Viver Melhor - Ed. 62 - 2022

Page 1

ED ITORIA L

As estimativas sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil, assim como em muitos outros países, vêm se concretizando. Mas, viver mais não é sinônimo de viver bem. A saúde deve ser um dos principais focos de nossa atenção, fato que muitas vezes esquecemos ou até mesmo atribuímos seu declínio ao destino.

Como representantes da ciência, consideramos ser o ideal trabalhar a prevenção, buscar o equilíbrio com a medicina antecipativa e assim evitar doenças e ter uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, as novas tecnologias são aliadas na detecção já nas fases iniciais de alterações ou doenças que possam exigir mais cuidados e na minimização de enfermidades antes que se instalem ou avancem descontroladamente.

Investir em uma vida saudável começa com bons hábitos alimentares, boas noites de sono, fazer atividades físicas e ter uma boa saúde mental. Além disso, é necessário alinhar os fatores genéticos e o corre-corre diário com a realização de exames preventivos e consultas médicas periódicas.

Com esse propósito, a cardiologia, assim como outras especialidades médicas e o programa Check-up, são importantes vetores na manutenção da vida.

Diante dos desa os, oferecemos, aqui nesta publicação, um caminho para seu conhecimento, tirar dúvidas e o motivar a cuidar mais da sua saúde. En m, torcemos para que essas páginas possam, de alguma forma, contribuir com o seu propósito de bem viver.

Boa leitura!

3
Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

QUANDO PROCURAR UM CARDIOLOGISTA?

As doenças cardiovasculares podem ser tratadas e evitadas.

Saber que atualmente as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, é uma realidade que ainda não sensibiliza a todos. Em média, elas levam a óbito cerca de 1.100 pessoas por dia, totalizando mais de 400 mil vítimas por ano. Além disso, estima-se que 80% dessas mortes poderiam ser evitadas por mudanças de estilo de vida e medidas preventivas.

“Está claro que qualquer paciente com doença cardiovascular estabelecida, como hipertensão, arritmia, insu ciência cardíaca, infarto prévio, que já realizou cirurgias do coração ou que possui alterações cardíacas congênitas, deve realizar acompanhamento regular com seu cardiologista. Mas temos uma grande parcela da população que não trabalha a prevenção e corre sérios riscos de entrar, futuramente, para essa estatística”, destaca a cardiologista, Dra. Letiana Lira Fabris.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a respeito da prevenção cardiovascular, o ideal é que homens iniciem as avaliações regulares a partir dos 40 anos e as mulheres a partir dos 50. Isso para pessoas que não apresentam fatores de risco.

“Quando o paciente apresenta fatores de risco, como aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade, histórico familiar de doença cardiovascular e de morte súbita, não existe uma idade pré-estabelecida para iniciar as avaliações cardíacas. As consultas médicas para essas pessoas precisam ser realizadas periodicamente”, alerta a médica.

isso, é fundamen tal estar atento aos cuidados com a saúde e, se necessário, realizar acompanhamento regular com o cardiologista”

4
CRM-SC 20.773
RQE 19.385 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023 4
|

Atenção aos sintomas e sinais

Existem alguns fatores que servem de alerta quando o assunto é doença cardíaca, e que algo não está bem com o coração, tais como:

– dores no peito, ou uma dor que se irradia para pescoço, mandíbula, costas ou braços;

– cansaço ou falta de ar ao realizar esforços, atividades físicas ou até mesmo em repouso;

– palpitações;

– desmaios ou tonturas;

– dores de cabeça;

– inchaço, principalmente em pernas e pés;

– suor frio;

– pele azulada, geralmente nas extremidades, como os dedos.

Como evitar problemas no coração:

1. Tenha uma alimentação saudável, evite excesso de sal.

2. Pratique atividade física.

3. Não fume.

4. Controle o seu peso corporal.

5. Não beba álcool em demasia.

6. Evite o estresse.

“Ressalta-se a importância de cada vez mais não esperarmos a presença de sinais que indicam algo incomum e procurarmos fazer uma avalição e, se necessário, realizar exames o mais breve possível. Investir na cardiologia preventiva, ou seja, se antecipar a uma possível doença, assim como adotar uma vida mais saudável, possibilita melhorias na saúde e previne eventuais ocorrências mais graves”, reforça o cardiologista, Dr. Nathan de Farias Faraco.

“Troque os comportamentos que prejudicam a saúde do seu coração por aqueles que podem contribuir para um estilo de vida com mais qualidade”

Dr. Nathan de Farias Faraco Cardiologista

7. Controle a pressão arterial.

8. Mantenha o diabetes controlado.

9. Controle o colesterol.

10. Durma bem.

11. Beba água.

12. Consulte um médico regularmente.

5 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

A DEGENERAÇÃO DE VÁLVULA DO CORAÇÃO É PERIGOSA

A calci cação e o endurecimento podem causar complicações no uxo sanguíneo.

Com o aumento da expecta tiva de vida, o coração precisa de atenção redobrada e avaliação médica regularmente. Entre as suas particularidades, a válvula aórtica, responsável pela saída do uxo sanguíneo para os demais órgãos, quando alterada, pode trazer sérios problemas à saúde, como a estenose degenerativa da válvula aórtica.

O médico descreve que ouvir um barulho peculiar (sopro) com estetoscópio, devido a turbulência do sangue seguindo por um pequeno orifício, já pode ser considerado

“Essa doença muitas vezes é assintomática e, se não tratada, pode levar a morte súbita. Em outros momentos, pode causar dor no peito ou falta de ar, mas esses sinais tendem a aparecer já em fases mais avançadas”, alerta, Dr. Ricardo.

Tratamento

Quando o diagnóstico for estenose aórtica grave, a indicação é a realização de uma cirurgia de desobstrução: convencional, por vídeo, ou por colocação de um

“Com o envelhecimento, a válvula pode degenerar, ou seja, sofrer um processo de endurecimento e calci cação. Com isso, ela perde a possibilidade de se abrir o su ciente para o sangue passar e sair do coração. O diagnóstico da estenose degenerativa da válvula aórtica é possível com consultas periódicas e a realização de exames”, explica o cirurgião cardiovascular, Dr. Ricardo José Choma.

“Atualmente o tratamento menos invasivo por cateter, Trans Aortic Valve Implantation (TAVI), permite tratar o paciente muito idoso ou debilitado. Com abordagem através das artérias e veias da perna e a colocação de um cateter especíco que leva uma prótese biológica até o local da válvula doente. Este procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação. Em média, o paciente permanece no hospital por 3 dias. Não causa dores, por se tratar de uma punção”, descreve.

“ A cirurgia para desobstrução da estenose da válvula aórtica, é segura e os riscos de complicações estão em torno de uns 5%”

7 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

A SAÚDE CARDIOVASCULAR PRECISA DE ATENÇÃO

O Provida dispõe de um grande leque de exames cardiológicos para diagnósticos precisos, com pro ssionais quali cados e tecnologias inovadoras.

ANGIOTOMOGRAFIA DE CORONÁRIAS

Exame que analisa as artérias coronárias e identi ca obstruções do uxo sanguíneo, de forma não invasiva, ou seja, sem a necessidade de introduzir um cateter. Permite analisar diferentes ângulos e também reconstruir a imagem em 3 dimensões. O objetivo do procedimento é realizar diagnóstico precoce, evitando a evolução para quadros mais graves.

ECOCARDIOGRAMA ADULTO E PEDIÁTRICO

O ecocardiograma transtorácico é um exame seguro, sem radiação, que utiliza ondas de ultrassom para estudar o coração. Tem como objetivo principal a avaliação das câmaras cardíacas, válvulas, funcionalidade do músculo (miocárdio) e veri car a presença de doenças do pericárdio.

ECO STRESSE FARMACOLÓGICO

A ecocardiogra a ou ecocardiograma sob estresse farmacológico, é um exame de ultrassom do coração, realizado com monitorização contínua e eletricardiograma, associado ao uso de medicamentos que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, para investigação principalmente da doença arterial coronária, mas que pode ser utilizada em outros cenários como valvopatias e diagnóstico diferencial de dispneia.

ECOCARDIOGRAMA

FETAL

É um exame de ultrassom realizado durante a gravidez, para avaliar malformações no coração do bebê e nos vasos que chegam e saem do coração. É um procedimento fundamental no diagnóstico precoce das cardiopatias e na conduta terapêutica. Não causa danos à gestante ou feto.

ECOCARDIOGRAMA 3D

O exame ultrassonográ co não provoca radiação. É indolor e usado como complementar ao eco transtorácico, para uma visão mais profunda das válvulas cardíacas e do ventrículo direito. Consiste na colocação de um gel e um transdutor em contato com a pele da região a ser examinada. Produz uma imagem na tela do vídeo, gerando imagens tridimensionais.

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO

Auxilia no diagnóstico de doenças cardiovasculares, como problemas de válvulas cardíacas, pesquisa de fonte de coágulos nos pacientes com AVC, infecções, defeitos estruturais do coração, entre outros. O ETE costuma ser indicado por clínicos gerais, neurologistas e cardiologistas.

8 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

ELETROCARDIOGRAMA

É um exame que registra as variações dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. É uma investigação simples que pode ajudar no diagnóstico de arritmias, sobrecargas no coração e até infarto agudo em situações de emergên cia.

MAPA

O exame de Monitorização Ambula torial da Pressão Arterial (MAPA) é realizado em pacientes que apresentam alterações da pressão arterial. Consiste na monitorização contínua, por um período de 24 horas, da pressão por um pequeno equipamento que ca acoplado à cintura e ao braço do paciente durante suas atividades habituais e o sono noturno. Auxilia também quando há dúvidas se o paciente apresenta “hipertensão do jaleco branco” ou “hipertensão mascara da”.

ESTEIRA

Teste que é realizado para avaliar dor no peito (principal indicação), além de ajudar no diagnóstico de arritmias induzidas pelo esforço, comportamento da pressão, condicionamento físico e avaliação para aptidão física. O paciente é conectado por eletrodos a uma esteira computadorizada que aumenta gradativamente sua velocidade e inclinação, permitindo a avaliação do coração em sua carga máxima, através da análise do traçado eletrocardiográ co e outros parâmetros clínicos.

É indicado para pacientes com sintomas de palpitações ou arritmias. Consiste na colocação de alguns eletrodos na pele da região torácica, conectados a um registrador eletrocardiográ co portátil, durante um período de 24 horas. Dessa forma, ocorre a monitorização elétrica cardíaca do paciente durante suas atividades normais, o que aumenta a chance de avaliação de arritmias

“Uma boa saúde cardiológica é conquistada com avaliações médicas, exames, controle da pressão arterial e do peso e hábitos de vida saudáveis”

Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023 9
CRM-SC 16.542 | RQE 15.015
na prevenção de doenças, essenciais para preservar a vida”
Dr. Ricardo Pereira da Silva Cardiologista Dr. Samuel Cargnin Cunha Cardiologista

CUIDADO: PODE SER UM INFARTO!

Atitudes preventivas são essenciais para evitar gravidades e até mortes.

Uma dor ou um desconforto na região peitoral, que irradia para as costas, também no rosto, no braço esquerdo e, por vezes ,até no braço direito, além de sensação intensa e prolongada de ter um peso ou de um aperto no peito: quando sentir ou presenciar alguém com alguns desses sintomas, deve-se procurar atendimento médico imediato. Isso pode ser um infarto!

“O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é quando ocorre a morte das células de uma região do músculo do coração, causada pela formação de um coágulo que interrompe o uxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Se a pessoa for

idosa, pode ainda apresentar falta de ar e dor no abdômen”, descreve o cardiologista, Dr. Bruno Medeiros dos Santos.

O médico ainda destaca que pacientes diabéticos e idosos podem ser assintomáticos. Essa situação merece atenção redobrada quando algum sintoma surgir de forma súbita.

“Os principais fatores de risco para a ocorrência de infar-

Tratamento

Na ocorrência de um infarto, é necessário desobstruir a artéria entupida por meio de uma angioplastia coronária (desobstrução mecânica) ou por brinolíticos (desobstrução medicamentosa).

to são: colesterol alto, hipertensão, diabetes, obesidade, estresse, tabagismo e depressão. Os diabéticos descompensados têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto. Pacientes com histórico familiar também apresentam mais chances de desenvolver a doença”, alerta o cardiologista.

Prevenção

Prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, não fumar e controle dos fatores de risco (diabetes, hipertensão arterial e colesterol elevado), são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequentemente a ocorrência de infartos.

ecocardiograma e cateterismo”

Dr. Bruno Medeiros dos Santos Cardiologista

4
Dez /Jan / Fev - 2023 11
Viver Melhor

AFINAL, O QUE É CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA?

Especialidade dentro da cardiologia que trata de doenças e realiza diagnósticos.

A cardiologia é a especialidade direcionada a tratar de diversos aspectos do coração, como um importante órgão humano, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) quando não saudável, corresponde as principais causas de mortes no planeta. Tamanha a importância dessa área médica, que dentro deste contexto, existe a particularidade da cardiologia intervencionista, especialidade presente no Provida, oferecida aos pacientes.

“A cardiologia intervencionista é dedicada ao diagnóstico e ao tratamento de doenças cardiovasculares. Baseia-se na realização de procedimentos minimamente invasivos, ou seja, que não necessitam de grandes cortes, como as cirurgias convencionais”, explica o cardiologista intervencionista, Dr. Leonardo Sinnott Silva.

O médico descreve que cateterismo, angioplastia, ultrassom intra coronário, tratamento de doenças cardíacas estruturais sem cirurgia, entre outros procedimentos, fazem parte do trabalho do pro ssional.

“A maioria dos procedimentos da cardiologia intervencionista envolve a utilização de cateteres, que são posicionados no coração do paciente, inseridos por meio de punção (pequeno orifício) na artéria do braço ou da perna. Por meio destes cateteres, é que serão realizados os diagnósticos e os tratamentos (colocação de stents ou próteses), quando indicados. A grande vantagem da intervenção minimamente invasiva, é permitir uma rápida recuperação”, conta Dr. Leonardo.

Destaca-se ainda que os riscos de um procedimento intervencionista estão muito mais relacionados a própria doença do paciente, do que a realização do procedimento em si.

“A cardiologia intervencionista atua no diagnóstico e no tratamento das principais doenças cardiovasculares, tanto em situações eletivas quanto nas emergências”

12 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023
CRM-SC 22.149 | RQE 15.311
Dr. Leonardo Sinnott Silva Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

CONHEÇA OS PROFISSIONAIS DA CARDIOLOGIA

Além de todos os recursos tecnológicos disponíveis no Complexo Médico Provida, diversos pro ssionais altamente capacitados tornam o setor de Cardiologia um centro completo para atender qualquer necessidade.

13 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023
CRM-SC 20.773 | RQE 19.385 Letiana Lira Fabris Cardiologia Cardiologia e Ecocardiogra a CRM-SC 15.068 | RQE 18.503 Louise Cardoso Schweitzer Cardiologia Pediátrica CRM-SC 13.958 | RQE 11.252 Nathan de Farias Faraco CRM-SC 15.048 | RQE 7.802 Ricardo Abrão Wyse Cardiologia e Ecocardiogra a Ricardo Pereira da Silva Cardiologia CRM-SC 9.069 | RQE 5.822 Ricardo José Choma Cirurgia Cardiovascular CRM-SC 16.528 | RQE 13.891 Samuel Cargnin Cunha Cardiologia CRM-SC 3.933 | RQE 10.411 Vitor Celso Domingues Cardiologia Leonardo Sinnott Silva Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista CRM-SC 10.738 | RQE 8.025 Angela Gallina Bertaso Cardiologia e Ecocardiogra a CRM-SC 13.037 | RQE 8.949 Bruno Medeiros dos Santos Cardiologia CRM-SC 2.857 | RQE 10.535 Denis Balsini Cardiologia e Ecocardiogra a

OBESIDADE: COMO CONTROLAR ESSA DOENÇA CRÔNICA?

A cirurgia bariátrica é uma indicação pautada no conhecimento médico pro ssional e na avaliação de saúde do paciente.

O mundo registra atualmente mais de 1 bilhão de pessoas com obesidade. Dessas, 650 milhões são adultas, 340 milhões adolescentes e 39 milhões são crianças. Números que seguem em elevação e que, segundo a Organização

ta a maioria dos sistemas do nosso corpo. Atinge o coração, fígado, rins, articulações e outros. Causa uma série de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardíacos, hipertensão, acidente vascular cerebral, apneia do sono, vários tipos

De conhecimento dos inúmeros prejuízos à saúde, emagrecer para se chegar aos resultados desejados deve ser um processo realizado com segurança e com acompanhamento médico pro ssional quali cado.

“O tratamento da obesidade deve iniciar após avaliações clínicas e exames que auxiliarão o médico a de nir quais procedimentos são os mais assertivos para cada pessoa. O tratamento, então, é direcionado com dietas, exercícios, medicações e acompanhamento multipro ssional, com endocrinologista e nutricionista. Quando a orientação for a realização de uma cirurgia, essa será de nida em casos em que o excesso de peso prejudique diretamente a saúde e que os processos iniciais para emagrecimento não obtiveram resultados positivos”, explica o cirurgião geral e do aparelho digestivo, Dr. Eduardo Guarezi Calegari (CRM-SC 17.445 | RQE 17.250).

Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

CIRURGIA BARIÁTRICA: BYPASS OU SLEEVE?

Atualmente dois procedimentos cirúrgicos bariátricos têm se destacado mundialmente em e ciência, segurança e benefícios aos pacientes. Con abilidade divulgada pelos maiores conhecedores da medicina na área de cirurgia bariátrica mundial, da qual os pro ssionais do Complexo Médico Provida fazem parte e estão capacitados.

“O Bypass Gástrico é o nome referente a Gastroplastia em Y de Roux por Videolaparoscopia e o Sleeve é o nome dado a Gastroplastia Vertical em Manga por Videolaparoscopia, sendo que no Bypass Gástrico ocorre um desvio do intestino e no Sleeve é realizada a redução do estômago. Apesar da extensão dos nomes, as mesmas são técnicas cirúrgicas de emagrecimento inovadoras, que apresentam uma série de contribuições à saúde do paciente. O importante, na hora da escolha, é a avaliação individual, com base no per l das condições de saúde”, destaca o cirurgião, médico endoscopista do aparelho digestivo e diretor do Provida, Dr. Jaime César Gelosa Souza (CRM-SC 11.683 | RQE 11.320).

BYPASS GÁSTRICO SLEEVE

Procedimento cirúrgico em que o estômago é remodelado e reduzido a um reservatório de 20 a 30 ml de volume. Além disso, é realizado também um desvio do trânsito intestinal (Y de Roux).

“Técnica considerada mista. Apresenta indicação para pessoas com re uxo gastroesofágico, no favorecimento de produção de hormônios intestinais, possíveis de atuar na saciedade, e gerar bons resultados no efeito metabólico, com melhores taxas de controle do diabetes e síndrome metabólica, entre outras contribuições ao paciente”, descreve o cirurgião geral e do aparelho digestivo, Dr. Matheus da Silva Pacheco dos Reis (CRMSC 18.480 | RQE 16.109).

Técnica restritiva de cirurgia bariátrica, em que é retirada parte da grande curvatura gástrica e fundo gástrico. Método onde o paciente deixa de produzir uma substância responsável pela estimulação do apetite (grelina).

“As vantagens em fazer o Sleeve vão desde a melhor absorção de determinados nutrientes, emagrecer mais gradualmente, permitir a avaliação endoscópica total do estômago e do trato digestivo alto, quando necessário, entre outros aspectos positivos ”, ressalta o cirurgião geral e do aparelho digestivo, Dr. Ricardo Reis do Nascimento (CRM-SC 11.126 | RQE 10.497).

RESULTADOS

Os cirurgiões do aparelho digestivo são unânimes em frisar que os resultados mais importantes na realização de uma cirurgia bariátrica são: a prevenção de doenças, redução dos riscos à saúde e a melhora na qualidade de vida,. Esses fatores dependerão também do estilo de vida de cada paciente.

15 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

DOR INTENSA PODE SER SINAL DE CÁLCULO RENAL

Quando necessária, a cirurgia para remoção do cálculo pode ser realizada no Centro Cirúrgico do Provida.

Na urologia, um dos problemas mais relatados pelos pacientes quando procuram por avaliação médica é o cálculo renal. Problema de saúde caracterizado por variações de dores intensas.

“Quando não ocorre de forma assintomática, alguns dos sinais mais comuns da presença de cálculos (pedras) nos rins, nos ureteres ou na bexiga são forte dor lombar de início súbito ou um pico que irradia para o abdômen anterior e baixo ventre. Além desses, é comum ocorrer sintomas como dor ou di culdade para urinar ou até mesmo sangramento. Acompanhado desses sintomas, podem ocorrer náusea, vômito e palidez. Tais crises, geralmente, requerem atendimento médico imediato”, descreve o urologista do Centro de Urologia Avançada do Provida, Dr. Arthur Radaelli Nicoleit. Conforme o médico, o cálculo renal - mais conhecido como pedras nos rins - surge em decorrência de pequenos cristais, resultantes do próprio processo de ltragem do sangue nos rins. Se forma pelos excessos de certas substâncias produzidas diariamente pelo organismo e que devem ser eliminadas naturalmente pela urina.

TRATAMENTO

Cálculos pequenos e sem complicações, como infecção, podem ser tratados de maneira conservadora. Quando a indicação médica for cirúrgica, pode ser realizada por procedimento minimamente invasivo.

“É possível destruir os cálculos sem cortes ou furos, utilizando aparelhos endoscópicos milimétricos e energia a laser para retirada e fragmentação das pedras”, completa o urologista.

“A nefrolitíase acomete até 20% da população mundial e é a 3ª patologia mais comum do sistema urinário, atrás apenas das infecções e das doenças que acometem a próstata”

Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023 16

Domingues

POR QUE É FUNDAMENTAL CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL?

O suspense ao aguardar o resultado que, em poucos minutos, se con gura no mostrador do aparelho, é uma das situações que muitas pessoas devem passar com frequência ao aferir a pressão arterial. O registro que se con gurar como igual ou superior a 140/80 mmHg, pode ser caracterizado como hipertensão. Mas por que é importante controlar esse quadro?

“A hipertensão arterial é uma doença crônica que ocasiona níveis elevados da pressão do sangue nas artérias. Embora não haja uma cura para esse aumento, ele precisa ser controlado. Quando está nas alturas, ocorrem falhas para irrigar o coração, prejudicando a oxigenação, fazendo com que o órgão trabalhe em excesso. Sem a contribuição de uma circulação normal, o músculo cardíaco ca sobrecarregado, o que pode causar uma série de problemas ou até mesmo a morte”, alerta o cardiologista, Dr. Vitor Celso Domingues.

As causas de descontrole da pressão, segundo o médico, podem ser histórico familiar, condição ao envelhecimento, obesidade, sedentarismo, alimentação com excesso de sal e gorduras, tabagismo, ingestão de bebidas alcóolicas e colesterol alto.

INDICAÇÕES

“Para manter a pressão arterial equilibrada, é necessário adotar hábitos de vida mais saudáveis, fazer avaliações médicas e, caso seja indicado o uso de medicamentos, seguir corretamente as orientações. Além disso, é preciso realizar consultas com seu cardiologista regularmente, para monitoramento e controle de eventuais alterações na pressão”, completa o cardiologista.

CONSEQUÊNCIAS

As complicações decorrentes do descontrole podem ser: infarto, AVC, prejuízos aos rins, alteração do quadro de outras doenças pré-existentes ou até mesmo a morte.

17 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023
A hipertensão não tem cura, mas precisa ser avaliada e tratada adequadamente

POR QUE FAZER CHECK-UP?

No Provida, uma das inúmeras vantagens é a realização do programa de exames em um só dia.

Muitas pessoas já sabem que fazer um check-up médico é um grande auxiliador nos diagnósticos precoces de doenças, muitas delas assintomáticas e fatais. O que não é de conhecimento geral são os inúmeros benefícios de realizar um programa de consultas e exames. Caso seja descoberta alguma alteração ou doença, as providências podem ser tomadas logo.

“Ficar atento às manifestações que o corpo comunica e em seguida procurar uma avaliação médica, é uma boa forma de manter a saúde em dia. Mas somente isso não basta. O check-up - que em inglês signi ca checar ou inspecionar - é uma série de importantes exames indicados para investigar a condição de saúde que uma pessoa apresenta, contribuindo com a prevenção e, consequentemente, com a eliminação de possíveis complicações futuras, como a ocorrência de alguns tipos de cânceres”, indica o cancerologista clínico, Dr. José Francisco Teixeira (CRM-SC 5.201 | RQE 5.839).

Para cuidar da saúde e do bem-estar, em busca de melhor qualidade de vida, muito se tem falado neste século sobre adotar hábitos saudáveis. Movimentar o corpo com práticas regulares de atividades físicas, optar por uma alimentação equilibrada, ter boas noites de sono, evitar os excessos, ter menos ansiedade e estresse e, além disso, cuidar da mente, fazem parte do rol de atenção preventiva.

“Atitudes pontuais como essas devem ser alinhadas com consultas médicas periódicas, exames regulares, assim como com o hábito de disponibilizar um tempo para fazer um check-up completo. A realização desses exames é, comprovadamente, um investimento signi cativo à saúde. O check-up tem como função primordial detectar problemas e doenças em estágios iniciais, quando as chances de cura costumam ser bem maiores’, ressalta o clínico geral, Dr. Peter da Silva Henrique (CRM: 5442 /RQE: 10.419).

Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023 18

OS DIFERENCIAIS PROVIDA

Pessoas que levam uma vida corrida, com muitos compromissos e obrigações, sabem o quanto pode ser complicado conciliar essa rotina de afazeres com um bom check-up médico.

Pensando em oportunizar aos clientes maior comodidade e praticidade na realização de uma avaliação médica completa, o Complexo Médico Provida dispõe de um programa próprio de check-up, estabelecido por especialistas, com foco na prevenção e na promoção da saúde. Um programa com um roteiro a ser realizado em um único dia.

“Ao fazer um check-up, o cliente é avaliado pelo médico responsável, realiza em um único dia todos os exames pré-de nidos pelo protocolo da instituição, de acordo com a sua faixa etária. Ao nal do período, com os diagnósticos prontos, o médico prestará orientações com base nos resultados obtidos durante o processo”, explica o clínico geral, Dr. Victor Stopassoli Buss (CRM-SC 18.467 | RQE 14.156).

No Check-up Provida, o cliente que adere ao programa conta com horário diferenciado, equipe de pro ssionais habilitada e capacitada e com atendimento direcionado, seguindo protocolos institucionais e métodos de investigação com foco em diminuir os riscos à saúde e promover a vida.

OUTROS DIFERENCIAIS:

· O retorno e as orientações sobre os resultados são repassados pelo médico do programa e, se for preciso, o cliente tem a opção de receber virtualmente, por teleconsulta, em horário e data marcados previamente.

· Todos os exames e procedimentos são realizados dentro do Complexo Médico, sem haver necessidade de deslocamentos.

· O Provida dispõe de um inovador e do mais completo Centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do sul do estado.

· O programa tem parceria com valor diferenciado com o Procente Estacionamento, anexo ao Provida, para pacientes do check-up.

19 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

“A sioterapia e a terapia ocupacional são tratamentos que ajudam o portador a ter uma melhor qualidade de vida”

Dra. Clarissa Sousa Reumatologista

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARTRITE E ARTROSE?

Artrite e artrose são doenças que causam dúvidas na população, tanto pelo desconhecimento quanto pelas manifestações semelhantes. Mas quais as diferenças?

ARTRITE

“A artrite reumatoide é uma doença crônica das articulações caracterizada por in amação, por vezes com inchaço e calor articular. Provoca alterações no sistema de defesa do organismo e resulta em destruição articular precoce, se não tratada”, explica a reumatologista, Dra. Clarissa Sousa.

SINTOMAS

Comuns: calor, dor, edema e vermelhidão nas articulações, principalmente nas mãos e punhos. Dores na coluna cervical e mais raramente, na lombar e dorsal. Quando in amadas, provocam rigidez matinal e, com a progressão, causam deformidades.

TRATAMENTOS

ARTROSE

“A osteoartrite, nome técnico utilizado para artrose, é uma doença que afeta a cartilagem das articulações, estruturas próximas aos ossos que protegem dos impactos durante os movimentos. Na artrose, a cartilagem sofre um processo de deterioração, prejudicando também os ossos, músculos e ligamentos. É natural do envelhecer, mas não se descarta casos de pacientes mais jovens”, descreve a reumatologista, Dra. Juliana Del no.

SINTOMAS

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Quando ocorrem, são dores relacionadas a movimentação e um discreto travamento articular pela manhã, com crepitações e inchaço.

TRATAMENTOS

articulações afetadas pela artrose são a coluna, os joelhos, os quadris e as mãos”

Dra. Juliana Del no Reumatologista

Variam conforme o estágio da doença. Anti-in amatórios, corticoides e substâncias modi cadoras do curso da doença. Terapias e cirurgia.

Redução do peso, prática de atividades físicas sem grandes impactos, sioterapia e medicamentos para aliviar os sintomas dolorosos.

21 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023
As reumatologistas esclarecem e indicam os tratamentos.

UMA DAS MAIORES INOVAÇÕES DA ODONTOLOGIA JÁ ESTÁ AQUI

O iTero chegou no Provida Odontologia para revolucionar a forma de avaliar a boca.

As novas tecnologias têm impactado diretamente no cotidiano e nas pro ssões. Na odontologia, assim como na medicina, os avanços são signi cativos, principalmen te por contribuir na prevenção e nos tratamentos com mais rapidez, precisão e conforto - tanto para os pacientes como para os odontólogos. Uma das inovadoras ferra mentas, já disponível na Odontologia do Provida, é o iTero.

“É um equipamento desenvolvido com a nalidade de escanear as arcadas dentárias de forma instantânea e agradá vel, gerando um arquivo digital em 3D do sorriso do paciente, com alta precisão e delidade”, explica a odontóloga, Dra. Gabriela Meneghel Bittencourt.

Conforme a especialista, um dos destaques do iTero é permitir a visualização do paciente e a comunicação com o dentista para, posteriormente, através desse arquivo digital, fazer o planejamento e o acompanhamento de todas as etapas do uso do aparelho invisível Invisalign.

“O Invisalign é um alinhador invisível, que possui uma

INDICAÇÕES:

- substituição das moldagens convencionais; - possibilidade de simular e planejar um novo sorriso, com alta con abilidade no resultado; - acompanhamento de desgastes dentários, de crescimento, de desenvolvimento facial e das posições dentárias;

- auxiliar na detecção e no monitoramento de cáries proximais, durante cada consulta de rotina, sem o uso de radiação;

- gerar um arquivo do sorriso para armazenamento e, se necessário, utilizar em casos de trauma ou perdas dentárias.

“Uma outra grande vantagem desse aparelho é a possibilidade de fazer uma simulação do resultado nal da correção do posicionamento dos dentes, com acesso às imagens já acessíveis na primeira consulta”, completa a Dra. Gabriela.

23 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

TIPOS DE URTICÁRIAS:

Aguda: sintomas duram até 6 semanas e, em geral, surgem logo após a exposição. As causas mais comuns são alimentos, medicamentos e infecções.

Crônica: pode ser desencadeada por fatores físicos, como reações ao frio e calor, ou surgir sem causa aparente, conhecida como urticária crônica espontânea.

Colinérgica: surge após o aumento da temperatura do corpo, com sintomas principalmente após realizar atividades físicas e banhos quentes.

Dermogra smo: ocorre após a aplicação de uma pressão na pele, como usar roupas muito justas ou carregar bolsa pesada, por exemplo.

Aquagênica: alergia à água. É extremamente rara, mas ocorre quando a pele entra em contato com a água e, em seguida, causa coceira, queimação, vermelhão e irritação no local.

COCEIRA INTENSA?

URTICÁRIA?

Quando surgem manchas vermelhas na pele e coceiras, por vezes intensa, é comum as pessoas associarem esses fatos a picadas de insetos ou a alergias. Mas esses sintomas podem indicar urticária.

“A urticária é uma condição caracterizada por lesões avermelhadas na pele, que parecem uma picada de mosquito, coçam e incomodam bastante. Podem ter tamanhos diferentes e durar até 24 horas. Em algumas pessoas, ela pode vir acompanhada de angioedema (inchaço) em diferentes locais do corpo, como pálpebras, face, lábios, genitália, mãos e pés”, destaca a alergista, Dra. Laíra Kobarg Cercal Rogério Gomes.

“As urticárias variam de acordo com a origem e a intensidade, sendo então diferente também o tratamento para cada caso”

Dra. Laíra Kobarg Cercal Rogério Gomes Alergista

“Consiste em um conjunto de medidas. O uso de medicamentos anti-histamínicos (antialérgicos) são a primeira escolha, mas outros fármacos também são indicados, como Omalizumabe, para urticária crônica em adultos e crianças a partir de 12 anos. O tratamento é prolongado, necessitando de persistência e uma relação de con ança com seu médico”, ressalta o alergista, Dr. Gil Bardini.

“É preciso desmisti car algumas ideias relacionadas à urticária. A avaliação médica com o especialista é fundamental para o correto tratamento”

Dr. Gil Bardini Alves Alergista

25 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023
As ocorrências alérgicas devem ser diagnosticadas e tratadas corretamente.

VERÃO TAMBÉM É TEMPO DE PROCEDIMENTOS

DERMATOLÓGICOS

Com a evolução da medicina, da indústria cosmética e das novas tecnologias, muitos procedimentos podem e devem ser realizados no período.

BOTOX

“Aplicação da toxina botulínica, mais conhecida como Botox®, produz o relaxamento da musculatura da face, melhora as linhas de expressão da região da testa, área dos olhos e pescoço. Os resultados aparecem poucos dias após e podem ser mantidos por 4 a 6 meses. A aplicação é rápida, melhora as ruguinhas de expressão e as previne ao longo dos anos”.

Dermatologista

CRM-SC 12.134 | RQE 7.419

LAVIEEN

“Trata-se de um laser de última geração que proporciona rápida recuperação da pele. É muito versátil, indicado para manchas em geral, melasma, poros dilatados, linhas nas e até queda de cabelo. Melhora o viço e luminosidade da pele, podendo ser feito antes de uma festa, com efeito primer, e durante o ano todo, inclusive no verão”.

Dra. Miriam Popoaski Dermatologista

CRM-SC 12.201 | RQE 10.931

TRATAMENTOS COM ÁCIDO HIALURÔNICO E BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO

“Os tratamentos com injetáveis são procedimentos bastante procurados e podem ser realizados em qualquer época do ano. Com o ácido hialurônico, é possível melhorar áreas como lábios e olheiras, produzir um efeito de sustentação facial, reposicionando estruturas para um tratamento rejuvenescedor. Os bioestimuladores tratam a acidez do rosto e do corpo, melhoram o aspecto da celulite e promovem efeito de lifting.

Dermatologista

CRM-SC 16.870 | RQE 13.924

ULTRAFORMER

“O Ultraformer é um ultrassom micro e macrofocado para pele, não invasivo e que atua na estimulação de colágeno, na rmeza da musculatura e na redução de gordura. Contribui para uma aparência rejuvenescida, com efeito “lifting”, sem cirurgia. O equipamento age na melhora da sustentação da pele do rosto, pescoço e demais áreas do corpo”.

Dermatologista

CRM-SC 10.028 | RQE: 4615

27 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023
Dra. Cínthia Mendes

HUMANIZAÇÃO É A NOSSA MARCA

O Pronto Atendimento Provida segue a escala de prioridade de atenção à saúde, pautado na agilidade e na atenção aos clientes.

Muitas pessoas, quando chegam à uma unidade de saúde ou a um pronto atendimento, estão emocionalmente e sicamente fragilizadas e querem ter prioridade no atendimento.

TRATAMENTO

Para que não haja riscos à saúde, o Pronto Atendimento Provida defende a vida e garante atendimento de qualidade ao seguir a diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, responsável por estabelecer a classi cação de risco como um vetor de organização, conforme a prioridade de atenção.

“O paciente, ao entrar em nossas dependências, é acolhido, recepcionado e direcionado aos serviços no guichê. Em seguida, é encaminhado para a triagem, onde um pro ssional da saúde, capacitado identi ca sinais e sintomas, de nindo o grau de risco e a gravidade do caso. A pessoa aguarda a sua vez de ser atendida pelo médico”, explica a coordenadora de enfermagem do PA, Paula Eleotério Accordi.

Para a consulta, a ordem de prioridade é de nida por cores e identi cada por pulseiras, confor me o quadro clínico.

“Ao seguirmos essa classi cação, garantimos a todos que nos procuram resolutividade, humanização e agilidade nos processos. Priorizamos os atendimentos pautados na condição de saúde do paciente e não na ordem de chegada. Para todos tnós, do PA Provida, a vida sempre está em primeiro lugar”, ressalta.

29 Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

ACONTECEU AQUI

Agende on-line

MÉDICOS-FUNDADORES SÃO HOMENAGEADOS

Em homenagem as suas contribuições e ao Dia do Médico (18 de outubro), um café da manhã foi servido aos sócios fundadores.

“Esse encontro foi muito especial. Celebramos a história deste Complexo, como um importante centro médico para o sul do Brasil, e que foi fundado por grandes pro ssionais”, destaca o Dr. Jaime César Gelosa Souza.

Estiveram presentes os médicos Arary

Cardozo Bittencourt, Geraldo Altho , Jaime

César Gelosa Souza, Alfredo José Maia, Nei Euclides Fava, Varne Viana, Luissaulo Cunha, Manuela Viana e o gerente geral Fábio Vandresen.

AURORA

Com base em so wares que gerenciam trocas de mensagens online, de forma personalizada, o Complexo Médico Provida implantou o agendamentos de consultas, exames e retornos pela plataforma WhatsApp, com a criação de uma assistente virtual inteligente: a Aurora.

“O objetivo principal em criar a nossa atendente de ciberespaço, foi facilitar a vida das pessoas que buscam os nossos serviços médicos especializados. Diminuindo o tempo de espera por respostas e facilitando a vida dos clientes que buscam cuidar da saúde com a facilidade de acesso tecnológico”, informa o gerente geral Fábio Vandresen.

Publicação de responsabilidade do Complexo Médico Provida

Av. Marcolino M. Cabral, 2075, Centro, Tubarão/SC - 48.3631-1500 www.complexoprovida.com

Diretoria Executiva:

Dr. Nei Euclides Fava - CRM: 4.382

Dra. Manuela de Abreu Viana - CRM: 13.031

Dr. Jaime Cesar Gelosa Souza - CRM: 11.683

comercial@complexoprovida.com

LURE Marketing instagram.com/lure.marketing facebook.com/lure.mkt behance.net/luremarketing Viver Melhor Dez /Jan / Fev - 2023

CO MPLEXO MÉDICO

Centro Cirúrgico

Hospital-dia / Pequenas e médias cirurgias

Central de vacinas

(48) 3631-1532

Exames Oftalmológicos

ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA

BIOMETRIA

CAMPIMETRIA

CAPSULOTOMIA

FOTOCOAGULAÇÃO A LASER

IRIDOTOMIA

MICROSCOPIA ESPECULAR

OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA)

PAQUIMETRIA

RETINOGRAFIA DIGITAL

TOPOGRAFIA

ULTRASSOM DE GLOBO OCULAR

PENTACAM

Exames Cardiológicos

CATETERISMO CARDÍACO

ECOCARDIOGRAMA (ADULTO E PEDIÁTRICO)

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO

ECOCARDIOGRAMA 3D

ELETROCARDIOGRAMA

HOLTER 24H

MAPA

TESTE DE ESTEIRA

Das 8h às 23h (incluso

Pronto Atendimento sábados, domingos e feriados).

Centro de infusão

Centro de Diagnóstico e Tratamento

Odontologia

APARELHOS ORTODÔNTICOS

APARELHO RONCO E APNEIA

CIRURGIA

CLAREAMENTO

ENDODONTIA

ESTÉTICA

IMPLANTES

ODONTOPEDIATRIA

PERIODONTIA

PROFILAXIAS

PRÓTESES

RESTAURAÇÕES

Exames Radiológicos

DENSITOMETRIA ÓSSEA

HISTEROSSALPINGOGRAFIA

MAMOGRAFIA DIGITAL

RAIO-X DIGITAL

RAIO-X CONTRASTADO

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESSONÂNCIA COM CONTRASTE HEPATOBILIAR

TOMOGRAFIA DIGITAL

Ambulatório de Especialidades Médicas

ALERGOLOGIA E IMUNOLOGIA

ANESTESIOLOGIA

CANCEROLOGIA CLÍNICA

CARDIOLOGIA

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA E

HEMODINÂMICA

CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

CIRURGIA GERAL

CIRURGIA BUCO-MAXILO FACIAL

CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO

CIRURGIA ONCOLÓGICA

CIRURGIA PEDIÁTRICA

CIRURGIA PLÁSTICA

CIRURGIA TORÁCICA

CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR

CLÍNICA MÉDICA

Agendamento de consultas, exames e procedimentos

Telefone: (48) 3631-1515 | WhatsApp: (48) 3631-1500 | Site: complexoprovida.com Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h.

Entrega de resultados de exames: Segunda a sexta-feira, das 8h às 19h

Exames do Aparelho Digestivo, Intestino Grosso, Reto e Ânus

COLONOSCOPIA COM MAGNIFICAÇÃO

ECOENDOSCOPIA

ENDOSCOPIA ALTA COM MAGNIFICAÇÃO

MANOMETRIA ANORRETAL

MANOMETRIA ESOFÁGICA

PH-METRIA

VÍDEO COLONOSCOPIA

VÍDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

VÍDEO ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA INFANTIL VÍDEO RETOSSIGMOIDOSCOPIA

Exames de Ultrassom

ULTRASSOM GERAL ULTRASSOM COM DOPPLER ULTRASSOM MORFOLÓGICO ULTRASSOM OBSTÉTRICO 4D

O que você precisar em exames encontra aqui. Modernos equipamentos, diagnóstico eficaz profissionais especializados.

Exames Outros

AUDIOMETRIA E AUDIOMETRIA INFANTIL

BERA

BIOFEEDBACK

BIOIMPEDÂNCIA

BIÓPSIAS PAAF (PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA)

BIÓPSIAS POR FRAGMENTO (CORE)

CÂMARA HIPERBÁRICA

CAPILAROSCOPIA PERIUNGUEAL

CARDIOTOCOGRAFIA

CPAP

ELETROENCEFALOGRAMA

ESPIROMETRIA

HISTEROSCOPIA

LASERTERAPIA

PAC (PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL)

PLETISMOGRAFIA

POLISSONOGRAFIA

SONOENDOSCOPIA

TESTE DE BRONCOPROVOCAÇÃO

TESTE DE COVID-19

URODINÂMICA

VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA

VIDEOENDOSCOPIA DA DEGLUTIÇÃO

VEMP (POTENCIAIS EVOCADOS MIOGÊNICOS VESTIBULARES OCULAR E CERVICAL)

Procedimentos Dermatológicos

Serviços

COLOPROCTOLOGIA

DERMATOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA

PEDIÁTRICA

FERTILIZAÇÃO

GASTROENTEROLOGIA

GASTROENTEROLOGIA

PEDIÁTRICA

GERIATRIA

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

HEMATOLOGIA

HEPATOLOGIA

MASTOLOGIA

MEDICINA DO SONO

NEFROLOGIA

NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

NEUROCIRURGIA

NEUROLOGIA

NEUROLOGIA PEDIÁTRICA

NUTROLOGIA

OFTALMOLOGIA

ORTOPEDIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

PEDIATRIA

PEQUENAS CIRURGIAS

PNEUMOLOGIA

PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PSIQUIATRIA

PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

REUMATOLOGIA

TERAPIA DA DOR

UROLOGIA

CMSLIM

FOTONA

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO

HIALURÔNICO

RADIESSE

SCULPTRA

LASER CO2 FRACIONADO

TOXINA BOTULÍNICA

ULTRAFORMER

ENTRE OUTROS..

ATENDIMENTO DOMICILIAR

CÉLULA TRONCO

CONSULTORIA DE AMAMENTAÇÃO

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA CPAP

FONOAUDIOLOGIA

MÉTODO MCKENZIE® (TERAPIA MECÂNICA)

NEUROPSICOLOGIA

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL

ODONTOLOGIA

OSTEOPATIA DE MADRID

PODOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA INFANTIL

PSICOPEDAGOGIA

E SAÚDE
STUDIO DE CONDICIONAMENTO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.