2 minute read

Marcelo Martinez pág

Next Article
pág

pág

Marcelo Martinez é engenheiro químico pela Poli-USP, pós-graduado em Marketing pela ESPM, com Mestrado em Administração pela FEA-USP e Doutorado em Administração pela FGV. Executivo com mais de 20 anos de atuação em empresas multinacionais, possui sólida vivência nas áreas de vendas, produtos e marketing, e experiência na elaboração e implementação de estratégias de negócios orientadas a resultados em diversos canais. É palestrante em Congressos nacionais e internacionais. Dê sua opinião sobre o artigo ou faça sugestões para nossos colunistas, envie seu e-mail.

Marketing de Conteúdo: como funciona e por que ele é tão importante

Advertisement

Nos últimos anos, com as inovações digitais, a forma como as pessoas consomem a informação e compram os bens vem sofrendo mudanças profundas. Ciente disso, hoje dificilmente encontramos alguma empresa, mesmo aquelas pequenas ou de setores tradicionais, que não tenha pelo menos um canal digital para se comunicar com seus clientes. O lado complicado é que com tanta gente buscando a atenção do consumidor no mundo digital, a concorrência também se tornou mais acirrada. Estratégias de marketing se tornaram menos eficientes, exigindo das empresas mais criatividade para atingir seus objetivos com os mesmos orçamentos do passado. Para se ter uma ideia desse impacto, segundo a IAB, uma rede global que representa a publicidade digital em vários países, para manter níveis semelhantes de retorno sobre o investimento do ano anterior, os anunciantes tiveram que aumentar em 2022 seus gastos digitais em mais de 30%.

A boa notícia é que existem formas para tornar o investimento em mídia mais eficiente. O Marketing de Conteúdo é uma delas. Resumidamente, ele trabalha com os chamados gatilhos mentais, instintos programados em nossos cérebros para nos ajudar a tomar decisões. O Marketing de Conteúdo utiliza conteúdos de qualidade para criar uma experiência envolvente nos interessados, conduzindo-os no funil de vendas, uma espécie de jornada na qual o cliente descobre a empresa (topo de funil), a considera com opção de solução (meio de funil) e finalmente, decide pela compra (fundo de funil). Os consumidores digitais querem e esperam por conteúdos. Segundo o CMI (Content Marketing Institute), 61% dos consumidores online nos EUA só decidiram comprar depois de ler conteúdos da empresa. Oferecer aos clientes informação de qualidade através de blogs, redes sociais, e-mails ou através de outras ferramentas, estabelece uma relação de confiança que gera mais tráfego qualificado para conversões, além de contribuir com a fidelidade dos clientes atuais.

Melhor ainda, é a estratégia de marketing mais econômica. De acordo com o Demand Metric, o Marketing de Conteúdo gera 3 vezes mais leads do que os métodos tradicionais de publicidade custando 62% menos.

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo não precisa ser enorme e complexa – com disciplina, qualquer empresa pode implementá-lo. Basta conhecer seus clientes e ajudá-los a sanar suas dúvidas. Em tempos de alta concorrência e inflação, nada melhor do que pensarmos em novas formas para conquistar os clientes, e gerar e compartilhar bons conteúdos com seu mercado, pode fazer toda a diferença para o sucesso.

This article is from: