CURTAS Maio / Junho – 2016
Divulgação
[ DESTAQUE ]
CRM de Roraima lança campanha Letra Legível
Lei determina mudança em título de profissionais formados em Medicina proibição é que profissionais formados estão enfrentando dificuldades para serem aceitos em cursos de especialização no exterior, uma vez que alguns programas de intercâmbio exigem a denominação “médico” nos diplomas. A lei é originária de um projeto da Câmara aprovado no Senado no final de março.
Divulgação
Foi sancionada, sem vetos, a lei que proíbe os cursos de Medicina do país a emitirem diplomas com a expressão “Bacharel em Medicina”. A mudança, que está valendo desde o dia 14 de abril, estabelece que os documentos deverão ser emitidos apenas com a palavra “médico”. A justificativa da
Com o objetivo de orientar os médicos e alertar para a importância da escrita compreensível nas prescrições, o Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) lançou a campanha Letra Legível. A iniciativa consiste na distribuição de cartazes em todas as unidades de saúde pública e privadas do Estado, além de orientações aos profissionais. O cartaz apresenta um aviso sobre o perigo da letra ilegível nas receitas, que pode causar problemas graves e, em alguns casos, até levar à morte de pacientes.
Uso da fosfoetanolamina é aprovado em lei
Atlas do Câncer é lançado
HIV, sífilis e hepatites: CFM orienta a pedir exames
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes diagnosticados com câncer. O texto ressalta que os pacientes que optarem por usar a “pílula do câncer” deverão apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico, assim como um termo de consentimento e responsabilidade assinado por eles mesmos ou por algum representante legal.
O Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a American Cancer Society (ACS), lançou o primeiro Atlas do Câncer em língua portuguesa. O livro traz um panorama da doença, com informações sobre prevenção e dados relativos ao câncer obtidos em 185 países, incluindo o Brasil. O material está disponível no endereço <www.atlasdocancer.com.br>.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Recomendação nº 2/2016, em que médicos de todo o país devem orientar seus pacientes a realizarem exames de HIV, sífilis e hepatites A e B. O objetivo do conselho é melhorar o diagnóstico, a fim de identificar essas doenças em tempo oportuno e proporcionar tratamento adequado.
DOC | 10 |