




• www.partnersales.com.br •4 Índice DISTRIBUIÇÃO - pág. 36 Estratégias e benefícios das distribuidoras Thales e TD SYNNEX ESTRATÉGIAS - pág. 42 Mauro Eduardopág.ATIVAParro20 Paulo pág.KINGSTONVizaco22 Vendas Prof. Luiz Marins pág. 41 Especial Cibersegurançade FLASH - pág. 38 Abradisti É fundamental oferecer a solução certa para conquistar os clientes e ampliar as vendas Estratégias Digitais Marcelopág.Martinez25 Entrevista com Flávio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Executive, da Ingram Marcelo Pontieri pág.NVIDIA16 NEGÓCIOS E SERVIÇOS - pág. 48 Oportunidades no mercado IDC, NVIDIAKaspersky,eSalt IoT Reginaldopág.Rodrigues30 IN OUT pág. 40 Inteligência Emocional Sandrapág.Teschner39 GUIA DISTRIBUIÇÃODE- pág. 28 HIGH TECH pág. 50



























Nossa Entrevista Especial de Capa é com Flávio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Executive da Ingram Micro, que relatou sobre as mudanças na corporação para atender as demandas digitais do mercado. A Ingram visa se consolidar como o maior hub de serviços e soluções do mercado, para isso traz inovações como o lançamento da plataforma Xvantage, uma nova experiência digital para o canais.
Marketing Ida L. ida@partnersales.com.brBatemarchi
No último mês, reli pela quarta vez o livro “Antes que o café esfrie”, um romance do autor japonês Toshikazu Kawaguchi que já ganhou alguns prêmios e é considerado um best seller pelo USA Today e o The Times de Londres.
@partner_salesSales Interaja em tempo real através das redes sociais: Para receber a revista PartnerSales ou esclarecimentos sobre assinaturas, números atrasados, sugestões, críticas ou dúvidas, entre em contato através do e-mail: partnersales@partnersales.com.br Para anunciar: (11) 99971-3539 ou comercial@partnersales.com.br Redação - redacao@partnersales.com.br Fale Conosco - faleconosco@partnersales.com.br Eventos - redacao@partnersales.com.br Nossos Canais de Comunicação anderson @partner_salesmunhoz
que“Antesocaféesfrie”,quetalfecharumnegócio?
Publisher e Diretor Comercial Anderson amunhoz@partnersales.com.brMunhoz
Confira nosso “Especial de Cibersegurança: É fundamental oferecer a solução certa para conquistar os clientes e ampliar as vendas” que está imperdível por retratar os desdobramentos do aumento dos ataques cibernéticos e indicar as oportunidades de vendas. Vale destacar que o segmento de soluções de segurança continua em alta no Brasil, só para termos ideia dos índices, de acordo com a IDC, os investimentos no setor superarão os US$ 860 milhões, em 2022. Então, canal, não perca tempo, invista no portfólio de cibersegurança para aumentar suas transações comerciais. Desejo uma ótima leitura e excelentes negócios!
Acesse www.partnersales.com.br Partner
EditoraEditorial Virgínia virginiasantos@partnersales.com.brSantos
MTB: 29339 Arte e Diagramação Clarice A. clarice@partnersales.com.brCunha
Financeiro Edgard José P. partnersales@partnersales.com.brSoares
A obra tem uma linguagem coloquial e ao mesmo tempo emocionante ao retratar que em uma ruazinha tranquila e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um bar que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado que faz os clientes viajarem no tempo e vivenciarem experiências únicas ao se sentarem em lugares específicos e desfrutarem da bebida sem pressa, refletindo sobre temas como amor, alegrias, recordações, perdas, gratidão, amizade e arrependimento. O leitor é fisgado pela mistura de leveza e simbologia que encanta por fazer parte do nosso cotidiano, afinal quantos afazeres são realizados durante um café. É nesse astral de novas experiências que trazemos nesta edição novidades das fabricantes, distribuidoras, programas de canais, negócios e serviços, etc. Virgínia redacao@partnersales.com.brEditoraSantos
Diretora Executiva Elaine de Paula esoares@partnersales.com.brSoares
ERRATA: Na página 41, o nome correto na legenda do executivo da AMD é Fabiano Schunck PartnerSales é uma revista dirigida à canais de distribuição do mercado de TI e Telecom, por meio de mailling segmentado e não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por colunistas, entrevistados e anunciantes, assim como pelo conteúdo veiculado nos anúncios, como: imagens, textos, produtos e promoções. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta revista só é permitida mediante autorização prévia e por escrito da diretoria da empresa. Todos os direitos são reservados. COLUNISTAS INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: SANDRA TESCHNER ESTRATÉGIAS DIGITAIS: MARCELO MARTINEZ IOT: REGINALDO RODRIGUES VENDAS: PROF. LUIZ MARINS EXPEDIENTE Cadastre-se e receba com rapidez as últimas notícias do canal de distribuição e ainda: • Newsletter semanal por e-mail; • Revista mensal tempodisponível•impressa;Ediçõesonlineporindeterminado.
• www.partnersales.com.br •6 Editorial




PS: Como está a operação brasileira e o que o parceiro pode esperar da companhia nos próximos meses?
FM: A operação brasileira segue Flávio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Executive
• www.partnersales.com.br •8 Entrevista Especial
PartnerSales: Que balanço você faz em pouco mais de 1 ano no comando da Ingram Micro no Brasil? Flávio Moraes Jr.: A Ingram Micro Brasil viveu, nos últimos anos, um forte crescimento e consolidou-se ainda mais como o grande player do mercado de distribuição. Con seguimos expandir parcerias, aproximar equipes e canais. Que ro aproveitar esse momento para destacar a qualidade e profissio nalismo do time de associados e o compromisso de cada um deles. Nosso propósito é transformar e apoiar nossos parceiros na adap tação das mudanças tecnológicas. Nesse primeiro ano, concluímos a aquisição da BRLink, provedora de serviços gerenciados (MSP) , for talecendo a nossa estratégia de sermos um hub de soluções para o mercado e nos tornarmos um grande parceiro em projetos com foco na transformação digital. Hoje somos uma empresa sólida, em processo de forte crescimento e com foco genuíno nas pessoas, comprometida com o ecossiste ma de canais parceiros, fabrican tes e clientes.
FM: Assumi no início de 2021, em meio a pandemia, e exercer uma nova posição de forma 100% vir tual foi muito desafiador, prin cipalmente por não poder estar próximo dos nossos associados, revendas e fabricantes. Os apren dizados do período foram inten sificar a frequência de comuni cação e ter meios de escutar os clientes para poder ter uma visão mais próxima da operação. Além disso, construímos um time ali nhado com a estratégia e a visão da empresa, comprometido em transmitir as informações corretas para o mercado.
Ingram Micro quer se tornar o maior hub de serviços e soluções do mercado para auxiliar a jornada digital do ecossistema de canais
Por Virgínia Santos Foto: Júlio Vilela / Divulgação: Ingram Micro Brasil
PS: Quais foram os desafios e aprendizados na presidência da Ingram em um período tão pe culiar como este que vivemos?
À frente da direção da Ingram Micro, maior distribuidora mundial de tecnologia e líder global da cadeia de suprimentos de TI, serviços para dispositivos móveis, cloud, automação e soluções de logística, desde o ano passado, Flávio Moraes Jr., VP & Brazil Chief Executive, pretende junto com a equipe de colaboradores levar mais inovação ao mercado, aprimorando a experiência dos clientes, investindo em novas áreas, unidades e no ecossistema de canais. Confira a nossa entrevista especial com executivo:o


PS: Na sua opinião, como o setor de distribuição tem se transformado para atender as demandas digitais dos clientes?
• www.partnersales.com.br •10 Entrevista Especial de valor em um mundo cada vez mais “as a Service”, com foco em consumo e a venda de soluções cruzadas. Temos que fornecer plataformas, recursos técnicos e, até mesmo, um catálogo de solu ções que complementem as ofer tas dos nossos parceiros. Hoje, na Ingram Micro, contamos com duas grandes plataformas digi tais de vendas, o IM Online, que é o nosso e-commerce, e o Cloud Marketplace, nossa plataforma de nuvem totalmente integra da com soluções de fabricantes, como AWS, Microsoft, IBM, Cis co, Checkpoint e muitas outras. Temos um plano ousado de, até o início do ano que vem, integrar todas essas plataformas dentro de um único hub, o Xvantage, que será uma grande mudança na for ma de como a Ingram Micro se conectará e se comunicará digi talmente com todo o seu ecossis tema de parceiros, uma verdadei ra nova experiência digital.
PS: Qual a estratégia da In gram Micro para se consolidar como um dos principais players globais da distribui ção no mundo digital? Como estão os investimentos no modelo “as a Service”?
FM: A Ingram Micro tem uma vi são clara e foco para ficar atenta às mudanças do mercado e, com isso, estamos em uma constante transformação. Um desses movi mentos foi logo no início de todo a dinâmica da computação em nuvem, a empresa percebeu que precisava se posicionar e ter uma estratégia clara de qual o seu pa pel nesse mercado. Fomos a primeira distribuidora que investiu em ter uma plataforma multi crescendo de forma consistente, consolidando a nossa liderança no mercado de distribuição na cional. Investimos muito em fer ramentas para fortalecer nossos processos internos, ampliamos a nossa carteira de fabricantes e en tregamos hoje para os parceiros o mais completo portfólio de soluções da distribuição. Também au mentamos nosso time e nosso ca tálogo com a implementação do hub de soluções, que contempla a oferta de serviços profissionais da BRLink. Os canais podem esperar o nosso compromisso em ter os melhores profissionais, o portfó lio mais completo e foco total em apoiá-los com seus projetos, bem como na abertura de novas fren tes de negócios para que, com o nosso suporte, estejam prepara dos para a transformação digital do mercado.
FM: As demandas digitais têm sido um grande condutor para a transformação digital de todos os setores da indústria e isto não é diferente no segmento de dis tribuição. As distribuidoras estão sendo desafiadas a repensarem constantemente as suas propostas de valor aos seus ecossiste mas de revendas e fabricantes. As companhias precisam mover-se para o mundo digital, oferecen do plataformas automatizadas de processos e autosserviços que utilizem de tecnologias como a IA (inteligência artificial), para pro ver informações que gerem mais negócios com agilidade e fluidez. Outro ponto é definir a proposta cloud, que permite aos canais ofe recerem as mais diversas soluções em nuvem, de forma automática, escalável e com o conceito de au tosserviço. Hoje, o Ingram Micro Cloud Marketplace está presen te em mais de 40 países, com 27 mil revendas e 22 milhões de se ats ativos. A plataforma segue crescendo de forma exponencial. O nosso próximo passo é fazer uma transformação completa em todo o nosso processo de relacio namento concentrando, em uma única plataforma, a interação que envolve os associados da Ingram Micro, nossas fabricantes e reven das. Esse é o projeto, com foco em nossa jornada digital, liderado Flávio Moraes Jr.: A Ingram Micro vai lançar em 2023 a plataforma Xvantage que trará uma nova experiência digital para os canais


pelo nosso CDO (Chief Data Offi cer) Sanjib Sahoo, que envolve o lançamento da nova plataforma Xvantage. Trata-se de uma mu dança radical na experiência que oferecemos aos nossos parceiros, abrindo um mundo de possibili dades e elevando a nossa oferta de valor. O Xvantage é mais do que uma plataforma, é uma revo lução na experiência.
FM: Certamente, todo esse processo crescente de demandas digitais tem exigido que a distri buidora esteja antenada a esse movimento. A relação entre as fabricantes e os provedores está cada vez mais impulsionada pelo conceito de marketplace de solu ções dos provedores de nuvem, no qual é necessário estar alinha do e ter uma estratégia de Go-To -Market, que fomente soluções de uma fabricante em ambientes em nuvem de um determinado pro vedor e também incluir em seu portfólio novos players que sur gem nesse mercado e que se tor nam vitais em todo esse processo da jornada de transformação.
PS: Qual a análise da empresa para a geração de novos negócios no mundo digital?
PS: O formato da distribuição tende a migrar para um modelo mais digital neste e nos próximos anos, ou a tendência é que seja híbrido?
FM: Os desafios são similares quando há a entrada de uma nova tecnologia e que, por consequên cia, entrega ou resolve uma dor do usuário ou cliente. O 5G muda a forma como interagimos com a mobilidade, oferecendo uma ex periência muito superior do que estamos acostumados. Barreiras como latência (o tempo de res posta para uma solicitação em um app), são superadas, permitindo alavancar outras tecnologias rela cionadas à velocidade de conecti
FM: Vemos ainda uma grande adoção das tecnologias do mun do de nuvem, sejam elas públicas, híbridas ou privadas e, tudo isso, está direcionado para a mudança do hábito de consumo, que já é comum para as pessoas e está em franca adoção pelas corporações. Outras tecnologias, que seguem esse ritmo de crescimento, estão no mercado de cyber security. A adoção de novas tecnologias traz também novas ameaças virtuais, e a ação dos criminosos cresce em uma escala impressionante, o que torna mandatório que todas as empresas tenham uma estratégia muito bem definida de prevenção, monitoração e respostas a essas ameaças. E por fim, ampliar a oferta de serviços, pois todo esse movimento necessita de muitos recursos e capacidade para entre gar essa jornada. Estamos real mente apostando em aumentar, o que nós chamamos de SHE – So lution HUB Ecosystem – disponi bilizando aos nossos parceiros e fabricantes cada vez mais opções de suportar serviços e entregar soluções, utilizando as mais diver sas tecnologias.
PS: Quais tecnologias ditarão o mercado nos próximos anos e quais são as apostas da Ingram?
PS: Por falar em inovações, agora com a implementação do 5G, quais serão os desafios e novas oportunidades de negócios que devem surgir?
FM: Estamos apenas no começo desse processo, a quantidade de oportunidades no mundo digital são muitas e, a cada dia, uma nova aparece. É por esse motivo que somos desafiados a rever e reconstruir a nossa proposta de valor para acompanhar e estar à frente desse movimento. Eu tenho certeza de que, daqui a um ano, estaremos falando de novas oportunidades, que hoje nem conhecemos, e tudo isso está relacionado à adoção de novas tecnologias e as possibili dades que elas trazem.
• www.partnersales.com.br •12 Entrevista Especial
PS: Desde o ano passado, a companhia tem realizado várias parcerias com importantes empresas do mercado, há previsão de novos acordos nos próximos meses para adaptar o portfólio para as demandas digitais dos clientes?
FM: O formato de todos os ne gócios tende a mudar e ser cada vez mais digital, mas existe um equívoco quando pensamos que o digital é frio ou mecânico. É justamente o contrário, o mo delo mais digital também passa pelas pessoas que estão prontas a mudar a forma de consumir, de se relacionar e atender clien tes em um mundo digital, que é pautado por um ambiente de in tensa colaboração. Por mais que a máquina possa aprender e ter uma interação quase igual a de um humano, ela jamais poderá substituir características básicas e inerentes do ser humano, que são as emoções, a capacidade de sentir e de inovar.

PS: Por que o canal deve escolher a Ingram Micro como sua parceira de negócios?
PS: O que tem a nos dizer da plataforma Ingram Micro Cloud Marketplace, há inovações previstas para a ferramenta?
FM: Em um cenário de trans formação, faz-se necessário e mandatório ter uma estra tégia na qual o canal seja re conhecido como um grande evangelista ou “advisor” de novas tecnologias para os seus clientes, antenado às neces sidades ou dores do negócio e que esteja apto a apresen tar soluções inovadoras, com foco em novos serviços e soluções. Esse processo só acon tece quando o parceiro está conectado a um ecossistema orientado à inovação, estabe lecendo parcerias, com foco em um ambiente colaborativo, que complementem e refor cem suas capacidades técnicas e que permitam entrar no mo delo escalável de tecnologias. Na economia atual, ninguém vence sozinho, e a Ingram Mi cro entende isso! Estamos pre parados para apoiá-los nesse processo de forma ágil, segura e pautada em nossos valores e princípios. Contem conosco para sermos um grande par ceiro nessa jornada!
FM: Como disse anteriormente, a plataforma Cloud Marketplace é um grande sucesso e, agora em 2022, completa seis anos de implementação no Brasil. Con tamos com mais de três milhões de seats e milhares de canais que a utilizam para suportar os seus projetos de computação em nuvem. Ao longo dos anos, ela tem evoluído, agregando mais ferramentas, soluções e funcionalidades, como parte de toda a trajetória de transfor mação digital. A Cloud Marketplace será integrada à nossa nova plataforma Xvantage, garantindo uma experiência integrada, colaborativa e su portada por todos os recursos que uma plataforma inteligen te pode oferecer.
FM: Temos diversas expectati vas e estamos muito animados por tudo que irá acontecer nos próximos cinco anos. Sabemos que somos líderes no mercado da distribuição e, para manter nossa posição, precisamos estar à frente e alinhados às tendên cias tecnológicas, bem como, focados na excelência operacio nal. Dentre as expectativas que podemos compartilhar, está a que vamos abrir novas unidades em mercados que não atuamos. Queremos também consolidar a nossa liderança no mercado de cyber security; intensificar o in vestimento no desenvolvimen to de soluções para verticais, como telcos, educação, gover no, finanças e saúde; reforçar ainda mais a nossa atuação re gional; promover uma nova ex periência por meio da platafor ma Xvantage e nos consolidar como o maior hub de serviços e soluções do mercado, fortale cendo e apoiando o nosso canal em sua jornada de transfor mação. Seguimos ampliando o nosso portfólio, investindo em processos e melhoria contínua, assim como em nosso capital mais importante, que é o de senvolvimento dos nossos ta lentos humanos.
PS: Para finalizar, qual a sua mensagem para o canal?
FM: Somos a distribuidora com o portfólio de fabricantes, so luções e serviços mais comple to do mercado e com um cor po de profissionais altamente qualificados, tanto no mercado de distribuição como na tecno logia que oferecemos. A nossa proposta de valor está, não somente em apoiar os nossos canais em suas demandas do dia a dia, mas também em agir como um grande consultor para a transformação dos nossos ca nais, trabalhando de uma for ma simbiótica, colaborativa e abrindo novas oportunidades de mercado. A diversidade de tecnologias e soluções nos per mite estar bem informados a tudo que é novo e às tendências do mercado. Em resumo, temos a estrutura, as plataformas e, principalmente, as pessoas cer tas para levar os nossos canais ao próximo nível.
• www.partnersales.com.br •14 Entrevista Especial vidade, como a internet das coisas - IoT. Assim, vejo que a demanda, que já é grande, por tudo que está relacionado, desde sensores, apli cações inteligentes, dispositivos inteligentes até plataformas em Edge Computing, deve crescer impulsionada pela massificação da tecnologia 5G no Brasil.
PS: Quais são as expectativas e objetivos da Ingram Micro para 2022 e os próxi mos 5 anos?

o mercado. Outra estratégia da empresa está relacionada ao uso de mídias digitais para aumentar o conhecimento da divisão Enter prise em pontos-chave.
• www.partnersales.com.br •16 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado NVIDIA se vanguardaempresacomodestacaumanadastecnologiasinovadoras
PS: O que tem a nos dizer sobre as redes sociais, a NVIDIA utiliza tais ferramentas para compartilhar informações?
MP: Estou muito feliz com a nova posição de diretor de Marketing para a América Latina, pois isso reflete todo trabalho que venho desenvolvendo com a NVIDIA nos últimos anos. Certamente é um grande desafio, continuar desem penhando o papel estratégico que temos no Brasil e na América Lati na para difundir as soluções e re presentatividade que a divisão En terprise da NVIDIA tem no mundo da tecnologia para a região.
MP: Nossas estratégias de mar keting incluem diversos nichos e frentes, como o trabalho com a assessoria de imprensa e relações públicas, que desempenham um papel de extrema importância para que a NVIDIA seja vista no mercado, por desenvolvedores, investidores e até o público em geral como referência em inovação, TI, IA, supercomputação, cidades inteligentes, veículos autônomos e todas as soluções que a companhia engloba. Além disso, trabalhamos também com importantes influenciadores que se comunicam com os nossos valores, e continuamente com a mídia para apresentar as tecnolo gias disruptivas que a divisão En terprise da NVIDIA oferece para
PS: Quais as ferramentas de marketing a NVIDIA têm utilizado para a comunicação com os canais que considera mais eficientes?
PS: Conte-nos sobre a sua trajetória profissional, onde tudo começou e como a expertise ad quirida o auxilia na nova função?
MP: A NVIDIA está ativamente presente nas principais redes so ciais da atualidade. Por meio dessas redes, é possível acompanhar todas as novidades da empresa, Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA tem sido pioneira em computação acelerada. Atualmente a companhia é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center. A seguir nossa entrevista com Marcelo Pontieri, diretor de Marketing para a América Latina da NVIDIA: Marcelo Pontieri: A Operação Brasil é responsável por aproximadamente 50% da América Latina
PS: Recentemente você assumiu o cargo de diretor de Marketing para a América Latina, o que tem a compartilhar sobre a nova posição na NVIDIA?
MP: A NVIDIA possui um progra ma de canais, o NVIDIA Partner Network (NPN), que possui não só recursos de capacitação, mas também materiais de Marketing para ajudar na comunicação das nossas tecnologias e soluções. Desde o início da pandemia temos focado em ajudar os parceiros a trabalharem com eficiência, atra vés das plataformas digitais para geração de leads e oportunidades para as nossas soluções.
MP: São mais de 25 anos de co nhecimento em desenvolvimento nas diversas áreas de Marketing, Marketing para Canais, Imprensa e Marketing Digital, trabalhando para empresas multinacionais de TI. Minha trajetória inclui passa gens por empresas conhecidas, como Novell, Microsoft e Samsung. São 11 anos de NVIDIA e 4 anos à frente do marketing da divisão Enterprise da NVIDIA, os novos desafios que acompanham essa promoção tornam crucial toda a expertise que adquiri durante mi nha carreira profissional. Pois os insights sobre o mercado regio nal atual são importantíssimos e fazem com que eu possa desem penhar, junto da NVIDIA, diversos tipos de estratégias com as solu ções que a empresa oferece na re gião da América Latina. PS: Quais são as estratégias de marketing para ampliar a pre sença da marca na região?


MP: A Operação Brasil é respon sável por aproximadamente 50% da América Latina. Neste mês, temos muitas novidades como mais uma edição do nosso even to NVIDIA GPU Technology Con ference (GTC), onde realizamos muitos lançamentos. Indico mui to a participação e para que assis tam o Keynote do nosso CEO, Jen sen Huang, que estará recheado de novidades. PS: No que se refere às tecnologias disruptivas, quais são as apostas da NVIDIA? MP: A NVIDIA tem muitas tecno logias disruptivas em desenvolvimento. Podemos citar como uma delas o Omniverso, que pretende oferecer uma experiência inédita na criação do mundo virtual, o fa moso metaverso. Isso inclui IA de fala, visão computacional, com preensão da linguagem natural, mecanismos de recomendação e outros tipos de IA conectados a um avatar digital. Isso deve revo lucionar, por exemplo, o conceito de assistência virtual. Alguns pro jetos já estão em testes, como o caso do DRIVE Concierge, para serviços inteligentes em veículos; o Projeto Maxine, direcionado para videoconferências; e o Projeto Tokkio, com foco em suporte ao cliente. Além disso, a NVIDIA já oferece acesso gratuito à pla taforma Omniverse para criado res, que introduz uma nova era de simulação de mundo e design colaborativo em 3D. Outro con ceito que faz parte deste univer so é o de Digital Twins (Gêmeos Digitais, em tradução literal), o qual permite que sejam criadas réplicas digitais de objetos, am bientes ou processos únicos com base em suas características físi cas reais. Enfim, tem muita tec nologia ganhando força em di versos mercados. O metaverso é uma grande tendência. PS: O que a empresa tem feito para se tornar mais eficiente e ampliar a sua participação no mercado mediante ao maior emprego de tecnologias disruptivas?
MP: Inovação Tecnológica. Somos uma empresa que leva isso muito a sério. Buscamos sempre abrir mercados onde nenhuma empre sa atua, queremos mudar o mun do com nossas soluções, seja para descobrir uma nova vacina até monitorar cidades inteiras.
PS: Quando pensamos na marca NVIDIA, o que primeiramente deve vir a nossa mente?
MP: A NVIDIA tem uma proposta para que as empresas adotem de forma ágil as novas tecnologias presentes no mercado. Isso muda para melhor as infraestruturas e amplia a competitividade. Além disso, a NVIDIA está sempre pre parada para ajudar na oferta de soluções para os seus clientes.
MP: Como uma empresa que sempre visa inovação, a NVIDIA muitas vezes cria soluções e de mandas que ainda não existiam. Atualmente buscamos inovar como empresa. Nosso CEO de clara que a NVIDIA é uma grande startup, isso significa que esta mos sempre procurando novida des, desde soluções de IA para os mais diversos nichos que nossas tecnologias atendem, como ro bótica e supercomputação, até cidades inteligentes e veículos autônomos. PS: Quais diferenciais competi tivos a NVIDIA possui para obter sucesso em sua estratégia de marketing na região?
PS: Em uma visão mais ampla, quanto o Brasil representa para a operação latina da NVIDIA e o que os parceiros podem esperar da empresa neste ano?
• www.partnersales.com.br •18 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado seja em forma de anúncios, ar tigos, vídeos, publicações, infor mações de parceiros, profissio nais, desenvolvedores ou tópicos de interesse que acompanham todas as tecnologias e soluções que a empresa trabalha. Seja por meio do LinkedIn, Facebook, Twitter, ou Youtube, é possível ficar por dentro de todas as novidades e lançamentos.
PS: Qual o seu recado para o MP: parceiro?Gostaria de frisar que a NVIDIA Enterprise está preparada para ajudar o canal na oferta de soluções para que as empresas te nham uma adoção rápida em re lação as novas tecnologias como IA, trabalho remoto e visualização profissional, entre muitas outras. Desde a invenção da GPU, no ano de 1999, lideramos a próxima era da computação. Inteligência Ar tificial, supercomputação, robôs, carros autônomos, tecnologias para os setores de saúde, cidades, transportes e infinitas possibilida des fazem parte do nosso leque de soluções para suprir as mais diver sas necessidades da humanidade.
PS: Em relação a treinamentos e qualificação, o que a companhia tem realizado em prol do ecossistema de parceiros? MP: Há diversas iniciativas robus tas de capacitação para os parcei ros da NVIDIA. A capacitação é a base para gerar boas oportunida des, e algumas delas que posso destacar são: certificação oficial para soluções NVIDIA, Treina mento sobre segmentos de Indús tria, e o NVIDIA Partner Academy.


PS: O que tem a compartilhar conosco sobre a sua história no mercado de tecnologia: MP: Posso dizer que tive grandes resultados que superaram as expectativas, tenho uma longa experiência no mercado de distribuição na área voltada aos equipamentos de impres são, afinal atuei durante 15 Considerado um dos grandes empresários brasileiros de sucesso, Mauro Eduardo Parro, nasceu na cidade de Campinas, em 26 de dezembro de 1954. O executivo é graduado em Administração de Empresas e Direito e sua trajetória profissional é marcada pelo espírito emEmpreendedor.1987,fundou a empresa Copy Supply, uma das maiores revendas do Brasil que disponibiliza produtos de tecnologia das maiores fabricantes do mundo. Em 2016, criou a Ativa Distribuição, especializada em suprimentos, peças, acessó rios de informática e equipamentos de impressão, que disponibiliza todo o portfólio da marca Xerox e dos grandes players do mercado. A seguir confira a nos sa entrevista com o diretor geral da Ativa: Mauro Eduardo Parro: Sempre priorizamos os produtos atrelados ao segmento de impressão e suasaplicadassoluções anos na Multinacional Ameri cana Xerox. Já são 36 anos de empresa – Copy Supply e a Ati va Distribuição. PS: Que balanço você faz dos desafios enfrentados pela companhia nos últimos dois anos com o aumento das demandas digitais dos clientes? MP: Para nós que trabalhamos com produtos e soluções digi tais, sem dúvida, foi algo mui to atrativo e ao mesmo tempo desafiador, pois, precisamos nos adaptar às novas deman das e negócios do mercado.
• www.partnersales.com.br •20 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
impressãodisponibilizaDistribuiçãoAtivasoluçõesdequetrazemvaloragregadoaoscanais

PS: Para finalizar, qual a sua mensagem para os canais: MP: A Ativa Distribuição deseja ser reconhecida como a melhor e maior distribuidora de tecnologia, provendo soluções de impressão, agregando valor e respeito aos nossos clientes e parceiros.
MP: Sempre priorizamos os produtos atrelados ao seg mento de impressão e suas so luções aplicadas.
PS: Quais são os benefícios que a empresa disponibiliza a seus MP:parceiros?Disponibilizamos a real par ceria, para isso investimos no de senvolvimento de campanhas de incentivo para os canais. PS: Na sua opinião, quais os novos rumos do setor de distribuição no mercado brasilei ro com o incremento das novas tecnologias?
PS: Como manter a empresa proativa diante de tantas mudanças no mercado de distribuição de TI?
MP: Os acordos e parcerias são pa rametrizados de acordo com demandas do mercado / cliente. Caso seja necessário buscar novas parce rias, estamos sempre disponíveis.
MP: Oferecer aos nossos clientes os melhores produtos e soluções de tecnologia, com agilidade, ex celência e eficiência.
PS: Qual a estratégia da Ativa diante da aceleração da transformação digital?
• www.partnersales.com.br • 21
PS: Quais são os planos e apostas para 2022 e os próximos anos?
MP: A proatividade vem com a parceria à novas fabricantes de tecnologia, esse momento tem sido desafiador para todas as companhias do ecossistema do canal de distribuição.
MP: Somos uma empresa enga jada e com alta performance co mercial. Temos conhecimento, habilidades e ações comerciais que poucas distribuidoras ofere cem, principalmente no que se trata do modo como ofertamos soluções aos nossos clientes.
PS: Quais foram os contratem pos e aprendizados da operação da empresa com a nova MP:normalidade? Nossa adaptação foi muito rápida e flexível para atender as novas versões e necessidades do setor de distribuição. Os pequenos contratempos fo ram apenas no início até que todo o time se adaptasse ao novo mo delo de trabalho (remoto) e a for ma que o mercado estava se apre sentando. Em pouco tempo, nos adaptamos e prosperamos em nossos negócios.
PS: Que linhas de produtos e soluções, a empresa visa priorizar nos próximos meses?
MP: Os novos rumos são de me lhor disponibilidade. Com as no vas tecnologias ofertadas por nossos canais, as variedades do portfólio e exclusividades podem ser indicadas ao nosso cliente, através da distribuição, diferente de outros canais de vendas.
PS: Vocês pretendem fazer novos acordos comerciais nos próximos meses?
PS: Quando pensamos na Ativa Distribuição, o que primeiramente deve vir a nossa mente?
MP: Nossa estratégia é sempre estar alinhada com nosso clien te e com as soluções que nossos parceiros oferecem. Juntar as so luções com as necessidades dos clientes tendo um time de vendas qualificado são essenciais para termos sucesso a esta nova de manda do mercado.
PS: Quais são os diferenciais da Ativa em relação à sua concorrência que os canais precisam conhecer?
MP: Queremos ofertar nosso portfólio para obter um cresci mento contínuo junto aos nos sos parceiros e fabricantes, de modo que, possamos ter acesso a produtos e soluções de alta tecnologia e aplicabilidade. As sim, nosso cliente terá conosco a oferta ideal de produtos e so luções para suas necessidades.
PS: Quais são os contratempos e aprendizados da Kingston com a aceleração da transformação digital? PV: Acredito que todas as em presas e todos os executivos têm aprendido muito com a aceleração da transformação digital, com as novas e cada vez mais velozes demandas e necessidades do mercado e dos clientes.
PS: No ano passado, a Kingston passou por uma movimentação estratégica com a venda da HyperX, divisão de perifé ricos gamer, para a HP. Como está a operação atualmente e quais os desafios de estar a frente da área de etail LATAM da companhia? PV: A venda da divisão HyperX foi um movimento natural da com panhia, que desde então voltou a focar 100% em seu core business de memória e armazenamento. A Kingston, desde 2002, produz me mória gamer e segue atenta às ne cessidades desde mercado. Dessa
Paulo Vizaco: Nossa linha Kingston FURY oferece memória DRAM e SSDs para entregar a alta performance que o jogador precisa PS: O que tem a compartilhar conosco sobre os 35 anos de atuação da Kingston? PV: O ano de 2022 é muito im portante para nós. Desde 1987 o objetivo da companhia é oferecer as melhores soluções de memória e armazenamento para clientes pessoa física e jurídica, e seguimos firmes com este compromisso. É um marco na história da Kingston Technology. É uma empresa ma dura, sem dúvidas, mas que não cansa de buscar e criar a melhor tecnologia. PS: Como estão sendo as comemorações desta data especial para a operação? Que novida des são as mais expressivas para a unidade brasileira? PV: Lançamos a campanha glo bal Kingston is with you (A Kings ton está com você) para reforçar que somos uma empresa feita por pessoas, para pessoas. O vídeo está no Youtube e mostra funcionários de todo o mundo, refor çando nosso compromisso com nossos clientes.
PS: Quais os diferenciais mais expressivos da atuação da companhia em relação à con corrência? PV: Temos suporte técnico lo cal, em português, e oferece mos garantia, dependendo da A Kingston Technology, líder mundial em produtos de memória e soluções de tecnologia, passou recentemente por um movimento estratégico para o negócio, que foi a venda da HyperX, divisão de periféricos gamer, para a HP. Com isso, a companhia optou por dar uma nova cara à sua linha gamer de DRAM, flash e SSD, investindo seu know-how para criar a primeira geração de produtos com a nova marca ‘Kingston FURY’. No novo cenário, Paulo Vizaco assumiu a posição de diretor de Etail para a América em 2021, com a missão de liderar o desenvolvimento do comércio digital dos produtos da marca em parceria com os canais e aprimorar a experiência de compra dos clientes. Vizaco segue na função de diretor executivo (country manager) da Kingston no Brasil, posição que ocupa desde 2018. Para conhecermos as estratégias da empresa,comconversamosoexecutivo:
forma, seguimos nossa operação normalmente, mantendo o mer cado atualizado e abastecido. Sobre etail, é um desafio, pois o varejo eletrônico em si é um desafio. Tanto em Latam como no Brasil, o etail ainda tem muito a ser desenvolvido e isso nos move.
• www.partnersales.com.br •22 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado
armazenamentoanoscomemoraKingston35deatuaçãobuscandoaprimoraroportfóliodesoluçõesdememóriae


PV: Como uma empresa de tec nologia, a Kingston está em cons tante evolução. Estamos sempre atentos às demandas de nossos parceiros e clientes, prontos para oferecer as melhores soluções e suporte a qualquer momento. Ter um contato próximo e a confian ça de nossos parceiros é uma das chaves que nos faz líderes no mer cado de tecnologia há 35 anos, e é assim que continuaremos tocan do nosso negócio.
PS: Como a Kingston prepara o parceiro para atender as demandas digitais dos clientes? PV: A Kingston tem o compromis so de oferecer o melhor para seus clientes, estejam eles comprando virtualmente ou presencialmente, em lojas físicas. O time de vendas da Kingston sempre prioriza treinar os parceiros, para que eles estejam atualizados sobre as novidades e necessidades do mercado, as linhas de produtos e as aplicações de cada produto. É importante manter-se atento, pois é um mercado muito dinâmico. Queremos sempre man ter o canal de comunicação aberto para estar ao lado dos nossos par ceiros e encarar os desafios.
PS: Quais são as expectativas para a BGS? O que vocês pretendem levar para surpreender os PV: gamers? A BGS é mais que uma feira, ou um evento. É uma experiência. E é isso que nossos visitantes vão encontrar na edição 2022. Quere mos que os gamers provem nossas memórias e SSD durante as parti das. Estamos então preparando muita experimentação, participa ções especiais de influenciadores e jogadores, oficinas, ativações, brindes... Tudo para que seja uma BGS inesquecível, a primeira de pois dos fechamentos causados pela pandemia. PS: Quais são as principais di retrizes para 2022 e os próximos anos?
PV: Qualidade. Garantimos uma qualidade ímpar, nossos produ tos são testados, modernos e não paramos de buscar as pró ximas soluções. A Kingston está atenta a tudo que o mercado precisa e vai precisar, com as melhores e mais confiáveis so luções de memória e armazena mento, é o que nos move.
PS: Qual o seu recado para os canais: PV: Contem com a Kingston, con tem com o time Brasil. A Kingston está com você! Paulo Vizaco: A Kingston tem o compromisso de oferecer o melhor para seus clientes, estejam eles presencialmentevirtualmentecomprandoou
PS: Como manter a empresa proativa diante de tantas mudanças no mercado de TI?
PS: Quais produtos e soluções pretendem priorizar neste segundo semestre? PV: Estamos e continuaremos muito focados em produtos para gaming, ou seja, na nossa linha Kingston FURY que ofe rece memória DRAM e SSDs especialmente criados para en tregar a alta performance que o jogador precisa.
PV: Mesmo com a crise de com ponentes, nossa previsão de crescimento no faturamento para esse ano é de 8% em rela ção à 2021. Nosso forecast para 2022 é de aumentar em 40% a venda de SSDs e 33% em DRAM, olhando principalmente para o mercado gamer. É pensando jus tamente nesse nicho que con tinuamos investindo em DDR5, trabalhando especialmente o RGB, que estará muito presente com Kingston FURY na BGS.
PS: Quais são os benefícios que a Kingston disponibiliza a seus parceiros? PV: Além de todo treinamento necessário para que o parceiro não só conheça, mas princi palmente entenda os produtos e suas finalidades, a Kingston tem uma equipe de vendas e trade marketing disponível para quaisquer necessidades. Tam bém oferecemos material de apoio, como imagens, textos, vídeos, e suporte para ações es peciais e promocionais.
PS: Quando pensamos na Kingston, o que primeiramente deve vir a nossa mente?
• www.partnersales.com.br •24 Partner Point | Entrevista com os principais executivos do mercado linha de produto, que vão de dois anos a garantias vitalícias. Nossos produtos de memória são 100% testados ainda em fábrica, garantindo ao cliente a melhor qualidade.
O lado complicado é que com tanta gente buscando a atenção do consumidor no mundo digi tal, a concorrência também se tornou mais acirrada. Estratégias de marketing se tornaram menos eficientes, exigindo das empresas mais criatividade para atingir seus objetivos com os mesmos orça mentos do passado. Para se ter uma ideia desse impacto, segun do a IAB, uma rede global que re presenta a publicidade digital em vários países, para manter níveis semelhantes de retorno sobre o investimento do ano anterior, os anunciantes tiveram que aumentar em 2022 seus gastos digitais em mais de 30%. A boa notícia é que existem formas para tornar o investimento em mí dia mais eficiente. O Marketing de Conteúdo é uma delas. Resumida mente, ele trabalha com os cha mados gatilhos mentais, instintos programados em nossos cérebros para nos ajudar a tomar decisões. O Marketing de Conteúdo utiliza conteúdos de qualidade para criar uma experiência envolvente nos interessados, conduzindo-os no funil de vendas, uma espécie de jornada na qual o cliente descobre a empresa (topo de funil), a consi dera com opção de solução (meio de funil) e finalmente, decide pela compra (fundo de funil).
importanteConteúdo:Marketingdecomofuncionaeporqueeleétão
Nos últimos anos, com as inovações digitais, a forma como as pessoas consomem a informação e compram os bens vem sofrendoprofundas.mudançasCiente disso, hoje dificilmente encontramos alguma empresa, mesmo aquelas pequenas ou de setores tradicionais, que não tenha pelo menos um canal digital para se comunicar com seus clientes.
Os consumidores digitais querem e esperam por conteúdos. Se gundo o CMI (Content Marketing Institute), 61% dos consumido res online nos EUA só decidiram comprar depois de ler conteúdos da empresa. Oferecer aos clientes informação de qualidade através de blogs, redes sociais, e-mails ou através de outras ferramen tas, estabelece uma relação de confiança que gera mais tráfego qualificado para conversões, além de contribuir com a fidelidade dos clientes atuais. Melhor ainda, é a estratégia de marketing mais econômica. De acordo com o Demand Metric, o Marketing de Conteúdo gera 3 ve zes mais leads do que os métodos tradicionais de publicidade cus tando 62% menos. Uma estratégia de Marketing de Conteúdo não precisa ser enorme e complexa – com dis ciplina, qualquer empresa pode implementá-lo. Basta conhecer seus clientes e ajudá-los a sanar suas dúvidas. Em tempos de alta concorrência e inflação, nada melhor do que pensarmos em novas formas para conquistar os clientes, e gerar e compartilhar bons conteúdos com seu merca do, pode fazer toda a diferença para o sucesso.
• www.partnersales.com.br • 25 Estratégias Digitais | Marcelo Martinez | colunistas@partnersales.com.br
Marcelo Martinez é engenheiro químico pela Poli-USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM, com Mestrado em Administração pela FEA-USP e Doutorado em Administração pela FGV. Executivo com mais de 20 anos de atuação em empresas multinacionais, possui sólida vivência nas áreas de vendas, produtos e marketing, e experiência na elaboração e implementação de estratégias de negócios orientadas a resultados em diversos canais. É palestrante em Congressos nacionais e internacionais. Dê sua opinião sobre o artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.



F | G | H | I | J A | B | C | D | E Boxware Distribuidora De Software
www.fagundez.comFagundezwww.evolusomma.com.brEvolusomwww.esy.com.brEsyworldwww.dualcomp.com.brDualcompwww.dteckdistribuidora.com.brDTEKwww.distribuidoradsl.com.brDSLwww.districomp.com.brDistricompwww.dicomp.com.brDicompwww.deltacable.com.brDeltacablewww.controle.netControlewww.compextec.com.brCompexwww.comesp.com.brComespwww.cogra.com.brCograwww.clm.com.brCLMwww.brconference.combrConferencewww.brazilpc.com.brBrazilwww.brazilmkt.com.brBrazilwww.braileonline.com.brBrailewww.bluevix.com.brBluevixwww.boxware.com.brMarketPCTecnologiaNetTecnologiaInformatica
distribuiçãoparadedistribuidorasPrincipaistecnologiaocanalde
Finnato Distribuirora www.finnato.com
H2i
Gibson www.gomaq.com.brGomaqwww.goldendistribuidora.com.brGoldenwww.gmimportacao.com.brGMIwww.gibsonnet.com.brDistribuidoraDistribuidora
www.gazin.com.brGazinwww.futuratechnologia.com.brFuturawww.fujioka.com.brTechnologiaInd.eCom.DeMóveiseEletro
Fujioka
Houter www.houter.com.br Ibyte www.ibyte.com.br Idata Distribuidora www.idatadistribuidora.com.br Info CHD www.infochd.com.br Info CWB
www.ingrammicro.com.brIngramwww.inforshop.com.brInforshopwww.infocwb.com.brMicroBrasil
www.hayamax.com.brHayamaxwww.handytech.com.brHandytechwww.h2i.com.br
K www.kernel.com.brKernelwww.karimex.com.brarimex www.agis.com.brAgiswww.adistec.com/br/Adistec AGORA www.atwmediacorp.comATWwww.ativadistribuicao.com.brAtivawww.aplidigital.com.brAplidigitalwww.aplex.com.brAplexwww.anmy.com.brAnmywww.anixter.com.brAnixterwww.alphavale.com.brAlphavalewww.alliedbrasil.com.brAlliedwww.allnations.com.brAllwww.aldo.com.brAldowww.alcateia.com.brAlcateiawww.agoratelecom.com.brNationsBrasilMedia
• www.partnersales.com.br •28 Guia de Distribuição

S4N Secure For www.yakao.com.brYakaowww.winco.com.brWincowww.wdcnet.com.brWDCwww.velans.com.brVelanswww.unionsistemas.com.brUnionwww.unicoba.com.brUnicobawww.unentel.com.brUnentelwww.la.synnex.comTDwww.stockgrupo.com.brStockwww.stock.com.brStockwww.softronic.com.brSoftronicwww.societyinfo.com.brSocietywww.snd.com.brSNDwww.sigmaone.com.brSigmaOnewww.setcomputadores.com.brSetwww.secon.com.brSeconwww.cdcbrasil.com.brScansourcewww.licenciamentodesoftware.com.brSalditwww.s4n.com.brNetworkSoftwareCDCBrasilComputadoresInfoDistribuidoraDistribuidoraSYNNEXSistemasdeEnergiaLtda.NetworksSistemas
K | L | M | N | O V | X | Y | W | Z Life Shining www.oderco.com.brOderçowww.novaopicao.com.brNovawww.novadistribuicao.inf.brNovawww.newfaceinfo.com.brNewwww.network1.com.brNetwork1www.netplus.com.brNetpluswww.ncgames.com.brNCwww.nagem.com.brNagemwww.n3computadores.com.brN3www.n1telecom.com.brN1www.myatech.com.brMyatechwww.multiport.com.brMultiportwww.mobimax.com.brMobimaxwww.microdigi.com.brMicrodigiwww.mazer.com.brMazerwww.martins.com.brMartinswww.m3corp.com.brM3Corpwww.lifeshining.com.brTecnologiaTelecomDistribuidoraTelecomComputadoresGamesTeleinformáticaFaceDistribuiçãoOpição Officer www.officer.com.brDistribuidora Olibras www.olibras.com.brTelecomunicações Guia de Distribuição P | Q | R | S | T | U • www.partnersales.com.br •
On www.route66.com.brRoutewww.romeroatacadista.com.brRomerowww.ro7.com.brRO7www.ricopecas.com.brRicowww.reval.com.brRevalwww.redeglm.com.brRedewww.rcell.com.brRcellwww.rbdistribuicao.com.brRBwww.r1distribuidora.com.brR1www.psitecnologia.com.brPSIwww.protagon.com.brProtagonwww.primexdistribuidora.com.brPrimexwww.primeinterway.com.brPrimewww.portinfo.com.brPortwww.phonoway.com.brPhonowaywww.penseprint.com.brPensewww.pauta.com.brPautawww.pars.com.brParswww.ondistribuidora.com.brDistribuidoraDistribuidoraInformáticaInterwayDistribuidoraTecnologiaDistribuidoraDistribuiçãoGLMInformáticaPeçasAtacadista66

Contudo, mesmo com a tendên cia de crescimento e as muitas vantagens da tecnologia, ain da existem obstáculos para sua adoção em massa. Falta de mão de obra qualificada para a im plantação dos sistemas, pouco conhecimento da tecnologia por parte da diretoria, problemas com infraestrutura: estes e ou tros gargalos podem desacele rar o processo e, algumas vezes, impedi-lo por completo. Veja, então, algumas práticas que po dem ajudar sua empresa a lidar com estes desafios:
• Estude suas necessidades: a IoT funciona de forma flexível em vá rios contextos, por isso é impor tante estudar suas necessidades, para entender melhor qual tipo de aplicação traz mais resultados em seu caso individual;
• Invista em capacitação: garan ta que seu time de TI conheça e seja confortável com essa tec nologia, para saber onde inves tir e, mais importante, como
PerspectivasDesafiosIoT:& obter o melhor retorno para seu negócio;
Reginaldo Rodrigues é um experiente executivo na indústria de TI com formações em Eng. Elétrica, Adm. de Empresas e possui MBA em Marketing Internacional pela FGV/UCI (EUA). Atuou por 21 anos na Intel Corp., estando à frente de várias diretorias: Vendas, Marketing, Desenvolvimento de Negócios/Mercados, Canais, Distribuição e Parcerias, ocupando posições de liderança em LATAM, EUA e Ásia, com foco nas novas tecnologias e seus ecossistemas como: mobilidade, Cloud, AI e IoT. É o Diretor-Presidente da Fundação Matias Machline, Conselheiro de Adm no Polo Digital de Manaus, onde ocupa assento de Profissional de Notório Saber na área de TI e membro da Diretoria do “FBIoT – Fórum Brasileiro de IoT”. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
A Internet das Coisas, mais conhecida pela sigla em inglês IoT, é uma das mais expres sivas consequências da evolução técnica da co nectividade e da minia turização de sistemas, que permitiu embarcar poder de processamen to e inteligência nos mais diversos tipos de dispositivos. Diante dos grandes benefícios que a IoT vem promo vendo, seu
O Fórum Brasileiro de IoT nas ceu há mais de 11 anos com a missão de gerar e compartilhar conhecimento e inteligência so bre este assunto fundamental para o novo cenário digital. Para isso, nós contamos com pessoas e parceiros apaixonados por esta tecnologia como nós, incluindo empresas de prestígio como a Universidade Mackenzie, Petrobrás, agência GRCF/One, SiDi e muitas outras. Quer conhecer mais sobre nos sas publicações e pesquisas em Internet das Coisas? Visite nosso site e descubra tudo que o FBIoT e seus parceiros podem trazer para você e sua empresa, além dos benefícios exclusivos para as sociados: detalhesagenda?idagenda=67.https://iotbrasil.org.br/
Brasilexponencialcrescimentoemtodoomundoéumaconsequêncianatural:sónoaexpectativaédeque40%dasempresasinvistamnatecnologianofuturopróximo,segundoaLogicalis.
• www.partnersales.com.br •30 IoT | Reginaldo Rodrigues | colunistas@partnersales.com.br
Bem-vindo à revolução da IoT
• Mantenha uma visão ampla: nunca olhe para o investimento em digital como uma simples despesa, mas sim como um in vestimento em produtividade, agilidade, controle e seguran ça. Coloque, portanto, a IoT no foco das melhorias que a trans formação digital pode trazer para sua empresa.
• Aposte no 5G: para empresas nas capitais, o 5G será de grande ajuda, na medida que vai trazer mais mobilidade e alta veloci dade de transmissão de dados, abrindo ainda mais possibilidades de aplicação da IoT;



A Arcserve amplia sua oferta de Backup SaaS para fornecer proteção de dados simples, se gura e escalável para a Micro soft 365, Dynamics 365, Google Workspace, Salesforce e am biente Azure Active.
novosdisponibilizaArubarecursosdeAIOpsdaplataformadeserviçosdebordaArubaESP
• Pesquisa de IA em espanhol: suporte a consultas e respostas em espanhol;
O Arcserve SaaS Backup ofere ce às organizações de todos os tamanhos o controle completo sobre os dados críticos, prote gendo-os contra a perda. Vale pontuar que a solução for nece recursos significativos de segurança que incluem dados criptografados; escalabilidade para cargas de trabalho SaaS (software as a service); fácil im plantação com a configuração inicial levando menos de cinco minutos antes de proteger infor mações em cargas de trabalho críticas do SaaS e rápida recupe ração e restauração. “À medida que mais organizações movem dados críticos para aplicativos baseados em SaaS para a flexibi lidade e a capacidade de dimen sionar, é crucial ter as políticas e soluções certas de proteção de dados para manter seguros esses dados críticos para os ne gócios. A Arcserve SaaS Backup é a melhor arma contra a perda de dados. Ela fornece aos clien tes a tranquilidade de que seus dados estão seguros, facilmente recuperáveis e sempre acessíveis com backups imutáveis para proteção”, agrega Florian Ma lecki, vice-presidente executivo de Marketing da Arcserve.
Os novos recursos de eficiência de TI baseadas em IA incluem: • Aruba Client Insights: identifica automaticamente cada dispositi vo conectado à rede com até 99% de precisão; • AI-powered Firmware Re commender: fornece às equi pes de TI a melhor versão de firmware (software em barcado) para os pontos de acesso sem fio;
dosanunciaArcserveaexpansãorecursosdoSaaSBackup
A Aruba, uma empresa da Hew lett Packard Enterprise, apresenta novos recursos de AIOps (inteli gência artificial para operações de TI) da plataforma de serviços de borda Aruba ESP que permitem que os profissionais de TI reduzam significativamente o tempo gasto em tarefas manuais. Tais como na solução de problemas de rede, ajuste de desempenho e aplicação de segurança Zero Trust/SASE. Vale pontuar que as novas ferra mentas AIOps podem ser utilizadas para otimização de desempenho e controles essenciais de seguran ça da rede. “Nossas soluções de AIOps ajudam as empresas a re duzirem os tíquetes de problemas em até 75% enquanto otimizam o desempenho de rede em 25% ou mais”, compartilha Larry Lunetta, vice-presidente de Marketing de Soluções de Portfólio da Aruba.
• Previsões de infraestrutura automatizadas: aproveita o recurso AI Assist da Aruba para reconhecer possíveis pro blemas de infraestrutura de hardware e software.
• www.partnersales.com.br •32 Mercado
A mudança chega com objetivo de reforçar a origem brasileira da em presa e, também, a abrangência do portfólio do grupo que, atualmente, conta com mais de cinco mil produ tos, e vai muito além de artigos para informática, como os tradicionais mouses e teclados. “Estamos rea firmando nosso compromisso de levar todas as coisas que carregam tecnologia e que facilitam a vida das pessoas, a um preço justo para os brasileiros. De tablets, smartpho nes, notebooks e eletroportáteis à motos elétricas”, compartilha Flá via Drummond, diretora de Marketing da Multi. Vale destacar que a nova logomar ca reflete os atributos da marcademocrática, antenada, humana e descontraída. “As curvas da letra M, que será o ícone da marca, reforçam as conexões e fazem alusão a um aperto único e memorável. Os can tos arredondados convidam e apro ximam o consumidor de maneira moderna e humana. E as letras espa çadas constroem a leveza que a com panhia busca comunicar,” conclui Leo Saito, diretor de Criação da Multi.
A Lenovo divulga as obras de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento voltado ao estudo da conexão 5G em par ceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), dentro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O es paço abrigará o quarto centro de pesqui sas em 5G da companhia no mundo – os outros centros estão localizados na Chi na, Estados Unidos e França, e deve ficar pronto em aproximadamente 18 meses. Além da estrutura física de cerca 8,6 mil m² no terreno destinado ao Metrópole Parque e aquisição de equipamentos, a assinatura do contrato prevê a execução de dois projetos que visam estudar ma neiras de otimizar o uso de redes de 5G, contando com a produção de conheci mento e a criação de softwares capazes de controlar e gerenciar dois aspectos fundamentais desse tipo de ecossistema: as redes de núcleo e as redes de rádio.
33 Mercado • www.partnersales.com.br •
“A Lenovo está investindo cerca de R$ 60 milhões na construção de um cen tro de pesquisa em 5G com o objetivo de fortalecer o ecossistema e suportar o desenvolvimento de tecnologias a serem aplicadas nas mais variadas verticais da indústria. Temos a missão de levar a tec nologia mais inteligente a todas as pes soas, e fazemos isso por meio do forne cimento de soluções inovadoras que só podem ser concebidas com investimento em pesquisa e desenvolvimento”, afirma Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo no Brasil. Para o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) esse investimento re presenta o início de um importante crescimento de seu ecossistema de inovação, uma vez que essa será a pri meira empresa global a se instalar no local. “Trata-se de uma ação de suma importância para o nosso Parque. A vinda de uma empresa como a Leno vo reforçará bastante a nossa imagem e abrirá um leque de oportunidades”, acrescenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.
agoraMultilaseréMulti
Lenovo comdeeminvestimentoanunciaumcentropesquisaem5GemparceriaoInstitutoMetrópoleDigital,emNatal
A Multilaser, fabricante de produ tos de consumo do varejo brasileiro, passa a se chamar “Multi”. Nos próximos meses, a companhia investirá R$ 100 milhões em um conjunto de iniciativas que contem plarão uma nova logomarca e uma campanha exclusiva, on e off line, além de estratégias de marketing focadas em suas redes sociais pro prietárias e influenciadores digitais.
• www.partnersales.com.br •34 Mercado
Já o tablet HUAWEI MatePad con ta com a tela OLED Real Color FullView de 11” que oferece uma sensação suave ao toque. É o pri meiro tablet com certificação TÜV Rheinland Full Care Display 3.0. Além disso, o aparelho vem com uma superfície “Frosting Processing” que produz um brilho metálico sutil mesmo sob iluminações diferentes. Leve e fino, com aproximadamente 440g, o aparelho vem com o sistema Huawei Sound, que é o primeiro em um tablet da marca a proporcionar uma experiência mais imersiva.
paraimportânciadonobreakmelhorara experiência
Durante o evento “Summer 2022 Smart Office Launch”, que ocorreu no final de julho, a Huawei CBG (Consumer Business Group) anun ciou diversos produtos de sua li nha para escritório inteligente. Os destaques foram o computador Huawei MateBook X Pro e o tablet Huawei MatePad Pro, além de ou tros nove aparelhos. “Em muitos sentidos, a Huawei tem trabalha do para tornar realidade o sonho das pessoas. Estamos sempre em penhados em trazer a melhor ex periência para os consumidores”, afirma Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group. Principais lançamentos da Huawei O HUAWEI MateBook X Pro é um laptop de nova geração que traz diferenciais marcantes como de sign e desempenho.
Para a TS Shara, os dispositivos de proteção de energia como no breaks se tornaram peças-chave para garantir a segurança dos PCs Gamers contra falhas de energia, melhorando a experiência do jo gador e preservando os investi mentos. “O mercado de games no Brasil evoluiu muito e se pro fissionalizou, o que fez com que o consumidor ficasse mais atento à preservação dos seus investimen tos. Nesse sentido, o nobreak hoje se tornou tão importante na hora de jogar quanto o compu tador. Além de proteger os PCs e consoles contra as instabilidades da rede elétrica, que diminuem a vida útil das máquinas, os no breaks asseguram ao jogador uma boa experiência, evitando a interrupção das partidas oca sionadas pela falta de energia, muito comuns em determinadas épocas do ano em um país com dimensões continentais”, afirma Pedro Al Shara, CEO da TS Shara. Vale destacar que a indústria glo bal de games movimentou US$ 175,8 bilhões em 2021, e deve se manter em alta até 2023, de acordo com a Newzoo, consulto ria especializada em games.
Atenta a esses índices, a TS Sha ra tem uma linha específica de nobreaks para atender o merca do. “O nobreak do tipo Senoidal é o mais indicado para trabalhar com máquinas de alto desempe nho, como é o caso dos PCs ga mers, porque foi desenvolvido para equalizar e equilibrar as on das em seu formato mais puro”, reforça o CEO.
disponibilizaHuaweinovalinhadeprodutosSmartOfficeparaampliar
Pesa apenas 1,26 kg, tornando-o al tamente portátil e durável. Sua tela Real Color FullView Display é de 14,2”. O aparelho pode ser encon trado nas cores Ink Blue (azul), Whi te (branco) e na Space Grey (cinza).
a experiência de uso consumidoresdos
Pedro Al Shara: O nobreak do tipo Senoidal é o mais indicado para tra balhar com máquinas de alto desempenho
TS Shara aponta a
dos jogos

aumentoCibernéticasAmeaças2022daSonicWallapontaumde11%novolumedemalwareglobal
servidoresdePower10
A IBM amplia sua linha de servi dores Power10 com a introdução dos servidores midrange e scale -out que são indicados para o ar mazenamento seguro e moderno de dados corporativos. Os dispositivos combinam de sempenho, escalabilidade e flexibilidade com ofertas de consumo pré-pagas para clien tes que procuram implementar novos serviços rapidamente em vários locais. “O ambiente al tamente dinâmico de hoje ge rou volatilidade nas empresas desde equipamentos às equipes de colaboradores, e tudo isso impacta as operações de cur to prazo e a sustentabilidade de longo prazo dos negócios. Por isso, os investimentos certos em TI são críticos para os negócios e a resiliência opera cional. Nossos novos modelos Power10 oferecem aos clientes uma variedade de opções fle xíveis de nuvem híbrida com agilidade e automação para melhor se adequarem às suas necessidades, sem sacrificar o desempenho, a segurança ou a resiliência”, conta Steve Sibley, vice-presidente da IBM Power Product Management. Vale frisar que a expansão da fa mília IBM Power10 foi projetada para estabelecer uma gama de servidores mais flexíveis para cargas de trabalho com uso intensivo de dados, como SAP S/4HANA – no local da nuvem híbrida. Com o lançamento, a companhia oferece novos formatos de implemen tar a capacidade dinâmica –com medição em todos os am bientes operacionais, incluindo IBM i, AIX, Linux e OpenShift.
A SonicWall apresenta a atuali zação semestral do Relatório de Ameaças Cibernéticas de 2022. O estudo revela um aumento de 11% no volume de malware global, com pico de 77% em IoT, um au mento de 132% nas ameaças crip tografadas e uma virada, orientada por fatores geográficos, no volume de ransomware. “A ciberseguran ça e a geopolítica sempre foram vinculadas de forma inseparável, e nos últimos seis meses, isto se con firmou por todo o panorama ciber nético. À medida que nossos dados indicam um aumento de 63% no volume de ransomware na Europa, existem outras regiões que estão em queda. É imprescindível que os líderes de segurança cibernética disponham de todas as ferramen tas e tecnologias necessárias para detectar e reparar proativamente os danos contra ameaças cada vez mais sofisticadas e direcionadas às empresas”, avalia Bill Conner, pre sidente e CEO da SonicWall. No Brasil, 19.781.098 de tenta tivas de ransomware foram de tectadas entre janeiro e junho de 2022. Isso coloca o país na se gunda posição dos maiores alvos desse tipo de ataque, atrás so mente dos EUA. “Organizações e governos continuarão a serem ameaçados por ataques variados. É cada vez mais desafiador prote ger dados críticos, conquistando uma visão sobre que tipo de ata que atingirá a empresa e qual a estratégia de ação de cada grupo criminoso”, reforça Arley Brogia to, diretor da SonicWall América Latina e Caribe.
35 Mercado • www.partnersales.com.br •
Novo Relatório de
IBM anuncia a expansão da família
clientesdisponibilizaThalessoluçãoinovadoraparaauxiliardaSAPacontrolaremosdadosnanuvem
Segundo Marcelo Murad, Ven dor Management Director da TD SYNNEX, a flexibilidade é a carac terística-chave do FLEX-VM, que permite a contratação pontual de serviços, na medida de neces sidades sazonais dos clientes. “Há vantagens como autonomia e controle para os interessados. Sem esquecer a facilidade de ne gociação com a qual nossos par ceiros sabem que podem contar”, agrega o executivo. Rafael Venancio, diretor de Ne gócios em Nuvem da Fortinet para América Latina e Caribe, acrescenta que a TD SYNNEX é a distribuidora de soluções da Fortinet mais avançada no de senvolvimento de canais cloud, e por isso foi selecionada para ser a primeira a participar do programa FLEX-VM no Brasil e em toda a América Latina. “A TD SYNNEX é a distribuidora da Fortinet com a maior presença na América Latina, o que será fundamental para o crescimen to do programa em outros paí ses e regiões”.
emmarcadistribuidoraprimeirabrasileiraaoferecerproteçãodaFortinetnuvemcompagamentopelouso
Juntas, as duas empresas ofere cem novos recursos que possibili tam que as equipes de segurança possuam e centralizem o contro le de suas chaves de criptografia em nuvens públicas, enquanto cumprem com os requisitos regu latórios e de conformidade.
36
TD SYNNEX é
A TD SYNNEX é a primeira distri buidora do país – e de toda a Amé rica Latina –, a oferecer a seus parceiros o programa FLEX-VM da Fortinet, modalidade de contrata ção de serviços de segurança em nuvem, com pagamento pelo uso e sem obrigatoriedade de um perí odo mínimo de utilização. Nesse novo formato, o cliente conta com serviços de seguran ça em nuvem pública, privada ou híbrida, com gerenciamento sim ples, por meio do portal FLEX-VM. Um dos firewalls conhecidos da marca é o virtual FortiGate-VM para ambientes mutinuvem.
A Thales anuncia uma nova so lução de segurança de dados em nuvem, SAP Data Custodian, que protegerá os dados confidenciais dos clientes da SAP em aplicati vos da mesma e em ambientes de nuvem pública.
Vale pontuar que a solução permite aos clientes aproveitarem o poten cial da tecnologia da SAP na nuvem, além disso, a Thales será respon sável pelo gerenciamento. “O SAP Data Custodian foi criado para ofe recer aos nossos clientes a confian ça de que seus dados estarão segu ros ao utilizar uma nuvem pública”, conta Wasif Gilani, vice-presidente e chefe do SAP Data Custodian. Além disso, os clientes da SAP podem tirar proveito do Cipher Trust Cloud Key Manager que nada mais é do que o gerencia mento de chaves da Thales para oferecer serviços externos. A no vidade garante o gerenciamento completo do ciclo de vida da cha ve de criptografia. “Os líderes do setor de cibersegurança corpora tiva sabem que as soluções exter nas de gerenciamento de chaves são essenciais para protegerem os ativos de dados valiosos na nuvem”, reforça Todd Moore, vice-presidente sênior de Produtos de Criptografia na Thales.
• www.partnersales.com.br • Distribuição
A Schneider Electric, empresa espe cializada em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, anuncia seu novo progra ma de parcerias para o canal de TI, o mySchneider IT Partner Program. A iniciativa visa ampliar a colaboração entre as empresas do ecossiste ma por meio de alianças tecnológi ca como provedores de soluções do segmento, integradoras de siste mas e distribuidoras.
parceriasElectricSchneiderlançaprogramadeparaocanaldeTI
CommunicationsAxispremiaosparceiroscommaioresvolumesdevendasem2021e2022
Recentemente, a Axis premiou os canais com os maiores volumes de vendas em 2021 e 2022 com uma viagem a Nova York. Os parceiros vencedores, além de conhecerem os pontos tu rísticos da cidade tiveram a oportunidade de conhecer os avanços tecnológicos do Axis Experience Center, espaço da empresa onde o visitante tem acesso às exibições de análise de vídeo para segurança, proteção e eficiência operacional, in cluindo AXIS Object Analytics, AXIS Live Privacy Shield, AXIS Loitering Guard, AXIS License Plate Verifier, etc. Um dos pontos altos da visita foi o discurso de agradecimento de Leopoldo Ruiz, diretor regional da empresa na América Latina sobre a importância das alian ças para a companhia. “Atra vés da colaboração, definimos e moldamos novas oportunidades no mercado. Assim como com petem individualmente, gosta ríamos que também pudessem formar alianças entre si, que lhes permitissem oferecer melhores propostas aos clientes. Isso se refletirá em melhores negócios, maiores vendas e crescimento para todos”, diz o porta-voz. Ruiz acrescentou que a estraté gia da Axis está focada em am pliar as alianças com os parcei ros, motivando-os a crescerem, através do programa Partner Gold. “Ficamos muito felizes em aumentar cada vez mais o núme ro de parceiros que usufruem da premiação da viagem ao nossos Axis Experience Centers”.
O programa conta com uma espe cialização focada em fornecedores e é aplicável à integradoras, revendas e provedores de soluções que são es pecializados em edge computing ou ambientes distribuídos. “À medida que o mercado mudou para sistemas abertos, globalizados, interoperáveis, digitais e simplificados, criou um efeito geral em todo o ecossistema de parceiros, clientes e usuários finais. Por isso elaboramos um novo programa com benefícios e ferramentas certas”, conta Kenia Paim, diretora de vendas da unidade Secure Power da Schneider Electric.
Ao participar do mySchneider IT Partner Program, o parceiro ganha acesso à ferramentas e programas de rentabilidade específicos. Tem, ainda, atualizações em tempo real sobre o status do programa por meio de um novo painel orientado por dados. Outro ponto importan te é a maior exposição aos usuários finais e colaboração entre empresas ao combinar o conjunto de habilida des às demandas.
• www.partnersales.com.br •37 Programas de Canais
A pesquisa anual da ABRADISTI em parceria com a IT Data aponta que o segmento faturou R$ 28,1 bilhões em 2021, um crescimento de 14% em comparação aos R$ 24,7 bilhões do ano anterior; em 2022, a receita deve aumentar 10% e alcançar R$ 31 bilhões
Recentemente a Abradisti (Asso ciação Brasileira de Distribuição de Tecnologia da Informação), em parceria com a consultoria IT Data apresentou sua pesquisa anual re ferente aos números do mercado brasileiro de distribuição de Tec nologia da Informação e Comuni cação (TIC) em 2021.
distribuiçãoíndicesapresentarvirtualencontrorealizaparaosatuaisdosetordedeTICnoBrasil conta do cenário econômico atu al”, conta Rodrigues, da IT Data. Planos de investimentos das empresas brasileiras A pesquisa analisou os planos de investimentos de 1.000 micros e pequenas empresas em tecnolo gia, com até 21 funcionários ou entre 22 e 100 funcionários, este ano. Segundo a apuração, 37% dos entrevistados mencionaram que tiveram que investir de al guma forma em informática em 2021, sendo que mais da metade (54%) fizeram investimentos em TI para aumentar as vendas e me lhorar o atendimento ao cliente. Faturamento das distribuidoras por grupos de produtos A análise da IT Data aponta que hardware respondeu por 47,5% do faturamento em 2021, uma queda ante os 55,2% de 2020; software por 6,7%, uma queda ante os 7,9% do ano anterior; e cloud com 6% do faturamento, ante 5% em 2020. Já o segmento de telecomunicações correspon deu a 13% no faturamento, ante 4,2% em 2020. Para concluir, de acordo com a pesquisa da IT Data em relação aos canais, as revendas de valor agregado (VAR, na sigla em inglês), que oferecem serviços de instalação e manutenção, além de equipamentos, terão o maior avanço em faturamento (19%) este ano, em relação à 2021. Em segundo lugar estão as lojas virtu ais, com projeção de alta de 17% de faturamento em 2022. Vale destacar que o número de canais se aproxima de 21 mil com CNPJ, um crescimento de 5% em relação à pesquisa anterior.
A análise aponta que o segmen to faturou R$ 28,1 bilhões em 2021, um crescimento de 14% em comparação aos R$ 24,7 bilhões do ano anterior. Para este ano, a expectativa é que a receita alcan ce R$ 31 bilhões. “É um privilégio fazer a pesquisa do setor de distri buição de TIC para a Abradisti há
Abradisti em parceria com a IT Data
12 anos. Nosso objetivo é sempre mostrar como está o andamento do setor. Na análise, observamos alguns tópicos interessantes mes mo com o emprego do home offi ce, o faturamento cresceu, afinal apesar da pandemia, o mercado corporativo estava e ainda está forte, observamos que as empresas já entenderam claramente que a tecnologia é fundamental para o crescimento do negócio. A previsão é um aumento de 10% este ano”, compartilhou Ivair Ro drigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data. Mariano Gordinho, presiden te da Abradisti, reforça que o mercado de distribuição mudou muito nos últimos 12 anos. “Te mos muito orgulho da parceria com a IT Data que apresenta uma visão atual do mercado. Há 12 anos quando começamos com a pesquisa já falávamos que os dados são o novo pe tróleo e isso hoje é incontestá vel. É impossível fazer negócio, operar no mercado de TI sem conhecer os dados e ter uma vi são analítica. É vital conhecer o comportamento do mercado e quais são as tendências e oportunidades que estão surgindo”, agrega o executivo. Pesquisa do setor-chave de distribuição de TIC No estudo, foram levantados os dados de 70 companhias, que re presentam 90% do mercado de distribuição de TIC no Brasil. Par ticiparam somente as distribui doras de volume e valor agrega do. “Observamos o cenário como positivo, está claro para as distri buidoras e revendas que o foco de vendas está em empresas e não no consumidor residencial por
• www.partnersales.com.br •38 Flash | Eventos em Destaque
Vocêmedotemdequê?
• www.partnersales.com.br •39
E, já que estamos hoje nas por centagens, 90 segundos é o tem
Inteligência Emocional | Sandra
O estudo, que acompanhou as pessoas por um longo tempo, de tectou que 85% do que os preo cupavam, nunca aconteceu. Parece uma boa notícia? Fica melhor.
Esses dados são ainda mais relevan tes, se considerarmos que nós, bra sileiros, somos o povo mais ansioso do planeta terra, segundo dados da OMS e do Ministério da saúde.
Sandra Teschner é pós-graduada em Neuropsicologia e Chief Happiness Officer certificada pela Flórida International University. Fundadora do Instituto Happiness do Brasil, centro de estudos e projetos de Felicidade Intencional. É palestrante internacional, e empreendedora social. Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail. Teschner
| colunistas@partnersales.com.br
po que precisamos para mudar um estado mental. Segundo o au tor de The End of Stress (sem tra dução no português) Don Joseph Goewey, você pode restartar seu cérebro para acalmar o circuito de preocupação. O autor sugere práticas simples e funcionais, como a dinâmica do botão “clear”, que funciona assim: Imagine um botão no centro da palma da mão. Você aperta e conta até três, pensando em cada número como uma cor. Inspire, conte 1, pense vermelho. Inspire, conte 2, pense azul. Inspire, conte 3, pense verde. Ao expirar, deixe completamente de pensar em qualquer coisa por um momento. A natureza nos deu uma janela de 90 segundos para quebrar o pen samento estressante, este pode ser alcançado fazendo uma rápida caminhada, aprendendo técnicas de respiração, ou simplesmente acionando o seu “clear” pessoal. “Quanto mais você se habitua a interromper o pensamento estressante, mais seu cérebro for talecerá as sinapses que acabam com a preocupação, uma vez que a parte do cérebro que causa rea ções de estresse literalmente tem a inteligência de uma criança. E todos os pais sabem que você não interrompe uma birra, apelando para a lógica de uma criança. Você distrai a criança.” Explica Goewey. 97% de todas as preocu pações que consomem nossa felicidade, felizmen te, nunca vão acontecer! É o que comprovam es tudos robustos da Uni versidade de Cornell que ampliou nossa visão no campo da preocupação, grande fato gerador de transtornos de ansiedade, a terceira principal causa de absenteísmo nas nizações.orga
Dos 15% de preocupações que se concretizaram, 79% das vezes, as pessoas lidaram com esses proble mas em ambiente materializado, muito melhor do que pensavam. Há inclusive relatos dos aprendi zados valiosos que tiveram com a experiência vivida. Em quase 80% das vezes, os medos falham, o que significa dizer que em 97% das ve zes sofremos por algo que só exis te em nossa mente. Há mais de quinhentos anos, o filósofo Michel de Montaigne dis se: “Minha vida foi repleta de ter ríveis infortúnios, a maioria dos quais, nunca aconteceram”. Sé culos depois, a citação faz senti do com peso de ciência. Está bom para Vivemosvocê?consumindo a alquimia positiva de nosso corpo, para combater um inimigo imaginário, nos aprisionando em suposições, e o fazemos porque não só não paramos para tomarmos consci ência desse estado, como somos tentados ao viés negativo.

Alexandre Machado assume a direção de Comunicações Gráficas da Ricoh. O executivo é formado em Engenharia Mecânica pela FEI e pós-graduado em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, possui mais de 24 anos de experiência nas áreas comerciais, de produtos e de qualidade em empresas como Heildelberg, HP Indigo e IMI Norgren. Janaína Prado é a nova gerente de Office Services da Ricoh, divisão da empresa dedicada a prestação de serviços completos e integrados em Tecnologia da Informação. Formada em Gestão Comercial, atua em liderança de equipes e planejamento estratégico há mais de 17 anos, tendo passado por empresas como WDC Networks e Asus.
A Fujitsu nomeia Nilton Hayashi como seu Head of Business Operations para Brasil e América do Sul. O executivo, que trabalha há 32 anos na companhia, ocupava o cargo de diretor de Serviços Digitais. Agora, recebe a missão de ampliar o portfólio com soluções como o Digital Annealer – com foco na Modernização de Aplicações para a jornada da Transformação Digital. A movimentação depelasprofissionaisempresas do mercado
A Canon anuncia Fabiano Peres como novo diretor da empresa. A promoção se deve aos resultados positivos alcançados pelo executivo, que está há mais de 18 anos na companhia, e tem uma trajetória bem sucedida. É a primeira vez que a Canon conta com um brasileiro na função. Anteriormente, a empresa só exportava profissionais dos Estados Unidos ou do Japão para ocupar esta posição.
• www.partnersales.com.br •40 In Out
A Intel modifica sua equipe de comunicação das Américas. Os brasileiros Carolina Prado e Felipe Curcio irão assumir novos desafios na área de comunicação da empresa na América Latina e Canadá, respectivamente. Carolina é a nova head de comunicação para América Latina, incluindo Brasil. Na Intel desde 2018, a executiva possui mais de 15 anos de experiência na área de comunicação corporativa. Curcio irá assumir o cargo de head de comunicação do Canadá. Possui mais de sete anos de experi ência em comunicação corporativa.
A Veritas Technologies, especializada em gerenciamento de dados multinu vem, anuncia Gustavo Leite como vice -presidente para a América Latina. Leite atua como country manager da empre sa para o Brasil desde 2018, uma função que ele manterá junto com as novas responsabilidades que incluem a estra tégia geral, operações e crescimento de negócios para toda a América Latina.
pronto e feito, obviamente sem sua participação. Até na área comercial é muito co mum engenheiros de obras feitas. Depois da venda perdida essas pessoas vêm com mil sugestões de como se deveria fazer para que a venda fosse concretizada. Enfim, não há lugar, nem assunto em que não existam essas verda deiras pragas que só servem para atormentar quem faz, quem age, quem aceita correr riscos para que as coisas Lembro-meaconteçam.deumcandidato que perdeu as eleições e numa reunião de avaliação várias dessas pesso as apontaram tudo o que deveria ter sido feito para que ele tivesse vencido. O problema é que essas mesmas pessoas pertenciam a co ordenação da campanha do can didato derrotado. Se você tiver em sua empresa ou organização esse tipo de engenhei ros ou engenheiras de obras feitas, livre-se deles, pois até no seu veló rio irão comentar o que você deve ria ter feito para não ter morrido! Pense nisso. Sucesso! Jonas foi convidado a participar e se negou, alegando muitos afazeres.
PENSE NISSO:
Professor Luiz Marins é antropólogo, professor e consultor de empresas no Brasil e no exterior, com 24 livros (também disponível em vários países da América Latina e Europa) e mais de 300 vídeos e DVDs publicados; empresário de sucesso dos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing. Líder de audiência em programas de televisão de todo Brasil e um dos mais requisitados palestrantes do país. (secretaria@anthropos.com.br). Dê sua opinião sobre este artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.
• Quantas pessoas você conhece que são “engenheiros ou engenheiras de obras prontas?”
Engenheirosdeobrasfeitas
Engenheiros ou engenheiras de obras feitas são aquelas pessoas que apresentam soluções para problemas que já foram resolvi dos. Depois que a obra está pron ta ou a decisão foi tomada, elas aparecem com suas críticas fora de hora, dizendo que fariam tudo diferente e melhor. O problema é que durante a dis cussão do projeto, o planejamen to e antes de estar tudo pronto e decidido, quase sempre essas pes soas não aparecem, não querem opinar, nem se envolver e menos ainda se comprometer. Só depois, elas aparecem criticando e apontando defeitos. Há engenheiros de obras prontas ou feitas em todos os lugares, empresas, clubes, associações e até Lembro-meigrejas. de uma dessas pes soas que sempre criticava as co memorações da empresa, mas nunca se prontificava a participar do planejamento. Lembro-me também de um desses “enge nheiros” que colocou defeito em quase todos os detalhes da nova filial da empresa, após estar tudo
Foi aberta uma sessão de sugestões e ele igualmente não participou nem deu opinião alguma. Depois de tudo decidido e concluído, ele veio com críticas e sugestões, apontando erros e dizendo que faria tudo diferente.
• www.partnersales.com.br
• Procure dar a essas pessoas alguma responsabilidade no planejamento e mesmo na execução de al guma coisa e você verá que elas sempre fogem. Sempre têm coisas mais urgentes para fazer. E depois de tudo pronto, elas vêm criticar! É preciso fazer essas pessoas ligarem o seu “desconfiômetro” para que vejam o ridículo que fazem.
Vendas | Professor Luiz Marins | colunistas@partnersales.com.br
• 41

• www.partnersales.com.br • Estratégias | Especial de Cibersegurança 42 Por Virgínia Santos É FUNDAMENTAL OFERECER A SOLUÇÃO CERTA PARA CONQUISTAR OS CLIENTES E AMPLIAR AS VENDAS Especial de Cibersegurança De acordo com a IDC, os investimentos em soluções de segurança superarão os US$ 860 milhões, com a proteção na nuvem recebendo grande atenção em 2022, no Brasil


FIQUE POR DENTRO DOS DESDO BRAMENTOS DO SEGMENTO DE CI BERSEGURANÇA NO BRASIL Segundo a IDC, assim como no ano passado, 2022 deverá ser marcado pela continuidade dos ataques ciber néticos, fazendo com que os serviços de detecção e resposta gerenciados (MDR) ganhem mais espaço, ao mes mo tempo em que se intensifica a procura por profissionais qualificados na área. No primeiro semestre, a con sultoria realizou um estudo onde in dicou, que das empresas consultadas, 40% afirmaram que a falta de espe cialistas em suas equipes é um fator crítico, e 57% disseram que contarão com ajuda externa para gerenciar e operar ambientes com soluções mo dernas de proteção. “Nossa última previsão para a questão da cibersegu rança, no primeiro semestre, mostra que as companhias continuarão gra dativamente direcionando parte dos orçamentos para as soluções de se gurança, os grandes motivadores são o aumento dos ataques cibernéticos somados à privacidade dos dados, tema que ganhou maior destaque com a LGPD. Os gastos com serviços de segurança totalizarão quase US$ 1 bilhão no país em 2022, represen tando um crescimento médio de 10% ano a ano desde o início da pandemia, em 2020”, avalia Luciano Ramos, ge rente de Pesquisa e Consultoria En terprise da IDC. Diante desse cenário, para a Arc serve, os ataques cibernéticos não podem ser ignorados por nenhuma empresa, e isso independe do porte ou vertical de atuação. “A Arcserve tem acompanhado a dinâmica das demandas do mercado por segu
nos aplicativos de trocas de mensa gens, em sites invadidos e até publici dades falsas, para assim roubarem os dados pessoais. Neste contexto, observamos que ca sos como estes se tornaram recor rentes e têm atingindo desde grandes corporações de mídias sociais, sites do governo, empresas de todos os portes até os cidadãos, ninguém es capa da mira dos cibercriminosos. Então é preciso frear essa avalanche de ameaças frequentes que cresce ram vertiginosamente com a pande mia e ter uma atitude proativa que impeça o ataque cibernético antes que aconteça, é nessa hora, revenda, que você entra como um conselheiro de confiança dos clientes.
navegador
Que os ataques cibernéticos já fazem parte do nosso cotidiano não é no vidade, o Brasil se tornou um celeiro atrativo para os criminosos. Fatos como o mega vazamento no ano pas sado onde foram expostos os dados de 223 milhões de brasileiros, contan do a população ativa e não ativa se tornaram corriqueiros. Esse episódio teve uma grande reper cussão devido as informações hacke adas irem parar na temida dark web (coletivo oculto de sites da Internet que só podem ser acessados com um de Internet especializado), onde os dados como CPF, RG, nome, data de nascimento, veículos e CNPJs, endereços, fotos, escolaridade e ren da foram negociados livremente. Outro exemplo que ganhou os holo fotes da imprensa foi o do Facebook que atingiu 8 milhões de brasileiros de um total de 533 milhões de con tas da rede social em todo o mundo em abril de 2021. Nos dados expostos constavam e-mails, telefone, perfis de rede social, geolocalização e regis tros profissionais. A plataforma in formou às autoridades brasileiras que houve uma falha na API, Interface de Programação de Aplicativos. A bola da vez, em 2022, foi o Minis tério da Saúde que divulgou em maio que as plataformas Conecte SUS, e -SUS Notifica e SI-PNI estavam fora do ar, após uma tentativa de invasão. De acordo com a pasta, o sistema passou por uma manutenção correti va e os dados foram preservados. Agora com as eleições os cibercri minosos não param de agir, pratica mente todo dia surge uma nova fake news para capturar a atenção e os cli ques dos cidadãos nas redes sociais, Arley Brogiato, da SonicWall: Queremos fortalecer nosso programa MSSP para que os parceiros ofereçam soluções mensalizadas e de fácil
gestãoRogério
Moraes, da EsyWorld: O canal precisa ter soluções, serviços e produtos que componham uma segurança proativa e de rápida resposta
43• www.partnersales.com.br •




Luciana Lovato, da Kaspersky: O canal precisa demostrar conhecimento e especialização em segurança proativa
rança. Temos conscientizado nossos parceiros de negócio de que hoje não basta mais oferecer separadamente um antivírus, um firewall ou uma so lução de backup. Nossos canais estão capacitados a ofertar uma solução de segurança completa, de ponta a ponta, pois os hackers sempre procu ram brechas, por menores que elas sejam, para quebrar as barreiras de proteção implementadas nas em presas”, conta Caio Sposito, country manager da Arcserve.
Já Arley Brogiato, diretor da S onicWall América Latina e Caribe, destaca que em muitos casos, o ataque não acontece do dia para noite e sim o ofensor já
vem coletando as informações há mui to tempo sem que seja identificado, em casos mais extremos o criminoso está dentro da empresa. “Muitas vezes, a equipe de segurança da informação da organização não se atenta para os efei tos causados como um aumento indevi do de processamento computacional ou mesmo consumo de banda. Ficar atento a estes sinais pode prevenir que algo pior aconteça, como por exemplo, a perda dos dados ou até a exposição da marca. De acordo com a análise da SonicWall já na metade de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021, podemos atestar o aumento de ameaças cripto grafadas em mais de 132% como tam bém ameaças (malware) à dispositivos IoTs, sem falar no aumento de 30% de ataques de Cryptojacking (uso da capa cidade computacional de dispositivos em background para a mineração de Criptomoedas)”, pontua o executivo. Todos que trabalham no segmento de cibersegurança precisam adotar uma postura de consultor X especia lista avalia a Kaspersky. “Os ataques sempre existiram e continuarão exis tindo, porque são lucrativos. O que as empresas buscam hoje em dia é uma companhia que as ajude e oriente em como diminuir o risco de um inciden te resultar em prejuízo financeiro/ operacional/de reputação. Ou seja, muitos CISOs sabem que a compa nhia será atacada mais cedo ou mais tarde, e eles querem ter pessoas e empresas competentes para estarem preparados a responder às tentativas da maneira mais eficiente possível. Neste sentido, o canal precisa de mostrar conhecimento e especiali zação em segurança proativa”, reco menda Luciana Lovato, diretora de Canais da Kaspersky. Esta também é a visão de Rogério
QUE TENDÊNCIAS ESTÃO DEFININDO O SETOR LUCRATIVO DE CIBER UmSEGURANÇAdosconceitos que vem ganhan do força nos últimos tempos é o Zero Trust que nada mais é do que um mo delo de segurança de rede que requer Antonio Mocelim, da M3Corp: A proteção de aplicações, tanto em seu desenvolvimento, quanto em sua execução tem sido fortemente demandada pelo mercado
Moraes, CEO da EsyWorld, afinal os ataques estão cada vez mais sofis ticados e direcionados. “A pergunta de milhões é quando minha empresa vai sofrer um ataque e não mais se ela vai. Com isso, os clientes preci sam cada vez mais de consultoria e uma parceria na área de segurança da informação, que eleve a sua ma turidade e a resposta a um incidente rapidamente. Dessa maneira, o canal precisa ter consigo soluções, serviços e produtos que componham uma se gurança proativa e de rápida respos ta, para que o negócio não tenha sua disponibilidade e confiabilidade com prometidas”, conta o executivo. Para a CromiWAF, cada vez mais o canal deve estar preparado para a oferta de proteção contra ataques. “Investir em segurança significa olhar para todas as camadas da em presa e entender onde estão as pos síveis brechas ou os maiores gaps de vulnerabilidade. Há um grande avanço por parte das companhias no investimento em Segurança da Informação, mas ainda muitas em presas enxergam como “custo” as soluções de proteção e acabam não fazendo o investimento de forma adequada. Quando isso acontece, a remediação fica mais cara para as empresas. A CromiWAF é especiali zada na proteção da aplicação web e atualmente nossa solução bloqueia milhões de ataques por mês”, conta Felipe Manso, CEO da CromiWAF.
• www.partnersales.com.br •44 Estratégias | Especial de Cibersegurança


verificação e autenticação dos usuá rios que podem se conectar ao siste ma ou aos serviços da organização. Este conceito, proposto pelo analista da Forrester Research, John Kinder vag, surgiu em 2010. Sua ideia básica é nunca confiar em quem está aces sando a rede antes de fazer uma veri ficação de segurança. “A ideia de “não confiar em nada e em ninguém”, ape sar de simples, representa um grande desafio de implementação para as organizações. Ao mesmo tempo, já existem tecnologias que garantem essa dinâmica de forma abrangente e que, proativamente, tomam ações em casos de ameaça à organização. A questão da identidade é outro fa tor de extrema importância, já que temos visto muitos casos de fraudes internas. Por isso, há a necessidade de novas ferramentas que, por meio de IA, conseguem monitorar um com portamento não usual”, avalia Ale xandre Nakano, diretor de Redes e Cybersecurity da Ingram Micro. Moraes, da Esy, aponta que todos os produtos da área de segurança do portfólio da companhia atendem a demanda do novo modelo de traba lho descentralizado. “Temos soluções de antivírus para manter o ativo da empresa em conformidade e seguro, de VPN e Firewall que traz consigo o conceito de ZTNA, para que o acesso às aplicações, dados ou serviços da empresa tenham segurança e con troles bem definidos, soluções de DLP para controle e segurança das informações sensíveis de cada ativo/ funcionário da organização e que além do controle traz controles de produtividade, para ter visibilidade de produção de cada colaborador, além de soluções de Backup para questões de recuperação das informações em casos de incidentes”, compartilha o executivo.
45• www.partnersales.com.br •
Manso, da CromiWAF: A CromiWAF é especializada na proteção da aplicação web
“Notamos que as organizações es tão buscando formas de proteger melhor seus usuários, estando eles dentro ou fora de suas redes, o que faz com que soluções para estas finalidades ganhem mais atenção por parte dos clientes. A proteção de aplicações, tanto em seu desen volvimento, quanto em sua execu ção, também tem sido fortemente demandada pelo mercado”, pontua o executivo, acrescentando que a distribuidora oferta soluções da Arcserve, Blackberry (Cylance), So nicWall, Darktrace, Veracode, Salt Security, entre outras.
Walter Mota, Territory Manager da BlackBerry, reforça que a em presa BlackBerry tem em seu DNA a manutenção da integridade dos dis positivos e da informação, por isso aposta no conceito de ZeroTrust com o objetivo de atuar preventivamente contra ameaças, garantir a comuni cação segura entre os endpoints, rede interna, SaaS e compartilhamento de informações sigilosas. “A Black Berry é uma empresa com mais de 35 anos de existência e reconhecida mundialmente por oferecer aos seus clientes um alto nível de segurança. A unidade Cylance se destaca por ser a pioneira na aplicação de inteligência artificial em toda linha de produtos”, compartilha o executivo. Para a Forcepoint com a LGPD e Pri vacidade de dados é necessário a aplicação de controles. “Uma das tendências principais que vemos no momento, principalmente com o novo modelo de trabalho, onde se pode e se deve trabalhar de forma se gura de quaisquer dispositivos e lugar, acessando informações em diferen tes locais (nuvens gerenciadas, não gerenciadas e aplicações legadas) é a implementação do conceito de Zero Trust onde os controles são reforça dos para que as pessoas, mediante validação, tenham apenas acesso ao que realmente precisam. Um exem plo claro que vemos é o uso do CDR (Content Disarm e Reconstruction) que pode impedir que Ransomwares infectem os equipamentos”, detalha Sergio Dias, diretor de Canais Latam da Forcepoint. Antonio Mocelim, CRO da M3Corp, pontua que com a crescente adesão à nuvem por parte das empresas há uma grande evolução em soluções de rede (networking) e de proteção dos ambientes cloud (workloads).
Ricardo Duque, da Mcafee: Identidade e privacidade se destacam como os principais focos do cibercrimeFelipe


Para Nakano, da Ingram Micro, hoje em dia é mandatório para as em presas de qualquer tamanho terem uma política clara e bem difundida de segurança da informação. “Atual mente, as empresas têm priorizado as soluções tradicionais de seguran ça, na proteção da rede, end points, identidade e acesso, gestão de even tos e dos dados. Entretanto, é pre ciso ampliar o “raio” da área de segu rança, e para isso, se faz necessário uma nova visão das ameaças. Com o “novo normal do trabalho híbrido”, temos enfrentado novas ameaças, bem como o aumento exponencial do uso de aplicações na Cloud, o que requer um entendimento mais amplo das ameaças. Há procura por soluções para a proteção de aplica ções na nuvem, varredura de vulne rabilidades, gerenciamento de sof twares de código aberto, testes de segurança e soluções contra frau de”, afirma o executivo.
TÊM PERMITIDO O TRABALHO HÍ BRIDO SEM INVASÃO DE DADOS
• www.partnersales.com.br •46 Estratégias | Especial de Cibersegurança
Alexandre Nakano, da Ingram Micro: Há procura por soluções para a proteção de aplicações na nuvem e varredura de vulnerabilidades
Ricardo Duque, chefe de Vendas da McAfee LATAM, avalia que a principal medida para as empresas é estar um passo à frente dos ha ckers, especialmente na proteção da identidade dos usuários. “Identida de e privacidade se destacam como os principais focos do cibercrime. A McAfee está atenta ao comporta mento híbrido das famílias. Temos realizado constantemente pesqui sas, que mostram que o ambiente digital se tornou abrangente e di versificado. O uso de plataformas múltiplas, em constante e rápida evolução, expõe cada vez mais pais e filhos a comportamentos de alta ex posição online. Nossa prioridade são os produtos de consumo, com foco na proteção multi-dispositivos e multiplataformas. No contexto atu al, a identidade se torna o centro da vida digital, por isso nossos produtos são disponibilizados com a conheci da proteção contra phishing, vírus, hackers e ransomware, aumentada com uma VPN incorporada e uma solução abrangente de monitora mento de identidade (que alerta o usuário) para qualquer tipo de viola ção de suas informações pessoais”, agrega o executivo. Já Anderson Nascarella, Product & Channel Manager do Grupo Apli digital, revela que a transformação digital possibilitou o aumento dos investimentos das empresas em cibersegurança. “Segundo os espe cialistas, nos próximos anos devem surgir novas ameaças em função do aumento significativo de tempo que as pessoas passam online, tanto para trabalho como para o entrete nimento. Os riscos cresceram e se diversificaram na mesma proporção. Estamos priorizando a comerciali zação de produtos de Edge Security Imperva como DDoS e Redes CDN´s, produtos para gestão de Vulnerabi lidades com a With Secure e temos também soluções da Deline, F-Secu re e WatchGuard. Ofertamos ainda a modalidade de HAAS (hardware as-a-Service) e SAAS (software as -a-Service). A Fortinet oferece uma abordagem de múltiplas fases à segurança ciber nética e aponta que quatro tendên cias direcionam o segmento como: a aceleração digital, trabalho re moto, sofisticação e intensidade de ameaças cibernética e falta de pro fissionais qualificados no mercado de cibersegurança. “Em relação ao trabalho híbrido, a Fortinet oferece diferentes soluções para garantir que os funcionários possam traba lhar de forma produtiva, segura e protegida, estejam eles localizados no escritório, em casa ou viajan do. Do escritório, recomendamos o ZTNA (Acesso à rede de confiança zero) para acesso apropriado, EDR para impedir malware, NGFW para fornecer controles de segurança e Marcelo Murad, da TD SYNNEX: Uma boa consultoria traz diversas fontes de renda, tanto em venda de produtos quanto em serviços
Recentemente, a consultoria de re crutamento Robert Half realizou uma pesquisa com 1.500 executivos de empresas de diferentes países e constatou que 95% dos entrevista dos veem o trabalho híbrido como uma solução definitiva, desse modo o quesito segurança ganha importância para manter as infor mações protegidas.
QUAIS SOLUÇÕES DE SEGURANÇA


Eduardo Siqueira, da Fortinet: A Fortinet oferece diferentes soluções para garantir o trabalho de modo produtivo, seguro e
Mota, da BlackBerry: A unidade Cylance se destaca por ser a pioneira na aplicação de inteligência artificial em toda linha de produtos SD-WAN para conexão segura à nu vem. A casa exige o mesmo nível de segurança que o escritório corpora tivo, por isso é preciso priorizar os aplicativos de negócios. Além disso, temos o FortiSASE para acesso à Internet que fornece um firewall na nuvem para usuários remotos”, des taca Eduardo Siqueira, diretor de Ca nais da Fortinet. COMO GANHAR DINHEIRO COM AS SOLUÇÕES DE CIBERSEGURAN ÇA E INICIATIVAS DE TREINAMEN TO PARA O PARCEIRO Para ter sucesso nas vendas, é pre ciso, antes de tudo, identificar quais são as possíveis brechas de vulne rabilidade no segmento corporati vo, além de conhecer as soluções mais adequadas para cada negócio e vertente, afinal o dado é o bem mais valioso das empresas. “Uma boa consultoria traz diversas fontes de renda, tanto em venda de pro dutos quanto em serviços. Temos algumas plataformas que auxiliam os canais em suas transações co merciais como o programa de ca nais, ALLIANCE Partner Program, o programa de desenvolvimento chamado EDGE, além disso, temos um Briefing Center que pode ser utilizado como laboratório. A nossa plataforma de EAD traz conteúdos super resumidos e interessantes. O parceiro tem acesso ao suporte téc nico de pré-vendas, treinamentos e conta com o nosso conhecido sha dow, quando visitamos um cliente final da revenda para transferência de conhecimento”, agrega Marcelo Murad, Vendor Management Direc tor da TD SYNNEX. Sposito, da Arcserve, relata que a companhia sempre se preocupou com a qualificação das revendas.
“Realizamos diversos treinamentos de produtos, promovemos a capa citação das vendas e concedemos certificações técnicas para que to dos tenham um discurso coerente na hora de desenhar, comercializar e implementar nossas soluções. Com relação ao nosso programa de canais, concedemos aos nossos parceiros diversos benefícios e a garantia de margens saudáveis”, diz o executivo. A SonicWall disponibiliza o Progra ma SecureFirst MSSP (modelo de ges tão que trabalha de forma pró-ativa na prevenção de ciberataques), que permite que os MSSPs protejam seus clientes, construam suas receitas e controlem os custos, tudo em uma plataforma de segurança simples e eficaz. “Queremos fortalecer nos so programa MSSP para que nossos parceiros ofereçam ao mercado so luções mensalizadas e de fácil ges tão onde os clientes pagam pelo uso. Temos também o programa de canais SecureFirst que permi te a revenda trabalhar juntamente com a SonicWall no desenvolvi mento e fechamento de um proje to”, agrega Brogiato. Mocelim, da M3Corp, destaca que o setor está aquecido e a distribuidora auxilia os canais na hora de fechar o negócio. “Queremos que os nossos canais tenham boas margens em suas negociações. Para isso temos alguns pilares base como o treina mento tanto comercial quanto téc nico, de forma remota (webinars e e -learning) ou presencial. Nos últimos 3 anos, tivemos boa parte dos nossos parceiros com crescimento muito acima do mercado de tecnologia em geral, vale ressaltar que priorizamos o atendimento personalizado aos canais em todo o processo de ven da”, compartilha o executivo. Em síntese, é preciso que você, re venda, conheça as novas tecnolo gias existentes e demonstre aos clientes os riscos da falta de preven ção nos negócios. Você sabia que muitas companhias são atacadas porque a tecnologia está desatualizada, há falta de trei namento para a equipe de colabo radores ou as estratégias de defesa não são boas o suficiente! Então não perca tempo, conscientize o seu cliente de que segurança da in formação não é apenas uma ques tão estratégica dentro das organi zações: é uma peça fundamental no funcionamento do negócio e um fator decisivo para o sucesso.
47• www.partnersales.com.br •
protegidoWalter


Um novo relatório da Kaspersky mostra que as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras estão enfrentando o crescimento de três golpes: o roubo de senhas corpora tivas, ataques via internet e a inva são da rede que explora o trabalho remoto. A análise foi feita no perío do de janeiro à abril de 2022 e mos tra um crescimento médio de 41% na comparação com o ano anterior. Os pesquisadores da empresa veri ficaram que os bloqueios do Trojan -PSW (Password Stealing Ware) cresceram 143% no último ano no Brasil – sendo que o país ficou em segundo lugar na América Lati na, atrás apenas do México. Este programa visa roubar senhas dos funcionários para garantir acesso à rede da empresa ou ao Internet Banking da organização.
tencial de negócios gerados pelo setor financeiro, segundo as empresas de investimentos Simon Torrance e Bain Capital, os mercados financeiros habili tados pelo open banking atingi rão uma participação de merca do de US$ 3,6 trilhões até 2030. O open banking é executado, através de APIs que permitem o compartilhamento dos sen síveis dados financeiros para apoiar transações que vão des de o acesso a informações sobre saldos e investimentos, até as transferências de recursos para pagamentos on-line. “Sem a ca pacidade de proteger os dados dos clientes, as organizações financeiras perderão vantagem competitiva e ficarão para trás em suas iniciativas de inovação empresarial”, conclui Daniela.
Roberto Rebouças: O crescimento dos ataques reforça a realidade que os criminosos estão se voltando às micros e pequenas empresas De acordo com relatório da Salt Security, as APIs atualmente respondem por mais de 80% do tráfego da internet em ca nais externos e internos e es ses dados são o resultado da expansão dos serviços digitais ofertados pelas empresas. O crescimento sem precedentes gera novos e complexos desa fios de segurança, expandindo a superfície de ataque disponível para a indústria do cibercrime. “Neste cenário, algumas indús trias estão mais em risco do que outras. É o caso das organi zações de serviços financeiros, das seguradoras e das marcas de varejo”, agrega Daniela Cos ta, diretora para a América La tina da Salt Security. Para termos uma ideia do po Salt Security aponta 3 setores com alto risco de violações de segurançadaAPI
• www.partnersales.com.br •48 Negócios e Serviços | Dicas e sugestões para o mercado
Outra estratégia de ataque que ganhou importância recente mente contra pequenas e mé dias empresas são os ataques pela internet. Neles, os crimi nosos infectam sites com mui tos acessos (como portais de notícias, lojas de grandes redes) com um programa que irá con taminar os dispositivos de quem acessá-los. “Qualquer empresa – mesmo uma micro ou peque na – transfere mais dinheiro do que uma pessoa comum e isso faz delas alvos mais lucrativos. O crescimento dos ataques re força a realidade que os crimi nosos estão se voltando a essas organizações que normalmente não contam com um time de se gurança”, contextualiza Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.
Kasperskyempresasdecrescimentorelataaté140%deataquesàsmicrosepequenasnoBrasil

Voltarelli reforça que a projeção é de uma expansão significativa ao longo do ano para o setor B2B. “Estamos em um momen to de entendimento das novas condições de trabalho híbrido e transformação digital num con texto pós-pandemia, o que deve beneficiar o segmento de PCs”, avalia o especialista, concluin do que a receita total do mer cado de computadores no pri meiro trimestre de 2022 cresceu 27% e foi de R$ 8,9 bilhões. Recentemente a NVIDIA selou aliança com o Centro de Satéli tes das Nações Unidas (UNOSAT) com o objetivo de aplicar as so luções de deep learning e inteli gência artificial (IA) em prol do desenvolvimento sustentável. A ação apoia a Agenda de De senvolvimento Sustentável da ONU em 2030, centrada em 17 metas de desenvolvimento sustentável interrelacionadas. Tais metas, que incluem “ação climática” e “cidades e comuni dades sustentáveis”, visam pro mover o bem-estar global. A colaboração está inicialmente focada em impulsionar o geren ciamento de desastres relacio nados ao clima usando IA para a observação da Terra. “Sempre digo que a tecnologia traz be nefícios para diversos setores.
Einar Bjorgo, diretor da UNO SAT, acrescenta que o centro integrará sua infraestrutura de tecnologia de imagens por satélite à plataforma de com putação acelerada da NVIDIA. “Trabalhar com a NVIDIA nos permitirá fechar o ciclo desde a pesquisa de IA até a implemen tação das soluções climáticas no menor tempo possível, ga rantindo que as populações vul neráveis possam se beneficiar da tecnologia”, finaliza.
O mercado de PCs segue em alta no Brasil. Nos três primeiros me ses de 2022, foram vendidos cerca de 1,98 milhão de computadores, crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021. Des se total, 450 mil foram desktops, alta de 15%, e aproximadamente 1,5 milhão foram notebooks, 3% a mais do que no 1º tri do ano pas sado. Os dados são do IDC Brazil PCs Tracker 1Q2022, estudo da IDC Brasil, empresa especializada em inteligência de mercado. Segundo a pesquisa, o cresci mento é resultado do mercado corporativo, que atingiu seu maior nível de participação nos últimos anos, representando quase 49% das vendas totais de computadores e crescendo 36% a mais em relação a 2021. “A alta se deve à constante deman Pesquisa da IDC crescimentoapontade6%nomercadodePCs da de computadores para fins educacionais, à necessidade das empresas de atualizarem seus ativos de TI e de adequarem suas forças de trabalho às condições híbridas, que ganham cada vez mais espaço nas organizações”, conta Daniel Voltarelli, analista de mercado de TIC da IDC.
NVIDIA em parceria com o Centro de Satélites da ONU trabalha desenvolvimentoimpulsionarparaosustentável
Negócios e Serviços | Dicas e sugestões para
Unir os esforços com a ONU neste projeto é motivo de mui to orgulho. Essa é uma aplicação que fará a diferença para as gerações não só futuras, como prevenirá muitos desastres que aconteceriam nos próximos anos”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
o mercado • www.partnersales.com.br • 49
MAGIX TECHNOLOGY – SSD SATA III 2.5” ALPHA EVO O SSD oferece estabilidade, seguran ça, eficiência e tempo de resposta maiores que os discos rígidos con vencionais. Tem capacidade de ar mazenamento de 120Gb a 960Gb e velocidade de leitura de até 550Mb/s e gravação de até 520Mb/s.
HUAWEI MATEBOOK X PRO – LAPTOP O aparelho vem em três cores: Ink Blue (azul), White (branco) e Grey (cinza), diferenciando-o dos PCs com design padrão. Sua constru ção com ligas de magnésio, leve e resistente, permite que o laptop pese apenas 1,26 kg, tornando-o altamente portátil e durável. Sua tela Real Color FullView Display é de 14,2” e tem a certificação Eye Comfort 3.0 da TÜV Rheinland.
RAZER – MOUSEPAD GAMER STRIDER CHROMA E GOLIATHUS CHROMA 3XL O Razer Strider Chroma é um mou sepad híbrido indicado para jogos que oferece deslizamento suave e uniforme, mesmo a partir de uma superfície firme, permitindo movi mentos ágeis e precisos. Já o Golia thus Chroma 3XL é um mousepad macio, otimizado para quaisquer configurações de sensibilidade e de sensores dos mouses.
DELL – NOTEBOOK XPS 13 PLUS Sua tela é de 13”, disponível nas ver sões touch e non-touch. O notebook vem com 1Tb de armazenamento e SSD Nvme geração 4, que é o padrão de ar mazenamento mais rápido disponível no segmento, possui até 32Gb de me mória RAM LPDDR5 (5200MHz). É cer tificado pela Intel com o selo EVO, que indica padrões premium de portabilida de e performance.
www.partnersales.com.br •50 High Tech
LOGITECH – TECLADO MX MECHANICAL E VERSÃO APRIMORADA DE MOUSE MX MASTER 3S O teclado mecânico foi projeta do com teclas de duas cores para uma visão periférica otimizada. A retroiluminação inteligente, em seis opções de iluminação, ajusta automaticamente o brilho para a luz ambiente e desliga quando não é necessária para um consumo efi ciente da bateria. Já o mouse MX Master 3S possui um sensor óptico de 8.000 DPI’s que rastreia a maio ria das superfícies, incluindo vidro.
TP-LINK – ROTEADOR ARCHER AX23 O roteador dual-band Wi-fi 6 é capaz de proporcionar conexões sem fio ainda mais rápidas, com velocidades de até 1,8 Gbps (1.201 Mbps em 5GHz e 574 Mbps em 2,4 GHz), ideais para tarefas mais exigentes, como jogos online e strea ming de vídeos em qualidade 4K. Graças às suas quatro antenas externas de alto desempenho, permite um aumento sig nificativo de sinal. •







