DOM - 02/04/2014

Page 1

BELO HORIZONTE Ano XX • N. 4.529 • R$ 0,90

Diário Oficial do Município - DOM

Iniciativa pioneira em escola municipal incentiva o

Tiragem: 2.500 • 2/4/2014

Lançado na última semana, projeto Ler é Viajar nas Asas da Imaginação estimula alunos a ler e amplia participação da família no processo

hábito da leitura

Adão de Souza

Uma iniciativa pioneira voltada para o incentivo à leitura foi lançada na última semana na Escola Municipal Maria das Neves (rua Piranga, 39, bairro São Lucas, região Centro-Sul). Os alunos do 2º ciclo do ensino fundamental (4º ao 6º ano) da escola começaram a participar do projeto Ler é Viajar nas Asas da Imaginação, que estimula o hábito da leitura e a participação da família nesse processo. Tanto os estudantes quanto os demais membros familiares irão registrar, em um caderno que será enviado junto com o livro em uma bolsa, denominada sacola literária, suas percepções sobre a obra. O evento de lançamento contou com as presenças do prefeito em exercício, Délio Malheiros, do secretário municipal adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, e do secretário regional Centro-Sul, Ricardo Angelo. Esquetes de teatro, apresentações de dança e um recital de poemas foram exibidas pelos alunos durante a cerimônia, que contou ainda com a banda da Polícia Militar. Idealizado pela equipe de auxiliares de biblioteca, por professores e membros da diretoria da instituição, o projeto é inovador entre as escolas da rede municipal. Busca a inserção do hábito da leitura de obras literárias, principalmente aquelas correspondentes à faixa etária dos alunos, com o apoio familiar. De acordo com a auxiliar de biblioteca da escola, Maria Elisa Bastos, em reunião com os professores e a direção, e observando o comportamento dos alunos, foi detectada a necessidade de um mecanismo que despertasse o interesse nos estudantes. “Cada sacola literária contém um livro e um caderno, para que registrem um comentário sobre a obra. A família também tem que participar, escrevendo o que achou do livro. É um projeto para envolver os alunos e suas famílias”, explicou. O prefeito em exercício Délio Malheiros parabenizou a iniciativa da escola e ressaltou a importância de projetos como este para a formação da criança. “As crianças envolvidas com leitura, teatro, arte e música firmam sua personalidade e se colocam em um mundo novo, um mundo que fará parte delas para o resto da vida”, declarou. Para o aluno Emanuel Martins, do 6º ano, esta será uma oportunidade para praticar ainda mais a leitura. “Já li muitos livros e quero ler muito mais”, contou. Sabrina Moura, outra aluna do 6º ano, adora ler. Ela cita livros que leu e os que já colocou na lista. “Li “Querido Diário Otário” e foi muito legal. Agora quero ler “A Branca de Neve””, disse. Os livros serão enviados em sacolas literárias confeccionadas em TNT. O projeto contemplará, inicialmente, 150 alunos e será desenvolvido até o fim do ano.

Alunos receberão uma sacola literária com um livro e um caderno, no qual devem registrar um comentário sobre a obra

Perspectiva O secretário municipal adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, ressaltou a variedade e a diversidade de títulos do acervo das bibliotecas da rede municipal de ensino. “A literatura na rede tem um incentivo muito forte, pois todas as nossas escolas têm uma biblioteca com profissionais capacitados para orientar o estudante e um acervo muito atualizado. Esse projeto da escola, portanto, será muito importante para famílias e crianças. Os alunos irão consultar e aproveitar mais o acervo bibliográfico”, ressaltou. De acordo com Afonso, a Secretaria Municipal de Educação tem a intenção de expandir o projeto para outras escolas.

dom 4529.indd 1

01/04/2014 18:19:52


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
DOM - 02/04/2014 by Prefeitura Belo Horizonte - Issuu