Revista A TURMA - outubro 2017

Page 1

REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

OUTUBRO - 2017

Memorial Irmã Benigna

Mês das Missões

Rota da fé

Caminho Religioso liga o Santuário da Padroeira de Minas Gerais ao Santuário da Padroeira do Brasil


Do Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário de Aparecida

O Caminho Religioso da Estrada Real

Sumário

Confira nas páginas 10 e 20

Revista A TURMA Rua Lindolfo de Azevedo, 345 Bairro Nova Suíça - CEP: 30421-265 Belo Horizonte - MG Assinatura anual*: R$ 29,00

*Inclui 10 edições, de março a dezembro.

Mais informações: (31) 3319-3445 ou 3319-3410 revistaaturma@arquidiocesebh.org.br bit.ly/revistaaturma

6

Mês das Missões

8

Nossa Senhora Aparecida

12

Memorial Irmã Benigna

14

Quadrinhos: Lu e Zeca

16

Diversão

20

Quadrinhos: Lico

22

Oração do Mês Missionário 2017

Equipe Pe. Márcio Ribeiro de Souza Prof.ª Juliana de Carvalho Moreira Prof. Ricardo Lúcio de Assis Prof.ª Maria Helena Menezes Carvalho Pe. Vanderci Coelho Adriana Duarte Daniela Silva Santos Mariana Angélica Fernandes Reginaldo Aparecido Mesquita Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH Colaboradora Belquis Campolina França Ferreira Ilustração e diagramação Eric Ricardo da Silva Revisão ortográfica Márcia Luzia da Silva Tiragem: 6.000 exemplares


A!

Amigos da revista A TURM Saúde e paz!

pelo munpara cada um de nós: “Ide Jesus Cristo faz um pedido s, pois, mo cisa Pre a-Nova a toda criatura!” tilhar par do inteiro e anunciai a Bo e dev fé gria de crer. Quem tem s de mê evangelizar, transmitir a ale do al eci esp s. Essa é a convocação uco po esse dom com outras pessoa um se pen e s. Por isso, peço a você qu outubro, o Mês das Missõe se Mês das Missões. sobre como pode ajudar nes exercer a pode evangelizar e, assim, Com gestos simples, você igo que am ou lo, em um colega de escola a uma missão. Pense, por exemp faç , iga am essa pessoa uma palavra ude atit esteja sofrendo. Leve para tra Ou a. encontro, escuta e partilh ê voc e prece nesse momento de qu do uco is pobres. Partilhe um po am lev e missionária é ajudar os ma qu s ma s, ajuda. São atitudes simple tem com quem precisa de essa alegria é de outras pessoas. Cultivar grande alegria ao coração nário. testemunhar a fé, ser missio Missões. nçoado e fecundo Mês das Para você e sua família, abe Azevedo Dom Walmor Oliveira de Arcebispo Metropolitano

3

de Belo Horizonte


FAÇO PARTE

TRANSFORMA A Gabriela foi amparada, quando ainda era criança, pela Associação Projeto Providência, instituição que integra a Faço Parte. Neste mês das crianças, você também pode ajudar a transformar vidas como a da Gabriela, e de tantas outras crianças e jovens. FAÇA PARTE. DOE QUALQUER QUANTIA.

PARA DOAR, VISITE FACOPARTE.COM.BR OU LIGUE (31) 3319-6111.


Editorial Queridos amigos da revista A TURMA, O mês de outubro é especial para as crianças. É no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que recordamos cada criança com seu jeito de ser, sua alegria, espontaneidade e também os desafios daquelas que vivem marcadas pela exclusão, sem acesso aos direitos e às políticas públicas que contribuem para o seu desenvolvimento. Que o amor e a solidariedade alcancem o coração de nossas crianças a fim de que cresçam em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e no contexto dos 250 anos de peregrinação na fé ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, foi inaugurado o CRER — Caminho Religioso da Estrada Real. É o maior roteiro de peregrinação do Brasil, que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida. O objetivo do caminho é desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso e fortalecer a experiência de fé. Fé que impulsiona a nossa vida e desperta o nosso coração para a Missão. Como nos lembra Dom Helder: “Missão é partir, é sair de si mesmo”. Somente fortalecidos pela graça e o amor de Deus é que este movimento se torna possível em nossas vidas. Levar o amor e a paz é missão de todos nós. Deus abençoe e guarde. Abraço sempre fraterno, Padre Márcio Ribeiro de Souza Diretor da revista A TURMA

5


Fique por Dentro

Pe. Márcio Ribeiro

Mês das Missões “Missão é partir, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha em nosso ‘eu’. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los, encontrá-los e amá-los. É preciso atravessar os mares e voar lá dos céus, então missão é partir até os confins do mundo.” (Dom Hélder Câmara)

Outubro para a Igreja é o Mês das Missões. Mas, afinal, o que é Missão? Será uma Missa grande? Será o encargo de realizar uma tarefa? Veja o que o Papa Francisco escreveu na mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano: A missão da Igreja, destinada a todos os homens de boa vontade, funda-se sobre o poder transformador do Evangelho. Esta Boa-Nova é portadora de uma alegria contagiante, porque contém e oferece vida nova, em Cristo ressuscitado!

6


A experiência pessoal do encontro com Jesus marca profundamente o nosso coração e nos impulsiona a comunicar a alegria deste encontro com outros irmãos e irmãs. “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontraram com Jesus.” (Alegria do Evangelho 1)

Essa alegria precisa ser compartilhada em todos os tempos e lugares e com nossos amigos e amigas.

Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, nos recorda a importância de uma vida de oração, de nos colocarmos em atitude de escuta para qualificar o nosso agir missionário. Queremos pedir sua interseção junto a Jesus por todos os missionários e missionárias, por aqueles que deixam suas famílias para anunciar o Evangelho em terras distantes. Todo cristão é chamado a ser missionário em sua própria família, em sua escola, em seu trabalho. Anunciar, evangelizar, espalhando a Boa Notícia de Jesus é missão de todos!

A cada ano as Pontifícias Obras Missionárias (POM) preparam a Campanha Missionária com o objetivo de sensibilizar e despertar vocações missionárias. “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” é o tema escolhido para este ano. Igreja somos todos nós que somos batizados. Igreja em saída é a capacidade de sair de nossas estruturas físicas e ir ao encontro de outras pessoas e realidades e ser sinal do amor de Deus.

7


Matéria de Capa

Adriana Duarte

Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil Católicos de todo o mundo celebram, em 2017, sua devoção mariana. Em maio foi comemorado o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima e, em setembro, os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Em 12 de outubro é a vez de celebrar os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Do encontro da imagem no Rio Paraíba aos dias de hoje, a devoção mariana reúne 12 milhões de fiéis ao ano, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves desceram o rio Paraíba, mas não conseguiram nada. Tristes, rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Resolveram, então, partir em direção ao Porto Iguaçu, onde João Alves lançou a rede nas águas e pegou parte de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Lançou novamente a rede e, desta vez, pescou o restante da imagem. A partir daquele momento, a pescaria foi farta. Quando retornaram ao porto com os barcos lotados de peixes e a imagem envolvida em um lenço, a população entendeu o fato como um milagre divino — o primeiro, dos muitos milagres, resultados da intercessão de Nossa Senhora Aparecida. A imagem foi levada para a casa do pescador Felipe Pedroso, ficando lá por 15 anos. Durante o período, a vizinhança passou a se reunir na residência, em oração, e muitas foram as graças alcançadas pela população local.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início em meados de 1717, quando o conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, passou pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atualmente, Ouro Preto). Os políticos e a população da região decidiram fazer uma festa em homenagem ao conde e, apesar de não ser temporada de pesca, decidiram oferecer um banquete com peixes.

A devoção a Nossa Senhora se espalhou e, em 1734, o vigário de 8


Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. A capela não conseguiu abrigar os devotos e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja, atualmente conhecida como

Basílica Velha, para acomodar romeiros de todos os estados, sendo inaugurada em oito de dezembro, de 1888. Em 1955 teve início a construção da Basílica Nova. Em quatro de julho de 1980, o papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional. Reconhecimento da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal, em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. Pela Lei n.º 6 802, de 30 de junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de outubro, dedicando-se esse dia à devoção mariana. Também nessa lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.

9


Matéria de Capa

Rota da fé Caminho Religioso liga o Santuário da Padroeira de Minas Gerais ao Santuário da Padroeira do Brasil Percorrer o Caminho Religioso da Estrada Real é uma experiência única. Ele possibilita ao peregrino reviver a passagem dos bandeirantes em busca de uma vida melhor, conhecer histórias de construção de cidades, histórias de fé, de sofrimento e de esperança. O peregrino receberá um passaporte, que será carimbado em cada uma das cidades por onde passar. Ao final do trajeto, receberá um certificado, que é distribuído em um dos dois extremos do caminho. Os passaportes poderão ser retirados nos locais credenciados pelos municípios.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Arquidiocese de Belo Horizonte e com o Instituto Estrada Real (IER), e inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) é a maior rota de turismo religioso do Brasil, ligando o Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté (MG), ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, em um percurso de 1.032 quilômetros. O trajeto pode ser percorrido a pé, de bicicleta, a cavalo ou com veículos de tração nas quatro rodas (off roads).

Em Minas Gerais, o trajeto está todo sinalizado para que o peregrino possa se orientar com segurança. Totens instalados em locais estratégicos indicam as direções e placas apresentam o mapa geral do caminho, mostrando os municípios do percurso. Nos últimos anos, as estruturas físicas foram implantadas pela Secretaria de Turismo, totalizando a instalação de 22 quiosques, 38 paraciclos, uma escada de acesso, três passarelas, 64 placas informativas, 1.771 totens indicativos, 119 placas de advertência para os motoristas e reparação de uma cabeceira de ponte e uma pinguela.

O CRER foi aberto oficialmente com a Romaria 550 que, no dia três de setembro, partiu do Santuário Nossa Senhora da Piedade, com chegada no dia 9 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida, onde foi celebrada Missa solene em recepção aos romeiros e ao reconhecimento do Caminho Religioso. A Romaria 550 comemora também os 250 anos de peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, e os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

10


ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

Caeté Barão de Cocais

Sabará Belo Horizonte

Santa Bárbara

Raposos Nova Lima

Catas Altas

Rio Acima

Itabirito Ouro Preto

Congonhas

Ouro Branco

Jeceaba Entre Rios de Minas

ARQUIDIOCESE DE MARIANA

Conselheiro Lafaiete

Lagoa Dourada

Tiradentes

Mariana

Casa Grande

Prados

DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI São João Del Rei

Carrancas

1.032

Km

38 municípios

Cruzília

Estrutura

Caxambu Santa Cruz de Minas São Lourenço

DIOCESE DE CAMPANHA

22 quiosques 38 paraciclos 64 placas informativas 1.771 totens indicativos 119 placas de advertência

Baependi

Pouso Alto São Sebastião do Rio verde Itanhadiu

Itamonte

Passa Quatro

Cruzeiro ARQUIDIOCESE DE APARECIDA Goaratinguetá

Cachoeira Paulista Lorena

Aparecida

11


Fique por Dentro

Belquis Campolina França Ferreira - Amaiben

Memorial Irmã Benigna Um Memorial em honra à Serva de Deus Irmã Benigna será inaugurado no próximo dia 28 de outubro, às 11h, no Recanto Monsenhor Domingos, em Caeté. Nesse momento especial, também será celebrada Missa em Ação de Graças pela vida de Irmã Benigna. A Serva de Deus foi um exemplo de amor ao próximo, principalmente aos mais pobres e sofredores. A sua humildade, bem como seu carisma, cativou a todos que dela se aproximaram. Tratava com o mesmo carinho tanto os mais necessitados como os mais ricos. Enquanto ajudava, ia conquistando

12


os corações para Deus, mostrando a força da oração feita com fé.

acolher os amigos e devotos para a Celebração Eucarística e, em dezembro, agradecendo por mais um ano de celebrações e ações de graças a Deus pela vida da Irmã Benigna, a Missa será na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Contagem. Quantas transformações essas Missas trazem para a vida das pessoas!

No Memorial, as pessoas poderão conhecer mais sobre a vida e o legado da Serva de Deus. Desde fevereiro do ano de 2016, a Associação dos Amigos da Irmã Benigna – Amaiben e a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade – Ciansp estão homenageando a Serva de Deus com a Celebração Eucarística em Ação de Graças pela sua vida e santidade no dia 16 de cada mês. No mês de setembro, a Missa foi celebrada na terra natal da Irmã Benigna, Diamantina. Em outubro, a Missa será celebrada no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte. Em novembro, será a vez da Igreja Nossa Senhora de Fátima

A Pedra Fundamental do Memorial Irmã Benigna foi abençoada por Dom Walmor em 29 de outubro de 2016, no dia do traslado definitivo da Relíquia da Serva de Deus para a Cripta do Ressuscitado, na Capela São Luís – Recanto Monsenhor Domingos. No Memorial, estará o acervo da Irmã Benigna. Acesse o site www.irmabenigna.org.br e acompanhe todas as notícias da devoção à Irmã Benigna.

13


Quadrinhos LU e zeca

Roteiro: Prof.ª Maria Helena Desenho: Eric Ricardo

Doação de Brinquedos zeca, o que vocÊ achou do encontro com padre márcio?

o padre falou que outubro é o mês das missões.

isso mesmo, zeca! temos que levar o evangelho a todas as pessoas.

Nossa Igreja é missionária e temos sempre que participar da missão.

gostei muito. também aprendemos muitas coisas.

mas também pensar em uma ação solidária para atender pessoas carentes.

esta também é uma forma de viver o evangelho.

amanhã, vamos conversar com nossos colegas sobre tudo que aprendemos.

que tal organizarmos uma ação solidária?

14

Boa ideia, Lu! podemos fazer uma campanha para conseguirmos brinquedos para as crianças da creche.


No dia seguinte... vamos arrecadar brinquedos para doar às crianças da creche.

colegas, eu e zeca convidamos vocês para participar de uma ação solidária.

o que vamos fazer?

dias depois, na creche... Vejam, colegas, como as crianças estão alegres com os brinquedos!

Mas a maior alegria é nossa, pois estamos fazendo o próximo feliz!

FIM

15


DiversĂŁo

Eric Ricardo

Descubra sete diferenças entre os desenhos.

16


São Francisco de Assis, Protetor dos animais, olhai por nós que rogamos Vossa bênção.

17


Diversão

Qual das expressões não combina com nenhuma das cenas?

2

1

3

6 4

7

5

A

B

18


C

D

E

F

19


Quadrinhos

Reginaldo Mesquita

20


21


Oração do Mês Missionário 2017 Deus de misericórdia, que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo e nos sustentas com a força do Espírito Santo, ensina-nos a caminhar juntos e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida, na celebração dos 300 anos do encontro da imagem, sejamos, em toda a parte, testemunhas proféticas da alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Amém!

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

Juntos na missão permanente

Respostas da Diversão Sete Erros: pé de São Francisco, rabo do elefante, orelha do macaco, mão do jacaré, orelha do porco, bigode do gato e pata do pato.

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

Juntos na missão permanente

Baixe o app Zappar gratuitamente

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

Aponte para Assista e o cartaz surpreenda-se!

Campanha Missionária 2017 Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Pontifícias Obras Missionárias (POM) - Comissão Episcopal para a Amazônia (CNBB)

Juntos na missão permanente

Baixe o app Zappar gratuitamente

Aponte para Assista e o cartaz surpreenda-se!

Campanha Missionária 2017 Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Pontifícias Obras Missionárias (POM)- Comissão Episcopal para a Amazônia (CNBB)

Baixe o app Zappar gratuitamente

Aponte para Assista e o cartaz surpreenda-se!

Campanha Missionária 2017

Fisionomias: a expressão 4 não combina com nenhum dos desenhos. A combinação correta é 1-B, 2-A, 3-E, 5-F, 6-C e 7-D.

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Pontifícias Obras Missionárias (POM) - Comissão Episcopal para a Amazônia (CNBB)

Cartaz da Campanha Missionária 2017

22

Fonte: pom.org.br/campanha-missionaria-2017

Oração


a neste i ganhar, aind a v s a in M a e d itantes à Ermid da Padroeir a s o vi ri s á o r tu a n v a le S O s para lezas de passageir o ivertida de conhecer as be de. d ano, um tr em hora da Pieda Uma maneir a n . e a S ir e a s ro s d o a N P o a d ntuári os naturais do Sa e amig . a i l í m a sua f a sua visita e d i v n o C r ame e pr o g

www.santuarionsdapiedade.org.br | 31 3651-6335

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH | Ilustração: Eric Ricardo

Locomotiva da Piedade


REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

A revista A TURMA é uma publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, de circulação nacional e periodicidade mensal, destinada a ajudar as famílias na formação religiosa de seus filhos, aprofundando o conhecimento da Palavra de Deus. É uma revista recheada de atividades e jogos, histórias em quadrinhos, orações, ensinamentos sobre o Antigo e o Novo Testamento, curiosidades e vários outros temas relacionados à Igreja Católica. Preocupada com a formação humana e cristã de nossas crianças, a revista A TURMA busca inspirar sempre o Amor a Deus, aos pais, aos amigos e à natureza.

O que você encontra nesta edição: Missões

O Dia Mundial das Missões Oração do Mês Missionário 2017

Nossa Senhora Aparecida 300 anos de aparição da imagem O Caminho Religioso da Estrada Real

E mais

O Memorial Irmã Benigna Quadrinhos: Lu e Zeca doam brinquedos Diversão: São Francisco de Assis

(31) 3319-3445 • 3319-3410 • revistaaturma@arquidiocesebh.org.br • bit.ly/minha_assinatura_A_TURMA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.