Revista A TURMA - setembro 2017

Page 1

REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

O Mês da

SETEMBRO - 2017

Bíblia Primavera

Tempo de Reflorescer

250 anos de Peregrinação na Fé ao

Santuário Nossa Senhora da Piedade


Sumário 6

Confira na página 10

Revista A TURMA Rua Lindolfo de Azevedo, 345 Bairro Nova Suíça - CEP: 30421-265 Belo Horizonte - MG Assinatura anual*: R$ 29,00

*Inclui 10 edições, de março a dezembro.

Mais informações: (31) 3319-3445 ou 3319-3410 revistaaturma@arquidiocesebh.org.br bit.ly/revistaaturma

Setembro: mês da Bíblia

12

Quadrinhos: Lu e Zeca

14

Tempo de reflorescer

16

Diversão

20

Quadrinhos: Lico

22

Oração

Equipe Pe. Márcio Ribeiro de Souza Prof.ª Juliana de Carvalho Moreira Prof. Ricardo Lúcio de Assis Prof.ª Maria Helena Menezes Carvalho Pe. Vanderci Coelho Adriana Duarte Daniela Silva Santos Mariana Angélica Fernandes Reginaldo Aparecido Mesquita Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH Colaborador Josivânio Soares de Oliveira Ilustração e diagramação Eric Ricardo da Silva Revisão ortográfica Márcia Luzia da Silva Tiragem: 6.000 exemplares


A!

Amigos da revista A TURM Saúde e paz!

uma ta de São Tiago, apresenta A Palavra de Deus, na car am tos de or verdadeiro impulso para ges questão que, na verdade, é que tem fé, , que adianta alguém dizer ao próximo: “Meus irmãos se revela a parSão Tiago ensina que a fé quando não tem obras?” a lição quando Papa Francisco reforça ess tir de gestos concretos. O a a Deus não ar, se a nossa oração dirigid diz que não vale a pena rez igido ao irmão. se transformar em amor dir es, nas e pensar nas nossas atitud Por isso, é muito important soas. Será tos para a vida de outras pes ges s sso no de s cia uên seq con o? Será a alegria, o bem do próxim vem mo pro es açõ s ssa no e qu ciso lembrar precisa de amparo? É pre em qu o dad aju os tem e qu elar a fé que caminho para cultivar e rev o é bem o er faz : pre sem está em nosso coração. pessoas, sque sempre ajudar outras Assim, no seu dia a dia, bu simples – a partir de atitudes que são o, xim pró o a par gria ale levar solidário com m colega, filho carinhoso, sendo gentil, educado, bo os mais pobres. inhar sa missão. Abençoe o seu cam Cristo Rei inspire você nes e a vida de sua família. Azevedo Dom Walmor Oliveira de Arcebispo Metropolitano

3

de Belo Horizonte


setembro

Assessoria de Comunicação e Marketing | Arquidiocese BH

mês da BíBlia

Vamos conferir o que aprendemos Quem ajudou a traduzir a Bíblia?

(A) São josé

(B) São Jerônimo

(C) São Pedro

Resposta: letra B

A Bíblia é a comunicação entre Deus e as pessoas que estão dispostas a ouvi-lo. São Jerônimo foi um grande biblista e traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, língua mais falada no mundo em sua época. Por isso, a Igreja escolheu a sua festa para comemorar o Dia da Bíblia - 30 de setembro. Hoje ela é o único livro traduzido em praticamente todos os idiomas do mundo e o mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.


Editorial A primavera se aproxima e a estação das flores já começa a desabrochar com suas belas paisagens, sinal do amor de Deus e um convite ao cuidado com a Casa Comum. Nesse sentido, deixemos germinar em nós as sementes de vida, de amor e de paz para vivermos uma intensa primavera em nossos corações. Neste mês de setembro, a Igreja nos convida a intensificar nossa proximidade com a Palavra de Deus. A Bíblia ocupa um lugar muito especial na vida do cristão. É a fonte para formar uma vida de oração que inspire ações concretas a favor da paz, do amor e da justiça. A Bíblia quer iluminar esta nossa vida, orientar, mostrar o que Deus quer dizer por meio de situações e acontecimentos. Peçamos a Deus que sua Palavra transforme a nossa vida e, assim, fortalecidos pela sua bênção, possamos proclamar a Palavra. A Palavra se fez carne e Jesus veio habitar entre nós pelo sim de Maria, a quem recorremos neste mês, com o título de Nossa Senhora da Piedade. Lá no alto da Serra da Piedade está ela, com o olhar de mãe, voltado para todos os seus filhos e filhas, gerados no amor de Cristo. Vamos juntos, com amor e fé, celebrar os 250 anos de peregrinações ao Santuário da Padroeira de Minas. Deus abençoe e guarde! Abraço fraterno, Padre Márcio Ribeiro de Souza Diretor da revista A TURMA

5


Fique por Dentro

Josivânio Soares de Oliveira (Seminarista da Diocese de Patos-PB, acadêmico do Curso de Teologia na PUC Minas)

Setembro: mês da Bíblia Todos os anos, no mês de setembro, a Igreja Católica celebra o Mês da Bíblia. E o que isso significa? O significado é encontrado quando olhamos para os meses temáticos: agosto (vocação/chamado), setembro (Bíblia) e outubro (missão). O mês de setembro é o tempo de intensificarmos o discipulado, tempo de parar para estar com o Mestre Jesus e d’Ele ouvir os ensinamentos que transmitiremos na ação evangelizadora da Igreja.

o lema: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (Cf. 1Ts 2,8). A Primeira Carta aos Tessalonicenses propõe a prática da fé, do amor e da esperança. Uma fé ativa na obra de Deus Pai e Mãe, um amor capaz de sacrifício para formar a fraternidade e uma firme esperança para assegurar a caminhada rumo à construção do Reino da Vida: “Procurem sempre o bem uns dos outros e de todos” (1Ts 5,15). Movida pelo Espírito Santo, a Igreja sempre venerou a Bíblia e acredita que ela é “Palavra de Salvação”, ou seja, é na acolhida sincera e reverente daquilo que ela contém e transmite que cada membro de um povo será iluminado e salvo. Todo cristão é chamado a escutar o que a Palavra de Deus nos fala na Bíblia e, também, a proclamar a Palavra, anunciá-la para que ela seja cada vez mais transmitida a todos os povos.

A Bíblia é uma biblioteca composta por 73 livros, com estilos literários diversos, escrita em épocas distantes e diferentes. Contém a Palavra de Deus expressa em palavras humanas, por experiências humanas de Deus. Na primeira parte que chamamos de Antigo Testamento, revela-se a experiência de um povo com o qual Deus fez uma aliança. Na segunda parte, que chamamos de Novo Testamento, encontramos os feitos de Deus, manifestados na pessoa de Jesus de Nazaré e na comunidade de seus seguidores.

Que a Palavra de Deus, como semente viva, encontre terreno bom em você para que, germinando, produza muitos frutos em nossa sociedade tão marcada pela ausência de ouvintes disponíveis à Palavra transformadora de Deus!

Neste ano somos chamados a refletir o seguinte tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”. E, à luz da epístola de São Paulo, 6


Convide os amigos e a família para um momento de...

Leitura Orante da Palavra de Deus Oração: Invocação do Espírito Santo Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém! Refrão Vem, Espírito Santo, vem! Vem iluminar! Nossas famílias, vem! Iluminar!


Escolha um texto Bíblico. Sugestão: Mateus 13, 1-9

Passo 1: Leitura Depois de ouvir e ler a Sagrada Escritura, repetiremos uma palavra, uma frase ou um versículo que mais chamou a atenção.

Passo 2: Meditação O que o texto me diz? Trazer o texto para a própria vida e a realidade pessoal e social.

Passo 3: Contemplação Qual é o meu novo olhar, a partir da Palavra? Contemplar é um agir que envolve todo o nosso ser. É contemplativa a pessoa que tem o “jeito novo” de ser, viver, ver e assumir a vida, conforme o projeto de Jesus.

Passo 4: Oração O que o texto me faz dizer a Deus? Pedimos a Deus que nos ajude a praticar o que a Palavra nos convoca. O texto bíblico e a realidade de hoje nos motivam a rezar.

Passo 5: Ação O que a Palavra me leva a viver?

“A Bíblia não é feita para ser colocada em uma prateleira, mas para ser levada na mão, ser lida frequentemente, a cada dia, sozinho ou acompanhado.” (Papa Francisco)


9


Matéria de Capa

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH

Casa da Padroeira de Minas Gerais:

250 anos peregrinando na fé 1767, ele conseguiu autorização para construir uma capela no alto da Serra e, a partir daí, cada vez mais peregrinos passaram a visitar a serra onde está o Santuário Nossa Senhora da Piedade. Em 1960, o Papa João XXIII proclamou Nossa Senhora da Piedade a Padroeira de Minas Gerais.

Em 2017 celebramos um tempo muito especial: 250 anos de peregrinação na fé ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Casa da Padroeira de Minas Gerais. Pertinho de Belo Horizonte, em Caeté, o Santuário Nossa Senhora da Piedade possui uma rica beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Do alto do Santuário, em dias claros, é possível ter uma das mais belas vistas das montanhas de Minas: um tesouro que deve estar no coração de cada mineiro.

A celebração dos 250 anos desta bonita história consolidada pela fé dos peregrinos está sendo vivenciada com muita alegria e importantes iniciativas de valorização do Santuário Nossa Senhora da Piedade. O Ano Jubilar teve início no dia 1.º de janeiro, com Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor na Ermida da Padroeira. Durante a Celebração, foi apresentada aos fiéis a saudação especial do Papa Francisco. Em mensagem enviada ao arcebispo dom Walmor, o Santo Padre concedeu a sua bênção apostólica a todos os peregrinos do Santuário da Padroeira de Minas Gerais e aos fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A história do Santuário começou no século XVIII, quando o português Antônio da Silva Bracarena chegou à região em busca de riquezas, atraído pelos relatos de que ali havia muitas minas de ouro. Bracarena encontrou um território de rara beleza. Tocado pela religiosidade do povo e pelo relato de um milagre - uma menina surda e muda que passou a ouvir e a falar após testemunhar a aparição da Virgem Maria no alto da Serra - o português se converteu e tornou-se devoto de Nossa Senhora da Piedade. Em 10


Imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho.

A Ermida da Padroeira, que começou a ser construída em 1767.

Acompanhe a programação especial que celebra os 250 anos de peregrinação na fé ao Santuário da Padroeira de Minas no site: www.santuarionsdapiedade.org.br. Esperamos, de coração e braços abertos, você e sua família na Casa da Padroeira de Minas Gerais. 11


Quadrinhos LU e zeca

Roteiro: Prof.ª Maria Helena Desenho: Eric Ricardo

Peregrinando na Fé Bom dia, crianças! Vou acompanhar vocês na peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Vou fotografar e escrever uma matéria para a revista A TURMA sobre nossa visita.

Que bom, Adriana! Ótimo, Adriana!

crianças, observem a paisagem.

É tudo muito lindo! Parece que estamos mais perto do céu.

Vejam, crianças! Este é o santuário nossa senhora da piedade.

12


O Santuário abriga a imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais. Quando foi construído o santuário?

Desde o ano de 1767, foi permitida a construção da ermida e tiveram início as peregrinações.

Vejam a imagem de Nossa Senhora da Piedade. É uma obra de Aleijadinho.

E a imagem é no estilo barroco.

Certo, Zeca! Muito bem!

Neste ano, estamos celebrando o jubileu dos 250 anos de peregrinação ao santuário. Essa é a igreja das romarias, não é?

Isso mesmo, Lu. Vamos entrar e fazer uma oração pelo nosso Brasil.

Fim

13


Fique por Dentro

Adriana Duarte

Tempo de reflorescer A primavera é a estação da renovação da fé A Natureza é sábia e nos convida a reflorescer, com a chegada da primavera, uma estação de transição entre o frio do inverno e o calor do verão. Nesse período, somos convidados a refletir sobre os ensinamentos de Deus, quando os seres vivos despertam para a renovação, o renascimento, as cores e a alegria.

“Não esqueçam aquela pergunta: ‘Eu sou uma pessoa de primavera ou outono?’. De primavera, que espera a flor, que espera o fruto, que espera o sol que é Jesus, ou de outono, que está sempre com o rosto olhando para baixo, amargurado e, como disse às vezes, com a cara de pimentão no vinagre”, disse o Santo Padre.

A primavera nos faz acreditar que as novas experiências sempre são possíveis e que o crescimento pessoal e espiritual faz-se necessário, com a renovação da fé em Deus. O renascimento da fauna e da flora, após os dias acinzentados e frios de inverno, é a esperança de uma nova vida.

Segundo ele, o cristão deve ser como a primavera, período de renovação, de esperança, de vida. “Acreditamos, pelo contrário, que no horizonte do homem existe um sol que ilumina para sempre. Acreditamos que os nossos dias mais belos estão ainda por vir. Somos gente mais de primavera do que de outono: vemos os brotos de um mundo novo antes que as folhas amareladas nos ramos. Não nos refugiamos em nostalgias, arrependimentos e lamentações: sabemos que Deus nos quer herdeiros de uma promessa e incansáveis cultivadores de sonhos”.

Cristão de primavera Durante recente Audiência Geral no Vaticano, no dia 23 de agosto, Papa Francisco incentivou os cristãos a não se deixarem levar pela nostalgia e o pessimismo e a olhar a vida com esperança no futuro. Para tanto, pediu aos fiéis que sejam cristãos de primavera, que contemplem a vida. 14


15


Diversão

Eric Ricardo

Duas flores são exatamente iguais. Quais são elas?

Sete Erros

A

C

E

16


Descubra sete diferenรงas entre os desenhos.

B

D

F

17


P R I M A V E R A Complete a cruzadinha com o nome das flores representadas no desenho.

18


eiro cant Qual ui uma poss m seis co flor alas? t ĂŠ p

19


Quadrinhos

Reginaldo Mesquita

20


21


Oração

Pe. Vanderci Coelho

Aos Arcanjos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, mensageiros de Deus, que também nós estejamos sempre na presença de Deus e sejamos mensageiros do amor, da alegria e da Paz! Amém!

Respostas da Diversão Sete Erros: folha, tênis, laço do vestido, meia, grama, cabelo e pétala. Flores iguais: A e E. Cruzadinha: rosa, orquídea, girassol, violeta e margarida. Flor com seis pétalas: canteiro rosa.


250 anos Peregrinando na Fé ao Santuário da Mãe Padroeira

o 10 de setembrà

Dia dedicado Minas Gerais Padroeir a de da Piedade Nossa Senhora Convide a sua família e par tic ipe com a g celebr a ente das ções es p na Casa eciais d a M ã e Pa dr oeir a !

fb.com/santuarionspiedade www.santuarionsdapiedade.org.br

capela após ser tocado pela história de um milagre. A tradição conta que Maria, a Mãe de Deus, apareceu para uma menina, surda e muda, no alto da Serra da Piedade. Essa menina passou a ouvir e a falar, dando início à devoção mariana no território sagrado que hoje é dedicado à Padroeira de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH | Ilustração: Eric Ricardo

Há 250 anos, o por tuguês Antônio da Silva Bracarena recebeu autorização para a construção da Ermida dedicada a Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, dando início às peregrinações. Bracarena decidiu edificar uma pequena


REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

A revista A TURMA é uma publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, de circulação nacional e periodicidade mensal, destinada a ajudar as famílias na formação religiosa de seus filhos, aprofundando o conhecimento da Palavra de Deus. É uma revista recheada de atividades e jogos, histórias em quadrinhos, orações, ensinamentos sobre o Antigo e o Novo Testamento, curiosidades e vários outros temas relacionados à Igreja Católica. Preocupada com a formação humana e cristã de nossas crianças, a revista A TURMA busca inspirar sempre o Amor a Deus, aos pais, aos amigos e à natureza.

O que você encontra nesta edição: Mês da Bíblia

O tema e o lema do Mês da Bíblia 2017 A Leitura Orante da Palavra de Deus

Primavera

Tempo de Reflorescer Quadrinhos: Lico e Cora conversam sobre a estação Diversão: passatempos temáticos

Nossa Senhora da Piedade

250 anos de Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade Quadrinhos: Lu e Zeca visitam a Casa da Padroeira de Minas Gerais

(31) 3319-3445 • 3319-3410 • revistaaturma@arquidiocesebh.org.br • bit.ly/minha_assinatura_A_TURMA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.