Revista A TURMA - junho 2017

Page 1

JUNHO - 2017

Os Dons do Espírito Santo

Quadrinhos

Corpus Christi O Meio Ambiente Pentecostes

A vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo


Sumário 6

A vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo

8

Dons do Espírito Santo

10

Diversão

12

O Corpo e o Sangue de Cristo

13

O Coração de Jesus e o nosso

14

Quadrinhos: Corpus Christi

16

Diversão

20

Quadrinhos: Dia do Meio Ambiente

22

Oração: Sagrado Coração de Jesus

Equipe Pe. Márcio Ribeiro de Souza Prof.ª Juliana de Carvalho Moreira Prof. Ricardo Lúcio de Assis

Revista A TURMA Rua Lindolfo de Azevedo, 345 Bairro Nova Suíça - CEP: 30421-265 Belo Horizonte - MG

Prof.ª Maria Helena Menezes Carvalho Pe. Vanderci Coelho Adriana Duarte Daniela Silva Santos Mariana Angélica Fernandes Reginaldo Aparecido Mesquita

Assinatura anual*: R$ 29,00

*Inclui 10 edições, de março a dezembro.

Lázaro Teixeira Trindade Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH Ilustração e diagramação

Mais informações: (31) 3319-3445 ou 3319-3410 revistaaturma@arquidiocesebh.org.br bit.ly/revistaaturma

Eric Ricardo da Silva Revisão ortográfica Márcia Luzia da Silva Tiragem: 6.000 exemplares


ista A TURMA!

Meus caros amigos da rev Saúde e paz!

s risti que viveremos neste mê A Solenidade de Corpus Ch temunhariva oportunidade para tes de junho é uma significat s tapetes o Sacramento. Os bonito mos a nossa fé no Santíssim es e pequeas ruas, nas cidades grand de serragem que enfeitam cissões de pro as ão sar por onde pas nas, marcam os caminhos sença de o Sacramento, que é a pre fiéis, seguindo o Santíssim Cristo no meio de nós. os a que, quando celebram Importante é lembrar de sso mi risti, renovamos o compro Solenidade de Corpus Ch me for con agindo com misericórdia, seguir os passos de Cristo, ivamente cis de os uím trib im, con o Mestre nos ensinou. Ass solidário. -se melhor, mais justo e para que o mundo torne bênçãos e tempo especial, com as Vamos juntos vivenciar ess da Mãe na intercessão materna de Cristo Rei, confiantes rais. de, Padroeira de Minas Ge Maria, Senhora da Pieda Azevedo Dom Walmor Oliveira de Arcebispo Metropolitano

3

de Belo Horizonte


Convide a sua família e venha vivenciar momentos de alegria, prática de esportes e contemplação da natureza

Converse com a gente: (31) 98852-2233 www.arquidiocesebh.org.br

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH

Paz, conforto e belezas naturais, aos pes do Santuario da Padroeira de Minas Gerais


Editorial

Queridos amigos da revista A TURMA, Caminhamos com Jesus seguindo seus passos na paixão, morte e ressurreição. Ao subir ao céu, Jesus garantiu que ficaria conosco até o fim dos tempos e enviaria outro consolador, o Espírito Santo. Em Pentecostes, o Espírito Santo se manifestou sobre os discípulos reunidos no Cenáculo e assim sua presença se estendeu para toda a humanidade, representada em Jerusalém naquele dia. Que o Espírito de Deus venha em nosso auxílio para fortalecer nosso coração e nos dar coragem para anunciar a novidade do Evangelho de Jesus Cristo. Este mês é marcado pelas tradicionais Festas Juninas. É tempo de alegria, de recordar a cultura popular e a devoção aos santos católicos cuja memória se celebra neste mês. Aproveitem esses momentos para cultivar a cultura do encontro e criar pontes de profundas e verdadeiras amizades. Que o Sagrado Coração de Jesus, fonte inesgotável do amor de Deus, inspire nossos corações para alcançarmos a estatura do amor e da misericórdia. Deus abençoe e guarde! Padre Márcio Ribeiro de Souza Diretor da revista A TURMA 5


História Bíblica

Eric Ricardo

A vinda do Espírito Santo so

Certo dia, depois da ressurreição, Jesus estava com seus amigos. Ele havia passado quarenta dias ensinando sobre o reino de Deus. Pouco antes de subir aos céus, no Monte das Oliveiras, Jesus falou a seus amigos: — Não se afastem de Jerusalém! O Pai fez uma promessa, então esperem lá até que ela se realize. Mais alguns dias e vocês serão batizados com o Espírito Santo. Acostumados a orar com Maria, mãe de Jesus, e com os seus parentes, os discípulos voltaram a Jerusalém e esperaram a vinda do Espírito Santo. A cidade estava recebendo muitos peregrinos que se preparavam para celebrar a festa de ação de graças após a primeira colheita: o pentecostes.

Sete dias depois, no dia da festa, os amigos de Jesus estavam reunidos no cenáculo*. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu todo o local em que se encontravam. Em seguida, apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. E os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo. Eles começaram a falar em línguas diferentes. Uma multidão juntou-se fora da casa, atraída pelo que viam e ouviam. As pessoas ficaram espantadas. — Estes homens não são todos do mesmo lugar? Como eles aprenderam a falar nossas línguas? Eles estão bêbados! — diziam eles. Eram homens e

6


obre os discípulos de Cristo (Adaptado de Atos dos Apóstolos 1-2)

mulheres de várias nações: Ásia, Egito, Líbia, Roma e Arábia. Foi então que o discípulo Pedro falou:

Pedro respondeu: — Arrependam-se. Voltem para Deus e confiem em Jesus. Assim seus pecados serão perdoados.

— Nós não estamos bêbados! Há poucas semanas, Jesus de Nazaré, homem bem-querido por Deus, foi morto. Ele era um mestre maravilhoso! E pelos seus atos se percebia que Deus o enviou. Mas vocês e os seus chefes religiosos quiseram que ele fosse crucificado e contribuíram para que isso acontecesse. Mas Deus ressuscitou Jesus e o agraciou como Senhor e Ungido.

Acolhendo o que Pedro e os outros discípulos diziam, muitas pessoas pediram para serem batizadas e começaram a participar da comunidade cristã. Tornaram-se assíduas nas reuniões, para ouvir os ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na partilha do pão e nas orações. Houve a união e todos cresceram no amor que tinham uns pelos outros. E, a cada dia, o número de pessoas que eram salvas não parava de aumentar.

Emocionadas com as palavras de Pedro, as pessoas perguntaram: — O que devemos fazer?

*Cenáculo: sala onde eram servidas as refeições.

7


Fique por Dentro

Dons do

Eric Ricardo

Conselho É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar. É a luz que o Espírito Santo nos dá para distinguirmos o certo do errado, o verdadeiro do falso. Esse dom nos ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem.

Espírito Santo

Fortaleza Com o dom da fortaleza, Deus nos dá coragem para enfrentarmos as circunstâncias desafiadoras da vida e a firmeza de caráter para suportarmos as dificuldades e tribulações do dia a dia. Dotados deste dom, tornamos nossa fé mais forte e heroica, de forma que não nos amedrontamos diante de ameaças e perseguições, pois confiamos incondicionalmente em Deus.

Espírito Santo é o Amor que deriva de Deus e de Jesus Cristo. Os dons do Espírito Santo são graças especiais, concedidas a quem deseja servir a Deus. Quem os recebe não faz parte de uma elite religiosa composta por pessoas que podem se considerar melhores que as demais. Na verdade, quem os recebe tem o dever de usá-los para ajudar o próximo, contribuir para santificação do mundo e fortalecer a Igreja.

Ciência É o dom da ciência de Deus, e não da ciência das coisas do mundo. Envolve o reconhecimento da criação como meio para a contemplação de Deus. Por este dom, nos reconhecemos como criaturas que vivem numa realidade que é obra de Deus, o Criador.

Sabedoria O dom da sabedoria nos leva a distinguir entre o que é essencial e o que não é; entre o que realmente importa e o que é meramente secundário, permitindo-nos perceber o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Ser sábio é saber escolher e apreciar o bem em meio às muitas alternativas atrativas que se colocam diante do nosso livre-arbítrio, confundindo o nosso julgamento com aparências que precisam ser desmascaradas. Por meio deste dom, fortalecemos nossa caridade e nos preparamos para uma visão plena de Deus.

Piedade É o dom que nos torna aptos a sempre estar abertos à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria. É o dom da devoção, da experiência de viver em comunhão permanente com Deus. Temor a Deus Este dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e na submissão à sua vontade, afastando-nos de tudo o que Lhe possa desagradar. Não por sentirmos medo do poder de Deus, mas por sentirmos profundo respeito e obediência aos Seus ensinamentos. Teme a Deus quem procura praticar os Seus Mandamentos com sinceridade de coração.

Entendimento É o dom divino que nos ilumina e torna nossa inteligência capaz de compreender e assimilar, intuitivamente, as verdades reveladas por Deus.

8


a i r o d e Sab

Entendimento

Conselho

Forta leza Cie nci Pie a da us

De

r mo a

Te

de


DiversĂŁo

Eric Ricardo

1

2

3

5

6

7

10


Qual imagem ĂŠ igual ao desenho em destaque?

4

Resposta: imagem 7.

8

11


Fique por Dentro

Lázaro Teixeira (Seminarista da Diocese de Caetité, Bahia)

O Corpo e o Sangue de Cristo Você sabia que Jesus continua presente em nosso meio? Sim, ele continua presente no pão e no vinho consagrados. Na Missa, pão e vinho se tornam o corpo e o sangue de Cristo, o que chamamos de “Eucaristia”. Existe uma festa especial em que celebramos a presença de Cristo na Eucaristia. É a festa do Corpo e do Sangue de Cristo, o Corpus Christi. Nessa festa agradecemos a Deus porque Jesus se fez nosso alimento espiritual. Jesus deu sua vida para nos salvar. Ele pede que façamos o mesmo, partilhando nossos dons com nossos irmãozinhos e irmãzinhas. Eucaristia é partilha. A festa do Corpus Christi acontece na segunda quinta-feira depois do Pentecostes. Muitas comunidades realizam uma procissão com o Santíssimo Sacramento, a Hóstia consagrada. Em sinal de devoção, o povo faz bonitos tapetes por onde passa a procissão. Isso lembra que caminhamos unidos para Deus e que Jesus vai à nossa frente, presente em nosso meio.

12


O Coração de Jesus e o nosso Há uma festa que celebra o Coração de Jesus. Ela acontece na sexta-feira seguinte à da festa do Corpo e do Sangue de Cristo. Mas por que celebramos o “coração” de Jesus? Quando falamos do coração, não falamos somente de uma parte do nosso corpo que bombeia sangue. Falar do coração também significa falar da pessoa toda. O coração é símbolo do amor. O coração de Jesus simboliza o amor que Deus tem por nós e também nos lembra Sua “Paixão”. É sinal de que ele nos amou até o fim, deu Seu corpo e sangue, toda a Sua vida por nós. Quando lembramos do coração de Jesus, queremos que o nosso coração seja igual ao Dele. Quando a fé em Jesus entra em nosso coração, Deus permanece em nós e no próximo também, nossos pais, irmãos, amigos, todo mundo. Por isso, o coração de um amigo de Jesus bate forte pelos outros, deixando a Terra sem males.

13


Quadrinhos LU e zeca

Roteiro: Prof.ÂŞ Maria Helena Desenho: Eric Ricardo

Corpus Christi

14


15


DiversĂŁo

Eric Ricardo

Cruzadinha dos santos juninos

16


1. Discípulo de Jesus que falou para uma multidão no Dia de Pentecostes: ____. ? 2. João Batista era filho de ____, ? prima de Maria, a mãe de Jesus Cristo. 3. Em 13 de junho, comemora-se o Dia de Santo ____ ? de Pádua. 4. O Dia de São ____ ? é comemorado em 24 de junho. 5. No mesmo dia em que se lembra a morte de Pedro, também se lembra da morte de São ____, ? romano que perseguiu cristãos antes de se converter ao Cristianismo. 6. O Dia de São Pedro é comemorado no dia 29 de ____. ? 7. Nas águas do Rio Jordão, no encontro com João Batista, Jesus recebeu ? o ____.

F E S T A

1. Respostas: 1. Pedro, 2. Isabel, 3. Antônio, 4. João, 5. Paulo, 6. junho e 7. batismo.

2. 3.

4. 5. 6. 7.

J U N I N A 17


Resposta: bochecha, nota musical, botþes, laço, retalho, pulseira e cabelo.

Sete Erros

18


Descubra sete diferenรงas entre os desenhos.

19


Quadrinhos

Reginaldo Mesquita

20


21


Oração

Pe. Vanderci Coelho

Sagrado Coração de Jesus Querido Jesus, confio em Vós e venho hoje colocar, em Vosso Sagrado Coração, a minha vida e de toda a minha família. Coloco minhas alegrias e preocupações, sofrimentos e esperança. Sei que Vosso coração é manso e humilde, cheio de amor e misericórdia e, por isso, te peço: fazei o meu coração semelhante ao Vosso! Amém!

22


Voc

2004 A Serra da Piedade é considerada Área de Proteção Ambiental e seu Conjunto Cultural, Arquitetônico, Paisagístico e Natural é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Uma história de fé

Patrimônio Ambiental do Planeta 2010 O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan aprova a extensão de tombamento do conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade às áreas de tombamento estadual e municipal.

Acompanhe, nas próximas edições, datas muito importantes na história do Santuário da Mãe Piedade.

2012 Decreto assinado pelo governador de Minas Gerais declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade atrativo turístico de especial relevância no Estado.

Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de BH | Ilustração: Eric Ricardo

? a i b a ês

www.santuarionsdapiedade.org.br


REVISTA CATÓLICA PARA A FAMÍLIA

A revista A TURMA é uma publicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, de circulação nacional e periodicidade mensal, destinada a ajudar as famílias na formação religiosa de seus filhos, aprofundando o conhecimento da Palavra de Deus. É uma revista recheada de atividades e jogos, histórias em quadrinhos, orações, ensinamentos sobre o Antigo e o Novo Testamento, curiosidades e vários outros temas relacionados à Igreja Católica. Preocupada com a formação humana e cristã de nossas crianças, a revista A TURMA busca inspirar sempre o Amor a Deus, aos pais, aos amigos e à natureza.

O que você encontra nesta edição: Quadrinhos

Corpus Christi O Dia do Meio Ambiente

Pentecostes

A vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo Os Dons do Espírito Santo

Diversão

Pentecostes Cruzadinha dos santos juninos

(31) 3319-3445 • 3319-3410 revistaaturma@arquidiocesebh.org.br bit.ly/minha_assinatura_A_TURMA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.