resumocritico-lucianaelucila-vfinal

Page 1

“Mudança de Cor” Agência Fapesp: http://www.agencia.fapesp.br/13622 , Data de publicação: 24/03/2011 Luciana Artusi Miguel e Lucila Xavier - 2º ano B

Resumo Crítico “Cientistas brasileiros descobrem método químico para alterar cor da luz” A reportagem discorre sobre a descoberta de um método para realizar a conversão da luz de cor vermelha para a luz de coloração azul. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com cientistas do Instituto de Química Orgânica e Macromolecular da Universidade de Jena, na Alemanha. A transformação da luz de cor vermelha em luz azul já era conhecida pelos físicos por meio do uso de técnicas ópticas. Porém, não havia um método químico para promover essa conversão. De acordo com a reportagem, os cientistas utilizaram um laser vermelho que promove a reação química entre oxigênio e uma molécula orgânica. O produto dessa reação é um composto instável e de alta energia chamado de dioxetano. Em temperatura ambiente, o dioxetano se decompõe, liberando sua energia na forma de luz de coloração azul em um processo conhecido como quimiluminescência (processo que pode ser observado quando luminol é aplicado sobre sangue humano). Segundo o pesquisador Erick Leite Bastos, tanto o uso da luz na preparação do dioxetano quanto a sua quimiluminescência, ou seja, a emissão de luz quando esse composto se decompõe, já eram conhecidos. No entanto, essas descobertas ainda não haviam sido reunidas em um sistema no qual a luz usada para formar o dioxetano tivesse menor energia do que aquela emitida na sua decomposição.


Os cientistas propuseram algumas utilidades para essa nova descoberta como, por exemplo, sistemas analíticos de alta sensibilidade para detecção de oxigênio em meio biológico, dispositivos de aquisição de imagem, sinalização de segurança e criptografia. Na reportagem em questão não é citado o preço dessa nova técnica ou quem poderá adquiri-la. Estudos ainda serão feitos sobre o assunto, e os pesquisadores esperam que novas descobertas sejam feitas e que sejam encontradas novas aplicações além das posteriormente citadas para que haja um maior aprimoramento da técnica. Tendo como uma das principais utilidades a possibilidade de detecção de oxigênio em meio biológico, essa descoberta gera grandes expectativas para o futuro, pois com o desenvolvimento vem a poluição e, em decorrência disso, as águas de rios, lagos e mares tornam-se cada vez mais poluídas (e com falta de oxigênio).Esse mecanismo pode, então, ajudar a identificar e prevenir que hajam meios com falta de oxigênio.

Referência Bibliográfica: AGÊNCIA FAPESP - “Mudança de cor”. Disponível em: <http://www.agencia.fapesp.br/13622> Acesso em: 05 de maio de 2011 NEW JOURNAL OF CHEMISTRY - Chemiluminescence-based uphill energy conversion (versão original). Disponível em: <http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2011/nj/c0nj00843e> Acesso: 10 de maio de 2011


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.