7Partilhas Nº39 - Maio

Page 1

vertidíssimos e de muita riqueza ao nível do desenvolvimento de inúmeras competências, como, a promoção da imaginação e criatividade, ser capaz de expor e ouvir as partilhas reais ou imaginárias de cada um, do respeito pelo outro, do desenvolvimento da linguagem quer ao nível da palavra como da construção frásica e aquisição de novo vocabulário, ser capaz de rir de si mesmo, desenvolvimento da desinibição em grupo, da autoestima, da entreajuda, de tantos conceitos e noções… enfim, um sem número de capacitações que se adquirem e desenvolvem no Jardim de Infância, “amparados e embalados” por um ambiente de alegria, diversão e companheirismo, promotor da Felicidade e Bem Estar, num contexto de aprendizagem informal, mas que, não se podem expor em placards ou cartazes na sala e /ou corredor e que por isso mesmo, tantas vezes passam despercebidos.

Sou, enquanto educadora, uma defensora do Processo e não do Produto realizado pelas crianças, confessando, no entanto, que o Produto me fascina, enquanto culminar de todo um desenvolvimento de diferentes capacidades utilizadas pelas crianças, para lá chegar.

Não poderia estar mais de acordo, quando se diz, “Tanta riqueza e diversidade ao nível da criatividade e aprendizagens, que não são visíveis aos olhares dos outros!”

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Ser Feliz e Crescer Harmoniosamente, no Jardim de Infância, é isto! O visível e o (in)visível!!!

Estes dois primeiros dias de reencontro, após a interrupção da Páscoa, foram assim. Repletos de momentos em grande grupo (que saudades tínhamos de estar todos juntos), nos quais existiram partilhas de vivências “de verdade” e “imaginárias”, das crianças e crescidas (“a batatinha doce que não queria ser comida”… ”fui à pesca com o meu pai e apanhei um tubarão”), apanha dos morangos dos nossos morangueiros (que delicia!), histórias construídas em grupo, com dados de imagens (histórias de reis, fadas, tesouros secretos, cavaleiros, princesas, castelos…) , sementeiras de girassol, brincadeiras com água e areia e celebração de aniversário de amigos que estão a crescer!

Há registos fotográficos, sim, de grupos/pares… registos gráficos (desenho, pintura e escrita)… mas acima de tudo, ficou Tanto, mesmo Tanto, do que é (IN) VISÍVEL!!! E hoje, (ainda) é Terça-feira! Que sorte a minha, de poder “viver” no Mundo Encantado das Crianças!

A Educadora Ana Isabel Russo
Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

PADDE em Ação (Departamentos)

No âmbito do Plano de Ação Para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), na última reunião dos Departamentos de Ciências Sociais e Humanas, de Matemática e Ciências Experimentais e de Expressões, foram partilhadas práticas pedagógicas e saberes relacionados com a utilização de recursos digitais em contextos educativos.

Estas práticas apresentam especial relevância para o trabalho dos alunos, para o desenvolvimento de aprendizagens em diferentes disciplinas e promoção da articulação de saberes de diferentes áreas curriculares.

Os diferentes momentos de partilha contribuíram para a implementação da Ação (P3) “Promoção da utilização de ferramentas digitais em contextos educativos disciplinares e interdisciplinares pelo líder digital do departamento” .

Fonte: https://linhadeleitura.wordpress.com/ferramentas-digitais-para-educacao/

Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

No Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a ação foi dinamizada por três docentes do departamento, Ana Afonso, Sara Coutinho e Daniela Sousa, que partilharam recursos criados por si nas aplicações Wordwall, Quizizz e Microsoft Forms. Os exemplos apresentados foram aplicados em turmas do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade em contexto de consolidação e avaliação de aprendizagens.

No Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, a professora Sílvia Rodrigues apresentou a geoferramenta GoogleEarth, que foi utilizada para criar o produto final de um cenário de aprendizagem desenvolvido em quatro turmas do oitavo ano, “Patrimóniolocal,umbemaconhecereapreservar!”.

Esta ferramenta digital permite criar histórias e mapas personalizados de lugares de todo o mundo, com texto, fotografias e vídeos. É possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos, passear virtualmente por qualquer rua, ver mapas e edifícios em três dimensões, medir distâncias e áreas, ver mapas históricos do mundo inteiro, entre muitas outras possibilidades.

Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

O professor Carlos Teixeira partilhou o seu trabalho na disciplina de Matemática com recurso ao software utilizado para os quadros interativos, Activeinspire da Promethean.

A professora Teresa Marques partilhou trabalhos dos alunos em contexto disciplinar (Matemática) e em contexto de oficina, com recurso à ferramenta BookCreator.

No Departamento de Expressões, o professor Sérgio Martins apresentou a aplicação COMPASS Orienteering Game demonstrando as suas potencialidades na planificação, implementação e avaliação de atividades de orientação nas aulas de Educação Física e algumas das possibilidades de serem envolvidas outras disciplinas neste tipo de atividades.

Os Líderes Digitais dos Departamentos de Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Ciências Experimentais e Expressões

Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

No âmbito do Plano de Educação Sexual da Turma (P.E.S.T.), os alunos do 6º A realizaram várias atividade sobre os afetos e o respeito pelo outro e por si. O texto que se segue é exemplificativo dos diversos trabalhos realizados pelos discentes desta turma.

A Simpatia

A simpatia é como uma personalidade, atitude, ação ou até mesmo um adjetivo que nós temos, que nós somos.

Para mim a simpatia é ter atitudes e ações boas com os outros, ser bondoso, ser solidário, porque mesmo que façamos uma boa ação ela poderá ser retribuída da mesma forma.

É bom e importante ser simpático com todos os seres vivos porque nos sentimos bem ao ajudar alguém que precisa, ficamos felizes ao saber que essa pessoa está feliz por esta ação que tivemos, e nos sentimos aliviados por ela estar bem. Caso a simpatia não existisse seria quase como viver em um Mundo onde todos se tratassem mal uns aos outros, poderia haver muita mais mentira, e ninguém ajudaria ninguém, não haveria empatia, não haveria solidariedade.

Ao sermos simpáticos, estamos a ajudar pessoas, animais, plantas, estes seres vivos podem estar a passar por uma fase difícil, sem sabermos e, um pequeno ato pode ajudar em muita coisa, como por exemplo, dar comida para um animal ou pessoa que esteja a passar por muita fome, cuidar da planta para ela crescer bem e saudável.

P.E.S.T. do 6ºA
Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Por isso, não podemos assumir que esta pessoa está bem, sem ao menos perguntar a ela. Ninguém é obrigado a ser simpático com ninguém, este Mundo está separado por vários tipos de pessoas, pessoas boas e más, amigáveis e antipáticas, otimistas e pessimistas, e várias outras.

Ser simpático ou não, somos seres humanos, temos sentimentos e personalidades diferentes, alguns são melhores que os outros em algo, ter simpatia pode não ser o forte de muitos, mas não deixam de ser seres humanos e não deixamos de ser felizes por um ato desagradável de alguém.

https://www.istockphoto.com/pt/vetorial/pais-com-crian%C3%A7as-gm514737886-88243523
Aluna do 6º A
Pinto
Fonte:
A
Edissa Silva
Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Este título, muito utilizado nos mais variados contextos, está sempre atual. Neste caso, a sua atualidade reflete vivências experimentadas há cerca de 30 anos (em junho, fará o seu trigésimo por muitos professores, no ativo, já aposentados ou que já não estão entre nós, muitos alunos que hoje são ou foram pais e encarregados de educação de vários alunos de Azeitão, e de outros intervenientes neste processo, muitas vezes, difícil mas deveras recompensador que é ensinar.

de junho de 1993 através da encarregada de educação de uma aluna da minha Direção de Turma (5ºF), a quem agradeço, e partilho com todos aqueles que queiram consultar espólio / propriedade da nossa Escola. Como refiro no título, recordar é viver!!!

Deixo aqui a ligação à referida publicação que, espero, faça as delícias de todos aqueles que, durante todos estes anos, contribuíram para que a Escola Básica de Azeitão seja o que é. Há tantos assuntos que, volvidos 30 anos, continuam a ser relevantes e discutidos...

(clicar na ligação para ver a publicação)

C+S-Noticias_N2-Junho-1993.pdf
O Responsável pela Newsletter Paulo Bonito
Nº39

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Responsável Editorial

Paulo Bonito Colaboração

Mª Adelaide Rodrigues

Nº39

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.