Daniel Alvarenga GERAL ESPORTES DE ALTO RENDIMENTO
Felipe Vaz Domingues
GERAL DE ESPORTES SOCIAIS E RECREATIVOS
Guilherme Felipe Japur de Sá
JIU JITSU
Luiz Francisco Serra Passanante LPO / CROSSFIT
Paula Virginia Pedro
NADO ARTÍSTICO
Cassiana Bittencourt Carvalho
NATAÇÃO
Sandro Rabelo Amorim
PETECA
Emilio Geraissati Filho
SEFFE/SAT
Arine Aparecida Teodoro
Ribeiro D. Cruz
SNOOKER
Luiz Gonzaga Soares
SQUASH
Alexandre Eneias Capucho
TÊNIS ALTO RENDIMENTO
Ricardo Bento Alves
TÊNIS SOCIAL E RECREATIVO
Fernando Plínio Oliveira Pureza
VOLEIBOL E VOLEIBOL DE AREIA
Fabiana Linge
XADREZ
Flavia C. Chaves de Arruda Alves
DIRETORIA SOCIOCULTURAL
DANÇA
Rita de Cássia P. Serrano da Costa
TEATRO
Ruy Cid Martins Vianna
COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO EDITORIAL
Departamento de Marketing do Clube Paineiras do Morumby
SUPERVISÃO E EDIÇÃO
Felix Mifune
REDAÇÃO
- Jornalistas: Gabriel Nunes (Mtb 89.304), Lucas Medeiros e Marianna Feiteiro
ARTE
Arthur Toledo, João Sartore e Therezinha Prado
ANALISTAS DE MARKETING
Bárbara Carvalho, Fernando Paiva e Thays Almeida
FOTOS
Arquivo Paineiras, Fernando Paiva, iStock Photo e Mana Fotografia
IMPRESSÃO
Gráfica Stampato
REVISTA PAINEIRAS
Periodicidade: Mensal
Tiragem: 6.000 exemplares
NOVO APLICATIVO MEU PAINEIRAS
O novo aplicativo Meu Paineiras acaba de chegar para facilitar o dia a dia dos associados e melhorar ainda mais sua experiência no clube.
Agora com design moderno e intuitivo, você encontra tudo no mesmo lugar, sempre na palma da sua mão: programação do cinema e telão, ingressos, consultas e exames, cursos e atividades, faturas, reservas de horários e até valida seu estacionamento.
Acesse agora sua loja de aplicativos e baixe o novo aplicativo.
Associado
Caros Associados,
Saudamos a chegada de dezembro, último mês do ano, e com ele o tão aguardado espírito das festas de final de ano — um tempo para celebrar com a família e os amigos, reconhecer as conquistas e renovar nossas esperanças para um novo ciclo.
Para nós, da Diretoria Executiva, não é diferente. Completamos nosso primeiro ano à frente da gestão do Clube com muito orgulho da jornada percorrida, gratos por todo o aprendizado e, claro, pelo apoio vindo de diversas frentes: o Conselho Deliberativo, nossa equipe de colaboradores e nosso corpo associativo. Temos, de fato, muito a celebrar.
Ao longo de 2025, conseguimos colocar em prática diversos dos planos traçados para nossa gestão. Um ótimo exemplo foi a realização de um campeonato esportivo de primeira grandeza nacional, o Troféu José Finkel 2025, ocorrido entre os dias 28/10 e 1/11. Vestimos o Clube com a identidade do torneio e, durante
cinco dias, atletas de todo o Brasil, bem como associados e convidados, vivenciaram uma experiência esportiva verdadeiramente única. Somos gratos pela oportunidade de trazer para casa um evento dessa natureza e nos orgulhamos de tê-lo conduzido a um nível de excelência organizacional que se tornou referência nacional. Parabenizo todos os envolvidos — um evento dessa magnitude mobiliza dezenas de pessoas: diretores, colaboradores, nossos parceiros CBDA e FAP, fornecedores, patrocinadores. Muitos agentes, todos unidos pela paixão ao esporte.
Outro momento que aqueceu nossos corações foi o Chá Bingo Beneficente do DASP. Foi inspirador ver tanta gente reunida no Salão Nobre em uma tarde
de diversão, confraternização e, acima de tudo, solidariedade. Parabenizo tanto a equipe de organização quanto os associados e convidados que adquiriram seus ingressos e participaram. Que venham os próximos!
Nesta edição da revista, trazemos também um tema de grande relevância não apenas para o nosso Clube, mas em escala global: Sustentabilidade. Pela primeira vez em nossa história, realizamos um inventário das emissões de gases de efeito estufa — um diagnóstico profundo de nossa “pegada climática” referente ao ano de 2024. Esse estudo apresenta o real impacto de nossa operação e evidencia os principais desafios que temos pela frente. Recomendo a leitura: a matéria está realmente esclarecedora.
Por fim, em nome de toda a Diretoria, encerramos o ano desejando a todos — associados, colaboradores e parceiros — um período de festas repleto de paz, saúde e harmonia junto a suas famílias e entes queridos. Que 2026 chegue trazendo dias de esperança e sonhos renovados.
Feliz Natal e um ótimo Ano Novo a todos!
Um abraço,
PAULO CEZAR PEREIRA MAYER PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA
Na ordem (da esquerda para a direita), Dora Regina Estevam, Rolf Stauffenegger, Paulo Cezar Pereira Mayer, Marcelo Calil Bianchi e Guilherme Ribeiro dos Santos Filho.
Prezadas Associadas e Associados, Momento de avaliarmos o que fizemos ao longo de 2025.
OConselho Deliberativo teve um período bastante intenso: realizamos a AGE, que contou com a maciça participação dos associados para aprovação de importantes alterações em nosso Estatuto; promovemos inúmeras reuniões das Comissões Permanentes; e conduzimos diversos debates em busca de melhorias para o nosso clube. Tivemos ainda a posse de novos Conselheiros e Conselheiras, que já vêm contribuindo com excelentes sugestões.
Em dezembro, acontecerá a reunião mais importante do Conselho Deliberativo: a aprovação da Proposta Orçamentária e do Plano de Obras apresentados pela Diretoria Executiva para o ano de 2026. Todos os associados podem acompanhar, presencialmente ou pela transmissão ao vivo em nosso site.
É ANO NOVO
Momento de planejarmos o futuro, de pensarmos no Paineiras de amanhã — o clube dos nossos filhos e netos. O Conselho Deliberativo está comprometido em, juntos, continuarmos construindo um clube cada vez melhor, enfrentando desafios e aprimorando constantemente nossa governança.
O Paineiras é o clube mais bonito do Brasil, e seguiremos trabalhando para que também seja o lugar das pessoas mais felizes.
Desejo a todos um Feliz Natal e que 2026 venha com muita luz e saúde.
Abraços paineirenses,
SÁLVIO SPINOLA FAGUNDES FILHO PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETIVO
Na ordem, (da esquerda para a direita) Aloma de Melo Rangel, Sálvio Spinola Fagundes Filho e José Luis Marquezini.
À medida que 2025 se encerra, nossos corações se enchem de gratidão. Este clube é mais que um espaço físico; é a extensão de nossos lares, um porto seguro onde construímos laços e memórias inesquecíveis.
Para mim, este ano é especialmente significativo. Em 03 de outubro, fui honrada com a eleição para VicePresidente do Conselho Deliberativo (2025-2027). Assumi essa missão com a alegria e a consciência de cuidar, junto com toda a Diretoria, deste nosso patrimônio coletivo.
O Paineiras é, antes de tudo, uma grande família. É aqui que a vida acontece: os filhos crescem, os amigos se encontram e todos nós encontramos refúgio e calor humano. Cada sorriso e abraço que trocamos são a prova viva do Espírito Paineirense que nos define.
Neste Natal e na virada para um novo ano, convido todos a celebrarmos a vida. Que a luz desta época ilumine seus lares e que 2026 seja um ano de saúde, paz e muitas oportunidades para fortalecermos ainda mais os laços desta nossa inigualável Família Paineirense.
Meu mais sincero e caloroso abraço,
ALOMA DE MELO RANGEL
VICE-PRESIDENTE
DO CONSELHO DIRETIVO
O Natal está chegando e, com ele, aquela magia que traz um clima de união, gratidão e esperança. Que este momento proporcione leveza, paz e sorrisos verdadeiros ao lado daqueles que fazem a vida valer a pena.
É também um tempo de reflexão e de preparação para um novo ano, cheio de disposição e renovação.
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e prosperidade!
JOSÉ LUÍS MARQUEZINI SECRETÁRIO DO CONSELHO DIRETIVO
Você sabia?
O associado que tiver alteração em seu estado civil, assim como de seus dependentes, ou mudança de residência, deve comunicar o Clube no prazo de 30 dias. É o que determina o artigo 37, letra “h”, do Estatuto Social.
A falta de comunicação pode resultar em penalidades previstas no artigo 55, item II, do Estatuto Social.
Conheça o Estatuto Social do Clube. Assim, você pode exercer plenamente seus direitos e evitar eventuais infrações
32
TROFÉU JOSÉ FINKEL
ATINGE PATAMAR DE EXCELÊNCIA NO PAINEIRAS
PELA
VOCÊ
ESPORTES
40 FUTEBOL SOLIDÁRIO
CRAQUES EM CAMPO PELO BEM
42 FUTEBOL INFANTOJUVENIL
COPA DO MUNDO DE CLUBES
44 JUDÔ
COROAÇÃO DE UMA
GRANDE TEMPORADA
46 TÊNIS
RETA FINAL DO ANO EM ALTO NÍVEL
48 NATAÇÃO
BRILHAM EM TÍTULO INTER-REGIONAL
50 NATAÇÃO MASTER
SEQUÊNCIA HISTÓRICA DE RESULTADOS E CONQUISTAS
54 SCORP
“A TODO VAPOR”
PELO BRASIL E PELO MUNDO
56 PICKLEBALL
MODALIDADE EM ALTA
58 SQUASH
18ª EDIÇÃO DO TORNEIO ACESC
60 CROSS & LPO
GRANDES EVENTOS AGITAM O CLUBE
SOCIOCULTURAL
66 AGENDA DE DEZEMBRO
68 CURSOS CULTURAIS
MAIS OPÇÕES PARA AS FÉRIAS
70 BIBLIOTECA
D/finição de elegância.
No coração da Cidade Jardim e a 2 minutos do Parque do Povo, nasce um condomínio boutique com apenas 22 apartamentos, assinado por Aflalo/Gasperini, Quintino Facci e Eduardo Mera.
TUDO NO SEU TEMPO RESILIÊNCIA PARA O CRESCIMENTO:
Com trajetória de perseverança e paciência, colaborador vai de auxiliar de garçom a analista de controladoria sênior e celebra quase 3 décadas de Paineiras.
Uma história de evolução e comprometimento, de alguém que soube dar “tempo ao tempo” para se desenvolver e se realizar profissionalmente. Talvez essa seja a melhor maneira de ilustrar a trajetória de José Álvaro Nunes De Castro, o Álvaro do departamento financeiro. Prestes a completar 30 anos de relação com o Paineiras, o colaborador compartilha seu caminho que pode servir de exemplo para quem está chegando no clube e busca crescimento na carreira.
A história de Álvaro no Paineiras se inicia em junho de 1997, quando ele recebeu a oportunidade de trabalhar como “cumim”, nome popular para os auxiliares de garçom, no então restaurante social do clube. Na sequência, após adquirir experiência, ele foi promovido a garçom, função que exerceu até o ano de 2004. Foi aí que surgiu a oportunidade para que o Prata da Casa se juntasse à área administrativa paineirense.
“Neste mesmo ano, por meio do programa caça-talentos do departamento de recursos humanos, concorri à vaga de auxiliar de almoxarifado na central de recebimentos. Era minha oportunidade de trabalhar na área, já que havia me formado em um curso técnico de contabilidade”, recorda o analista de controladoria sênior do Paineiras.
O colaborador foi aprovado no processo seletivo, o que foi um grande incentivo para ele voltar à sala de aula com um objetivo ainda maior: se tornar bacharel em contabilidade e potencializar sua carreira. “Durante esse período, as oportunidades foram surgindo. Fui promovido a encarregado da central de recebimentos e almoxarifado e, posteriormente, recebi o convite de integrar a equipe da controladoria, da qual faço parte até hoje”, conta.
Claro que não posso deixar de agradecer aos que contribuíram direta e indiretamente para meu crescimento aqui. Espero poder continuar contribuindo com o sucesso da instituição”.
A relação de Álvaro com o Paineiras sempre foi marcada pelo comprometimento e pelo crescimento gradual mútuo. Além de um local de trabalho que proporcionou a ele a realização profissional, o clube é um lugar de constante aprendizado. “Considero o Paineiras uma grande escola, onde aprendo um pouco todos os dias. Lidamos diariamente com pessoas e culturas diferentes e procuro sempre tirar lições de cada experiência”, ressalta o Prata da Casa.
Grato por fazer parte da família Paineiras, Álvaro gosta de dizer que “há tempo para tudo”, frase essa que levo para toda sua vida: “Com paciência e dedicação fui de auxiliar de garçom a analista de controladoria sênior. Claro que não posso deixar de agradecer aos que contribuíram direta e indiretamente para meu crescimento aqui. Espero poder continuar contribuindo com o sucesso da instituição”.
Os quase 30 anos de Álvaro no Paineiras são um grande exemplo para quem busca crescimento na carreira e para quem inicia sua trajetória dentro do clube. Por isso, ele deixa uma dica valiosa para esses profissionais: “tudo é possível se você der tempo ao tempo e trabalhar com comprometimento”.
EM ALTO MAR AVENTURA
Entre amigos, associados vivem experiência marcante e conquistam o bronze na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2025.
Apaixão pela vela compartilhada entre amigos, em clima de competição. Pode-se definir assim a experiência vivida por Fábio Ferraz, Alex Ferraz e Henrique Wagner de Lima Dias na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2025. A bordo do PEPA XXI, os três encararam o desafio e encerraram a disputa no terceiro lugar na categoria clássicos (barcos com mais de 30 anos) do que é considerado o maior da América Latina e reuniu cerca de 120 veleiros águas do Canal de São Sebastião.
Quem encabeçou essa aventura foi o paineirense Fábio. Amante da vela e praticante por influência de sua família, ele cresceu em um ambiente que promovia o esporte. “Durante muitos anos, meu pai foi sócio de um clube de vela na represa de Santo Amaro. Então, sempre existiu o amor pela vela. Atualmente, eu tenho um barco (o PEPA XXI) de 8 tripulantes, um clássico de 1960, feito de madeira, super bem-cuidado. Com ele, tentei passar esse amor para os meus filhos”, detalha o “capitão”.
Experiente, Fabio tem em sua história diversas provas de vela em diferentes lugares pelo mundo, inclusive no evento realizado em Ilhabela. Em 2025, ele resolveu competir ao lado da família e amigos, colocando a bordo de seu barco o filho Alex e o amigo Henrique, ambos associados do Paineiras, que tiveram a primeira oportunidade de participar de regatas válidas por uma competição tão relevante.
“Costumo velejar aos finais de semana na represa Guarapiranga, onde fiz muitas aulas em um clube da região. Mas essa foi a primeira vez que participei de uma regata de maneira competitiva, o que é totalmente diferente do velejar. Na regata, quando soa a buzina que anuncia o início da prova a tripulação segue processos hierárquicos que exigem muita disciplina de cada membro. O capitão passa as ordens e cada um, na sua função, executa de maneira e exata e sem questionamentos. E é fundamental que você entenda exatamente o que está
fazendo, pois isso afeta o trabalho dos outros e o desempenho do barco”, conta Henrique.
Essa também foi a estreia de Alex em uma competição de vela. Além de atuar pela primeira vez em uma tripulação dirigida por seu capitão e enfrentar todos os desafios vindos da água e do vento, ele celebra a oportunidade de ter vivido tudo isso junto de seu pai, pessoa que mais o incentivou dentro da modalidade.
“Trabalho em equipe, coordenação, definição de tarefas, hierarquia, observação, cálculos e disciplina. É um verdadeiro “xadrez em alto mar” e eu tinha o interesse em sentir na pele como tudo isso funciona em uma prova. Mas muito da minha motivação em aceitar esse desafio foi por poder fazer isso junto com meu pai, em um esporte que ele tanto gosta. Após o momento de adrenalina, em que as coisas precisam ser feitas do jeito certo na embarcação, foi muito bom poder comemorar o resultado e a chance de realizar tudo isso com ele”, detalha Alex.
Será que a experiência em Ilhabela é apenas o começo da formação de uma grande equipe? Será que haverá mais capítulos dessa história em alto mar? Se depender dos 3, isso pode acontecer.
DO PAINEIRAS
Confira em dados o levantamento técnico que relata o real impacto ambiental das atividades do clube.
3,66%
RESÍDUOS NA OPERAÇÃO
DESLOC. VISITANTES/ ASSOCIADOS 30,26%
OPaineiras concluiu seu primeiro
Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito
Estufa (GEE), com base no ano de 2024, elaborado segundo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol. O clube passa a contar com um diagnóstico completo e preciso da sua pegada climática, revelando o impacto real das atividades e apontando onde estão os principais desafios.
O inventário é o instrumento mais importante para orientar a agenda climática paineirense e permite:
- Compreender a origem das emissões com clareza e comparabilidade;
- Estabelecer metas climáticas realistas, baseadas em metodologias reconhecidas;
- Priorizar investimentos em eficiência térmica, energética e mobilidade;
- Reforçar transparência e governança ESG, alinhando-se ao ODS 13 - Ação Climática.
Ao longo de 2024, o Paineiras emitiu 4.783,93 tCO₂e e a distribuição entre os escopos mostra o comportamento climático da operação do clube:
• Escopo 1 - Emissões diretas (41% do total): emissões que acontecem dentro da operação, provenientes de fontes que o clube controla (ex.: caldeiras, veículos próprios, fugas de gás refrigerante)
• Escopo 2 - Emissões indiretas de energia (6% do total): emissões geradas fora da operação, mas associadas à energia elétrica consumida pelo clube
• Escopo 3 – Emissões de cadeia de valor (53% do total): deslocamentos de associados e colaboradores, viagens, resíduos destinados a aterro, fornecedores etc.
6,21% DESLOC. CASA/ TRABALHO 12,44%
DESLOC. ATLETAS
38,71%
COMBUSTÃO ESTACIONÁRIA
1,16%
RESÍDUOS SÓLIDOS 1,27% EMISSÕES FUGITIVAS
PARTICIPAÇÃO DAS FONTES DE EMISSÃO
NO TOTAL INVENTARIADO
5,98%
ENERGIA ELÉTRICA
Os gráficos evidenciam que a operação térmica e a mobilidade são os dois grandes vetores de impacto climático do Paineiras e as conclusões do inventário são totalmente precisas:
1. O maior desafio interno é térmico: o uso de gás natural nas caldeiras concentra a maior parte das emissões diretas. Eficiência térmica será decisiva.
2. O maior desafio externo é a mobilidade: A chegada dos associados representa quase um terço das emissões do Clube.
3. Energia renovável é a via mais rápida de redução: Certificação I-REC com a certeza de consumo de energia limpa pode reduzir o Escopo 2 imediatamente.
4. O inventário se torna a bússola da governança climática: Com dados sólidos, o clube passa a tomar decisões baseadas em evidências, não em percepções. COMBUSTÃO MÓVEL 0,33%
REPRESENTATIVIDADE DAS EMISSÕES GEE POR ESCOPO (E)
ampliar as iniciativas de eficiência energética e modernizar sistemas e equipamentos de climatização. Esses passos ajudam a fortalecer a gestão ambiental do clube e a alinhá-la às
- Cadeia de valor (53% do total): É aqui que está o coração das emissões do Paineiras, onde surgem os
Deslocamento de associados e visitantes: 1.447,42 tCO₂e, refletido em mais de 817 mil entradas de veículos ao ano. É o maior item individual de todo o inventário. Só com o deslocamento casa–trabalho dos colaboradores temos 594,95 tCO₂e, o que aponta a necessidade de políticas de mobilidade sustentável
com maior potencial de redução no curto prazo. As principais ações para isso são: adotar energia renovável certificada,
Esses números deixam evidente um ponto central: o maior desafio climático do Paineiras está no Escopo 3, que concentra mais da metade das emissões e é impulsionado, sobretudo, pelos deslocamentos de associados e colaboradores.
EMISSÕES FUGITIVAS
RESÍDUOS SÓLIDOS
RESÍDUOS NA OPERAÇÃO
ENERGIA ELÉTRICA
DESLOC. ATLETAS
DESLOC. CASA/ TRABALHO
ESCOPO 1
ESCOPO 2
ESCOPO 3
DESLOC. ASSOCIADOS/ VISITANTES
COMBUSTÃO ESTACIONÁRIA
EMISSÕES DE GEE POR FONTE DE EMISSÃO E ESCOPO
ESTOQUE E REMOÇÕES DE CARBONO
O clube conta com cerca de 2,47 hectares de área verde, sendo aproximadamente 1 hectare formado por um fragmento nativo de Mata Atlântica. Essas áreas verdes têm um papel importante: ajudam a regular o clima local, manter o carbono já estocado, oferecer sombra, servir de abrigo para animais e garantir serviços ambientais essenciais.
Com isso, estima-se que o total de carbono estocado nessas áreas seja de 960 tCO₂. Esse número é usado como referência e tem valor estratégico, mas não entra no inventário oficial do clube, seguindo as regras do GHG Protocol, já que não está ligado a projetos de compensação reconhecidos formalmente.
Mesmo não sendo contabilizada no balanço oficial de emissões do clube, essa medição é importante. Ela ajuda a entender o potencial de captura e manutenção de carbono nas áreas verdes que sofrem influência humana, conforme orienta o GHG Protocol para o setor corporativo.
O clube seguirá monitorando a qualidade e a estrutura da vegetação, o que orienta ações de manejo, conservação e possíveis iniciativas de reflorestamento ou aumento da biomassa nativa. Esses resultados mostram o valor ecológico das áreas verdes e fortalecem ações de educação ambiental e de engajamento dos associados.
Confira a versão completa do inventário emissões do clube. Acesse o documento digitalizando o QR Code.
CÂNCER DE PELE PREVENINDO O
O Dezembro Laranja chega para conscientizar a população sobre perigos do aumento da exposição solar bem como os hábitos de fotoproteção durante o verão.
Junto com o derradeiro mês do ano, chega a sua estação mais quente: o verão! É nessa época também que tomam corpo campanhas com o tema Dezembro Laranja, movimento organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para combater o câncer de pele. O período foi escolhido devido ao aumento das temperaturas e à maior exposição solar por parte das pessoas.
O Centro Médico paineirense endossa essa onda e enfatiza a necessidade da adoção de hábitos de fotoproteção durante todo o ano, não apenas durante o verão.
Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o câncer mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de mama, em mulheres, e do câncer de próstata, em homens. Entre os principais fatores de risco estão: pele clara, olhos e cabelos claros, histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, presença de múltiplas pintas (nevos), queimaduras solares prévias, sistema imunológico comprometido e, exposição solar sem proteção adequada ao longo da vida.
CARACTERÍSTICAS
DAS LESÕES SUSPEITAS
Reconhecer sinais iniciais pode ser decisivo para um diagnóstico precoce, frequentemente associado a tratamentos mais simples e resultados superiores. Atenção especial deve ser dada a:
• Novas lesões cutâneas que surgem sem causa aparente.
• Feridas que não cicatrizam após 4 a 6 semanas.
• Manchas ou pintas que se modificam em cor, tamanho, formato ou textura.
• Lesões com sangramento, coceira ou dor.
No caso específico dos nevos (“pintas”), recomenda-se seguir a regra do ABCDE, que auxilia na identificação de sinais sugestivos de melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele:
A - Assimetria: uma metade diferente da outra.
B - Bordas irregulares: contornos mal definidos.
C - Cor: variação de tonalidades ou presença de preto, vermelho ou azul.
D - Diâmetro: maior que 6 mm (embora lesões menores também possam ser suspeitas).
E - Evolução: mudança recente em qualquer característica.
PREVENÇÃO: UM CUIDADO DIÁRIO
• Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados ou se permanecer em ambientes fechados, com reaplicação a cada 2 a 3 horas, especialmente após exercícios que induzem a transpiração
• Evite exposição solar excessiva entre 10h e 16h, período de maior intensidade dos raios ultravioleta. Para esportes e treinos ao ar livre no clube, procure horários alternativos ou priorize áreas sombreadas.
• Cuidados adicionais: use chapéus, bonés, óculos e roupas com tecido de proteção solar, quando possível.
Além da prevenção, a avaliação dermatológica periódica é fundamental. O mapeamento corporal de pintas, a dermatoscopia e, quando indicado, a biópsia, permitem diagnóstico precoce e acompanhamento preciso de lesões suspeitas.
CONSCIENTIZAÇÃO PELA SAÚDE GLOBAL
Entenda as particularidades da Aids, epidemia que ainda exige conscientização e educação.
Odia 1º de dezembro, conhecido como o Dia Mundial de Conscientização contra a AIDS chama atenção para a importância da luta mundial contra esse problema de saúde global causado pela transmissão do vírus HIV que, apesar dos muitos avanços em termos de diagnóstico e tratamento, continua representando uma epidemia perigosa.
A doença conta hoje com boas ferramentas de detecção e terapias. Para se ter uma ideia, 95% das pessoas que vivem com HIV no Brasil e estão em tratamento alcançaram o estágio de carga viral suprimida, segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde. Isso significa que a carga viral no sangue é indetectável, e que essas pessoas não transmitem o vírus. Além disso, no mesmo ano, o país atingiu o marco de 96% de pessoas devidamente diagnosticadas com o HIV, superando a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um dos principais fatores que tornou isso possível foi o aumento no uso da profilaxia pré-exposição, oferecida gratuitamente no Brasil. A chamada PrEP consiste na ingestão de comprimidos antes da relação sexual, preparando o organismo para enfrentar uma possível exposição, e os usuários que aderem ao tratamento preventivo são obrigados a realizar exames de detecção do HIV.
Mas então, diante de tanto avanço, o que justifica a estagnação no número de pessoas que são infectadas todos os anos? Especialistas costumam citar três principais fatores:
ESTIGMA
Infelizmente, a negação e a evitação são respostas comuns à ameaça da Aids: o tabu e o preconceito em torno da doença fazem com que muitas pessoas com comportamento de risco
evitem fazer testes de detecção. Por se tratar de uma infecção que somente dá sinais ao atingir um estágio mais avançado, muitos convivem com o HIV sem saber, sendo potenciais transmissores e perdendo uma importante janela de oportunidade para o tratamento eficaz.
Segundo o Índice de Estigma 2025, 52,9% das pessoas vivendo com HIV no Brasil já sofreram ou vivenciaram algum tipo de estigma e discriminação.
O PARADOXO DO SUCESSO TERAPÊUTICO
Detectada no início dos anos 1980, a Aids teve seu período de maior conscientização e preocupação (entre a população) na década que se seguiu a isso.
A tática utilizada para controlar a doença foi o enfoque nos direitos humanos: em vez de isolar pessoas infectadas e de promover a abstinência sexual, como alguns países inicialmente quiseram fazer, a abordagem de educar a população sobre o vírus, falando abertamente sobre ele, reduzindo o estigma e desmistificando o medo mostrou-se bastante eficaz, ao lado do desenvolvimento de tratamentos promissores.
Com a estratégia de sucesso, gerações que vieram a seguir e não testemunharam o pavor acerca do vírus cresceram com uma falsa sensação de segurança, menosprezando o fato de que o controle da doença só foi possível com ações concretas e proativas por parte da população, como o uso do preservativo nas relações.
É por isso que o Dia Mundial de Luta Contra a Aids continua sendo tão importante: não podemos regredir no combate à epidemia e, para isso, todos os indivíduos precisam ser educados sobre o tema.
10O ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE LEITURA
A comemoração do 10º Aniversário do Clube de Leitura, juntamente com o Encontro com a Autora, foi realizada na Boate, contando com a presença especial da renomada escritora Micheliny Verunschk.
Arecepção dos convidados teve início às 19h, com o acolhimento realizado pela equipe da Biblioteca.
Estiveram presentes o presidente da Diretoria Executiva Paulo Cezar Pereira Mayer e o vice-presidente e diretor do Departamento Sociocultural, Marcelo Calil Bianchi, que realizaram a abertura oficial do evento.
Conforme o cronograma organizado, o encontro teve início às 19h30, com as palavras de abertura do presidente e do vice-presidente. Em seguida, as mediadoras conduziram um inspirador bate-papo com a autora convidada.
Durante a conversa, a autora compartilhou suas principais inspirações na construção de suas obras, falando também sobre sua trajetória pessoal da infância à atualidade, sua relação com a família e sua visão sobre caminhos para uma sociedade mais justa e humana.
Após a palestra, os convidados puderam desfrutar de um agradável momento de confraternização, com música ao vivo em clima intimista e um coquetel especialmente preparado para a ocasião, para celebrar essa data tão significativa, além da sessão de autógrafos.
DE SOLIDARIEDADE DIVERSÃO EM CLIMA
Chá Bingo Beneficente 2025 promove dia de integração, comida boa, prêmios e caridade em prol das crianças.
Diversão combinada com solidariedade e muita confraternização. No último dia 12 de novembro, o Salão Nobre recebeu o Chá Bingo Beneficente 2025, realizado pelo Departamento de Assistência Social do Paineiras (DASP). Com apresentação da atriz e humorista Priscila Castello Branco, o evento reuniu mais de 300 associadas e amigas em uma tarde repleta de atividades especiais, com um cardápio de chá colonial completo, sorteios e o tradicional bingo.
O evento também teve como missão dar visibilidade ao trabalho do Lar das Crianças, que atua em prol de crianças, adolescentes jovens adultos em situação de vulnerabilidade social, promovendo programas educacionais em contraturno escolar.
A organização contou com o empenho de diversos setores do clube, que, juntos, garantiram o sucesso da iniciativa. Com ingressos esgotados (R$200), toda a arrecadação foi destinada ao Lar das Crianças. O clima de alegria e integração marcou o evento, reforçando seu apelo junto aos associados.
Ao final do evento, ficou a certeza de que todas as edições do Chá Bingo Beneficente não são apenas uma oportunidade de lazer, mas também um verdadeiro ato de empatia e transformação social.
O lar das crianças
Fundado em agosto de 1937, o Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista (CIP) nasceu do empenho de imigrantes judeus alemães que chegaram ao Brasil fugindo das perseguições do nazismo. Atualmente, a instituição conta com três programas educacionais em contraturno escolar, que beneficiam 500 crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de vulnerabilidade social, dos 4 até os 24 anos de idade, moradores de mais de 25 bairros e comunidades periféricas da Zona Sul de São Paulo.
As fotos do Chá Bingo Beneficente 2025 podem ser conferidas na página oficial do Paineiras no Flickr. Acesse pelo QR Code.
C H APÉU DA MAFIA + DJ RAFAEL REIS
PROGR AMAÇÃO:
22h Coquetel de Recepção, Crendices e Iguarias até às 0h
0h Confraternização e queima de fogos na Plataforma das Piscinas
0h às 2h Ceia completa – All Inclusive
- Salão Nobre
2h Digestivos
4h Encerramento
INGR ESSOS:
• ASSOCIADOS: R$850,00
• CONVIDADOS: R$1000,00
• ASSOCIADOS DE 0 A 5 ANOS: R$85,00
• CONVIDADOS DE 0 A 5 ANOS: R$160,00
• ASSOCIADOS DE 6 A 12 ANOS: R$320,00
• CONVIDADOS DE 6 A 12 ANOS: R$400,00
OBSERVAÇÕES:
• O ingresso ao evento, autoriza o Clube Paineiras do Morumby a utilizar a imagem e voz captada, fotos e/ou vídeo nos materiais internos e institucionais do clube nos termos de suas finalidades estatutárias.
Atenção: Ingressos adquiridos não serão reembolsados. Não efetuamos devoluções.
• Idade: Livre
• Menor de 18 anos somente acompanhados por responsável maior.
• Crianças de colo, somente no bebê conforto.
CARDÁPIO
BEBIDAS
Água c/ gás
Água s/ gás
Refrigerante normal e diet
Suco de laranja
Cerveja Stella Artois
Espumante Alud
Vinho Tinto Arco da Torre
Whisky (Red Label)
BAR DE DRINKS
Aperol Spritz
Gin Tônica
Mojito
Sex on the Beach
Caipirinhas
(cachaça artesanal, vodka Smirnoff e saquê)
Frutas: Morango, limão, maracujá, kiwi e abacaxi
MESA DE IGUARIAS
Queijo parmesão uruguaio
Queijo Brie com mel de trufas e pistache
Queijo gruyère
Queijo gorgonzola
Presunto Royale
Tender
Salame italiano
Cuscuz de camarão
Antepasto de berinjela siciliana
Antepasto de abobrinha
Caprese rústica
Homus
Babaganush
Castanha de caju
Pistache
Damasco
Tâmaras
Chutneys
Guacamole
Nachos
Salmão defumado
Pães
(focaccia, ciabatta, pão italiano e pão sírio)
COQUETEL VOLANTE
Canapés quentes:
Camarão empanado com catupiry
Chester Vileroy
Bolinho de bacalhau
Casquinha de Cogumelos
Canapés frios:
Canapé de tartar de salmão com aioli de wassabi e raspas de bottarga
Canapé de chistorra espanhola com cebola caramelizada
Canapé de compota de tomates sweet com creme de burrata
BANQUETE
Saladas:
Peras assadas na calda de laranja e gorgonzola
Cogumelos shitake e paris marinados
Ratatouille de legumes
Cuscuz marroquino
Mix de folhas
Pratos quentes:
Arroz caldoso de frutos do mar (Polvo, Camarão,
Lula e Marisco)
Bacalhau gratinado em lascas
Medalhão de filé ao molho Mont Blanc
Perna de Cabrito à cantineira
Tortelone de funghi seco e cogumelos
frescos à fonduta de grana padano
Ravioli de Brie com geleia de damasco na manteiga de sálvia
Risoto de pupunha
Batatas Rústicas
SOBREMESAS
Mil folhas francês de pistache
Creme inglês com frutas vermelhas do bosque
Verrine de chocolate belga com crocante de macadâmia
Merengue suíço
Pudim do Rofer
Brownie
Torta de limão siciliano
Tiramisu
Frutas da época
MESA DE CAFÉ
Café
Chá
Licores (43, Frangélico, Cointreau)
Petit fours doces
Minitarteletes de ganache de chocolate e morango
MESA DE CRENDICES
Uvas
Louro
Semente de romã
Lentilha
FAÇA PARTE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP!
INSCREVA-SE NO CANAL OFICIAL DO PAINEIRAS E FIQUE POR DENTRO:
• Acesso às principais informações do dia a dia do clube;
• Participações em enquetes exclusivas;
• Abaixo a desinformação: Não é “grupo de WhatsApp”, o conteúdo do canal é sempre exclusivo, oficial e enviado diretamente pelo Paineiras;
• Sigilo: sua participação é privada, os demais usuários não visualizam seu contato.
Se preferir, ative as notificações no sininho no canto superior direito no aplicativo.
Acesse o QR Code e comece a seguir:
FIN KEL
ABSOLUTO DE NATAÇÃO 2025
EVENTO ATINGE PATAMAR
DE EXCELÊNCIA
Clube recebe evento de maior magnitude em sua história e se destaca por alto nível na realização.
REALIZAÇÃO: PATROCÍNIO:
APOIO:
Dias mágicos que transformaram o complexo aquático do Vale em uma verdadeira fábrica de emoções e feitos esportivos memoráveis. Não é exagero dizer que a realização do CBI - Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu José Finkel representou o maior evento esportivo já recebido na estrutura paineirense. Mais do que isso, a execução de altíssimo nível do planejamento complexo durante os cinco dias de evento foi reconhecida interna e externamente, sendo colocada por figuras importantes da modalidade como a melhor já vista na história.
A competição nacional aconteceu entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, reunindo 399 atletas de 57 entidades de todo o Brasil. Após muitas provas emocionantes, que resultaram em grandes conquistas e estabelecimento de recordes, a equipe campeã foi o Minas Tênis Clube, com 2449 pontos. Completaram o pódio o Pinheiros, vice-campeão com 2027 pontos, e a Unisanta, terceiro lugar com 1353 pontos.
Emoção vinda das provas, disputadas com intensidade em cada braçada dos atletas que participaram da competição, tiveram como plano de fundo a estrutura do Paineiras. Pela primeira vez, o clube teve a honra de sediar um dos eventos mais importantes da natação brasileira, que contou com organização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos –CBDA, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e com a Federação Aquática Paulista – FAP.
Para o Paineiras, foi um desafio enorme e uma grande responsabilidade, já que, pela primeira vez, recebia o campeonato que, há mais de 50 anos, é o centro das atenções da natação no segundo semestre e dita o ritmo do alto rendimento no país. Conhecido como Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, o torneio é inserido no calendário da modalidade como salvaguarda para a convocação da seleção brasileira. Para tanto, o clube se estruturou para “fazer bonito” e realizar uma edição histórica do evento.
SINERGIA DE TRABALHO E ATENÇÃO AOS DETALHES
O Paineiras recebeu por cinco dias o Troféu José Finkel, mas o trabalho começou bem antes disso. Foram praticamente quatro meses de planejamento integrado, com envolvimento direto de equipes de montagem e manutenção, operações esportivas, comunicação, alimentação, segurança, saúde e zeladoria. “Foi um esforço coletivo impressionante, com cada colaborador do Paineiras “vestindo a camisa” dessa competição e entendendo a dimensão e importância dela”, detalha Rolf Stauffenegger, 2º vice-presidente da diretoria executiva do Paineiras, responsável pela área esportiva do clube.
A comunidade aquática presenciou um grandioso evento, com telão por toda a cabeceira principal que apresentavam os finalistas com fotos e nomes e telões na lateral para entrada dos nadadores. Além de toda a estrutura oferecida para as equipes como espaços para tendas, fornecimento de água, isotônicos e alimentação exclusiva.
“Tudo foi pensado para garantir excelência em cada detalhe: piscinas preparadas
com tecnologia de ponta, áreas exclusivas de recovery e fisioterapia, estrutura de alimentação especializada para atletas de alto rendimento, logística precisa para arbitragem e staff, além de transmissões ao vivo com qualidade profissional”, complementa Rolf.
Além de Rolf, outra figura que esteve à frente da operação da realização do Troféu José Finkel no Paineiras foi Felipe Vaz Domingues, diretor geral de Esportes de Alto Rendimento do clube e head coach da CBDA. Na mesma linha ele afirma que tudo foi pensado para que este campeonato fosse uma experiência transformadora. Vide o sucesso do evento, ele afirma que esse e outros objetivos foram alcançados.
“Fomentar o esporte de base até o alto rendimento, nos consolidar como referência no cenário nacional, contribuir com o legado esportivo para o clube, bem como oportunizar aos nossos atletas, associados e para a toda a comunidade esportiva a experiência e vivência em um ambiente de alta performance. Esses foram nossos pilares de referência ao trazer o Troféu José Finkel para o Paineiras”, enfatiza Domingues.
SUCESSO E RECONHECIMENTO
O evento rendeu grandes elogios e avaliações muito positivas de figuras relevantes da modalidade que marcaram presença na área da piscina do clube. Uma delas é Alexandre Pussieldi, o “coach”, ex-atleta e treinador olímpico com mais de 40 anos de experiência no esporte. Trabalhou no evento como comentarista da TV Swim Channel, emissora que transmitiu a competição, e se surpreendeu com a estrutura que encontrou no Paineiras, onde já esteve presente para outros eventos aquáticos.
“Já trabalhei em diversas competições aqui no Paineiras e, sem dúvida nenhuma, superou muito todas as expectativas. Encontramos uma arena moderna, linda e totalmente preparada, com todas as condições para que os atletas pudessem dar um seu melhor dentro da água”, comenta o “coach”.
No mesmo sentido, Alexandre Zwicker, presidente da Federação Aquática Paulista - FAP, ressaltou a estruturação do clube para receber o campeonato
nacional. “Estamos acostumados a viver esses grandes eventos, com atletas do mais alto nível e provas importantes. E aqui, encontramos uma arena que está à altura da relevância da competição.
A estrutura do Paineiras é sensacional, uma referência dentro dos esportes aquáticos no Brasil e na América Latina”, destaca.
Quem também fez questão de manifestar sua satisfação com a realização do evento foi Diego Albuquerque, presidente da CBDA: “O sentimento da confederação não poderia ser outro senão o de gratidão por tudo o que o Paineiras proporcionou durante o evento em toda sua execução.
Juntos, fizemos uma festa lindíssima e me arrisco a dizer que essa foi a competição mais bonita e melhor estruturada que já tivemos em toda a história da natação brasileira”.
Por fim, Paulo Cezar Mayer, presidente da diretoria executiva do Paineiras, comemorou o fato de o Paineiras entrar para a história dos esportes aquáticos nacionais como uma das “casas” de uma competição tão relevante. “Ficamos muito honrados em receber um campeonato desse porte. Posso dizer que é um dos maiores, senão o maior evento que o Paineiras já recebeu. Agora podemos dizer que, em sua história, o clube já recebeu uma edição do Troféu José Finkel de natação”, celebra.
“EQUILIBRANDO PRATOS”
Outro grande desafio para o clube foi equilibrar as demandas do campeonato com suas necessidades operacionais rotineiras, mantendo o alto nível da experiência de seus associados. “Foi necessário remanejar horários e espaços do clube para que os associados continuassem suas atividades. Não podíamos simplesmente “fechar” o clube. Tivemos que “equilibrar os pratos”, pontua Rolf.
TRANSMISSÃO E COBERTURA COMPLETA
Todas as emoções da edição de 2025 do Troféu José Finkel foram transmitidas pelo Swim Channel. No entanto, quem acompanhou o Instagram do clube nos dias em que a competição aconteceu não perdeu nenhum detalhe. Em cada acontecimento, a equipe de Comunicação e Marketing do Paineiras estava lá.
Entre fotos, stories e reels, os seguidores ficaram por dentro das conquistas, premiações, entrevistas e tudo o que se passou no complexo aquático paineirense. Vale destacar que, entre os dias em que o evento foi realizado, o perfil oficial do Paineiras no Instagram atingiu mais de 450 mil visualizações por meio de suas publicações variadas.
Além disso, o clube preparou um clipe especial com alguns dos melhores momentos dos dias inesquecíveis em que o Troféu José Finkel tomou conta do Paineiras.
2027: vem mais por aí?
O reconhecimento do público, associados, atletas e clubes motivaram o Paineiras a manifestar, formalmente, o interesse em receber o Troféu José Finkel, em 2027. “Queremos criar uma tradição, consolidar o Paineiras como uma verdadeira casa da natação brasileira. E o nosso papel como dirigentes de clube, é criar as melhores condições possíveis para que esses sonhos se realizem. Já estamos contando os dias para 2027. Vamos fazer ainda melhor”, finaliza Rolf Stauffenegger.
Por fim, como não poderia deixar de ser, o clube agradece ao CBC, à CBDA e à FAP, pela confiança em escolher o Paineiras como sede de um evento de tamanha magnitude, e a todos os departamentos e colaboradores, que atuaram com dedicação, profissionalismo e espírito de equipe para tornar este projeto possível.
O Troféu José Finkel 2025 também contou com cobertura fotográfica completa dos seus 5 dias e os cliques da competição estão disponíveis na página oficial do Paineiras no Flickr. Acesse pelo QR Code acima.
Para conferir o vídeo, digitalize o QR Code acima.
JAPÃO ONDE TRADIÇÃO E MODERNIDADE SE ENCONTRAM
País proporciona jornada de contrastes, com templos silenciosos, cruzamentos movimentados, sendo referência em tecnologia e respeito pelas tradições antigas.
Com a reta final do ano se aproximando não há como não pensar: as esperadas férias estão chegando. Chega o momento do associado planejar aquela viagem tão sonhada e um destino que vem sendo cada vez mais procurado é o Japão, país conhecido por mesclar tradição e respeito à cultura com tecnologia e modernidade.
Em cada cidade japonesa, há algo de único a ser descoberto. Com uma ajudinha da Colombi Travel Design, a Revista Paineiras traz dicas sobre como aproveitar tudo o que o Japão pode oferecer, em suas mais diversas peculiaridades.
Em Kyoto, a antiga capital imperial, é possível participar de típicas cerimônias
do chá conduzidas por geishas, além de se encantar com templos envoltos em natureza, como o Kiyomizu-dera, e absorver um ritmo que convida à contemplação. Seguindo o ritmo calmo de Kyoto, a região de Ishikawa traz a tradição em vilas que preservam a arquitetura e o espírito de uma vida simples. É aqui que a elegante Kanazawa, a “Pequena Kyoto”, revela o Museu do Samurai e o esplendor do Jardim Kenrokuen, um tesouro cultural.
A jornada se aprofunda nas montanhas, onde a charmosa Takayama preserva o Japão da era Edo, servindo como porta de entrada para a mágica Shirakawa-go, Patrimônio Mundial da UNESCO, com suas casas gassho-zukuri que parecem suspensas no tempo.
Quando a paisagem se abre para montanhas, lagos e águas termais, como nos Ryokans de Hakone, hospedagens tradicionais japonesas com fontes de águas termais próprias para banho —, é impossível não se deixar envolver pela tranquilidade que define a alma japonesa. É também em Hakone que se encontra a vista panorâmica mais reverenciada do Monte Fuji, a montanha sagrada, cuja majestade inspira silêncio e admiração.
Além do Japão tradicional, a modernidade predomina nas grandes cidades. A metrópole de Tóquio é a que melhor ilustra esse fato, onde lojas de skincare de alta performance convivem com espaços dedicados à arte digital. A tecnologia está em todas as partes, indo das vitrines inteligentes aos trens-bala.
A gastronomia é outro capítulo à parte, que não pode deixar de ser citado. No Japão, cada refeição é um ritual que une estética e sabor. Na cidade de Osaka, conhecida como a capital gastronômica do país, mercados como o Kuromon Ichiba e o animado Dotonbori oferecem a chance de experimentar iguarias locais como o takoyaki e o okonomiyaki, em um contraste energético com a serenidade de Kyoto.
Vale lembrar que essas são apenas algumas dicas e que o associado pode dar uma passada na Colombi Travel Design, localizada na Alameda Paineiras, no corredor 3S. Lá, o paieneirense pode organizar viagens individuais ou em grupos para o país asiático e para muitos outros destinos.
CRAQUES EM CAMPO
NO FUTEBOL SOLIDÁRIO 2025
Quarta edição do evento conta com clássico “Amigos do Alex x Amigos do Souza” e proporciona show de bola para associados, ajudando a quem realmente precisa.
Aedição de 2025 do Futebol Solidário do Paineiras reuniu solidariedade e muita emoção em uma celebração que, a cada ano, se consolida ainda mais como tradição no clube. No dia 8 de novembro, a quarta edição do evento reuniu grandes nomes do futebol brasileiro, que entraram em campo na partida “Amigos do Alex x Amigos do Souza”, atraindo a atenção de associados e amantes do esporte em prol de uma causa nobre.
O evento teve como foco a solidariedade. Por meio do Departamento de Assistência Social do Paineiras – DASP, cada ingresso foi trocado por 5 quilos de alimentos não perecíveis, resultando na arrecadação de alimentos, que foram destinados a instituições de caridade.
O Futebol Solidário 2025 teve como apoiadores as seguintes empresas: Blue Mac, Di Pollini, Modu, Racy, Arena Brazil, Vaca Véia, Bmarketing, Perdigão, MQT e MG74 BBQ.
CRAQUES EM CAMPO
Entre os jogadores presentes, destacaramse ex-craques como os paineirenses Alex, Miranda e Milton Cruz, bem como Sousa, Fernando Baiano, Fabiano, Diogo Cruz, Deola, Axel, Gabriel e Ilsinho, que não jogou, mas acompanhou a partida apoiando a causa.
Transmissão ao vivo
Para quem não conseguiu comparecer ao evento, o jogo foi transmitido ao vivo na TV Paineiras, canal oficial do clube no YouTube.
Lembrando que as fotos do Futebol Solidário 2025 estão disponíveis para o associado na página oficial do clube no Flickr.
Acesse pelo QR Code.
A COPA DO MUNDO
PAINEIRAS DE CLUBES DO
Inspirado no torneio que agitou o mundo na metade do ano, campeonato interno que colocou em ação 4 categorias do futebol infantojuvenil paineirense conhece seus vencedores.
O“mundo paineirense” viveu as grandes emoções da reta final de um de seus maiores eventos de futebol infantojuvenil. Recentemente, a Copa do Mundo de Clubes do Paineiras, campeonato interno com nome inspirado na competição que agitou o planeta na metade do ano, reuniu mais de 300 atletas divididos em 4 categorias de disputa. Realizado entre maio e outubro de 2025, o torneio finalmente conheceu seus vencedores.
Entre Sub-10, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, os participantes representaram clubes tradicionais do cenário mundial e protagonizaram partidas marcadas por garra, talento e esportividade. Além dos títulos, foram premiados os destaques individuais de cada categoria.
Na categoria Sub-10, o Fluminense sagrou-se campeão, com o Boca Juniors ficando com o vice. O destaque foi Eduardo Gaspar, enquanto Felipe Otero, autor de 14 gols, conquistou a artilharia. Arthur Eig recebeu o prêmio de melhor defesa.
Pelo Sub-11, o título ficou com o Manchester City, seguido do Real Madrid. O destaque da categoria foi Henrique Sousa; o artilheiro, Pedro Parmegiano, com 8 gols; e Philip Lewandowski levou o prêmio de melhor defesa.
Entre os atletas do Sub-13, o domínio também foi do Manchester City, campeão, enquanto o Borussia Dortmund ficou com o vice. Eduardo Fadel foi o destaque, Arthur Silvestrini marcou impressionantes 17 gols e Breno do Valle foi eleito o melhor defensor.
Na categoria Sub-15, novamente o Manchester City levantou o troféu, com o Boca Juniors em segundo lugar. O destaque foi Felipe Sousa, o artilheiro Felipe Mattar, e Miguel Suzuki recebeu o reconhecimento como melhor defesa.
O sucesso do torneio contou com o empenho e dedicação da equipe técnica formada pelos professores Robson Batista, Caio César, Douglas Moraes, Igor Chaves e João Paulo Marques, além dos estagiários Kauan Santos, Guilherme Rogério, Ronaldo Luís e Lincon Silva.
As fotos da Copa do Mundo de Clubes do Paineiras estão disponíveis para o associado conferir na página oficial do Paineiras no Flickr. Acesse pelo QR Code a seguir:
COROAÇÃO DE UMA GRANDE TEMPORADA
Judô paineirense brilha na reta final de 2025 com títulos nacionais e internacionais, consolidando as grandes performances de seus destaques.
Para coroar uma temporada de grandes conquistas e marcas históricas, a reta final de 2025 seguiu registrando feitos memoráveis para o judô paineirense. O clube viu com orgulho sua atleta Yasmin Katsumata integrar a seleção brasileira ser a campeã em sua categoria no Campeonato Sul-Americano e o título de Guilherme de Oliveira no CBI Troféu Brasil. O Paineiras ainda celebrou o grande desempenho no Campeonato Paulista Sênior, com o ouro de Christian Silva.
CAMPEÃ SUL - AMERICANA
Defendendo a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano de Judô, realizado em Assunção, no Paraguai, Yasmin Katsumata (-58kg) conquistou o título sub-15 da competição, logo em sua primeira vez representando o país.
“Foi muito emocionante, pois foi o primeiro campeonato em que pude representar a seleção brasileira. E, logo na estreia, consegui a medalha de ouro na minha categoria. Tudo é resultado dos treinamentos intensos que realizamos junto à comissão técnica e toda nossa equipe”, celebra Yasmin.
OURO NO TROFÉU BRASIL
As boas notícias também vieram em âmbito nacional. Em Belo Horizonte,
Minas Gerais, na disputa do CBI Troféu Brasil, Guilherme de Oliveira (-73kg) fez campanha perfeita na categoria mais cheia do torneio (75 atletas), levando o ouro para casa, após bater o medalhista olímpico Willian Lima na final.
Na mesma competição, o Paineiras também viu dois de seus atletas subirem ao pódio: Luís Eduardo Rossetim (-73kg) e Chrystian Silva (-66kg) também mostraram seu potencial para conquistar uma medalha de bronze.
PÓDIO NO PAULISTA SÊNIOR
E para fechar esse período de tantas medalhas e conquistas, vale registrar o ótimo desempenho do clube no Campeonato Paulista Sênior, evento realizado em São Bernardo do Campo. Destaque para Chrystian Silva (-66kg), que subiu no pódio em sua posição mais alta e conquistou o ouro para o clube. Além dele, outros quatro atletas medalharam, encerrando a competição estadual com o bronze: Agatha Benedicto (-57kg), Isabele Alves (-57kg), Luís Eduardo Rossetim (-73kg) e José Basile (-90kg).
EM ALTO NÍVEL RETA FINAL DO ANO
Com título nacional interclubes e grande desempenho em torneios internacionais, tênis paineirense brilha no final da temporada.
Atemporada de 2025 segue sendo de muitas conquistas e a reta final do ano foi à altura do desempenho apresentado ao longo desses 12 meses. Recentemente, o clube celebrou o título do Campeonato Brasileiro Interclubes na categoria 2F1, além do grande desempenho no COSAT G2 ADK Juniors Cup e no CBI – Caxias do Sul. Veja como foi a performance dos tenistas da casa nas últimas competições.
Na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes, o Paineiras viu com orgulho o título conquistado pelas atletas da categoria 2F1, jogando em casa. A equipe campeã foi formada pelas atletas: Helena Alves, Luiza Esteves, Lara Shinzato, Julia Lima, Martina Ciscato, Alice Ghiraldi, Luísa Guimarães e Luiza Pereira.
Indo para o sul do país, mais duas marcas importantes para o tênis paineirense. Em Itajaí, Santa Catarina, o clube brilhou no COSAT G2 ADK Juniors Cup e conquistou ótimos resultados, tendo Luca Ashcar (16M) e Fernando Sasaya (14M) como campeões de duplas e Helena Alves (16F) e Nicolas Kanashiro (16M) como vice-campeões.
Já em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, os atletas do clube estiveram em ação no CBI e também colocaram seus nomes em destaque. Na categoria 14F, Ana Lara Camargo foi campeã de simples e Lara Shinzato foi semifinalista de simples e duplas. No 14M, Nicolas Kanashiro foi campeão de duplas, enquanto no 16M, Davi Souza foi vice-campeão simples e duplas e Pedro Queiroz foi vice-campeão de duplas.
Na categoria 16F, Laís Lobo foi campeã de duplas e Lara Kanadani foi semifinalista de duplas. Entre os mais velhos, Larissa Silenci (18F) foi semifinalista de duplas e Matheus Ranciaro (18M) foi vice-campeão de simples e campeão de duplas.
Além dessas conquistas, confiram outros resultados de destaques do tênis paineirenses conquistados recentemente: Caio Antão (10M) – campeão paulista do torneio da FPT, realizado na Slice Tennis e campeão Paulista torneio GA da FPT, Kidslam. Larissa Silenci (18F) –campeã de duplas e vice-campeã de simples do Torneio Internacional ITF J60, realizado em São Paulo.
Nicolas Kanashiro (14M) – campeão de simples e vice-campeão de duplas sulamericano do Torneio COSAT, realizado em São Paulo.
Davi Sousa (16M) - campeão de simples sul-americano do Torneio COSAT, realizado em São Paulo. Letícia Luizetto (14F) – campeã de simples do torneio brasileiro G1 da CBT, realizado em Ribeirão Preto.
Maria Amélia Granja (11F) – campeã Paulista do torneio da FPT, realizado no Yacht Club Paulista.
João Flandoli (12M) – campeão paulista do torneio da FPT, realizado na Play Tennis.
Ana Camargo (14F) – vice-campeã de simples sul-americana Torneio COSAT, realizado em São Paulo.
Sofia Nascimento (11F) - vice-campeã paulista do Torneio da FPT Copa T&CIA, em Santo André.
Gabriela Oliveira (11F) - vice-campeã paulista do torneio da FPT, realizado na Slice Tennis e vice-campeã paulista do torneio da FPT, realizado no Yacht Clube Paulista.
Sofia Nascimento (12F) – vice-campeã Paulista do torneio da FPT realizado na Play Tennis.
PAINEIRENSES BRILHAM EM TÍTULO
INTER - REGIONAL
Com performances excepcionais e recordes quebrados, nadadores do Paineiras se destacam no Troféu Kim Mollo.
O32º Troféu Kim Mollo, tradicional Campeonato Paulista Interregional de Seleções, teve como destaque a brilhante atuação dos atletas do clube, que se uniram à 1ª Região para garantir o título de campeã da competição. Com 17 atletas e o técnico Vinícius Betim defendendo as cores laranja, a equipe fez história ao conquistar impressionantes resultados, no torneio realizado anualmente na cidade de Mococa, disputado na piscina da Associação Esportiva Mocoquense.
Na disputa, que reuniu seleções de diferentes regiões do estado de São Paulo, o Paineiras foi um dos grandes protagonistas, com uma performance que encheu o clube de orgulho. Ao todo, os paineirenses somaram 10 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze nas provas individuais. No revezamento, o clube também brilhou, conquistando 4 ouros e 1 prata.
‘’Os atletas nadaram muito bem. O fator empenho, dedicação diárias do treino, condições climáticas no fim de semana do campeonato e a energia do ambiente favoreceram muito para que os nossos atletas estivessem motivados para competir’’, disse o técnico Vinícius Betim.
Entre os grandes nomes da competição, diversos atletas se destacaram por suas performances excepcionais. A jovem Julia Matsui, do Juvenil 1 feminino, conquistou o melhor índice técnico da competição e se consagrou como a atleta mais eficiente da categoria.
Sophia Krykorka, do Petiz 2, quebrou recordes e se tornou uma das grandes sensações do campeonato. Ela estabeleceu novas marcas no campeonato nos 100m costas e 100m livre, além de ser parte fundamental do revezamento 4x50m medley, que também quebrou recordes tanto no campeonato quanto no estadual. A atleta também foi premiada como a MVP da terceira etapa da competição.
Carolina Maragni, do Infantil 1, se destacou nos 200m medley, onde estabeleceu um novo recorde de campeonato, além de brilhar no revezamento 4x50m medley. Ana Beatriz Esmanhoto, do Petiz 2, também deixou sua marca no revezamento 4x50m medley, com outro recorde, e Antônia Lima, do Petiz 1, foi recordista de campeonato nos 100m costas.
Cada um desses atletas contribuiu de maneira decisiva para o excelente desempenho da 1ª Região.
‘’Na parte técnica tivemos muito trabalho diário educativo, correções e treinos intensos enfatizando a técnica. Na parte mental, trabalhamos muito com a motivação, assim conseguimos extrair o melhor de cada um, mostrando até onde o atleta pode chegar’’, comentou o técnico Vinícius.
O sucesso no Troféu Kim Mollo não é apenas um reflexo da qualidade técnica dos atletas, mas também do esforço conjunto de toda a equipe, incluindo comissão técnica e apoio do clube. Com os olhos no futuro, a natação do Paineiras segue se destacando e promete mais conquistas em competições que virão.
RESULTADOS E CONQUISTAS SEQUÊNCIA HISTÓRICA DE
Com presença no ranking mundial da World Aquatics, recordes, títulos e desempenhos expressivos em campeonatos, os atletas paineirenses reafirmam sua força.
Anatação master do Paineiras atravessa um período de performances marcantes e já é possível dizer que a temporada de 2025 foi uma das mais especiais para o clube. Os atletas seguem se destacando em rankings mundiais, recordes, títulos e desempenhos expressivos em campeonatos importantes.
DESTAQUE NO WORLD AQUATICS TOP 10 MASTERS
A World Aquatics divulgou seu tradicional Top 10 Masters, ranking anual que lista os dez melhores resultados do mundo. Cinco atletas do Paineiras figuram entre os melhores do planeta: Aroma Martorell (65+), Julia Pinheiro Abdu (40+), Maria Stella D’Almeida (55+), Nadir Taubert (90+) e Ricardo Emilio Yamin (80+).
PISCINA CURTA (25M) –TOP 10 WA
Aroma Martorell (65+): 3º lugar nos 50m costas e 9º lugar nos 100m costas.
Julia Pinheiro Abdu (40+): 6º lugar nos 200m borboleta e 8º lugar nos 100m borboleta
Maria Stella D’Almeida (55+): 9º lugar nos 50m borboleta
Nadir L. F. Taubert (90+): 1º lugar nos 100m peito, 200m borboleta, 400m medley; 2º lugar nos 200m peito, 50m peito, 100m medley; e
7º lugar nos 50m livre.
Ricardo Emilio Yamin (80+): 2º lugar nos 100m livre, 200m medley, 400m medley; 3º lugar nos 1500m livre; e 4º lugar nos 400m livre e 800m livre
PISCINA LONGA (50M) TOP 10 WA
Nadir L. F. Taubert (90+): 1º lugar nos 50m peito, 100m peito, 100m borboleta e 200m medley
Ricardo Emilio Yamin (80+): 6º lugar nos 400m livre e 100m livre
BRILHO NO TORNEIO OPEN PAULISTA
MASTERS – PISCINA CURTA
Com a participação de mais de 400 atletas de 22 entidades, o Paineiras conquistou dois vice-campeonatos e quebrou um recorde paulista.
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
Vice-campeã Paulista APMN – Feminino
Vice-campeã Paulista APMN – Geral
QUADRO DE MEDALHAS
Ouro: 44
Prata: 14
Bronze: 18
ATLETAS MEDALHISTAS
Adriana Kunsch: 2º 100m medley, 3º 100m borboleta, 2º 4x50m estilos
Marco A. Rosado França: 1º 50m costas (recorde APMN), 2º 100m livre, 1º 50m livre
Marina Nogueira Vocos: 3º 400m livre
Maria Claudia Bicudo: 1º 100m medley, 3º 50m borboleta, 1º 100m peito, 2º 4x50m estilos
Marion R. Vita: 1º 100m livre, 1º 50m livre, 1º 50m borboleta, 1º 4x50m estilos
Miriam A. Addor: 3º 4x50m estilos
Nadir L. F. Taubert: 1º 100m medley, 1º 50m peito, 1º 50m borboleta, 1º 4x50m estilos
Ricardo A. Roman Junior: 1º 100m livre, 3º 50m livre
Rodrigo P. Toniolo: 1º 100m medley, 1º 50m costas, 1º 50m peito
Ruy U. Araujo: 1º 50m costas, 2º 100m livre
Solange Ribeiro Pinto: 1º 100m livre, 1º 50m livre, 1º 100m costas, 2º 4x50m estilos
Vivien Lantieri: 1º 100m medley, 1º 50m peito, 1º 100m peito, 1º 4x50m estilos
Vinicius de Nobrega: 3º 100m livre
TÍTULO NA 6ª ETAPA DO CIRCUITO PAULISTA MASTERS
O Paineiras foi o grande campeão da 6ª Etapa do Circuito Paulista Masters, realizada na piscina do Corinthians Paulista. Participaram deste evento
37 entidades com participação aproximada de 300 atletas. O clube conquistou 56 medalhas, sendo 27 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze. Além disso, a equipe paineirense ainda registrou 5 recordes estaduais.
Vale destacar também a participação do clube na competição nacional, em que duas atletas paineirenses trouxeram 9 medalhas, sendo 6 de ouro e 3 de prata.
Carolina Chalita Soares: Campeã nos 50m costas, nos 50m borboleta, nos 100m costas e vice-campeã no 50m livre
Solange Ribeiro Pinto: Campeã nos 50m livre, nos 200m livre e vice-campeã nos 100m livre
“A TODO VAPOR” EM PROVAS
PELO
Marcas importantes, superação e medalhas marcam reta final da temporada dos corredores paineirenses.
Os integrantes do SCORP mostraram, nos últimos meses, que a paixão pela corrida não conhece fronteiras.
De provas internacionais a desafios em trilhas de montanha, o grupo se destacou em diferentes distâncias, altimetrias e terrenos.
O calendário começou acelerado no litoral paulista, com a presença de César Assolant no 18º Circuito de Sprint Triathlon do Guarujá, prova que combina natação, ciclismo e corrida. Pouco depois, Marcelo Picarelli cruzou fronteiras para competir nos Estados Unidos, completando duas provas em Chicago: os 5 km da Corrida Abbott, em 32min13s, e a tradicional Maratona de Chicago, com o tempo de 4h27min36s.
Em São Paulo, o Parque do Ibirapuera foi palco da Corrida Contra o Câncer de Mama, onde André Machado fez bonito ao concluir os 10 km em
45min08s. Já na Athenas Run Longer, realizada na Marginal Pinheiros, os corredores do SCORP brilharam em diferentes percursos: nos 7 km, Evelin Hunnicutt terminou em 41min40s; nos 14 km, destaque para Danielle de Albuquerque (1h14min52s) e Bruna Giorgi (1h20min23s).
Na meia maratona de 21 km, André Machado concluiu a prova com o tempo de 1h34min50s, enquanto Glícia Barreto finalizou em 2h06min48s. Nos 28 km, o desempenho coletivo impressionou: Gustavo Salomão (2h09min16s), Átila Hunnicutt (2h25min06s), Laércio Salomão (2h38min23s), Amanda Muniz (2h39min37s) e Marcelo Picarelli (2h40min23s) completaram o percurso com garra.
Nos Países Baixos, José Machado Júnior representou o grupo na Maratona de Amsterdã, concluindo os 42 km em 4h35min53s. Já nas montanhas de Campos do Jordão, Rogério da Silva brilhou no Rocky Mountain Games na prova de 6 km.
A performance também se estendeu às corridas noturnas e urbanas. Na Night Run 2 Pacaembu, André Zamboni marcou 44min04s. Já nas etapas da Track&Field Run Series, os resultados
vieram em peso: no Shopping JK, Evelin Hunnicutt (30min20s), Merciana Vandeveld (31min05s), Ana Paula Abreu (31min44s) e Euricléa Cespi (31min54s) se destacaram nos 5 km; enquanto, nos 10 km, nomes como Felipe e Dulci Baldon Mattar , Luiz Henrique Góes , Glícia Barreto , Rita Lima e Luís Fernando Abreu demonstraram ótimo desempenho. Marcelo Picarelli , mais uma vez, completou o circuito de 21 km em 1h58min55s.
Rogério da Silva voltou a competir nos 5 km da Track&Field Run Series do Shopping Tamboré, em Barueri, registrando o tempo de 23min56s. Por fim, vale registrar a participação de Amanda Forte na BARBIE RUN SP, fechando os 6KM em 54min00s.
Na próxima edição da Revista Paineiras, o leitor confere o desempenho dos paineirenses nas provas que fecham a temporada de 2025. Fique de olho!
PICKLEBALL EM ALTA!
Modalidade segue em pleno crescimento no clube, com participação de destaque no Interclubes e realização do 1º Torneio da ACESC.
OPickleball segue ganhando espaço nos corações paineirenses e o clube começa a participar de eventos externos da modalidade, levando atletas para competirem em diferentes torneios, como foi no Campeonato Interclubes de Pickleball 2025. Além disso, no último mês, o Paineiras ainda teve a honra de sediar a primeira edição do Torneio ACESC de Pickleball.
CAMPEONATO INTERCLUBES DE PICKLEBALL 2025
Recentemente, os praticantes do esporte estiveram em ação no Campeonato Interclubes de Pickleball 2025, realizado no Ipê Clube, que contou com a presença de 11 clubes competindo em todas as categorias.
Na competição, o Paineiras teve duplas participando nas categorias Iniciante, Intermediária, Intermediária Plus, Avançado/PRO, 40+, 50+, 60+, 70+, Kids Masculino e Kids Feminino. Vale o destaque para as equipes que chegaram no pódio e trouxeram medalhas para casa:
Medalha de prata
• Kids 9 anos
• 70+
Medalha de bronze
• 50+
• Intermediário
TORNEIO ACESC DE PICKLEBALL
Outro passo importante para o crescimento do pickleball dentro do Paineiras foi a realização do 1º Torneio ACESC de Pickleball na estrutura do clube. No final de semana dos dias 8 e 9 de novembro, o evento sediado no Ginásio Velho reuniu atletas e clubes em uma disputa de muita energia nas quadras.
O torneio, que colocou em ação atletas nas categorias 40+, 50+, 60+, foi realizado em parceria com a Federação Paulista de Pickleball (FPP), que tem o propósito de estruturar, organizar e impulsionar o desenvolvimento da modalidade em todo o Estado de São Paulo. Além disso, a ocasião foi mais um evento que celebra os 30 anos da Associação de Clubes Esportivos e Sócio Culturais de São Paulo.
As fotos do 1º Torneio ACESC de Pickleball estão disponíveis na página oficial do Paineiras no Flickr. Para acessar, digitalize o QR Code a seguir:
18ª EDIÇÃO DO TORNEIO
ACESC DE SQUASH
Paineiras recebe importante torneio da modalidade e reúne grandes clubes de São Paulo em evento da Maratona Esportiva da associação.
Recentemente, o Paineiras teve o prazer de sediar a 18ª edição do Torneio ACESC de Squash, uma das tradicionais etapas da Maratona Esportiva promovida pela Associação dos Clubes Socioculturais de São Paulo. O evento reuniu atletas associados de importantes clubes da capital paulista e foi disputado em clima de competitividade e integração, com jogos de alto nível técnico.
Participaram desta edição os clubes Ipê, SPAC, Hebraica, Pinheiros, Paulistano e o próprio Paineiras. Ao longo do dia, as quadras do complexo
de squash paineirense receberam partidas eletrizantes, marcadas por intensidade e fair play. A atmosfera era de disputa acirrada, mas também de descontração e companheirismo, reforçando o espírito colaborativo que orienta a Maratona Esportiva da ACESC, no ano em que a associação celebra 30 anos.
No torneio, foram realizados jogos nas categorias 4ª, 5ª e 6ª classe. A edição de 2025 do evento marcou mais um capítulo de sucesso na parceria entre os clubes paulistanos, celebrando o esporte como instrumento de união e desenvolvimento.
As fotos da 18ª edição do Torneio ACESC de Squash estão disponíveis para o associado na página oficial do Paineiras no Flickr. Para acessar, digitalize o QR Code a seguir:
IV COPA PAINEIRAS LPO E CROSS CHALLENGE
AGITAM O CLUBE
Grandes eventos colocam alunos das modalidades em ação em dia marcado por momentos emocionantes de força e superação de limites.
Opaineirense amante do levantamento de peso viveu um sábado especial, recentemente. No último dia 8 de novembro, o clube realizou 2 grandes eventos, que reuniram associados que gostam de desafios e de tentar superar seus próprios limites: o IV Copa Paineiras LPO e o Cross Challenge. Duas competições que colocaram à prova tudo o que é trabalhado nas aulas das modalidades, em ambientes que promoveram saúde, bem-estar e integração.
IV COPA PAINEIRAS LPO
Seguindo os moldes oficiais da Federação Internacional de Levantamento de Peso, o Paineiras realizou a IV Copa Paineiras LPO, reunindo 10 alunos da modalidade no complexo de LPO do clube. Erika Saadi e Raphael Garcia “Brown” foram os campeões gerais pelo índice Sinclair, coeficiente usado para comparar o desempenho de atletas de diferentes categorias de peso corporal, permitindo que a força relativa seja avaliada de forma justa. Também receberam troféus de destaque Julia Mansur, Sebastian Griger, Rudi Solon e João Saadi.
CROSS CHALLENGE
No mesmo dia, o Cross & LPO Challenge, colocou 16 alunos em um intenso desafio de WOD, divididos em duas equipes: Rosa e Azul (vencedora da competição). Os troféus de atletas-destaque, indicados pelos professores, foram entregues a Mariana Husek e Paulo Fernandes.
O encerramento ficou por conta da disputa de deadlift (levantamento terra, considerado um dos exercícios mais completos), com 15 minutos para se alcançar a carga máxima. Os melhores índices de força relativa foram alcançados por Carol Boari e Raphael Garcia “Brown”, que receberam troféus e fecharam o evento em grande estilo.
Lembrando que as fotos de ambos os eventos estão disponíveis para o associado na página oficial do Paineiras no Flickr. Para acessar, digitalize o QR Code acima.
VOCÊ É LETRADO NA INTERNET?
Muito além de estar por dentro dos memes e jargões virtuais, o letramento digital nos capacita a realizar tarefas básicas que hoje só podem ser realizadas por meio de tecnologias.
Acapacidade de usar, entender e interagir de forma crítica e eficaz com tecnologias e ambientes digitais. O chamado letramento digital envolve mais do que saber operar dispositivos; inclui habilidades de leitura, escrita e comunicação, além da análise crítica de informações em diversas mídias, como texto, imagem e vídeo. Ser digitalmente letrado é dominar as ferramentas e linguagens do mundo online para construir conhecimento e se comunicar de forma responsável.
A DIFERENÇA ENTRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Aprender a navegar ambientes virtuais envolve, inicialmente, conhecer as linguagens particulares de diferentes plataformas (e-mail, SMS, jogos, redes sociais, etc.) Na internet, o “idioma” não inclui apenas palavras, mas também ícones, emojis, fotos/vídeos e abreviações próprias.
Mas o uso proveitoso e seguro da internet abrange dimensões ainda maiores: a possibilidade de compreender e analisar criticamente os diversos contextos digitais. Em outras palavras, capacita o cidadão a agir com responsabilidade e proteger-se de ameaças também no mundo virtual.
Essa é a principal diferença entre alfabetização e letramento digital: enquanto o primeiro foca no domínio técnico de ferramentas e habilidades básicas para operar dispositivos, o segundo preocupa-se também em equipar os usuários a tirar um bom proveito do conteúdo digital.
Isso inclui a compreensão sobre a produção e disseminação de informações falsas, por exemplo, a existência de golpes específicos no mundo virtual, e questões ligadas à privacidade e dados.
Apenas 23% das pessoas entre 15 e 64 anos demonstram ter altas habilidades digitais, independente do nível de alfabetismo ou educação.
Envolve, ainda, debates sobre ética, civilidade, cognição, saúde mental e questões legais. Afinal, a realidade não se resume mais ao mundo físico, e danos causados no ambiente virtual podem ter grandes impactos na vida real.
COMO ESTÁ O LETRAMENTO DIGITAL DO BRASILEIRO?
Esse conjunto de conhecimentos denominado “letramento digital” é uma disciplina moderna que surgiu com a necessidade de adaptação às novas tecnologias. Isso porque a internet evoluiu (e continua evoluindo) muito nos últimos 20 anos, tornando-se uma ferramenta onipresente em nossas vidas.
Apesar disso, 70% dos brasileiros ainda enfrenta dificuldades significativas com esse meio. Segundo dados da Anatel de 2024, cerca de 48% da população possui apenas habilidades básicas (copiar ou mover um arquivo, enviar e-mails com anexo, etc.) ou intermediárias (conectar/instalar impressora, câmera, criar uma apresentação no PowerPoint, usar fórmula básica no Excel) no uso de tecnologias digitais.
Outro estudo mostrou que o nível de familiaridade com o ambiente virtual não tem a ver com o grau de escolaridade: apenas 23% das pessoas entre 15 e 64 anos demonstram ter altas habilidades digitais, independente do nível de alfabetismo ou educação.
As dificuldades são maiores entre os que têm mais de 40 e principalmente 50 anos, mas há problemas até entre os mais jovens. Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) 2025, realizado pela consultoria Conhecimento Social, pela Ação Educativa e pela Fundação Itaú.
POR QUE ISSO É UM PROBLEMA?
Hoje, necessitamos do uso do celular e computador para as mais variadas tarefas: desde fazer pagamentos e acessar a conta bancária, até fazer investimentos, ler notícias e acessar discussões sobre assuntos atuais. Usamos a internet para manter contato com amigos, colegas profissionais, prestadores de serviço e, inclusive, para lazer, por meio de jogos e conteúdos audiovisuais.
Muitas compras são realizadas online, desde alimentos e itens de vestuário a ingressos para eventos. Em muitos programas de trabalho e ensino, é necessário realizar uma inscrição online ou preencher um formulário virtual. A maior parte dos atendimentos já envolve algum tipo de automação, seja no contato telefônico, virtual ou até mesmo presencial (por meio de máquinas de autoatendimento, por exemplo).
Ou seja: aqueles que não aprenderam a usar as novas tecnologias dependem, em menor ou maior grau, de outra pessoa que seja letrada digitalmente para a realização de tarefas operacionais básicas.
É desafiador para algumas pessoas compreender uma outra linguagem, ícones, memes, é quase um vocabulário novo, como se tivesse aprendendo a ler chinês.
Mas a necessidade de dominar a internet vai além: com o universo do trabalho cada vez mais focado na economia digitalizada, as competências digitais tornaram-se absolutamente obrigatórias para a inserção e permanência no competitivo mercado profissional e até mesmo para o desenvolvimento pleno do cidadão e das empresas.
O avanço da tecnologia ainda transformou a forma como nos relacionamos interpessoalmente. Se há não muito tempo era comum que familiares e amigos conversassem pelo telefone e fizessem visitas presenciais, hoje a maior parte desse contato tornou-se digital.
Isso significa que aqueles sem letramento digital não só têm maior dependência para questões funcionais, mas também correm maior risco de isolamento. Em uma sociedade acelerada, a troca de mensagens instantâneas faz as vezes do tão necessário contato pessoal com quem amamos.
BENEFÍCIOS E DESAFIOS
Uma das grandes barreiras na implantação de um letramento digital eficaz é nossa resistência natural à mudança: com a evolução tão rápida e constante desses meios, é comum que muitas pessoas se intimidem diante do volume de novas informações a serem aprendidas.
Porém, como qualquer aprendizado, o letramento digital pode (e deve) ser feito com um passo de cada vez, e de maneira personalizada para as necessidades de cada indivíduo.
“É desafiador para algumas pessoas compreender uma outra linguagem, ícones, memes, é quase um vocabulário novo, como se tivesse aprendendo a ler chinês.” - Diretora da Conhecimento Social e responsável pela pesquisa Inaf, Ana Lucia Lima.
Além disso, a necessidade de formação contínua é outro desafio inerente a esse
tema. Isso porque os seguidos avanços das tecnologias permitem a criação de novos usos da internet todos os dias, o que requer uma atualização constante do conhecimento.
A necessidade do letramento digital já não é mais questão de inteirar-se sobre as novas tecnologias: trata-se de uma capacidade necessária para participar plenamente da sociedade atual. E você, como tem se adequado à era digital?
Benefícios do letramente digital
• Mais acesso à informação
• Desenvolvimento de habilidades cognitivas
• Possibilidade de participar mais ativamente da sociedade
• Preparo e adequação às demandas do mundo profissional
• Proximidade com amigos e colegas
• Autonomia e segurança, dentre outros benefícios
NATAL É TEMPO DE
Dezembro chega com aquele clima de festividades e magia no ar! E além dos eventos natalinos, o Paineiras ainda traz no último mês do ano uma palestra imperdível com Mario Sergio Cortella, para fechar 2025 com boas reflexões.
1/12
Palestra com Mario Sergio Cortella – “Não nascemos prontos! A vida como gerúndio...” – abertura às 19h, início às 20h – Salão Nobre
Ingressos: R$80 – vendas no estande de vendas ou on-line pelo site: https://clubepaineiras.showare.com.br (compra para convidados somente pelo associado)
Obs: ingressos adquiridos não serão reembolsados
Toda a arrecadação será revertida integralmente para os programas do VER - Voluntariado Emílio Ribas
5, 6 E 7/12
Bazar de Natal – das 10h às 19h – Salão Nobre e Saguão Social Evento aberto ao público.
6 E 7/12
Festival de Dança – Contos do Ballet: Elenco B e C – às 17h e às 19h – Teatro Paineiras
Ingressos: R$40
Início das vendas (alunos): 1/12, às 9h
Início das vendas (público geral): 6/12, às 9h
12/12
Sexta Dançante – Banda Compasso Latino + DJ Lello e Personal Dancers
– das 21h às 2h – Boate
Ingressos: R$50 – vendas a partir de 20/11, às 9h, no estande de vendas ou on-line pelo site: https://clubepaineiras.showare.com.br (compra para convidados somente pelo associado)
Obs: ingressos adquiridos não serão reembolsados
A&B: consumação paga à parte Faixa etária: a partir de 16 anos, desde que acompanhado por responsável (associado) maior.
12 E 13/12
Apresentação Coral de Natal - “Natal no Nosso Canto” – Teatro Paineiras Horários: 12/12, às 20h30 e 13/12, às 17h
13/12
Chegada do Papai Noel – das 10h às 17h – Salão Nobre e Saguão Social Evento gratuito para associados. Convidados pagam taxa de acesso normal.
Sábado Musical – Banda Rock Pill – das 20h à 1h – Piano Bar
Ingressos: R$50 – vendas a partir de 24/11, às 9h, no estande de vendas ou on-line através do site: https://clubepaineiras.showare.com.br (compra para convidados somente através de associado)
Obs.: ingressos adquiridos não serão reembolsados
A&B: consumação paga à parte Faixa etária: a partir de 16 anos, desde que acompanhado por responsável (associado) maior.
Todos os eventos no site
Visite o site oficial do clube e confira uma agenda completa e atualizada com todos os eventos que estão acontecendo ou irão acontecer no clube. Você pode conferir datas, horários, locais e duração de tudo o que rola no Paineiras. Para acessar tudo isso é muito fácil: basta escanear o QR code a seguir e ficar por dentro do universo de acontecimentos que é o Clube Paineiras do Morumby.
CUR SOS CUL TU RAIS MAIS OPÇÕES PARA AS FÉRIAS
No período de recesso de final de ano, o clube prepara diversas opções de atividades para os associados dentro da grade de aulas dos cursos culturais. Confira!
MUSICALIZAÇÃO PARA TODOS
Os cursos de Musicalização Infantil, Musicalização – Som e Ritmo e Musicalizando a Melhor Idade mostram como a música pode ser uma poderosa aliada no desenvolvimento humano em todas as fases da vida. Voltados para diferentes públicos, esses programas exploram a musicalidade como ferramenta de aprendizado, memória e bem-estar.
DESCOBRINDO A PRÓPRIA VOZ
As aulas de Canto e Técnica Vocal e Quem Canta Seus Males Espanta convidam os participantes a descobrirem a força da própria voz. Além do aprendizado técnico, que envolve afinação, ritmo e qualidade vocal, os cursos propõem uma vivência prazerosa e expressiva com a música, valorizando o canto como uma forma de autoconhecimento e relaxamento. Em um ambiente leve e acolhedor, os alunos são incentivados a soltar a voz e a perceber o canto como um instrumento de alegria, equilíbrio e bem-estar emocional.
TECLAS EM AÇÃO
O universo do piano ganha destaque em cursos que unem técnica, emoção e personalização. As opções vão desde o Piano & Voz Aula Particular, que combina canto e teclado de forma expressiva, até programas como Piano Básico, Piano Férias e Kids English & Deutsch, voltados para o aprendizado lúdico e criativo. Há também modalidades específicas, como Piano ou Teclado – Aula Particular – Presencial, Piano Particular e Piano Online, que oferecem aulas individuais e adaptadas ao ritmo e interesse de cada aluno.
CORDAS EM HARMONIA
Com foco na prática e na musicalidade, o curso de Violão Particular é ideal tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência. As aulas são estruturadas de forma simples e objetiva, permitindo que o aluno aprenda a tocar músicas de seu gosto em estilos variados, do clássico ao popular.
ARTES CÊNICAS EM FOCO
Os cursos de Iniciação Teatral –Oficina dos Menestréis, Teatro Oficina dos Menestréis – Pequenos e Teatro Oficina dos Menestréis – Adulto transformam o palco em um espaço de descobertas e criatividade. Com atividades que desenvolvem expressão corporal, oralidade, espontaneidade e imaginação, as aulas estimulam o autoconhecimento e a convivência em grupo.
IMPORTANTE
É importante enfatizar que o associado confira as informações do curso de interesse, já que cada opção tem especificações como:
- Valores
- Número mínimo de inscritos para realização do curso
- Faixas etárias
- Disponibilidade de horários
- Nivelação e testes de habilidade
- Material didático e recomendação de vestimentas
Matrículas para 2026
Lembrando que o processo de matrículas e rematrículas para as atividades do ano de 2026 já está acontecendo e as informações sobre prazos, datas e etapas estão disponíveis no portal oficial do clube. Acesse pelo QR Code ao lado.
Inscrições pelo aplicativo Meu Paineiras ou na Central de Atendimento: 3779-2000 opção 7 WhatsApp: 97423-0747 atendimento@clubepaineiras.com.br
Todas as informações referentes aos cursos de férias estão disponíveis no site oficial do Paineiras. Para encontrar tudo sobre o seu curso de interesse, digitalize o QR Code acima.
FELIZ NATAL!
Ao encerrarmos mais um ano, deixamos aqui nossa gratidão a todos que estiveram ao nosso lado ao longo de 2025. Que o espírito do Natal traga paz, esperança e renovação, e que o novo ano chegue repleto de saúde, alegria, realizações e novas oportunidades. Aproxime ainda mais as pessoas e presenteie com momentos significativos, cheios de afeto, aprendizados e boas lembranças.
DESTAQUE DA LITERATURA
Com votos de um feliz Natal e um próspero Ano-Novo.
Equipe da Biblioteca Mauricio de Sousa
LIVROS MAIS
RETIRADOS EM 2025
Infantojuvenil
1 – O homem-cão
2 – O clube do Pepezinho
3 – O Monstro das Cores vai à escola
4 – Mordisco: o monstro de livro
5 – Pinóquio
6 – A casa na árvore
7 – A pequena sereia
8 – Diário de um pug
9 – O diário de uma princesa desastrada
10 – Aventura no bosque
Adulto
1 – Véspera
2 – A empregada
3 – Memórias póstumas de Brás Cubas
4 – Oração para desaparecer
5 – Verity
6 – Pai rico, pai pobre
7 – Arroz de palma
8 – As heroínas
9 – Beleza oculta
10 – A morte é um dia que vale a pena viver
Em “Uma história da velhice no Brasil”, Mary Del Priore traça a trajetória dos idosos desde o período colonial até hoje. Com base em ampla pesquisa, revela como valores religiosos, médicos e culturais moldaram as visões sobre o envelhecer. Ao desconstruir mitos e denunciar preconceitos, a obra mostra que os idosos já foram vistos tanto com respeito, quanto com exclusão. Em tempos de maior longevidade, este livro é essencial para entender o passado e planejar um futuro mais humano e inclusivo.
LEMBRETE DE FÉRIAS
A pontualidade na devolução e renovação dos livros é primordial para que não haja aplicação de multa, que atualmente está no valor de R$ 2,50 ao dia e por exemplar emprestado.
*A renovação pode ser realizada apenas uma vez, on-line (pelo site ou app Meu Paineiras) ou por telefone, até a data de vencimento, caso não tenha reserva.
**Favor não consumir alimentos e bebidas durante a leitura, o livro extraviado ou danificado (molhado, manchado, rasgado) deverá ser substituído por um exemplar novo.
A Biblioteca Mauricio de Sousa agradece a colaboração de todos! Juntos, podemos manter o acervo da biblioteca do Paineiras uma referência!
SUGESTÃO DE LEITURA
ADULTO
INFANTIL E INFANTOJUVENIL
HORÁRIO ESPECIAL - DEZEMBRO
Segunda a quinta-feira: 8h às 18h
Sexta-feira: 8h às 17h
Sábado: 9h às 13h
Domingos e feriados: 9h às 13h
Dias úteis entre feriados prolongados: 8h às 18h
BIBLIOTECA ON - LINE
Veja como acessar o nosso acervo on-line: www.clubepaineiras.com.br
• Serviços
• Biblioteca
• Biblioteca on-line
• Acessar o campo “login usuário”
(titular: 4 dígitos / dependente: 6 dígitos)
• Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, ligue para 3779-2054.
BELEZA
BARBEARIA DO ELIAS
Sede Social, piso 2S – 3779.2128 / 95582-7616 (WhatsApp)
Terça a sexta: 10h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: 9h às 14h Nos feriados em segundas-feiras, o local permanece fechado.
CRYO CLUB CARE
Em frente ao Freshy Spa – 97838-0948
Segunda à sexta: 7h30 às 21h
Sábado: 9h às 14h
Domingo e feriados: Fechado
FRESHY SPA
*Massagens e tratamentos
Segunda a sábado: das 8h às 22h
Domingo e feriados: 8h às 18h (agendamento até as 16h)
Área Administrativa (Saída de funcionários), no piso 1S da Sede Social
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h
Fechado para almoço das 13h às 14h
WhatsApp: 11 99866.3921
BIBLIOTECA PAINEIRAS
Sede Social, piso social 3S, ao lado do Centro Médico – 3779-2054
Segunda a quinta-feira: 8h às 20h
Sexta: 8h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingos e feriados: 9h às 13h
Dias úteis entre feriados prolongados: 8h às 18h
CAIXA ELETRÔNICO BANCO24HORAS
Sede Social, piso 3S
CENTRO CULTURAL
Edifício Milan
3779-2053 / 3779-2058
Segunda a quinta: 8h às 21h
Sextas das 8h às 17h
Sábado das 8h às 16h
Domingo e feriados: fechado
CENTRO MÉDICO
Sede Social, piso 3S, ao lado da Biblioteca – 3779-2059
Segunda a sábado: 6h às 23h
Domingos e feriados: 6h às 22h
COLOMBI TRAVEL DESIGN
Alameda Paineiras – Piso 3S
Telefone / WhatsApp - 55 11 91059-4126
Sábado e domingo: 9h às 17h
Feriados – 9h às 14h
consultor@colombitravel.com.br
Segunda a sexta: 9h às 18h
Sábado, domingo e feriados: fechado
DEPARTAMENTO DE ESPORTES COMPETITIVOS
Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779-2110
Segunda: 7h às 17h
Terça a sexta: 7h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: fechado
DEPARTAMENTO DE ESPORTES FORMATIVOS
Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779-2103/3779-2115
Segunda: 8h às 18h
Terça a sexta: 8h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: fechado
DEPARTAMENTO DE ESPORTES RECREATIVOS
Complexo Esportivo, piso 2S, próximo ao Fitness – 3779-2102
Terça a sexta: 8h às 22h
Sábado: 8h às 17h
Domingo, segunda e feriados: fechado
DEPARTAMENTO SOCIOCULTURAL
Centro Cultural, Edifício Milan 3779-1763 / 3779-2126 / 3779-2147
Segunda a quinta: 8h às 18h
Sextas: 8h às 17h
Sábado, domingo e feriados: fechado
ESTANDE DE VENDAS
Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) 3779.2146
Segunda a sexta: 8h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h
MEMORIAL PAINEIRAS
Sede Social, piso 1S, ao lado da Sala de TV – 99975-9598
OUVIDORIA
Sede Social, piso térreo, ao lado da Central de Atendimento (CAT) – 3779-1716
Segunda a quinta: 8h às 18h
Sexta: 8h às 17h ouvidoria@clubepaineiras.com.br
PISCINAS
Segunda a sexta: 6h às 22h
Sábado: 6h às 21h
Domingo e feriados: 6h às 20h
RECICLAGEM ECOLOOP
Reciclagem de latas de alumínio e garrafas pet.
Elevadores do Estacionamento, piso C
REPROGRAFIA
Sede Social, piso 3S – 3779-2019
Segunda a sexta: 8h30 às 17h
Sábado: 8h30 às 16h
Domingo e feriados: fechado
*Fechada para almoço, das 13h às 14h
SEGURANÇA
Central de Segurança, Sede
Social – piso 1S – 3779-2022
Atendimento 24 horas
JÁ BAIXOU O APP MEU PAINEIRAS?
PELO APLICATIVO, O ASSOCIADO FICA POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NO CLUBE E SE ATUALIZA EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DE CADA SERVIÇO OFERECIDO PELO PAINEIRAS.
Além de agendar pelo celular ou tablet atividades e cursos, o paineirense recebe todas as informações sobre eventos e pode utilizar os serviços disponibilizados pela Central de Atendimento.
O APP OFERECE FUNCIONALIDADES COMO VALIDAÇÃO DE TÍQUETES, ACESSO AO SISTEMA DE VENDA DE INGRESSOS, VISUALIZAÇÃO E PAGAMENTO DE FATURAS, ALÉM DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E O RECURSO FALE CONOSCO.
VESTIÁRIOS
Segunda a sexta: 5h45 às 23h
Sábado: 5h45 às 22h
Domingo e feriados: 5h45 às 21h
INFANTIL
BERÇÁRIO E FRALDÁRIO
Sede Social, piso 1S, Playground – 3779-2048
Segunda a domingo: 8h às 20h
BRINQUEDOTECA
Plataforma Infantil, piso 3s 3779-2056
Segunda a sexta: 9h às 19h50
Sábado: 9h as 17h50
Domingos e feriado: 9h às 16h50
MAPLE BEAR
Setor Educação Infantil – Antigo Cultural Piso 3S, próximo ao lago das carpas 99269-9086
Segunda a sexta: 7h45 às 17h30
SEART
Plataforma Infantil, piso 3s 3779-2056
Segunda a sexta: 9h às 17h50
Sábado, domingo e feriado: fechado
RESTAURANTES E LANCHONETES
BAR BEACH
Ginásio Velho, piso 2, próximo das quadras do Beach Tennis 3779-2133 – 97049-5344 (WhatsApp)
Segunda a sexta: 7h às 20h
Sábado, domingo e feriados: 7h às 19h
BAR DO BEACH QUINTAL
Ao lado da Quadra de Peteca, próximo das Quadras de Beach Tennis 97049-5344 (WhatsApp)
Segunda: fechado
Terça a sexta: 15h às 21h Sábado, domingo e feriado: 8h às 16h
BAR DA LATERA
Ao lado do campo de futebol 93805-7876 / 98719-7344
Segunda: Fechado
Terça a sexta: 14h às 23h Sábado, domingo e feriado: 9h às 17h30
BAR DA SAUNA
Terça a sexta: 14h às 20h30
Sábado: 12h às 20h30
Domingo: 9h às 14h30
Feriados: 10h às 19h
CAFÉ KOPENHAGEN
Sede Social, piso térreo, no Saguão Social – 3779-2138
Segunda a sábado: 9h às 20h
Domingo e feriados: 10h às 19h
CAFÉ PAINEIRAS
Sede Social, piso 3S, próximo às Quadras de Tênis – 3779-2136/ 98994-7877 (WhatsApp)
Segunda a sexta: 7h às 21h
Sábado: 7h às 20h
Domingo e feriados: 7h às 19h
DA PÁ VIRADA GELATERIA
Plataforma das piscinas, piso 1S
Terça a sábado: 10h às 22h
Domingos e feriados das 10h às 21h
*Em feriados de segunda-feira: 10h às 21h
FRESTO
Sede Social – Piso - 1S 3779-2130 / 95610-7463
Segunda a sexta: 9h às 23h
Sábados, domingos e feriado: 9h às 22h
OLIVA COZINHA MEDITERRÂNEA
Depois das Piscinas Sociais, ao lado do Snooker 98899-0887 (WhatsApp)
Segunda e terça: fechado
Quarta e sexta: 12 às 16h, 18h30 às 23h (intervalo das 16h às 18h30)
Sábado: 12 às 16h, 18h30 às 22h (intervalo das 16h às 18h30)
Domingo: 12h às 17h
PEIXE AO CUBO
Complexo Esportivo, piso 2, próximo as Quadras de Tênis Cobertas - 2539-4800
Segunda a segunda: 12h às 22h
Delivery – Segunda a sábado: 12h às 23h
Domingo e feriados: 12h às 22h
RESTAURANTE SOCIAL – ROFER
Segunda a sexta: 11h30 às 15h
Sábado, domingo e feriados: 12h às 16h
Delivery – Sábado e domingo: 11h30 às 15h30
SALUMERIA LE PETIT MARCHÉ
Alameda Paineiras, piso 3S - 95312-3030
Segunda: Fechado
Terça a sábado: 9h30 às 19h
Domingo e feriado: 9h30 às 17h30
SMOOV
Sede Social, Piso 3S, ao lado do vestiário masculino
Segunda a sexta: das 8h às 19h40
Sábado, domingo e feriados: das 8h às 18h40
TRASTEVERE (JANTAR)
Segunda: fechado
Terça a domingo e feriados: 18h às 23h
COMUNIQUE - SE COM O PAINEIRAS CENTRAL DE ATENDIMENTO (CAT)
Sede Social, piso térreo, Portaria Social – 3779.2000 - Opção 7
Informações em geral, inscrições para cursos, convidados, cadastramento, transferência e “locação” de títulos, etc. Horário de atendimento: Segunda a sexta: 8h às 20h Sábado, domingo e feriados: 8h às 17h
Acesse todas as informações do Clube www.clubepaineiras.org.br
ANÚNCIOS, AÇÕES PROMOCIONAIS E PATROCÍNIOS marketing@clubepaineiras.com.br 3779-2073
LOCAÇÕES PARA EVENTOS
Sede Social, piso térreo, Portaria Social, Central de Atendimento (CAT) 3779-1709 / 3779-1740 WhatsApp: 9.7091-9738 locacoes@clubepaineiras.com.br
Domingo e segunda: fechado
De terça a sexta: 8h às 18h
Sábado: 8h às 17h
Av. Dr. Alberto Penteado, 605, Morumbi, São Paulo, SP - CEP: 05678-000
A Educação Bilíngue onde seu filho é o protagonista!
A Educação Bilíngue onde seu filho é o protagonista!
Na SEE-SAW, estimulamos a ação e a descoberta, desde cedo. Nossos alunos são incentivados a criar soluções e a aprender com as próprias experiências.
Bilinguismo e desenvolvimento socioemocional, desde a Educação Infantil
Com metodologias ativas, transformamos a curiosidade em aprendizagem significativa, preparando o caminho para um futuro de inovação!
Hackathon da Saúde: soluções reais e relevantes para o mundo
A educação ganha vida fora da sala de aula! Durante o nosso último Hackathon Educacional, realizado em outubro, em parceria com a Foreducation EdTech, nossos alunos do G5 ao G12 estiveram imersos no desafio de criar soluções inovadoras para a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Educação que transforma: relevante, prática e alinhada às necessidades do mundo!
Matrículas Abertas para 2026
Agende uma visita e conheça a futura escola do seu filho!
Saiba mais!
Chegou a Conta Jovem do BTG: a conta que cresce junto com seus filhos.
• Autonomia financeira com segurança para seus filhos
• Total visibilidade de gastos e limites pelo próprio app
• Pagamento automático de mesada com o Pix recorrente
• Investimentos disponíveis para eles, com a sua supervisão