Issuu on Google+

Mais conteĂşdo em qualquer lugar

1


2


3


Realize seu sonho! Juntos fazemos melhor!

Outubro - 2012

Revista mensal sobre mercado de imóveis

Seções Feedback

Depoimentos dos anunciantes

Sustentabilidade

As cidades, suas construções e o futuro da natureza

Especial

Mês da criança: Era uma vez...

Para refletir Retribuição

Perfil Le Due Sorelle

Auto dicas

Óleo: a “alma” do motor

Papo de Mulher Sobre homens e mulheres

6 9 10 14 16 22 22 24 26 32 34 36 38 42

E

Contos, crônicas & causos Você Sabe Quem...

Dicas de manutenção

Sua casa muito mais segura

Dica de leitura O Homen mais rico da Babilônia

Construção Esta é a hora de ter a sua casa própria

Mural

Sustentabilidade Medidas públicas para ajudar o meio ambiente

Gestão O que a Ciência já sabe e o mundo dos negócios ainda não pratica

CADERNO ESPECIAL

Perfil Empreendedor

10 histórias de empreendimentos de sucesso, confira! A partir da página 51

10

16

Editorial

xistem alguns temas que me fascinam. Um deles é “construção”. Tenho acompanhado há quase três décadas muitos avanços na área e, paralelamente a isso, as conquistas econômicas do País que estão, de certa forma, mantendo um equilíbrio capaz de ampliar esse setor. Aquele “bicho-papão” que era o pesadelo de construir, desde o famoso “puxadinho” aos grandes palacetes, parece que está com seus dias contados. As tecnologias construtivas focam, cada vez mais, na qualidade, nos baixos custos, na rapidez e preservação do meio ambiente. Há alguns anos era impensável erguer um prédio em poucos meses. Uma casa, então, era sonho impossível estar em pé em algumas semanas. Hoje, não. Atualmente, se você planejar bem, pode ter a sua casa prontinha, com acabamento e totalmente decorada, em dois ou três meses. Essas facilidades, aliadas ao mercado promissor de compra e venda de imóveis, aquecem ainda mais o setor de construção, agora também como uma ótima opção de negócio. Pode parecer custoso seguir todo o processo, mas, não é. Qualquer pessoa que possua um capital pode começar a empreender nesse sentido. E, em pouco tempo, será recompensado com retornos volumosos, suficientes para aplicação em outros investimentos ou, até mesmo, em novas construções. O momento para entrar com tudo na área da construção é este. Mesmo porque até a mão de obra está se fortalecendo com a criação de empresas especializadas que investem na capacitação de seus colaboradores. Na edição 13, tratamos de alguns temas focados na construção, sempre lembrando que o meio ambiente precisa ser prioridade nas nossas ações, inclusive quando decidimos construir o nosso lar ou outro imóvel qualquer. Aproveite também para ler as dicas de manutenção de sua casa, sugestão de leitura e texto de reflexão que inspirarão o seu dia a dia, assim como a discussão divertida sobre gêneros (quem é melhor, o homem ou a mulher?) e um conto sobre ações no ambiente corporativo que podem pôr tudo a perder. Apresse-se, porque esta edição está demais. E aceite o nosso convite para participar do 1º Café de Relacionamento da 14º edição da I&C (veja Informe a respeito). Será uma oportunidade especial de nos encontrarmos para trocar ideias e realizar novos negócios. Boa leitura!

Edgar Ueda - Diretor Geral

42

edgar@portalimoveisecia.com

Expediente Geral

Marketing - Planejamento - Estratégia Edgar Ueda edgar@portalimoveisecia.com

Jornalista Responsável Mariângela de Almeida MTb 15615/SP

Jornalista

Patrícia Festa

Design e Diagramação Mondeluz - Design & Performance

Direção de Arte

Diego Machado arte@mondeluz.com.br

Gestão Financeira Michele Goto

4

Publicidade e Marketing

Edgar Ueda edgar@portalimoveisecia.com

Relacionamento & pós-venda

Consuelita Faria consuelita@portalimoveisecia.com

Assessoria Jurídica

Dra. Fátima da Silva Barros OAB/SP 275.253 fatimasbarros@yahoo.com.br

Executivos de Venda

Cláudio Cruz claudio@portalimoveisecia.com Esther Karina esther@portalimoveisecia.com

Auditoria

ASPR Auditoria - www.aspr.com.br

Colaboradores nesta edição Nelson J. Mostaço Renata Invenzioni Nilse Bernal Mariângela de Almeida Marynes Pereira

Tiragem

10.000 exemplares Periodicidade Mensal

Anuncie:

11- 4594-3057

Grupo Ueda & Duduch Revista Imóveis & Cia E-mail: info@portalimoveisecia.com

Rua Comendador Franco, 650 Centro - Itatiba - SP

Impressão - Gráfica Mundo Distribuição Gratuíta: Itatiba e Morungaba.

Locais:

Condomínios, Comércios, Panfletagem e Mala direta.

Informa:

Os conceitos emitidos nos artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista Imóveis & Cia. O conteúdo dos anúncios aqui publicados são de total responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução de textos, fotos e ilustrações sem a prévia autorização desta revista.


5


FeedBack

V

6

ocê tem sugestões? Críticas? Quer nos contar o que acha da Revista Imóveis & Cia? Então, este é o seu espaço, parceiro e anunciante. Nosso objetivo, a cada edição, é fazer uma revista que tenha tudo a ver com você, com o seu negócio. Aproveitamos, também, para agradecer os elogios e as ideias que chegam à redação. É nessa troca de experiências que, juntos, vamos traçar um novo cenário, repleto de bons produtos e ótimos serviços.

A melhor forma para sua empresa se tornar conhecida é a propaganda, com isso pesquisamos e chegamos na Revista I&C. Estamos muito satisfeitos com a qualidade da revista e a dedicação e simpatia de toda a equipe, é realmente uma parceria.

Anúncio na Revista Imoveis e Cia porque da visibilidade ao meu negócio, proporcionando novos contatos na cidade de itatiba e em toda região. Tive retorno acima do esperado já nos primeiros anúncios e por isso estamos renovando o nosso contrato por mais 12 meses, pela credibilidade da revista.

Agradeço a equipe da Revista Imoveis e Cia por me apresentar um produto que está fazendo uma enorme diferença na minha empresa . Espero continuar com a parceria porque através da revista estou atraindo novos clientes

Rosangela Ferrari Gerente Administrativo LCR Sistemas

Aleksandro Costa Correia Proprietário da Bilhares Correia

Luciano Alves do Nascimento Proprietário da Toldos Itatiba

-


7


8


quem... M

ais uma reunião, mais tormentos. Ela saiu cansada, arrasada e muito aborrecida. O chefe não tinha qualquer tato. Expunha as pessoas, buscava culpados e não motivava a equipe, que se acovardava atrás de salário e alguns benefícios. “Chega!”, pensou ela diante do computador decorado com montes de post-it de tarefas a cumprir. Lembrou-se de um ex-chefe, de uma ex-empresa, de um ex-tempo em que ela era feliz e não sabia. Mandou ver. Escreveu um e-mail para ele, colocando toda a sua ira em cada palavra e pedindo ‘pelamordedeus’ que a ajudasse sair daquela “prisão”. “Meu chefe...”, digitou enraivecida, “além de incompetente e mal educado, é cruel e sem qualquer bom senso”, disparou no teclado, surrado de tantos caracteres despejados em mais uma página online de sua vida. Todos já tinham saído quando ela encerrou o e-mail. Clicou em Enviar e, no mesmo instante, sentiu-se leve, solta, completamente outra, mais do que decidida a sair dali e recomeçar. Que se dane tudo, inclusive escrever um e-mail bombástico daqueles no ambiente de trabalho, usando o endereço corporativo. “Não tô nem aí! Cansei de ser palhaça!”, sussurrou, desligando o micro, pegando a bolsa e saindo direto para um boteco onde alguns colegas se reuniam para beber e falar mal de... você sabe quem: o chefe. Mas, naquela noite ela estava tão tranquila, pós o e-mail esculacho, que não entrou na conversa. Bebeu duas taças de vinho e foi para casa, quase que saltitando porque, ali, bem no fundo de sua alma, ela sentia que no

dia seguinte tudo ia mudar. Dormiu como anjo e acordou na maior disposição, como há anos não acontecia. Chegou ao trabalho mais cedo até. E quando sentou em frente ao computador, viu um postit maior que todos, bem no meio da tela, com os dizeres: “Venha até minha sala assim que chegar”. Vixi! Era do... você sabe quem: o chefe. Nesse mesmo instante, ela teve uma visão. Sentiu vertigem, as pernas começaram a tremer e o suor pingou no teclado. Ligou o micro correndo, entrou nos e-mails, em Enviados. Quase caiu da cadeira quando percebeu a meleca que tinha feito. Estava tão fixada na raiva de... você sabe quem... que acabou colocando, no endereço do destinatário, o e-mail do ...você sabe quem!... no lugar do endereço do tal ex-chefe. Mamma mia! Mandou aquele texto mais do que horrível para o tão horrível quanto... você sabe quem! Pensou em correr para o elevador ou atirarse pela janela, até que o dito cujo apareceu no corredor e gritou: “Venha agora aqui!” Cambaleando e equilibrando-se no salto 15, entrou na sala do chefe, fechou a porta e sentou-se, enquanto o... você sabe quem...

Foto: www.shutterstock.com.br

Você sabe

bufava do outro lado da mesa. Ela não conseguia ouvir nada. Só pensava na grande mancada: mandar a mensagem para o chefe errado e, ainda por cima, usando o computador e o endereço corporativo! Perdeu as forças e ficou entregue ao destino, que se resumiu a uma breve passagem no RH para dar baixa na carteira, juntar seus objetos pessoais e sair dali para sempre, enquanto o... você sabe quem... fazia uma reunião de emergência com toda equipe para ditar novas regras e destruir mais autoestimas. Não soube muito mais sobre ela depois disso. A única coisa que me contaram é que foi vista pela última vez pegando um avião para um país distante onde a tecnologia ainda é escassa e a comunicação difícil. Tudo para esquecer esse terrível episódio que vivenciou com... você sabe quem! Por Mariângela de Almeida Jornalista, editora e redatora.

9


Sustentabilidade

As cidades, suas construções e o futuro da Natureza Nelson J. Mostaço

Fotos: www.shutterstock.com

Engenheiro Civil e Consultor de Empresas, conselheiro da AEAI (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba) e membro do Instituto de Engenharia de São Paulo. E-mail:nelson@ construdesign.com.br

A

nova ordem da nossa civilização é, sem dúvida, a sustentabilidade. Estamos num momento em que há a necessidade de reinterpretar e, porque não, reinventar nossos conceitos de desenvolvimento, buscando mais harmonia e equilíbrio do ser humano com a Natureza, combinando as necessidades econômicas, sociais, culturais e políticas para que os recursos naturais atuais e das gerações futuras não sejam comprometidos. Essas necessidades de mudanças têm hoje mobilizado a sociedade civil, investidores, financiadores, consumidores e governantes que passaram a exigir maior responsabilidade das empresas com relação ao impacto de suas atividades em todo entorno dos seus negócios, principalmente na gestão das cidades e no segmento de construção civil. Iniciativas de organizações mundiais e locais têm sido lançadas de forma coordenada no sentido de auxiliar no resgate desses princípios e estabelecer parâmetros de conduta frente às mudanças tão necessárias e esperadas por todos nós. Um exemplo mundial é o Pacto Global incentivado pela ONU no programa das cidades – O Global Compact Cities Programme (criado em 2003), que promove a adoção de 10 princípios básicos para a governança das cidades auxiliando na sua adaptação frente aos complexos desafios urbanos modernos.

Os 10 Princípios são:

  1. Apoio e respeito à proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente; 2. Rejeição ao abuso com relação aos direitos humanos; 3. Defesa à liberdade de associação e ao reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; 4. Apoio à eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5. Defesa à abolição efetiva do trabalho infantil; 6. Suporte à eliminação da discriminação em termos de oportunidades de trabalho; 7. Apoio à abordagem preventiva frente a desafios ambientais; 8. Compromisso para promover maior responsabilidade ambiental; 9. Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientais amigáveis; 10. Trabalhar contra todas as formas de corrupção, incluindo extorsão e suborno.   Fonte – site oficial  (em inglês) : www.citiesprogramme.com

10

Enquanto isso, no Brasil... utro exemplo, na realidade brasileira, é a O criação do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), liderado pelo empresário Marcelo Takaoka e por professores da POLIUSP (www.cbcs.org.br), que trata do setor da construção civil, cujas exigências têm se acentuado devido ao alto impacto ambiental e social das atividades de fabricação de materiais, extração mineral, construção, uso e operação de edificações, empreendimentos e obras de grandes extensões. Alguns dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) traçam um cenário sobre os impactos deste setor e seus desdobramentos: • 75% dos recursos naturais extraídos são para uso na construção. • Geração de 80 milhões de toneladas/ano de resíduos. • Liberação de gases do efeito estufa, como CO2 e Compostos Orgânicos Voláteis (COV) nos vários processos de fabricação de materiais. • 20% de toda a água é consumida nas cidades, sendo parte desperdiçada. • A operação dos edifícios é responsável por 18% do consumo total de energia do país e por cerca de 50% da energia elétrica. • O setor é o maior gerador de empregos diretos e indiretos. • Parte dos operários da construção se encontra na linha de pobreza. • A informalidade é prática de mais de 50% das empresas do setor. ( Fonte: www.cbcs.org.br ) Considerando estes dados, e sabendose também que o setor é o responsável pela qualidade das habitações onde vivemos, torna-se muito mais importante que as ações reflitam em toda a cadeia produtiva: suas atividades e compromissos, a necessidade de adotar um novo olhar e desenvolver formas inovadoras para lidar com as empresas, acionistas,

investidores, colaboradores, os negócios e os empreendimentos, gerando resultados positivos para todos indistintamente, sem causar danos ao meio ambiente. Os investidores podem agregar valor aos seus empreendimentos, considerando a sustentabilidade das edificações, desenvolvendo projetos que visem à certificação ambiental do empreendimento e contemplem a redução dos impactos e a qualidade da implantação dos edifícios: economia de água, eficiência energética, redução do uso de recursos não renováveis, especificação de materiais sustentáveis, industrialização e racionalização da construção, melhoria da qualidade do ambiente construído, manual de uso e operação do empreendimento, adoção de indicadores de desempenho do empreendimento em relação à sustentabilidade, saúde e segurança no trabalho, qualificação profissional, além de trabalho e renda justos. Nesse intuito, nota-se um aumento no interesse em certificações de ‘edifícios verdes’. Duas metodologias estrangeiras são oferecidas no mercado brasileiro: a norte-americana LEED e a francesa HQE. Várias instituições de pesquisa brasileiras, dentre elas o Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT, estão discutindo metodologias próprias com características locais. Recente relatório do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente -http://www.unep.fr/scp/) demonstrou que edifícios que levam em consideração a eficiência energética podem consumir muito menos energia do que seus similares que não incorporam essa preocupação, o que traz concretamente uma importante constatação: quanto menos energia usada, menor a necessidade de ampliação ou manutenção da infraestrutura de energia, ou seja, menos hidroelétricas, usinas nucleares, o que reflete em menor impacto na Natureza, garantindo um futuro mais limpo e saudável.


1º Café Fotos: www.shutterstock.com

de Relacionamento

A

migo empresário e leitor, a partir da nossa 14ª edição, no mês de dezembro, estaremos ainda mais próximos! Isso porque vamos realizar o 1º Café de Relacionamento da revista Imóveis & Cia. Essa é uma ação voltada para os nossos parceiros e clientes que nos prestigiam com a sua participação na revista e em outras ações do Grupo. O objetivo do encontro é a troca de ideias e a criação de novas oportunidades de empreendimento na cidade de Itatiba. Por isso, sua presença é fundamental. Pense nas possibilidades de novos negócios e bons contatos profissionais que poderão ser realizados durante um evento bem organizado, com pessoas interessantes como você, em um espaço agradável. Durante o nosso encontro você, empresário, terá a possibilidade de expor seus diferenciais competitivos e, a partir disso, fomentar o seu negócio por meio de novos contatos

com outros profissionais, desenvolvendo o cooperativismo, atividade tão necessária para o crescimento e expansão de qualquer empreendimento. O cooperativismo viabiliza uma maior aproximação das pessoas a fim de estimular o caráter empreendedor daquele profissional que começa a caminhar no mundo dos negócios. Isso acontece por intermédio de ações direcionadas baseadas nos conceitos de ajuda mútua, democracia e igualdade. Sendo assim, essa atividade se baliza principalmente na valorização do capital humano. E foi pensando nessa valorização que nós, do Grupo Ueda & Duduch, lançamos esse encontro, para que você possa abrir um leque de novas possibilidades ao seu negócio, baseando-se, também, em preceitos do associativismo, que adotam o conceito de organização para facilitar o alcance do seu objetivo profissional. O associativismo oportuniza uma maior participação e cria espaços de diálogo entre a sociedade organizada e o poder público. Direciona você a um caminho sólido e eficiente, que será construído mais facilmente com o agrupamento de pessoas que tenham o mesmo objetivo, que é crescer profissionalmente. Essa iniciativa é inovadora na cidade e, além de aproximar ideias e ideais, oferece uma oportunidade única de crescimento e expansão às

pequenas e médias empresas da região. Porque vale a pena você participar: • Maior desenvolvimento de sua empresa e do seu perfil empreendedor • Ampliação de sua gama de conhecimentos • Networking entre profissionais de outros segmentos • Troca de experiências bem-sucedidas • Fortalecimento de valores e posturas para empreender mais e melhor • Parcerias para ganhar força no mercado • Realização pessoal em poder fazer parte de um grupo e ser solidário • Portanto, não perca essa oportunidade que a I&C está oferecendo a você e a sua empresa! Dê mais alguns passos a caminho do sucesso! Prestigie o nosso 1º Café de Relacionamento e sinta-se acolhido e bem-vindo a mais uma realização do Grupo Ueda & Duduch! Mais informações telefone 11 4594-1592 ou pelo email info@portalimoveisecia.com

11


12


13


Dicas de Manutenção Por Patrícia Festa - Jornalista

Fotos: www.shutterstock.com

Sua casa muito mais segura Confira aqui estas dicas importantes: Limpar o motor da geladeira regularmente. Substituir o filtro do aquecedor. Regular os equipamentos de aquecimento e refrigeração. Investir em produtos e aparelhos de qualidade e que preservem o meio ambiente. Pesquise! Limpar ralos da cozinha, banheiro e jardim. Manter a casa arejada. Observar o incessante gotejar das torneiras talvez seja preciso trocá-las. Limpar a piscina pelo menos uma vez por mês.

P

ara manter a casa funcionando direitinho e não ser pego de surpresa com fios desencapados, torneiras pingando, chuveiro frio, é melhor manter tudo em dia com a ajuda de um profissional ou simplesmente tomando alguns cuidados que vão fazer toda a diferença no seu conforto e bem-estar. Se você mora num lugar amplo, com muito espaço e um belo jardim, saiba que não basta regar as plantas no final do dia para manter as coisas em ordem. Nesse caso, é preciso fazer a manutenção não só das folhagens, mas, também, da estrutura física do jardim. O primeiro passo é observar se aquele espaço realmente acomoda tudo o que está nele de uma forma adequada, ou seja, menos é mais. Não adianta colocar diversas espécies de plantas num lugar só porque elas ficarão abafadas e terão dificuldade para crescer ou florescer. Outro controle importante refere-se à saúde das plantas. É essencial estar atento para combater pestes domésticas, como ratos, baratas, formigas e os mosquitos transmissores da dengue. O ideal é chamar uma empresa especialista no assunto para fazer a dedetização do ambiente na periodicidade necessária. Dentro de casa, alguns cuidados precisam ser tomados sempre. Por exemplo, a manutenção de toda fiação para evitar possíveis curtos-circuitos. Inclusive, existem campanhas que ressaltam a importância de tirar os aparelhos eletrônicos da tomada para evitar

14

que queimem, no caso de uma alta descarga elétrica, que também pode desencadear a queima de fusíveis e resistências elétricas. Além disso, deixar aparelhos que estão fora de uso em stand by não economiza energia. Desligá-los é a melhor maneira para diminuir o valor da conta do mês. Na hora do banho, fique atento à temperatura do chuveiro e aos fios expostos. Se eles estiverem um pouco soltos ou desencapados, desligue o aparelho e chame um eletricista. Não corra o risco de tomar um choque, nem tente arrumá-lo sozinho. Evite também as altas temperaturas na hora do banho, que podem queimar a resistência, além de fazerem mal à pele. Para um bom banho e a higiene de toda a casa é preciso garantir uma água de qualidade. Por isso, faça a manutenção dos canos da sua residência com a ajuda de um encanador que vai apontar se há furos ou rompimentos, evitando problemas futuros. Vale ressaltar a importância da limpeza das caixas d´água, feita a cada seis meses por uma equipe especializada.


ÁREAS DE ATUAÇÃO E SERVIÇOS DA

ATHROS ASPR

Auditoria das Demonstrações Contábeis, Due Diligence e Auditoria Interna Auditoria de Tiragem, Circulação e Eventos Consultoria em Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS Empresas regulamentadas pela ANS Consultoria em Tributos Diretos e Indiretos Planejamento Tributário, Societário e Sucessório Fórum Empresarial: Boletins, Palestras, Seminários e Cursos In Company Avaliação de ativos e negócios;

ESCRITÓRIOS São Paulo: ABC: Manaus:

 (011) 2713-7700  (011) 4435-7300  (092) 8133-8000

VISITE: www.athros.com.br www.auditoriadetiragem.com.br CONTATE: contato@athros.com.br

15


Especial Mês da Criança Por Mariângela de Almeida, jornalista

ão dá pra passar o Mês da Criança sem pensar naquela menina ou menino que você foi. Eu não passo. Gosto mesmo de lembrar a minha infância. Talvez seja uma maneira de mantê-la viva dentro de mim e de resgatar a alegria e inocência que a gente vai perdendo com o tempo. Eu não fui muito levada... mas, também não era santa. Vivi em uma casa térrea, com quintal grande e cheio de cavernas, florestas mágicas e portais do tempo que eu criava nas minhas brincadeiras. Era uma delícia assumir o papel do Batman, da Mulher Maravilha, do robô da Guerra nas Estrelas ou qualquer outro herói imbatível. No fundo, queremos ser invencíveis, desde pequenos. Minha infância tem cheiro de bolo e café com leite, feitos pela minha mãe todas as tardes. Eu e meus irmãos esperávamos ficarem prontos, sentadinhos na soleira da porta da cozinha, ouvindo programas de rádio. Com você é assim também? De repente, está andando na rua e um cheiro entra pelas narinas e logo vem uma imagem daquele tempo, quando você usava calças curtas ou vestidinhos rendados? Tem um aroma que mexe comigo: o de removedor. Associo com o dia de limpeza lá de casa, quando todos punham a mão na massa e eu era responsável em passar a enceradeira, que virava uma nave extraterrestre pronta a me abduzir para um planeta distante.

16

Lembro-me de meus aniversários. Tem um bolo que não esqueço: grande, branco, com cascas de coco que pareciam lindas ondas de gelo. No meio, uma maçã com porta de chocolate - era a casa de Branca de Neve. Em volta, muito ‘matinho’, lago, anões e a cerca de palitos de chocolate. Também fiz muita “arte”. Uma delas foi brincar de prender meu irmão menor na mala. Mas, claro, com a concordância dele. Minha mãe – que chamei insistentemente pra ver o que a gente tinha feito – salvou o mano, que já estava roxinho quando ela o encontrou. Essa experiência ingênua foi uma “paulada” na minha maturidade infantil, que se ampliou depois que me dei conta do que tinha feito. Aprender com os erros: esse é um dos maiores ganhos na infância. É aí que você vai descobrindo aquilo que quer ser e aquilo que abomina. Com o tempo – e a partir dos primeiros passos, dos tombos, das brincadeiras que não dão certo – é que as coisas começam a ficar claras. Acreditar em Papai Noel, na Fada do Dente, no Coelho da Páscoa, em fantasmas e bruxas, nas fadas e princesas... tudo isso nos ensina a encarar a vida como ela é agora, já adultos. Porque, como você sabe, existem pessoas que hoje assumem esses papeis no nosso dia a dia. Tem sempre o amigo Papai Noel, uma tia Fada que nos dá uma força ou a colega bruxa que tenta destruir nossos sonhos.

Talvez muitas histórias, tão pessoais, não tenham o final feliz dos contos que ouvíamos pra dormir ou na escola. Mas, com certeza, viver o cotidiano com um olhar mais “infantil”, enxergando a beleza das coisas e a alma das pessoas, nos ajude a vencer com certa leveza os obstáculos que aparecem e que, muitas vezes, tentam enrijecer nossos sentimentos mais nobres e sinceros. É nessa hora que a porção “moleque”, criativa, pura e alegre precisa vir à tona e jogar pra escanteio as chatices adultas do mau humor e do pessimismo. E, como num passe de mágica, o que parecia tão terrível, um monstro a atormentar, vira um sapo enfeitiçado, que sai pulando pra bem longe, dando lugar apenas ao que é bom.

Fotos: www.shutterstock.com

N

Era uma vez...


17


18 Foto: www.shutterstock.com


19


20


21


Dica de Leitura O homem mais rico da Babilônia Este clássico literário, que está na sua 18ª edição pela Ediouro Publicações, já vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares e é indicado aos empreendedores e a qualquer pessoa que queira equilibrar o orçamento, evitando os apertos financeiros que muitas vezes tiram o sono e a paz. George S. Clason indica soluções sábias e muito atuais de como evitar a falta de dinheiro e garantir uma renda para o futuro. Tudo tendo como base os segredos de sucesso dos antigos babilônios, os mais ricos e prósperos de seu tempo. A história parte da experiência de Autor: Arkad, um simples escriba que se torGeorge S. Clason nou o homem mais rico de sua époEdiouro Publicações ca, que foi convidado pelo rei para ensinar sua arte de enriquecer. O ex-escriba define 5 leis do ouro que mostram a disciplina e a organização como dois valores essenciais ao sucesso. São 158 páginas que prendem o leitor do começo ao fim e trazem respostas concretas para seu dia a dia de sucesso. Confira!

(Leitura sugerida por Mariângela de Almeida)

22

Para Refletir... Retribuição

A

generosidade é um dos grandes dons humanos. Generosos, aliás, em geral, são mais felizes! Quando o nosso coração se transforma em um doador por excelência é que as coisas importantes começam a acontecer. Sempre que tiver uma oportunidade, ofereça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você. É claro que esse conceito de reciprocidade é muito antigo. Porém, é bom lembrar como essa energia é poderosa no cotidiano...! A generosidade e a solidariedade estão presentes cada vez que promovemos o bem-estar ou algum tipo de alegria na vida de outra pessoa. Isso tem o poder não só de mudar o dia, mas, também, de transformar uma situação ou projeto de vida. Essas interferências positivas refletem como uma espécie de bônus astral para nossa existência, pois o universo enxerga e retribui na mesma intensidade todo o bem que promovemos ao redor. Experimentemos!

Por Ivan Freitas (Texto sugerido por Consuelita Faria)


23


Construção

Esta é a hora de ter

a sua casa própria!

Nilse Bernal

U

m ótimo negócio para você e para a sua família é investir na realização do imóvel próprio. O seu lar, com a sua cara! Aqueles que pagam aluguel e desejam investir o valor reservado para esse fim, na conquista de ter uma casa própria, poderá fazê-lo mediante um planejamento estratégico. Caso você já tenha um terreno, deve verificar as variedades de financiamentos disponíveis, tanto na área da habitação, como de empréstimos pessoais (em alguns casos com taxas reduzidas), para dar um pulo do aluguel para o que é seu. As construções estão acontecendo de forma bem acentuada, criando as possibilidades de obtenção de imóveis. Como você pode fazer isso? Estudando as etapas da construção, e se o financiamento não estiver ligado às exigências de cumprimento de finalizações, você poderá se mudar, antes mesmo da conclusão (fase de acabamentos mais caros), aplicando o valor do aluguel na própria construção. Caso você tenha condições de esperar, também pode optar pela concessão de carta de crédito para construção de imóveis, dentro do sistema financeiro da habitação, cumprindo os prazos de

edificação e usando o seu FGTS. Para isso você deve obedecer algumas regras estabelecidas e preencher os pré-requisitos exigidos. Para ocupar o imóvel é exigida a certidão de habite-se, o documento expedido pela prefeitura municipal atestando que o imóvel encontra-se legalmente construído, ou seja, está satisfazendo todos os requisitos legais para ser habitado. A prefeitura analisará os documentos comprobatórios, verificando se todas as formalidades para a construção foram cumpridas. Existem regras e princípios básicos em todo o país para isto, contudo, devido à topografia e particularidades de cada município, as exigências poderão ser diversificadas.

O que é importante observar

O dono da obra particular é obrigado a fazer a contribuição ao INSS, sob pena de multa, e a realizar a matrícula da obra no INSS, no prazo máximo de 30 dias, a contar do início da atividade. Os documentos exigidos, no caso de se tratar de obra de pessoa física, são: * dados pessoais do proprietário (nome, endereço, CPF etc.); * dados da obra (tipo, características, área, endereço etc.); * cópia do projeto devidamente aprovado pelo CREA, para verificação e comprovação das informações prestadas pelo contribuinte no ato da

inscrição. Uma vez que o habite-se foi expedido, significa que a obra (incorporação) está regular e em dia com a legislação em vigor, podendo ser registrada (averbada) no cartório de registro de imóveis (na matrícula do terreno). A certidão de habite-se é de suma importância. Sua falta traz sérias consequências, tais como a impossibilidade de registrar o imóvel, de se obter financiamento imobiliário (salvo raras exceções), da expedição do alvará definitivo de funcionamento para estabelecimentos comerciais, dentre outras. A falta do habite-se resultará na dificuldade da venda do imóvel, e na sua desvalorização. Os que desejam entrar na área da construção, como investimento, também estão aproveitando a oportunidade para fazer bons negócios. O aquecimento desse mercado está em plena expansão e bem administrado pode gerar bons lucros. Consulte um agente financeiro, veja as possibilidades de créditos e corra atrás. Faça um bom planejamento e mãos à obra. Precisando de nossa ajuda para compra de um terreno, ou orientação nessa área, estamos aqui para servi-lo. Construção: esta é a hora! Ponha essa ideia em prática.

Fone 4538 6088 45344962

PAISAGISMO FLORES

www.innovapaisagismo.com.br

e mail: contato@innovapaisagismo.com.br

24

Avenida Marechal Castelo Branco 525 B. Engenho

Fotos: www.shutterstock.com

Escritora, radialista e ex-funcionária da Caixa Econômica Federal


25


26


Fotos: Divulgação

Le Due Sorelle, sucesso absoluto em sabor e qualidade Por Patrícia Festa- jornalista.

A

tuando no mercado de Itatiba desde 2008, o Le Due Sorelle, tem como característica um serviço diferenciado e um atendimento de primeira linha que oferece aos seus clientes muito mais do que ingredientes para suas refeições. Fernanda e Marcela Negretti são sócias ativas desse empreendimento. Elas mantêm a tradição gastronômica de uma família italiana à flor da pele. As irmãs, que iniciaram esse sonho em 2005, durante um almoço, numa conversa com os familiares, talvez não pudessem imaginar o quanto seria vitorioso esse caminho. Marcela é formada em Hotelaria e quando surgiu a ideia de oferecer a outras pessoas esse tipo de serviço baseado nas receitas tradicionais italianas ela, que passava por um momento de transição profissional, não pensou duas vezes e abraçou a ideia, oferecendo ao empreendimento todo seu conhecimento técnico. A partir daí foi, literalmente, mãos na massa. Na opinião de Fernanda o ponto forte do Le Due Sorelle está no serviço diferenciado e inédito que prestam na cidade de Itatiba, com a rotisserie que vende produtos frescos e de qualidade da típica culinária italiana, para o dia a dia, e opções diferenciadas para o belo almoço de fim de semana. Por se tratar de um empreendimento direcionado à temática da cozinha italiana, o Le Due Sorelle se consolidou como um negócio diferenciado em Itatiba, não encarando muitas dificuldades em crescer e expandir. Por falar nas atividades do Le Due Sorelle confira outras especialidades

oferecidas: Revenda de Massas- serviços de revenda de massas e de pratos prontos com preço diferenciado para cafés, bistrôs e empórios. Serviço de Catering para Petit Comitêbuffet itinerante que vai à residência ou ao espaço escolhido pelo cliente, para pequenos encontros ou eventos de negócio ou familiar. Fernanda diz ainda que pretende expandir os serviços da empresa para fidelizar mais clientes, cobrindo todos os aspectos de um evento, do cerimonial até a decoração. Conheça os serviços de Buffet que são oferecidos atualmente: Serviço de Buffet - nesse serviço a comida do Le Due Sorelle chega até a sua festa ou evento customizado às necessidades do evento do cliente, como um coffee break, almoço, café da tarde, dentre outros. Espaço para eventos - o Le Due Sorelle oferece um espaço especial para a realização da sua festa ou evento, em um ambiente intimista e cheio de charme. O espaço acomoda até 60 pessoas, incluindo todo o serviço de buffet. Mas, as novidades não param por aí. Para diversificar e inovar, não se limitando à gastronomia de uma região do mundo, Fernanda revela o serviço mais exclusivo do Le Due Sorelle: o Festival Gastronômico Temático, que foi recém-

-lançado, mas já conta com uma grande aceitação, tendo muitos adeptos tanto em Itatiba como na região. Confira: Festivais gastronômicos temáticos cada festival é pensado e desenvolvido após muita pesquisa e definição do país que será tema do evento. Um chefe de cozinha é convidado para fazer os pratos típicos da região. Além disso, é montado um ambiente especial com o intuito de transportar o cliente para o país de inspiração. Os festivais são fechados e os convites são vendidos com antecedência, com lugares limitados. Nas próximas edições, o cardápio será de comida mexicana. Por isso, não perca tempo e garanta o seu convite para o próximo Festival Gastronômico do Le Due Sorelle.

Rua João Pedro De Campos, 49 Jardim Belém - Itatiba - SP Tel.:(11) 4487-7160 leduesorelle@terra.com.br www.leduesorelle.com.br

27


Rodovia - AR00004

Área Industrial, ideal para condomínio empresarial ou indústria, localizada a 10 km do centro de Itatiba, taxa de ocupação 80% industrial, comercial, residencial ou habitação. Topografia declive suave e contínuo. Oportunidade.

Rodovia D.Pedro I - AR00009

Áreas em Itatiba, na rodovia D.Pedro I, excelente localização com mais de 440m de testada, topografia plana ideal para indústria e condomínio empresarial, zoneamento industrial. Ligue e agende sua visita ! R$ 2.500.000,00

Garden Resort - CA00208

Jd das Hortências – Jundiai-SP - Casa em condomínio fechado c/3 dormitórios sendo 1 suíte, acabamento fino com porcelanato polido, balcões em mármore branco nos banheiros, teto rebaixado em gesso c/spot, cozinha com granito, espaço gourmet com churrasqueira, 2 vagas, lazer completo. R$ 399.000,00

Giardino d`Italia

- CA00197

Casa com 2 dormitorios, 1 suite master, com moveis planejados na cozinha, closet, banheiros e escritórios, acabamento fino,sala com pé direito duplo, com garagem para 5 carros, jardim, quintal com pomar e lavanderia. Ligue e agende a sua visita !!!! $ 460.000,00

Oportunidade

Rodovia - AR00022

Área Industrial, ideal para condomínio empresarial ou industrial. Topografia plana, taxa de ocupação 80% industrial. Fácil acesso. Oportunidade !

São Gabriel - CA00192

Lindissima Casa, alto Padrão, no Parque São Gabriel, com 353 m ² de construção. Excelente casa e ótimo acabamento, casa plana . Oportunidade! R$ 700.000,00

Parque da Fazenda

- CH00012

Excelente chácara, com 7 dormitórios, 2 suites, 5 banheiros, sala com lareira, 2 cozinhas, saúna, piscina, 2 quiosques sendo 1 com churrasqueira, mini campo de futebol e pomar. Ligue e agende a sua visita ! R$ 640.000,00

Jardim Ipê - CA00128

Imóvel com 2 suítes com sacada, 1 suíte master com closet e hidro .Na área de lazer piscina de alvenaria com luz interna de led, cascata de pedra . Possui sistema de segurança com câmeras e cerca elétrica com alarme. Aceita permuta. R$ 600.000,00

Casa Térrea

Apartamento - Residencial - AP00009

Prédio novo, apto com 3 dormitórios, 1 suíte e com 2 vagas de garagem, área de lazer com piscina, churrasqueira, academia, acabamento em porcelanato no hall de entrada, vista privilegiada da cidade, excelente localização. Agende a sua visita !!! R$ 470.000,00

Casa Nova

Parque da Colina II - CA00097

Excelente casa, com ótima localização, com sala, 3 dormitórios, sendo 1 suíte, cozinha, dependências nos fundos com Wc, e passagem de água para construir espaço gourmet, linda vista dos fundos da casa !Ligue e agende a sua visita !! R$ 235.000,00

28

Residencial Flamboyant - CA00105

Excelente casa com : sala ampla com 2 ambientes, 4 dormitórios sendo 1 suíte com sacada e 1 suite máster com sacada, 5 banheiros, cozinha e copa, quintal com piscina e churrasqueira, aquecimento solar, garagem para 4 carros e jardim. Fino acabamento. R$ 435.000,00

Casa Nova

Terra Nova - CA00162

Casa nova, com 2 dormitórios e 1 suíte, 2 vagas de garagem, com quintal grande. Excelente oportunidade !!! R$ 190.000,00

Condomínio Country Club - CA00201 Casa com 4 dormitórios grandes, raridade no Country, o melhor condominio fechado de Itatiba, portaria 24 horas, segurança e excelente localização. Ligue e agende a sua visita. R$ 420.000,00

Investimento

Parque da Colina II - CA00203

Terreno com edicula nos fundos. O terreno permite o desmembramento, pode ser construídas duas casas na frente. Bairro de alta procura para compra de casas. Compra a vista, Agende sua visita! R$ 135.000,00

Nova Itatiba - CA00207

Casa térrea ampla e arejada, sala 2 ambientes, lavabo, copa cozinha, 3 dormitórios sendo 1 suite com hidro e 1 c/closet, banheiro social, quintal, edicula com lavanderia, despensa e banheiro de empregada. Excelente oportunidade ! R$ 420.000,00

Villa Ravenna - TE00083

Terreno em Condominio Fechado, com excelente localização e com lazer completo, ótimo para toda a sua familia !!! Ligue e agende a sua visita. R$ 159.000,00


Parque da Colina I

- CA00206

Excelente oportunidade, casa térrea com 2 dormitórios, 1 suite, sala, cozinha, sacada no quarto, quintal e porão, 2 vagas de garagem. Acabamento interno diferenciado !!! Ligue e agende a sua visita !!! R$ 210.000,00

Casa Nova

Giardino d` Italia

- CA00200

Casa Maravilhosa, em um dos melhores bairros planejados de Itatiba, 3 suites, 1 suite máster, 4 vagas de garagem, acabamento diferenciado, de alto padrão com detalhes em granito. Agende a sua visita !! R$ 590.000,00

Oportunidade

Cachoeiras do Imarata - CA00104

Casa com cozinha planejada, dependências para empregada, garagem para 10 carros sendo 2 cobertas com portão eletrônico,3 dormitórios sendo 1 suíte, sala de estar e tv,varanda e quintal. Portaria 24 horas, edícula, sauna, pomar,e forno para pizza. R$ 360.000,00

Santo Antônio - CA00161

Casa com boa localização, cozinha planejada, despensa, edícula, sala de estar, com 4 dormitorios sendo 2 suítes. Tem dois salões comerciais. Ótima oportunidade para negócio próprio!

Terreno Em Condominio Fechado, vista maravilhosa para o Mirante, vale a pena conferir, ligue e agende a sua visita ! R$ 125.000,00

Terreno em Condominio Fechado, excelente localização, ligue e agende a sua visita !!

R$ 480.000,00

Casa Nova

Condominio Country Club - CA00205

Alto padrão, com 3 suites, escritório, lavabo, sala de jantar, lavanderia, área de churrasqueira com banheiro, garagem para 2 carros cobertos, aquecimento solar p/ água, porcelanato na área interna da casa, vista maravilhosa. Excelente !! R$ 585.000,00

Casa Nova

Condominio Country Club - CA00196

Jardim Santa Filomena

- CA00178

Imóvel novo, com 4 dormitórios, 1 suíte, 2 banheiros e 2 vagas de garagem. Na parte inferior temos lavanderia coberta, área descoberta e gramada para secagem de roupas e depósito, acabamento diferenciado e de primeira linha !!! Imperdivel !!! R$ 280.000,00

Parque da Colina II - TE00014 Terreno com ótima localização, já com edícula nos fundos, excelente para comercial ou residencial !!!! Ligue e agende a sua visita !! R$ 105.000,00

São Marcelo - CH00027

Bragança Paulista-SP - Próxima do Quinta da Baroneza, com 3 dormitórios, 1 suíte casal e 1 suíte hóspedes, sala 2 ambientes, sala de estar com lareira, cozinha, banheiro social, varanda em L, área gourmet com churrasqueira, lavanderia, piscina em alvenaria e pomar. R$ 335.000,00

Casa Nova

Condominio Country Club - CA00175

Casa Em Construção, com término previsto para Novembro de 2012. 170m² de área construida, 451 M² de área Total, 3 quartos, 1 suite com closet,escritorio, area gourmet com churrasqueira, cozinha americana, sala de jantar e TV. Imperdível ! R$ 545.000,00

Lindíssima casa assobradada, com belíssimo acabamento,muito bem iluminada e arejada,acabamento fino, muito atual no nível que o imóvel merece. Dentre seus três dormitórios há uma suíte maravilhosa com closet e varanda privativa. Agende a sua visita! R$ 477.000,00

Jardim Harmonia - CA00157

Bairro São Francisco - CA00148

Casa Nova

Oportunidade

Condominio Country Club - TE00081

Condominio Country Club - TE00082

Casa ampla com 2 dormitórios sendo 1 suíte, lavanderia, edícula, área de serviço e garagem para 2 carros.Aceita permuta, terreno ou casa de menor valor. Agende uma visita e acredite na possibilidade de ter sua casa própria! R$ 276.000,00

Oportunidade

Parque Santa Rosa - TE00091

Pronto para construir – Espetacular terreno de 510 m², plano e em condomínio fechado, fase I, entrada mais parcelas, sem comprovação de renda, excelente para investimento. R$ 59.000,00

Casa com ótimo acabamento, excelente localização. Possui: cozinha, sala, 3 dormitórios sendo uma suíte, churrasqueira, garagem para 1 carro e um ponto comercial para locação. Faça uma visita e adquira sua casa própria!

R$ 275.600,00

Compra Fácil

Portal Giardino - TE00088

Loteamento aberto, com quadra poli - esportiva, ciclo via, praça com fitness, entrada mais parcelas, não necessita comprovação de renda, liberação para construção em breve, terreno plano. Excelente oportunidade !!! R$ 19.000,00

29


Classificados

Anuncie 11 4594-3057 30


31


32


33


Foto: www.shutterstock.com

Auto Dicas

Óleo: a “alma” do motor Por Patrícia Festa - Jornalista

N

esta e nas próximas edições da revista Imóveis & Cia., você vai acompanhar uma série de dicas de manutenção para deixar o seu carro mais seguro. Vamos abordar assuntos como a importância do rodízio dos pneus, da higienização do veículo, da manutenção dos aparelhos do painel e outros temas relacionados ao mundo automobilístico. Nesta edição, saiba tudo sobre o óleo, um componente essencial ao bom funcionamento do motor para garantir mais segurança e durabilidade. A correta lubrificação é fundamental para a saúde e durabilidade do motor. Mas, apesar de estar na lista de procedimentos de rotina na manutenção do veículo, a troca de óleo ainda gera dúvidas em muitos usuários. A tarefa do óleo é, com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem o aquecimento excessivo e sem desgastes no sistema mecânico. Com o uso do motor, o óleo vai recebendo uma carga de partículas que interferem na

34

viscosidade e em sua eficiência. Por esta razão deve ser trocado periodicamente. O correto é seguir as instruções indicadas no manual do fabricante do veículo quanto ao tipo de óleo, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca. Além disso, é preciso estar sempre atento ao nível do óleo, que não pode ficar acima da marcação máxima nem abaixo da marcação mínima da vareta. Em carros de passeio o consumo normal é de, aproximadamente, meio litro a cada mil quilômetros rodados, mas, cada fabricante especifica um consumo normal para o seu motor. Quanto ao tipo de óleo, você pode optar pelo mineral – que deve ser trocado, em média, a cada cinco mil quilômetros rodados – ou o sintético – que permite rodar até 10 mil quilômetros a cada troca. Cada marca tem a sua classificação de desempenho (API), que informa o tipo de motor ao qual o óleo se destina (gasolina ou diesel) e o índice de viscosidade (SAE), classificado pela Sociedade de Engenharia Automotiva.

Dicas importantes:

• Para escolher o lubrificante correto ao motor de seu carro, consulte sempre o manual do fabricante. • O nível ideal do óleo – entre os dois traços da vareta – é fundamental para o bom funcionamento do motor. Enquanto não chega a hora de trocar, é importante completar. • É mais indicado medir o nível de óleo apenas cinco minutos após o motor ter sido desligado. • É normal que o óleo ganhe coloração escura à medida do uso, pois recebe partículas do combustível. Este não é, necessariamente, um indicativo para troca. • Se na hora da troca o motor estiver quente, o óleo ficará mais fino, escorrendo com mais facilidade. • O filtro de óleo, com o uso, vai ficando carregado de sujeira, dificultando a passagem do óleo e ocasionando falhas na lubrificação. Por isso fique atento também às recomendações do fabricante quanto à troca de filtro. Texto extraído e adaptado do Blog Ofi cial da Volkswagen.


35


Sustentabilidade

Renata Invenzioni

Medidas públicas para ajudar o meio ambiente

N

a edição passada, compartilhei aqui alguns instrumentos para coibir o desperdício dos recursos naturais. Falei sobre instrumentos econômicos e instrumentos reguladores, que propõem formas punitivas ou não de penalizar os poluidores e degradadores do meio ambiente e para aqueles que desrespeitam as legislações em vigor. Nesta edição, nosso foco são os instrumentos que trabalham pela redução de subsídios governamentais aos poluidores. Existem instrumentos que são praticados meramente como atos compensatórios e não redutores de poluição. Podemos exemplificar o pagamento de taxas, de valores fixos ou mesmo um subsídio do governo à vítima da poluição, como forma de compensação aos danos causados. Entretanto, essa redução de subsídios também pode ser interpretada e tratada como instrumentos econômicos da política ambiental. Os Seguros Ambientais são exemplos disso. Tratam-se de extensões do princípio de poluidor-pagador, em que as incertezas também são incorporadas e o poluidor as paga como forma de garantia, ou seja, a empresa é obrigada a pagar um quantitativo excedente pelo dano ambiental, mantido em fundos com rendimentos. Se comprovado que não houve o dano, o valor é devolvido à empresa e, se ocorrido o dano, o valor é aplicado para a sua recuperação ou ressarcimento das vítimas da poluição. Outro instrumento é a Permissão de Emissões Negociáveis ou Licenças de Emissão Comercializáveis que permitem aos agentes a compra ou venda de cotas de poluição, seja ela de fato ou em potencial. Essa permissão

36

atua por meio de quantidades e não de custos de poluição. Um exemplo desse instrumento é a fixação de toneladas de dióxido de enxofre que podem ser lançadas no ano, ou seja, o poluidor passa a ter uma cota máxima de gás para emitir anualmente. Se suas cotas ficarem abaixo do limite estabelecido, o excedente poderá ser vendido para outros poluidores que continuarem com os limites acima do estabelecido. Complementando essas Permissões de Emissões, existem ainda outras maneiras de regulamentar a sua comercialização, como a política de compensação que consiste no ingresso de novas empresas (ou expansão), desde que a qualidade ambiental do local seja melhorada ou, no mínimo, não seja prejudicada. Outra opção é a Política da Bolha, que se trata de múltiplos emissários de uma fonte poluidora, como se estivesse numa bolha, onde são controlados os totais de emissões de cada poluente, podendo aquele que ultrapassar o padrão ser compensado pelo que se encontra abaixo dos limites compreendidos. Além dessas, existem ainda a Política de Emissões (ou Emissões Líquidas), que permite às empresas que queiram expandir, escapar de controles mais rigorosos desde que o aumento líquido

das emissões dos poluentes desta expansão seja compensado por uma redução em outras partes de planta. E ainda o Estoque de Permissões, que autoriza o armazenamento dessas permissões para usos futuros em qualquer política aqui citada ou vendê-las para terceiros. A aplicação de instrumentos como forma de controle do uso abusivo dos recursos naturais, torna-se uma alternativa eficaz diante de tantas práticas irregulares. Como alternativas adicionais aos instrumentos, também são fundamentais o investimento em tecnologias limpas, nas fontes renováveis de energia, na educação socioambiental e na informação ao público, para reverter esta crise mundial. O consumo predatório tem abalado seriamente o equilíbrio ecológico do planeta e levado a sérias consequências, que poderão se agravar ainda mais, se permanecidos os hábitos inconsequentes. Pior ainda, o quadro pode tornar-se irreversível. Nosso planeta precisa de atenção e pede para que reavaliemos nossa maneira de viver, de pensar e de consumir. A natureza é sábia, porém, frágil e finita, assim como qualquer vida que nela está presente. Repensar nossos hábitos é mais que consciência, é evolução!

Foto: www.shutterstock.com

Engenheira Ambiental rinvenzioni@yahoo.com.br


37


PAPO DE MULHER

Foto: www.shutterstock.com.br

Sobre homens e mulheres

Por Patrícia Festa - Jornalista

Q

uantas vezes você já ouviu ou falou esta frase: “Nossa! Como as mulheres sofrem”? Pensando bem, cheguei à conclusão de que nós, do sexo feminino, não sofremos tanto assim ou, sequer, temos tantos motivos para reclamar. Existem os problemas, claro, mas esses são inerentes a todos os seres humanos, independentemente do gênero. Para isso, não há escapatória: as contas no final do mês chegam para todo mundo, as queixas sobre o trabalho e o salário baixo também e, no trânsito, até de bicicleta, qualquer um está sujeito a aborrecimentos. Mas, sabe de uma coisa? Eu acho também que, nessa guerra de meninos contra meninas, há mais vantagens para o lado de cá. Uma dessas vantagens que massageiam o nosso ego é o fato de termos uma data internacionalmente reconhecida e comemorada. Todo dia 8 de março, a mulherada que sai às ruas ganha flores, abraços, sorrisos e os parabéns, simplesmente por serem quem são. Os homens também têm o seu dia, mas, cá entre nós, essa data é bem menos comemorada e conhecida. Aliás... você sabia que existe o Dia do Homem? Já cumprimentou o seu marido, irmão, namorado dizendo a ele, “meu bem, parabéns por hoje”? Pois é, se você ainda não teve essa atitude, marque na agenda: dia 19 de novembro é o Dia Internacional do Homem, data que foi ratificada pela ONU (Organização das Nações Unidas) por intermédio de grupos espalhados pelo mundo inteiro, que lutam pela defesa dos direitos masculinos. Por isso, acreditem, os meninos são tão importantes quanto às meninas.

38

Como este espaço é voltado às mulheres, acompanhe comigo as vantagens e desvantagens de pertencer ao time rosa. Sem sombra de dúvida, a maternidade é um ponto a nosso favor. Quem é mãe, e está lendo este texto, sabe muito bem o que é isso, qual a sensação única de gerar uma vida e acompanhar todo esse processo intensamente. Porém, e as dores? Existem remédios e tratamentos alternativos para diminuir ou sanar completamente os problemas durante a gestação. E isso não chega a ser uma desvantagem, mas a coisa muda de figura depois que os filhos nascem e a barriguinha permanece. O homem está com o mesmo corpo de antes, meio magro, meio gordo, mas, a mulher... essa sofre para recuperar a boa forma, e ainda há estudos que compravam o fato do metabolismo feminino ter mais dificuldade em perder peso. Está aí uma bela desvantagem! No que diz respeito à família, quantas mulheres assumem o papel masculino nessa situação? Inúmeras, pois nem sempre há compreensão e participação do parceiro nos assuntos do dia a dia, e aí prevalece a polivalência feminina, que também é um conceito baseado em estudos científicos que apontam a complexidade de pensamento e atividades realizadas de uma só vez pelas mulheres. Afinal, quem nunca se admirou ao ver a própria mãe varrendo a casa e gritando com você enquanto toma um fôlego na conversa ao telefone? Isso, sem contar que mentalmente ela já sabe qual vai ser o cardápio do jantar durante a semana toda. Vantagem número 2: somos mais espertas. Mas, na hora de trocar o chuveiro, trocar o pneu do carro, dar um jeito na fiação de casa ou matar uma barata, os

homens surgem quase como heróis. Desvantagem número 2: somos menos corajosas. Na criação das crianças existem os altos e baixos para ambos os lados. A mulher troca as fraldas, mas o homem precisa dar o dinheiro pra comprá-las, o leite, a chupeta, a mamadeira e o chocalho, porque senão os dois correm o risco de não dormirem a noite inteira ao som do choro do bebê. Mas, cá entre nós, esse já é um conceito antigo, não? Dá época em que a mulher não tinha nem direito ao voto. Nesse caso, os homens ajudam muito ou ainda assumem completamente essa posição de cuidar das crianças enquanto a mulher, hoje muito mais ativa e reconhecida profissionalmente, vai à luta pelo pão de cada dia. Conforme os pequenos crescem, a dualidade na criação deles continua a mesma: a mulher dá o banho, mas o homem precisa colocá-los para dormir, do contrário, não terá jantar. Nesse exemplo, vemos que as vantagens e desvantagens entre homens e mulheres não fazem muita diferença. Em qualquer lugar do mundo, casamento, filhos e família são situações em que se exigem comprometimento e amor de todos os lados. Por isso, já não vale mais contar que uma pessoa é melhor do que a outra por conta do gênero. No fim, entre vantagens e desvantagens, que são muitas e podem ser descritas em inúmeras páginas, homens e mulheres, dentro de suas características e peculiaridades, são criaturas complementares e, de certa forma, dependentes, porque, afinal, ninguém faz nada sozinho. Agora, pra finalizar, tenho de assumir: ser mulher é tudo de bom!


39


40


41


A

Neurociência consegue unir o desejo das pessoas por empresas mais humanas e um lugar de trabalho que promova a felicidade, comprovando pressupostos antes empíricos da área de Gestão de Pessoas. Por que decidi aprofundar meus estudos na ciência, em especial na ciência do cérebro, ou seja, a Neurociência? Sempre atuei de forma favorável a exercer uma Liderança Humanista, baseada em propósito de vida, entendendo que as pessoas nos ajudam a chegar aos resultados. Esse discurso sempre fez parte de minhas palestras, livros e artigos, mas a área de gestão de pessoas era muito empírica na época. Dez anos atrás, eu ministrava uma palestra para líderes e um dos participantes falou: “Marynês, todo esse seu discurso é muito bonito, mas, na prática, o que funciona mesmo na minha empresa é ‘pancada’ e grito”. Daquele dia em diante, prometi a todos os líderes que encontraria uma maneira de provar que eu estava certa em ter como foco as pessoas, pois a prática e minha experiência já confirmavam meus pressupostos, mas, eu ainda não tinha números para argumentar com líderes céticos e cartesianos. Nessa época, pouco se falava sobre a ciência do cérebro, mas consegui encontrar o Professor Luiz Machado, do Rio de Janeiro, PHD e pesquisador, que já estava bem

42

à frente em relação às pesquisas sobre o cérebro e, inclusive, era um dos precursores dos estudos de Inteligência Emocional de Daniel Golleman. Depois desse aprendizado seguiram-se muitos outros. Li muitos livros e pesquisas (NeuroCoach, Neuroliderança) e quero compartilhar tudo isso com você por meio de cinco dicas para sua atuação como líder, fundamentadas na ciência do cérebro. Neurologistas e Neurocientistas estão descobrindo cada vez mais que o sentimento é uma parte crucial da inteligência e, dessa forma, contribui para que os líderes tomem as decisões corretas.

Cinco dicas para uma liderança humana e efi caz

1

Delegar é importante

Os líderes centralizadores reclamam que suas equipes são ineficazes, e não atendem bem ao cliente. Líderes ditadores, centralizadores e que amedrontam suas equipes na base da pancada e do grito geram altos níveis de cortisol na circulação sanguínea e isso altera o funcionamento do cérebro, fazendo com que as pessoas se desconectem do ambiente e realizem apenas o necessário para garantir o emprego. Fecham-se para as mudanças e novas ideias e passam a não querer ajudar ninguém, tornando-se egoístas e cegas para as necessidades alheias. Pessoas egoístas não irão

atender bem ao seu cliente. Para aumentar as conexões neurais e aumentar a capacidade e as competências de sua equipe lidere com perguntas e não com respostas e deixe sua equipe buscar as soluções. Aprende quem faz e não quem apenas escuta.

2

A verdade nua e crua

Não adianta esconder informações, mentir e achar que ninguém está percebendo, ou falar uma coisa e fazer outra. Os neurônios-espelho do cérebro são suscetíveis o bastante para captar as intenções abusivas dos líderes, mesmo antes de qualquer ação. As pessoas registram qualquer incompatibilidade entre as intenções e a prática. Os neurônios-espelho capturam as ações e emoções dos outros. Portanto, quando você estiver em dúvida sobre o que está acontecendo, sobre o que fazer, reúna sua equipe, identifique os principais problemas e se concentre em como as pessoas lerão suas intenções. Identifique as intenções compartilhadas. Incongruência da liderança só faz diminuir a credibilidade e ninguém vai seguir uma pessoa em quem não confia. No máximo, o que esse líder terá é uma equipe de mercenários que troca horas por salário. Portanto, falar a verdade é muito importante e aumenta a confiança. Por isso, use e abuse dos feedbacks, converse com a sua equipe, peça sua opinião. Não viva de aparências e mentiras e abandone a tática das manhas e artimanhas que só diminuem


criar um clima de horror e de desconfiança entre as pessoas. Mais uma vez a ciência do cérebro confirma que o otimismo é uma excelente estratégia. A amídala cerebral, conectada à parte pensante do cérebro, é um detector de emoções e responde ao medo por ele ser uma das emoções mais fortes. O medo pode interromper o pensamento e afetar a produtividade. As equipes ficam mais preocupadas em agradar esse tipo de líder do que em fazer o seu trabalho e atender bem ao cliente. Sobrecarregando o cérebro com medo, mesmo que seja inconscientemente, você desperdiça recursos valiosos do cérebro que poderiam ser utilizados para construir seu negócio. Ansiedade excessiva perturba a integração das informações recebidas pelo cérebro. Quando a amídala cerebral está caótica, todo o sistema que monitora erros se torna caótico e a atenção às coisas internas e externas se tornam caóticas. A amídala responde muito bem às ideias positivas, à recompensa e ao sucesso e transmitirá ao córtex cerebral um ambiente mais propício e menos frustrante para tomar as decisões corretamente. Tranquilize sua equipe, seja confiante. Espero que os líderes entendam que a Ges-

médicos, gerando altos custos) e acaba diminuindo em 10 anos a expectativa de vida. Promova pausas criativas no seu dia para que o cérebro seja inundado de serotonina e tenha os melhores insights, as decisões mais acertadas, o foco na solução e, consequentemente, em melhores serviços e produtos. Estas empresas aplicam essas práticas: Google, Toyota, Microsoft e Facebook.

tão Humanista está fundamentada na ciência e percebam que esta ressignificação pessoal leva em consideração a ênfase em metas e não na ansiedade, provocando uma nova visão de futuro - uma grande ferramenta crítica para reprogramar o seu cérebro e de seus colaboradores. Eu sou tão preocupada com os resultados da empresa quanto você e, de forma alguma, os fracassos devem ser recompensados, mas provo aqui que esse tipo de gestão é muito mais eficaz do que você poderia imaginar. Sucesso! Faça por merecer!

Fotos: www.shutterstock.com

esses indicadores, para florescerem, precisam de um ambiente que diminua o excesso de cortisol (hormônio do estresse), favorecendo assim a criatividade e a inovação. Por exemplo, aplicar momentos de descontração durante o expediente, sair para dar uma volta quando algum problema parece insolúvel; trabalhar em outro ambiente - em casa em vez de ficar no trânsito tanto tempo para ir e vir do local de trabalho; criar seu próprio horário de trabalho; dedicar meia hora para outros projetos que não sejam os de seu cargo; tirar férias. Estas são as estratégias mais utilizadas e que comprovam o maior número de insights e criatividade nas empresas. Mas, infelizmente, ainda temos empresas que praticam o “terrorismo das férias”, isto é, demitem as pessoas assim que elas voltam do período de descanso, o que faz com que os colaboradores saiam estressados, pensando na possível perda do emprego. Esse estresse todo só prejudica a criatividade e afeta os resultados da sua empresa porque diminui a produção de neurônios (competência abaixo da média); compromete a memória (esquecimentos e lentidão); deixa as pessoas mais frias e distantes em relação aos outros (atendimento sofrível); diminui a imunidade (empresas cheias de atestados os seus resultados. Dessa forma você irá impulsionar o moral e aumentar a produtividade por meio de um maior senso de responsabilidade compartilhada. Não negue os problemas, mas mude o foco para a solução. Ao fazê-lo você terá impacto direto sobre o cérebro de todos e do resultado que pretende atingir.

3

Elogiar faz bem

hega de falar que elogiar só faz C as pessoas pedirem aumento. O elogio reforça no cérebro quais os comportamentos que são adequados, além de inundá-lo com serotonina, hormônio que faz com que as pessoas se ajudem, se aproximem, aumentando a vontade de atender bem o cliente. As pessoas podem sentir quando a injustiça está ocorrendo no ambiente de trabalho. Se a sua equipe está feliz, seu cliente fica feliz e, com certeza, ele demonstrará essa satisfação continuando com você, sendo leal por anos como cliente. Fácil fidelizar, não é mesmo? Elogie e reconheça as pessoas e comemore os seus sucessos.

4

De “pernas para o ar”

gestão do século 21 deve contemA plar alguns indicadores: FIB (Felicidade Interna Bruta) de seus colaboradores; Índices de Inovação e Criatividade; Conselho de Economia Criativa; colaboração coletiva (chão de fábrica e alta gestão). Mas, todos

5

Pratique o bom humor

uitos líderes ainda acreditam que, M para serem respeitados, tem de ficar de cara feia, dar respostas curtas e grossas e

43


44


45


46


47


48


49


50


51


Perfil Empreendedor

VILLA COR REVESTIMENTOS, INOVAÇÃO E VARIEDADE EM PRODUTOS 

R

Fotos: Divulga�o

enata Fornari é proprietária da Villa Cor Revestimentos e conversou com a revista I&C para falar sobre os diferencias de sua empresa, que ainda muito nova no mercado de Itatiba vem conquistando seu espaço através de um trabalho sério e comprometido com a qualidade dos produtos oferecidos. Segundo Renata esse é também um grande diferencial de seu empreendimento, atuar com uma imensa variedade de produtos, saindo do senso comum e inovando. Confira nosso bate papo.

I&C - Você comentou sobre os diferencias da sua empresa, tem algo a mais pra acrescentar? Renata- Um outro diferencial é valorização que damos a cada projeto, a cada sonho, e com isso, sempre pensamos em soluções que possam surpreender. I&C - Como a sua empresa tem agido para poder surpreender? Renata- Trabalhamos com bons produtos e isso faz diferença, usamos materiais ecológicos, naturais, rústicos, sofisticados, importados e, principalmente, exclusivos. Tudo isso, mais uma assessoria especializada, atendimento personalizado e projetos apresentados em 3D para facilitar a visualização do ambiente.

52

falta no mercado, encontrar tudo no mesmo lugar sem sair da cidade era bem difícil, isso e mais as opções de preço que não variavam muito. Por isso, resolvi investir em Itatiba, pois, aqui existe um potencial incrível a ser explorado. I&C - Valeu a pena investir? Tornou-se um negócio rentável para você? Renata- Sim, valeu investir...a construção civil está em alta e com isso a necessidade de inovar, de surpreender e valorizar os ambientes, residenciais e comerciais, também aumentou. Dessa forma, acaba sendo um negócio lucrativo para nós, lojistas, e igualmente para quem está investindo na compra desses produtos.

I&C - Por falar em produtos e serviços o que o cliente pode encontrar na Villa Cor? Renata- Temos uma vasta diversidade de produtos, oferecemos, por exemplo, argamassas e rejuntes, bordas e piso, mais o revestimento de piscina, louças, metais, pastilhas em vidro, mármore, inox, porcelana, madeira, pisos cerâmicos, porcelanato e tantos outros.

I&C - Como você chegou a esse segmento de mercado? Renata- Sou designer de interiores, designer de móveis e projetista, nasci em São Paulo, mas moro em Itatiba há cerca de 13 anos. Trabalhei em outras áreas, em outros lugares, mas depois que minha filha nasceu eu resolvi trabalhar e investir na cidade devido a grande expansão civil e as parcerias profissionais que realizei.

I&C - Por qual motivo você investiu nesse ramo? Renata- A busca por essa variedade na cidade me fez perceber o quanto esses produtos estavam em

I&C - Você foi uma empreendedora ao entrar em outro segmento, o que você acha que é importante para alguém com esse perfil? Renata- Há três coisas fundamentais, coragem,

persistência e parcerias, pois no meu caso, sempre consigo boas vendas por indicação de amigos e profissionais da área, isso ajuda bastante. Também quero acrescentar que é importante a pessoa ter muita força de vontade e amor à profissão, pra mim, essa é uma receita perfeita para o sucesso. I&C - Para alcançar e manter o sucesso qual a postura da Villa Cor? Renata - Somos uma empresa nova mais cheia de energia, com muitas novidades e inovações. Estamos preparados para oferecer não somente bons produtos com variedade de preços, mas também qualidade de serviços e um clima profissional e acolhedor, visando sempre atender a todas as expectativas de quem mais importa para nós, os clientes e parceiros.  

Villa Cor Comercio de Revestimentos Ltda vendas@villacorrevestimentos.com.br

Rua Luiz Scavone, 534 - Jd. De Lucca - Itatiba - SP

Fone: 11 4524.1203/ ID 55*96*11265 msn: villacorrevestimentos@hotmail.com facebook: villacor.revestimentos


Perfil Empreendedor

A

Adilson e Cia. Forros de PVC, inovação e qualidade

Fotos: Divulgação - www.shutterstock.com

tuando no mercado de Itatiba desde 2000, a empresa do Adilson Donizete se tornou uma das líderes de venda do segmento. A Adilson e Cia. Forros de PVC tem como diferencial a forma de instalação, com todo o processo automatizado, diferente dos procedimentos convencionais, feitos manualmente. Saiba este e outros detalhes que fizeram da empresa de Adilson um negócio vencedor.

I&C – Adilson, quais são os diferenciais da sua empresa? Adilson – Além do processo totalmente automatizado, outro diferencial, que também traz muitos benefícios aos clientes, são as aplicações de mantas térmicas isolantes no produto. Custa pouco e o resultado é muito bom. I&C – Que outros serviços sua empresa oferece aos clientes? Adilson - Atuamos no segmento de instalação e vendas de forros PVC. Fornecemos o material e a mão de obra, que envolve a retirada do forro antigo (madeira ou de outros acabamentos), a lacração dos móveis, colocação dos acabamentos moldurados, montagem das estruturas de aço (malha), colocação dos forros de PVC e a instalação das luminárias. I&C – Quando abriu a sua empresa, você já conhecia esse mercado? Adilson - Durante 5 anos trabalhei no segmento de pinturas e reformas, mas, desde 2000, atuo nessa área e me adaptei muito bem a esse produto. Como disse antes, a nossa empresa é uma das maiores líderes de venda em Itatiba. I&C - Então, o seu negócio é lucrativo? Adilson - Sim, é lucrativo. Já esteve melhor, porém, hoje os custos operacionais elevaram muito os gastos. Por isso, os lucros foram drasticamente afetados. Mas, sempre é possível fazer as coisas melhorarem. I&C – E você encontra muitas dificuldades

para gerenciar seu negócio? Adilson - No meu caso, a dificuldade é a falta de recursos financeiros. Tenho muitos projetos na gaveta, que ainda não puderam ser concretizados por motivos de ordem financeira.

 

I&C - Investir em novos projetos faz parte do perfil de um empreendedor. Na sua opinião, quais outras características são importantes para esse perfil? Adilson - Os que têm perfil para empreender devem pesquisar muito, estudar, ler boas reportagens a respeito do assunto e ter a certeza de que com a ajuda de Deus o negócio próprio irá deslanchar. Essa frase também responde bem à sua pergunta: “O conhecimento é a linha que separa o sucesso do fracasso”.  I&C – Você pode dizer então que, mesmo com as dificuldades, a sua empresa é um empreendimento de sucesso.? Adilson – Sim, a nossa empresa é um bom exemplo de sucesso, pois, mesmo sem muitos recursos financeiros, e com a ajuda de Deus, crescemos em grande escala. Todos os meses cobrimos nossas metas de vendas e buscamos melhorias constantemente para satisfazer os nossos clientes com produtos e serviços de qualidade. I&C - E quais são os planos para o futuro? Adilson - Nossos projetos profissionais para o futuro estão voltados a estabelecer parcerias com empresas e pessoas com o objetivo de aumentar nosso quadro de produtos e serviços, sempre com qualidade.

Rua Aurora Fernando Zanuto, 101 Jd. México - Itatiba - SP sac@pinturaereforma.com.br Fone: 11 4487-1977 / 11 99561-2203

53


Perfil Empreendedor

E

Serralheria Nozomi, do convencional ao sofisticado com total competência

Fotos: José Luis Garcia

dmo Rogério Bonon é um exemplo de persistência e dedicação. Em 1995 ele se tornou empresário e com o tempo e experiência na área criou a Serralheria Nozomi, que se consolidou como um grande negócio em Itatiba. Para ele, o perfil empreendedor deve ser de uma pessoa comprometida com a sua empresa e que preze a seriedade e o compromisso com seus clientes.

I&C - Pra dar início ao nosso bate-papo, fale um pouco sobre os serviços prestados pela sua empresa. Edmo - Nós oferecemos o convencional em serralheria e outros serviços especializados como manutenção industrial, corte a laser e serviços mais pesados. Além disso, trabalhamos com manutenção industrial, corte a laser, dobra CNC, aço inoxidável, aço corten, alumínio natural soldado e por fim, soldas especiais como MIG e TIG. I&C - Como surgiu o seu interesse por esse ramo de atuação? Edmo - Eu trabalho desde os 17 anos de idade com manutenção industrial, sempre como empregado, mas, a partir de 1995, eu comecei atuar como empresário. Desde então, tenho investido em maquinário e procurado me atualizar no mercado industrial, sempre estabelecendo as melhores parcerias. I&C – Vivenciando um trabalho como este, que exige muito tempo e dedicação, você

54

considera sua empresa um negócio lucrativo? Edmo - Sim, eu considero. Mas, acho que poderia ser melhor, pois existe a concorrência informal. I&C - Além da concorrência, quais outras dificuldades você tem de enfrentar para gerenciar o seu negócio? Edmo - Em primeiro lugar, é preciso investir na mão de obra qualificada e conquistar a confiança dos clientes, pois, com um bom atendimento e qualidade, tudo tende a dar certo, sem muita dificuldade. I&C - Você citou algumas características que se encaixam em um perfil empreendedor. Fale mais a respeito. Edmo – Acho que todo o empreendedor precisa acreditar na sua ideia, ter muitas persistência e coragem. E também se aprimorar sempre. I&C - Agora, sobre você. Onde nasceu? Como chegou a Itatiba? Edmo - Eu sou natural de Americana, mas vivo

em Itatiba desde os 2 anos de idade. Na época, meu pai era funcionário da Vicunha e o transferiram para cá. Desde então, vivo na cidade e me considero um cidadão itatibense. I&C - Pra finalizar nossa conversa, gostaria que você falasse um pouco mais sobre a sua empresa. Edmo- A Serralheria Nozomi preza pela seriedade. Tenho muito comprometimento com a empresa e com os clientes - que considero como foco principal. Também nos relacionamos muito bem com outras empresas da cidade e da região, e contamos com parcerias importantes para melhor atender nossos clientes.

Rua Lucia Piffer Baptistela, 210 - Vila Rita - Itatiba - SP 11 4538-2654/ 96374-4188/ 7749-6315 / ID 100*16156 serralheria_nozomi@hotmail.com


Perfil Empreendedor

N

Itacolor, cores e qualidade para qualquer ambiente

Fotos: Superior: José Luis Garcia - Inferior: www.shutterstock.com

esta edição do Caderno do Empreendedor, a revista I&C conversou com Gilmar Ferreira. Ele e Gustavo Penteado Ferreira são proprietários da Itacolor, empresa da cidade, especializada em tintas e texturas na área imobiliária. Conheça mais sobre o empreendimento, lendo a nossa entrevista com o Gilmar.

I&C – Conte-nos o que é a Itacolor e qual seu foco de atuação. Gilmar - A Itacolor é uma indústria de tintas e texturas na área imobiliária, que oferece produtos e serviços de qualidade que vão além daquilo que o mercado normalmente oferece. Nosso foco é mostrar ao cliente as possibilidades que ele tem para revestir seu imóvel, por dentro e por fora. O cliente chega à loja e, quase sempre, nos pergunta sobre tinta látex. Nossa resposta é falar do produto, mas, também, apresentar uma gama de alternativas, para que ele consiga chegar a uma escolha condizente às suas necessidades e àquilo que cabe em seu orçamento. I &C – Conte-nos, então, quais são as alternativas de tintas. Gilmar - Existe a tinta acrílica tipo econômica (cores claras), que é indicada para áreas internas, sem umidade. A tinta acrílica tipo standard (cores claras e médias) é usada em áreas internas e externas. Temos também a tinta acrílica tipo premium (cores claras, médias e fortes), que pode ter tons claros, médios e fortes, também utilizada em áreas internas e externas. I &C – Imagino que ter esse conhecimento faz toda diferença para realizar o seu trabalho... Gilmar - Sim, ajuda. Esses são os conceitos

básicos para ter um bom resultado e nossos clientes compram exatamente o que precisam, sem gastos desnecessários. I &C – É claramente perceptível que você gosta muito do que faz. Que motivo levou você a optar por esse segmento do mercado? Gilmar- Tive vários motivos. Um deles é pelo grande desenvolvimento imobiliário da região e também porque essa é uma atividade que exige aprimoramento constante para estar atualizado e em contato com as novas matérias-primas. Outro motivo é o bom resultado financeiro do negócio. I &C – De que forma você consegue aprimorar-se? Gilmar – Faço ensaios e experiências em nossos laboratórios. Temos sempre novidades e surpresas com os resultados. I &C – E onde acontecem essas experiências? Gilmar - Além da fábrica de tintas, massas e texturas nós temos também uma usinagem mecânica muito bem montada. É ela que nos ajuda a produzir nossa máquinas para o processo de fabricação de nossos produtos, hoje temos a capacidade de produzir até 1 tonelada em menos de uma hora.  

Rua Olimpya da Silveira Franco, 221 Jd. Arizona - Itatiba - SP 11 4594-9863 / 97126-8505 gilmaritacolor@hotmail.com

55


Perfil Empreendedor

Divina Decor é um novo empreendimento em Itatiba que promete fazer diferença no mercado de decoração e presentes da cidade. Um dos pontos altos é o serviço de delivery, que deixaremos Larissa Pantarotto, a sócia proprietária da empresa, contar de que se trata, além de dar todos os detalhes sobre esse negócio tão próspero. Confira!

Fotos: Divulgação - www.shutterstock.com

A

Divina Decor, bom gosto e inovação para o seu lar

I&C – Larissa, por que você resolveu investir nesse ramo? Larissa - Investimos nesse negócio porque Itatiba vem crescendo e se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos. Junto a esse crescimento, aumentou a demanda por novas opções no setor. I&C - Além desse fator, você sente uma identificação com o setor? Larissa – Com certeza. É uma área profissional com a qual me identifico e gosto muito, já que sou arquiteta urbanista e design de móveis. E também por ser comércio, um setor conhecido em que atuamos, em outro segmento de varejo, há oito anos na cidade. I&C - A Divina Decor é ainda é um negócio novo. Quais as maiores dificuldades para gerenciá-lo e fazê-lo deslanchar? Larissa - A maior dificuldade em gerenciar o próprio negócio é saber administrar a empresa, entendendo e se dedicando a ela como um todo, desde a parte de fluxo de caixa, pedido de mer-

56

cadoria, controle de estoque e funcionários, até o atendimento aos clientes, que, no meu ponto de vista, é a parte principal em que devemos nos focar e nos dedicar. I&C - Para fazer acontecer, quais os pontos fortes que serão adotados pela Divina Decor? Larissa - Acredito que os pontos fortes da empresa serão os produtos e serviços que iremos disponibilizar, em uma loja elaborada, que oferecerá aos nossos clientes um ambiente agradável e de ótimo atendimento, além de serviços diferenciados como, listas de casamento com atendimento individualizado e com hora marcada. I&C – Você havia comentado sobre outro diferencial da loja... Larissa – É verdade. Teremos também um serviço de delivery e simulação de ambiente decorado com nossas peças, na casa do cliente, sem compromisso. I&C – Que características você considera importantes a um empreendedor dessa área? Larissa - Em primeiro lugar, muita força de vontade, aliada a um espírito de liderança e trabalho de equipe, seguidos de um estudo de mercado.

Av. 29 de abril, 423 - Itatiba - SP divinadecor@hotmail.com (11) 4524-6300


Perfil Empreendedor

N

NOVA FLORA, MAIS CUIDADO E BELEZA PARA O SEU JARDIM

Fotos: Esquerda José Luis Garcia - Direita www.shutterstock.com

esse caderno do empreendedor a revista I&C conversou com Airton Cândido, proprietário da empresa Nova Flora, que começa a deixar a sua marca na cidade através do paisagismo feito com bom gosto e bom senso. Esse empreendimento cresce em Itatiba por conta do trabalho e respaldo diferenciado dado a cada projeto idealizado por seus clientes, acompanhe nosso bate papo com o Airton e saiba mais sobre essa empresa tão promissora.

I&C - Há quanto tempo à Nova Flora está no mercado? Airton- A marca Nova Flora já existe há algum tempo, mas só recentemente eu expedi o CNPJ para o funcionamento adequado da empresa, então, eu digo que ela ainda está engatinhando, crescendo, mas com toda força para se firmar.

Airton- Durante a conversa com o cliente já fazemos um anti projeto dentro daquilo que ele quer, o deixamos bem a vontade para falar e pedir o que deseja em plantas, árvores, vasos e outros produtos, mas como eu disse antes priorizamos o bom senso, se temos um jardim pequeno, não poderemos pôr grandes volumes nele.

I&C - Mesmo nesse início você pode dizer se esse segmento é lucrativo? Airton- O segmento de paisagismo em si é bem lucrativo, as pessoas procuram essa especialidade como um chamariz para a sua comércio, bar, restaurante porque um ambiente com plantas e flores atrai mais pessoas, deixa tudo mais agradável e convidativo.

I&C - E como você ingressou nesse mercado? Airton- Eu trabalho nessa área de paisagismo há mais de 10 anos, mas sempre como funcionário. Comecei a me interessar por esse segmento ainda muito jovem e uma coisa foi levando a outra, como eu digo: “foi paixão a primeira vista”.

I&C - Qual a maior procura para os seus serviços de paisagismo, residencial ou comercial? Airton- As duas coisas, mas os projetos de paisagismo são mais comuns para residência, as vezes, há bons espaços para trabalhar, podese usar palmeiras, vasos grandes, mas em outros lugares o espaço é limitado e nós nos adaptamos, claro. I&C - Como acontece essa tratativa com o cliente ao lhe pedir um projeto?

meu trabalho, existem pessoas que eu atendo a cerca de 4 anos, por exemplo. I&C - Essa fidelização dos clientes ajuda a dar mais credibilidade ao seu trabalho, não é? Airton- Sim, eu concordo. Ganho em credibilidade porque fazemos um trabalho bem feito, temos muito cuidado com as plantas e não somente com o projeto. É importante ressaltar o diferencial da Nova Flora que é a manutenção do jardim depois de pronto, oferecendo todo o suporte técnico no pós projeto.

I&C - E onde começou essa paixão? Airton- Começou na minha cidade em Caraquatatuba de onde trouxe muita coisa na bagagem, além dos cursos que fiz na área para poder me aprimorar e desenvolver um trabalho de qualidade. Acho importante a pessoa se dedicar, se preparar e correr atrás daquilo que ela quer. I&C - Vindo de outra cidade você sentiu muita resistência no mercado de paisagismo em Itatiba? Airton- Não houve tanta resistência com relação a Nova Flora porque como funcionário eu já tinha bons clientes e eles acabaram se tornando fiéis ao

57


Perfil Empreendedor

D

Magu: solução em manutenção com qualidade

Fotos: Divulgação - www.shutterstock.com

esde 2010 atuando na cidade de Itatiba, a empresa Magu dedica-se à prestação de serviços e consultoria para automação industrial em empresas de grande, médio e pequeno porte. A alta demanda do mercado nessa área e os poucos profissionais qualificados foram o estopim para Gustavo Belgine embarcar de vez nesse negócio e torná-lo mais um caso de sucesso empreendedor. Confira o nosso bate-papo com Gustavo e saiba como essa história começou.

I&C - Para iniciar nossa conversa, conte-nos sobre a sua formação profissional. Gustavo - Eu sou técnico mecânico e eletrônico e também tenho formação como tecnólogo em sistemas de informação. I&C - E por que você resolveu investir nesse ramo? Gustavo - Percebi que nessa área havia poucos profissionais qualificados. Então, surgiu a nossa empresa que, atualmente, conta com uma equipe de profissionais formada por técnicos e tecnólogos altamente qualificados, capacitados e certificados, especialistas na área de manutenção. I&C - E esses profissionais passam por algum tipo de treinamento ou atualização? Gustavo - Sim, eles são submetidos a constantes treinamentos para atualização e aprimoramento que permitam que ultrapassemos os resultados esperados pelos nossos clientes. I&C - Atuando no mercado somente há dois anos, você já pode dizer que é um negócio lucrativo? Valeu investir no ramo? Gustavo – Valeu, sim. Como você mesma disse, atuo há dois anos no mercado, que pode ser algo lucrativo se a pessoa se programar financeiramente, pois existem alguns itens específicos da área

que são caros. Mas, de um modo geral, é um negócio bem vantajoso.

mos os nossos colaboradores, porque queremos ser reconhecidos na nossa área.

I&C – E o que faz da Magu uma empresa diferenciada, que se consolidou no setor? Gustavo - Acredito que uma das razões que tornam a Magu única em sua área é a atitude arrojada e desbravadora, sempre à frente de seu tempo, prevendo tendências e antecipando-se a elas.

I&C - Você é um empreendedor que está no mercado há pouco tempo. Conte-nos o que é necessário para ter sucesso? Gustavo - Em minha opinião é necessário ter iniciativa, pensamento positivo e não desistir no primeiro problema. É importante acreditar que tudo aquilo vai dar certo.

I&C - E quais os serviços oferecidos pela Magu? Gustavo - Atuamos com a confecção de dispositivos, automação de equipamentos, caldeiraria leve, serviços em torno e fresa. Também com a instalação e montagem de painéis e de sistemas de segurança conforme as normas NR12. Fazemos ainda instalação predial e residencial e mudanças de layout. I&C – Qual o principal objetivo de sua empresa? Gustavo - A Magu tem por objetivo buscar a satisfação de nossos clientes por meio da melhoria contínua dos processos de prestação de serviços, comercialização, manutenção, instalação e montagem de máquinas, equipamentos e componentes industriais de qualidade. Nós somos uma empresa comprometida com a qualidade. Contamos com a segurança no cumprimento dos prazos, capacita-

I&C - Para finalizar, quais as suas expectativas, como empresário, daqui pra frente? Gustavo - A minha maior expectativa é satisfazer os nossos clientes, realizando um trabalho baseado em valores como respeito e ética que envolva todos os parceiros da Magu.

MAGU MANUTENÇÃO DE MAQUINAS LTDA-ME Rua Olympia da Silveira Franco, 115, Jardim Arizona FONE 11 4594-3053 / 11 9.6866-7966 / 11 7776-9448 ID 13*897558 contato@magu.com.br / magu.manutencao@uol.com.br

www.magu.com.br

58


Perfil Empreendedor

F

Carrantos, segurança com eficiência e inovação

rancisco Carrara conversou com a revista I&C pra falar sobre a sua empresa, o Grupo Carrantos, um negócio de sucesso e evidência em Itatiba que surgiu a partir da necessidade de investir em segurança qualificada e ativa, principalmente, em condomínios e empresas.

I&C – O que mais é inovador no Grupo? Francisco - Usamos tecnologia de ponta no mercado atual e adotamos um sistema de gestão de qualidade inteiramente voltado ao cliente. Estamos sempre aprimorando o atendimento. Nossa empresa, atualmente, é certificada pelo ISSO 9001. I&C – Qual foi o motivo que o levou a investir nesse tipo de negócio? Francisco - Resolvi investir nesse ramo por causa da minha formação e porque notei a necessidade que a cidade tinha com relação à segurança. Foi por isso que surgiu o Grupo Carrantos. I&C - E qual é a sua formação? Francisco - Tenho formação militar, e atuo nesse segmento de segurança patrimonial e eletrônica há mais de 25 anos. I&C - Atualmente, quais segmentos da segurança o Grupo Carrantos atende? Francisco - Hoje o Grupo Carrantos atua com todas as divisões que o quesito segurança oferece. Somos uma empresa especializada na área de segurança patrimonial totalmente regulamentada pela polícia federal, atuando com vigilantes armados e desarmados. I&C - Que outros serviços sua empresa oferece? Francisco - Prestamos serviços terceirizados e temporários, todos regulamentados pela Lei nº 6.019. Englobamos todas as áreas de segurança e tudo sobre segurança eletrônica, que atualmente é um segmento promissor no mercado.

Fotos: Divulgação

I&C – Por que você acredita que o Grupo Carrantos alcançou tamanho reconhecimento em Itatiba? Francisco - O Grupo Carrantos alcançou esse reconhecimento no mercado em Itatiba porque, além de ser uma empresa familiar, conta com colaboradores diferenciados.

I&C - Para atuar com êxito nesse segmento são necessários muitos funcionários, não? Francisco - Sim, hoje conto com aproximadamente 1.300 colaboradores nas diversas áreas de trabalho. I&C – Com essa estrutura e com os recursos empregados em acessórios de última geração, como ficam os lucros? É um negócio que vale a pena? Francisco - O lucro é moderado, porém, se não houver uma dedicação toda especial dos administradores, o lucro acaba se perdendo. I&C - Mesmo dedicando-se totalmente ao Grupo, administrar um negócio não é tarefa fácil. Qual a maior dificuldade que você encontra nessa atividade? Francisco - A maior dificuldade é que, como proprietário, a pessoa não se aposenta e, consequentemente, não recebe aposentadoria. A dedicação deve ser total e infinita. I&C - Você é um empreendedor e resolveu investir todas as suas fichas nessa área. Em sua opinião, qual a principal característica para quem pretende ter o negócio próprio? Francisco - Primeiramente, é preciso conhecer o produto que vai expor no mercado em sua totalidade. Não ter sombra de dúvida sobre o tipo de serviço que vai oferecer, e isso implica

em normas e regras a serem seguidas. Fora isso, persistência para seguir em frente sempre. I&C - Pra finalizar a nossa conversa, contenos quais são os objetivos da sua empresa. Francisco - O objetivo do Grupo Carrantos é manter e melhorar a qualidade dos serviços prestados e a qualidade no ambiente de trabalho dos nossos colaboradores. Com isso, certamente, o crescimento e o sucesso do Grupo estarão garantidos. I&C – E o que mais você gostaria de compartilhar com os leitores da revista? Francisco - Gostaria de salientar que contamos sempre com a colaboração total e infinita do nosso grande arquiteto do Universo, o Senhor Deus.  

 

Rua Piza e Almeida, 751 - Centro Itatiba/SP Fone (11) 4524-2118 / 4594-5682 Av Guilherme de Almeida, 192 Vila Liberdade - Jundiai/SP Fone (11) 4521-6798 www.carrantos.com.br

59


Perfil Empreendedor

F

PLACO CENTER , INOVAÇÃO EM ITATIBA

Foto: Divulgação

ormado em engenharia civil, Leandro Chimello Simões, é o proprietário da Placo Center Itatiba e conversou com a revista I&C sobre esse empreendimento inovador que funciona na cidade. Segundo Leandro, atualmente, uma das melhores parcerias da Placo Center Itatiba acontece com os seus clientes. Conheça essa história.

I&C - Para iniciarmos nossa conversa, fale um pouco sobre a sua empresa. Leandro- A Placo Center é uma empresa de presença nacional, do Grupo Saint Gobain que atua no mercado de construção, especificamente em construção a seco. A política da empresa é promover a satisfação dos clientes por intermédio dos serviços prestados, comercialização de produtos de qualidade e profissionais qualificados. A empresa busca também promover a satisfação de seus colaboradores estimulando o trabalho em equipe. I&C - Quais os pontes fortes da Placo Center. Leandro- Acredito que um dos pontos fortes da empresa é atuar com um sistema construtivo inovador e atualmente um novo espaço com show room de todo o sistema drywall e steel frame. I&C - O que é o sistema dry wall? Leandro- O sistema drywall é um sistema para construção a seco de forros e paredes, combinando estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica. I&C - E o que mais você oferece aos seus clientes? Leandro- Trabalhamos com uma linha de produ-

60

tos completa para o sistema Drywall, contamos com um estoque permanente de placas, perfis de aço e todos os acessórios e componentes do sistema. Além de atendimento especializado, centro de treinamento e formação de instaladores, show room com ambientes construídos e decorados, exemplos práticos de aplicações e orientações sobre o sistema.  I&C - Sobre os ideais da sua empresa, pode citá-los? Leandro- A empresa está sempre em busca de novos ideais como inovação e atualização de produtos em seu segmento, buscando sempre a melhoria em seus processos de atendimento e desenvolvimento de novos clientes. I&C - Por que investir nesse segmento? Leandro- Como mencionei anteriormente trata-se de um sistema construtivo inovador, conhecemos o sistema há 15 anos nos Estados Unidos e vimos no Brasil um mercado promissor. Como o Drywall era pouco conhecido e com grande potencial de crescimento no mercado da construção em geral, decidimos investir nessa possibilidade. I&C - Sendo esse um sistema inovador quais as foram às dificuldades em gerenciar o

negócio próprio? Leandro- Atualmente a maior dificuldade está em lidar com a concorrência e gerenciar todos os recursos da empresa para um bom desenvolvimento no mercado. I&C - Na sua opinião, qual a característica principal para quem tem o perfil empreendedor e quer iniciar seu próprio negócio? Leandro- Em primeiro lugar a iniciativa de querer ter o próprio negócio, já que isso demanda disponibilidade integral de tempo para o trabalho, e em segundo a capacidade de gerenciamento das oportunidades e dificuldades que o mercado oferece.

Av. Benedita Carra Corradini, 199 Parque Empresarial Adelemo Corradine - Itatiba – SP Tel.: 11 4538-6352/ 4487-0198 / 4524-2279 vendas@placocenteritatiba.com.br www.placocenteritatiba.com.br


Perfil Empreendedor

A

Espaço Design, onde o cliente tem atendimento completo

Espaço Design é uma loja comprometida com a satisfação total de seus clientes. Trabalha com marcas de renome no ramo de móveis planejados com intuito de oferecer um serviço diversificado e de alta qualidade. Os proprietários da empresa, Thiago Barbosa Rodrigues e sua esposa Antonella Durigan Barbosa, têm orgulho de seu empreendimento, resultado de uma atuação em Itatiba com seriedade e solidez. Confira nosso bate-papo com o Thiago.

I&C - O que a Espaço Design tem de inovador nesse ramo? Thiago - A Espaço Design é inovadora porque busca novidades seguindo as tendências de mercado e escolheu trabalhar com marcas que colaboram com o conceito de sustentabilidade, como a Eko e Italínea, tão apreciada na atualidade. Além disso, a nossa empresa é aliada a outras, líderes de mercado, com aproximadamente 10 anos de experiência profissional no ramo.

I&C - Como funciona a dinâmica dos serviços que vocês oferecem? Thiago - Uma vez que o cliente nos procura, elaboramos um projeto e, a partir dele, definimos um orçamento. Depois que a negociação é fechada, passamos para o processo de acompanhamento do pedido, entrega da mercadoria, instalação e checagem. Em outras palavras, nosso trabalho não se resume à venda, estendendo-se ao pós venda também. I&C – Todo esse processo exige manutenção de parcerias, certo? Thiago - Sim, claro. Somos uma loja de móveis planejados multimarcas e, para tornar o atendimento completo e cômodo, possuímos parcerias com fornecedores de eletros, estofados, móveis prontos e marmoraria própria, especializada no ramo de planejados. I&C - Há quanto tempo a Espaço Design está no mercado? Quantas pessoas compõem a equipe? Thiago - A loja existe há aproximadamente três anos e conta com uma equipe de 7 pessoas, entre funcionários e diretoria. I&C - Com tanto trabalho, investimento e dedicação, você pode afirmar que seu negócio é lucrativo? Thiago - Com certeza é um ramo em ascensão e muito lucrativo se trabalhado de maneira correta, com honestidade, responsabilidade e

Foto: Divulgação

I&C - E por qual motivo vocês resolveram investir nesse negócio? Thiago - A partir de um trabalho sólido realizado ao longo dos anos em uma marmoraria, decidimos aproveitar o nicho do mercado de móveis planejados em ascensão e nossa experiência para oferecer ao cliente um serviço completo. 

compromisso. E é exatamente sobre essa filosofia de trabalho que nossa empresa está alicerçada. I&C - Mesmo com uma base sólida não é fácil gerenciar um negócio próprio... Thiago - Sim, todo negócio depende de uma série de fatores. Um ponto essencial é reconhecer que ele precisa da equipe e mantê-la motivada e fiel é sempre um objetivo a ser alcançado. I&C - Em sua opinião, qual característica uma pessoa deve ter para ser um empreendedor? Thiago - A principal característica é ser uma pessoa que prioriza o planejamento, que envolve todo um processo de pesquisa, busca de informações e elaboração de estratégias para a construção de um negócio de sucesso, prevendo todas as situações inerentes ao mercado.

I&C - Pra isso é preciso se adaptar ao mercado, não acha? Thiago - Sim, e a nossa empresa busca se adequar a cada tipo de cliente com suas necessidades específicas para que possa ser um instrumento de realização de sonhos. A Espaço Design fica à disposição de seus clientes sempre que precisarem e procura estipular prazos que possa cumprir. Além disso, trabalha com parcerias preocupadas igualmente com a satisfação e bem-estar dos clientes. I&C - Quais os objetivos da Espaço Design no curto prazo? Thiago - A empresa tem o objetivo de continuar conquistando Itatiba, fomentar seus negócios locais e em outras cidades, como já vem fazendo.

I&C - Nesse sentido de empreendimento, qual a política adotada pela sua empresa? Thiago - A política de nossa empresa está pautada na satisfação total de nossos clientes. Para isso, mantemos uma postura de profissionalismo, comprometimento, responsabilidade, honestidade e transparência.

61


62


63


64


1º COQUETEL BUSINESS TO BUSINESS

272 Participantes 61 Patrocinadores - Apoiadores

MEETING DA EXPONEGÓCIOS

203 Participantes 87 Expositores - Patrocinadores - Apoiadores

1ª EXPONEGÓCIOS

91 Expositores Mais de 8 mil pessoas em dois dias de evento

65


66


67


68


Revista Imoveis e Cia - Outubro 2012