Editorial
Depois de tempos difíceis, causados pela disseminação da Covid-19, em anos anterio res, o Complexo Médico Provida, segue, 2022 colocando em prática sonhos que estavam na gaveta e colhendo os “louros” dos seus mais de 30 anos dedicados a saúde das pessoas.
A cor dourada que orgulhosamente carregamos é uma analogia ao reconhecimento por sermos o nível mais alto de qualidade em serviços de saúde. Somos mais do que nunca Acreditado por Excelência pela Organização Nacional de Acreditação – ONA 3. Titula ção, conquistada primeiramente em 2021, que garante seguirmos pertencendo ao seleto gru po catarinense, composto por somente 9 orga nizações de saúde, sendo o único Complexo Médico entre os demais.
Nesta jornada, brindamos também a utilização de inúmeras tecnologias, em especial, o nascimento da Aurora. Nossa simpática assistente virtual inteligente que chegou para au xiliar nossos clientes na realização de tarefas. Agora agendar consultas, exames e retornos ficou ainda mais fácil e ágil.
Diante das recentes conquistas, apresenta mos ainda nesta publicação outras novidades em serviços e procedimentos voltados a assis tência médica. Então, aproveito para agradecer a sua colaboração e desejar um ótimo passeio por essas páginas!
Dr. Nei Euclides Fava
Diretor Técnico Médico
4.382 | RQE 10.396
Apresentamos, Aurora!
ASSISTENTE VIRTUAL INTELIGENTE QUE CHEGOU PARA FAVORECER OS CLIENTES COM MAIS CONFORTO E AGILIDADE
O uso de tecnologias nas inúmeras tarefas do cotidiano se estendem além das facilidades de comunicação e fazer pesquisas, são também grandes aliadas nos cuidados com a saúde. Baseados em softwares que gerenciam trocas de mensagens online, de forma personalizada, o Complexo Médico Provida inovou mais uma vez, ao implantar agendamentos de consultas, exames e re tornos pela plataforma WhatsApp, com a criação de uma assistente virtual inteligente: a Aurora.
“O objetivo principal em criar essa atendente de ciberespaço, foi facilitar a vida das pessoas que buscam os nossos serviços médicos especializados. Além disso, foi diminuir o tempo de espera por respostas, com comodidade e oportunizar o acesso aos agendamentos em qualquer hora do dia, com resoluti vidade. Buscamos unir a disponibilidade do smartphone e outros equipamentos digitais, sempre em mãos, com a ne cessidade constante de cuidar da saúde, aliadas ao uso de tecnologias”, destaca o gerente geral Fábio Vandresen.
A assistente virtual Aurora criada para os agendamentos via online, é uma chatbot. Ferramenta tecnológica que une as palavras em inglês, chat (conversa) e bot (robô), desenvolvi da para simulação de ações humanas.
“Pensando no mundo digital, implementamos essa realidade virtual, nos adequamos aos novos formatos de atendimento e comunicação com o público. A ideia sempre foi criarmos uma interface sociável, juntando o aplicativo de mensagens com dis positivos de automação de conversas, sendo de fundamental im portância, proporcionar uma boa efetivação dos serviços. Nossa simpática Aurora, então chegou para auxiliar nossos clientes na realização de tarefas”, ressalta o analista de suporte e projetos, Luiz Henrique de Farias.
Missão
proposta de criar a assistente virtual inteligente tem como missão, facilitar a experiência do cliente, proporcionar mais agilidade e atender a demanda dos agendamentos, de forma simples e efetiva.
“A Aurora nasceu para humanização nos acessos de interação com o público. Esse diálogo entre a inteligência artificial
os clientes deve impactar diretamente na facilidade dos atendimentos, dispostos em tempo real, com respostas simples, programadas através de um fluxo de atendimento, capaz de disponibilizar inúmeras informações”, conceitua a gerente opera cional, Cristiane das Neves.
Nascimento
Para se chegar a confecção e batismo da assistente virtual inteligente do Pro vida, foram muitas horas de pesquisa e planejamento, até a sua representação em forma humana.
“A Aurora foi construída com base também em nosso maior público, o femi nino, adulto, vestida com o nosso unifor me, para sua imediata identificação. O ba tismo surgiu depois de uma votação entre outros nomes, realizada com colaboradores, que viram que a etimologia da palavra combinava com o nosso momento atual, projetado no futuro”, explica a coordena dora de atendimento Camila Borges.
Significados
Aurora: "o nascer do sol", "o raiar do dia", “amanhecer”, “a que nasce do orien te” ou “aquela que brilha como o ouro”.
Acesso aos Serviços
Ressonância com sedação é realidade
EXAME SEGURO E QUANDO REALIZADO SOB SEDAÇÃO, UM ANESTESISTA PERMANECE NO LOCAL DURANTE TODO O PROCEDIMENTO
Exames mais precisos são alguns dos des taques do novo aparelho de Ressonância Mag nética 3 Tesla, disponível aos clientes Provida. Instituição pioneira na Amurel a oferecer esse equipamento que utiliza softwares inovadores na realização de exames. Tecnologia que ofere ce análises detalhadas anatomicamente, melho rando a definição de órgãos e estruturas internas do corpo. Exame este que já é possível realizar sob sedação.
“Fazer uma ressonância magnética, princi palmente com uma 3 Tesla, não causa qualquer dor ou desconforto e é um procedimento muito seguro. O objetivo da anestesia, quando neces sária, é auxiliar a pessoa a permanecer com o mínimo de movimentos, para que a investigação possa obter imagens adequadas”, destaca o anestesista, Dr. Alexandre Garcia Feldens.
O especialista ressalta ainda que a sedação é um procedimento tranquilo, realizada por um médico anestesista que permanecerá no local durante todo o procedimento, monitorando todos os sinais vitais.
A sedação é indicada para os clientes que não toleram fazer esse tipo de exame voluntariamente ou possuem algumas características, tais como: - Idade: bebês e crianças não conseguem controlar seus movimentos por tempo determinado; - Pacientes especiais ou que possuem dificulda des motoras para ficar parado; - Pessoas claustrofóbicas, com pânico de luga res fechados; - Condições clínicas em que uma pessoa por apresentar determinado problema de saúde, não consegue permanecer na mesma posição por deter minado tempo.
“O som produzido por outros aparelhos de ressonância magnética durante a realização do exame, na tecnologia 3 Tesla são minimizados.”
Dr. Alexandre Garcia Feldens
Anestesiologista
CRM-SC 6.803 | RQE 9.940
Como cicatrizar feridas difíceis?
LESÕES AGUDAS OU CRÔNICAS PODEM SER TRATADAS NA CÂMARA HIPERBÁRICA, ALIADAS AO ATENDIMENTO MÉDICO MULTIDISCIPLINARUma das tecnologias que oferecem grande eficácia em diversos tratamentos de saúde, na modalidade terapêutica de alta performance, é a Câmara Hiperbárica. Ferramenta para tratamento de feridas de difícil cicatrização. Equipamento disponível no Complexo Médico Provida, realizado junto a avaliação de equipe multidisciplinar.
“O oxigênio aplicado na câmara hiperbárica é utilizado para combater infecções bacterianas e fúngicas. Auxiliar na cicatrização de feridas crônicas e agudas, além de potencializar os efeitos de alguns antibióticos e compensar a deficiência de oxigênio quando há alterações nos vasos sanguíneos. Para que o tratamento seja efetivo, além das sessões na câmara, uma equipe multidisciplinar faz avaliações das condições do paciente, assim também, como o acompanham durante o procedimento, identificando precocemente qualquer fator que possa impedir ou retardar a cicatrização”, explica o cirurgião vascular, Dr. Renan Cardoso Candemil.
Na oxigenoterapia hiperbárica, o médico destaca, que ocorre um aumento de dez a vinte vezes na quantidade de oxigênio dissolvido nos tecidos. Favorecendo muito os locais em que a falta de oxigênio tecidual é o problema principal. Essa ação age como cicatrizante e antibiótica. Auxilia na formação de colágeno, neoformação vascular e na diminuição de edemas.
Indicações:
- feridas de pessoas acamadas; - infecções grave, de pele ou gordura subcutânea; - lesões de bexiga, intestinos, ossos e cérebro; - pés-diabéticos; - infecção crônica dos ossos; - pós-cirurgia plástica reparadora; - enxerto de pele; - presença de bolhas de ar na corrente sanguínea; - úlceras crônicas de extremidades e de póscovid; - excesso de pus ou ar no cérebro, causados por processo infeccioso ou trauma, entre outros.
“Durante a sessão, o paciente é acompanhado por um médico e um profissional da enfermagem capacitado para esse tipo de atendimento.”
Dr. Renan Cardoso Candemil Cirurgião Vascular
CRM-SC 17.932 | RQE 13.881
Sessões de Oxigenoterapia Hiperbária
O trabalho de atendimento ao paciente na correta efetivação da Oxigenoterapia Hiperbária (OHB), é realizado por equipe multidisciplinar, entre eles, a enfermagem tem um papel de suma importância .
“O contato inicia quando o médico prescreve a Oxigenoterapia Hiperbária para o paciente e o encaminha para a entrevista inicial. Durante a conversa com um profissional de enfermagem, capacitado para esse tipo de tratamento, é realizado uma escala de gravidade da lesão, a Escala de Gravidade USP, com perguntas sobre indicações, contraindicações relativas e absolutas, antes de colocar a pessoa na câmara”, explica a enfermei ra, Esp. Estomaterapeuta Renata R. Medeiros Corrêa.
Outro fator determinante para a terapia, é o checklist para verificação de alguns fatores que interferirem diretamente na realização da sessão. Além disso, alguns procedimentos são realizados para cuidar e manter o paciente tranquilo durante o procedimento.
“Observar os sinais de desconforto e dor, oferecer atividades de entretenimento durante a sessão, como: televisão ou filmes. Se atentar para as queixas, principalmente sobre a visão em túnel, zumbidos, tremores, náuseas, tonturas, irritabilidades, euforias e outras, que podem preceder uma crise convulsiva. Essas ações fazem parte da nossa atuação, assim também como dar segurança e controlar as funções da ferramenta”, completa.
Após o término do tratamento são verificadas as condições hemodinâmicas, neurológicas e respirató rias do paciente, se o efeito terapêutico ocorreu como planejado , além de fornecer suporte básico à vida, em caso de eventuais ocorrências.
“ A enfermeira que assiste a Oxigenoterapia Hiperbária tem o dever de dar suporte básico à vida do paciente.”
Enf. Renata R. Medeiros
Quais os benefícios da consultoria em amamentação?
AUXILIAR A MÃE E A FAMÍLIA NA CORRETA EVOLUÇÃO
DO ALEITAMENTO E NA SOLUÇÃO DE DÚVIDAS OU PROBLEMAS NO PERÍODO
A ciência médica atual orienta as mamães de primeira viagem ou até mesmo para aquelas que já conheceram a cegonha, que o caminho efeti vo para amamentação é a informação.
A educação pré-natal deve incluir os saberes sobre os benefícios da amamentação exclusiva para os bebês, e também para mães, iniciada logo após o nascimento do filho.
“ A nossa função é instruir os pais e até mes mo a família, em vários momentos da história da amamentação, para que consigam enfrentar as dificuldades que possam surgir, encontrar e auxiliar para que a mãe possa oferecer o leite materno exclusivo e fazer com que o momento de alimentação seja produtivo e prazeroso para todos”, explica a consultora de amamentação Débora Felisbino..
O papel da consultora também tem a missão, oferecer apoio humanizado, que pode ser realizado tanto no período de gravidez quanto após o nascimento do bebê.
“A nossa consultoria abrange ainda orien tações sobre como deve se realizar a mamada, ensinar a pega e a posição correta para isso,
dar dicas e esclarecer dúvidas que surgem no proces so. Fortalecendo os pais a construir uma nova rotina”, acrescenta.
A consultoria de amamentação ainda contribui com: - pré-natal - cuidados com a mamas - pega correta - verificação do padrão de sucção - diagnóstico de possíveis problemas - orientação sobre ordenha e armazenamento do leite - dores - rejeição ao seio - desmame - necessidade provisória de afastamento da mãe, entre outros.
“A informação é o maior instrumento que se pode passar para uma mãe que deseja amamentar.”
Débora Felisbino
Enfermeira e Consultora de Amamentação COREN-SC 178.012
Jean conta como a estética in uencia na construção da autoestima e saúde do ser humano:
"Você já notou que, quando se está bem consigo mesmo, tudo ui e nos sentimos mais dispostos e con antes? Precisamos entender e cuidar do nosso corpo e mente assim como cuidamos e almejamos o próximo. Muitas vezes, nos doamos aos outros e esquecemos de cuida da gente. Assim como os cuidados básicos de higiene, por exemplo, precisamos ter cuidados com a nossa aparência, que re ete diretamente na nossa saúde mental, no ambiente de trabalho e em como enxergamos a vida. Renovar o corte de cabelo, fazer a sobrancelha, pintar as unhas... Isso ajuda você a enfrentar as adversidades da vida de forma mais leve e con ante."
Jean Querino é designer de sobrancelhas há mais de 10 anos. É apaixonado pela área da beleza e por cuidar de gente. Tem formação em técnico em enfermagem, cabelei reiro pro ssional e maquiador.
Empreendedor, desenvolveu um salão conceito que leva autoestima através de serviços de beleza, com agilidade, praticidade e qualidade.
Além da sobrancelha, carro chefe do negócio, o salão realiza até cinco serviços em 1h, como: manicure, pedicu re, aplicação no rosto, aplicação de henna e tintura para sobrancelhas.
Com uma equipe alinhada ao conceito do salão, oferta uma experiência completa, com pro ssionais quali cados nas áreas de cabelo, sobrancelha, unhas e estética facial.
O salão está localizado na Avenida Marcolino Martins Cabral, nº 1818, em frente Complexo Médico Provida.
Psicólogo ou Psiquiatra
QUAL PROFISSIONAL DEVO PROCURAR?
Aflições, angustias, sofrimentos emocionais, alterações de comportamento, enfim, todas as manifestações da men te humana, sejam elas contidas ou explícitas, precisam de acompanhamento profissional para não acarretar prejuízos no dia a dia.
Psicólogos e psiquiatras são profissionais de saúde habilitados para tratar de questões psíquicas e mentais. Ambos são preparados para atender o público em questões relacionadas aos transtornos da mente.
Na busca pelo melhor atendimento, muitas vezes surge a dúvida. Devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
Para essa pergunta, não há uma resposta pronta, de finida. De acordo com os especialistas, o mais indicado, conforme cada caso, é o tratamento em conjunto e complementar.
“ A psiquiatria é indicada para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação do público que apresenta distúr bios mentais, seja, eles orgânicos (doença, lesão ou algu ma alteração que leva à disfunção cerebral) ou funcionais, como a depressão, esquizofrenia, demência e transtornos em gerais”, explica a psiquiatra, Dra. Elisa Oenning.
A médica ressalta que um paciente psiquiátrico, na maioria das vezes precisa de terapia psicológica, sendo este fundamental para melhoria do tratamento medica mentoso.
“O papel da psicologia é usar do conhecimento científico para colaborar com o sujeito com o que lhe causa, angústia, ansiedade, estresse, dúvidas, conflitos parentais, questões relacionadas à sexualidade, à vida acadêmica e outros aspectos de sua singularidade”, define a psicóloga e psicopedagoga Sandra Regina de Souza Cruz.
Formação
Psicólogos: Graduação em Psicologia com es tudos que abrangem o corpo humano e a men te. Área da saúde ampla no tratamento voltado para consultas e terapias.
Psiquiatras: Graduação em Medicina e resi dência em Psiquiatria. Estudos voltados para atenção as condições mentais hereditárias, pa tológicas e adquiridas.
Profissionais do Complexo Médico Provida Psiquiatras
Dra. Elisa Oenning
CRM-SC
Dr. Joel Proença Feijó
CRM-SC
Dr. Luciano Kurtz Jornada
CRM-SC
Psicólogos
Dr. Luiz Eduardo Wanrowsky Fissmer
CRM-SC
Eu não consigo engravidar!
O CENTRO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA PROVIDA AUXILIA
MULHERES E CASAIS A REALIZAREM SEU SONHO
A primeira frase que muitos ginecologistas e urologistas ouvem quando uma mulher ou um casal chegam ao consultório com objetivo de buscar ajuda profissional para gerar um filho, é, não consigo en gravidar.
“Não só nas palavras, mas também na entonação da voz, já é possível observar a fragilidade emocional pela qual ela ou o casal está passando. Mas quando dizer que realmente existe infertilidade? A dificuldade de engravidar depende de vários fatores, o principal deles, a idade da mulher. Um casal é considerado infértil quando, após 12 a 18 meses de relação frequentes e desprotegidas, não consegue che gar a gestação. Mulheres após os 35 anos, 6 meses já são suficientes”, destaca a ginecologista, Dra. Lisandra Radaelli Da Silva.
Dentre as principais causas de infertilidade feminina, a gi necologista, descreve: endometriose, ovários policísticos, alterações anatômicas, alterações genéticas e imunológicas. Nos homens, as principais causas masculinas estão rela cionadas às alterações do espermograma.
Para tratar a infertilidade, o setor Saúde da Mulher, Ginecologia Provida, dispõe do Centro de Reprodução Assistida, em parceria com o Nilo Frantz Medicina Reprodutiva (RS) e Feconda re Clínica de Reprodução Humana e Fertiliza ção (SC), com a realização de vários métodos diagnósticos (ultrassonografia e ressonância magnética, exames imunológicos, histers copia, histerossalpingografia, vídeo lapa roscopia, espermograma, punção e bi ópsia testicular, fragmentação de DNA espermático entre outros.
“Estima-se que 15% dos casais em idade fértil, com relações sexuais frequentes, e com desejo de engravidar tenham dificuldade em conseguir”
Dra. Lisandra Radaelli Da Silva Ginecologista
CRM-SC 12.161 | RQE 8.199
Reprodução Assistida
Reprodução assistida é todo processo reprodutivo guia do pela medicina e que envolva a manipulação de óvulo, espermatozoides e embriões, com o objetivo de possibilitar uma gravidez, com a utilização de técnicas que aumentem as chances de gestação de casais inférteis.
O Centro de Reprodução Assistida Provida, juntamente com Fecondare Clínica de Reprodução Humana e Nilo Frantz Medicina Reprodutiva é altamente qualificado em medicina reprodutiva. Oferecem tecnologia e inovação em técnicas e serviços, que juntamente com a equipe profissional, são aco lhedores e individualizados.
O Centro oferece tratamentos da Fertilização (in vitro (FIV), inseminação artificial, coito programado, criopreser vação (congelamento), maturação in vitro de óvulos (IVM), doação e adoção de óvulos e útero de substituição.
“Em cada 100 casais com dificuldade de engravidar, cerca de 15 vão precisar de laboratório de reprodução. A maioria se resolve ou com processo de indução de ovulação ou com procedimentos cirúrgicos, na mulher ou no homem, além de várias técnicas que melhoram a capacidade de engravidar es pontaneamente”, ressalta o ginecologista e obstetra, Dr. Jean Louis Maillard.
“Antes da escolha de qualquer tratamento para engravidar, uma criteriosa investigação é necessária para se verificar a existência ou não de infertilidade”
Dr. Jean Louis Maillard
Ginecologista
CRM-SC 9.987 | RQE 10.415
Você sabia que é possível restaurar a funcionalidade da região íntima feminina?
A TECNOLOGIA FRAXX É INDICADA PARA A SAÚDE DO PÚBLICO FEMININO
Pensando na saúde íntima das mulheres, o Setor da Saúde Mulher – Ginecologia & Obstetrícia do Provida oferece a tecnologia de um inovador tratamento ginecológico funcional, o Fraxx.
“É um tratamento ginecológico funcional que utiliza radiofrequência fracionada para rejuvenescer a pele da região íntima. Ele estimula a produção de colágeno, proporcionando mais saúde e vitalidade para toda parte feminina.”
Dra. Andréa Bongiolo Cordeiro - Ginecologista e Obstetra CRM-SC 10.051 | RQE 4.450
“É indicado para flacidez vaginal, melhora da elasticidade, incontinência urinária, ressecamento, laceração pós-parto, dor na relação sexual, menopausa, traumas, hábitos de vida, grandes mudanças de peso e para as mulheres que fizeram tratamento para determinado tipo de câncer, entre outros objetivos. Ele pode diminuir ou até mesmo solucionar problemas íntimos.”
Dra. Gabriela Bicca Thiele Loch - Ginecologista e Obstetra CRM-SC 19.456 | RQE 15.396
“Não existe idade ideal para a realização do Fraxx, sendo a consulta ginecológica o primeiro passo para a correta avaliação e a possível indicação. Na avalição médica, é identificado possíveis problemas ou desconfortos, assim como indicado o tratamento íntimo funcional, ou ainda, a paciente pode questionar sobre algum incômodo decorrente.”
Dra. Caroline Silvestri Mendes - Ginecologista e Obstetra CRM-SC 20.593 | RQE 15.851
“O procedimento é indolor, com aplicação anestesia tópica com creme anestésico. É realizado por sessões, no próprio consultório médico e a recuperação é rápida e os efeitos são percebíveis em pouco tempo, conforme cada caso clínico.”
Dra. Ingrid Konig Junkes - Ginecologista e Obstetra CRM-SC 13.632 | RQE 9.745
Centro de Diabetes Provida já está disponível
SERVIÇO DIRECIONADO A PRESTAR ASSISTÊNCIA MÉDICA ESPECIALIZADA AO PACIENTE EM SUA INDIVIDUALIDADE
Conviver com problema crônico não é uma tarefa fácil, requer recursos e dedicação contínua para não aumentar a fragilidade já causada pela doença. Para os diabéticos, foi inaugura do recentemente o Centro de Diabetes Provida.
Serviço para apoio e acompanhamento de pa cientes com Diabetes tipo I e tipo II. Indicado para pessoas que já são diagnosticadas, que fazem acompanhamento médico ou que acabaram de des cobrir a doença, e precisam iniciar o tratamento.
“O Centro é formado por equipe multidisciplinar capacitada para atender as diferentes necessidades dos pacientes. É direcionado a prestar assistência rápida e eficiente aos portadores, ao controle e à diminuição de possíveis complicações, assim como acompanhar e dar apoio. Disponibiliza plataformas digitais para monitoramento das condições de saúde, contribuindo para maior autonomia e qualidade de vida das pessoas diagnosticadas” explica, Dra. Carine Psendziuk.
“No Centro o paciente recebe todo o apoio necessário para se cuidar e alcançar os melhores resultados no tratamento”
Dra. Carine Psendziuk
Clínica Médica CRM-SC 15.648 | RQE 13.003
Atendimentos incluem:
- realização de atividades individuais e em grupo para conscientização, evitar ou minimizar o impacto das complicações; - informações aprofundadas sobre a diabetes para o paciente e seus familiares; - orientações sobre o cotidiano, tais como: dieta, insulina, medição da glicose, vacinas e etc.; - ferramentas para promover o autocuidado.
Como funciona:
O paciente é acompanhado e acolhido pela equipe. O tratamento é individual, conforme as condições clínicas. Os atendimentos incluem: - consulta com médico endocrinologista; - avaliação com nutricionista para plano alimentar; - avaliação com psicólogo; - atendimento com podólogo; - atendimento com profissional de Educação
Física; - atendimento semanal com técnica de enfermagem para monitoramento do índice glicêmico.
A saúde auditiva precisa de atenção
O PROVIDA DISPÕE DE UM COMPLETO SETOR DE FONOAUDIOLOGIA COM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E A REALIZAÇÃO DE INÚMEROS EXAMES E TRATAMENTOS
AUDIOMETRIAS: INFANTIL, CAMPO LIVRE, TONAL E VOCAL
“Avalia a capacidade de ouvir e interpretar sons e palavras para detectar possíveis alterações na audição, quando há suspeita de perda auditiva, ou como triagem ocupacional. Entre as audiometrias existem: infantil, que fornece informações sobre o comportamento das crianças frente aos sons, sejam eles reflexos ou intencionais; a tonal, que permite saber qual intensidade que o paciente consegue escutar, enquanto a vocal avalia na capacidade de compreensão de determinadas palavras. Além disso, ainda há a audiometria em campo livre, que investiga a audição em uma sala acusticamente tratada para avaliação do ganho das próteses auditivas.”
AVALIAÇÃO DO APARELHO AUDITIVO
“É indicada para pacientes com perda auditiva e dificuldades para compreender a fala, tanto no silêncio quanto em ambientes ruidosos. Deve ser feita após exame de audiometria e consulta com otorrinolaringologista. A avaliação indicará qual o aparelho que melhor adapta ao paciente.”
BERA
“Exame que pode ser realizado em qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos. Permite o diagnóstico de alterações no limiar auditivo, caracterizando o tipo de perda auditiva. Além de identificar alterações retrococleares ou relacionadas ao sistema nervoso central, e avaliar também a maturação do sistema auditivo em neonatos”
ELETROESTIMULAÇÃO
“É um recurso terapêutico que utiliza correntes elétricas padronizadas para facilitar as informações sensoriais e as respostas motoras do paciente. É realizado, juntamente com a fonoterapia, para auxiliar no tratamento dos distúrbios da deglutição, voz, motricidade orofacial e praxias orais, facilitando a movimentação destes músculos e até o ganho funcional.”
Sheyla Bonelli Fonoaudióloga CRFa-SC 8.449
IMPEDANCIOMETRIA
“Investiga a integridade do ouvido médio, se há secreções, além de avaliar a mobilidade do tímpano e da cadeia auricular. É indicado tanto para adultos quanto para crianças que sentem algum tipo de dificuldade na audição, ocorridas após otites, disfunções, dores, alergias, respiração bucal, além de verificar: sensação de ouvido tampado e até mesmo, em casos como ouvido tapado por longo tempo, após viagem com mudança de pressão atmosférica. Exame muito útil a ser associado a audiometrias quando em caso de perda auditiva, sensibilidade a sons altos, desconforto ao ouvir, sensação de eco com a própria voz, entre outras queixas.”
Flávia Esteves Martins Fonoaudióloga CRFa-SC 6.834
PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)
“O PAC é realizado para identificar possíveis transtornos no processamento das informações que chegam através da audição. As pessoas com distúrbios de processamento auditivo, apresentam dificuldades para entender conversas, memorizar as informações ouvidas, dificuldades para prestar atenção, principalmente em ambientes com ruído. É indicado para avaliar crianças com trocas na fala persistentes, ou com dificuldades de aprendizagem.”
Alexandra Aline (Exames) Fonoaudióloga CRFa-SC 6.834
Eduarda Souza da Silva (Tratamento) Fonoaudióloga CRFa-SC 6.834
TERAPIAS AUDITIVAS EM GERAL
“A reabilitação auditiva é composta por técnicas e métodos usados para melhorar o desenvolvimento das habilidades auditivas e de alguns aspectos da linguagem do paciente; diante de uma perda auditiva. É indicado a todas as pessoas que possuem deficiência auditiva (surdez) ou alteração de processamento auditivo central e que apresentam privação sensorial de estímulos importantes para o desenvolvimento de habilidades auditivas, da linguagem oral e escrita e de outras funções cerebrais.”
Sheyla Bonelli Fonoaudióloga CRFa-SC 8.449
VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA
“Exame que avalia o nosso sistema vestibular, que é o órgão responsável pelo nosso equilíbrio, em pessoas que apresentam alguns tipos de tontura ou desequilíbrio, zumbido e/ou perda auditiva sensorioneural, cinetoses, quedas e síndromes de tronco encefálico e cerebelo, ao possibilitar a realização de um tratamento adequado e efetivo.”
Ana Paula Nandi Valério Fonoaudióloga CRFa-SC 8.056POTENCIAIS EVOCADOS MIOGÊNICOS VESTIBULARES (VEMPS)
“Os VEMPS são potenciais elétricos inibitórios que surgem após um estímulo sonoro, gerando respostas elétricas inibitórias captadas por eletrodos no músculo do pescoço. Essa investigação, contribui para o diagnóstico das mais diversas patologias vestibulares e casos de deiscência de canal semicircular superior. Exame promissor em verificar o funcionamento das estruturas relacionadas ao equilíbrio.”
Alexandra Aline Lewkowicz Dick Fonoaudióloga CRFa-SC 8.722 Viver MelhorVida Cotidiana
21 anos de comprometimento e qualidade
CLUBE DE BENEFÍCIOS NA ÁREA DA SAÚDE, LAZER, EDUCAÇÃO E ESTÉTICA.
Há 21 anos a Vida Cotidiana está comprometida com seus associados promovendo qualidade de vida através da prevenção à saúde, segurança e bemestar.
Com o clube de benefícios os associados contam com descontos de até 65% na área da saúde, educação, lazer e estética. Atualmente seus beneficiários contam com mais de 5 hospitais, clínicas de especialidades e de imagem, dentistas e laboratórios entre as regiões de Amurel, Amrec e Florianópolis.
No complexo médico provida os associados garantem descontos exclusivos em consultas, exames, procedimentos cirúrgicos eletivo e em pronto atendimento, além da sala de vacinas e odontologia.
Outros benefícios também fazem parte como: empréstimos de produtos ortopédicos, desconto em ingressos de cinemas e ainda consultas médicas gratuitas com Clínico Geral e Pediatra. Além do Clube de Benefícios, serviços adicionais de Seguro Funeral e Residencial podem ser contratados no momento que a família se associa.
O que é Pletismografia?
EXAME QUE AUXILIA NO DIAGNÓSTICO DE INÚMEROS PROBLEMAS NO APARELHO RESPIRATÓRIO
Com a pandemia de Covid-19 aumentaram os atendimentos médicos por problemas respiratórios. Sempre atento às tecnologias inovadoras, o Complexo Médico Provida oferece a pletismografia. Uma ferramenta imprescindível na avaliação completa e precisa dos pulmões.
“A plestimografia ou prova de função completa, é uma análise mais criteriosa que a espirometria ou prova de função simples. Mede os volumes e fluxos pulmonares, a resistência das vias aéreas, a força da musculatura respiratória e os fatores relacionados à oxigenação, além de muitas outras”, explica o pneumologista, Dr. Jonas Murilo Vieira.
Quais as indicações?
1. Avaliação de doenças obstrutivas como asma, enfisema pulmonar e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
2. Avaliação de doenças que causam fibrose pulmonar (idiopática, doenças reumatológicas, pós Covid entre outras).
3. Investigação das causas de falta de ar e tosse crônica.
4. Avaliação pré-operatória em cirurgias que envolvem tórax, pescoço ou abdome superior e em pacientes obesos ou com doenças pulmonares crônicas.
5. Avaliação da resposta ao tratamento e a força da musculatura respiratória.
Como é realizado?
O procedimento não é invasivo e leva cerca de 20 minutos, através de manobras simples, orientadas por técnicos treinados.
Para a segurança do paciente, os bocais são descartáveis e todo aparelho é higienizado após o uso.
“É a ferramenta imprescindível para a avaliação completa e precisa dos pulmões”
Dr. Jonas Murilo Vieira
Pneumologista
CRM-SC 18.464 | RQE 17.396
Provida é mais ouro
DEPOIS DE PASSAR POR TODAS AS FASES, A INSTITUIÇÃO SE MANTEM NO NÍVEL MAIS ALTO DA ONA
O dourado continua a ser a cor predominante de identificação do Complexo Médico Provida. A tonalidade, análoga ao primeiro lugar de um pódio, faz referência a Acreditação com Excelência – ONA 3, pela Organização Nacional de Acreditação. Titulação, conquistada primeiramente em 2021, garantida recentemente, em seguirmos pertencendo ao seleto grupo catarinense, composto por somente 9 organizações de saúde, sendo o único Complexo Médico entre os demais, a pertencer ao nível mais alto de qualidade em serviços de saúde, classificados pela ONA.
“A mais nova avaliação, novamente, reconheceu todos os esforços e dedicações, realizados diariamente no Complexo. Garantimos o que já havíamos provados, competência e merecimento. Com mais esta sinalização, seguimos assim, buscando aumentar a excelência e a manter o máximo de qualidade”, afirma o diretor e médico, Dr. Jaime César Gelosa Souza (CRM: 11.683 /RQE: 11.320).
O nível 3, é o ponto mais alto da classificação da ONA, que para ser alcançado precisa anteriormente ter conquistados os demais, a certificação 1- Acreditado e o 2, Acreditado Pleno.
Em 2017 o Provida recebeu a primeira acreditação ONA, onde o certificou com o Nível 1 – Acreditado. Em 2019, a instituição alcançou o ONA 2 – Acreditado Pleno. Nível que demonstra que a organização atende aos critérios de qualidade, segurança e também padrões de gestão integrada e em 2021, a instituição chegou ao topo, com a conquista do nível 3 – Acreditado com Excelência.
Calcula-se que, em média, um terço de tempo de vida de uma pessoa, passa-se dor mindo. Para a ciência, o sono é, um proces so que envolve mudanças química e físicas no organismo como um todo, responsável, dentre outras funções, restaurar a energia do corpo, para o dia seguinte. Quando a necessidade de repouso diária não é satisfeita, uma investigação precisa ser realizada. Para vários desses casos, a polissonografia (PSG) poderá ajudar.
“É um exame que avalia o padrão do sono através de sensores na superfície do corpo, que determinam a atividade elétrica cerebral, movimento dos olhos, atividade dos músculos, respiração, oxigenação do sangue, ronco e posição corpórea. A investigação é feita com aparelhos digitais, que permitem uma aquisição de dados e aná lise do sono. Importante destacar que esse exame não é para avaliar como o cliente está dormindo simplesmente. Ele é utilizado para investigação de doenças relacionadas ao sono”, explica a neurologista, especialista em medicina do sono, Dra. Aline Vieira Scarlatelli Lima Bardini.
É possível avaliar aqualidade do sono?
A POLISSONOGRAFIA É O EXAME INDICADO PARA DIAGNOSTICAR ALGUMAS DOENÇAS DO SONO
Como é realizada?
A polissonografia é um procedimento investigatório, realizado no Complexo Médico Provida, que utiliza eletrodos na cabeça, fixados na pele, com objetivo de detectar alterações no sono do paciente. É indolor e não invasivo.
Qual a função?
Identificar alterações no padrão do sono, assim, como diagnosticar problemas como: - Apneia obstrutiva do sono; - roncos excessivos; - insônia; - Sonolência excessiva; - narcolepsia; - movimentos anormais durante o sono; - arritmias durante o sono; - bruxismo etc;
“A Polissografia é indicada para avaliar casos suspeitos de doenças do sono, mas nem todos os problemas do sono precisam passar por esse exame”
Dra. Aline Vieira Scarlatelli Lima Bardini Neurologista, especialista em Medicina do Sono
| RQE 8.843
Aconteceu aqui!
Diretoria
1ª FEIRA DE LIVROS PROVIDA BENEFICIA COLABORADORES E A COMUNIDADE
Disseminar o hábito da leitura e contribuir com melhorias a comunidade, foi a proposta da 1ª Feira do Livro – Dia do Amigo do Complexo Médico Provida. Evento realizado recentemente que movimentou colaboradores e médicos da instituição com a doação de mais de 600 exemplares e que, posteriormente contribui com biblioteca do Presídio Regional Masculino de Tubarão.
“ O objetivo da nossa feira foi unir colegas para troca de livros e através dessa ação, fortalecer os laços de companheirismo e promover a cultura da leitura. A cada dois livros doados, dava direito a escolha de um livro da exposição e concorrer a vários prêmios oferecidos pelo Provida e também por empresas parceiras”, explica a gestora do comercial Natiele Theodoro de Souza.
A feira foi um sucesso que se propagou posteriormente, com a doação de mais de 300 exemplares para a unidade prisional do município, que atualmente abriga mais de 500 detentos. Local que oferece aulas de alfabetização e alguns cursos práticos e teóricos.
Doar faz parte do DNA social do Provida, que constantemente auxilia na educação das pessoas e que nesta edição, buscou minimizar as perdas causadas pelas fortes chuvas que ocorreram no mês de maio na região.
“Poder receber essa atenção especial é muito gratificante. Nossa biblioteca estava muito defasada e precisava de mais livros. Em nossa estrutura oferecemos alguns programas governamentais de capacitação, entre eles, um em que a leitura pode, conforme cumprimento de alguns requisitos obrigatórios, contribuir com a diminuição das penas. Só temos a agradecer ao Provida”, comemora o diretor do presídio, Reginaldo Marcolino Jr.
Gerência
Jornalista
Gestora Comercial:
Theodoro Comercial:
Edição:
Marketing instagram.com/lure.marketing facebook.com/lure.mkt behance.net/luremarketing