Entre os dias 22 e 26 de abril, a Escola Básica do Covelo realizou a Semana da Leitura , uma iniciativa que visou celebrar a leitura, o livro e o leitor, oferecendo atividades diversificadas e envolventes. As principais atividades incluíram Dramatizações de histórias , onde alunos e professores participaram em encenações de histórias; Adivinha a História , realizada na biblioteca e que contou com perguntas elaboradas pela professora responsável pelo espaço; Ler + com os Pais, na qual um pai ou encarregado de educação foi convidado a participar na Hora do Conto, lendo para a turma do seu educando, na biblioteca; e a criação de Murais de textos e Expressão Plástica , onde cada turma produziu murais em frente às suas
salas de aula. A atividade Ler é... foi realizada tanto nas salas de aula quanto na biblioteca. No dia 26 de abril, houve o Encontro com o Autor Carlos
Nuno Granja que apresentou o seu livro “A Trompa Dourada do Elefante Gigante” através de uma dramatização da história e, no final, realizou uma sessão de autógrafos. Para esta atividade foram elaborados pelos alunos trabalhos muito criativos que serviram para decorar o espaço/ginásio onde o autor foi recebido.
A Semana da Leitura contou com grande adesão de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais e encarregados de educação, professores, a professora bibliotecária do agrupamento, funcionários e o autor convidado.
Foi uma semana repleta de atividades enriquecedoras e inspiradoras para todos os envolvidos.
Professora Ermelinda Santos EB Covelo
Entrevista a uma personagem da Revolução Francesa
Olympe de Gouges
Entrevistadora: - Bom dia, senhora Olympe de Gouges!
O.G. - Bom dia, minha senhora! O que precisa?
E. - Posso fazer-lhe umas perguntas?
O.G. - Claro que pode, senhora.
E. - Então, em que ano nasceu e onde nasceu?
O.G. - Eu nasci a 7 de maio de 1748, em Montauban, na França.
E. - Sei que Olympe de Gouges é o seu pseudónimo. Qual é o seu nome verdadeiro?
O.G. - Sim, Olympe de Gouges é o meu pseudónimo. O meu nome verdadeiro é Marie Gouze.
E. - Qual é a sua grande obra e a sua luta?
O.G. - A minha grande obra é a «Declaração dos Direitos da Mulher», como demonstração de que a «Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos» não se aplicava da mesma forma às mulheres.
E. - Qual foi o documento que escreveu e que acabou por levá-la à sua prisão?
O.G. - Em 1793, escrevi o folhetim político «Les Trois
Urnes» ou «Le Salut de la Patrie» (As Três Urnas) e, por causa disso, fui presa, pois incentivava os franceses a votarem para decidir por si próprios qual a forma de governo mais favorável para eles, colocando em causa a ideologia do Estado.
E. - Toda a sua atividade política e defensora dos direitos de todos, mas principalmente das mulheres, teve um final terrível para si, certo?!
O.G. - Sim! Infelizmente os Jacobinos, no poder na altura, não aceitavam a contradição e fui acusada de insurreição e condenada à morte por guilhotina.
E. - O que conseguiu com as suas obras e as suas ideologias?
O.G. - Consegui plantar a semente da defesa dos direitos das mulheres e acender as chamas do feminismo moderno. No entanto, em França, apenas em 1946 é que as mulheres obtiveram o direito ao voto e só nos anos 60 passaram a poder trabalhar sem a autorização dos maridos.
Aluna Manuela Silva, 6º D,
REFLEXÕES
O relacionamento entre a Escola e a Comunidade é toda a comunicação que envolve a instituição de ensino e as pessoas que fazem parte da comunidade local. Partindo deste pressuposto, considero que a relação entre a Escola e a Comunidade é um importante fator de desenvolvimento social — não só para a localidade em que a instituição se encontra, mas também para os alunos e toda a equipa educativa (professores, assistentes, terapeutas, psicóloga, pais, encarregados de educação…). Assim, acredito que as múltiplas atividades realizadas ao longo do ano letivo, tendo subjacente o conceito de uma verdadeira PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA mostraram-se significativamente relevantes na promoção da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos. O sucesso que não foi apenas visível ao nível do conhecimento e do intelecto mas também no desenvolvimento da consciência de si e dos outros na sensibilidade, na solidariedade, no pensamento reflexivo, crítico e criativo, promovendo o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Imbuídos de uma filosofia de escola, que promove uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE para TODOS os ALUNOS, levando-os a construir o conhecimento e a responsabilidade, com a dignidade huma-
na e a autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz, foram realizadas diversas atividades, nas quais a FAMÍLIA, com um trabalho colaborativo, teve uma participação meritória. Menciono, a título de exemplo, algumas: Vivências Natalícias (Decoração da Cantina, Almoço Natalício, Pai Natal na Escola, Momento de Teatro pelo Natal, Feira de Natal), Cantata de Reis, Comemoração dos 50 Anos de 25 de Abril, Moderadora de Histórias, Dia Mundial da Criança, Angariação de fundos para a Viagem dos Finalistas dos alunos de 4º Ano, Envolvimento e Participação no Lançamento do Livro da Ajudaris, na Cerimónia de Encerramento do Centenário de Eugénio de Andrade e no Projeto “Cores Diferentes Corações Iguais”.
Expresso o meu reconhecimento por todo o empenho e dedicação a toda a COMUNIDADE EDUCATIVA, com um agradecimento especial à Dra Anabela Cordeiro, Presidente da APEE e a toda a sua Equipa, por toda a participação, dedicação, atenção, responsabilidade e empenho, trabalhando de MÃOS DADAS COM A ESCOLA!
Coordenadora Lúcia Saavedra Pinto, EB Costa Cabral
Passeio dos Finalistas da EB Augusto Lessa
No dia 31 de maio, as turmas do 4.º ano (A, B, C e S) da EB Augusto Lessa realizaram o seu passeio de Finalistas.
Na parte da manhã, visitaram a cidade romana de Conímbriga e com as explicações dos guias ficaram a conhecer melhor o modo de vida do povo romano. Durante o percurso pedestre, puderam admirar ao vivo vestígios das construções: casas, estradas, termas, mosaicos... No Museu Monográfico, admiraram diversos utensílios/objetos que nos mostram o grau de evolução dos romanos.
Na parte da tarde, visitaram o Portugal dos Pequenitos e, de uma forma mais lúdica, puderam observar, explorar e visitar o património monumental agrupado por regiões. Posteriormente, foi feita uma visita guiada, destacando os pontos de interesse e relatando curiosidades importantes. O passeio foi fantástico e, devido ao calor, os alunos finalistas regressaram a casa cansados, mas felizes e de coração cheio de boas memórias! Finalmente, os professores querem agradecer à APEAL (Associação de Pais da Escola Augusto Lessa) a colaboração e empenho na preparação, realização e patrocínio deste passeio.
Alunos do 4.º ano EB Augusto Lessa
SPOT & WRITE
No passado dia 12 de abril, pelas 09:20 horas, realizou-se a atividade “Spot & Write”, promovida pelo grupo de Inglês, no auditório e na biblioteca da escola sede. Cerca de 240 alunos, de 2º e 3º ciclo, puseram à prova a sua capacidade de escrever com rapidez e correção em inglês. Numa prova cronometrada e com duração máxima de 12 minutos, foram confrontados com erros para corrigir de forma inteligível. Os alunos demonstraram elevados níveis de motivação e interesse, patentes quer no entusiasmo demonstrado antes da prova, quer na concentração durante a sua realização. Os prémios atribuídos contaram com o contributo da Associação de Pais e das Editoras Leya e Porto Edi-
PARABÉNS a todos os participantes em geral e aos vencedores em particular!
AND THE WINNERS ARE:
tora.
Participação no 17.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
Após vários anos de ausência, este ano voltamos a participar no grande evento – Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM).
Esta competição é promovida anualmente pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Nacional Ciência Viva.
O Campeonato aconteceu na data em que se celebra o “Dia Internacional da Matemática!” e o “Dia do Pi!” – 14 de março. A Comissão Organizadora do CNJM foi de opinião de que nos devíamos associar à celebração internacional com este evento de grande relevância, uma vez que o tema para as comemorações internacionais de 2024 é “Playing with Math”.
Os jogos matemáticos de tabuleiro são expoentes máximos da matemática lúdica!
Esta atividade realizou-se na Universidade de Aveiro e reuniu cerca de 1800 alunos de escolas de todo o país, distribuídos por 12 categorias. Na edição deste ano, representaram a EB Eugénio de Andrade um grupo de sete alunos, que treinaram, na nossa escola, na oficina “Triângulo das Ciências”.
Os alunos Dinis Lopes Araújo e Duarte Carvalho (6.ºA), Tarsis Maurício (7.ºA), Jamila Santos, Luana Monteiro e Luciana Monteiro (8.ºAS) e Daniela Carvalho (9.ºB) foram acompanhados pela Subdiretora
do Agrupamento, Sónia Cruzeiro, pela professora, Maria Marcela Cardoso, e pela intérprete de LGP, Cláudia Braga.
O Pavilhão Aristides Hall, da Universidade de Aveiro, foi o palco das competições. A aluna Tarsis Maurício chegou à final na categoria do 3.º ciclo a disputar o jogo Dominório.
O entusiasmo e empenho dos nossos alunos foi uma constante, estando todos de parabéns!
Professora Maria Marcela Cardoso
Visita dos 4.º anos à Escola Básica Eugénio de Andrade
No passado dia 29 de maio, os alunos do 4.º ano da EB do Covelo foram passar o dia à Escola Básica Eugénio de Andrade!
Fizemos de conta que já estávamos no 5.º ano neste dia! Estivemos no Museu da Educação dos Surdos, assistimos a um teatro na aula de Inglês, ficamos superentusiasmados por saber que podemos participar na Rádio da Escola, ser responsáveis por colocar músicas, elaborar playlist e também podemos participar em momentos radiofónicos como: contar histórias ou contar piadas… incrível!
Passamos na aula de TIC, fizemos Atividade Física no Pavilhão da Escola e ainda nos divertimos nos jogos das Atividades Lúdicas. Almoçamos na cantina da escola, à séria, a transportar o almoço com o tabuleiro!
Para descontrair depois do almoço, elaboramos
Origami em ET e depois dedicámo-nos à FísicoQuímica no Laboratório. Seguimos para Ciências
Naturais e espreitamos pelos microscópios e onde participamos, também, na experiência da erupção de vulcões (explosão efusiva e explosiva). Na aula de Matemática, fizemos jogos matemáticos de tabuleiro e terminamos numa aula de Geografia, realizando um Kahoot para aprimorar os nossos
conhecimentos. Foi um dia diferente com cheirinho ao que o futuro nos reserva!
Professora Cátia Lopes
Escola EB Covelo - 4.º B
Lançamento do livro “Histórias da Ajudaris23” e Hora do Conto
A AJUDARIS, em parceria com diversos estabelecimentos de ensino solidários, promove a leitura, a escrita, a arte e a cidadania através do lançamento anual de um livro de histórias! Em sala de aula e/ou na Biblioteca, são criados textos de diferentes géneros literários onde os pequenos grandes autores, sob a orientação dos professores e educadores solidários, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, com temas como os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores... Cada história conta depois com um ilustrador solidário que se inspira na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens. O resultado é, ano após ano, uma obra imperdível que aguardamos ansiosos para ler! E este ano não foi exceção!
A semana de 11 a 15 de março foi dedicada às Histórias da Ajudaris23 cujo tema era “A PAZ”. A Escola Básica do Covelo recebeu vários “contadores” de histórias que foram convidados a dinamizar a Hora do Conto a todas as turmas do pré-escolar e 1º ciclo do nosso agrupamento. Foram momentos muito enriquecedores que nos aqueceram o coração, cada um à sua maneira.
O Lançamento do Livro Histórias da Ajudaris23, no Auditório da JF Paranhos, foi o culminar de uma semana repleta de boas histórias. Aqui, pudemos assistir a um magnífico espectáculo proporcionado pelos alunos das três escolas do 1º ciclo do agrupamento e pelos nossos professores que mostraram os seus dotes na música, na dança e no teatro. Foi extraordinário!
Este espectáculo teve uma participação muito significativa de pais, encarregados de educação e familiares dos nossos alunos que encheram por completo o auditório e aplaudiram com muito entusiasmo cada participação, quer das crianças quer dos adultos.
Vamos todos seguir as palavras escritas pelos nossos pequenos grandes autores: As crianças são a Paz, a Alegria e a Esperança, deste Planeta colorido Que queremos como Herança!
Professora Maria Luís Poças EB Covelo
GREEN GOD
Trazia consigo a graça das fontes quando anoitece. Era o corpo como um rio em sereno desafio com as margens quando desce.
Andava como quem passa sem ter tempo de parar. Ervas nasciam dos passos cresciam troncos dos braços quando os erguia no ar.
Sorria como quem dança. E desfolhava ao dançar o corpo, que lhe tremia num ritmo que ele sabia que os deuses devem usar.
E seguia o seu caminho, porque era um deus que passava. Alheio a tudo o que via, enleado na melodia duma flauta que tocava.
in “As mãos e os frutos” | 1948
Centenário do poeta
Os alunos do 3.º A, da EB Costa Cabral, para comemoração do centenário de Eugénio de Andrade, escolheram a poesia Green God, para cantar.
A música, um original de Pedro Matos, cantada pelos alunos da turma, resultou num melodioso trabalho musical.
A Professora Cristina Santos, de Língua Gestual Portuguesa, tratou da gestualização e a nossa professora fez um bonito vídeo, no recreio da escola.
Professora Gisela Pires, EB Costa Cabral
Escrita Criativa “As ciências vieram à Escola do Covelo”
No primeiro semestre, a nossa turma do 4.º B, teve a oportunidade de experimentar a atividade Ciências Experimentais, no âmbito do Projeto Porto de Crianças. Na primeira sessão, conhecemos a Cientista Odete que nos mostrou um “novo mundo” - o mundo da Ciência!
As nossas atividades, durante estas 10 sessões, levaram-nos a viajar: pelos sistemas e órgãos do nosso corpo; conhecemos o Espaço e os instrumentos medievais de navegação (o quadrante, o astrolábio e a bússola); o nosso Sistema Solar e falámos sobre co-
metas e meteoritos. Aprendemos a distinguir diferentes tipos de rochas, classificamos alguns e até construímos modelos de vulcões: um de erupção efusiva e outro de erupção explosiva!
Conversamos muito e estamos conscientes que é preciso sensibilizar todos para a sustentabilidade do nosso Planeta- vamos cuidar do Planeta, Respeitem a Natureza! Começámos como alunos comuns e terminámos as sessões como Pequenos Cientistas!
Professora Cátia Lopes - 4.ºB
EB Covelo
Literacia Financeira
Nos dias 15 e 29 de abril, as turmas A e B do 2.º ano da EB de Costa Cabral receberam, nas suas salas, os alunos Rodrigo e Anaisa da Escola Profissional Raul Dória.
Com estas duas sessões, estes alunos tiveram como objetivos: demonstrar a evolução do dinheiro desde a Idade Média até aos nossos dias, recorrendo a um vídeo didático; levar os alunos a ter a noção da importância e do uso do dinheiro; perceber como são feitas as notas e as moedas e apreender a noção de impostos.
Foram dois dias divertidos e de aprendizagem, pois os temas foram abordados de uma maneira simplificada e adaptada a esta faixa etária com atividades bastante atrativas para os alunos.
Os alunos participaram nas atividades lúdicas e jogos didáticos propostos com grande motivação, empenho e interesse.
Professoras Ivone Silva e Cristina Cabral, Escola de Costa Cabral
“À velocidade do Sol”
No dia 27 de maio, no âmbito da comemoração da Semana da Energia e do Ambiente – SEA, uma equipa, constituída por 4 alunos do 9ºB, participou na corrida municipal de carros solares promovida pela Agência de Energia do Porto – AdEPorto. O carrinho participante (utilizando o kit oferecido pela organização que incluiu um painel solar e um motor) foi concebido e desenvolvido nas aulas de Educação Tecnológica com o contributo da disciplina de Físico-Química. O envolvimento
destas duas áreas do currículo potenciou os objetivos do projeto, aumentando o interesse pelo conhecimento das diferentes tecnologias utilizadas na conversão de energias renováveis.
Depois de aplicados os critérios de classificação, o carrinho obteve o 3º lugar na conceção e, na corrida, o 6º.
Aprender fazendo foi o lema…!
Professoras Ângela Saraiva e Teresa Moura
“Carrinho movido a ar”
Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), no Laboratório de Ciências, em tempos dedicados a aprendizagens substitutivas de FQ, construíram um carrinho com materiais reutilizados. Com cartão, palitos, rolhas, palhinhas e um balão…o projeto teve lugar!
O entusiasmo foi muito e todos quiseram construir o seu.
Aprenderam fazendo, e com mais ou menos dificuldade…puseram os seus carrinhos em andamento!
Professora Teresa Moura
Projeto “Cores
diferentes, Corações iguais”
No decorrer do ano letivo de 2023/24, no âmbito do Projeto “Cores Diferentes Corações Iguais”, tivemos várias atividades, mas duas destacaram-se pelo empenho, cooperação e união de toda a equipa AEC, da EB de COSTA CABRAL, mostrando que a união faz a força, independentemente das diferenças. Tivemos em destaque a Iniciativa “LOTS OF SOCKS” - (“Muitas Meias”) e a nossa linda apresentação final, para a qual nos foi prestado todo o apoio pela nossa coordenadora Lúcia Pinto, tornando possível um trabalho por nós considerado de excelência. Participaram na nossa Apresentação Final, no dia 29 de maio, na EB Eugénio de Andrade, todas as nossas onze turmas, com um total de 116 alunos que se apresentaram de formas diversificadas, passando a mensagem implícita e explícita do Projeto: Se não respeitarmos as diferenças, jamais descobriremos as semelhanças.
Equipa das AEC, EB Costa Cabral
[V] [N]ós - TEATRO
Como é de conhecimento geral, teve início, no nosso agrupamento, em outubro de 2023, o projeto de teatro orientado por Gisela Firmino. Este projeto surge no âmbito do Mestrado em Artes Cénicas – Direção de Cena e Produção: Eu sou porque tu és e integrado no ciclo de ações de formação/sensibilização “A Arte com e para Artistas Neurodivergentes e Cegos. Em novembro do referido ano, este projeto foi submetido a concurso do grupo bancário BPI/Fundação LaCaixa e obteve o financiamento desejado. Passou, assim, a existir sessões bissemanais, onde foi desenvolvida uma criação artística.
Foi um privilégio ver ao longo do ano a alegria, empenho, dedicação e entusiasmo colocados nestas sessões por todos os alunos envolvidos, assim como assistir ao “nascer” de uma obra teatral.
Resultado do esforço de todos os envolvidos, especialmente da Gisela Firmino, sem nunca esquecer a intérprete de LGP Claúdia Braga, a terapeuta da fala Marta Miranda, as docentes Natália Maltez, Zita Barros, Ana Alves, que todas as semanas ajudaram no crescimento deste projeto, teve lugar no passado dia 24 de abril de 2024, no Teatro Helena Sá e Costa, a apresentação pública deste projeto com a realização de um ensaio aberto.
Os alunos deslocaram-se ao Teatro Helena Sá e Costa, que é uma estrutura integrada na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, passando o dia nas instalações da escola. Lá foi possível contactar com as realidades de um artista – vestiram-se nos camarins, observaram a construção do cenário, ajudaram nas decisões de iluminação, assim como sentiram “o nervoso miudinho” que antecede qualquer atuação pública!!!
O almoço na cantina da Escola Superior permitiu aos alunos um contacto com o outro extremamente importante para o seu desenvolvimento pessoal e social.
A apresentação da obra destes alunos à comunidade foi um momento repleto de afetos de emoções e acima de tudo de muito AMOR!!!
Este projeto prova que tudo é possível, haja vontade e disponibilidade.
OBRIGADA!!!
Professora Maria José Couto
Comemoração do Centenário de Eugénio de Andrade
para abrir horizontes e expandir o seu imaginário.
Professora Cristina Pereira
A mesma também contribuiu
No âmbito da comemoração dos 100 anos de Eugénio de Andrade, a turma do 4ºA, da Escola Básica do Covelo, com base no poema “Gatos”, elaborou diferentes registos gráficos que serviram de inspiração para a criação de inúmeros gatos tridimensionais, os quais ilustram as personagens do referido poema nomeadamente o gato dos portões, o gato dos quintais, o gato das viúvas, o gato das meninas, o gato das duquesas… Esta experiência foi bastante gratificante e enriquecedora na medida em que permitiu aos alunos explorar a sua criatividade, através da criação de esculturas em papel, com volume, usando jornais e fita adesiva de papel.
Curiosidade!
Na turma do 2ºB, o aluno Tiago Monteiro revelou-nos que o avô já tinha estado e falado com o poeta Eugénio de Andrade. Ficamos curiosos em saber mais informações, pois o nosso Agrupamento “adotou” o nome deste ilustre poeta. Assim, desafiamos o Tiago a perguntar ao seu avô, Carlos Pombo, como é que isso tinha acontecido. O Tiago falou com o avô para perceber como e onde tinha conhecido o poeta Eugénio de Andrade. O avô respondeu do seguinte modo: “O nosso poeta, acompanhado do seu muito amigo, Dario Gonçalves (Dario sem acento), foi à nossa loja revelar um rolo de fotografias e foi nessa circunstância que o conheci. Na loja, conversámos e disse-me que não gostava de fotógrafos e era só o senhor
EB Covelo - 4ºA
Dario que o fotografava. O senhor Dario levava um ou dois rolos para revelar algumas fotografias do poeta, mas, na sua maioria, eram fotografias de flores. O amigo dizia que as flores eram sempre necessárias na vida do poeta, tanto quanto a recordação da sua mãezinha.”
Foi assim que a turma desvendou este mistério, com a ajuda do aluno Tiago e a colaboração do seu avô, a quem agradecemos por nos contar esta pequena história sobre o Patrono do nosso Agrupamento.
Professora Cristina Cabral, EB Costa Cabral
Os nossos amigos
Em Estudo do Meio, estivemos a estudar os animais e nada melhor do que trazer os nossos para a sala de aula. Fizemos um trabalho sobre os nossos animais de estimação e depois apresentámos à turma.
Foi muito divertido!
Visita à Casa de S. Roque – Casa das Artes
A turma do 1ºB da EB Augusto Lessa foi visitar a Casa de S. Roque – Casa das Artes. Ficámos a conhecer a história de quem lá viveu: Maria Cristina e Ramos Pinto e visitámos a exposição e os maravilhosos jardins.
Adorámos o labirinto!
Projeto de Escultura
No âmbito do Porto de Crianças da CMP participámos no projeto de Escultura. Aprendemos a trabalhar o barro de diferentes formas e fizemos trabalhos maravilhosos. Para finalizar este projeto, dinamizámos uma sessão “Azulejos a dois”, para a qual convidámos um membro da nossa família. Cada um pintou o seu azulejo que juntos se completavam. Foi um momento de convívio e muita felicidade!
Professora Ângela Santos
EB Augusto Lessa - 1ºB
Escola Augusto Lessa festeja a Multiculturalidade e a Primavera
No passado dia 26 de março, a Escola Augusto Lessa foi palco de um evento vibrante e colorido: a Feira da Primavera e da Multiculturalidade. Organizada pela Associação de Pais, participaram ativamente alunos, pais, funcionários e professores. A feira foi um grande sucesso, celebrando a diversidade cultural e a chegada da estação das flores.
Um Festival de Cores e Sabores
A biblioteca da escola transformou-se numa verdadeira feira multicultural com doces de vários países, e bandeiras e cartazes representando diferentes países e culturas. Foi muito divertido ver todas as turmas, desde o pré-escolar até aos mais velhos, a circular entre a variedade de doces e trabalhos maravilhosos que foram gentilmente cedidos para venda. Atividades e Entretenimento
Além da feira com doces, houve atividades interativas, com oficinas de pintura e manualidades, resultando num quadro bonito com várias mãos a simbolizar o impacto educativo e social que a diversidade cultural que a nossa escola promove tem na vida dos seus alunos.
Agradecimentos e Encerramento
A Feira da Primavera e da Multiculturalidade de 2024 ficará na memória de todos como um dia de celebração, aprendizagem e alegria. Agradecemos a todos os que contribuíram para este sucesso, uma vez que as verbas conseguidas irão, como usual, reverter para os alunos da escola.
Que venham mais eventos assim, trazendo cada vez mais cores e diversidade para a nossa escola!
Visita de Estudo ao Sea Life Porto
No dia 9 de maio, as duas turmas do Pré-escolar realizaram uma Visita de Estudo ao SEA LIFE do Porto. Quando chegamos, fomos muito bem recebidos e iniciámos logo a viagem pelos rios e riachos, desde o litoral até às profundezas dos oceanos. As crianças puderam ver e observar várias criaturas marinhas, desde peixes, tubarões, polvo, raias, tartaruga gigante, estrelas-do-mar, medusas, cavalos marinhos, pinguins e muito mais…
Na parte exterior do Sea Life, as crianças, para além de observar os pinguins, também puderam aprender e descobrir sobre ovos de várias espécies, ovos de vários tamanhos, feitios e cores!
Pudemos apreciar uma escultura de tartaruga
construída a partir de lixo recolhido do mar com uma importante mensagem: sensibilizar crianças e adultos para a poluição ambiental e sobre as consequências provocadas pelos comportamentos humanos e que tanto afetam estas espécies marinhas.
As crianças mostraram-se muito atentas e curiosas… foi mais uma experiência enriquecedora que permitiu adquirir novos conhecimentos, sentir e ver o Mundo com outros olhos!
Educadoras Anisabel Queiroga e Mónica Coimbra EB Covelo - 0A e 0B
Dia Nacional da Educação de Surdos
No passado dia 23 de abril, estiveram no nosso Agrupamento cerca de 1000 alunos de várias EREBAS do país (Continente e Ilhas), bem como um grupo de uma Escola de Surdos de Madrid. Foi um dia memorável e recheado de atividades, onde os alunos surdos e ouvintes puderam conviver e partilhar experiências.
Após o evento, foram várias as reações dos participantes.Foram chegando inúmeras mensagens a felicitar o nosso Agrupamento, pela coragem de abraçar um desafio desta dimensão, pela excelente organização e empenho, e ainda pelo carinho com que os recebemos. Deixamos alguns desses testemunhos para que possam ter conhecimento.
“Acreditem que será um dia que todos iremos sempre recordar e obrigada por organizarem este encontro que proporcionou momentos de partilha, companheirismo e amizade. Estão de parabéns! É notório o vosso excelente trabalho de equipa entre todos os membros do departamento, assim como da restante comunidade educati-
va. São um exemplo a seguir. Mais uma vez parabéns e obrigado!” (Inês Teixeira – Faro)
“Foi com enorme prazer que estivemos presentes e participámos, entusiasticamente, no evento por vós primorosamente organizado. Muitos parabéns pelo modo como tudo estava planeado e muito obrigada pela forma como fomos recebidos. Um beijinho e muitas felicidades.” (Maria Adelaide Figueiredo – Gaia)
“Em nome de todos os alunos e docentes que participaram no evento por vós organizado, agradecemos o convite e o dia que nos proporcionaram. Ficou sem dúvida na memória e no coração de cada um de nós. Um bem -haja por toda a organização.” (Gabriela Silva – Régua)
“Tive muita pena de não termos conseguido despedir pessoalmente de nenhum dos elementos de referência da vossa organização. No entanto, queria felicitar toda a equipa pela organização do evento, pois possibilitaram a comemoração deste dia de forma marcante. Apesar do número de participantes tudo correu com normalidade, muito entusiasmo e alegria por parte dos alunos. Em nome da Equipa de Ílhavo, muito obrigada pelo vosso empenho e dedicação.” (Maria João Vilarinho – Ílhavo)
Enquanto elemento da Comissão Organizadora, deixo a todos aqueles que tornaram possível este dia o meu sincero obrigado. Mais acrescento que quando se trabalha com o coração tudo é concretizado.
Intérprete de LGP Sara Pinho Agrupamento de Escolas Eugénio Andrade
APEEEC da Escola do Covelo
Mais um ano a terminar e mais um ano com o sentimento de dever cumprido!
É um privilégio poder colaborar nas atividades em parceria com a escola.
Neste 2º semestre, conseguimos novamente atingir os nossos objectivos. Com pedidos de vários patrocínios e com a ajuda dos pais e familiares, tudo temos vindo a conseguir.
É prazeroso sentir a alegria destas crianças aquando das festas!
Como foi o caso do Carnaval, a Caça aos Ovos, da Feirinha da Primavera. Adoraram a decoração e todas as frutas, doces e salgados gentilmente oferecidos pelos familiares.
No Dia Mundial da Criança, foi a loucura total! Em conjunto com a escola, transformámos este dia num dia inesquecível. Com a ajuda de muitos patrocínios, conseguimos os tradicionais insufláveis, pipocas, ice-tea, prenda para cada uma das crianças e para acabar em grande, um GELADO! Ficaram tão felizes que valeu muito a pena todo o nosso empenho.
Os finalistas dos 4ºs anos, ansiosos pela viagem à Kidzania, também viveram uma experiência inesquecível, apesar de terem madrugado … ��
Terminaremos em grande com a Festa de Final do Ano onde não faltarão as maravilhosas atuações e o momento especial dos nossos finalistas com entrega de diplomas.
Seguir-se-á um convívio com os pais e familiares, com música e muita comida e bebida…será igual-
mente uma alegria!
Consideramos estes convívios, as viagens, as visitas de estudo, os passeios muito enriquecedores para os nossos filhos e iremos sempre trabalhar para que eles tenham as melhores memórias de sempre do 1º ciclo.
Nós também estamos atentos, juntamente com a escola, a outros assuntos igualmente importantes, como o caso da qualidade das refeições escolares e o bem-estar de todos.
Agradecemos à escola toda a colaboração nas diversas atividades e a abertura para as nossas propostas. Agradecer também a todos os pais e familiares. Para o ano queremos continuar a trabalhar para conseguir fazer sempre mais e melhor!
Cláudia Camões e Mónica Redol APEEEC - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do Covelo
O paradoxo do nosso agrupamento quanto às Associações de Pais e Encarregados de Educação
Interpelados os pais e encarregados de educação do nosso agrupamento, como já foi feito por inquéritos a estes dirigidos e por diversos contactos pessoais ao longo do tempo, parece inexistir qualquer dúvida quanto à importância vital da participação/contribuição dos pais e encarregados de educação na vida da escola, potenciando o sucesso escolar e educativo das crianças.
Dúvidas também não existem de que a parceria com a escola só é possível na perspetiva da concertação, da disponibilidade, do diálogo e da cooperação e que para tal as associações de pais e encarregados de educação (APEE) constituem espaços privilegiados de promoção e construção dessa participação ativa.
Contudo, na prática, constatam-se duas realidades substancialmente diversas nos ciclos e consequentemente nas escolas do nosso agrupamento. Com efeito, se nas escolas com pré-escolar e 1.º ciclo, a participação dos pais e encarregados de educação é muito presente, tal já não se verifica na escola sede de 2.º e 3.º ciclos (quando sucede até que um grande número dos alunos desta são provenientes daquelas onde os pais e encarregados de educação são particularmente participativos).
De facto, paradoxalmente, reconhecendo a importância da participação, nomeadamente através da APEE, no que respeita à concretização pessoal dessa importância, através da sua participação comos membros ativos, a maior parte declina essa responsabilidade/faculdade, e apenas uma minoria se associa, sendo que entre estes, um número ainda menor participa e, consequentemente, a construção de uma intervenção capaz de dar um contributo relevante é reduzida.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Eugénio de Andrade (APEE EA) vem assim trabalhando com vista a uma evolução positiva e quantitativa, no sentido de uma maior sensibilização face a esta problemática e à necessidade de maior adesão ativa à associação. Constitui uma enorme perda de oportunidades e recursos o afastamento dos pais e encarregados de educação que, numa APEE, se podem traduzir numa contribuição
decisiva para a melhoria da participação parental, para a prevenção dos problemas e resolução de algumas problemáticas nomeadamente em sede de recursos e, especialmente, desempenho escolar e educativo dos alunos.
Como resultado deste distanciamento, a APEE dificilmente pode ser reconhecida como meio de comunicação e participação na escola.
A APEE EA procura, porém, também, junto da escola, promover a perceção das vantagens na colaboração com esta instância educativa nomeadamente pelo acesso a um leque de recursos humanos e materiais com proveito para a vida da escola.
Certamente, a escola muito terá a beneficiar aproveitando todas as oportunidades de estreitar as relações com os pais e encarregados de educação, em particular através da APEE, promovendo e potenciando atividades que envolvam cooperação.
Contudo, ainda que reconhecendo a importância da participação dos pais e encarregados, tem-se deparado com dificuldades no desenvolvimento de estratégias de aproximação.
Estas são duas das frentes em que a APEE EA se empenha, mas a sua efetivação com regra ainda está longe, necessitando de maior sensibilização, reflexão conjunta e congregação de vontades e esforços dos diversos parceiros educativos, no sentido de perseguir o objetivo comum de melhoria dos resultados escolares e educativos.
Pelo que: - aos pais e encarregados de educação: A Participação dos Pais na Escola Influencia Uma Melhor Aprendizagem. Ajude-nos a crescer! Junte-se a nós! - à escola: O seu papel mobilizador junto da comunidade, enquanto agência de desenvolvimento da mesma, evidencia as vantagens do envolvimento dos pais na vida escolar.
Tânia Custódio Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Projeto “OFICINA DE SOM”
Ao longo do ano letivo, a turma do 3ºC da EB Costa Cabral desenvolveu o Projeto” Oficina de Som “, projeto de coadjuvação curricular integrado no programa da CMP Porto de Crianças. Este projeto visou explorar a música como uma forma de comunicação e expressão das nossas emoções e pensamentos. No decorrer das diferentes sessões, os alunos experimentaram e analisaram algumas características sonoras, tais como: a intensidade, a altura, o andamento, passando pela identificação tímbrica dos instrumentos musicais e sua classificação. Através destas atividades, foi igualmente possível explorar a estreita relação entre a música e a poesia. A apresentação final deste projeto decorreu no âmbito das comemorações do 25 de abril na escola com a apresentação dos temas musicais “Grândola, Vila Morena (Zeca Afonso) ” e “Pedra Filosofal (António Gedeão). Realizou-se ainda uma apresentação na Biblioteca da escola direcionada às restantes turmas do 3.º ano.
Professor Carlos Fernandes
EB Costa Cabral - 3.ºC
Finalistas invadem Coimbra
No passado dia 31 de maio, os finalistas das quatro turmas de 4º ano da Escola Augusto Lessa realizaram a tão aguardada e merecida viagem de finalistas a Coimbra.
O passeio contou com a organização do grupo de professores e professoras do 4º ano, que com grande empenho e dedicação, conseguiram conciliar aprendizagem e diversão! A APEAL contribuiu com o pagamento das várias atividades e transporte, algo que só foi possível graças ao magnífico envolvimento de todos os encarregados de educação nas atividades desenvolvidas ao longo do ano e na venda das rifas.
Num dia de tanto calor, os nossos finalistas descobri-
ram Conímbriga e tiveram a oportunidade de passear entre os majestosos vestígios da arquitetura romana no nosso país, com simpáticos guias que sabiam de cor a história por detrás de todos aqueles pedaços do passado. Aproveitaram todas as sombras que encontraram para recuperar o folego e partiram à descoberta do “Portugal dos Pequenitos” onde se sentiram muito crescidos!
Depois de tantas aventuras, miúdos e graúdos regressaram felizes e cansados, ansiosos por chegar a casa e usufruir do tão desejado fim de semana!
Associação de Pais EB Augusto Lessa
EB Augusto Lessa: Comemoração dos 100 anos de Eugénio de Andrade
Durante o mês de maio, a Coordenadora de Escola colocou-nos um grande desafio que abraçamos com muita alegria: criar um trabalho coletivo para comemorar os 100 anos do nosso Patrono Eugénio de Andrade!!!
As professoras Glória Alves, Deolinda Gonçalves e Alexandra Perry ficaram responsáveis pela atividade. Cada docente titular escolheu um poema e com os seus alunos fizeram o registo do mesmo, numa folha A3, tendo sido utilizadas diferentes técnicas de expressão plástica. Estes registos foram utilizados para elaborar um painel poético. De salientar que foi uma atividade que despoletou em todas as salas, desde o pré-escolar até ao 4º ano, momentos de descoberta sobre o poeta, assim como exploração dos poemas escolhidos. No dia 27 de maio, fomos até ao Agrupamento organizar a exposição dos trabalhos. A exposição contemplou trabalhos das três escolas básicas do Agrupamento e os alunos apresentaram a leitura da poesia do nosso Patrono. Foi um dos vários momentos emotivos a que os Encarregados de Educação, Professores e elementos da Direção do AEEA assistiram. A professora Sónia Cruzeiro di -
rigiu a apresentação e, mais uma vez, conseguiu que o público presente interagisse e desse a sua opinião sobre os trabalhos apresentados pelos alunos.
O nosso Diretor também esteve presente na cerimónia e contou-nos uma breve história sobre a origem do nome do nosso Agrupamento.
Ficamos a saber que Eugénio de Andrade foi convidado em vida para ser o nosso patrono e que o nome anterior da nossa escola era EB 2,3 de Paranhos.
Ficamos a conhecer melhor a história de José Fontinha que há 101 anos nasceu na cidade do Fundão e assinava os seus poemas com o pseudónimo Eugénio de Andrade!
Glória Alves, Deolinda Gonçalves e Alexandra Perry EB Augusto Lessa
Comemoração dos cinquenta anos do 25 de abril
No dia 26 de abril, as turmas A e B do 2º ano da EB de Costa Cabral foram até à Escola Superior de Educação e tiveram o privilégio de estar com o escritor João Pedro Mésseder.
Esta deslocação teve como motivo a comemoração dos cinquenta anos do 25 de abril que foi vivida com grande ênfase na escola de Costa Cabral, estando os alunos preparados para debaterem esse tema.
Ao longo de duas semanas, os alunos leram e analisaram a obra desse reconhecido escritor que se intitula “Romance do 25 de abril”, daí ter sido fácil dialogar e expor as suas ideias. Tiveram, também, a sorte de descobrir algumas histórias pessoais vividas pelo próprio autor antes e depois do 25 de abril.
Esta atividade não se resumiu só ao diálogo com o autor, como também os alunos cantaram uma melodia alusiva a um poema presente na sua mais recente obra “Dos abris pequenos ao abril grande”.
Para finalizar, os alunos participaram numa atividade mais lúdica, na qual lhes foi proporcionada a confeção de um postal alusivo ao tema tratado, utilizando carimbos, autocolantes, recortes, marcadores, etc… Os postais ficaram bastante criativos.
Professoras Ivone Silva e Cristina Cabral
EB Costa Cabral
Visita dos alunos das turmas C e S do 4.º ano da EB Augusto Lessa à Escola Básica Eugénio de Andrade
As turmas C e S do 4.º ano, da EB de Augusto Lessa, visitaram, no passado dia 29 de maio, as instalações da Escola Básica Eugénio de Andrade, onde foram recebidos pelo Sr. Diretor Emídio Isaías e pela Dr.ª Sónia Cruzeiro, Subdiretora do Agrupamento.
Os alunos foram acompanhados pelas suas professoras e, ao longo do dia, tiveram a oportunidade de visitar espaços e participarem em diferentes atividades organizadas pelos professores e intérpretes responsáveis pelas mesmas, bem como a participação de alguns alunos do 2.º e 3.º ciclo da Escola Sede.
As atividades proporcionadas foram variadas de acordo com as diferentes disciplinas, como Inglês, com um teatro, Geografia, com desafios do Kahoot, Educação Física, com estações, FísicoQuímica, com experiências, Ciências Naturais e Matemática com jogos matemáticos. Os alunos visitaram também o Museu de Educação dos Surdos, a Rádio, a sala de TIC e a Biblioteca, espaços onde lhes foram proporcionados momentos de interação.
Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de almoçar na cantina da Escola Eugénio de Andrade. No fim do almoço, a Associação de Pais da EB Eugénio de Andrade presenteou-os com um pequeno “miminho” que os deixou muito felizes. A visita foi extraordinária e muito enriquecedora para os alunos Finalistas.
Professoras Ana Vasconcelos e Eduarda Silva, EB Augusto Lessa
Frequência Bilingue Precoce: novidades dos mais pequeninos
A Frequência Bilingue Precoce e os seus bebés continuam a crescer cada vez mais e melhor! Este ano foi mesmo o Baby-boom e neste momento são quase 20 os bebés apoiados pela nossa equipa! Como todos sabem, as famílas estão sempre connosco nos momentos de apoio individualizado que acontecem na sala da FBP mesmo ao lado do Auditório do AEEA! Quem já espreitou pela janela e recebeu um daqueles sorrisos maravilhosos?
O bebé mais pequenino deste ano chegou com 9 meses e o mais pequenino destes 15 anos de funcionamento tinha 4 meses! Já imaginaram a doçura que é vir trabalhar todos os dias? Eles chegam principalmente do Grande Porto e da região norte, como por exemplo de Esposende, Ribeira de Pena, Paços de Ferreira, Castelo de Paiva… e são encaminhados cada vez mais pequeninos graças ao trabalho próximo com o CMIN, com o CHUCoimbra e com as ELI. E nós vamos também às creches e aos domicílios para os observar e fazer partilhas com as equipas desses contextos.
Em novembro de 2023, organizamos o “Encontro Nacional da Frequência Bilingue Precoce – resposta
educativa na surdez dos 0 aos 3 anos” em conjunto com 12 escolas a nível nacional, onde divulgamos as nossas práticas e apresentamos uma proposta de documento “Boas Práticas na FBP”, construído com o contributo de todas as equipas.
Eles crescem (e nós também, mas como o Vinho do Porto) e por isso é com muito orgulho que os vemos e às suas famílias a evoluir e a superar os desafios para serem cada vez mais capazes e felizes! E terminamos com um convite: venham espreitar a janela da FBP, garantimos ternura, sorrisos e olhos brilhantes para animar o vosso dia!
Professoras Ana Luísa Ferreira
Sandra Castanho e Terapeuta Susana Capitão
Competições Nacionais de Ciência 2024Universidade de Aveiro
No dia 30 de abril, as turmas do 4.º ano, da Escola de Costa Cabral, Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, rumaram à Universidade de Aveiro para participar nas Competições Nacionais de Ciência 2024, que contou com a participação de escolas de todo o país, tendo a nossa escola ficado num honroso 7.º lugar a nível nacional. O sucesso atingido pelas turmas deveu-se ao empenho de todos os alunos, professoras e encarregados de educação.
MUITOS PARABÉNS a todos os participantes, no PmatE 2024, que permitiram vivenciar momentos fantásticos e experiências que ficam para a vida!
Só por se terem lançado neste desafio já são verdadeiros vencedores! Os alunos participaram nas competições DIZ4 e Nota+.
As melhores equipas por competição foram as seguintes:
Classificação Geral: Vasco
Mouta Costa / Henrique Pinto da Silva
Diz4 Estudo do Meio, Matemática, Português: Vasco Mouta
Costa / Henrique Pinto da Silva
Diz4 Inglês: Tito André Pena e Guilherme Lopes Paulos
Nota+: Tito André Pena e Gui -
lherme Lopes Paulos
Melhor equipa nas Competições Nacionais de Ciência em rede:
Classificação Geral: Tomás Claro Cabaud e Rafael Duarte Monteiro Ferraz
Temos muito ORGULHO em todos os alunos do 4.º ano e esperamos que, no próximo ano, continuem a trabalhar nesse projeto!
Professora Mª. João Carvalho, EB de Costa Cabral
Visita à escola sede dos alunos do 4.º B
No dia 29 de maio, os alunos do 4.º B, de Augusto Lessa, tiveram um dia de aulas especial. Com o objetivo de prepará-los para a importante transição do 1.º para o 2.º ciclo, o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade preparou cuidadosamente este dia para garantir que os alunos se sintam acolhidos e bem informados sobre as mudanças que enfrentarão no próximo ano letivo.
O evento iniciou-se com uma calorosa sessão de boas-vindas por parte do Dr. Emídio Isaías, nosso diretor, que, com as suas palavras inspiradoras e motivadoras, promoveu um ambiente acolhedor e tranquilizador para estes alunos.
A esta receção, seguiram-se diferentes atividades que estavam organizadas de forma a proporcionar aos alunos uma visão prática do que os espera no 2.º ciclo.
A visita guiada pelas instalações da escola decorreu de uma forma dinâmica. Cada bloco tinha as suas atividades de acordo com a sua especificidade. Os alunos realizaram várias oficinas, ateliers, jogos, experiências, visita à rádio e à biblioteca. Tiveram também a oportunidade de almoçar na cantina da escola do agrupamento que tem uma organização diferente da cantina do 1.º ciclo. Esta dinâmica permitiu familiarizá-los com um novo ambiente escolar. A presença de alunos do 2.° ciclo, que colaboraram, ajudaram na realização das atividades e, como já passaram por esta transição, foi muito importante, pois é um testemunho próximo que os alunos mais novos ouvem com muita atenção. As suas experiências oferecem dicas valiosas para uma transição bem sucedida.
Os professores do 2.º ciclo foram incansáveis, extraordinários, responderam a perguntas, deram orientações, informações, esclareceram dúvidas, deram dicas de como superar desafios, organizar o
tempo de estudo e aproveitar ao máximo as oportunidades.
O Agrupamento de Escolas
Eugénio de Andrade demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com a educação de qualidade e o bem-estar dos seus alunos. A receção de preparação para a transição de ciclo das turmas do 4.º ano foi um sucesso, deixando todos mais confiantes e entusiasmados para as novas aventuras que o 2.º ciclo reserva. Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa e um excelente ano letivo para os nossos futuros alunos do 5.º ano.
Os alunos do 4.ºB AL agradecem todo o empenho e dedicação dos alunos do 2.º ciclo, dos funcionários da EBEA, dos professores do 2.° ciclo e da direção por promover este dia.
Obrigado.
Alunos do 4.º B da EB Augusto Lessa
Capacitar para a neurodiversidade
O Departamento de Apoio à Educação Inclusiva e o Serviço de Psicologia e Orientação aproveitaram o mês da sensibilização para o autismo para capacitar os professores da EB Costa Cabral para a neurodiversidade. Desta forma, foi sistematizada informação para reduzir a discriminação e o preconceito acerca das pessoas neurodivergentes. Desta capacitação, surgiram trabalhos colaborativos nas turmas acerca do tema “O que posso fazer com as cores do espetro?”, representando características que diferem dos padrões normativos incutidos pela sociedade.
Maria José Reixa pelo DAEI, Ana Mafalda
Lopes pelo SPO, EB Costa Cabral
Festa do dia da Criança no Palácio de Cristal
No dia 31 de maio, o 3º B da Escola Augusto Lessa foi à Festa do Dia da Criança da Câmara do Porto, no Palácio de Cristal.
Fomos num autocarro dos STCP, exclusivo para crianças.
Ao chegarmos ao Palácio, mal entrámos vimos galos à solta, sem medo das pessoas. Depois, passamos pela banca da Polícia e os Senhores Agentes deixaram-nos subir às motas e até ligaram as sirenes. Depois, fomos lanchar à sombra, porque estava muito calor. A sorte é que o Palácio de Cristal está cheio de árvores grandes e há muita sombra. Estivemos a ver as atividades que podíamos fazer e fomos para a canoagem.
Andámos de canoa, à volta do lago, e vimos patos e peixes. No princípio estávamos ansiosos, mas depois foi muito fixe.
Durante o almoço, descansámos, brincámos, vimos o Rio Douro, comemos gelados oferecidos pela Câmara e ainda demos pão aos pavões que andavam à
vontade à nossa volta.
De seguida, fomos ver o espetáculo dos cães da Polícia e fizemos festas aos cães e vimos um cão que sabia contar até cinco.
Adoramos este dia e foi fantástico!!!!
Alunos do 3.º B, EB Augusto Lessa
Canguru Matemático
Em 2024, participaram 71 675 alunos neste concurso, cuja organização está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Alunos do 2.º ano ao 9.º ano de escolaridade, das quatro escolas do nosso Agrupamento, participaram, mais uma vez, no concurso Canguru Matemático e 140 ficaram nos “Quadros de Excelência” a nível nacional, de acordo com a categoria/ano de escolaridade.
O melhor classificado de cada escola obteve a 4.ª posição na Classificação Nacional da respetiva categoria:
- Ana Figueiras, 3.ºB, EB do Covelo (categoria Mini -Escolar-II);
- Artur Fernandes, 6.ºB, EB Eugénio de Andrade (categoria Escolar);
- Gustavo Rocha, 3.ºA, EB Costa Cabral (categoria Mini-Escolar-II);
- Pedro Rego, 3.ºB, EB Augusto Lessa (categoria Mini-Escolar-II).
Com esta atividade pretendeu-se estimular o gosto e o estudo pela Matemática, permitindo que todos os alunos descobrissem o lado lúdico desta disciplina e se divertissem a resolver os problemas propostos. Dado o entusiasmo e a motivação dos nossos alunos, no próximo ano, estaremos de volta para nos divertirmos na resolução de novos problemas matemáticos!
Parabéns a todos os Participantes!
A coordenadora do Canguru Matemático no AEEA, Maria Marcela Cardoso
Mostra de Artesanato
Decorreu na primeira semana de junho na biblioteca da Escola Sede do nosso Agrupamento uma mostra de artesanato de diversos países. Esta iniciativa promovida e dinamizada pelo grupo de Educação Visual inseriu-se na atividade do Departamento de Expressões que pretendeu fomentar a inclusão e a solidariedade e dar a conhecer a rica diversidade dos países representados na nossa escola - e são muitos. Estiveram também expostos trabalhos realizados durante o primeiro semestre em CEA- Exprimir pelas Artes, 5º ano (cujo tema é o artesanato) e no Centro de Apoio à Aprendizagem, bem como a instalação Andorinhas do 5ºF, baseada nas bem portuguesas andorinhas de Rafael Bordalo Pinheiro.
Professora Sara Cabral, EB Eugénio de Andrade
O Poder transformador das histórias
Ler. Leitura. Há quem afirme que um simples livro pode mudar uma pessoa para sempre. Há quem vá mais longe e afirme que a literatura tem a obrigação de nos modificar. Por vezes, basta um pequeno conto. Por vezes basta um texto. Um texto que nos toca, que nos inspira, que nos transforma.
Qual é, então, o poder das histórias?
O Yuri, do 9.º B ensaiou uma resposta.
Lê-a e descobre…
As histórias têm um poder incrível: elas transportam-nos para mundos desconhecidos, fazem-nos sentir emoções profundas e, muitas vezes, inspiram-nos a pensar de maneira diferente. Quando mergulhamos numa boa história, podemos experimentar a vida através de personagens fictícias, explorar cenários imaginários e refletir sobre questões universais.
Histórias despertam novas ideias: apresentamnos conceitos, dilemas e possibilidades que talvez nunca tenhamos sequer considerado. Um conto de ficção científica pode levar-nos a refletir sobre os avanços tecnológicos e as suas implicações éticas. Um romance histórico tem o poder de nos transportar para outra época e levar-nos a questionar a forma como as sociedades evoluíram ao longo do tempo. As histórias desafiam-nos a pensar além do nosso quotidiano e a explorar novas perspetivas.
Além disso, as histórias têm o poder de nos transformar. Quando nos identificamos com as personagens, as suas lutas e triunfos, podemos aprender lições valiosas. Um herói que supera adversidades inspira-nos a enfrentar os nossos próprios desafios com coragem. Um vilão que se redime lembra-nos a complexidade da natureza humana e mostra-nos a possibilidade da mudança. Assim como a alquimia transforma metais em
ouro, as histórias transformam as nossas mentes e corações: elas tornam-nos mais empáticos, mais criativos e mais conectados com os outros. Quando compartilhamos histórias, criamos laços com pessoas que talvez nunca tenhamos conhecido. Através das palavras, viajamos no tempo e no espaço, explorando o passado, o presente e o futuro.
Portanto, não subestimemos o poder das histórias. Elas são muito mais do que entretenimento; são ferramentas para a expansão da mente e do espírito. Que continuemos a ler, escrever e compartilhar histórias, pois elas enriquecem-nos e transformam-nos de maneiras profundas e significativas.
Oliveira, 9.º B
Olimpíadas da Rádio Miúdos
Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento Eugénio de Andrade foi um dos 8 selecionados, pela Rádio Miúdos, para participar nas Olimpíadas da Redes Rádio-Escolas, que se realizaram no dia 4 de junho, em Castelo de Paiva.
A escolha da nossa escola deveu-se à participação ativa dos alunos em todos os desafios da Rádio Miúdos.
A equipa representante da Rádio Eugénio foi constituída por duas alunas do 5.º ano e dois alunos do 6.º ano que foram acompanhados pelos docentes
Helena Fernandes, Carlos Afonso e Luísa Fonseca e, ainda, uma aluna suplente do 5.º ano.
O concurso durou cerca de duas horas e teve transmissão para todo o mundo pela site da Rádio Miúdos.
Cada equipa participante teve de apresentar várias provas: cartão de visita, entrevista à Liberdade, notícia sobre as Olimpíadas e texto humorístico sobre a diversidade. À exceção do cartão de visita, todas as provas foram improvisadas na altura, em direto, no tempo de duas músicas.
Cada prova foi, depois, pontuada por um júri de 4 elementos.
Os desafios não eram fáceis, mas foram cumpridos, com distinção, pela equipa do Agrupamento, que está de parabéns.
Apurados os votos do júri, a equipa vencedora representava o Agrupamento de Arronches, no Alentejo e, assim, será ela a organizar as Olimpíadas, no próximo ano.
Foi uma experiência bem interessante e significativa para todos.
Professores Carlos Afonso, Helena Fernandes e Luísa Fonseca, EB Eugénio de Andrade
1º Café-Concerto Solidário
No dia 30 de abril de 2024, pelas 21h, realizou-se na Biblioteca da Escola Eugénio de Andrade, o primeiro Café-Concerto solidário, com o tema “ Liberdade e Outros Valores”.
Esta atividade foi dirigida aos pais e Encarregados de Educação que estiveram presentes em grande número, superando as expetativas. Participaram os alunos do 6º ano, turmas A, B, D e G, em articulação com a EMARA- Escola de Música. Houve música tocada e cantada e, ainda, a apresentação de vários poemas.
A organização do Café-concerto foi dos docentes Helena Fernandes, Sónia Vilarinho, Luísa Fonseca e
Ciência Viva nos Pátios – Parte 2
As turmas A e B da Escola Básica de Costa Cabral continuaram a construir o projeto “Ciência Viva nos Pátios”. Neste momento, estamos na etapa da discussão dos resultados, após as visitas do investigador Francisco Gil. A turma do 1º A está a trabalhar “O ciclo de vida das borboletas” e a turma do 1º B, “As moscas que se disfarçam de abelhas”.
Os trabalhos estão a decorrer com entusiasmo e apreço por todas as partes envolvidas.
Professoras Ana Lachado e Susana Mota, EB Costa Cabral
Carlos Afonso, da intérprete de LGP Paula São Pedro e do técnico de informática Pedro Quintas, com a colaboração das docentes de Educação Musical e de Português do 6º ano.
Os produtos alimentares recolhidos reverteram a favor da AJUDARIS.
Esta é, certamente, uma iniciativa a repetir, pois valoriza o trabalho do Agrupamento e aproxima mais a escola e a comunidade!
Professores Carlos Afonso, Helena Fernandes EB Eugénio de Andrade
Alunos do 4.º A da Escola de Costa Cabral vencem concurso de Literacia Financeira
Na escola de Costa Cabral, os alunos mostraram que, “No Poupar Está o Ganho”, ao colocarem em prática os conhecimentos adquiridos sobre dinheiro e poupança, tendo a turma do 4.º A, sido a vencedora Municipal, nas Olimpíadas de Educação Financeira. Numa competição que juntou escolas de todos os pontos do país, os alunos colocaram-se à prova ao responderem, no menor tempo possível, a um Quiz digital, com 60 perguntas, sobre Literacia Financeira. Os alunos atestaram os seus conhecimentos no que diz respeito ao planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, além de abordarem
temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular.
Para além das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas foram abordados, ao longo do ano letivo, no decurso do projeto “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. º António Cupertino de Miranda. Esta Fundação proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica.
Professora Maria João Carvalho, EB Costa Cabral
Projeto SOLL – Search, Observe, Learn and Listen
O 1.º Projeto ERASMUS + Coordenado
pelo AE Eugénio de Andrade
Ao longo de 18 meses, foi implementado o projeto SOLL, com financiamento do programa Erasmus+ AçãoChave1 KA122 Ensino Escolar. Com o objetivo de proporcionar, a toda a equipa, docente e não docente, que desempenha funções com os bebés e crianças com surdez dos 0 aos 6 anos de idade, novas aprendizagens, reflexão e inovação das práticas pedagógicas e terapêuticas, foram realizadas diversas atividades ao longo do período de implementação do projeto. Assim, foram participantes deste projeto os assistentes operacionais, educadoras de infância, docentes de educaçáo especial (920), docentes de LGP (Equipa da FBP e Equipa da Pré Bilingue da EB Augusto Lessa).
Assim, estes profissionais realizaram diversas atividades. Um dos tipos de atividade foi Job Shadowing, com a oportunidade de visitar cinco contextos educativos
em Madrid, que configuram cinco distintos modelos educativos na resposta a crianças com surdez. Outra atividade realizada foi cursos de formação num total de quatro cursos distribuídos por Dinamarca, Espanha e Islândia. Ainda no âmbito deste projeto, foi realizada a atividade em que se receberam ”peritos convidados” de Espanha (Madrid) e da Dinamarca (Copenhaga). Os peritos puderam também conhecer a nossa realidade, participar e contribuir para a reflexão das equipas, bem como realizar três ações de formação de curta duração acreditadas, alargadas a toda a comunidade escolar e educativa do AEEA, para além da abertura a outros participantes a nível nacional. É de referir que houve também momentos de formação para as famílias. Os resultados esperados superaram as expectativas: é elevado o nível de satisfação de todos os
participantes, das instituições de acolhimento e dos peritos convidados. Como impacto indireto do Projeto SOLL, verificou-se, ao longo dos 18 meses, da sua implementação que vários elementos das escolas visitadas no Job Shadowing demonstraram muito interesse em conhecer o nosso AEEA e até em colaborar em projetos futuros. Assim, foi possível concretizar o acolhimento de equipas de outros projetos Erasmus - docentes, terapeutas da fala e alunos das escolas de Madrid - que tiveram oportunidade de visitar e conhecer o nosso agrupamento e a nossa resposta educativa. Para isso, foi essencial a disponibilidade e flexibilidade das equipas do pré-escolar, 1.º ciclo (EB AL), 2.º/3.º ciclo (EB EA) aos quais deixamos o nosso agradecimento.
Coordenadoras do Projeto SOLL, Ana Luísa Ferreira e Susana Capitão
DESAFIOS
És capaz??...
Começando na casa 1, e seguindo o sentido dos ponteiros do relógio, completa a grelha com os seguintes oito verbos no infinitivo:
1. Verbo derivado do verbo UNIR.
2. Este verbo lê-se da mesma maneira da esquerda para a direita e vice-versa.
3. O que o rato da fábula faz para libertar o leão preso na rede.
4. Destes três, é o que aparece em terceiro lugar no dicionário: raspar, romper, reinar.
5. Ordena as sílabas: lhe-co-re
6. O que se faz quando nos perguntam algo.
7. Sinónimo de sintetizar
8. Verbo da família de remo.
DESAFIOS
Diz o nome do veículo que cada um destas pessoas conduz
g camionista g ciclista g tratorista
g automobilista g motociclista g piloto
Conheces bem as relações de parentesco?
Descobre a charada
A Leonor Franco, aluna do 2.° B da EB de Costa Cabral, conseguiu captar a mensagem implícita no final da história da autora, concluindo-a de forma perspicaz. Como tal, o júri deliberou que será ela a vencedora do prémio, no valor de 20€. A Leonor Franco ganhou igualmente o prémio da melhor capa e tema para o próximo jornal "A minha escola é o meu livro favorito" (foto da capa desta edição), no valor de 15€.
Final da História vencedora
“ B RUN e B ELA , quando as galinhas tinham dentes”
Quando chegaram ao milheiral, os animais viram o Brun e começaram de novo a cochichar e a rir-se uns com os outros. Florbela, furiosa, começou a cacarejar até ouvir o rugido do seu primo Max. Estava zangado.
Os animais ficaram com imenso medo. Ninguém brinca com o Tiranossauro Max! - Não façam aos outros o que não gostavam que fizessem com vocês! - disse ele.
Os animais ficaram envergonhados e pediram desculpa ao pequeno crocodilo.
O Brun, emocionado, pediu então ao Max para que vivesse com eles, na floresta mais verde de sempre. O dinossauro ficou feliz com este pedido inesperado e aceitou. Viveram felizes, juntos e unidos.
Leonor do 2.º B da Escola de Costa Cabral. Envio a continuação da história: “BRUN E BELA, quando as galinhas tinham dentes”. Espero que gostem.