
3 minute read
Eleição do Diretor de
tavam contra os sucessivos imbróglios no processo eleitoral para escolha do novo Diretor Comercial, além de criticarem diversas decisões da atual Diretoria Executiva, com destaque para o conflito de interesse do presidente Cleicio Martins na relação Engie – Celesc, registrado por mim na reunião do Conselho de Administração de dezembro (boletim do conselheiro nº121). Sobre esse tema em especial, o presidente afirmou no Conselho de Administração algo que já tinha afirmado em reunião com trabalhadores: pediu demissão da Engie depois da Reunião do Conselho de dezembro.
INFORMAÇÕES
Advertisement
Relato do Presidente
O presidente Cleicio Martins compartilhou com os conselheiros a conquista pela Celesc Distribuição S.A. do Prêmio ANEEL de Qualidade 2019, sendo considerada pelo consumidor a melhor concessionária de distribuição do Brasil dentre as que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras, recebendo troféus nas categorias Região Sul e Nacional. Citou que este é um reconhecimento do trabalho realizado por todos os empregados, Diretoria, Conselho de Administração, Fiscal e Comitê de Auditoria, ressaltando que o desafio é manter-se como a melhor concessionária do Brasil. Nesse momento, cumprindo convite feito pelo presidente, o ex-conselheiro Marcelo Gasparino participou da reunião.
Relato dos Comitês
Comitê de Auditoria Estatutário: Relatou que foram apreciados os seguintes temas: Status do monitoramento dos planos de ação para mitigar os Riscos Corporativos; Apresentação Riscos - Risco Contratação de Energia da Distribuidora; Relato DPTI – resposta dos pontos de controles internos na área de TI; Análise prévia das Demonstrações Financeiras do exercício de 2019; e Relato da Auditoria Interna.
Comitê Financeiro: O comitê analisou os itens de pauta para deliberação: Autorização para a contratação de 44 equipes, por um período de 12 meses, sendo possível de prorrogar por 3 anos, referentes aos serviços de manutenção preventiva, corretiva e serviços emergenciais no sistema de distribuição de energia elétrica, nas tensões até 34,5 kV; Aquisição de Terreno para SE São Francisco do Sul II; e Autorização para abertura e execução de processo licitatório – contratação de empresa especializada no fornecimento e serviços de instalação de medidores de energia elétrica inteligentes. O comitê recomendou a aprovação dos itens no pleno do Conselho de Administração por unanimidade, com exceção da contratação das 44 equipes terceirizadas, que não contou com a minha manifestação favorável. O Comitê analisou, também, os itens de pauta para conhecimento: Resultados, PMSO, Fluxo de Caixa, Captações; Status BID e Apresentação Comissão da Concessão.
Comitê Jurídico e Regulatório: O comitê analisou os itens de pauta para deliberação: Adequações do Estatuto Social da CELOS; e a Proposta de Adequação no Regimento do Comitê de Ética. O Comitê recomendou a aprovação dos itens no pleno do Conselho de Administração.
Comitê de Assuntos Estratégicos e de Sustentabilidade: O comitê analisou, a pedido do Comitê financeiro, o item de pauta para deliberação: autorização para a contratação de 44 equipes, por um período de 12 meses, sendo possível de prorrogar por 3 anos, referentes aos serviços de manutenção preventiva, corretiva e serviços emergenciais no sistema de distribuição de energia elétrica, nas tensões até 34,5 kV. O Comitê recomendou a aprovação do item no pleno do Conselho de Administração, destacando que a prorrogação fica condicionada à nova aprovação do Conselho.
3
Comitê de Recursos Humanos: O comitê analisou o item de pauta para deliberação: Regulamento e Calendário do novo processo eleitoral para indicação de Diretor Comercial. Eu me manifestei contrário à proposta de regulamento e os conselheiros da EDP sugeriram que a comissão eleitoral fosse substituída. Considerando a inexistência de consenso, o tema seguiu para discussão no pleno do Conselho de Administração, sem encaminhamento. O comitê analisou, ainda, os itens de pauta para apresentação: Segurança no Trabalho; e Indicadores de RH.