é um dos alertas”, destaca a otorrinolaringologista, Dra. Taise de Freitas Marcelino.

Conforme a médica, à medida que essa obstrução se altera ou até mesmo se agrava, podem ocorrer momentos em que se totaliza por alguns segundos, resultando na in-

Maio | Agosto - 2023 18 Complexo Médico Provida

terrupção da passagem de ar. Situação que gera episódios de apneia obstrutiva.

Assim como o ronco, entre os diversos distúrbios relacionados ao sono, os mais prevalentes, encontra-se a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), mais conhecida como a apneia do sono.

“A apneia do sono é quando as interrupções no fluxo aéreo se repetem várias vezes durante a noite, com mais 5 episódios por hora. Os roncos altos e frequentes são sintomas de apneia do sono, mas existe uma série de outros fatores clínicos que podem identificar essa doença”, alerta a otorrinolaringologista.

Dra. Taise de Freitas Marcelino

Otorrinolaringologista

CRM-SC 12.130 | RQE 7.999

“As causas da apneia do sono podem estar relacionadas com obesidade, tabagismo, alcoolismo, refluxos, anormalidades na estrutura da face, do crânio e da vias áreas, entre outras”

SINTOMAS MAIS COMUNS

Sonolência durante o dia, dor de cabeça pela manhã, instabilidade emocional, roncos e pausas respiratórias durante a noite, azia, aumento da pressão arterial, entre outros. Nas crianças, eles também podem causar esforços para respirar durante o sono, alterações do comportamento, dificuldade de segurar a urina a noite, baixo ganho de peso e estatura, etc.

DIAGNÓSTICO

Avaliação clínica, realização de exames como: polissonografia e sonoendoscopia. Serviços diagnósticos que podem ser realizados no Provida.

“A polissonografia é uma investigação que avalia o padrão do sono através de sensores na superfície do corpo, não invasivo, que determinam a atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, atividade dos músculos, respiração, oxigenação do sangue, ronco e posição corpórea. Permite aquisição de dados e análise do sono. Já a sonoendoscopia é um exame capaz de reproduzir o relaxamento muscular que ocorre durante o sono, avaliando a anatomia da farin-

ge e laringe. Determina o grau e o local de obstrução destas estruturas enquanto o paciente dorme, possibilitando orientar o melhor tratamento para cada caso”, explica o otorrinolaringologista, Dr. Carlos Eduardo Monteiro Zappelini (CRM-SC 14.864 | RQE 12.540).

TRATAMENTO

Dependendo da gravidade, é indicado o uso do CPAP. Um profissional de fisioterapia especializado deverá orientar sobre montagem, funcionamento e máscara certa para cada paciente.

“CPAPS são equipamentos leves e portáteis, que geram fluxos de ar e podem ser usados em casa, hotéis e em viagens. Funcionam como soprador que empurram mais ar pela via aérea superior, permitindo que mais ar circule de maneira fluida nas vias aéreas, impedindo que estas venham a fechar durante a noite. Suporte muito importante para qualidade de vida e para evitar inúmeras consequências à saúde”, orienta o fisioterapeuta, Fernando Schmitz de Figueiredo.

Fisioterapeuta

CREFITO 10 - 46361-F

“O uso do CPAP requer adaptação e paciência. Após sua efetividade, ele reduz os sintomas e melhora a saúde”

Maio | Agosto - 2023 19 Complexo Médico Provida
Fernando Schmitz de Figueiredo

Nanopigmentacao de Sobrancelhas: o que e ? s

A Nanopigmentação é o que há de mais moderno quando o assunto é correção de sobrancelhas e lábios.

Ela é capaz de dar volume, forma e cor nas sobrancelhas ou lábios de forma semipermanente.

Para isso, usa instrumentos e técnicas avançadas. Existem várias técnicas, a correta é a que mais combina com o estilo e necessidade da cliente.

O que as técnicas têm em comum são as agulhas nano, ou seja, bem pequenas, e com isso menos agressivas, atingindo apenas a camada superficial da pele.

Dentre as vantagens da nanopigmentação é a naturalidade que a técnica entrega, sobrancelhas com volume e lábios com aspecto de cor natural.

A nanopigmentação não é definitiva e sai com o tempo. Mesmo assim, tem uma boa duração.

Quer realçar a sua beleza com a nanopigmentação? Agende uma consultoria sem custo com a gente.

Nos chame no Whatsapp
Jean Querino. Especialista em sobrancelhas há 14 anos. Proprietário do Jean Querino Sobrancelha e Beleza.
(48) 9621-0093 @jeanquerino @jeanquerinostudio
Av. Marcolino Martins Cabral, 1818 em frente ao complexo Provida

Rinoplastia: função e estética em harmonia

Cirurgia realizada no Provida para inúmeros benefícios à saúde

A forma do nariz, muitas vezes, não é considerada um problema de saúde, mas pode dizer muito sobre a autoestima daquela pessoa. Para alterar eventuais problemas respiratórios ou auxiliar na melhora da autoestima, uma rinoplastia pode ser indicado.

“A rinoplastia é uma cirurgia no nariz. Procedimento indicado tanto para a correção de imperfeições ou incômodos estéticos, como para o tratamento de desvios funcionais, ao auxiliar o paciente a respirar melhor”, explica o otorrinolaringologista, Dr. Carlos Eduardo Monteiro Zappelini.

Para decidir o tipo de rinoplastia indicada, o otorrinolaringologista realiza exames clínicos no próprio consultório. Investiga o interior e exterior das fossas nasais, avalia as condições do septo nasal e da mucosa posicionada ao lado do canal por onde passa o ar (cornetos).

“Nessa cirurgia é possível escolher o tamanho e a for-

CRM-SC 14.864 | RQE 12.540

“A rinoplastia exige muito planejamento. Cada caso é diferente, sempre um desafio novo. Milímetros que fazem a diferença”

ma do nariz. Pela técnica aberta, a única cicatriz externa fica localizada na base, parte inferior do nariz, que com o passar do tempo fica muito discreta ou mesmo inaparente na maior parte dos casos. Geralmente são cirurgias ambulatoriais. Fazendo a cirurgia pela manhã, o paciente tem alta após a recuperação da anestesia no mesmo dia. Caso seja de sua preferência, esse procedimento é realizado aqui mesmo no Provida”, ressalta a otorrinolaringologista, Dra. Taise de Freitas Marcelino.

RESULTADOS

Geralmente os resultados da rinoplastia são visíveis gradativamente. O inchaço e os hematomas são sinais passageiros na cicatrização e para melhora mais rápida e efetiva, o paciente deve seguir à risca todas as orientações médicas.

Dra. Taise de Freitas Marcelino

Otorrinolaringologista

CRM-SC 12.130 | RQE 7.999

“Procedimento bem complexo, em que é necessário ser realizado por profissionais especializados e com experiência”

Maio | Agosto - 2023 21 Complexo Médico Provida

Emissões otoacústicas Exames que auxiliam na detecção de alterações neonatais e problemas auditivos em adultos

Ao nascer, um bebê precisa passar por procedimentos e exames nos primeiros dias de vida. Investigações essenciais para avaliar a saúde e ocorrências de alterações ou problemas congênitos que, se detectados inicialmente, contribuem para a assertividade dos tratamentos e resultados.

Entre as análises médicas recomendadas estão as emissões otoacústicas (EOA), que são exames de triagem auditiva neonatal, também conhecido como teste da orelhinha.

“As emissões otoacústicas, compreende um exame objetivo, indolor e rápido, que fornece informações sobre cóclea, que é o órgão responsável pela audição. A presença dessas emissões, ou seja, dos sons gerados pela atividade fisiológica, indica que a criança é capaz de responder ao som de forma normal, sendo então, um importante instrumento avaliativo”, informa a fonoaudióloga, Alexandra Aline Lewkowicz Dick.

O teste da orelhinha ou exame de emissão otoacústica além de ser indicado para os recém-nascidos, nos adultos, pode ser solicitado para investigação da funcionalidade da orelha interna, de queixas de dores, zumbidos, irritações e perdas parciais ou total da audição.

“Outros objetivos desses exames são a triagem auditiva em estudantes, quando há suspeita de perdas auditivas em casos de comprometimento neurológico ou psíquico, no diagnóstico diferencial da desordem do espectro da neuropatia auditiva, em pacientes que fazem uso de medicamentos ototóxicos e outras investigações”, completa a fonoaudióloga Eduarda Souza da Silva.

Fonoaudióloga

CREFONO/SC 8.722

“Segundo a OMS, milhões de pessoas sofrem com perdas auditivas, metade dos casos poderiam ser prevenidos ou minimizados se fossem tratados precocemente”

Fonoaudióloga

CREFONO/SC 10.966

“Alguns medicamentos podem resultar em perda auditiva temporária e outros, podem causar danos no ouvido interno resultando em perda auditiva permanente”

23
Eduarda Souza da Silva

Alimentação saudável: como iniciar uma nova rotina?

Os cuidados com a saúde, voltados aos hábitos alimentares, é algo que tem ganhado cada vez mais a atenção das pessoas. “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, frase dita há mais de 2.400 anos pelo grego Hipócrates, pai da medicina, acentua a importância de se adotar uma alimentação saudável, mas como iniciar?

“Comece adequando a sua semana alimentar de acordo com a sua rotina. Lembre-se, é preciso descascar mais e desembalar menos. Inclua alimentos ricos em fibras, que são mais saciantes e benéficos. Coma mais frutas, verduras, alimentos integrais e cereais. Dê preferência às carnes brancas, assadas e grelhadas. Se optar por vermelha, coma poucas quantidades”, indica a nutricionista Alice Cunha.

Nutricionista

CRN-SC 2.343

“É preciso entender que não é restringindo que se alcança o peso desejável e que cuidar da alimentação, seja qual for o objetivo, é se permitir eventuais exceções”

As principais refeições precisam ser ricas em nutrientes, equilibradas e variadas, sem grandes restrições. Seja qual for o objetivo, saúde ou estética, a orientação profissional de nutrição é forma responsável de iniciar uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Café da manhã

Ovos, frutas, cereais ou pão integral.

Almoço

Saladas, uma porção de leguminosa, carne magra, carboidrato de qualidade.

Jantar

Capriche na proteína e nas fibras, cautela nos carboidratos

Lanches intermediários

Refeições fundamentais para se chegar às principais sem muita fome e bom funcionamento do metabolismo.

Maio | Agosto - 2023 24 Complexo Médico Provida
O caminho deve ser a orientação profissional e a qualidade nutricional

Como envelhecer de forma saudável?

Nas últimas décadas, a expectativa de vida no Brasil, assim como em muitos outros países, aumentou. Atualmente estima-se que mais de 21 milhões de pessoas estão com 60 anos ou mais, número que nos próximos anos deverá crescer consideravelmente. Com essa projeção, o desafio é garantir saúde e melhor qualidade de vida no futuro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), envelhecer de forma saudável, baseia-se no processo de desenvolver e manter a capacidade funcional ativa, possibilitando o bem-estar nas idades mais avançadas.

“Para dar continuidade à saúde, a prevenção deve começar cedo. Seguir com estilo de práticas saudáveis, procurar orientações de especialistas, realizar exames preventivos, tratar corretamente os problemas crônicos, as incapacidades causadas por doenças degenerativas, entre outros cuidados básicos”, indica a geriatra Dra. Letícia Regina Heidemann.

A médica destaca também que importantes estudos desenvolvidos recentemente pelo departamento de geria-

atria do Estados Unidos, propôs oito estratégias essenciais para se alcançar o envelhecimento bem-sucedido, denominadas “Prescrição para a Longevidade”, sendo elas:

1 - Preservação da vitalidade mental.

2 - Cultivo das relações pessoais.

3 - Engajamento social e senso de propósito.

4 - Preservação do sono.

5 - Manejo do estresse.

6 - Atividade física regular.

7 - Alimentação saudável.

8 - Prática de prevenção de doenças.

CRM-SC 18.900 | RQE 14.673

“Ser saudável, não significa estar sem doença, significa desfrutar de bem-estar físico, mental e social. Curtir o processo de envelhecer”

Maio | Agosto - 2023 25 Complexo Médico Provida
Atitudes preventivas, acompanhamento médico e hábitos simples, são alguns dos fatores para seguir com saúde

demasiado mais prejudica que ajuda

Atualmente se ouve com certa frequência ter uma farmácia em casa ou carregar uma na bolsa. Fala comum de quem possui quantidades significativas dos conhecidos analgésicos. Medicamentos com o objetivo único de tirar a dor, que em uso demasiado ou continuamente, pode prejudicar a saúde.

As principais indicações para uso de analgésicos são: dores ou desconfortos musculares, cefálicos, dentários, cólicas ou gripes e resfriados, além de casos de lesões ou recuperação pós-cirúrgicas, entre outras.

“Ao serem ingeridos, esses fármacos se ligam a receptores espalhados por praticamente todo o corpo, bloqueando a sinalização que o cérebro deveria processar e sinalizar como a dor que sentimos. Isso pode mascarar uma doença ou retardar o seu diagnóstico, ao encobrir os sintomas com o uso de analgésicos não indicados”, alerta o anestesista, especialista em Terapia da Dor, Dr. Diego Buzanello Fabris.

Anestesista - Terapia da Dor CRM-SC 15.165 | RQE 11.565

“A dor pode ser classificada: aguda e crônica. Praticamente qualquer doença, lesão e cirurgia, envolvem dor. Para amenizar e combater as causas, um médico sempre deverá ser consultado”

PERIGOS DO USO DE ANALGÉSICOS

- Facilidade de comercialização.

- Erro no tratamento da dor.

- Abrando temporário da manifestação de doença.

- Disfarce das causas.

- Retardo do diagnóstico.

- Contribuição para agravamento e consequentemente

“Outro grande problema é a ocorrência de efeitos colaterais, principalmente quando o uso dessas substâncias se faz com frequência. Elas podem agir de forma sistêmica (em todo o organismo), sobrecarregar alguns órgãos, principalmente os excretores (fígado e rins) e inibir a ação de algumas células e enzimas protetoras para nossos órgãos”, ressalta.

Maio | Agosto - 2023 27 Complexo Médico Provida
Analgésicos: uso
Medicamentos que podem acarretar efeitos colaterais e contribuir para sérios problemas de saúde

VACINA SIM! Sempre!

O primeiro imunizante conhecido e registrado foi criado por volta de 1.797 pelo inglês Edward Jenner, cientista que dedicou décadas aos estudos sobre a varíola, até descobrir a vacina. Dé lá para cá, muito se evoluiu na medicina e no combate às enfermidades, mas para a prevenção o que permanece é a vacinação. Comprovação científica que algumas pessoas ou grupos insistem em não reconhecer.

“A dose aplicada sensibiliza o nosso sistema imunológico, cria defesas, anticorpos específicos contra uma série de doenças, que se não protegido pode causar a morte ou deixar graves sequelas para a vida toda”, alerta Maysa Fontana, responsável pela Central de Vacinas Provida.

A importância da vacinação, como se é largamente divulgado por órgãos oficiais de saúde, está não somente na

“Vacinar-se e vacinar seus familiares é mais que uma necessidade, é um ato de grandeza, de humanidade, de amor ao próximo. Procure manter a sua caderneta de vacinação em dia”

proteção individual, mas evitar a propagação em massa. “A baixa cobertura vacinal é um perigo para a saúde de todos. Torna-se uma porta aberta para a introdução de vírus, como por exemplo: o sarampo, por meio de fronteiras, imigrações, turistas, viajantes e outras formas de contrair doenças mesmo que aparentemente não ocorram em determinadas regiões, por isso, temos o dever de sempre se vacinar e vacinar nossos filhos.”

Maio | Agosto - 2023 29 Complexo Médico Provida
Alerta para a importância da vacinação mesmo para populações que vivem em regiões que não possuem determinadas doenças

Aconteceu aqui!

celência em indicadores estratégicos, e o PPR é a melhor forma de reconhecer financeiramente cada um”, ressalta o gerente geral Fábio Vandresen.

PPR é a sigla para Programa de Participação de Resultado, como forma de remuneração estratégica, caracterizada pela participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa.

Anualmente, o Programa de Participação dos Resultados (PPR) do Complexo Médico Provida, é um momento muito aguardado pelos colaboradores que, na edição este ano, reuniu funcionários e diretores, em uma noite de comemoração alusiva ao mundo dos piratas.

O evento iniciou com a divulgação de dados qualitativos e a premiação dos grupos que alcançaram as melhores pontuações e resultados, com destaque para as equipes do ambulatório, agendamento e centro cirúrgico, que tiveram êxito em suas metas nas respectivas áreas.

“Parabenizamos todos que chegaram aos objetivos traçados e nos ajudaram a alcançar resultados incríveis em 2022. O comprometimento e a dedicação de cada colaborador são fundamentais para se atingir níveis de ex-

“No Provida esse programa é realizado desde 2005, sendo uma das formas de demostrar que o Complexo é comprometido com o colaborador, independente do cargo ou função que ele desempenhe”, completa.

Complexo Médico Provida

Avenida Marcolino Martins Cabral, 2075

Centro - Tubarão (SC) - (48) 3631-1500 www.complexoprovida.com

Diretoria Executiva:

Dr. Nei Euclides Fava - CRM-SC 4.382

Dra. Manuela de Abreu Viana - CRM-SC 13.031

Dr. Jaime Cesar Gelosa Souza - CRM-SC 11.683

Gerência Geral: Fábio Vandresen

Jornalista Responsável: Silvana Mendes Lucas - SC1037JP comunicacao@complexoprovida.com

Gestora Comercial: Natiele Theodoro comercial@complexoprovida.com

Publicação de responsabilidade do Complexo Médico Provida.

CNPJ - 80.490.618/0001-16

Edição:

LURE Marketing behance.net/luremarketing

Maio | Agosto - 2023 30 Complexo Médico Provida
Resultado do PPR é comemorado com a entrega de troféus e a presença de piratas

Centro Cirúrgico

Hospital-dia / Pequenas e médias cirurgias

Central de vacinas

Pronto Atendimento

Das 8h às 23h (incluso sábados, domingos e feriados)

Centro de infusão

Centro de Diagnóstico e Tratamento

Odontologia

Agendamento de consultas, exames e procedimentos

Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h

Entrega de resultados de exames: Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Procedimentos

ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA

BIOMETRIA

CAMPIMETRIA

CAPSULOTOMIA

FOTOCOAGULAÇÃO A LASER

IRIDOTOMIA

MICROSCOPIA ESPECULAR

OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA)

PAQUIMETRIA

RETINOGRAFIA DIGITAL

TOPOGRAFIA

ULTRASSOM DE GLOBO OCULAR

PENTACAM

APARELHOS ORTODÔNTICOS

APARELHO RONCO E APNEIA

CIRURGIA

CLAREAMENTO

ENDODONTIA

ESTÉTICA

IMPLANTES

ODONTOPEDIATRIA

PERIODONTIA

PROFILAXIAS

PRÓTESES

RESTAURAÇÕES

COLONOSCOPIA COM MAGNIFICAÇÃO

ECOENDOSCOPIA

ENDOSCOPIA ALTA COM MAGNIFICAÇÃO

MANOMETRIA ANORRETAL

MANOMETRIA ESOFÁGICA

PH-METRIA

VÍDEO COLONOSCOPIA

VÍDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

VÍDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA INFANTIL

VÍDEO RETOSSIGMOIDOSCOPIA

Exames Cardiológicos Exames Radiológicos Exames de Ultrassom

CATETERISMO CARDÍACO

ECOCARDIOGRAMA (ADULTO E PEDIÁTRICO)

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO

ECOCARDIOGRAMA 3D

ELETROCARDIOGRAMA

HOLTER 24H

MAPA

TESTE DE ESTEIRA

DENSITOMETRIA ÓSSEA

HISTEROSSALPINGOGRAFIA

MAMOGRAFIA DIGITAL

RAIO-X DIGITAL

RAIO-X CONTRASTADO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESSONÂNCIA COM CONTRASTE HEPATOBILIAR

TOMOGRAFIA DIGITAL

Ambulatório de Especialidades Médicas

ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA

ANESTESIOLOGIA

CANCEROLOGIA CLÍNICA

CARDIOLOGIA

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA E

HEMODINÂMICA

CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

CIRURGIA GERAL

CIRURGIA BUCO-MAXILO FACIAL

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

CIRURGIA ONCOLÓGICA

CIRURGIA PEDIÁTRICA

CIRURGIA PLÁSTICA

CIRURGIA TORÁCICA

CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR

CLÍNICA MÉDICA

COLOPROCTOLOGIA

DERMATOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA

PEDIÁTRICA

FERTILIZAÇÃO

GASTROENTEROLOGIA

GASTROENTEROLOGIA

PEDIÁTRICA

GERIATRIA

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

HEMATOLOGIA

HEPATOLOGIA

MASTOLOGIA

MEDICINA DO SONO

NEFROLOGIA

NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

NEUROCIRURGIA

NEUROLOGIA

ULTRASSOM GERAL

ULTRASSOM COM DOPPLER

ULTRASSOM MORFOLÓGICO

ULTRASSOM OBSTÉTRICO 4D

O que você precisar em exames, encontra aqui. Modernos equipamentos, diagnóstico eficaz profissionais especializados.

AUDIOMETRIA E AUDIOMETRIA INFANTIL BERA

BIOFEEDBACK

BIOIMPEDÂNCIA

BIÓPSIAS PAAF (PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA)

BIÓPSIAS POR FRAGMENTO (CORE)

CÂMARA HIPERBÁRICA

CAPILAROSCOPIA PERIUNGUEAL

CARDIOTOCOGRAFIA

CPAP

ELETROENCEFALOGRAMA

ESPIROMETRIA

FRAXX

HISTEROSCOPIA

LASERTERAPIA

PAC (PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL)

PLETISMOGRAFIA

POLISSONOGRAFIA

SONOENDOSCOPIA

TESTE DE BRONCOPROVOCAÇÃO

TESTE DE COVID-19

URODINÂMICA

VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA

VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO

VEMP (POTENCIAIS EVOCADOS MIOGÊNICOS VESTIBULARES OCULAR E CERVICAL)

Procedimentos Dermatológicos

CMSLIM

COOLSCULPTING

Serviços

ATENDIMENTO DOMICILIAR

CÉLULA TRONCO

NEUROLOGIA PEDIÁTRICA

NUTROLOGIA

OFTALMOLOGIA

ORTOPEDIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

PEDIATRIA

PEQUENAS CIRURGIAS

PNEUMOLOGIA

PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PSIQUIATRIA

PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

REUMATOLOGIA TERAPIA DA DOR

UROLOGIA

FOTONA

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO

HIALURÔNICO

LASER CO2 FRACIONADO

LAVIEEN

LIFTERA

RADIESSE

SCULPTRA

TOXINA BOTULÍNICA

ENTRE OUTROS...

CONSULTORIA DE AMAMENTAÇÃO

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA CPAP

FISIOTERAPIA PÓS-COVID

FONOAUDIOLOGIA

NEUROPSICOLOGIA

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL

ODONTOLOGIA

PODOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA INFANTIL

PSICOPEDAGOGIA

STUDIO DE CONDICIONAMENTO E SAÚDE

Maio | Agosto - 2023 31 Complexo Médico Provida COMPLEXO MÉDICO
Exames Oftalmológicos Exames do Aparelho Digestivo, Intestino Grosso, Reto e Ânus Outros 3631-1500
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.