VOX NEWS
ABORL-CCF APOIA 8ª EDIÇÃO DO CONGRESSO MUNDIAL DE CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL Evento foi realizado pela primeira vez no Brasil e contou com a participação de especialistas de 35 países Por Bruno Bernardino, Carol Herling e Paula Netto | Fotos: divulgação ABORL-CCF, Gianne Carvalho, José Guertzenstein e Juan Cogo
O
Brasil recebeu, pela primeira vez, uma edição do Congresso Mundial de Cirurgia Plástica Facial. O Rio de Janeiro foi a sede do evento, que aconteceu entre 11 e 14 de maio no Sheraton Rio Hotel & Resort, e contou com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Foram, ao todo, quase 600 especialistas, de 35 diferentes países, inscritos no evento. Destes, 140 eram professores do Brasil e outros 170 professores internacionais. Com rígido controle financeiro e grande número de participantes, o congresso teve parte de seus custos sob responsabilidade da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF). A outra parte, pré-estabelecida, ficou a cargo da ABORL-CCF, gerando lucro para as duas instituições. De acordo com o Dr. Domingos Hiroshi Tsuji, presidente da ABORL-CCF, a realização deste evento no Brasil trouxe benefícios não só para os profissionais daqui, mas também para a população como um todo. “O médico aprende, estuda mais e beneficia seus pacientes. Esse congresso é muito importante porque foi organizado por otorrinolaringologistas que trabalham com esta especialidade, que fica entre a Cirurgia Plástica e a Otorrinolaringologia”, afirma.
Dependências do evento
A programação científica do encontro foi pensada para proporcionar aos participantes a melhor atualização profissional. Foram abordados no evento tópicos como rinoplastia, aging face surgery, aging face, reconstrução, lifting, laser, filters, lipoinjection, implantes, fraturas faciais e cirurgia ortognática. Segundo o presidente do congresso, Dr. José Antonio Patrocínio, realizar o evento no Brasil foi um marco na cirurgia plástica de face e na Otorrinolaringologia brasileira. “A perspectiva para os próximos anos é a melhor possível. Temos 12 serviços de fellow treinando novos especialistas para melhorar a plástica de face no Brasil”, detalha. Para o presidente da ABCPF, Dr. Antonio Carlos Cedin, o sucesso está no número de participantes, na qualidade dos palestrantes e no interesse pela especialidade. “O interesse dos otorrinolaringologistas pela cirurgia estética de face é crescente. Os novos profissionais recebem a formação inicial já dentro dos programas de residência, e temos lançado, através da ABCPF, novos serviços de residência. Percebo o interesse, tanto dos que estão na área há algum tempo, quanto dos novos residentes que são motivados para isso”, argumenta.
A partir da esquerda: Dr. Domingos Tsuji, Dr. José Antonio Patrocínio e Dr. Pietro Palma
Solenidade de abertura
VOX Otorrino | 29