Jornal Novo Tempo - Agosto/Setembro - 2022

Page 1

de agosto em nossa Paróquia foi vivido de forma muito intensa, em razão das festas de nossos Padroeiros: São Roque e Nossa Senhora da GloriosoGlória.SãoRoque: A festa foi precedida por um tríduo com celebrações eucarísticas todos os dias às 18h. A Comunidade, fervorosa, participou ativamente, tanto das celebrações quanto das barraquinhas que funcionaram todos os dias. Muito significativo o engajamento dos membros da Comunidade, seja na parte litúrgica, seja no trabalho nas barraquinhas. No domingo, dia 7 de agosto, às 9h saímos em Procissão com a imagem de São Roque pelas ruas nos arredores da capela e, na sequência, encerramos os festejos com a Missa Solene.

Nós. Redentoristas aqui da Paróquia, somos agradecidos aos voluntários, paroquianos, frequentadores e funcionários. Juntos formamos a Paróquia. Casa de Nossa Senhora. Ambiente de fé.

Palavra do Pároco

Neste exemplar do “Novo Tempo” tão bem preparado pela PASCOM, você confere outros tantos acontecimentos da Paróquia durante o mês.

Celebra-se um padroeiro para fortalecer, reavivar a fé. Fortalecer os laços que nos unem enquanto família de Jesus.Assim, tivemos durante os dias de celebrações a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores! E, pela graça de Deus, vamos nos tornando sim.

Abençoado setembro!

São Roque e Nossa Senhora da Glória Omês

A festa de nossa Padroeira: Foram 8 dias bem vividos. Celebrações bem preparadas e uma expressão de fé muito bonita por parte de nossos paroquianos e frequentadores de nossa Igreja.

Pe. Lucio Bento, C.Ss.R.

Entre

A retomada do folheto impresso, que já está em seu 11º ano e quase 700 edições, só é possível graças à fidelidade de nossos dizimistas. Sua contribuição garante todo o trabalho de evangelização, a manutenção dos templos e das atividades e o pagamento dos colaboradores. Nosso agradecimento a você, dizimista.

Festa - 12 de outubro Missas às 7h, 10h e 19h na Igreja da Glória; 9h na Capela São Roque.

Folheto

Neste

Tríduo e festa de São Geraldo 2022

ano, a Paróquia da Glória estará unida com todo o Brasil na preparação e festa de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, o tema da novena, “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, convida os devotos a refletirem sobre a dimensão missionária e profética da vida cristã, ajudando-os a participar do processo sinodal que a Igreja está vivendo.

Com a volta das atividades paroquiais, após as restrições impostas pela pandemia, também vão sendo retomados recursos utilizados nas celebrações. Na Festa da Glória, tivemos o retorno do Folheto Litúrgico Celebrando da forma impressa para toda a assembleia. Durante dois anos, em razão da pandemia, a publicação foi oferecida somente no formato online e impressa apenas para a equipe de celebração. A versão online continua sendo disponibilizada semanalmente no site www.paroquiadagloria.org.br e também pelo Facebook da Paróquia.

Novena e Festa de Nossa AparecidaSenhora2022

impressoCelebrandodevolta

os dias 13 e 16 de outubro, acontecerá o tríduo e festa em honra a São Geraldo Majela, com missas às 19h nos dias 13 e 14 e 18h30 no dia 15, na Igreja da Glória. No dia 16 de outubro, em todas as missas na Igreja da Glória e Capela São Roque será celebrado o santo irmão redentorista e haverá a distribuição do tradicional pãozinho de São Geraldo.

O livro com as re exões pode ser adquirido na Secretaria Paroquial da Glória por apenas R$ 4,00. Acompanhe a novena pela TV Aparecida de 3 a 11 de outubro, nos horários de 15h e 19h. No dia 12 de outubro, haverá missas às 7h, 10h e 19h na Igreja da Glória, e as 9h na Capela São Roque.

Novena - 3 a 11 de outubro Acompanhe pela TV Aparecida nos horários de 15h e 19h.

Entre

No domingo, 31 de julho, em todas as missas na Igreja da Glória e Capela São Roque foi celebrada a festa. A Missa Solene foi presidida pelo formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso, Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R. e concelebrada pela Comunidade Redentorista.

O tríduo foi aberto pelo Pe. Vigário Paroquial, Pe. José Torres, C.Ss.R. O segundo dia foi presidido pelo Superior Provincial dos Missionários Reden toristas dos estados de MG-RJ-ES, Pe. Nelson An tônio Linhares, C.Ss.R. No sábado, o Reitor da Co munidade Redentorista da Glória, Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R. encerrou o tríduo preparatório.

os dias 2 e 31 de julho, a Paróquia da Glória celebrou o Tríduo e festa de Santo Afonso Maria de Ligório, abordando aspectos da vida do fundador da Congregação Redentorista, sua devoção e amor a Nossa Senhora e o processo de reestruturação da congregação, com a participação dos Missionários Leigos Redentoris tas (MLR), além de pastorais e movimentos da Paróquia.

Tríduo e Festa de Sto. Afonso

Momentos

de espiritualidade, devoção, frater nidade e alegria marcaram a Romaria da Pa róquia da Glória a Aparecida (SP), nos dias 27 e 28 de agosto, sob a coordenação e orientação espi ritual do Vigário Paroquial, Pe. José Torres, C.Ss.R.

Um caminho de fé percorrido desde a saída, no dia 27 pela manhã, com a bênção do Pároco, Pe. Lucio Ben to, C.Ss.R.aos romeiros e familiares. A visita ao Santu ário Nacional na noite de sábado e, na manhã de do mingo; o Caminho do Rosário, conduzido pelo Irmão Pedro Magalhães, C.Ss.R., terminando com a Missa no Porto Itaguaçu, às margens do Rio Paraíba do Sul, onde a imagem foi encontrada, presidida pelo Pe. Torres, com a entrega das intenções. Dois dias intensos na Casa da Mãe, revigorando a fé.

Romaria à Casa da Mãe

Entre

liares também puderam conhecer mais de perto a história e detalhes arquitetônicos da Igreja da Glória. A história da Província do Rio tam bém foi destaque, durante a Exposi ção “70 anos em 70 fotos”, que pode ser conferida ao longo de toda a festa.

Igreja da Glória, presidida pelo Pároco, Pe. Lucio Bento, C.Ss.R. e concelebrada pela Comunidade Redentorista.

Festa da Glória 2022 Tempo de louvor e agradecimenTo

Na Festa da Assunção de Maria, Dia de Nossa Senhora da Glória, após a Procissão, aconteceu a Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolita no de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira e concelebrada pela Comuni dade Redentorista da Glória. Ao final, uma bela homenagem das crianças à Senhora da Glória, com a participação do Coral Musicare, idealizado e regido pelo Vigário Paroquial, Pe. José Torres, C.Ss.R.Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de dezenas de voluntários, tanto na parte litúrgica quanto no lado social da festa e da colaboração das pas torais e movimentos, da comunidade e de empresas amigas da Paróquia. Todos foram lembrados em uma Missa em Ação de Graças no dia 30 de agosto, na

os dias 14 e 21 de agosto, a Paróquia da Glória celebrou o Setenário e Festa de Nossa Se nhora da Glória. Depois de dois anos de restrições, em função da pande mia da Covid-19, toda a comunida de voltou a se reunir nas atividades religiosas e também na confraterni zação no adro da Igreja da Glória. Todos os dias, pastorais e movimen tos se revezaram na Oração do Terço, seguida de Missa e bênçãos especiais para as pastorais, famílias, trabalha dores, servidores públicos, profissio nais da saúde, educadores e alunos, que giraram em torno do Sínodo de Roma, tema do Setenário preparatório. As celebrações foram presididas pela Comunidade Redentorista da Glória, pelos ex-Párocos Pe. Sergio Luiz e Sil va, C.Ss.R., Pe. Carlos Viol, C.Ss.R. e Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R. e, no últi mo dia do Setenário, pelo Superior Pro vincial dos Missionários Redentoristas nos estados de MG-RJ-ES, Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R. No sábado, catequizandos e fami

O Pe. Sérgio Luiz e Silva, C.Ss.R., Secretário de Co municação que coordenou a reunião da Pastoral da Comunicação (PASCOM) durante o Interparoquial, também falou sobre esse processo: “A reestruturação é para a missão e na nova Província, nós temos uma ta refa muito importante e podemos contribuir de forma bastante positiva enquanto Pascom, estreitando laços e estabelecendo prioridades. É preciso pensar não só nas realidades locais, mas também se ajudar mutuamente. Nosso grande desafio é criar redes e fazer a comunica ção circular entre nós”.

R

Interparoquial 2022

epresentantes da Paróquia da Glória partici param do Interparoquial 2022, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de agosto, no Seminário da Florestas. Cerca de 50 integrantes de pastorais e movimentos das Paróquias e Santuários Redentoris tas da Província RJ-MG-ES estiveram presentes no encontro.Coordenado pelo Secretário de Vida Pastoral da Pro víncia, Pe. José Claúdio Teixeira, C.Ss.R., o Interparo quial voltou a ser realizado após dois anos; um retor no essencial para avaliar os desafios da evangelização e fortalecer os laços dentro da Unidade Redentorista. “É com grande alegria que a Província retoma o En contro Interparoquial nesse período pós-pandemia, trazendo muitos ensinamentos! Percebemos a felici dade dos leigos na volta deste encontro entre as di versas pastorais e movimentos. A razão desse evento é esta partilha bonita! Torna-se ainda mais especial por ser o último Interparoquial nesses moldes, pois a partir do ano que vem, estaremos nos organizando como a grande Província RJ-SP-BA”, afirmou Pe. José Cláudio.Areestruturação pela qual toda a Congregação está passando também foi pauta do Interparoquial. “Nós co meçamos o encontro com a partilha do Pe. Bruno Al ves, C.Ss.R. sobre a história da Província, fazendo uma memória dessa nossa caminhada provincial, para que, ao estarmos com a nova Unidade RJ-SP-BA, não esque çamos o passado. Nesse Interparoquial, um dos assun tos principais é conversar sobre esse processo de recon figuração, que já é uma realidade presente em nossas paróquias e santuários, uma vez que temos confrades de outras Unidades Redentoristas atuando em nossas Comunidades”, disse o sacerdote.

Os participantes do Interparoquial também pude ram apreciar a exposição “70 anos em 70 fotos”, que conta um pouco da história da Província nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, em 7 décadas de caminhada missionária.

(com informações de www.provinciadorio.org.br)

Com São Roque, partilhar a vida

E

ste foi o tema da Festa de São Roque 2022 que, a exemplo, dos festejos de Nossa Senhora da Glória, voltou a ser realizado após dois anos. Uma alegria para a comunidade que durante os dias de 4 a 7 de agosto lotou a Capela São Roque na Avenida dos Andradas. Todos os dias, aconteceram missas com a bênção da água e dosNopães.sábado, 6 de agosto, ocorreu a tradi cional bênção dos animais domésticos. No domingo, uma Missa Solene, antecedida pela procissão pelas ruas próximas à capela, fechou os festejos. Durante todos os dias, houve o funcionamento de barraquinhas, com delícias preparadas pelos voluntários.

o dia 6 de agosto, durante a Missa das 16h, aconteceu o Rito de Investidura dos novos coroinhas da Paróquia da Glória. Eles tiveram as vestes abençoadas e receberam as cruzes das mãos do Pároco, Pe. Lucio Bento, C.Ss.R. A Celebração também marcou o retorno das atividades da Catequese Infantil para o segundo semestre. Pe. Lucio ainda recebeu uma homenagem pelo Dia do Padre.

N

N

o dia 16 de setembro, o Irmão Pedro Magalhães, C.Ss.R. completa mais um ano de vida. Deus abençoe sempre sua caminhada e missão.

Investidura de novos coroinhas

Aniversário

Élcio Silva de Carvalho 20/08

Dolores da Silva Campos 23/09

Therezinha Vilella Maia 01/09

Eva Maria de Oliveira 10/09

Paulo Sérgio Morse 16/09

Ana Bernadete Ferreira Serrão Mônica Moreira Queiroz Nicolas de Oliveira Silva 21/08

Marciana da Penha M de Carvalho 17/09

Maria da Glória de Oliveira Tostes Ricardo Augusto C da S Gomes Marcelo Xavier Alves Maria da Glória Moreira Machado 16/08

Igreja da Glória 01/08

Paulo Roberto Viana Franco 15/08

Rosa Maria Netto Maimeri Paulo Robisson Marques Ribeiro 13/09

Aniversariantes Dizimistas - Agosto e Setembro

Maria da Conceição M da Fonseca 07/08

Marcus Vinícius de Souza Vieira Marilza das M D de Almeida Capela São Roque 04/08

Arthur Victor da Silva José Aldo Médice 24/08

Edicéia Terezinha de Rezende 10/08

Neiva Aparecida G Silva 12/09

Geralda Marli L do Nascimento 18/09

Marilu de Faria B de Carvalho 06/08

Ligia Maria B F dos Santos 04/08

Arlindo Tadeu Hagen 02/08

Ezaías dos Santos Carneiro Maria Consolada da Silva 27/08

Jorge Marinho de Souza 25/08

Altamir da Silva 11/09

Celeste Terezinha R da Silveira 28/09

Conceição Aparecida S Rodrigues Maria das Graças Lelis Rodrigues Severino José da Costa Neto Maria Luiza Fernandes Guedes 17/08

Elisane Pimentel Soares Paiva 20/08

Diviana Marques Claudio 07/09

Edeleuza Maria da Silva Moreira 12/08

William Frederico Williams 14/09

Agostinho Dias de Souza 29/08

Eny Commissario Pimentel Margarete Maria Peters Ribeiro 19/09

Marta Alves Gomes 25/08

João Bosco de Araújo Waldair Rodrigues Marcelo Ongaro Sarmento 24/09

Neide da Fonseca Araújo 14/08

Maria de Fátima Louzada 21/09

Ana Maria Schelgshorn Edna Ferreira Rodrigues 09/08

Cleide Marina Leite Florindo

Virgínia da Silva Nogueira 15/08

Elizabeth Ferreira Serrão Fabio Levindo Benini 22/08

Dalva Caiafa de Arruda Santos 03/09

22/09

Gelson Costa Azeredo Terezinha de Castro Baptista 31/08

Maria Raimunda Rios Regina Celia Silva Mendes 01/09

Marina de O Tavares Nolasco Etelvina L de Abreu 06/09

José Lino Nepomuceno

Beatriz dos Santos Guércio 26/09

Tereza Bonifácio 19/08

Clara Kachnaer Rossi 13/08

Mariângela Benini Vieira Luciana Rodrigues Ferreira Sandro José Lourenço Ferreira

Julio Maria da Costa 11/08

Aparecida Costa Faria 10/09

Vânia Lúcia de Souza Mesquita 04/09

Rita Alves Soares 30/09

José Carlos Teixeira da Fonseca Celma Borges Ribeiro 28/08

Célia Moreira Bortolace Marise Nogueira Gomes 30/08

Antônio Cândido Guilherme 08/08

18/08

Carla Cristina Teixeira 23/08

Lucas Ribeiro Motta Diovane Loreenzeto 29/09

Aurea Roberto Lourenço 03/08

Karla Leonel Soares Torres Maria Aparecida Almada Gouvea Sinézio A Cardoso 09/09

Elisângela Madureira Morais Costa Maria Aparecida Gabriel Arruda 08/09

Marcia Cristina da Silva Maria das Graças Vieira 05/08

Denise Belozzi Ribeiro de Oliveira 20/09

Elmira de Lourdes C Gonçalves 28/09

Sueli Leite Macedo 07/09

Dirce de Faria Brandão 22/09

Sandra CoordenadoraHansen

Também estamos contando com a presteza dos agentes da Pastoral da Acolhida que estão distribuindo no segundo e terceiro domingos os “bilhetinhos lembretes” para todos os

Após dois anos sem poder acontecer em virtude da pandemia, retornamos com o projeto no mês de maio em um cenário onde observamos um crescimento considerável da população em situação de pobreza e o aumento da procura por ajuda de alimentos na instituição.

Desde já, agradecemos a autora pela iniciativa solidária e convidamos a todos para prestigiarem o evento!

Estamos certos que unindo os nossos esforços podemos amenizar o sofrimento de tantos irmãos que passam por dificuldades, sobretudo com a falta do alimento na mesa.

participantes das missas de sábado e domingo.

Além dos voluntários que já trabalham no projeto há mais de 10 anos, esse ano tivemos a alegria de receber como parceiros os Missionários Leigos Redentoristas, que se colocaram a serviço para ajudar no Mercadinho e também divulgar o trabalho junto às Pastorais da Igreja.

Como proposta de ajuda à instituição, a autora Jaqueline irá destinar todo o lucro da venda dos livros para a redução da fome infantil através dos nossos projetos sociais.

OMercadinho

da Caridade é um projeto do Ambulatório que tem como objetivo envolver toda a comunidade no terceiro domingo de cada mês, o chamado “Domingo Solidário”, na arrecadação de alimentos que vão compor as cestas básicas que são distribuídas mensalmente a mais de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Mercadinho da Caridade: parcerias

Louvamos e agradecemos a Deus por todos que se envolvem neste propósito!

No sábado, dia 10 de setembro, às 16h será realizado no Ambulatório o lançamento do Livro “O Poder da Felicidade” com a presença de uma das autoras, Jaqueline Fam, que promoverá também uma sessão de autógrafos.

A comunidade responde ao nosso apelo doando alimentos não perecíveis que podem ser trazidos de casa ou adquiridos com os voluntários do Ambulatório no Mercadinho da Caridade.Recebemos também doações em dinheiro que são utilizadas para a compra dos alimentos que estiverem mais escassos naquele mês.

Ambulatório sedia lançamento do Livro “O Poder da felicidade”

A senhora estará sempre presente em nossos corações e em nossas orações!

Foi uma honra e um grande privilégio tê-la conosco durante esses anos!

Até breve, Irmã Julia! Deus mantenha sobre si as suas bênçãos e que Nossa Senhora da Glória a conduza por onde for!Leve em sua bagagem a nossa amizade, o nosso carinho e a nossa eterna gratidão!

O Ambulatório recebeu com muita alegria no mês de agosto, cinco turmas de catequizandos do Colégio Santa Catarina, estudantes do sexto e sétimo ano que estão se preparando para receber o Sacramento da Eucaristia.

Guardaremos em nossos corações as lembranças de todos os momentos que vivemos em comunidade, com a certeza de que todo o seu trabalho jamais será esquecido.

No mês de agosto aconteceu o encerramento da primeira turma da oficina de manicure e pedicure no Ambulatório.Aoficinateve como objetivo, possibilitar a atuação das participantes no mercado de trabalho e a geração deForamrenda. abordados temas como: ética profissional, noções de biossegurança, anatomia da unha, doenças de unha e pele, lixamento, formatos, além da parte prática: cutilagem, esmaltação e SPA de pés.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a Durantecriatura”.12 anos tivemos a graça da presença da Irmã Julia Hermínia, da Congregação de Santa Catarina, em nosso meio e lhe somos profundamente agradecidos por isso.

Ofi cina de manicure e pedicure

Além disso, como gesto concreto, entregaram doações de roupas, que foram destinadas para as crianças carentes.

Irmã Julia recebeu transferência e segue sua missão para a cidade de Aparecida, SP.

Durante a visita, os alunos conheceram o espaço, o trabalho realizado pela instituição e tiveram um momento de oração na capela.

Visita dos Catequizandos do Colégio Santa Catarina

Agradecemos a voluntária Sônia Carvalho que compartilhou o seu tempo e o seu talento com nossas alunas.

Parabenizamos a Equipe de Pastoral do Colégio Santa Catarina pela iniciativa solidária e agradecemos a visita dos alunos e as doações recebidas!

No Ambulatório, sempre pudemos contar com a sua presença amiga e o seu apoio em todos os nossos projetos nos proporcionando segurança e muito aprendizado!

Irmã Julia Hermínia: discípula e missionária!

ABíblia é para a Igreja aquilo que o coração é para o corpo. Destaca-se, portanto, a importância da Palavra de Deus como “fundamento” da fé, da espiritualidade e vida cristã e da missão da Igreja. O mês da Bíblia de 2022, mergulhando-nos no livro de Josué, ajuda-nos a fazer dela fonte de estudo, oração, celebração e ação, em vista da animação bíblica da vida e da Opastoral.temacentral do livro de Josué é a conquista e o uso da terra. O texto-base da CNBB diz que “a terra é essencial para a vida de qualquer pessoa, família ou grupo humano. ‘Terra’ é sinônimo de dignidade, de vida, de felicidade. Seja no campo ou na cidade, viver sem ter terra representa uma negação da condição humana”.

A vida liberta na terra da promessa foi fruto de um longo processo. A trajetória do deserto era o caminho obrigatório para chegar à terra da libertação ou à nova sociedade. O deserto não era apenas um espaço geográfico, mas um espaço-tempo fecundo, necessário para gestar o novo. O deserto significou um caminho espiritual de reeducação em vista de novas relações nas mais diversas dimensões. Uma nova sociedade somente seria construída se houvesse pessoas com uma “nova cabeça”, um “novo coração”, uma “nova prática”, uma “nova espiritualidade”.

O projeto do Êxodo como caminho de libertação do povo hebreu de ontem e de hoje. culmina no livro de Josué, tendo nele seu ponto de chegada. O tema da terra é o centro das atenções, não somente de Josué, mas de todos os livros do Pentateuco. No livro do Gênesis (12,1), a terra é promessa de Deus a Abraão. De Êxodo a Deuteronômio, a terra é uma busca, fruto da organização e da luta do povo. O livro de Josué conclui esse projeto, descrevendo a conquista e a distribuição da terra entre os hebreus.

O livro de Josué revela que a construção do novo foi assumida pelos próprios hebreus, pois do Egito não podiam esperar nada. Foram aqueles que sofriam a escravidão que tomaram a iniciativa de fazer algo. Por isso, lançaram-se em uma caminhada, não meramente geográfica e não sem dificuldades, mas de conscientização e de abertura para um novo jeito de pensar e de agir.

O livro de Josué subdivide-se em três partes: a primeira (Js 1-12) relata a conquista da terra pelos hebreus; a segunda (Js 13-21) apresenta a distribuição da terra entre as tribos; e a terceira (Js 22-24) apresenta-se como um apêndice, descrevendo as conclusões finais.

embora tenha sido importante, deu o pontapé inicial a um processo que teve continuidade com outros líderes.

Ao atravessarem o Jordão e tomarem posse da terra prometida, os hebreus iniciaram uma nova etapa

Em nossa Bíblia Cristã, o livro de Josué abre o bloco dos “Livros Históricos”. A Bíblia Hebraica denomina esses livros de “Profetas Anteriores”. Segundo essa denominação, tratam-se de “livros proféticos”, pois o projeto que Josué culmina é profético, desde seu início até o seu final. Por isso que seu grande protagonista, Moisés, que conduziu o povo até às portas da terra prometida, em sua morte, foi reconhecido como um profeta singular: “Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem Javé conhecia face a face” (Dt 34,10). E o importante é dar-se conta que, com sua morte, o projeto do Êxodo não morreu. Josué, cujo nome significa Javé salva, foi seu sucessor qualificado, dando-lhe seguimento. Disse Javé a Josué: “Assim como estive com Moisés, estarei contigo: jamais te abandonarei, nem te desampararei” (Js 1,5). Isso faz ver que o Êxodo não esteve centrado numa pessoa - Moisés, que

de sua história. Disse Javé a Josué: “Hoje tirei de vós o opróbrio do Egito” (Js 5,9a). A partir desse momento em diante, eles passaram a “comer o fruto da terra”, “cessando o maná” (Js 5,12a). Estar na terra prometida, fazer uso da terra, plantar, colher, partilhar, “comer pão sem escassez...”, era o máximo de felicidade para quem tinha sido escravo a vida inteira e fizera uma longa caminhada - “de quarenta anos” - em busca da concretização deste projeto.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.