Viver Melhor - Ed. 55 - 2019

Page 1

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020 - ANO XV - Nº 55

Distribuição gratuita.

PRONTO-ATENDIMENTO

SUA SAÚDE É NOSSA

PRIORIDADE

FECHAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELA ECT

Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 Vila Moema,Tubarão / SC - 88705-001


Pronto Atendimento ABERTO DE SEGUNDA A SEGUNDA, DAS 8 ÀS 23 HORAS, SEM FECHAR NOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS, COM ESPAÇO KIDS E SEMPRE COM ATENÇÃO ESPECIAL Oferecer atendimento em saúde é, sem dúvida, ter a constante necessidade de profissionalização, tanto pela seriedade da atividade, como pela nobreza da função. É acompanhar também as novas tecnologias e as evoluções da ciência médica. Dentro dessas responsabilidades, o Pronto Atendimento (PA) do Complexo Médico Pró-Vida, em Tubarão, existente há mais de 28 anos, continua a se destacar na região. O seu grande diferencial, em prestar atendimento imediato, com excelência,

qualidade e humanização, é estar sempre aberto, sete dias da semana, aos finais de semana e feriados, das 8 às 23 horas. “Somos uma estrutura totalmente voltada a prestar serviços de atendimento imediato, com conforto, agilidade e segurança. Dispomos de profissionais altamente capacitados, desde os primeiros atendentes, equipe de plantonistas, até o grupo médico e os responsáveis pela realização de exames e diagnósticos”, informa a gerente operacional, Cristiane das Neves.

Espaço kids Dentro do PA, a Pró-Vida disponibiliza um espaço kids diferenciado, destinado a alegrar e promover o bem-estar dos pequenos clientes. Dessa forma contribui com a diminuição da angústia das crianças e, consequentemente, de seus pais ou responsáveis.

“Realizamos constantemente capacitações e treinamentos, garantindo assim um atendimento de excelência”

Cristiane das Neves Gerente Operacional

2

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020


A importância do curativo correto para auxiliar na cicatrização Tratar um ferimento, lesão ou uma determinada doença não é somente aplicar no local um produto ou substância. Significa cuidar de alguém que precisa de uma atenção especial, pois as pessoas e suas peculiaridades devem ser respeitadas. “A indicação individualizada de curativos leva em conta aspectos clínicos do paciente, como por exemplo idade, estado nutricional, condições de competência imunológica, características corporais, uso crônico de medicações e doenças prévias. Assim como o acompanhamento multidisciplinar periódico, por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, nutricionista e fisioterapeuta. São os pilares no tratamento efetivo dos pacientes com ferimentos, queimaduras ou que foram submetidos a cirurgias”, explica o cirurgião pediátrico e coordenador da Comissão de Curativos Especiais da Pró-Vida, Dr. Adalberto Reis Côrtes.

PRÓ-VIDA POSSUI UMA COMISSÃO DE CURATIVOS ESPECIAIS COMPOSTA POR ENFERMEIRAS, FARMACÊUTICA E UM CIRURGIÃO Segundo o especialista, em um ferimento, o paciente deve passar por fases importantes, como a limpeza dos tecidos desvitalizados, chamada debridamento (químico/mecânico/cirúrgico), após a granulação, epitelização, até a resolução da enfermidade, devendo estar nesse período (que pode levar dias a meses) bem assessorado por equipe técnica treinada, experiente e conhecedora dos diversos tipos de curativos. O tratamento de ferida é dinâmico e deve acompanhar as tecnologias disponíveis no mercado. Para atender os clientes portadores de feridas complexas ou crônicas, a Pró-Vida possui uma Comissão de Curativos Especiais. A análise é realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiras, farmacêutica e um cirurgião.

“Os curativos são meios terapêuticos que consistem na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril nas feridas, com a finalidade de cicatrizar, prevenir e tratar de contaminações ou infecções”

Dr. Adalberto Reis Côrtes Cirurgião Pediátrico CRM: 10.906 RQE: 16.043-5.340

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

3



Qual a importância de um Centro de Infusão? SETOR DIRECIONADO A ORIENTAÇÃO, APLICAÇÃO E CONTROLE DE MEDICAÇÕES PRESCRITAS E DE ATENÇÃO A PORTADORES DE DOENÇAS RARAS Para atender os pacientes que necessitam de orientações, tanto na solicitação como na aplicação de medicamentos prescritos, o Complexo Médico Pró-Vida possui o Centro de Infusão. É um setor direcionado a todos os pacientes que precisam de aplicação de medicamentos por via intravenosa, subcutânea e intramuscular. A presença de um centro de infusão especializado, com uma equipe interdisciplinar treinada, garante atendimento com maior praticidade e segurança. “Com os avanços tecnológicos, tem se diagnosticado um número crescente de doenças consideradas raras e, em alguns casos, são descobertas novas possibilidades de tratamento. Para os pacientes portadores dessas doenças, a presença de um centro de infusão é importante sobretudo pelo fato de estar diretamente ligado a toda uma estrutura clínica que conta com profissionais de múltiplas especialidades. Dessa forma, alia-se a capacidade diagnóstica ao acesso a tratamentos de ponta em um único local, oferecendo praticidade, agilidade e segurança”, orienta o neurologista pediátrico e coordenador do centro, Dr. Jaime Lin.

Centro de Infusão Pró-Vida possui: ■ Enfermeiros treinados e certificados; ■ Ambiente inovador, seguro e confortável; ■ Armazenagem de medicamentos, conforme rigorosos controles de qualidade; ■ Infusões com horário agendado para maior comodidade do cliente; ■ Orientações e encaminhamentos para solicitações de medicamentos de alto custo junto ao governo; ■ Relatórios de acompanhamentos e encaminhamentos mensais ao médico solicitante.

“Dar atenção aos pacientes com doença rara é proporcionar tratamento digno e adequado”

Dr. Jaime Lin

Neurologista Pediátrico CRM 11.401/ RQE 8.287/8.330

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

5



Aemvida primeiro lugar A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO É UM INDICATIVO DE ATENDIMENTO QUE DIRECIONA, DE FORMA JUSTA E RESPONSÁVEL, O FLUXO DE PRIORIDADES Muitos são os desafios do Complexo Médico Pró-Vida para defender a vida e garantir atendimento de qualidade. Com a chegada do cliente ao Pronto Atendimento, o acolhimento na porta de entrada ganha sentido como parte do processo de recepção e direcionamento aos serviços. Ação orientada por protocolos específicos da instituição, baseados na diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que determina a classificação de risco como uma ferramenta de organização na “fila de espera” nos serviços de saúde,

Edna Corrêa

Gestora de Atendimento

estabelecendo os atendimentos por prioridade de atenção. “Para melhor atender o público, organizamos o fluxo dos pacientes que chegam à clínica por classificação de risco. A ordem é definida por cor, conforme o quadro clínico, garantindo assim atendimento resolutivo, humanizado e rápido, priorizando as pessoas em situações mais graves. Nossa atenção é baseada na condição clínica do paciente e não no critério de chegada”, informa a gestora de atendimento, Edna Corrêa.

“Priorizar os atendimentos às pessoas que chegam em situação de sofrimento agudo ou crônico, de qualquer natureza, é nossa obrigação como defensores da vida”

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

7


Estomatologia

Diagnóstico e tratamento de lesões de boca - (aftas, estomatites, feridas de quimioterapia/radioterapia, câncer de boca)

DRA. DANÚBIA DRA. CAROLINA FELIPPE GRASSI FAUST DE P. MACHADO Clínica Geral Clínica Geral e Mestre e Especialista em Ciências da Saúde em Endodontia CRO/SC 16420 CRO/SC 7515

8

DR. EDUARDO MARTINS PACHECO Clínica Geral e Especialista em Odontopediatria CRO/SC 9346

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

DRA. GABRIELA MENEGHEL BITTENCOURT Clínica Geral e Especialista em Ortodontia CRO/SC 8978

DRA. GRACIELA TALHETI BRUM Especialista e Mestre em Dentística CRO/SC 5269

CRO 0832

DRA. GREICY KNIEST Especialista em Estomatologia e Radiologia CRO/SC 6261

DRA. KARIN FAUST SOUZA Especialista, Mestre e Doutora em Odontopediatria CRO/SC 7484

DR. MARCO ANTONIO MENEGALI Clínica Geral e Especialista em Ortodontia CRO/SC 9478

DRA. MARINA CARMINATI LIMA CAMPELLI Especialista em Implantodontia CRO/SC 9470

DR. VINÍCIUS MACHADO Especialista em Implantodontia CRO/SC 6261


Odontopediatria e Ortodontia INTEGRAÇÃO DAS ESPECIALIDADES PARA O CORRETO DESENVOLVIMENTO FACIAL DA CRIANÇA A Odontopediatria atua em conjunto com a Ortodontia durante todo o desenvolvimento da criança. Este acompanhamento inicia antes mesmo de o bebê nascer, no Pré-Natal Odontológico, assim como na primeira visita do bebê ao dentista, quando os pais recebem orientações sobre os cuidados com a saúde bucal, os benefícios da amamentação para o correto desenvolvimento dos ossos e musculatura da face, as possíveis consequências da instalação de hábitos bucais deletérios (sucção de chupeta e dedo, respiração bucal), como também sobre os prejuízos causados pela perda precoce de um dente decíduo (de leite) no desenvolvimento da oclusão (mordida). “É importante entender que os dentes decíduos,

apesar de temporários, não podem ser considerados como descartáveis. Eles precisam cumprir um ciclo biológico, ou seja, exercer o seu papel até que o dente permanente já esteja formado e pronto para nascer”, salienta a odontopediatra, Dra. Karin Faust Souza. O odontopediatra é responsável por supervisionar o desenvolvimento dos dentes, ossos e musculatura da face durante a infância, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma oclusão funcional e esteticamente aceitável. É o especialista que atua em parceria com a Ortodontia, para que qualquer alteração seja diagnosticada o mais precocemente possível e o tratamento ortodôntico seja instituído no momento ideal.

“Os dentes decíduos, além de serem importantes para a criança falar, mastigar e sorrir, exercem um importante papel no desenvolvimento da oclusão e posicionamento dos dentes permanentes”

“Por volta dos 5 anos de idade, é indicado realizar a radiografia panorâmica, um exame que possibilita diagnosticar diversas anormalidades e fazer uma previsão da falta de espaço para os dentes permanentes”

Dra. Karin Faust Souza

Dra. Gabriela Meneghel Bittencourt

Odontopediatra CRO/SC 7.484

Ortodontista CRO/SC 8.978

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

9


Centro cirúrgico: Unidade de destaque em cirurgias TECNOLOGIA, AGILIDADE, HUMANIZAÇÃO, SEGURANÇA E PRIVACIDADE SÃO ALGUNS DOS ITENS CONSOLIDADOS NESSA TRAJETÓRIA Importante setor do Complexo Médico, o Centro Cirúrgico da Pró-Vida é referência na realização de médios e pequenos procedimentos cirúrgicos. Unidade que abriga um grande grupo de médicos cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e colaboradores, disponíveis aos clientes, nos momentos de maior atenção em um tratamento. Um dos destaques do setor é a agilidade de providenciar a intervenção cirúrgica, sem a necessidade de internação ou de longos períodos de espera. “Quando o paciente da Pró-Vida recebe a orientação para uma cirurgia tem a opção de realizar o procedimento aqui mesmo na clínica. A ligação dos diversos setores facilita as trocas de informações médicas, os encaminhamentos e os tipos de intervenção que podem ser agendados em horários diferenciados, inclusive em períodos noturnos”, orienta a enfermeira e coordenadora do Centro Cirúrgico, Lucimara Lovato Antunes.

10

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020


“O conceito de centro cirúrgico deve estar embasado em proporcionar ótimas condições para realizar o ato cirúrgico, com cuidados ao paciente e uma recuperação segura e confortável. Um setor diferenciado e dinâmico que foca na qualidade do pré-trans e pós-operatório”

Dr. Alexandre Garcia Feldens Anestesista CRM: 6.803/ RQE: 9.940

Tecnologias ou inovações A importância do Centro Cirúrgico para a Pró-Vida foi marcada pelos inúmeros investimentos em profissionais qualificados e capacitados, e na utilização de novas tecnologias. O Arco Cirúrgico tipo C é um desses equipamentos inovadores adquiridos recentemente, que tem como função emitir radiações ionizantes do tipo raio x para radiografias, ao permitir formas imagens radiográficas em tempo real. A ferramenta é muita utilizada em diversas especialidades cirúrgicas, como os procedimentos urológicos e ortopédicos, entre outros. “Quando o paciente recebe o diagnóstico de cirurgia, é comum passar por um estado apreensivo e fazer inúmeros questionamentos sobre o processo. Nesse contexto, a privacidade e segurança são temas de constante relevância. A pessoa tende a escolher uma unidade cirúrgica que atenda sua individualidade” explica o anestesista, Dr. Alexandre Garcia Feldens.

O Centro Cirúrgico Pró-Vida disponibiliza ao paciente, após o procedimento: ■ Retorno para a casa no mesmo dia; ■ Ambulância para deslocamento em qualquer eventualidade; ■ Orientações para quaisquer dúvidas pós-operatórias; ■ Rede de estrutura operacional, como qualquer grande unidade de saúde; ■ Acompanhamento da evolução do tratamento.

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

11


12

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020


Ecocardiograma sob estresse EXAME CONTROLADO E SEGURO DE VERIFICAÇÃO DE PROBLEMAS CORONÁRIOS Para diagnósticos mais sofisticados e precisos existe atualmente o Ecocardiograma sob estresse ou também chamado Eco-stress. É um exame realizado pela Pró-Vida para medir a capacidade do coração de se adaptar a situações de estresse externo em um ambiente clínico controlado. “É uma avaliação feita nas estruturas cardíacas durante um período de estresse, que pode ser induzido por medicamentos ou esforço físico provocado por meio de uma bicicleta ergométrica ou em uma esteira”, explica o cardiologista, Dr. Samuel Cargnin Cunha. Segundo o médico, o paciente recebe os medicamentos por via intravenosa e em doses crescentes. São verificados continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, além dos níveis de oxigênio no sangue. No processo são realizados eletrocardiogramas em cada estágio.

Indicação Em casos de suspeita de obstrução das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração, e para pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stents. O exame é contraindicado em fases agudas de síndromes coronárias.

“A ecocardiografia sob estresse farmacológico é um método seguro comprovado em inúmeros centros hospitalares nacionais e estrangeiros”

Dr. Samuel Cargnin Cunha Cardiologista CRM: 16.528 / RQE: 11.927/13.891

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

13


Centro de

Cirurgia Pediátrica Cirugiões Pediátricos Associados Cirurgião geral e pediátrico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Unimed Tubarão, Socimed e Clínica Pró-Vida. Professor de Cir. geral e pediátrica no curso de Medicina da Unisul.

Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, cirurgião geral e pediátrico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Socimed e da Clínica Pró-Vida. Professor de Cir. geral e pediátrica no curso de Medicina da Unisul.

Dr. Adalberto Reis Côrtes

Dr. André Calandrini

Cirurgião Pediátrico

Cirurgião Pediátrico

CRM-SC 10906 | RQE 5340

CRM 6424 | RQE 7866 e 7867

A CIRURGIA PEDIÁTRICA ABRANGE:  Área de atuação da cirurgia pediátrica:

recém-nascidos, crianças e adolescentes;

 Cirurgia Pediátrica Geral:

hérnias, cabeça e pescoço, cistos;

 Trauma: é um dos principais motivos de morte de

crianças e adolescentes em todo o mundo, e os cirurgiões pediátricos estão preparados para lidar com a maioria das situações traumáticas, queimaduras entre outros;

 Cirurgia do aparelho digestivo:

refluxo, vesícula, fígado, apendicite;

 Pré-natal: período que engloba toda a gravidez,

quando são feitos exames para verificar se o bebê está se desenvolvendo de forma ideal. Caso surja algum problema, o cirurgião pediátrico conscientiza os pais da situação e toma as medidas cirúrgicas adequadas, após o nascimento da criança. o cirurgião atua na criança ainda no útero;

 Urologia pediátrica: fimose, testículo não descido,

hipospádia, cirurgia renal (infecção urinária, tumores, refluxo, hidronefrose).

 Cirurgia torácica;  Cirurgia proctológica;  Vídeo cirurgia pediátrica. Dr. Nei Euclides Fava Diretor Técnico Médico CRM-SC 4382/RQE 10396

14

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 / 2099 Centro - Tubarão - SC - Fone: 48.3631-1500


Novo Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é inaugurado RENOVAÇÃO DO ESPAÇO, PAUTADA NA TRADIÇÃO E NA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA O Complexo Médico Pró-Vida inovou mais uma vez na região, inaugurou recentemente o mais novo Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Local com alta tecnologia, ao auxiliar a medicina na descoberta de alterações e doenças, para melhor tratamento das inúmeras patologias existentes. O espaço está localizado no Bloco D, 4º andar, do Edifício Clínica’s Park. “A área de diagnóstico evolui significativamente e com este avanço quem ganha com

o crescimento é a população. Assim como o parque de máquinas precisa ser constantemente atualizado, a equipe de profissionais também está em contínua busca de aperfeiçoamento”, indica o radiologista, Dr. Thiago Coral Accordi. A proposta da Pró-Vida, com a mudança de local, foi melhorar a comodidade e segurança dos pacientes, já estabelecida pela experiência do setor, associando tradição e inovação tecnológica.

“Estamos sempre em busca de atualizações e das tecnologias mais avançadas no setor ”

Dr. Thiago Coral Accordi Radiologista CRM:12.719 / RQE: 9.089

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

15


Diagnósticos precisos de endometriose EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS E EQUIPE QUALIFICADA SÃO PONTOS FUNDAMENTAIS QUE DESTACAM A QUALIDADE DO SETOR DE DIAGNÓSTICO Uma das principais causas da infertilidade é a endometriose. Conforme o Ministério da Saúde, é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações, como a infertilidade. “Ainda que nem toda mulher com en-

16

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

dometriose seja infértil, cerca de 30 a 50% das inférteis têm endometriose”, explica a radiologista, Dra. Manuela de Abreu Viana. De acordo com a especialista, a descoberta da endometriose necessita de análises detalhadas, como a realização de uma ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética da pelve. Nesses exames são mapeados os pontos de lesão detalhados no laudo, para que o médico assistente consiga determinar o melhor tratamento e um maior sucesso em uma eventual cirurgia.

“A dificuldade do diagnóstico compromete a eficiência do tratamento devido aos sintomas que geralmente podem ser confundidos com outros problemas de saúde, prejudicando a descoberta precoce”

Dra. Manuela de Abreu Viana Radiologista CRM: 13.031 / RQE: 9.031


Ultrassom na gravidez: porque é preciso fazer? UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA ACOMPANHAR A SAÚDE DA MULHER E O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ O ultrassom é um procedimento companheiro da mulher durante o pré-natal. São exames de imagens realizados por um aparelho que, ao aproximar da pele, emite e capta ondas sonoras por meio do contato com o corpo humano. Com a projeção desse registro, as imagens são formadas e investigadas pelo médico especialista, preferencialmente em medicina fetal, sendo um importante instrumento para acompanhar a saúde e o desenvolvimento do bebê. “Durante um pré-natal básico, devem ser realizados, no mínimo, quatro exames ultrassonográficos, de acordo com cada período gestacional”, indica o médico especialista em medicina fetal, Dr. Thiago Ricardo Correa.

1º exame

OBSTÉTRICO INICIAL TRANSVAGINAL deve ser realizado o mais precoce possível, pois tem como objetivo datar a gestação. Quanto mais cedo, será melhor a acurácia para a idade gestacional do feto. 2º exame

ULTRASSOM MORFOLÓGICO DE PRIMEIRO TRIMESTRE COM DOPPLER (também conhecido como translucência nucal com Doppler). Tem por objetivo avaliar o risco em desenvolvimento da doença hipertensiva específica da gestação e o risco do feto em desenvolver alguma cromossomopatia. 3º exame

CHAMADO DE ULTRASSOM MORFOLÓGICO COM DOPPLER DE SEGUNDO TRIMESTRE: é realizado, em torno de 22 a 24 semanas, com o objetivo de avaliar a morfologia fetal de uma forma detalhada. 4º exame

ULTRASSOM OBSTÉTRICO COM DOPPLER: é feito no terceiro trimestre e tem como finalidade avaliar o crescimento proporcional do bebê e a quantidade de líquido amniótico.

“Vale a pena ressaltar que a ultrassonografia obstétrica durante o prénatal auxilia e complementa a assistência do médico pré-natalista no bem-estar do feto e da gestante”

Dr. Thiago Ricardo Correa Medicina Fetal CRM: 11.682 / RQE: 9.404

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

17


Vamos conversar sobre o seu peso? TRATAR A OBESIDADE É COMPLEXO, REQUER DETERMINAÇÃO E ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, 56% da população brasileira está acima do peso e 20% já apresenta obesidade. Este número aumentou em cerca de quatro vezes nos últimos 30 anos. O ganho de peso é adquirido pelos mais variados motivos: piora dos hábitos alimentares, sedentarismo, diminuição das horas de sono, poluição, e até os resíduos plásticos e substâncias químicas, provenientes de contaminação dos alimentos, estão envolvidos. “Temos que ter em mente que tratar obesidade não é tratar um problema estético e sim tratar uma doença metabólica que aumenta o risco cardiovascular e diminuiu a expectativa de vida”, alerta a endocrinologista, Dra. Camila Campos. A médica destaca também que não há dúvida de que a população compreende que “comer menos” e “fazer mais atividade física” promovem a perda de peso. O que a maior parte não tem conhecimento é que a adaptação metabólica que ocorre após um emagrecimento inicial dificulta e limita o processo de perda de peso (ver figura 1). Para a maior parte dos pacientes, corrigir essa adaptação metabólica é fundamental para otimizar os resultados. Somente “pensamento positivo e foco” serão falhos para a maioria das pessoas. “A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde e precisa de controle e tratamento“

Dra. Camila Campos Endocrinologista CRM: 16.012 / RQE: 15.297

18

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020


Dieta da moda Dieta low carb, paleolítica, low fat, hiperprotêica, mediterrânea, jejum intermitente, entre outras. Toda abordagem que promove “restrição calórica” leva a perda de peso. “O melhor resultado é proveniente da capacidade individual de aderência a estratégia adotada. Entender que o plano tem que ser sustentável é fundamental”, indica a endocrinologista, Dra. Renata Fortunato da Silva. Oscilações de peso ao longo do tratamento são comuns e não são considerados fracassos. Infelizmente não existe fórmula mágica, muito cuidado com aquele comprimido milagroso da internet ou aquele tratamento estético revolucionário. Tratar a obesidade é complexo, e requer acompanhamento especializado. Faça uma avaliação, converse com seu médico sobre o seu peso!

Adaptação metabólica a perda de peso Aumento do desejo de comer

Aumento da fome

Hormônio da fome

Hormônios de saciedade

Ingestão de energia

Gasto energético

Figura 1

“Hipertensão arterial, diabetes mellitus, problemas cardíacos e articulares, apneia do sono, são algumas das doenças associadas à obesidade e que tendem a melhorar após uma perda de peso sustentada“

Renata Fortunato da Silva Endocrinologista CRM: 18.988 / 17.353

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

19


Novo centro,

mais atendimentos

O CENTRO DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA COMPREENDE O SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E O SERVIÇO CHECK-UP PRÓ-VIDA O Complexo Médico Pró-Vida inovou ao criar o Centro de Endocrinologia e Metabologia junto com o serviço de Nutrição e o serviço Check-Up Pró-Vida. Trata-se de um setor formado por sete consultórios, sala de espera planejada para o requerente desse setor, e salas de exames. O local está à disposição dos clientes no 3º andar do Edifício Medical Center, com maior disponibilidade de horários e serviços. “O espaço é formado por profissionais capacitados

20

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

e engajados na melhoria da qualidade de vida e saúde da população, fortalecendo, dessa maneira, Tubarão como um Hub de saúde e a Clínica como destaque de serviços médicos da região”, ressalta o médico e diretor da Pró-Vida, Dr. Nei Euclides Fava. A proposta do novo centro é oferecer novas oportunidades de atendimento, de forma mais integral, e com um leque de profissionais qualificados e a realização de diagnósticos precisos.


Oftalmologia renovada O DR. OTTO FREDERICO FEUERSCHUETTE NETO PASSA A COMPOR O QUADRO DE PROFISSIONAIS QUE ATENDEM NA CLÍNICA A Pró-Vida inovou na área da oftalmologia. A clínica agora oferece aos clientes atendimentos oftalmológicos em parceria com o Dr. Otto Frederico Feuerschuette Neto. É um renomado médico catarinense, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com aperfeiçoamento em retina pelo Hospital de Olhos de Curitiba e com grande experiência médica, que atende no 3º andar do Bloco A. “Ter o Dr. Otto em nosso quadro profissional é, sem dúvida, uma grande oferta de ótimos serviços oftalmológicos em nosso Complexo Médico. Na Clínica, nunca houve atendimentos em oftalmologia em nossa própria estrutura. Temos uma parceria, já de longa data, com o Dr. Leonardo Delpizzo. Essa será mais uma

grande parceria e mais um grande profissional a compor o quadro da Pró-Vida, disponível à população”, destaca o gerente geral Fábio Vandresen. Conforme o administrador, a abertura do consultório do Dr. Otto é somente o primeiro passo para novos serviços oferecidos pela instituição. “Posteriormente iremos dispor de mais profissionais e consultórios para dar suporte para os atendimentos do Pronto Atendimento. A ideia é disponibilizar um setor oftalmológico que faça retaguarda aos clientes que chegam aos primeiros atendimentos no PA e que precisem de atenção nessa área”, planeja Fábio. Os atendimentos do Dr. Otto ocorrem de segunda a sexta-feira, em período integral, direcionado a todas as idades.

“ Em breve, a clínica disponibilizará mais atendimentos médicos oftalmológicos que darão suporte ao Pronto Atendimento”

Fábio Vandresen Gerente geral

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

21


22

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020


Especialidades ganham novo espaço O CENTRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, JUNTAMENTE COM OS ATENDIMENTOS FONOAUDIOLÓGICOS, OFERECE SERVIÇOS E EXAMES DIFERENCIADOS EM TEMPO INTEGRAL Para oferecer aos clientes ainda mais serviços especializados, com equipamentos inovadores, profissionais qualificados e maior disposição de horários, a Pró-Vida inovou ao oferecer o novo Centro de Otorrinolaringologia juntamente com o setor de Fonoaudiologia. Os atendimentos estão disponíveis aos clientes no 3º andar, do Edifício Clínica’s Park, no Complexo Médico Pró-Vida. “A otorrinolaringologia é uma grande área de atendimento da clínica, que passa a realizar novos exames e oferecer diversos diagnósticos. O setor é formado também pelo atendimento de fonoaudiólogas, abriga mais médicos e continua, com efetividade, a atender os encaminhamentos do Pronto Atendimento da Pró-Vida”, descreve o otorrinolaringologista, Dr. Gilson Carvalho.

Serviços Consultas, procedimentos e cirurgias. Exames audiológicos, como audiometria, impedanciometria, nasofibrolaringoscopia e videolaringoscopia e, em breve, novos exames.

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

23


Nariz entupido? O “ABRE-ALAS” DA RESPIRAÇÃO PRECISA ESTAR DESOBSTRUÍDO PARA A CORRETA PASSAGEM DO FLUXO DE AR Nariz entupido, obstruído ou congestionado são os sintomas mais relatados pela população. Quem respira pela boca não dorme adequadamente, tem dificuldades respiratórias durante o sono, causa roncos, prejudica o rendimento pessoal, interfere no funcionamento de parte do organismo e, em crianças, altera o crescimento da face, entre outros problemas. Situação que ocorre por fatores alérgicos, traumáticos, infecciosos, fisiológicos ou tumorais, que precisam de atenção. “A obstrução nasal é a diminuição da quantidade de ar que consegue passar pelas fossas nasais durante a inspiração. Dependendo do grau de obstrução, o ar passa a ser inspirado pela boca. Pode ocorrer em uma ou nas duas narinas, ser constante ou transitória. Tempo que penderá da causa e do tratamento”, explica o otorrinolaringologista, Dr. Carlos Eduardo Monteiro Zappelini. “É muito importante que tenhamos uma boa respiração nasal. O nariz é responsável por umidificar, aquecer e bloquear algumas partículas do ar que inspiramos”

Dr. Carlos Eduardo Monteiro Zappelini Otorrinolaringologista CRM:14.864 / RQE: 12.540

24

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

Principais causas obstrutivas: ■ Inflamatórias e alérgicas: infecção viral (gripes, resfriados), bactérias (sinusites), inalação de produtos (químicos) ou nos processos alérgicos (rinite alérgica). ■ Desvio septo: desenvolvimento inadequado ou trauma do septo. Nesses casos geralmente o tratamento é cirúrgico. ■ Hipertrofia de adenoides: crescimento que dificulta a passagem do ar. Causa roncos ou dificuldades respiratórios durante o sono.


Atenção as crianças que respiram pela boca A SÍNDROME DO RESPIRADOR ORAL É UM PROBLEMA QUE PRECISA SER CORRETAMENTE INVESTIGADO A otorrinolaringologia pediátrica compreende o diagnóstico e tratamento de alterações patológicas do ouvido, nariz e garganta, desde os recém-nascidos até os adolescentes. Nas crianças, as doenças possuem aspectos muito especiais, pois ocorrem durante o desenvolvimento físico e mental, podendo acarretar sequelas, por vezes, irreparáveis até na fase adulta. Um dos distúrbios otorrinolaringológicos mais frequentes é a síndrome do respirador oral. “Respirar pela boca não deve ser considerada uma alternativa. É um sinal de que algo não está bem. A respiração oral ocorre geralmente em consequência de um processo obstrutivo do nariz, que pode ser momentâneo, mas que a criança pode manter por hábito ou pode ser algo crônico”, alerta a otorrinolaringologista, Dra. Taise de Freitas Marcelino.

Respiração Infantil ■ Alguns fatores de obstrução nasal infantil: aumento de adenoide e/ou amígdalas, rinites e rinossinusites, desvio do septo nasal e outras alterações. ■ Consequências da respiração oral infantil: infecções de repetição das vias aéreas superiores (ouvido, nariz e garganta), distúrbios do sono (inclusive apneia do sono), alteração do crescimento facial (comprometendo a arcada dentária), entre outros.

“A investigação é importante para o correto diagnóstico e para definição do melhor tratamento, evitando consequências mais graves no futuro”

Dra. Taise de Freitas Marcelino Otorrinolaringologista CRM: 12.130 / RQE: 7.999

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

25


Por que beber água é tão importante? SUCOS NATURAIS, ÁGUAS SABORIZADAS E CHÁS SÃO TAMBÉM OPÇÕES PARA A HIDRATAÇÃO Beba pelo menos dois litros de água por dia. Essa recomendação, quase um mantra, é muito indicada por vários profissionais da área da saúde, mas qual a importância de beber para o organismo? “A água representa em média 60% do corpo de um adulto jovem. Ela desempenha importante papel para várias funções em nosso corpo, como regular a temperatura, absorver e transportar nutrientes, reduzir toxinas, revitalizar células e até ter influência no humor decorrente da desidratação”, explica o clínico geral, Dr. Victor Stopassoli Buss.

Coloração da urina Um bom indicador, de acordo com o médico, é a cor da urina. As diferentes tonalidades podem sinalizar, mais ou menos hidratação. Super clara: indicativo de excesso de água. Pode levar à perda de sais minerais, causar inchaço, até leve sonolência e mal-estar; Amarelo claro: ideal; Amarelo mais escuro: considerada cor normal, porém serve de atenção para ingerir mais água; Amarelo alaranjado ou avermelhado: atenção – hidrate-se imediatamente e, se a coloração não se modificar, procure seu médico.

Dicas do médico O Dr. Victor indica água saborizada como uma das alternativas para as pessoas que têm dificuldades de se hidratar ao longo do dia. Possibilita muitas combinações (água mineral e pedaços de fruta). Também sucos naturais, feitos na hora e chás são ótimos. Sem adição de açúcar. Vale lembrar que sede é o primeiro sinal de desidratação. Não espere ela bater!

“A falta de água resulta em uma série de complicações ao organismo. Sentidos como visão e audição também precisam de hidratação”

Dr. Victor Stopassoli Buss Clínico Geral CRM: 18.467 / RQE: 14.156

26

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020


Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

27


Introdução alimentar OPORTUNIDADE DE MELHORAR OS HÁBITOS ALIMENTARES DA FAMÍLIA A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam iniciar a introdução dos alimentos a partir dos 6 meses de idade. Os bebês nesta faixa etária atingem maturidade do trato digestório e o desenvolvimento neuropsicomotor necessários para lidar com a alimentação sólida. “Não tenha pressa. A introdução alimentar precoce pode oferecer riscos ao bebê, como alergias alimentares e aumento do risco de engasgo”, alerta a nutricionista materno infantil, Carolina Rolim. Conforme a especialista, é importante

SEGURANÇA Oferecer alimentos adequados em higiene, texturas e cortes. Posição adequada na cadeira de alimentação, sem distrações.

lembrar que até 1 ano de idade, o leite materno ou fórmula infantil são a principal fonte de nutrição do bebê. Os primeiros 6 meses de introdução alimentar é um período em que o bebê conhece os alimentos e aprende a comer. Quando bem conduzida a fase inicial, com 1 ano, os alimentos assumem o papel principal na nutrição. Bebês aprendem muito por imitação e as refeições em família são um poderoso estímulo para que eles aceitem os alimentos saudáveis. Para um início de alimentação bem-sucedida, atente-se em garantir:

RESPEITO Não forçar a comer. Situação que pode desenvolver uma experiência negativa com os alimentos.

■ A adição de sal é recomendada a partir de 1 ano de idade e com moderação. ■ Os açúcares são recomendados apenas após os 2 anos de idade e com moderação. ■ Oferta precoce de sal ou açúcar aumentam a predisposição de doenças crônicas no futuro.

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

Carolina Rolim

Nutricionista Materno Infantil CRN10: 6.952

QUALIDADE Priorizar alimentos naturais, preferencialmente orgânicos ou da época. Oferecer variedade. Não usar produtos industrializados ou processados.

Recomendações

28

“O sabor natural dos alimentos é uma importante aprendizagem”


Responsabilidade social CRIANÇAS RECEBEM ATENÇÃO ESPECIAL

Como todos os anos, a Semana da Criança também é uma semana especial para a Pró-Vida. Neste período, a clínica promove ações voltadas à felicidade e ao bem-estar dos pequenos. Nesta edição, 160 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Álvaro Braz Fernandes, na Guarda, Margem Esquerda, em Tubarão, tiveram uma tarde diferente. “Entramos em contato com a prefeitura para sabermos qual escola ou creche do município que precisava, neste momento, de um carinho, de uma atenção especial. Com a indicação desse CEI, nós resolvemos, então, proporcionar um dia especial e contribuir com a alegria dessas crianças”, informa a gestora do comercial da Pró-Vida, Mônica Gonçalves da Silva. A clínica ofereceu recreação, vários brinquedos infláveis, lanche especial e presentes a todos os alunos. Além desses, também foram doados muitos brinquedos para a brinquedoteca, arrecadados, anteriormente, numa festa beneficente organizada pela Pró-Vida Odontologia, Pediatria e Central de Vacinas.

Para a direção da escola, o fato de ser escolhida pela Pró-Vida no mês das crianças é uma grande satisfação e atenção a todas às famílias da região. “Estamos imensamente felizes por nossos alunos receberem esse imenso dia de presente. Agradecemos muito toda a dedicação e atenção com a escola”, comemora a diretora Eloísa Barreto Cardoso. O Álvaro Braz Fernandes é um segmento da antiga creche Cinderela, fundada em 1981, que atendia somente crianças de 2 a 5 anos. Com a reforma e ampliação da unidade, em 2013, o centro passou a receber também crianças de 0 e 6 anos.

Dezembro / Janeiro / Fevereiro - 2020

29


Aconteceu... Como todos os anos, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Pró-Vida. Em 2019, com apoio e organização do Setor Comercial, a equipe inovou ao promover, durante uma semana, além de diversas palestras e workshops, um dia diferente envolvendo os familiares. Foi o que ocorreu no sábado, dia 28 de setembro, com uma grande confraternização entre colaboradores e suas famílias, em um piquenique no Sandrini Parque Aquático, em Tubarão. “Movimentamos a clínica com diversas atividades internas e, para fechar a semana, foi realizado um encontro com funcionários, diretores, médicos, dentistas e seus familiares. Reunimos um público de mais de 400 pessoas e até alguns pets”

Comemora o responsável pelo SESMT da Pró-Vida, técnico de segurança do trabalho, Daniel Viana. Em outubro, a proposta foi incentivar a prática esportiva e a criação do Runners Pró-Vida. Grupo inicialmente formado por 40 pessoas que aderiu ao convite e formou a primeira turma de corrida da clínica. Com uma camiseta verde, colaboradores e médicos deram os primeiros passos como esportistas. “As empresas, no geral, estão preocupadas com a saúde de seus funcionários, mas a Pró-Vida mais uma vez saiu na frente ao lançar o projeto Runners Pró-Vida. Esporte que oferece benefícios imediatos a todos que aderirem à ideia. Proporciona mais qualidade de vida, melhoras no condicionamento físico, redução na gordura corporal e mudanças nos hábitos alimentares. Sem falar na motivação de cada um, nas metas e objetivos alcançados”, descreve o professor de Educação Física, treinador e preparador físico, Peter da Rosa.

Diretoria Executiva:

Dr. Nei Euclides Fava - CRM 4382 Dr. Nelson Ubaldo Filho - CRM 3097 Dr. Jaime Cesar Gelosa Souza - CRM 11683 é uma publicação trimestral de responsabilidade da Clínica Pró-Vida Av. Marcolino M. Cabral, 2075, Centro, Tubarão/SC - 48. 3631-1500 www.clinicaprovida.com.br

30

Setembro / Outubro / Novembro - 2019

Gerência geral:

Fábio Vandresen Jornalista reponsável:

Silvana Mendes Lucas - SC1037JP comunicacao@clinicaprovida.com.br

Gestora comercial:

Mônica Gonçalves da Silva Comercial: 3631-1561 comercial@clinicaprovida.com.br Edição:

UAW! Comunicação & Design facebook.com/uaw.comunicacao 48.3626-1374

Curta e compartilhe nossos conteúdos

clinicaprovida.com.br /clinicaprovidatubarao @clinica.provida Clínica Pró-Vida issuu.com/provida


www.clinicaprovida.com.br

Centro Cirúrgico

Pronto Atendimento

Hospital-dia / Pequenas e médias cirurgias

Das 08 às 23h (incluso sábados, domingos e feriados).

Centro de infusão

Central de vacinas

Agendamento de consultas: 3631-1515 Agendamento de consultas, exames e procedimentos: Segunda a sexta-feira, das 08 às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 08 às 23h. Entrega de resultados de exames: Segunda a sexta-feira, das 08 às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 08 às 23h.

Centro de Diagnóstico e Tratamento Serviços ATENDIMENTO DOMICILIAR AUDIOMETRIA BIOIMPEDÂNCIA BIÓPSIAS PAAF (PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA) BIÓPSIAS POR FRAGMENTO (CORE) CPAP ELETROENCEFALOGRAMA ESPIROMETRIA POLISSONOGRAFIA (NA CLÍNICA OU DOMICILIAR) URODINÂMICA

Exames Cardiológicos CATETERISMO CARDÍACO ECOCARDIOGRAMA (ADULTO E PEDIÁTRICO) ECOCARDIOGRAMA 3D ERGOESPIROMETRIA ELETROCARDIOGRAMA HOLTER 24H MAPA TESTE DE ESTEIRA

Ambulatório de Especialidades

Exames Oftalmológicos ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA BIOMETRIA CAMPIMETRIA CAPSULOTOMIA FOTOCOAGULAÇÃO A LASER IRIDOTOMIA MICROSCOPIA ESPECULAR OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA) PAQUIMETRIA RETINOGRAFIA DIGITAL TOPOGRAFIA ULTRASSOM DE GLOBO OCULAR

Exames Radiológicos DENSITOMETRIA ÓSSEA MAMOGRAFIA DIGITAL RAIO-X DIGITAL RESSONÂNCIA MAGNÉTICA RESSONÂNCIA COM CONTRASTE HEPATOBILIAR TOMOGRAFIA DIGITAL

Odontologia APARELHOS ORTODÔNTICOS APARELHO RONCO E APNEIA CIRURGIA CLAREAMENTO ENDODONTIA ESTÉTICA IMPLANTES ODONTOPEDIATRIA PERIODONTIA PROFILAXIAS PRÓTESES RESTAURAÇÕES

Exames de Ultrassom ULTRASSOM COM DOPPLER ULTRASSOM MORFOLÓGICO ULTRASSOM OBSTÉTRICO 4D ULTRASSOM GERAL

Exames do Aparelho Digestivo, Intestino Grosso, Reto e Ânus CÁPSULA ENDOSCÓPICA COLONOSCOPIA COM MAGNIFICAÇÃO ECOENDOSCOPIA ENDOSCOPIA ALTA COM MAGNIFICAÇÃO MANOMETRIA ANORRETAL MANOMETRIA ESOFÁGICA PH-METRIA VÍDEO COLONOSCOPIA VÍDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA VÍDEO RETOSSIGMOIDOSCOPIA

Medicina e Segurança do Trabalho EXAMES ADMISSIONAIS EXAMES DEMISSIONAIS EXAMES PERIÓDICOS LAUDOS CERTIFICADOS PPRA, PCMSO E LTCAT

O que você precisar em exames encontra aqui. Modernos equipamentos, diagnóstico eficaz, profissionais especializados.

CIRURGIA TORÁCICA

HEBIATRIA

OFTALMOLOGIA

CIRURGIA VASCULAR

HEMATOLOGIA

ORTOPEDIA

ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA

CLÍNICA MÉDICA

HEPATOLOGIA

ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA PEDIATRICA

COLOPROCTOLOGIA

MASTOLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

ANESTESIOLOGIA

CONSULTORIA DE AMAMENTAÇÃO

MEDICINA DO TRABALHO

PEDIATRIA

CANCEROLOGIA CLÍNICA

DERMATOLOGIA

MEDICINA DO SONO

PNEUMOLOGIA

CARDIOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA

NEFROLOGIA

PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

NEUROCIRURGIA

PSICOLOGIA

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

FERTILIZAÇÃO

NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA

PSICOPEDAGOGIA

CIRURGIA GERAL

FISIOTERAPIA

NEUROLOGIA

PSIQUIATRIA

CIRURGIA BUCO-MAXILO FACIAL

FISIOTERAPIA CPAP

NEUROLOGIA PEDIÁTRICA

PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

FONOAUDIOLOGIA

NUTRIÇÃO

GERIATRIA

NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL

REUMATOLOGIA

CIRURGIA ONCOLÓGICA CIRURGIA PEDIÁTRICA

GASTROENTEROLOGIA

NUTROLOGIA

CIRURGIA PLÁSTICA

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

ODONTOLOGIA

TERAPIA DA DOR UROLOGIA


NOSSA MISSÃO: CUIDAR DA SUA SAÚDE PORQUE VOCÊ É ÚNICO.