EDP ON 20 - Biodivercity

Page 13

BR_12_15_CULTURA EDP_EDPro:Layout 1 11/01/07 13:18 Page 13

e d p w a y c u l t u ra e d p

Linhas gerais do modelo comum de governo para a gestão de processos O Modelo de Governo tem como objetivo uniformizar conceitos e práticas de gestão de processos em todo o Grupo, definindo para este efeito: • O conceito de gestão de processos, focado na medição e na otimização, e considerando as várias possíveis dimensões (tais como performance, controle, segurança, qualidade, sustentabilidade, etc.);

• O conceito e as metodologias associados à classificação dos processos e priorização dos mesmos para efeitos da sua otimização; • Os papéis e as responsabilidades dos vários intervenientes no modelo (DDO, Unidades Organizativas de apoio à gestão de processos nos Negócios, Donos de Processo, etc.). • O quadro de classificação de processos da APQC como referencial para o desenho da

arquitetura de processos no âmbito de cada Negócio; • A simbologia standard BMPN (Business Process Modeling Notation) como referencial para o desenho de fluxogramas de processos; • A ferramenta informática de suporte iBPMS, como instrumento preferencial de suporte à gestão de processos.

Principais implicações decorrentes da adoção do modelo de governo: •Implementação pelas UNs de um ciclo anual de planejamento da otimização dos respectivos processos-chave, a desenvolver em articulação com o ciclo anual de plano e orçamento. • Atribuição às Unidades Organizativas da consolidação de uma visão global (incluindo o SCIRF) dos processos dos respectivos Negócios, bem como dos projetos de otimização correspondentes.

• Atribuição à DDO (Direção de Desenvolvimento Organizacional do Centro Corporativo) da definição de políticas, normas e procedimentos nesta área, bem como de um papel da orquestração geral e consolidação da gestão de processos no âmbito do Grupo EDP, adicionalmente ao seu papel de apoio à gestão dos processos-chave corporativos.

Identificar e documentar

• Responsabilização das entidades intervenientes, em todos os níveis do modelo de governo, pelo estabelecimento de indicadores e objetivos de melhoria de eficiência. • Responsabilização dos Donos de Processo pela performance e cumprimento de objetivos dos respectivos processos, com co-responsabilização dos restantes principais intervenientes operacionais.

Priorizar

Mon ito riz a

An

a lis

ar

dir Me

en

ar

t

A gestão de processos constitui uma abordagem às atividades desenvolvidas em torno da execução dos processos no dia-a-dia. Abrange a documentação dos processos apenas como passo instrumental, devendo estar antes focalizada na medição e na otimização dos processos visando a melhoria progressiva da sua performance.

em I m pl

Conceito de gestão de processos subjacente ao modelo de governo

r/

r

ecuta x E

O ti m iz a r

o n 13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.